INSCRIÇÃO: 01155
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT07
 
TÍTULO: Site Documental 192horas.com
 
AUTORES: misael gomes florencio (centro universitário adventista de são Paulo); Mary Luisa Branco de Moraes (centro universitário adventista de são Paulo); Natalia Aparecida da Silva Araujo (centro universitário adventista de são Paulo); Edson Feitosa Soares (centro universitário adventista de são Paulo); Ionara Natalia Neves dos Santos (centro universitário adventista de são Paulo); Karla Caldas Ehrenberg (centro universitário adventista de são Paulo)
 
PALAVRAS-CHAVE: Manifestação, Net Ativismo, Ocupação escolar, Site Documental,
 
RESUMO
O objetivo deste trabalho foi realizar um site documental chamado 192 horas contendo textos, vídeos, podcasts e fotos. Desta maneira, o produto construído ampliou na prática, os conceitos de hipermídia e narrativa transmídia obtidos em sala de aula. Para documentar o tema escolhido, as ocupações das escolas públicas em São Paulo com foco em Artur Nogueira e o Net Ativismo, foram entrevistados especialistas e atuantes primários e secundários no movimento. Justifica-se a escolha do tema devido ao quadro político atual do país, e com isso, a potencialidade que a internet oferece as manifestações.
 
INTRODUÇÃO
Conectado. Essa é a palavra que define o dia-a-dia de grande parte do mundo atual. Aqueles que têm o privilégio de acessar a internet diariamente, passam boa parte do tempo conectados à algum tipo de aparelho que permita essa conexão. Seja trocando e-mails no trabalho, realizando reuniões por vídeo conferência ou jogando conversa fora no WhatsApp, o fato é que muita gente depende, literalmente, desse fenômeno da comunicação para sobreviver.਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 爀攀搀攀 愀椀渀搀愀 猀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀漀甀 攀洀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 攀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀琀甀愀氀 挀攀渀爀椀漀 瀀漀氀琀椀挀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 琀攀洀 猀椀搀漀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 搀攀 爀攀猀瀀漀猀琀愀 愀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀⸀  Esse tipo de ativismo midiático tem nas novas tecnologias de comunicação uma aliada valiosa para o fortalecimento das organizações, tanto local quanto globalmente, para a coordenação de campanhas e protestos, para a difusão de informações, denúncias e petições (DI FELICE, 2013, p.54).਀ Portanto, para execução desse projeto a Produtora Ninja (produtora do 3° ano de RTV do UNASP-EC), escolheu imergir no tema “Mídia Pós-Protestos 2011 e 2013: movimentos Occupy e MPL” e dentre as diversas ramificações que surgiram desses movimentos, optou por abordar “O Net Ativismo e as Ocupações das Escolas de São Paulo”, com foco na cidade de Artur Nogueira.਀䔀猀瀀攀爀愀ⴀ猀攀 焀甀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 昀漀椀 瀀愀爀愀 愀 一椀渀樀愀 倀爀漀搀甀琀漀爀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀攀樀愀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 瘀椀愀最攀洀  甀洀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀愀猀猀愀搀漀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀Ⰰ 愀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀漀 瀀漀瘀漀 瀀爀攀瘀愀氀攀挀攀甀⸀ 倀漀瘀漀 攀猀猀攀 焀甀攀 洀漀猀琀爀漀甀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 漀 焀甀攀  挀椀搀愀搀愀渀椀愀 攀 昀漀爀愀 搀攀 瘀漀渀琀愀搀攀⸀ 儀甀攀 搀攀椀砀漀甀 搀攀 猀攀爀 漀瀀爀椀洀椀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀攀爀 漀 攀砀攀洀瀀氀漀⸀
 
