ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01164</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento integrado para Recepção de Calouros 2017/01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Geisa Andrade Araújo (FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO SANTEENSE); Anna Luiza Galon Main (FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO SANTEENSE); Kennedy Anderson Cupertino de Souza (FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO SANTEENSE); Mirella Bravo de Souza Bonella (FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO SANTEENSE)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação Integrada, Calouro, Veterano, Acolhimento, Recepção</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho refere-se a um planejamento integrado para a recepção de alunos calouros por alunos veteranos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do curso de Comunicação Social do Centro Universitário Faesa, localizado em Vitória, Espírito Santo. No decorrer de seis meses, foi produzido o trabalho na disciplina Comunicação Organizacional I, com o desenvolvimento de ações distribuídas por etapas, com diagnóstico, acompanhamento e prévia aprovação do cliente. Entre os valores da instituição, foi abraçado o Acolhimento, como base conceitual para a elaboração de todo o planejamento, com o objetivo principal de acolher e integrar os calouros com os veteranos, Ao todo, entre calouros, veteranos e demais envolvidos, aproximadamente 90 pessoas participaram deste projeto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho refere-se a um planejamento integrado de comunicação interna para a recepção de alunos calouros por alunos veteranos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do curso de Comunicação Social do Centro Universitário Faesa, localizado em Vitória, Espírito Santo. Margarida Kunsch descreve comunicação integrada como: "Uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa, que formam o mix composto da comunicação organizacional" (KUNSCH, 2003, p.150) Como ocorre em todo início de qualquer planejamento, este trabalho contém desde o diagnóstico inicial feito com o cliente, no caso o coordenador do curso de Comunicação Social, Paulo Soldatelli; apresentando pesquisa de campo, estratégias e ações divididas em 3 etapas. Tendo sido feito o diagnóstico com o cliente, surgiu a necessidade de realização de pesquisa de campo nas turmas do 2º e 8º períodos do semestre 2016/02. A intenção era identificar como ocorreu a recepção dos alunos dessas turmas, quando ingressaram nos primeiros períodos. A opinião foi uma só: eles não sentiram que tiveram qualquer recepção nos primeiros dias de aula. Muitos alunos narraram com tristeza o fato e outros registraram dificuldades até de se encontrar dentro da instituição. As respostas mostraram claramente a oportunidade de desenvolver um projeto voltado para a melhoria no acolhimento dos calouros de Comunicação Social da Instituição. A partir desta análise, foram criadas ações para modificar e melhorar a recepção que era realizada anteriormente. As ações foram apresentadas e aprovadas pelo cliente. Foi ampliado a participação para alunos de Publicidade e Propaganda, que trouxeram novos elementos e ações para o projeto. Com o êxito da aprovação, no início do semestre 2017/01 o projeto foi executado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo principal era acolher e integrar os calouros com os veteranos, gerando segurança para quem chegava e sentido de responsabilidade social daqueles que os recebiam e se colocavam de forma orgulhosa na função de padrinhos. Com o projeto de comunicação interna, pretendeu-se transformar o primeiro dia de aula dos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda com um momento marcante e de boas-vindas calorosa. Organizado e ministrado pelos criadores do projeto integrado a voluntários do curso de Publicidade e Propaganda, os calouros puderam ser recepcionados com uma linguagem mais informal, e isso possibilitou um diálogo mais direto e descontraído. Era aluno falando com aluno assuntos que interessavam a eles. Objetivos Específicos: - Compartilhar e valorizar experiências entre novos e velhos alunos; - Amenizar a ansiedade dos calouros, muitos recém-egressos do Ensino Médio; - Compartilhar expectativas, interagir e conhecer novos colegas e ambientes; - Experimentar novas práticas comunicativas; - Se familiarizar com os novos métodos de avaliação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta surgiu na disciplina de Comunicação Organizacional I, no período 2016/2. O objetivo do trabalho era fazer com que os alunos realizassem a aplicação prática da teoria aprendida em sala de