ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01039</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Minha Trifil, minhas escolhas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Lucas Gonçalves Queiroz (Lucas); Kamila Yonezaki Parreira (Lucas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação, Outros Meios, Trifil-moda, Planejamento Estratégico, Comunicação Audiovisual</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A propaganda criada para a marca Trifil é parte do projeto experimental de conclusão de curso e busca oferecer uma propaganda institucional moderna e atual, que envolva o público alvo e gere brand e recal da marca, que se modernizou redefinindo seu target. Alem de gerar vínculo marca  consumidor. A propaganda foi desenvolvida com base em estudos exploratórios e descritivos e o resultado final foi divulgado na TV minuto, nas linhas de metrô de são Paulo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo Kotler (2001), o planejamento de comunicação pode e deve ser aplicado para o comprimento de objetivos de longo, médio ou curtos prazos. O que varia, claro, é a durabilidade, intensidade e direcionamento das ações de comunicações especificas para cada objetivo para ser atingindo. O desenvolvimento do planejamento de marketing, comunicação e campanha para a Trifil, Grande produtora de lingeries e peças íntimas, foi o desafio apresentado ao grupo de alunos do projeto experimental. Dadas as restrições existentes para a comunicação de diversos produtos de moda íntima, usar a criatividade com foco em conseguir resultados relevantes foi imprescindível no desenvolvimento do projeto, pois atualmente o mercado de comunicação moda íntima deve ser bastante cautelosa para não vulgarizar a imagem feminina, passando a impressão da mulher como um objeto sexual. No decorrer do planejamento de comunicação, notou-se a necessidade de, de alguma forma, redefinir o target da marca. O país vive hoje uma era de constantes mudanças e modernização. Ao longo do tempo a mulher conquistou diversos direitos, como ao estudo, ao voto, a cargos políticos, foram e são pioneiras em vários empreendimentos de grande porte, além do direito de ir e vir na hora e da forma que bem entenderem, porém ainda é submetida a padrões comportamentais e de vestuário. O intuito da campanha é desconstruir estes padrões, dando às mulheres a liberdade de escolha de suas peças em moda íntima. Diversas formas de anúncios foram desenvolvidas para apresentar esse novo posicionamento da Trifil, entre elas está a criação de uma peça especial para a TV minuto do metrô,criada para ser veiculada especificamente no dia internacional das mulheres. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Trifil é uma marca reconhecida no mercado de meias em geral, tendo como imagem conforto e qualidade dos produtos oferecidos. Com a campanha a empresa quer manter o posicionamento na indústria têxtil expandindo o seu Target para um público moderno. Sem fazer distinção de gênero enfatizando toda sua linha de produtos. Desenvolver uma peça, que apresente aos clientes o novo posicionamento da Trifil, gerando nas pessoas atingidas pela propaganda brand e simpatia à marca e sua nova posição, aumentando o relacionamento Trifil  consumidor e o share of mind. Testar e comprovar a eficácia de novas técnicas e meios de realizar a comunicação entre empresa e cliente. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha quer desconstruir regras que as mulheres conhecem bem. A ideia incentivar que cada pessoa faça suas próprias escolhas sem pensar se pode ou não usar. O posicionamento questiona exatamente os padrões que persistem em pesar nas escolhas das mulheres, limitando a forma como elas se vestem, devendo estar sempre com peças íntimas, modernas e cheias de detalhes, mas a maioria das vezes desconfortáveis. A Trifil quer abordar a vida multitarefa das mulheres modernas e que buscam pela liberdade de escolha, beleza, praticidade, flexibilidade e conforto. Vem exaltar que a sensualidade vem de dentro de você e não do que se veste, focando em toda a sua linha, com ênfase nas peças sem costura que podem ser confortáveis e sensuais, ressaltando o empoderamento feminino. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Kotler afirma que "em uma pesquisa de marketing é preciso uma série de fatores que quando aplicadas juntas e em ordem proporcionam um resultado eficiente sobre uma situação especifica de marketing enfrentada por uma empresa." (Kotler, 2000, p.22) Os estudantes envolvidos no processo desenvolveram estudos exploratórios, identificando oportunidades e ameaças presentes no ambiente em que a empresa está inserida. Foi levantado que, as mulheres estão cada vez mais donas de si, mais poderosas, no comando de vários tipos de situação, ocupam grandes cargos na política, em empresas privadas e estão lutando todos os dias para melhorar e aumentar as oportunidades das mulheres em todos os ambitos, seja ele cultural, social, profissional entre outros. Com isso foi desenvolvido um vídeo, para ser veiculado em homenagem ao dia das mulheres, na TV Minuto das linhas do metro, mostrando todo o foco da campanha minha trifil minhas escolhas, que ressalta o empoderamento feminino, que está atualmente em foco no Brasil. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Dornelas (2005) caracteriza o posicionamento do produto como estabelecer o produto no mercado com um direcionamento para atingir o público - alvo adotado, criando uma linha de produtos excêntrica, diferenciada da concorrência, para que o cliente possa suprir seus desejos e necessidades com o mix que há disponível na empresa. A Trifil é uma marca reconhecida no mercado de meias em geral, tendo como imagem conforto e qualidade dos produtos oferecidos. Com a campanha a empresa quer manter o posicionamento na indústria têxtil expandindo o seu Target para um público moderno. Sem fazer distinção de gênero enfatizando toda sua linha de produtos. O vídeo, faz parte de uma campanha que ressalta o altruísmo da mulher, livre em sua forma natural de agir, dando a mulher o poder de escolha com suas roupas, cabelo e corpo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Com a conclusão deste projeto foi constatado que o meio em que o cliente atua está cada vez mais concorrido e pede um serviço feito com bastante cautela, para na hora da propaganda não vulgarizar a imagem da mulher, com a ascensão do feminismo isso fica cada dia mais visível. As mudanças de hábitos comportamentais da sociedade também são motivos bastante relevantes para a marca investir cada vez mais em uma comunicação atual e direta com o seu público, sempre ressaltando e valorizando seus pontos fortes, que são as lingeries sem costura, produtos confortáveis e de ótima qualidade. A Trifil é ainda hoje uma empresa de grande porte, porém nos últimos vinte anos, deixou de investir em comunicação, perdendo então, mercado para os concorrentes. Objetivou-se então uma campanha com conceito atual que atingisse seu público diretamente, em sua rotina. A ideia de ir ao encontro de seu público em seu dia a dia, seria uma forma eficiente e eficaz de comunicar diretamente seu target. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">KOTLER, Philip. Administração De Marketing: Análise, Planejamento, Implementação E Controle. 6ª ed. - São Paulo: Atlas, 2001.<br><br>Disponível em < PEREIRA, Otaviano. O que é moral. São Paulo: Brasiliense, 2ª reimpressão da 1ª ed., 2004/1991, coleção  Primeiros Passos , n. 244.> acesso em 03/04/2016 às 9h30min. <br><br>Disponível em < LIPOVETSKY, G. A terceira mulher. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.> acesso em 03/04/2016 as 11h00min.<br><br>Disponível em < LIPOVETSKY, G. A terceira mulher. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.> acesso em 03/04/2016 as 11h00min.<br><br>Disponível em < http://moda.terra.com.br/confira-a-evolucao-da-lingeriedo-pudor-a-sensualidade,072a150c26f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html> Acesso em 03/04/2016 as 14h00min.<br><br>HTTP://www.fashionbubbles.com/destaque/saiba-quem-são-as-blogueiras-de-moda-mais-poderosas-do-brasil-dicas-de-looks-e-o-segredo-do-sucesso/ Acesso em 03/04/2016 às 22h30min.<br><br>Disponível em < http://www.trifil.com.br/>acesso> acesso em 17/04/2016 às 22h15min.<br><br>Disponível em< http://www.cartacapital.com.br/economia/industriabrasileira-de-roupas-sofre-com-concorrencia-asiatica-3793.html> acesso em 01/04/2016 as 17h00min <br><br> </td></tr></table></body></html>