OBJETIVO
• Analisar as ocupações que ocorreram nas escolas públicas de São Paulo em 2015, e entender como ações colaborativas no meio digital podem influenciar e impactar tais movimentos;਀∀ठ䤀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 挀漀洀漀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀洀愀 愀氀椀愀搀愀 渀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀㬀  • Explorar a linguagem documental e apresentar por meio dessa, como ocorreu a manifestação da escola José Aparecido Munhoz, na cidade de Artur Nogueira;਀∀ठ䤀渀瘀攀猀琀椀最愀爀 攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 渀愀猀挀攀 漀 愀琀椀瘀椀猀洀漀 猀漀挀椀愀氀 攀 瀀漀氀琀椀挀漀 渀愀猀 爀攀氀愀攀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀Ⰰ 攀 挀漀洀漀 攀氀愀猀 挀漀渀猀攀最甀攀洀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀爀 甀洀愀 洀漀戀椀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀⸀
 
JUSTIFICATIVA
As redes sociais têm sido voz ativa na manifestação do público nos mais diversos assuntos. As redes permitem essa interatividade e, diferente do método do rádio e da televisão de apenas empurrar conteúdo, permite uma resposta imediata do espectador. Com isso, as manifestações políticas também ganharam força. ਀伀 焀甀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀 攀猀猀愀猀 愀攀猀  愀 猀甀愀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀椀搀愀搀攀 愀琀瀀椀挀愀Ⰰ 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 瀀攀氀愀猀 挀漀渀琀渀甀愀猀 椀渀琀攀爀愀攀猀 搀攀 琀爀漀挀愀猀 搀攀 昀氀甀砀漀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀 攀渀琀爀攀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀Ⰰ 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 搀攀 挀漀渀攀挀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 戀愀渀挀漀 搀攀 搀愀搀漀猀Ⰰ 挀椀爀挀甀椀琀漀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀 攀 琀攀爀爀椀琀漀爀椀愀氀椀搀愀搀攀猀⸀ 䌀漀洀漀 爀攀氀愀琀愀搀漀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 挀漀渀琀攀砀琀漀猀Ⰰ 漀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀渀琀攀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 搀漀猀 瀀爀漀琀攀猀琀漀猀 攀 瀀愀猀猀攀愀琀愀猀Ⰰ 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 氀愀琀椀琀甀搀攀猀 攀 挀漀渀琀攀砀琀漀猀Ⰰ 渀漀猀 切氀琀椀洀漀猀 愀渀漀猀Ⰰ 栀愀戀椀琀愀洀 攀猀瀀愀漀猀 攀猀琀攀渀搀椀搀漀猀 愀氀挀愀渀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 瀀漀搀攀爀 搀愀 挀漀渀攀砀漀 搀攀 猀攀甀猀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 洀瘀攀椀猀 ⠀䐀䤀 䘀䔀䰀䤀䌀䔀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ 瀀⸀㘀㔀⤀⸀ ਀䴀甀椀琀愀猀 搀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 搀攀 ㈀ ㄀㌀ 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 最愀渀栀愀爀愀洀 昀漀爀愀 瀀攀氀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 焀甀攀 愀挀愀戀漀甀 猀攀渀搀漀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀 洀漀洀攀渀琀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀⸀ 䔀 搀攀猀猀攀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 猀甀爀最椀爀愀洀 瘀爀椀漀猀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 攀氀攀猀 愀 漀挀甀瀀愀漀 搀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 攀洀 瀀爀漀琀攀猀琀漀  爀攀漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀猀挀漀氀愀爀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀攀氀漀 最漀瘀攀爀渀漀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀⸀ Além das informações chegarem muito mais rápido ao povo, a resposta vem com ainda mais velocidade e, de uma reorganização imposta de forma verticalizada, sem sequer ouvir a opinião dos educadores, nasceu um sentimento de indignação por parte dos alunos, que resolveram se unir na luta pela liberdade de expressão.਀倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 漀 爀攀最椀猀琀爀漀 攀 愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀漀 搀漀 琀攀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀漀猀猀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 攀 爀攀瘀漀氀甀漀⸀ 倀攀渀猀愀渀搀漀 渀椀猀猀漀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 甀洀 猀椀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 昀漀椀 愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 椀搀攀愀氀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
