ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01061</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Aplicativo "Tô Pronta"</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Erika Azevedo dos Santos (Universidade Guarulhos); Bruno Almeida Santos (Universidade Guarulhos); Amanda Taymara Tavares Lessa (Universidade Guarulhos); Amanda Souza Heck (Universidade Guarulhos)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;APLICATIVO, TO PRONTA, NOVOS MEIOS, TRIFIL - DIGITAL, COMUNICAÇÃO INTEGRADA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tô Pronta é um aplicativo para Android e IOS. Foi concebido como parte do planejamento estratégico de campanha do Projeto Experimental de conclusão do curso de publicidade, para o cliente Trifil. O APP tem como propósito oferecer facilidade às consumidoras e aproximar um público mais jovem e antenado à marca. &#8232;Com base nas pesquisas realizadas, identificou-se que as mulheres têm dificuldade significativa na hora de escolher e conciliar as peças de roupas, seja pela quantidade, variedade e possíveis combinações, principalmente quando estão atrasadas ou quando não conseguem prever repentinas viradas no tempo. &#8232;Assim, o Tô Pronta se destaca por oferecer um conjunto de recursos não encontrados em nenhum outro APP e, além de auxiliar a mulher na organização do seu vestuário, construção do look, entre outras, pretende criar vínculo afetivo entre a Trifil e suas usuárias. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O grande desafio proposto à agência foi desenvolver um planejamento estratégico que tornasse a marca Trifil mais pessoal e a trouxesse para mais perto da vida das suas consumidoras, sempre enfatizando os valores que empresa preza como: conforto, qualidade, durabilidade e praticidade. Então, a grande questão foi: como tornar prática e descomplicada a vida de uma mulher multitarefa contemporânea? A sociedade vive uma era de constantes mudanças e modernização. Ao longo dos últimos 100 anos a mulher batalhou e conquistou diversos direitos: ao estudo, ao voto, a cargos políticos, foram e são pioneiras em vários empreendimentos de grande porte. O empoderamento feminino é um princípio importante e a consciência social que este processo educativo imprime à sociedade vem posicionando a mulher em pé de igualdade nas atividades que ela se disponha a fazer. É uma batalha diária e contínua que vai sedimentando o papel das mulheres, sem submissão e sem serem diminuídas pelo seu gênero. É algo que não lhes foi dado, mas, conquistado! Com essa realidade se impondo, muitas acabam não encontrando tempo para si. O intuito do App é auxiliar essa mulher, otimizar o seu escasso e precioso tempo, aproximando-a da marca.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O APP Tô Pronta foi desenvolvido principalmente para assessorar as mulheres na organização das roupas, combinações e composições do Look, indo dos sapatos, passando pela roupa íntima, até os acessórios. A marca aproveita o momento de desconstrução de tabus para auxiliar as usuárias e tornar a sua rotina mais prática. Com o aplicativo, as mulheres tiram fotos de suas próprias roupas, sapatos e acessórios e, de acordo com o evento, ocasião e previsão climática, é sugerido um look para facilitar na escolha. Nele há um banco de imagens com os produtos da marca Trifil que serão adequados para cada look. O objetivo do APP é aproximar consumidor e marca, desenvolvendo vínculo emocional e afetivo, associando a Trifil ao dia a dia da mulher, agregando mais valor à marca e ampliando seu alcance e reforçando um novo posicionamento para um target mais antenado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Pesquisa elaborada pelo grupo durante o projeto identificou que, apesar de ser uma marca tradicional e presente em todo o território Nacional, a Trifil mantinha certo distanciamento de seus clientes potenciais, não possuindo Share of Mind significativo quando comparada a seus principais concorrentes. A pesquisa apontava que a marca só ocupava 9% do Top of Mind dos Consumidores. Além disso, os clientes identificam a marca como tradicional em qualidade, mas justificam que deixa a desejar quando se trata de contemporaneidade. Não é uma marca considerada moderna. Além disso, segundo dados do último PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2016, do IBGE, 80% dos acessos à Internet são realizados pelo celular e segundo dados consolidados o número de aparelhos smartphones em uso no Brasil chegará a 168 milhões em maio, de acordo com dados da 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGVSP). A mesma pesquisa aponta que a projeção é que, até 2018, o número de smartphones chegue a 236 milhões. Complementando essas informações a Flurry Analytics, empresa de estatísticas mobile, pertencente ao Yahoo, mostrou em estudo de 2016 o crescimento de 58% no uso de APP em 2015. Diante dessas informações a criação do aplicativo, além de seguir uma relevante tendência do mercado mobile, vem para mostrar todo o despojamento e modernidade que a marca pode oferecer, sem deixar de lado seus princípios de conforto, praticidade, durabilidade e qualidade em suas peças. Com preço mais acessível que os concorrentes, a Trifil quer mostrar que está lado a lado com a mulher, facilitando sua vida, organizando sua rotina e otimizando seu tempo. Este APP tem, além de suas inúmeras utilidades, a função de aproximar o público e a marca. