ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01019</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Açaí do Forte: É da Fruta e é Cremoso</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Juliana Carolina de Souza Rodrigues da Silveira (Universidade Veiga de Almeida); Vanessa de Moraes Ribeiro (Universidade Veiga de Almeida); Evângelo Leal Gasos (Universidade Veiga de Almeida)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;jingle, cultura, Açaí do Forte, Rio de Janeiro, samba-enredo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p>A realização do jingle aqui apresentado nasceu de uma concorrência na disciplina Redação Publicitária II, do curso de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida. Com um briefing real fornecido pela cliente e dona da marca Açaí do Forte, Jaqueline Almeida, a autora deste trabalho detectou a intenção de buscar uma forte identidade da marca com a cidade, estado e o país do produto, já que este seria o açaí oficial das Olimpíadas de 2016. Além disso, a marca estava em processo de ampliar sua comercialização para exportação internacional. A cliente, apresentando-se como uma mulher batalhadora e cheia de energia, com uma forte carga emocional e entusiasmo contagiante, mostrou-se preocupada com a tradição, cultura e a qualidade do seu produto. Esses pontos fizeram parte do processo criativo durante o briefing que deu origem ao jingle vencedor da concorrência. </p></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p align="justify"> Desde 1922, quando inaugurou, até 1960, época em que a televisão estourou como mídia no Brasil, a rádio foi a mais ouvida, amada e cultuada mídia do mercado. Criando-se toda uma linguagem específica para esse meio, considerando as suas limitações e potencialidades, desenvolveu-se camadas de sons, trilhas musicais, incidentais, <em>jingles</em>, <em>spots</em>, sofisticação da locução e aperfeiçoamento da redação para rádio, dando ênfase à sonoridade das palavras, ao ritmo do texto, à capacidade de expressão do meio e a sua relação com a imaginação do ouvinte.<br>Com a intenção de utilizarmos o veículo de <em>mass media</em> mais íntimo do consumidor (o rádio) e a peça musical que invade a nossa mente para atingir o seu objetivo, o<em> jingle</em> <em>Açaí do Forte: É da Fruta e é Cremoso</em> foi criado para um cliente real, a marca Açaí do Forte, situada na cidade de Cabo Frio, RJ. A proposta do <em>jingle</em> seguiu a estrutura de um <em>job</em> completo, realizando o processo profissional do mercado de trabalho publicitário, no qual compreende um cliente, <em>briefing</em>, <em>deadline</em> e apresentação, além da produção também realizada, com a finalidade de "ganhar a conta" do cliente, propondo assim, um desafio na disciplina. O <em>jingle</em> vencedor seria veiculado nas rádios locais e em uma rádio da capital.<br></p></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p align="justify" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; line-height: 150%; text-indent: 1cm;"><font face="Times New Roman, Times, serif">A proposta do <i style="mso-bidi-font-style: normal;">jingle</i> foi reforçar, através do estilo musical do samba, a origem brasileira do açaí, bem como valorizar a fórmula legítima do <i style="mso-bidi-font-style: normal;">Açaí do Forte, </i>marca criada na cidade de Cabo Frio, Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. <span style="mso-spacerun: yes;"> </span>Buscou-se uma melodia com valor cultural significativo para brasileiros e estrangeiros, de maneira que esta se fixasse na mente de ambos, aproveitando-se do momento onde brasileiros e estrangeiros tomavam as ruas do Rio de Janeiro devido às Olimpíadas. Buscou-se também valorizar o papel da mulher, que batalha por espaço diariamente com o homem no mercado de trabalho para conquistar os mesmos benefícios devido à cultura patriarcal da sociedade. Através da voz da cantora que toma o lugar do homem sambista, envolve-se e cativa-se o ouvinte. Foi intencional reforçar a origem brasileira do açaí, que se tornou um alimento hoje consumido e cultivado em diversos países do mundo. Contendo fortes valores culturais, o <i style="mso-bidi-font-style: normal;">jingle</i> foi trabalhado desde a sua construção textual à sua produção buscando captar a essência do brasileiro como o seu entusiasmo e energia. Cada instrumento foi escolhido de forma que representasse ao máximo a cultura brasileira.