aula. Portanto, o desafio consistia em desenvolver um Planejamento Integrado de Comunicação Interna para um cliente real. O cliente foi o Centro Universitário Faesa, localizada na capital do Espírito Santo, Vitória. Especificamente o curso de Comunicação Social, que engloba as graduações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. A experimentação foi o ponto-chave para se desenrolar o trabalho. Todas as diversas etapas desenvolvidas ao longo do semestre proporcionaram ao aluno simular de forma efetiva o processo de assessoria interna, realizado por profissionais da área de Comunicação Organizacional. Apresentação do cliente O Centro Universitário Faesa é uma instituição de ensino que foi fundada há 45 anos pelo empresário Antário Alexandre Theodoro. Possui como valores institucionais Acolhimento, Qualidade, Empregabilidade/Empreendedorismo. Sua missão é "Promover o desenvolvimento social por meio do conhecimento" e a visão "Ser destaque nacional por sua inovação e excelência na educação". Com oferta de cursos nas áreas de humanas, exatas, biomédicas, superior de tecnologia e ensino a distância, a Faesa agrega a vários desses cursos compromissos diretos com a sociedade. Prestando serviços ao mesmo tempo em que desenvolve a prática dos alunos preparando-os melhor para o mercado de trabalho. Os cursos de Jornalismo ou Publicidade e Propaganda têm 21 e 16 anos respectivamente. Contam com aproximadamente 550 alunos, sendo 250 matriculados em Jornalismo e 300 em Publicidade e Propaganda. O curso de jornalismo é referência no país e tinha na época nota máxima no Enade, avaliação feita pelo Ministério da Educação. Oportunidade Tendo como base a doutrina estudada e o encontro presencial com o Coordenador de Comunicação Social, Paulo Soldatelli, para diagnóstico, ficou clara a necessidade de enfatizar os valores empresariais em quaisquer ações de comunicação interna que deveriam ser desenvolvidas, solidificando-os como características fundamentais e basilares de todas as atividades desenvolvidas pela organização. No caso deste projeto, foi escolhido o Acolhimento. "As empresas que mais crescem em seus segmentos são exatamente as que conseguiram construir um sólido processo de comunicação" (ZANUSO E REIS, 2008, p 61). O Dicionário Aurélio Online de Português apresenta a palavra Acolhimento como uma ação ou efeito de acolher, receber em sua casa; recolher. Receber com agrado e recolher-se, refugiar-se. A proposta de recebê-los de forma acolhedora foi uma oportunidade de criar entre aluno e instituição um laço de união e fazer um relacionamento diferenciado entre veteranos e calouros caracterizado por um vínculo amigável. Prezar pelo conhecimento do aluno na prática conjunta à teoria favoreceu a aplicação das habilidades intra e interpessoal de cada um. Além de aguçar o potencial dos alunos em oferecer o melhor para o cliente e obter resultados positivos, os estudantes conheceram a importância de um projeto integrado de comunicação. O projeto possibilitou ainda, que alunos de cursos diferentes  Jornalismo e Publicidade e Propaganda - se integrassem por um único propósito. Praticando assim o trabalho em equipe e integrando seus conhecimentos. A experiência mostrou a importância de exercitar o conteúdo aprendido em sala de aula, pois transforma toda teoria em conhecimento e amplia as possibilidades do mercado de Comunicação para os alunos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> De acordo com ZANUSO E REIS (2008, p.26), criar método de ação é importante para estabelecer os processos e atividades. E os métodos podem ser elementos já conhecidos, mas também criados. Para ampliar as possibilidades de criação, foi feita uma pesquisa de campo para conhecer a opinião de alunos veteranos sobre a recepção que tiveram quando ingressaram na instituição. Na pesquisa, 82% dos alunos responderam que esperavam ser recebidos com atividades e sem muita formalidade; e 18% não esperavam nada. Quando perguntados sobre como foi a recepção que tiveram, 88% responderam que acharam a recepção foi ruim ou que não consideraram o primeiro dia como algo diferente, resumiram em  nada de interessante . A partir disso, iníciamos o desenvolvimento das ações. Fundamentado na pesquisa, o grupo observou a oportunidade de realizar uma recepção com várias atividades para os calouros. Passaremos a apresentação das 3 etapas  pré-evento, evento e pós-evento  detalhando cada uma das ações realizadas. Abaixo, colocamos os produtos que foram usados em cada uma das etapas, descritas no item  processo .  