ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01142</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;PLANEJAMENTO CAMPANHA DE INTERESSE SOCIAL ONLINE PARA CONSCIENTIZAÇÃO DE PRESERVAÇÃO À SERRA DA MANTIQUEIRA PELA AMPM</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Juliane Quintanilha Januncio (Universidade Teresa D'Ávila)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Serra da Mantiqueira;, Preservação Ambiental;, Campanha;, AMPM., </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Serra da Mantiqueira é uma cadeia montanhosa que abrange parte de três estados brasileiros, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Suas cristas são formadas por cumes bastante conhecidos, são eles: Pico dos Marins, Pico do Itaguaré e Serra Fina. A aglomeração de leigos causa uma degradação desenfreada desta área montanhosa, sendo o mau comportamento o principal problema. Além disso, não existe nenhum órgão público que se responsabilize e fiscalize a região de forma eficaz. A Campanha de Interesse Social Online desenvolvida aqui, juntamente com a Associação de Montanhismo e Preservação à Serra da Mantiqueira (AMPM), tem como objetivo ajudar na disseminação do conceito de preservação à Serra da Mantiqueira por meio de produções audiovisuais que serão entregues nas escolas locais e devem circular em redes sociais com a intenção de viralização do conteúdo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Serra da Mantiqueira se localiza no Bioma Mata Atlântica, cujo é reconhecido por biólogos como o que detém maior nível de degradação do mundo. Isso ocorre por ausência de fiscalização dos órgãos responsáveis, além da omissão de atenção direcionada a essa área, trazendo o descaso dos órgãos públicos e a debilidade de uma conscientização mais efetiva. É imprescindível que se conscientize a sociedade sobre a importância desta região, pois deste modo começa-se a constituir uma visão mais cuidadosa da área, possibilitando a propagação deste ideal e, até mesmo, auxiliando o apoio do governo nesta luta! Neste sentido, busca-se aqui realizar uma campanha online com o objetivo de propagar um conceito de conscientização geral sobre a importância da Serra da Mantiqueira, o quanto está sendo degradada pelo homem e como devemos agir nas regiões mais naturais, as montanhas, para preservá-la, mostrando por meio de vídeos informações relevantes para justificar, alertar, informar e erguer forças apoiantes à causa, tentando que a sociedade e também os órgãos públicos encarreguem-se de lutar pela região como deveriam. Também será fomentado o reconhecimento deste trabalho com uma ação de incentivo a educação ambiental regional, sendo entregue um DVD com os vídeos produzidos nas escolas locais para educação da população mais próxima às cristas da Serra, fazendo com que eles entendam onde estão inseridos e que devem ser os primeiros a proteger o local. A Associação de Montanhismo e Preservação da Serra da Mantiqueira (AMPM) é uma das organizações regionais independentes formadas por montanhistas e apoiadores a causa da preservação. Ela vem ganhando força conceitual com as ações táticas realizadas nas subidas de acesso aos picos da Serra da Mantiqueira. Deste modo, foi elementar o contato com a AMPM para apoiar, auxiliar e efetivar a campanha online em pró a Serra da Mantiqueira, exaltando a importância da região e propagando este conceito prestigioso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">GERAL Elaborar um Planejamento de Campanha de Interesse Social Online, junto com a Associação de Montanhismo e Preservação da Serra da Mantiqueira, por meio de produções audiovisuais dispostos em redes sociais para a conscientização sobre a necessidade de se preservar a Serra da Mantiqueira, levando tais informações também à população local por meio de educação audiovisual nas escolas da região. ESPECÍFICOS - Analisar os requisitos para realizar um Planejamento de Campanha de Interesse Social no âmbito ambiental, aderindo a legislação vigente, o papel das unidades de conservação e os projetos já existentes no local, entendendo o que já foi feito até então para buscar um caminho mais apropriado para alcançar o êxito; - Junto com a Associação de Montanhismo e Preservação da Serra da Mantiqueira, identificar as necessidades existentes para a produção do conteúdo a ser propagado, que podem influenciar positivamente na preservação ambiental dos locais de montanha; - Desenvolver dentro de um Planejamento de Campanha de Interesse Social Online cujo objetivo é envolver uma parcela muito maior de apoiadores à causa da preservação da Serra da Mantiqueira em geral; - Reproduzir por meio de produções audiovisuais veiculadas em redes sociais informações importantes que promovam a conscientização sobre o lixo produzido nas montanhas, educando como devem se portar nestes locais, e realçando a importância e