</font></p></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p> O Brasil é um país extremamente musical, fazendo com que as melodias publicitárias caiam também no gosto popular. Este fato é histórico, comprovado desde o hábito remoto de anunciantes contratarem músicos para escreverem partituras e letras que seriam, então, entregues impressas como forma de brindes aos consumidores. A expectativa do comerciante era de que, ao levar a partitura para casa, as pessoas tivessem a curiosidade de executar a música ou deixar que um aprendiz o fizesse, como exercício musical. Segundo Celso Figueiredo (2014, p.115) "<em>jingles</em> são peças musicais cantadas compostas especialmente para a marca anunciante. Sua melodia costuma ser simples e cativante, fácil de ser repetida e cantarolada pelo ouvinte". Com a intenção de transmitir toda a energia apresentada pela cliente na reunião de <em>briefing</em>, juntamente com a história, o atual momento da marca no cenário em expansão, reforçando-se a tradição, cultura e o espaço da mulher neste contexto, a escolha do gênero musical eleito foi o samba-enredo, surgido em 1930 no Rio de Janeiro, aclamado no Brasil e único gênero épico genuinamente brasileiro.</p><p>Valorizando-se o estado de origem da marca Açaí do Forte com um gênero musical reconhecido mundialmente, buscou-se a integração de elementos como a energia, o reforço das raízes culturais brasileiras e a identificação da marca com o público brasileiro e estrangeiro.</p><p>Alguns <em>jingles</em> tornaram-se famosos a ponto de passarem a fazer parte da cultura popular. O caminho proposto pelo trabalho aqui apresentado foi inverso. Utilizando-se do gênero musical que já faz parte da cultura popular, juntamente com uma letra que representasse a marca, buscou-se o apelo para cair no agrado do público. Criando um <em>jingle</em> original, música e letra foram compostas especialmente para as necessidades de comunicação da cliente. Mais do que simplesmente passar a mensagem da marca, o <em>jingle</em> precisa ser assimilado por alguém que não está interessado diretamente pelo assunto e ainda gerar desejo de compra nas pessoas. Através de conceitos e técnicas específicas, seduz-se o leitor, usando a razão, a emoção e o senso de oportunidade para falar ao consumidor aquilo que ele já está pronto para ouvir. Raramente a publicidade irá convencer de maneira leviana alguém de algo. Seu papel é persuadir com força e perspicácia alguém a comprar algo ou consumir um serviço. O trabalho de convencimento é a busca para mudar uma opinião, transformar conceitos existentes na mente do consumidor, fato que geralmente costuma ser demorado. Persuadir busca concordar com algo que o consumidor já pensa e, a partir desta concordância, aproximá-lo do produto que se deseja anunciar. Sendo assim, para a criação eficaz de um <em>jingle</em>, a melodia é parte importante do processo. A escolha das palavras se torna de suma importância na fixação na mente do receptor. Para Figueiredo, "ilude-se quem acredita que a velocidade dos nossos dias desbotou a importância da palavra, dando preponderância à imagem, rápida, intensa e onipresente. A imagem gera o impacto, mas o poder de persuasão está na palavra, assim como a condução do raciocínio do receptor. Imagens chamam a atenção, mas não fixam conceitos. Palavras são capazes de sintetizar percepções, sensações, estados da alma. Palavras é que realizam posicionamento, distinção, persuasão" (FIGUEIREDO, 2014, p.1). A união do samba-enredo e sua história com o estudo do <em>briefing</em> entregue pela cliente, deu samba!