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INSCRIÇÃO: | 01153 |
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CATEGORIA: | PT |
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MODALIDADE: | PT07 |
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TÍTULO: | Embalagem para viagem: Padaria drive-thru |
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AUTORES: | Dyala Maiara Loreto (Centro Universitário Padre Anchieta); Amanda Angélica Fontanini (Centro Universitário Padre Anchieta); Mariana Junqueira Fassin (Centro Universitário Padre Anchieta); Thainar Hatazima (Centro Universitário Padre Anchieta); Bianca Barbaroto de Arruda (Centro Universitário Padre Anchieta) |
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PALAVRAS-CHAVE: | embalagem, viagem, drive-thru, padaria, design |
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RESUMO |
A embalagem é um elemento muito importante nos dias atuais para chamar a atenção do consumidor com seu design inovador e suas cores, ou trazendo algo de praticidade. Sendo assim, houve o desenvolvimento de embalagens para viagem de uma padaria drive-thru, com tais características. Implantamos um novo conceito de embalagem que colabore com a mobilidade do consumidor, já que tais foram pensadas após observamos a necessidade que esse estilo de comércio tem. |
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INTRODUÇÃO |
A embalagem é uma das muitas ferramentas de comunicação entre empresa e consumidor, segundo Silva (2008) "a embalagem torna-se uma grande e importante ferramenta de marketing" pois, tendo a logomarca da empresa ou explicações sobre o produto, ajuda o cliente a fixar a imagem e o nome da empresa em sua mente. Além disso, ela pode facilitar o dia-a-dia do consumidor quando possui um design prático, influenciar no momento de decisão de compra através de sua aparência e deve ser bem pensada para que ajude no crescimento de vendas dos produtos da empresa. A embalagem é um item que pode agregar o valor final ao produto e trazer diversas vantagens para o fabricante. Pensando nisso, neste artigo será falado sobre a criação de embalagens para viagem para a empresa Pão To Go, unidade da Av. 14 de Dezembro – Jundiaí- SP. A Pão To Go é uma padaria drive-thru e walk-thru que surgiu em São Carlos – SP no ano de 2013, cresceu e tem mais de 20 franquias espalhadas por todo o Brasil e somente na cidade de Jundiaí – SP possui duas franquias, de donos diferentes. Foi feito um acordo entre o Centro Universitário Padre Anchieta e a franquia Pão To Go da Av. 14 de Dezembro da cidade de Jundiaí – SP, onde a empresa se comprometeu a passar informações para um Trabalho Integrador de Propaganda dos estudantes do curso de Publicidade e Propaganda, sendo que em troca receberia dicas, sugestões e artes que poderiam ser utilizadas pela empresa. A Pão To Go, apesar de ser uma empresa com serviço drive-thru não possui embalagens personalizadas para viagem. As sacolinhas plásticas, sacos de papel kraft, copos não tem informações da empresa ou tinham identificação de fornecedores, o que a deixava sem personalidade, sem reconhecimento e valorização. |
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OBJETIVO |
O intuito da criação das embalagens personalizadas foi ir além de trazer facilidade e praticidade para os clientes da Pão To Go. O objetivo foi deixar o consumidor mais próximo da marca e trazer uma novidade para aqueles que utilizam o drive-thru. Como já foi dito anteriormente, as embalagens são uma das maneiras de auxiliam na divulgação de uma empresa, pois leva consigo informações da empresa e outras pessoas podem ver e se interessar. Além da novidade, há o desejo de ter uma embalagem que é totalmente reciclável, pois é um fator que pode influenciar os consumidores no momento da compra e contar pontos positivos quando isso é divulgado, mostrando o interesse da empresa em sustentabilidade e no meio ambiente. Sendo assim, os objetivos são: facilitar tanto para o atendente quanto para os clientes da Pão To Go, trazer os clientes mais perto da marca através da repetição do nome e da marca da empresa e da embalagem totalmente reciclável, mostrando uma preocupação com o meio ambiente. |
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JUSTIFICATIVA |
A justificativa para tal criação e desenvolvimento, dá-se pela simplicidade das embalagens utilizadas pela Pão To Go no momento em que foi desenvolvido o trabalho, sendo embalagens sem informações de sua marca e que muitas vezes até dificultavam a interação entre empresa e cliente, sem suporte para copo, apenas sacolas que não seguram a temperatura de pães e salgados, copo com logomarca de fornecedor. Dessa forma, a elaboração de embalagens fez-se necessária para que os clientes ficassem mais próximos à empresa, fixassem a marca em suas mentes e que poderiam facilitar tanto para a Pão To Go quanto para seus clientes. |