belezas naturais da Serra, reproduzindo-as também nas escolas locais para que se propague a importância da região à eles, já que devem ser os primeiros mobilizados pela causa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Campanhas de conscientização e preservação ambiental estão ganhando visibilidade gradativamente, já que estamos em uma sociedade onde se impõe a necessidade de repararmos todo o mal comum e algumas pessoas fazem essa causa ser relevante. O estudante deve ter sensibilidade para analisar o assunto que pode render melhores resultados dentro do mercado profissional de um publicitário e acoplar ao sua essência de vida. Também deve ser levado em conta que o planejamento e produção de uma Campanha Social de tal importância é relevante no currículo deste. Dentro disto, pode-se observar que instituição de ensino busca promover alunos mais inteirados do seu campo profissional atual, sabendo reconhecer as necessidades da sociedade, buscando apoiar causas nobres para benefício de todos dentro das possibilidades que a profissão oferece, servindo de referências científicas para outros futuros profissionais, tanto como exemplo como quanto à referência acadêmica. A sociedade busca entender e estabelecer uma união com o meio ambiente em que vive, mesmo que muitas vezes seja idealizado e não aplicado, e a possibilidade de apoiar uma campanha online, apenas por compartilhamento de informação é bem cômodo a todos, fazendo com que promovam uma ação social de forma instantânea. Além da concepção tomada para si, a informação é disseminada automaticamente, e quanto mais informações se podem ter sobre os projetos ambientais existentes, mais impulso esse tipo de ação recebe, ajudando cada vez mais a causa, ainda mais no âmbito ambiental, onde se torna um problema de todos os que mantem contato. Deste modo, observa-se que o trabalho atende a todos os âmbitos necessários para satisfação de cada público, mostrando-se útil a todos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">" Metas de marketing/comunicação: Conquistar o maior número de apoiadores para a própria AMPM e para as causas que ela promove, fazendo com que gere uma viralização de conteúdo, ganhando força para lutar dentro do âmbito judicial em pró a preservação da Serra da Mantiqueira. " Estratégias e ações táticas de marketing e comunicação Sempre documentam e publicam as ações por eles realizadas nas áreas de montanha da Serra da Mantiqueira, gerando visualização e apoio a causa, mostrando também que está ativo em seus serviços. " Histórico da empresa Os únicos esforços em marketing foram a montagem de um Blog para depoimentos sobre o esporte de escalada e montanhismo, cujo está desatualizado, e o perfil no Facebook. O público vê a AMPM como importante difusor de informações sobre a Serra Mantiqueira e vem desempenhando um papel ativista pró-conservação também importante. " Definição do público-alvo e área de ação A maioria são esportistas de escalada e montanhismo, consumindo equipamentos, inclusive viagens, e, na maioria das vezes, requerem conhecimento da esfera geográfica e ambiental. São influenciadores, tem poder decisão de compra e consomem, por serem mais independentes. Se concentram em ambientes naturais que ofereçam condições de treino. " Posicionamento da marca A imagem institucional da AMPM é de uma organização de pessoas que gostam muito do montanhismo e promovem ações para apoiar o esporte e o meio ambiente em questão. O Target, por ser mais informado do que se passa internamente e mediante as ações, busca auxiliar como podem quando não unem esforços para ajudar a associação em algumas ações de conscientização, já que estão em uma esfera afastada dos associados. Na maioria das vezes, respeitam muito os que estão dentro da instituição. Os valores são obtidos já no nome da AMPM, busca-se agir com caráter, respeito, consciência e segurança dentro do que lhes é gerado. Conceituando a conscientização do maior numero de pessoas para unir-se a causa. Isso já é contido atualmente e o objetivo é aumentar esse sentimento, propagando para um numero maior de pessoas influentes. Além da pro atividade nas ações que dispõe o cuidado direto com o meio ambiente. Desta forma foi traçado o diagnóstico que identifica o que se pode utilizar de negativo e de positivo dentro da comunicação que a Associação tem com o público que deseja atingir. É possível notar que ela vem ganhando visibilidade gradativamente por suas ações e publicações, e, consequentemente, ganha também o respeito, o apoio de outros indivíduos e a credibilidade com relação à promoção de ações ambientais. O caminho pelo qual a AMPM segue atualmente está correto, é importantíssimo para ela manter o público atualizado, mostrando-se em atividade constante. O que falta é a propagação desses ideais para a sociedade em geral, buscando o apoio de todos para questões de apelo