</p></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p> A criação do jingle proporcionou aos alunos a experiência do desenvolvimento da função de um redator publicitário, desempenhada dentro de uma agência de publicidade. Já na disciplina de Oficina de Propaganda, fomos instigados a desenvolver as bases conceituais e teóricas aqui discutidas. Apesar do rádio ser um veículo simples e ágil, isso não significa que seus produtos possam ser feitos de qualquer modo. Faz-se necessário compromisso com o sucesso do anunciante, sem jamais esquecer-se do respeito ao ouvinte. Por isso, a dedicada atenção na criação da letra, para que não fosse um texto que vendesse qualidades inexistentes do produto, prometendo resultados que não fossem alcançados, gerando assim uma propaganda enganosa. Conforme reforçam Roseann Kennedy e Amadeu Nogueira de Paula (2013, p.45) "propaganda enganosa é crime e, além de ludibriar o ouvinte, poderá acabar com a imagem do anunciante e gerar prejuízos imensos, inclusive com pagamento de indenização quando a farsa for desvendada". Outra preocupação foi levar em consideração se alguma parte da letra poderia conter incitação de ofensa ou manifestação de preconceito. Evitando desclassificação, impedimento de execução e uma má percepção da marca pelos ouvintes. O tempo do jingle pode variar de 15", 30", 45" ou 60", dependendo da verba do cliente, mensagem a ser transmitida e objetivos a serem atingidos. Em nossa estratégia, após analisar a marca e a mensagem que deveríamos passar, escolhemos o tempo de 45", não onerando o orçamento da cliente, com tempo suficiente para transmitir a mensagem e envolver o ouvinte com o gênero musical, o ritmo e a letra. No processo criativo, foi estudado atentamente o briefing, analisando pontos fortes a serem utilizados na composição do jingle da marca. Para Rafael Sampaio (2014, posição 4198) "Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível, mas tão longo quanto necessário. Em outras palavras, o briefing deve conter todas as informações relevantes e nenhuma que não seja". Ao falar sobre um produto ou serviço, é de suma importância conhecê-lo. Para isso, fomos ao local de fabricação do Açaí do Forte conhecer mais sobre a essência da empresa e do produto informado pela cliente. Realizamos a degustação do açaí, que nos surpreendeu com o sabor refrescante, cremoso e natural, qualidades que não tiveram como ficar de fora do processo criativo. A vivência se transforma em material rico para ser explorado, inspirando e oferecendo maior embasamento sobre o que é falado. Escrito e reescrito várias vezes, um método essencial para a criação de um bom texto, o jingle foi cuidadosamente trabalhado e analisado pela professora, Vanessa Ribeiro, durante as aulas, sendo lapidado até o último instante procurando alinhar todos os pontos na letra e no tom de fala da cantora, casando harmoniosamente letra, ritmo e voz. Ao realizar uma peça para o rádio, o primeiro grande veículo de massa brasileiro, o maior desafio é a desatenção dos ouvintes. Para conquistarmos um resultado que atingisse e ultrapassasse as expectativas da cliente e envolvesse o ouvinte, além dos pontos fortes buscados no briefing, preocupamo-nos com o campo semântico; a repetição do nome da marca para fixar na memória do consumidor, sendo realizada 4 vezes. Além disso, no início do jingle, para dar mais força ao gênero musical escolhido, o samba-enredo, inserimos um grito de guerra, também tendo a função de chamar a atenção e reforçar o nome e a qualidade da marca. Ao utilizarmos o campo semântico na construção textual, buscamos as significações das palavras, ou seja, do significado de cada vocábulo existente na língua portuguesa. Visando evitar repetições desnecessárias e falta de nexo, deixando a letra do jingle mais enxuta e fluida. TRANSCRIÇÃO DO JINGLE: Bom mesmo, é o Açaí do Forte!/ O Açaí do Forte me conquistou, /É delicioso, é inovador, /Não importa o lugar e a estação, /É o brasileiro referência da nação. /Sabor único, natural, cheio de energia, /Melhora o meu astral, anima o meu dia, /Provo até de olhos fechados, /Tá na boca, tá no mundo, /Com sabor de quero mais! /Refrão: Refrescante, gostoso, /O Açaí do Forte é da fruta e é cremoso.