No dia 05, de dezembro, de 2016, o Diário Oficial de São Paulo, publicou uma nota do atual governador, Geraldo Alckimim, explicando sobre a nova lei de reestruturação na rede de ensino do estado. Essa lei visava organizar os estudantes por faixa etária, fazendo com que cada escola atendesse exclusivamente a um dos ciclos de ensino: fundamental, 1, 2 ou médio. E, no total, 196 escolas fariam esse remanejamento de aproximadamente 300 mil alunos. ਀䄀猀 挀爀琀椀挀愀猀 攀 爀攀瘀漀氀琀愀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 瘀椀攀爀愀洀 瀀攀氀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 焀甀攀 䄀氀挀欀椀洀椀渀 琀漀洀漀甀 愀 搀攀挀椀猀漀 猀攀洀 愀渀琀攀猀 搀椀猀挀甀琀椀爀 攀猀猀攀 愀猀猀甀渀琀漀 挀漀洀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 瀀愀椀猀⸀ 䤀渀猀愀琀椀猀昀攀椀琀漀猀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 䔀猀挀漀氀愀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 䘀攀爀渀漀 䐀椀愀猀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 匀漀 倀愀甀氀漀 ጀ†匀倀Ⰰ 琀漀洀愀爀愀洀 愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 漀挀甀瀀愀爀 愀 攀猀挀漀氀愀 挀漀洀漀 瀀爀漀琀攀猀琀漀  爀攀昀漀爀洀愀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 攀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 琀攀渀琀愀爀 椀洀瀀攀搀椀爀 愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 椀洀瀀漀猀琀愀猀 瀀攀氀漀 最漀瘀攀爀渀漀⸀ 䔀猀猀愀 愀琀椀琀甀搀攀 猀攀爀瘀椀甀 挀漀洀漀 洀漀搀攀氀漀Ⰰ 攀 氀漀最漀 洀愀椀猀 搀攀 ㄀   攀猀挀漀氀愀猀 昀漀爀愀洀 琀漀洀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ 䔀洀 䄀爀琀甀爀 一漀最甀攀椀爀愀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀愀 漀挀甀瀀愀搀愀 昀漀椀 愀 䨀漀猀 䄀瀀愀爀攀挀椀搀漀 䴀甀渀栀漀稀Ⰰ 漀渀搀攀 挀攀爀挀愀 搀攀 ㄀㔀  攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 ㄀  搀椀愀猀 ᰀ洠漀爀愀渀搀漀ᴀ†渀攀氀愀⸀  Os alunos declararam que a ideia era chamar a atenção da comunidade e do Estado, e tentar evitar a nova lei. Durante o período de ocupação eles não ficaram parados, pelo contrário, política, filosofia, sociologia, feminismo, e até jardinagem e astronomia foram assuntos debatidos por eles. ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀攀 挀攀渀爀椀漀Ⰰ 愀 一椀渀樀愀 倀爀漀搀甀琀漀爀愀 瀀攀爀挀攀戀攀甀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 猀攀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 琀漀搀漀 攀猀猀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 渀漀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀渀搀漀 漀 猀椀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 漀昀攀爀攀挀攀渀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 昀漀琀漀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀Ⰰ 瀀漀搀挀愀猀琀猀 攀 瘀搀攀漀猀Ⰰ 愀漀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀 甀洀愀 椀洀攀爀猀漀 愀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀猀 漀挀甀瀀愀攀猀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 挀漀洀 漀 昀漀挀漀 攀洀 䄀爀琀甀爀 一漀最甀攀椀爀愀Ⰰ 爀攀猀猀愀氀琀愀渀搀漀 琀愀洀戀洀 漀 一攀琀 䄀琀椀瘀椀猀洀漀⸀  Atualmente, os espectadores não apenas recebem, mas também compartilham os mais diversos conteúdos, muitos produzidos por eles próprios. Dessa forma, a estrutura da internet se destaca por sua característica não linear, ao contrário da TV, rádio e impresso que são verticais e impõem a mensagem ao receptor, sem antes consultá-lo. ਀䄀 爀攀瘀漀氀甀漀 搀椀最椀琀愀氀  栀漀樀攀 愀 切氀琀椀洀愀 