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
Foram criadas três embalagens para viagens a fim de serem utilizadas no atendimento drive-thru da Pão To Go: o kit viagem, o saco para viagem (para ser utilizado quando há a compra de mais de um salgado e nenhuma bebida) e a luva de copo 180ml. Em relação ao processo de criação, foi pensado inicialmente nos itens que um drive-thru tem, como saco para viagem e copos personalizados. Para manter o mesmo padrão com a Pão To Go, desenvolveu-se então, um saco para viagem com o logo do estabelecimento e a luva de copo. O saco para viagem e a luva de copo foram desenvolvidos a fim de melhorar a comunicação entre cliente-empresa, tendo por base o saco de viagem e luva de copo de produtos já existentes, mudando apenas o layout e inserindo o logo da Pão To Go. O terceiro ítem foi pensado para atender o principal público do estabelecimento: Pessoas que passam no perído da manhã e vão para o trabalho, que normalmente pegam uma bebida e um salgado, para seu café da manhã. A fim de trazer uma embalagem que pudesse dar suporte tanto para os atendentes quanto para essas pessoas, surgiu a ideia de ter um "kit viagem" na mesma embalagem: local para depositar o salgado, pão ou lanche que o cliente pedir e do outro lado um local para encaixar o copo com a bebida. Vide imagem anexa (figura 1 – kit viagem idealização) Para fixação da embalagem, o papelão foi cortado, dobrado e colado, a fim de que não desencaixasse e acontecesse algum acidente tanto com cliente quando com atendente da Pão To Go. "A combinação de 3 itens em uma única embalagem especialmente criada para acomodá-los serve como um forte apelo de vendas e promoção do estebelecimento comercial", segundo MESTRINER (2005). |
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
Foram desenvolvidos três itens: saco para viagem, luva de copo e kit viagem. O saco para viagem foi feito em papel kraft pardo, apresentando logo do estabelecimento e as dimensões de 20 x 40cm , dobras e a colagem dos sacos de viagens já disponíveis no mercado. Para finalizar o acabamento, foi utilizada a tesoura de picote. É importante ressaltar a relevância das dobras para que o saco tivesse sua forma bem definida e a estabilidade necessária para ficar "em pé" sozinho (vide figura 2 – saco para viagem) A luva de copo de 180ml foi desenvolvida também pensando apenas na inserção do logo da Pão To Go, para que tivesse um local personalizado para encaixar os copos com as bebidas quentes no momento de entrega-las ao cliente, além de ser uma proteção a mais para as mãos dos mesmos quando fossem tomar a bebida e é feita também em papel kraft pardo.(vide figura 3 – luva de copo). Para o kit viagem, o material selecionado foi o papelão ondulado, pois o mesmo já é utilizado para guardar salgados e também como suporte para o copo de bebida. Após pesquisa, ficou decidido que, como normalmente os clientes da empresa vão sozinhos e pegam itens para um café da manhã rápido antes do trabalho ou de suas atividades cotidianas, a embalagem teria um lugar para apoiar o copo e um lugar para guardar o salgado, com tampa. Esse kit possui um lado com suporte para copo e outro para salgado ou lanche (vide fig. 4 – kit viagem) Todas as peças que fazem parte deste conjunto são impressas pelo sistema de flexografia com a utilização de apenas 1 cor (marrom) para identificar a empresa Pão to Go. Esse sistema de impressão garante baixo custo de produção e qualidade, de acordo com BANN (2012) "a flexografia tem um custo relativamente baixo, uma vez que a produção das matrizes de impressão é barata e rápida" |
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CONSIDERAÇÕES |
A criação de uma embalagem envolve muitas etapas e pode ser bem trabalhosa desde o planejamento inicial, pois querer algo diferente do convencional inclui pesquisa utilizada para entender a necessidade de nosso cliente e principalmente a do consumidor final, tempo de criação com cuidado para acertar em todos os detalhes, aprovação do cliente e um desenvolvimento cauteloso. Portanto é um esforço gratificante que tende de trazer resultados positivos e pode ser avaliado a través de nova pesquisa a fim de ter uma melhoria contínua. |
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS |
BANN, David. Novo manual de produção gráfica. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.䴀䔀匀吀刀䤀一䔀刀Ⰰ 䘀愀戀椀漀⸀ 䐀攀猀椀最渀 搀攀 攀洀戀愀氀愀最攀渀猀⸀ ㈀⸀ 䔀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀爀攀渀琀椀挀攀 䠀愀氀氀Ⰰ ㈀ 㔀⸀
SILVA, Claudio. Produção gráfica. 1. Ed. São Paulo: Pancrom, 2008.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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