ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01006</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Cobertura especial Festa de Nossa Senhora Aparecida</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Juliana Monique Machado Freitas (Faculdade Canção Nova); Joice de Araujo Reis Mendes (Faculdade Canção Nova); Rauane Maria Ferreira (Faculdade Canção Nova); Isabelle de Freitas Praxedes (Faculdade Canção Nova); Maristela Alves da Silva (Faculdade Canção Nova)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Grande reportagem, Telejornalismo, Videojornalismo, devoção popular, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tendo como gancho jornalístico as comemorações pelo tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a grande reportagem intitulada "Rota alternativa" relata bastidores e curiosidades da festa, celebrada anualmente no dia 12 de outubro na Basílica Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo. Alinhada às novas perspectivas de produção telejornalística contemporânea, acionadas por Gutmann (2014) por meio de conceitos como o de repórter-persona e a poética do registro amador, o formato favorece um maior envolvimento do repórter com a história narrada e um tipo de captação de imagens que funciona como estratégia de certificação do dito. Como produção laboratorial, a experiência favorece a interdisciplinaridade, a produção coletiva e sistêmica.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Mesmo ocupando um espaço de destaque no cotidiano da população, a televisão, conforme ponderam Belém e Cajazeira (2013), encontra desafios para manter uma audiência cativa em meio à proliferação e popularização de novos suportes. No mundo conectado, a interface do telejornalismo com novos dispositivos digitais provoca mudanças nas práticas jornalísticas acionadas por novas formas de sociabilidade. Nesse cenário a articulação entre informação e entretenimento parece ganhar espaço ao dialogar com um nicho de público informado, disperso em múltiplas plataformas, que além de interessar-se pelos telenoticiários, demanda por novas estratégias de endereçamento, compreendidas por Gomes (2011, p.33) como o modo "como um determinado programa se relaciona com sua audiência a partir da construção de um estilo, que o identifica e o diferencia dos demais". Nesse cenário o recurso a estratégias como o storytelling, através de narrativas e o enquadramentos de câmera que ressaltem a emoção dos personagens nas histórias contadas pelos repórteres; a figura do repórter-persona - que adota a postura de narrador-personagem que vivencia as histórias  e a poética do registro amador, compreendida por Gutmann (2014) como estratégia de certificação e reconhecimento do relato - parecem reposicionar os sentidos de conversação e participação acionados pelo telejornal na contemporaneidade. Inspirada por esse contexto, a grande reportagem "Rota Alternativa: os bastidores da festa da padroeira do Brasil" mobiliza essas reflexões para produção de uma narrativa sobre aspectos singulares de uma das festas religiosas de maior expressão nacional.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo geral consiste na produção de uma grande reportagem telejornalística, que relata os bastidores e curiosidades da festa em louvor à padroeira do Brasil, celebrada anualmente no dia 12 de outubro na Basílica Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo. Os objetivos específicos compreendem a abordagem de uma devoção popular expressiva a partir de uma angulação documental, traduzidos, em nível prático, em ações como a elaboração das pautas para produção de pré-roteiro de gravação; a orientação das gravações amadoras feitas pelos romeiros, vindos de cidades como Mogi das Cruzes e Cunha, em São Paulo; o acompanhamento do trajeto de uma família de peregrinos entre Guaratinguetá e Aparecida; a documentação de depoimentos; a decupagem do material fornecido pelas fontes e das gravações realizadas no dia 12 de outubro; a elaboração do roteiro final para gravação do OFF e edição do material decupado; a produção de identidade visual para abertura da grande reportagem; a edição e finalização do produto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tendo em vista todos os processos complexos envolvidos na produção de uma grande reportagem, tais como: planejamento, pré-produção, produção e pós-produção, a relevância acadêmica do projeto apoia-se na oportunidade de aplicar o conhecimento teórico e prático oferecido por disciplinas como "Técnicas de reportagem e Entrevista jornalística", "Edição em Telejornalismo" e "Projeto em Telejornalismo", favorecendo a interdisciplinaridade e a produção coletiva. A proposta de produzir um relato humanizado, por meio da configuração do repórter-persona e a incorporação do registro amador como recurso de certificação, favorece ainda o alinhamento com demandas contemporâneas de produção audiovisual permitindo que os alunos explorem novas linguagens e formatos de narrativa diferenciados. A relevância social e cultural do produto ancora-se ainda no emprego de valores jornalísticos como interesse público, relevância e responsabilidade social, para documentar aspectos singulares de uma das festas de maior expressão religiosa do país.