</p><p>Na construção textual, as qualificações delicioso, inovador, sabor único e natural vêm caracterizando o seu sabor diferenciado dos concorrentes e pela fórmula de extrato de guaraná própria do Açaí do Forte, criada para trazer um produto mais natural, sem corantes. No trecho do lugar e estação, busca-se tirar da mente do ouvinte que o açaí é um produto específico do verão e ampliar o seu consumo para qualquer época do ano, podendo degusta-lo em qualquer lugar, não se restringindo somente às praias ou academias que são lugares típicos do consumo do produto. Em nossa construção, foi utilizado apelo lógico e emocional, elementos persuasivos como referência da nação, tá na boca tá no mundo com a intenção de posicionar a marca como açaí preferido pelos brasileiros e contar sobre o atual momento da marca, que se encontrava em processo de abertura de documentação para exportação para a Suíça, Noruega e EUA. </p><p>Quando falamos em energia, resgata-se as propriedades do açaí como antioxidantes, vitaminas, cálcio, ferro, fibras, fósforo, minerais e potássio.</p><p>Ao escrevermos de olhos fechados, simbolizamos o momento em que o produto participou da seleção para a escolha do açaí oficial das Olimpíadas 2016. Neste processo, os juízes que realizariam a degustação dos açaís tiveram seus olhos vendados. Entre os diversos tipos de açaí, estava o Açaí do Forte, que ganhou quase que por unanimidade aos critérios dos jurados ao provarem o seu sabor. </p><p>O refrão, contagiante, chama o ouvinte para cantar junto, sendo repetido duas vezes ao final do jingle para fixar o nome da marca em suas lembranças. Sendo destacado também qualificações como refrescante, gostoso, da fruta e cremoso que ressaltam o frescor do produto, um sabor que instiga o paladar, ser natural da fruta e a cremosidade que proporciona uma sensação maravilhosa ao ser degustado.</p><p>Para a escolha do gênero musical, estudamos o samba que é original do Brasil, considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileira. Aprofundamo-nos no samba-enredo, gênero escolhido, por ser um gênero musical do gosto popular, com ritmo mais empolgante que transmite a energia desejada e é legítimo do Rio de Janeiro, como o Açaí do Forte.</p></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p align="JUSTIFY">Empresa brasileira nascida na cidade de Cabo Frio, no Estado do Rio de Janeiro, originada de um sonho iniciado com um carrinho de bebidas na Praia do Forte e que contou com muita perseverança da cliente, Jaqueline Almeida.<br> A marca iria se chamar Açaí da Preta ou Rainha do Açaí, mas a crença de se tornar algo grande já estava profetizada, sendo assim batizado de <i>Açaí do Forte</i>. <br> O Açaí do Forte que tem em sua raiz a preocupação com a saúde de seus consumidores, é feito com extrato de guaraná próprio, evitando substâncias que afetem a saúde, e com a poupa natural do açaí.<br> A escolha do gênero musical foi estudada para que representasse toda a força da marca. Sendo escolhido entre as espécies do samba, o samba-enredo que é certamente o mais impressionante por não ser lírica  no que contraria uma tendência universal da música popular urbana. <br> A história do samba-enredo se estreita mais com a história do Açaí do Forte, quando vemos as suas origens simples. O samba desceu do morro, foi aceito pela cidade, tornou-se conhecido internacionalmente e passou a ser motivo de orgulho de todos os brasileiros, não apenas dos sambistas. O Açaí do Forte veio de um simples carrinho de bebidas que perambulava pela Praia do Forte, foi crescendo na cidade de Cabo Frio, ganhando espaço e reconhecimento pela população carioca, e hoje está em processo de exportação para ter o seu reconhecimento internacionalmente. Segundo Alberto Mussa e Luiz Antonio Simas (2010, p.24) "Samba de enredo, portanto, é o samba cuja letra, entre outros requisitos estéticos, desenvolve, expressa ou alude ao tema da escola  tema esse também se manifesta, paralelamente, em fantasias, alegorias e adereços".