爀攀瘀漀氀甀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 愀氀琀攀爀漀甀Ⰰ 瀀攀氀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瘀攀稀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 栀甀洀愀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 瀀爀瀀爀椀愀 愀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀渀搀漀 愀 猀甀戀猀琀椀琀甀椀漀 搀愀 昀漀爀洀愀 昀爀漀渀琀愀氀 搀攀 爀攀瀀愀猀猀攀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 ⠀琀攀愀琀爀漀Ⰰ 氀椀瘀爀漀Ⰰ 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 吀嘀⤀Ⰰ 瀀漀爀 愀焀甀攀氀愀 爀攀琀椀挀甀氀愀爀Ⰰ 琀攀挀渀漀氀漀最椀挀愀洀攀渀琀攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀 攀 挀漀氀愀戀漀爀愀琀椀瘀愀⸀ ⠀䐀䤀 䘀䔀䰀䤀䌀䔀Ⰰ ㈀ ㄀㈀Ⰰ 瀀⸀㄀㘀⤀  ਀䄀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 攀砀瀀愀渀搀椀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 洀搀椀愀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀洀 愀漀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 切渀椀挀愀⸀ 䔀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 攀氀攀 琀攀洀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 攀猀挀漀氀栀攀爀 挀漀洀漀 攀 焀甀愀渀搀漀 搀攀猀攀樀愀 瘀攀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 猀攀洀 焀甀攀 漀 洀攀猀洀漀 猀攀 琀漀爀渀攀 挀愀渀猀愀琀椀瘀漀⸀  A hipermídia é um desenvolvimento do hipertexto, designando a narrativa com alto grau de interconexão, a informação vinculada (...) Pense na hipermídia como uma coletânea de mensagens elásticas que podem ser esticadas ou encolhidas de acordo com as ações do leitor. As idéias podem ser abertas ou analisadas com múltiplos níveis de detalhamento.” (Negroponte, 1995:66) ਀ O caminho no site é planejado pelo roteirista hipermidiático, porém o internauta tem a autonomia de por onde começar e o que clicar, tornando-se um usuário participativo. Essa é uma das características fortes da hipermídia, pois existem diversos caminhos para percorrer o conteúdo e compreender a mensagem. O internauta, por sua vez, torna-se responsável por sua própria experiência. ਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 爀漀琀攀椀爀椀猀琀愀 瀀爀攀挀椀猀愀 瀀攀渀猀愀爀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀 搀漀 猀攀甀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀 攀Ⰰ 搀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀 洀攀猀洀漀 渀漀 瀀攀爀挀愀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀 愀 昀爀甀椀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 伀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀  焀甀攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 猀攀樀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀攀 瀀漀爀 挀愀洀椀渀栀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀⸀  Hipermídia é o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e nãolinear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e, até, extrair textos, imagens e sons cuja sequência constituirá uma versão pessoal desenvolvida pelo usuário (GOSCIOLA,2003, p.34). ਀ Desta forma, cada internauta absorverá a mensagem de acordo com sua bagagem cultural e seus valores sociais. Cada um construirá seu entendimento sobre o assunto. A internet concedeu ao receptor uma liberdade que antes não possuía: liberdade de divulgação, de recepção, de transição virtual. ਀䄀 栀椀瀀攀爀洀搀椀愀 瀀漀猀猀甀椀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 洀搀椀愀猀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 攀猀琀愀爀 椀渀琀攀爀氀椀最愀搀漀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 猀攀瀀愀爀愀搀漀猀 琀愀洀戀洀 昀愀愀洀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ  愀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 琀爀愀渀猀洀搀椀愀⸀ 䔀氀愀 挀漀渀挀攀搀攀 愀 瀀漀猀猀椀戀氀椀搀愀搀攀 