judiciais em pró da Serra, em suma, o alcance de maior público. A Campanha Online desenvolvida aqui terá extrema visibilidade e propagação pelo número de seguidores que eles tem atualmente. Já foi constatado, por meio de vídeos e ações promovidas anteriormente, que a página tem força de viralização na região. Por isso faz-se de uma estratégia utilizar desse ganho viral, cujo não exige custos maiores de veiculação, para divulgar as ações de conscientização, promoção de informações necessárias aos visitantes leigos e o ideal de preservação regional e social. Dentro disso, será disponibilizado nas escolas locais todo o conteúdo audiovisual produzido para a campanha, a fim de promover uma conscientização interna, primeiramente. Até porque este público é o primeiro a ser cativado pela causa, ajudando diretamente no tratamento do local em si. Depois será utilizada a página do Facebook da AMPM para fazer a inserção de vídeos com apelo emocional muito grande para que o público seja impactado de maneira positiva e ajude a causa, mesmo que somente por propagação de ideias e informação online. O Marketing Digital estabelece que como se deve organizar as estratégias pensadas dentro deste meio das redes sociais e internet, para que se possa alcançar o mérito proposto. É importante citar que a internet tem um custo de veiculação muito baixo, se não gratuito. Desta forma, ela dissemina mais informação em um espaço menor de tempo e ainda não gera custos adicionais ao cliente. Segundo a perspectiva da resposta direta, o objetivo da campanha deve ser a geração de leads para venda. No mundo online, isso se dá por meio do clique e é facilmente mensurável pela captura eletrônica dos dados de retorno. (CIMA, p. 27, 2007). Deste modo, constatamos que a melhor maneira de disseminar a ideia da campanha e alcançar os objetivos desta é por meio de produção de vídeos que contenham informações de comportamento, imagens impressionantes das montanhas locais, imagens referenciando o descaso com a preservação, entre outras diversas formas que serão utilizadas imagens visuais e audiovisuais, em sua maioria vídeos, para promover a conscientização de preservação para com o local. Também serão usados links patrocinados nas redes sociais: Facebook e Youtube para que a disseminação possa ser mais rápida e abrangente. E o conteúdo será veiculado também no Instagram e no Vímeo. " Conceito: Criativamente pensou-se o conceito a partir do tema de preservação das áreas montanhosas da Serra da Mantiqueira. Então é imprescindível fazer à serra o bem para que ela fique bem também. Imperativo então sugerir que a queiram bem, daí o contexto e de duplo sentido:  Mantiqueira Bem! " Approach: Conscientizar por meio de uma abordagem informativa e emocional foi a forma de primeiramente aproximar-se da população local das áreas montanhosas da Serra por meio da disponibilização das peças audiovisuais nas escolas mais próximas. Depois conscientizar a população das redondezas e visitantes para a necessidade de preservação por meio de inserções de peças audiovisuais em redes sociais, onde o compartilhamento de informações tem grande força. Por ultimo, atentar o maior número de pessoas para cativar seu apoio à causa. " Linha criativa: A linha adotada trabalha a estimulação visual, além do apresentação do problema X solução na campanha. Direcionado ao público frequentador das montanhas para tratar da necessidade de preservação da região, busca-se educa-los sobre o comportamento e postura que devem ser adotadas nestas regiões e, um terceiro plano, unir uma população mais abrangente em apoio a causa, mesmo que não tenham ligação direta, mas ajudem na propagação da ideia. " Ações Estrategicas: Produções e veiculações de peças audiovisuais em redes sociais e plataformas de veiculação de vídeos, como Facebook, Instagram, Youtube e Vimeo. Disponibilização do mesmo conteúdo audiovisual produzido nas escolas locais mais próximas das áreas montanhosas da Serra da Mantiqueira. " Ações Táticas: Serão desenvolvidas três peças audiovisuais para a veiculação online em redes sociais. Uma para mostrar o lixo que vem sendo produzido nas montanhas da Mantiqueira, outra para educar sobre o comportamento que deve ser adotado na região e outra mostrando as belezas naturais e os recursos presente cujo precisamos preservar. Depois as peças serão unidas em um curta-metragem que será disponibilizado nas escolas mais próximas as regiões montanhosas e nas plataformas online Youtube Ads e Vimeo, com divulgação em redes sociais como Facebook Ads e Instragram por meio de teasers. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O plano é o produto final de um projeto de campanha. Ele é realizado neste caso dentro do formato prático profissional, sendo um Plano de Campanha de Interesse Social Online para promover a conscientização com relação à preservação da Serra da Mantiqueira, começando a veicular no início do ano de 2017. Um trabalho Prático Profissional visa estabelecer ao aluno uma conexão direta com sua futura profissão por meio da aplicação prática de trabalhos já ensinados dentro do curso profissionalizante que irão ser cobrados durante a carreira daquele profissional. O livro  Campanhas estratégicas de comunicação de marca , de Don Schultz, Beth E. Barnes (2001) explica bem conceito do planejamento de campanha e como desenvolver um plano eficiente de estratégias regulares com os objetivos da empresa. O tema da campanha é a  Mantiqueira bem , mostrando que todos precisamos viver pelo meio ambiente local e propagar isso, apoiar e incentivar a preservação do local. Em suma, querer bem a Mantiqueira. O livro  Projeto Experimental de Propaganda , de Edson Paiva (2005) irá mostrar como se deve ser feito um planejamento de campanha e os elementos que devem conter dentro deste tipo de trabalho. É um livro didático, que conceitua bem as etapas de uma campanha e nos serve de modelo de planejamento, explicando o motivo pelos quais deve ser desenvolvido desta forma. Depois de conseguir traçar um panorama por meio de coleta de briefing, pensam-se os objetivos da campanha a ser realizada, a estratégia da campanha, estilo e ritmo empregado, e temática tratada, resultando na projeção de peças midiáticas visuais e audiovisuais para a veiculação nas redes sociais da Associação de Montanhismo da Serra da Mantiqueira, são geradas as ações táticas baseadas no conceito de Benchmarking que vimos anteriormente. O produto final produzido pelo trabalho é um Planejamento de Campanha de Interesse Social Online para a conscientização de preservação à Serra da Mantiqueira, onde há necessidade de educar a população local sobre a importância dela, propagar informações para que os visitantes tenham o cuidado necessário para a preservação da mesma e enfatizar a conscientização para que por meio de peças audiovisuais promovida em redes sociais para que a viralização seja cada vez em maior proporção, alcançando uma expansão desse ideal na sociedade, para caso venha a necessitar de força para torna-la parque ambiental, já esteja conceituado assim. Antes de qualquer ação, é necessário disponibilizar o conteúdo das produções audiovisuais que serão veiculadas na internet para a população local, em escolas da região. Isso para que eles possam ser educados para preservar e lutar para que outros preservem, já que eles estão diretamente ligados a causa. Também despertando um apelo emocional para alcançar esse objetivo e desenvolver o amor deles pela Serra. Isso faz com que a população mais próxima da Serra zele por ela, espalhando com mais facilidade os cuidados naquela região, onde a internet não tem alcance, e induzindo eles a educar os visitantes também. Depois deste primeiro passo, a campanha pode ser veiculada com o objetivo de se propagar para que mais pessoas apoiem e para que sejam educadas da mesma forma, apesar de não estabelecerem uma ligação tão grande com a região. O tema da campanha é a  Mantiqueira bem . O objetivo é utilizar de um apelo emocional para que desperte a comoção pela causa. Neste caso é importante entendermos o que é segmentado o marketing digital e publicidade online para a aplicação e adequação do planejamento de acordo com o que é aceito por este veiculo midiático. Para que a campanha seja bem fundamentada é necessário entender o que é a Serra da Mantiqueira e a importância de sua reserva natural para o ecossistema regional. Além de avaliar como é feita a preservação ambiental, a legislação vigente e fiscalização dela no local, quais são as associações responsáveis existentes, aprofundando a AMPM, quais os projetos já implantados e a situação depredatória atual, dando início a visão mais aprofundada do que será necessário melhorar a comunicação com esses visitantes e sociedade regional, de modo a conscientizar para que haja uma preservação maior do local e um compartilhamento desse ideal. Todo esse conhecimento deve ser transposto nas produções audiovisuais. Deste modo, pode-se assim chegar ao objetivo de melhorar a visão externa sob a Serra da Mantiqueira e sob AMPM, readequando algumas abordagens com o público e reduzindo os problemas encontrados. Busca-se na elaboração e no planejamento da Campanha de Interesse Social, alinhar os conceitos e visão da AMPM sobre os problemas enfrentados, estabelecer nos produtos de mídia por meio do marketing social online: a responsabilidade social com enfoque na preservação da fauna e flora local e regional da Serra da Mantiqueira, com enfoque no Pico dos Marins, Pico do Itaguaré e Serra Fina, os mais visitados, a fim de transmitir um ideal social por meio da sensibilidade emocional, informar e conscientizar o público. O foco da campanha é promover conteúdos audiovisuais online em redes sociais, para que a viralização do material possa ocorrer e atingir mais apoiadores à causa de preservação da Serra da Mantiqueira, divulgando informações relevantes de como se portar nos locais onde há grande fluxo de visitação e promovendo um ideal, que é a necessidade de tornar a região um parque ambiental, para sua melhor conservação e fiscalização desta. Desta forma, obteremos o Planejamento de Campanha que atenda às necessidades de reestruturação da empresa no âmbito social/ambiental, atendendo os objetivos almejados desde o início do trabalho. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A Serra da Mantiqueira sempre precisou e continua precisando de pessoas que lutam por ela, lutam para fazer com que ela seja reconhecida e, com isso, preservada. O trabalho desenvolvido foi bastante satisfatório, trouxe um aprofundamento pessoal no tema e informações importantíssimas para minha carreira e vivência. No início do Trabalho de Conclusão de Curso estava sendo desenvolvida uma campanha institucional para uma ONG que trabalha com crianças com câncer, porém era muito difícil manter contato para colher informações essenciais. Então foi decidido mudar o tema e desmembrar a dupla, já que o tema atual não estava de acordo com as preferencias da outra aluna. E ela continuou com o tema, mudando apenas a ONG pra qual direcionava. Foi um processo bastante corrido, mas a Associação de Montanhismo da Serra da Mantiqueira estabeleceu contato rápido, cedeu informações com facilidade e tudo correu bem. O processo de criação da parte prática foi bastante prazerosa, pois houve uma comoção muito grande tanto do grupo de montanhistas da AMPM quanto minha. Deste modo, atingiu todas as expectativas visadas. Os roteiros estão bem idealizados, porém podem sofrer algumas alterações, contando que imagens gravadas na natureza e dela são bastante imprevisíveis e espontâneas. Mas permanece o conceito empregado em cada roteiro. Ao fim da campanha, a intensão é desenvolver um curta-metragem unindo todos os vídeos veiculados, formando um feedback muito bonito e completo sobre a vida da Serra da Mantiqueira, a importância da preservação nela, o que está sendo feito para isso e o que deve ser feito a partir daqui. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">A Montanha pede Socorro!!!. LASANHA, Luiz; PICINATO, Marcio; OSCAR, Samuel. São José dos Campos: Drone da Montanha, 2016. 1 56 . Disponível em: <https://www.facebook.com/DRONEDAMONTANHA/videos/622962291210451/>. Acesso em: ago de 2016.<br><br>APA Serra da Mantiqueira. História. APA Participativa. Disponível em: <http://www.matutu.org/apaparticipativa/serra/historia.htm> Visualizada em: set 2016.<br><br>Associação de Montanhismo e Preservação da Serra da Mantiqueira. Disponível em: <https://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-de-Montanhismo-e-Prote%C3%A7%C3%A3o-da-Serra-da-Mantiqueira-121654524694671/about/?entry_point=page_nav_about_item&tab=page_info> Visualizada em: ago 2016<br><br>Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Consultoria Jurídica. Legislação Ambiental Básica / Ministério do Meio Ambiente. Consultoria Jurídica. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, UNESCO, 2008. 350 p.: il. ; 25,5 cm<br><br>CBH-SM, Comitê das Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira. Serra da Mantiqueira. Disponível em: <http://www.comitesm.sp.gov.br/serramantiqueira.php> Visualizado em: set 2016.<br><br>FIALHO, Tiaraju; ANDRADE, Alexandra. Relevância Biológica Da Serra Da Mantiqueira Para A Conservação Da Mata Atlântica Paulista. Disponível em: <http://mantiqueiraviva.com.br/textos/relevancia.pdf > Visualizada em: ago 2016.<br><br>GRACIOSO, Francisco. Propaganda Institucional: Nova Arma Estratégica Da Empresa. Editora Atlas SA, 2000.<br><br>IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pontos mais altos do Brasil, segundo as Grandes Regiões e as Unidades da Federação (PDF). Anuário Estatístico do Brasil.. 2012. p. 32. Consultado em 3 de março de 2016.<br><br>MEIRELLES, L.D. 2010. Estudos florísticos, fitossociológicos e fitogeográficos em formações vegetacionais altimontanas da Serra da Mantiqueira Meridional, sudeste do Brasil. Tese de Doutorado. Instituto de Biologia (IB), UNICAMP. <br><br>RODRIGUES, Cristiano B. Planejamento de Campanha Publicitária: O passo-a-passo que ninguém segue. Editora Barauna, 2010.<br><br>_____. Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas. Disponível em: <http://www.cairu.br/biblioteca/arquivos/Marketing/Marketing_Internet_TORRES.pdf> Visualizada em: ago 2016.<br><br>TOSCANO, Andreia Manuel Baptista. A comunicação integrada no marketing social: plano de comunicação para a AFID. (2009). Disponível em: <https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/1762/1/A%20COMUNICA%C3%87%C3%83O%20INTEGRADA%20NO%20MARKETING%20SOCIAL.pdf> Visualizada em: ago 2016.<br><br> </td></tr></table></body></html>