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto em Telejornalismo integrou as disciplinas de "Projeto em Telejornalismo", "Técnicas de Redação II", "Técnicas de Reportagem e Entrevista Jornalística" e "Edição em Telejornalismo". Para realização do produto midiático, a equipe foi dividida em duas frentes de reportagem. A primeira dedicada ao relato de curiosidades da Festa da Padroeira do Brasil mostrou o alojamento dos romeiros que chegam ao Santuário Nacional de Aparecida em excursões e o movimento na feira de artigos religiosos, procurada pelos peregrinos em busca de lembranças simbólicas da festa. A segunda frente de reportagem dedicada a acompanhar o percurso feito todos os anos por uma família, de Guaratinguetá à Aparecida, voltou-se a narrativa de histórias de interesse humano pela documentação de depoimentos de romeiros na estrada e captação  por meio de contato prévio com os personagens  de relatos em vídeo enviados por peregrinos de diferentes partes do Brasil. Um esquema de revezamento permitiu que os alunos executassem todas as funções requeridas pelo processo, como apuração, produção, reportagem, cinegrafia, edição de texto, edição de imagens e finalização. Para elaboração conceitual do produto a primeira etapa metodológica compreendeu pesquisa bibliográfica, adotada na pesquisa de referências e leitura de conteúdo sobre o formato grande reportagem, seguida pela análise desse tipo de produção em programas e telejornais brasileiros. Os procedimentos metodológicos ligados ao nível prático do trabalho compreenderam técnicas de apuração acerca do tema, produção de pautas e de texto, aplicação de planos e enquadramentos, e edição do material para a composição da grande reportagem. A entrevista, sobretudo a entrevista em profundidade do tipo semi-aberta, compreendida por Duarte (2012, p. 62) "como recurso metodológico que busca (...) recolher respostas a partir da experiência subjetiva de uma fonte, selecionada por ter informações que se deseja conhecer", representa ainda a principal ferramenta explorada pela produção.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Dividida em dois blocos de aproximadamente 13 minutos, a grande reportagem narra através de duas frentes de reportagem, os bastidores e as curiosidades da Festa da Padroeira, realizada no dia 12 de outubro, data em que, segundo a devoção católica, a imagem de Nª Srª Aparecida foi encontrada em 1717 por pescadores no Rio Paraíba, interior de São Paulo. O primeiro bloco é composto pela reportagem de Isabelle Praxedes e Rauane Ferreira, que acompanharam os peregrinos que saem de suas cidades e seguem a pé, registrando os relatos de fé que os levam ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O segundo bloco é composto pela reportagem de Maristela Alves e Juliana Machado, que registra a chegada dos romeiros, o dia do turista religioso que visita a cidade e a rotina dos feirantes na data mais movimentada do ano em Aparecida-SP. A idealização do produto deu-se a partir do estudo de um quadro teórico de referência, composto por textos que problematizam questões como a notícia televisiva estendida em múltiplas telas, infotenimento, novos formatos e linguagens incorporados pelo telejornalismo contemporâneo, seguida pela análise de reportagens que ilustram essas reflexões. A próxima etapa foi dedicada à discussão em equipe sobre a linha editorial do produto, a composição de conteúdo, plástica e o público-alvo, quando foram definidos o formato (grande reportagem audiovisual) e a temática (expressão religiosa popular), a partir dos critérios de viabilidade de produção e gancho jornalístico. A partir dessa definição deu-se início a apuração de informações sobre a festa e levantamento de possíveis angulações que desviassem de abordagens tradicionais. Nessa fase foram feitos contatos, por e-mail e telefone, com fontes oficiais  para obtenção de dados - e testemunhais  para agendamento de entrevistas e solicitação de gravação de registros amadores - que pudessem compor o material, além da elaboração de um pré-roteiro de gravação. A gravação foi concentrada no dia 12 de outubro de 2016, no período das 4h30 às 13h, mesmo dia em que os repórteres redigiram um esboço do texto, revisado e aprovado na semana seguinte. O período de 13 a 18 de outubro foi dedicado a decupagem do material, seguida pela edição, finalizada em 21 de outubro.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A oportunidade de associar o conhecimento estabelecido sobre o padrão do Telejornalismo brasileiro à reflexão e experimentação de novas estratégias de comunicação do cotidiano constituíram a tônica do trabalho interdisciplinar resultante no produto midiático apresentado. A avaliação do processo pelos discentes e docentes envolvidos no trabalho aponta para a importância da sintonia entre o ensino acadêmico e as constantes atualizações engendradas pela produção audiovisual jornalística. Entende-se que os Cursos de Graduação precisam formar profissionais eticamente orientados, tecnicamente capacitados e sintonizados com as demandas contemporâneas. Ao conciliar o planejamento conceitual e prático de uma grande reportagem telejornalística, o projeto possibilitou acionar habilidades e competências apreendidas em diferentes disciplinas por meio de uma abordagem sistêmica. A escolha do formato grande reportagem favorece ainda a experimentação de uma construção textual diferenciada do padrão noticioso factual, com um tratamento mais humanizado e aprofundado dos relatos. Contar histórias, sob essa perspectiva, identifica nessas narrativas potencial de informação e disseminação de cultura a partir da observação atenta dos fatos e do oferecimento de múltiplos olhares, onde o maior benefício pode ser a possibilidade de informar sem perder de vista a arte de contar boas histórias.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">GUTMANN, Juliana Freire. Formas do telejornal: linguagem televisiva, jornalismo e mediações culturais. Salvador: EDUFBA, 2014. p. 173-193.<br><br>BELÉM. Vitor Curvelo Fontes¹. CAJAZEIRA. Paulo Eduardo Silva Lins². A notícia televisiva estendida em múltiplas telas digitais e a estratégia do entretenimento. Maranhão: UFMA, 2013. Disponível em: http://www.labcomdata.com.br/wp-content/uploads/2015/12/BelemVCF_-CajazeiraPEL-Paper.pdf Acesso em: 02 ago. 2016. <br><br>GOMES, Itania Maria Mota (org.). Gênero Televisivo e modo de endereçamento no telejornalismo. Salvador: EDUFBA, 2011, 284 p.<br><br>BARROS, Antônio; DUARTE, Jorge. Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2012, 380 p.<br><br> </td></tr></table></body></html>