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os estudantes envolvidos no processo desenvolveram estudos exploratórios, identificando oportunidades e ameaças presentes no ambiente em que a empresa está inserida. Posteriormente buscaram uma compreensão do público alvo da empresa, seus hábitos e sua relação com o mercado. Após o planejamento, foi levantada a questão: como tornar prática e descomplicada a vida de uma mulher multitarefa contemporânea? Com isso, foi idealizado o desenvolvimento do App para assessorar as mulheres na organização das roupas, combinações e composições do Look, indo dos sapatos, passando pela roupa íntima, até os acessórios. O aplicativo busca auxiliar o dia a dia das mulheres e assim, divulgar toda a linha de produtos da Trifil para as usuárias e um link direto com o canal de vendas online. "Tô Pronta" cria um diário de looks que foram utilizados por último, para que não sejam repetidas as combinações de peças na mesma ocasião. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tô Pronta é um aplicativo que foi desenvolvido tanto para ANDROID quanto para IOS, para assessorar as mulheres a escolher o que vestir no dia a dia. A intenção do aplicativo é sugerir um look que a deixe pronta em 10 minutos, sem perder horas para escolher um modelo. Com o aplicativo, o usuário tira fotos de suas próprias roupas, sapatos e acessórios, e de acordo com o evento, da ocasião e da previsão climática, é sugerido um look para facilitar a escolha. Junto há uma dica de qual lingerie Trifil ideal para aquela ocasião. Além disso, ele também apresenta um campo de pesquisa, em que a busca pode ser realizada por cores, modelos ou ocasiões. O aplicativo sugere algumas opções de look, para que, no dia do evento, não haja perda de tempo. Outro diferencial é a parte de favoritos, em que se pode tanto  favoritar as combinações sugeridas, para que se possa utilizá-las de novamente, quanto  favoritar links específicos de suas lojas online de preferência e receber notificações sobre promoções, liquidações, queima de estoque e até chegada de novas coleções. Além disso é possível compartilhar o look nas redes sociais. Um estudo realizado pela agência We Are Social, agência internacional e que também opera no Brasil voltada a mídias sociais e digitais, revela números grandiosos a respeito do crescimento de usuário em redes sociais: para a população mundial total de 7,2 bilhões de pessoas, a densidade da internet está em 42% e chega a 3 bilhões de habitantes. Entre essas pessoas, mais de 2 bilhões têm perfis em redes sociais e serviços de mensagens, 3,6 bilhões são usuários exclusivos de celulares e 1,6 bilhão acessas as redes sociais por meio móvel. Tô Pronta é um aplicativo voltado para a moda e para suas necessidades do dia-a-dia, e como o assunto é dia-a-dia, nada melhor do que possibilitar o compartilhamento do APP mídias sociais, o recurso mais utilizado pelo público alvo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O grande desafio foi trabalhar com uma marca já tão tradicional no mercado e aproximá-la de um público mais jovem, antenado e moderno, sem perder as suas características principais. O projeto teve a duração de um ano e planejamento estratégico para um ano de divulgação, tendo o aplicativo como uma das principais ferramentas que estaria presente durante todo o decorrer da campanha. A Trifil tem a visão de sempre tornar pratica e confortável a vida das mulheres que buscam pela marca, este APP otimiza o tempo e assessora na organização do vestuário e composição do look, um dilema muitas vezes encontrado no cotidiano da mulher. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">http://stylebookapp.com/ <br><br>http://www.esauce.com.br/qual-equipe-necessaria-e-quanto-custa-criar-um-app/ <br><br>http://www.animamidia.com.br/tag/2015 <br><br>http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2016/04/internet-pelo-celular-ultrapassa-acesso-computador-segundo-ibge.html<br><br>http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/04/1761310-numero-de-smartphones-em-uso-no-brasil-chega-a-168-milhoes-diz-estudo.shtml<br><br>http://www.mobiletime.com.br/05/01/2016/uso-dos-aplicativos-moveis-cresceu-58-em-2015/425202/news.aspx<br><br>KOTLER, Philip. Administração De Marketing: Análise, Planejamento, Implementação E Controle. 6ª ed. - São Paulo: Atlas, 2001<br><br> </td></tr></table></body></html>