A Comunicação Interna trabalha na identificação das necessidades  tanto da empresa para com seu público interno quanto do seu público interno para com a empresa  , verificando o que é esperado da empresa em termos de comunicação. Essa resposta deve ser obtida por um diagnóstico, baseado em pesquisas e no estudo das relações comunicacionais. É importante ouvir colaboradores de todos os níveis antes de elaborar, implantar, desenvolver e manter um projeto de Comunicação Interna. (ZANUSO E REIS, 2008, p.48) Todos os funcionários do curso de comunicação foram envolvidos de alguma forma. Esse foi o primeiro e principal método utilizado para que o projeto desse certo. Todos prontamente se comoveram em realizar o projeto, técnicos, professores, colegas de classe e coordenação do curso. Em Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação, TAVARES (2009, p.24) destaca o pensamento de LEVITT, apud BEKIN (2004, p.5) sobre promover o comprometimento interno para atingir o externo. Se a empresa espera atingir objetivo lá fora, precisa se certificar que todos nela estão comprometidos com esse objetivo , vale lembrar que os alunos veteranos foram responsáveis pela organização e desenvolvimento e criação dos métodos do projeto. Para conceituar as atividades, recorremos à ZANUSO E REIS (2008, p.27).  A decisão sobre que meios utilizar deverá ser tomada criteriosamente, priorizando tanto a efetividade e atratividade na forma, quanto a mensagem a ser entregue ao público-alvo . Logo e mensagem-chave: Foi criada um logo como identidade visual do projeto. A marca com formato redondo passa a ideia de união e companheirismo. Para dar um tom de festividade, alegria e acolhimento, escolhemos a cor laranja como paleta de cor do Jornalismo. Para o Curso de Publicidade e Propaganda a cor escolhida foi a verde. Transmitindo a mensagem de jovialidade, criatividade e renovo. A logo ainda contêm uma imagem de duas mãos se cumprimentando, reforçando a ideia de parceria e união do calouro com o veterano. Para intensificar a marca, também foi criado uma mensagem-chave como a frase  Calouro: Hoje a pauta é você , adaptada para Publicidade e Propaganda com a mensagem  Calouro: Hoje o break é você . A intenção era criar ainda mais uma familiaridade do calouro com os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Camisa do Projeto - Foi criado dois modelos de camisas para os alunos veteranos. Cada curso com a logo correspondente e atrás uma varinha mágica. Produto audiovisual - Produzido um vídeo, com linguagem dinâmica e rápida, com professores dos primeiros períodos dos cursos dando boas-vindas para os calouros. No vídeo, cada professor dava as boas-vindas, dizia quais matérias lecionava e desejava aos calouros um bom semestre. Mensagem de texto - Foi criada duas mensagens padrão para ser enviada para os calouros por WhatsApp. O uso desse meio favoreceu a comunicação direta, reduzindo ruídos e possibilitando um contato mais individualizado. A primeira, enviada dez dias antes do início das aulas, continha o seguinte texto:  Olá sou (nome do veterano) seu veterano, serei também seu padrinho durante esse primeiro semestre. Qualquer dúvida em relação ao curso é só me procurar por aqui ou na faculdade. Ah, e não deixe de ir no seu primeiro dia de aula, estamos preparando uma super recepção pra você. Até dia 6 de fevereiro (dia do início das aulas) . Num segundo momento, foi enviada a mensagem dois, um dia antes do início das aulas:  Olá, (nome do calouro)! Animada para o seu primeiro dia de aula? Sou seu veterano e estarei te esperando na sala 404, bloco 4. Até amanhã. (nome do veterano) . A mensagem poderia ser mandada por Whatsapp ou SMS e E-mail. Apadrinhamento - Para acompanhar e tirar dúvidas durante o semestre, os calouros tiveram um padrinho. Cada veterano recebeu um número de calouros para apadrinhar. Esse apadrinhamento acontecia desde o momento em que os veteranos mandaram mensagem para os calouros. Redes Sociais - Foi criado uma conta no Instagram para direcionar mensagens para os calouros e registrar a cobertura das ações nos dias da recepção, criando uma sensação de acolhimento desde o primeiro contato. Na conta, foram compartilhadas fotos, vídeos e lives do evento. Música e café da manhã  No primeiro dia, foi organizado pelos próprios alunos veteranos um café da manhã e música ao vivo. Apresentação dos cursos - Os veteranos criaram uma apresentação e se dividiram para falar para os calouros sobre os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, projetos de extensão, Ambiente Virtual de Aprendizagem (Ava). Os alunos deram dicas de sites, blogs e contaram experiências que tiveram no curso, repassando características de alguns professores e atividades previstas. Oficinas para calouros  Também houve a preocupação de promover o contato com ferramentas do curso logo no primeiro dia de aula. Foram promovidas