搀漀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀 渀愀瘀攀最愀爀 瀀漀爀 琀漀搀漀 漀 猀椀琀攀Ⰰ 漀甀 愀瀀攀渀愀猀 瀀漀爀 甀洀愀 瀀愀爀琀攀 搀攀氀攀⸀ 儀甀愀渀搀漀 漀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀 搀攀挀椀搀攀 瀀攀氀愀 猀攀最甀渀搀愀 漀瀀漀Ⰰ 攀氀攀 瀀爀攀挀椀猀愀 琀攀爀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 琀爀愀琀愀搀漀⸀  A narrativa transmídia é a fiel tradução de como pensamos, de como agimos, de como sonhamos, de como nos comunicamos. A narrativa transmídia é uma representação do corpo humano. Qual a justificativa disso? Porque nosso corpo humano é multiplataforma, com cada mensagem funcionando independente das outras, mas interligadas, como funcionam os discursos transmídia. (RENÓ, RENÓ, 2014, p.76) ਀ Segundo Arnaut et. al (2011, p.270), o autor do conteúdo precisa saber aproveitar o máximo cada mídia e identificar o que cada uma tem de melhor que se encaixe no tema escolhido. Cada plataforma traz recursos únicos e se o autor souber aproveitar, deixará a história mais “harmoniosa”, concedendo ao público um conteúdo que faça sentido. Isso só será possível, se o autor identificar a necessidade o e objetivo do que quer transmitir em cada tema. ਀匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀 猀椀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 ㄀㤀㈀栀漀爀愀猀⸀挀漀洀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀漀甀ⴀ猀攀 搀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 焀甀攀 愀 栀椀瀀攀爀洀搀椀愀 漀昀攀爀攀挀攀 攀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 愀漀猀 猀攀甀猀 甀猀甀爀椀漀猀 甀洀愀 椀洀攀爀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀漀 琀攀洀愀 ᰀ䴠搀椀愀猀 瀀猀ⴀ瀀爀漀琀攀猀琀漀猀 ㈀ ㄀㄀ 攀 ㈀ ㄀㌀㨀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 伀挀挀甀瀀礀 攀 䴀倀䰀ᴀ†猀攀爀 戀愀猀琀愀渀琀攀 愀洀瀀氀漀 愀 一椀渀樀愀 倀爀漀搀甀琀漀爀愀 戀甀猀挀漀甀 甀琀椀氀椀稀愀爀ⴀ猀攀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 琀爀愀渀猀洀搀椀愀 瀀愀爀愀 搀攀椀砀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 洀愀椀猀 氀攀瘀攀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀⸀ Os conteúdos mais complexos como, por exemplo, os próprios movimentos citados acima, Occupy e MPL, foram apresentados em textos curtos explicando de maneira simplificada o que cada um significa, contendo hiperlinks, caso seja desejo do usuário se aprofundar nos assuntos. Para ressaltar personagens secundários, mas que tiveram algum envolvimento forte com os alunos durante os dias da ocupação da escola José Apparecido Munhoz, em Artur Nogueira, foram utilizados os podcasts. Para dar o devido destaque aos protagonistas da ocupação, alguns alunos que conduziram e incentivaram fortemente os demais alunos, foram utilizados os vídeos documentários com depoimentos dos mesmos. E, por fim, os álbuns de fotos para ilustrar não somente todo o conteúdo, como também, mostrar um pouco do trabalho realizado para alcançar o objetivo final.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀洀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀爀 攀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀氀攀  搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀 渀漀琀挀椀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 渀漀  攀昀洀攀爀漀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 琀攀洀 琀愀洀戀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀爀 渀漀瘀愀猀 瘀椀猀攀猀 猀漀戀爀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 一漀 栀 爀攀猀瀀漀猀琀愀 挀漀爀爀攀琀愀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀 愀 昀漀爀洀甀氀愀爀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 猀甀愀 漀瀀椀渀椀漀 攀 戀愀最愀最攀洀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 一䤀䌀䠀伀䰀匀 ⠀㈀  㔀Ⰰ 瀀⸀㈀㜀⤀ ᰀ搠漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 渀漀 琀椀爀愀洀漀猀 愀瀀攀渀愀猀 瀀爀愀稀攀爀Ⰰ 洀愀猀 甀洀愀 搀椀爀攀漀 琀愀洀戀洀ᴀ⸠ Para fazer esse recorte da sociedade existem diversos estilos de documentários e cabe à equipe de produção escolher um que se adeque mais ao assunto. Cada estilo propõe uma linha narrativa, a qual será montada através do roteiro, enquadramentos, cenários e assim por diante. Entretanto, não se deve pensar que um documentário possuirá apenas um único estilo, pois a possibilidade de haver uma combinação deles é muito grande.਀伀 攀猀琀椀氀漀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 昀漀椀 漀 爀攀昀氀攀砀椀瘀漀 攀 攀砀瀀漀猀椀琀椀瘀漀 搀攀瘀椀搀漀  攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀攀洀愀㨀 ᰀ䄠猀 伀挀甀瀀愀攀猀 搀愀猀 䔀猀挀漀氀愀猀 渀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 攀洀 䄀爀琀甀爀 一漀最甀攀椀爀愀 攀 漀 一攀琀 䄀琀椀瘀椀猀洀漀ᴀ⸠ 伀 洀漀搀漀 爀攀昀氀攀砀椀瘀漀 昀愀氀愀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 琀爀愀稀 甀洀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 攀氀攀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 一䤀䌀䠀伀䰀匀 ⠀㈀  㔀Ⰰ 瀀⸀㄀㘀㌀⤀Ⰰ ᰀ漠 氀攀洀愀 猀攀最甀渀搀漀 漀 焀甀愀氀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀  戀漀洀 焀甀愀渀搀漀  挀漀渀瘀椀渀挀攀渀琀攀  漀 焀甀攀 漀 洀漀搀漀 爀攀昀氀攀砀椀瘀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀ᴀⰠ 猀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 挀愀搀愀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 猀攀爀 氀椀瘀爀攀 瀀愀爀愀 琀攀爀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 猀甀愀 爀攀昀氀攀砀漀Ⰰ 渀漀 渀攀挀攀猀猀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 猀攀渀搀漀 挀漀渀瘀椀渀挀攀渀琀攀⸀ O modo expositivo se preocupa mais com a defesa dos argumentos e, para isso, utiliza-se do recurso de combinar o que foi dito com imagens. Desta forma, ele não fica apenas em entrevistas, busca também imagens reais do acontecimento. NICHOLS (2005, 144) afirma que “o documentário expositivo facilita a generalização e a argumentação abrangente. As imagens sustentam as afirmações básicas de um argumento geral em vez de construir uma ideia nítida da particularidade de um determinado canto do mundo.” ਀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 昀漀椀 栀漀猀瀀攀搀愀搀漀 攀洀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 甀洀 猀椀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 漀 焀甀愀氀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀甀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀⸀ 䠀漀甀瘀攀 甀洀愀 搀椀瘀椀猀漀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 琀攀洀愀 最攀爀愀氀 攀Ⰰ 挀漀洀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 挀漀洀攀漀甀ⴀ猀攀 愀 瀀攀渀猀愀爀 漀渀搀攀 挀愀搀愀 琀攀洀愀 猀攀爀椀愀 洀攀氀栀漀爀 愀戀漀爀搀愀搀漀⸀ 吀攀砀琀漀猀Ⰰ 昀漀琀漀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀 攀 瀀漀搀挀愀猀琀猀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 昀漀爀洀愀爀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀  O vídeo documentário foi divido em três partes e contou com imagens do acontecimento, além de entrevistas de participantes da ocupação e especialistas. Cada um deles esteve no cenário que mais contextualizava a sua função. O enquadramento usado foi o plano médio, utilizado como base em diversos documentários. Além da parte estética, houve uma preocupação em deixar os entrevistados à vontade, por exemplo, para os alunos, o cenário representava recordações da ocupação. Para unir os três vídeos, foi elaborado um roteiro no qual houvesse uma narrativa progressiva. No primeiro vídeo (contextualização) foi mostrado como e quando aconteceu a ocupação na Escola José Apparecido Munhoz, em Artur Nogueira.