<br> O samba de enredo não pode ser compreendido sem que se estabeleça a sua unidade característica fundamental: o verso. "Na poesia escrita, o verso é visualmente identificável na própria estrutura gráfica do texto. Nos gêneros orais, a noção de verso decorre do ritmo da enunciação, que pode ser reforçado por diversos tipos de marcadores, como rimas, por exemplo" (MUSSA, SIMAS, 2010, p.29). Estritamente no caso da música, o verso se define por algum acidente no contínuo rítmico-melódico, também reforçados por marcadores lítero-verbais. A propaganda possui grande força e está presente na vida das pessoas, das empresas e da economia. Cabe a ela informar e despertar interesse dos consumidores para a compra e/ou uso de produtos e/ou serviços, em benefício de um anunciante, seja ele empresa, pessoa ou entidade. Na criação da peça foi utilizado o seu misto: arte, técnica e ciência. Escrever para o rádio possui os seus desafios, é importante ter em mente que ele possui apenas o som para transmitir a mensagem, não dispõe de recursos auxiliares para fixar a informação, como a imagem na TV. Quando se trata de um <i>jingle</i>, é necessário nos preocuparmos em sermos atrativos, criar algo que fixe na cabeça do ouvinte, para que ele cante como diversão, ajudando a divulgar a mensagem da marca, onde quer que esteja sem se tornar algo cansativo para quem ouve. Para Sampaio (2013, posição 441) "à medida que a propaganda evolui, as barreiras levantadas pelos consumidores se aprimoram, pois eles se tornam mais exigentes e mais refratários às mensagens publicitárias".<br> Ao criarmos a peça, nosso foco foi de ampliar o conhecimento da marca - o <i>share of mind</i>. Criando algo que não desse margem para ser entediante, para que o ouvinte não desligasse ou mudasse de estação, deixando assim de ouvir a mensagem. Seguimos o raciocínio simplificado de produção que acompanha o processo criativo, buscando ser agradável, impactante, contendo credibilidade, ser lembrado e gerar preferência. Este modelo de propaganda tradicionalmente citado é conhecido por AIDA  atenção, interesse, desejo e ação.<br> Preocupamo-nos com a associação de palavras e com o campo semântico, sendo que em respeito ao aspecto semântico da língua portuguesa, podemos destacar três propriedades: sinonímia, antonímia e polissemia. A que trabalhamos foi a sinonímia, que é a divisão da Semântica que estuda as palavras sinônimas, ou aquelas que possuem significado ou sentido semelhante. <br> Quem produz uma peça para o rádio precisa garantir a familiaridade do texto com o público-alvo, e a voz escolhida para passar a mensagem fará toda a diferença. Não só pensamos nisso, como também na representatividade da mulher no samba-enredo convidando para cantar o nosso <i>jingle</i> a sobrinha bisneta de Noel Rosa, Alessandra Rosa. Já que vem da história os sambas nas escolas, em sua maioria, serem cantados por homens. Queríamos ser fiéis na representação da marca e abrir espaço para a mulher como voz principal no nosso samba de enredo. <br> Trabalhamos a letra até o último instante para que se ajustasse ao máximo a voz da cantora com o nosso objetivo criativo.<br> Nas duas últimas semanas demos atenção especial à construção da música, convidamos um amigo para tocar o cavaquinho e, juntamente com ele, fomos analisando se letra e ritmo casavam na música.<br> No dia da gravação, fomos a um estúdio e comandamos todo o processo de produção. Foram três horas de gravação onde gravamos a voz da cantora, os instrumentos musicais e cada parte que se gravava foi ouvida várias vezes para ser inserido instrumentos que completassem a harmonia do samba-enredo, inclusive, participamos do coro presente no <i>jingle</i>. Um processo minucioso, que exigiu atenção, conhecimento de samba-enredo e paciência. <br> Para chegarmos a um ouvido mais apurado, passamos algumas semanas ouvindo e observando o gênero musical para trabalharmos com ele. Um verdadeiro desafio, pois tivemos que partir do zero em relação ao conhecimento musical sobre o gênero escolhido para desenvolvermos um trabalho de qualidade, detalhista e que atingisse o objetivo de comunicação.</p><p align="JUSTIFY"><font face="Times New Roman"><br> </font><b>TÉCNICA</b></p><p>Trilha Sonora instrumental autoral composta para o Açaí do Forte <br> Instrumento: Cavaco, violão, baixo, tamborim, pandeiro, afoxé, tarol e surdo. Gênero musical: Samba-enredo<br> Duas vozes femininas e uma voz masculina.</p><b><p>ÁUDIO</p></b><p>Bom mesmo, é o Açaí do Forte!</p><p>O Açaí do Forte me conquistou,<br> É delicioso, é inovador,<br> (Vozes em coro) <br> Não importa o lugar e a estação,<br> É o brasileiro referência da nação.