oficinas de TV, rádio e fotografia, nos laboratórios. As oficinas foram ministradas por técnicos e professores da instituição. Esses encontros foram importantes para que o aluno tivesse o primeiro contato com os professores e técnicos do curso, e também com os equipamentos da instituição (câmera fotográfica, filmadora, estúdio de TV). Primeiro momento de experimentação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No primeiro semestre de 2017, o projeto foi posto em prática, seguindo as etapas, ações e produtos desenvolvidos, acrescidos de melhorias e reformulações às quais qualquer planejamento deve manter-se aberto. Abaixo descrevemos a experiência da atividade prática. Pré-evento Todas as etapas foram pensadas levando em conta o valor Acolhimento apresentadas pelo cliente, Centro Universitário Faesa, especificamente o Curso de Comunicação Social, representado pelo Coordenador dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Paulo Soldatelli. De acordo com o coordenador, o objetivo era ampliar e unificar a comunicação entre Instituição e alunos, gerando experiências positivas para os calouros. Fundamentado nisso, todo o projeto foi desenvolvido para conceituar de forma positiva a marca do cliente ao aluno.  Uma Comunicação Interna eficiente gera percepções positivas para a marca corporativa, para a empresa, seus produtos e serviços. Essas percepções não se restringem aos funcionários, mas se estendem a toda sua rede de relações internas e externas, contribuindo para a formação da reputação empresarial e o reconhecimento público. Afinal, ela potencializa o fluxo de informações, íntegra públicos, contribui na formação de equipes de alta performance e reforça a imagem corporativa da empresa. (ZANUSO E REIS, 2008, p.13) O material utilizado nos dias de aplicação do projeto foi preparado meses antes da recepção dos calouros. A integração dos veteranos do curso de Publicidade e Propaganda ao projeto enriqueceu o trabalho. Juntos, foi discutida uma logo que representasse exatamente o principal valor destacado do Centro Universitário como base para todo o projeto, o valor Acolhimento. Uma logo foi criada, como identidade visual do projeto, com o slogan:  Calouro, hoje a pauta é você . Esse slogan foi pensado para os calouros do curso de Jornalismo. Para o curso de Publicidade e Propaganda o slogan era:  Calouro, hoje o break é você . O símbolo da logo escolhida traz o cumprimento de duas mãos, retratando e reforçando o valor-chave de todo o projeto. Essa logo, foi utilizada em todos os contatos com os calouros. Os veteranos confeccionaram camisas para utilizar nos dias da recepção para melhor identificação e reconhecimento por parte dos calouros. As camisas também foram pensadas como forma de integração e padronização da equipe. Os veteranos produziram um vídeo de apresentação com alguns professores para desejar as boas vindas aos novos alunos. Na oportunidade, eles puderam explanar de maneira rápida os objetivos das disciplinas e os caminhos que os alunos irão traçar durante a caminhada acadêmica na Instituição. Com a primícia de gerar relacionamentos entre os alunos os veteranos fizeram contato com os calouros através de mensagens de WhatsApp e SMS. A secretaria do Centro Universitário disponibilizou uma listagem dos alunos de Comunicação Social para os veteranos. A partir daí foi realizado o que foi chamado de apadrinhamento. O apadrinhamento consistia em cada veterano acompanhar, direcionar e dar suporte para os calouros antes das aulas iniciarem, fazer a recepção da primeira semana e acompanhar durante o primeiro semestre, auxiliando nas dúvidas que talvez pudesse surgir. Cada padrinho enviou duas mensagens-padrão. Essas mensagens foram enviadas em dois momentos. A primeira dez dias antes do início das aulas e a segunda na véspera da recepção. O conteúdo das mensagens foi criado para unificar e padronizar a fala, de maneira que não houvesse ruído na comunicação. O contato via WhatsApp e SMS foi fundamental pro início do relacionamento com os calouros. Os calouros também receberam um vídeo com instruções de como chegar ao bloco 4 do Centro Universitário, para evitar transtornos e ficarem perdidos dentro da Instituição. Todas as ações realizadas antes da recepção dos alunos foram bem executadas para sucesso do projeto.  