਀伀 猀攀最甀渀搀漀 攀 漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 瘀搀攀漀 瘀椀攀爀愀洀 渀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀爀 漀 愀挀漀渀琀攀挀椀搀漀⸀ 伀 猀攀最甀渀搀漀 瘀搀攀漀 ⠀搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀⤀ 愀戀漀爀搀漀甀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 琀挀渀椀挀漀 搀攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀 猀漀戀爀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 攀 一攀琀 䄀琀椀瘀椀猀洀漀Ⰰ 漀昀攀爀攀挀攀渀搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ 䨀 漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 ⠀挀漀渀挀氀甀猀漀⤀ 戀甀猀挀漀甀 漀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 挀愀瀀琀愀爀 漀 猀漀渀栀漀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 攀搀甀挀愀漀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 攀 氀攀瘀愀爀 爀攀昀氀攀砀漀 愀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀  Os textos buscaram trazer informações adicionais sobre o tema geral, não ficando preso apenas à ocupação da escola. O objetivo foi levar o internauta a conhecer um panorama geral sobre a ações e manifestações no Brasil e no mundo. Os podcasts, por sua vez, foram pensados mais como curiosidades, dando a possiblidade do internauta “passear” sobre o tema. As fotos foram utilizadas como reforço visual, porém não apenas dos textos, mas também do assunto abordado.਀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 椀洀攀爀最椀爀 漀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀 渀漀 琀攀洀愀 攀 瀀愀爀愀 椀猀猀漀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 琀爀愀渀猀洀搀椀愀 昀漀椀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀攀渀琀爀愀氀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀氀愀 琀攀洀 挀漀洀漀 甀洀 搀攀 猀攀甀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 ᰀ愠 渀漀琀挀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 ⠀椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀猀⤀Ⰰ 攀洀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀 洀攀椀漀猀 ⠀攀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀⤀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀Ⰰ 漀昀攀爀攀挀攀洀 甀洀愀 渀漀瘀愀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀愀猀猀瘀攀氀 搀攀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀 攀 挀椀爀挀甀氀愀漀 瀀漀爀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 攀洀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 洀瘀攀椀猀ᴀ†⠀䄀刀一䄀唀吀 攀琀 愀氀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⤀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
O tema geral do projeto integrado do 5º semestre do curso de Rádio e TV do Unasp-EC, estava relacionado a questões da Economia Política da Comunicação. Visto o atual cenário político que se passa no Brasil, esse tema ofereceu ainda mais contribuição para os alunos no quesito pessoal e profissional. Sendo assim, o trabalho buscou retratar não apenas a política do país, mas também a comunicação levando em consideração o Net Ativismo, que se fez presente no Brasil desde as manifestações de 2013. O objeto do trabalho foram as ocupações das escolas do estado de São Paulo, com foco em Artur Nogueira.