</p><p>Sabor único, natural, cheio de energia,<br> Melhora o meu astral, anima o meu dia,<br> Provo até de olhos fechados, <br> Tá na boca, tá no mundo,<br> Com sabor de quero mais!</p><p>(backing vocal) Refrescante, gostoso,<br> O Açaí do Forte é da fruta e é cremoso.</p><p>(backing vocal) Refrescante, gostoso,<br> O Açaí do Forte é da fruta e é cremoso.</p><p>FICHA TÉCNICA</p><p>Título da Peça: <i>Açaí do Forte: É da Fruta e é Cremoso</i><br> Tipo: <i>Jingle</i> comercial<br> Cliente: Açaí do Forte<br> Emissora: Peça desenvolvida para fins acadêmicos<br> Formato: 45"<br> Vocal: Alessandra Rosa<br> Backing Vocal: Juliana Silveira e Bruno Mello<br> Cavaco Base: Bruno Mello<br> Cavaco Solo: Maestro Jorge Luperce<br> Percussão: Alessandra Rosa<br> Estúdio: Dreamers Island Gravadora</p><p> <br></p><font face="Calibri" size="3"><p><br></p><font face="Calibri" size="3"><p><br></p><span lang=""><p> <br></p><p>&#12288;</p><p> <br></p><p>&#12288;</p></span><p><br></p></font><p><br></p></font><p><br></p></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> <p style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; line-height: 150%; text-indent: 35.45pt;">Do início do seu desenvolvimento à sua finalização, o <i style="mso-bidi-font-style: normal;">jingle</i> foi minunciosamente trabalhado, sendo realizado o estudo da marca, do seu público-alvo e objetivos a serem atingidos.</p> <p style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; line-height: 150%; text-indent: 35.45pt;">O processo criativo preocupou-se na elaboração da letra para que estivesse agradável aos ouvidos, harmonizando voz, letra e música; que passasse a mensagem clara evitando ruídos de comunicação para os ouvintes e atingisse os objetivos de comunicação da marca <i style="mso-bidi-font-style: normal;">Açaí do Forte</i>.</p> <p style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; line-height: 150%; text-indent: 35.45pt;">Após o término do trabalho, ficou clara a importância de se conhecer o meio para a realização da peça, no nosso caso, o rádio. Este meio possui as suas peculiaridades e desafios, sendo um meio de dispersão dos ouvintes que o utilizam em segundo plano de suas tarefas habituais, tornando-se assim necessário chamar a atenção desse ouvinte que encontra-se com sua atenção voltada para outra atividade.</p> <p style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; line-height: 150%; text-indent: 35.45pt;">Conclui-se que, o fato do rádio ser um veículo simples e ágil não significa que seus produtos possam ser feitos de qualquer jeito e muito menos que seja um processo simples. Necessita-se muita dedicação, conhecimento e criatividade.</p><p style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; line-height: 150%; text-indent: 35.45pt;"><span ar-sa;'="" pt-br;="" roman";="" new="" "times="" 12pt;="" roman",serif;="">Na prática, o trabalho e a sua escolha como <i style="mso-bidi-font-style: normal;">jingle</i> representante da marca Açaí do Forte, abriu portas para oportunidades no mercado de trabalho publicitário, sendo um dos meus <i style="mso-bidi-font-style: normal;">jobs</i> no portfólio que me ofereceu a possibilidade de estagiar na agência de maior prestígio na Região dos Lagos como redatora publicitária. Além da minha primeira oportunidade de trabalhar dentro de uma agência e conhecer os inúmeros desafios proporcionados pela mesma.</span></p></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FIGUEIREDO, Celso. Redação Publicitária: sedução pela palavra. 2ª ed. Revista e ampliada. São Paulo: Ed. Cengage Learning, 2014.<br><br>KENNEDY, Roseann; PAULA, Amadeu Nogueira de. Jornalismo e Publicidade no rádio: como fazer. São Paulo: Ed. Contexto, 2013.<br><br>MUSSA, Alberto; SIMAS, Luiz Antonio. Samba de enredo: história e arte. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2010.<br><br>SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A à Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso 4ª ed. Revista e ampliada. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2013. Edição eletrônica.<br><br> </td></tr></table></body></html>