A eficácia dos resultados depende de uma série de fatores, entre os quais a otimização dos recursos que serão empregados nas diferentes formas de comunicação da organização com seus diversos públicos. O alinhamento evita sobreposição de mensagens e a formação de zonas de ruído na comunicação. (ZANUSO E REIS, 2008, p.17) Evento Para o dia da recepção uma programação foi elaborada juntamente com os veteranos do curso de Publicidade e Propaganda. A sala de aula foi preparada, para receber os novos alunos, com uma mesa com café da manhã. Os veteranos montaram uma pequena banda e tocaram durante a degustação do lanche oferecido. O intuito era descontrair o ambiente, proporcionar a interação e acolher de maneira agradável a todos. Após este momento, foi dado início a apresentação dos cursos de Comunicação Social feita pelos alunos. A abordagem da apresentação foi dinâmica, utilizando vídeos dos professores, dos alunos e da estrutura física da Instituição. Toda a apresentação foi realizada pelos veteranos. O objetivo era apresentar o Centro Universitário aos calouros na visão de quem é aluno. Portanto, foi dado a oportunidade para que cada aluno integrante do Projeto de Recepção aos Calouros pudesse compartilhar sobre aspectos e ambientes da Instituição. Nesse momento foram abordados, especialmente, a estrutura física e todo o seu funcionamento. Logo após, os alunos se dividiram em dois grupos para conhecer o laboratório de fotografia e o estúdio de televisão. Os professores orientadores proporcionaram aos alunos um contato direto com os equipamentos disponíveis nos laboratórios. Eles manusearam os equipamentos e puderam desfrutar já no primeiro dia o que vão poder utilizar durante todo o curso. Uma oficina ministrada pelo professor Victor Mazzei com o tema  Criatividade aconteceu no segundo dia da recepção. Os alunos foram instigados a pensar e olhar os conteúdos midiáticos de uma forma diferente. Todo o projeto foi aplicado nos turnos matutino e noturno. Pós-evento O apadrinhamento dos calouros continua, mas em outra linha. Após a recepção, o veterano acompanha os calouros oferecendo assistência nas possíveis dúvidas que possam surgir. Os alunos veteranos de Publicidade e Propaganda que integraram a equipe enriqueceram a produção e divulgação do projeto contribuindo com a cobertura fotográfica, postagens em redes sociais específicas e criadas para os calouros e também pequenos vídeos dos momentos da recepção. As redes sociais foram criadas para estreitar ainda mais o contato entre alunos, bem como, a postagem das fotos dos primeiros dias de aula. Foi levado em consideração como um dia importante na vida dos novos acadêmicos e o registro fotográfico e a postagem em redes sociais foi considerado algo positivo, para ambas as partes. Para os alunos o uso das fotos em mídias sociais, visto que os dias atuais são marcados por exposição da imagem através das redes sociais, foi considerada uma ótima iniciativa. Já para o cliente, o uso de sua marca através de seu público-alvo, demonstra satisfação, reforça e valoriza sua imagem nos meios midiáticos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Conclui-se que este trabalho de Planejamento Integrado em Comunicação Interna foi proveitoso para que os alunos pudessem exercitar aquilo que muitas vezes é avaliado de forma tradicional, conceitualmente. A prática possibilita que o aluno se sujeite a encarar a realidade como um profissional. O produto desenvolvido foi satisfatório para os organizadores e o êxito transcendeu os cursos de Comunicação Social, atingindo a forma como os novos alunos visualizam e sentem a Instituição Faesa. Obteve-se um resultado muito positivo por parte dos calouros, que entenderam a proposta dos veteranos e contribuíram para a excelência da recepção, além de permanecerem em contato que era uma das ideias principais do projeto. O aprendizado foi enriquecedor, tornando os alunos mais capacitados para enfrentar o mercado de trabalho. A realização do projeto de forma integral com outros veteranos acrescentou na união do grupo, que compartilhou experiências e que também evoluiu profissionalmente junto. Durante o planejamento e execução ficou claro a complexidade da tarefa e a necessidade da Comunicação Interna de forma integrada nas organizações para melhor fluidez dos relacionamentos internos e produtividade dos colaboradores. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">HOLANDA, Aurélio Buarque de. "Dicionário Aurélio Online." (2013). Disponível em https://dicionariodoaurelio.com/. Acessado em 16.04.2017<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Khroling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>TAVARES, Maurício. "Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática Maurício Tavares. - 2. ed. - São Paulo: Atlas 2009.<br><br>ZANUSO, C. C. e REIS J. 3º Caderno de Comunicação Organizacional - Como entender a comunicação interna. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO - ABRACOM. São Paulo, 2012, 68p. Disponível em http://www. abracom.org.br/arquivos/CCO_final.pdf. Acessado em 18.04.2017<br><br> </td></tr></table></body></html>