਀䄀瀀猀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 琀爀愀渀猀洀搀椀愀 攀 栀椀瀀攀爀洀搀椀愀Ⰰ 漀 猀椀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 戀甀猀挀漀甀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 挀漀洀 挀愀搀愀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀漀 猀椀琀攀Ⰰ 猀攀渀搀漀 漀 昀漀爀洀愀琀漀猀 琀攀砀琀漀Ⰰ 瘀搀攀漀Ⰰ 昀漀琀漀 漀甀 瀀漀搀挀愀猀琀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀 一椀渀樀愀 倀爀漀搀甀琀漀爀愀 瘀椀瘀攀甀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀搀漀爀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀氀洀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀 挀漀洀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 昀漀椀 挀漀渀昀椀爀洀愀搀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀爀 漀 琀攀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 攀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀氀椀搀愀搀攀猀 漀昀攀爀攀挀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 瀀攀氀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 琀爀愀渀猀洀搀椀愀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀⸀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀刀一䄀唀吀Ⰰ 刀⸀㬀 䔀琀 愀氀⸀ 䔀爀愀 吀爀愀渀猀洀搀椀愀⸀ 䤀渀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 䜀攀洀椀渀椀猀Ⰰ 匀漀 䌀愀爀氀漀猀⼀匀倀㨀 唀昀猀挀愀爀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀渀⸀㈀Ⰰ 愀渀漀 ㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀最漀漀⸀最氀⼀最瘀匀昀䔀刀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀  樀甀渀 ㈀ ㄀㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䤀 䘀䔀䰀䤀䌀䔀Ⰰ 䴀愀猀猀椀洀漀⸀ 刀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀椀最椀琀愀椀猀Ⰰ 攀瀀椀猀琀攀洀漀氀漀最椀愀猀 爀攀琀椀挀甀氀愀爀攀猀 攀 愀 挀爀椀猀攀 搀漀 愀琀爀漀瀀漀昀漀爀昀椀猀洀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 唀匀倀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 渀뀀 㤀㈀Ⰰ 瀀 㤀ⴀ㄀㤀Ⰰ 搀攀稀⼀昀攀瘀⸀ ㈀ ㄀㄀ⴀ㈀ ㄀㈀⸀  䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀  㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀甀猀瀀⸀戀爀⼀爀攀瘀甀猀瀀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀搀漀眀渀氀漀愀搀⼀㌀㐀㠀㜀㜀⼀㌀㜀㘀㄀㌀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㈀ 搀攀 洀愀椀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䤀 䘀䔀䰀䤀䌀䔀Ⰰ 䴀愀猀猀椀洀漀⸀ 匀攀爀 刀攀搀攀猀㨀 漀 昀漀爀洀椀猀洀漀 搀椀最椀琀愀氀 搀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 渀攀琀ⴀ愀琀椀瘀椀猀琀愀猀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 唀匀倀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 渀뀀㈀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㤀ⴀ㜀㄀Ⰰ 樀甀氀⼀搀攀稀⸀ ㈀ ㄀㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀甀猀瀀⸀戀爀⼀洀愀琀爀椀稀攀猀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀䘀椀氀攀⼀㘀㤀㐀 㘀⼀㜀㄀㤀㜀㐀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㈀ 搀攀 洀愀椀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀匀䌀䤀伀䰀䄀Ⰰ 嘀椀挀攀渀琀攀⸀ 刀漀琀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 愀猀 渀漀瘀愀猀 洀搀椀愀猀㨀 搀漀 最愀洀攀  吀嘀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 匀攀渀愀挀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ 䈀椀氀氀⸀ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 吀爀愀搀⸀ 䴀渀椀挀愀 匀愀搀搀礀 䴀愀爀琀椀渀猀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ 匀倀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀  㔀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䔀䜀刀伀倀伀一吀䔀Ⰰ 一椀挀栀漀氀愀猀⸀ 䄀 嘀椀搀愀 䐀椀最椀琀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀愀猀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀⸀  ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀一팀Ⰰ 䐀㬀 刀䔀一팀 䰀⸀ 䴀搀椀愀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 猀漀挀椀愀氀 渀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 琀爀愀渀猀洀搀椀愀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䔀渀猀椀渀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 瘀⸀ 㐀Ⰰ 渀⸀ ㄀㐀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㔀ⴀ㠀㐀Ⰰ ㄀뀀 猀攀洀⸀ ㈀ ㄀㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀渀瀀樀⸀漀爀最⸀戀爀⼀爀攀戀攀樀⼀漀樀猀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀爀攀戀攀樀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀䘀椀氀攀⼀㌀㔀㘀⼀㈀㈀㄀㸀⸀  䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㈀ 洀愀椀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