INSCRIÇÃO: | 01177 |
CATEGORIA: | PT |
MODALIDADE: | PT13 |
TÍTULO: | APLICATIVO COMO PLATAFORMA PARA VEICULAÇÃO DE CONTEÚDOS DE TELEVISÕES UNIVERSITÁRIAS: UNITV |
AUTORES: | Luiz Gustavo Chicarino da Silva (Universidade integradas Teresa D'Ávila) |
PALAVRAS-CHAVE: | UNITV, Televisão Universitária, ABTU, APLICATIVO, |
RESUMO | |
O objetivo é viabilizar o conteúdo produzido pelasTV's Universitárias, sabendo que este não está disponível para um público abrangente por não existir uma plataforma barata para dispor o conteúdo. Sabendo disso, foi desenvolvido um aplicativo para que a ABTU possa levar o conteúdo das TV's associadas até o público sem gerar custos, isso por meio de plataformas já gratuitas existentes e com auxílio de profissionais da área de programação e desenvolvimento de aplicativos. O aplicativo terá o nome de UNITV, fazendo referência às TV's Universitárias que a compõem. Desta forma, o público interessado poderá ter acesso a estas informações, divulgando as universidades participantes, o trabalho do aluno e tendo um cunho social pela educação de prolifera com este movimento. | |
INTRODUÇÃO | |
INTRODUÇÃO Atualmente universidades de comunicação de todo o Brasil vem implementando televisões universitárias em suas sedes para oferecer formação prática para seus futuros profissionais. O conteúdo de uma TV Universitária é produzido pelos próprios alunos e a geração de custos é bem baixa, contando apenas com custos eventuais de translado e alimentação dos alunos participantes. Também não gera nenhum retorno financeiro para a instituição ou para os envolvidos. E a maioria dos conteúdos produzidos é veiculada em TV aberta já existente, o que gera um custo muito grande. E comofazer com queesses conteúdos possam ser vistos por uma gama maior de interessados sem gerar tais custos? A proposta deste trabalho é a criação de um protótipo de aplicativo para Smart TVe Smartphones para a veiculação do conteúdo produzido nas universidades que recebem o apoio da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU). Seria um método de oferecer o conteúdo acadêmico aos interessados sem que gere custos para a universidade. A ABTU é uma entidade que orienta e auxilia as TV's universitárias existentes no Brasil atualmente. Ela oferece apoio administrativo, técnico e jurídico, ajuda a entender o caminho a se percorrer como canal de TV e também mantém suas apoiante em contato com empresas do âmbito comunicacional, como Anatel, Ministério das Comunicações, Ministério da Educação, entre outros. É um projeto bem estimado desde sua implementação, porém vê-se a necessidade de oferecer um mecanismo que possa amplificar o público que tem acesso a ele, em benefício às universidades e aos que buscam conhecimento. O formato adotado é o trabalho prático, unindo pesquisas e referencias de teóricos conceituados para entender como funciona o processo de integração das mídias que serão utilizadas e o que é necessário para desenvolver o aplicativo dentro dos preceitos procurados, fazendo com que o produto final possa ser utilizado para os devidos fins intencionados por ele. | |
OBJETIVO | |
OBJETIVO GERAL 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 瀀爀漀琀琀椀瀀漀 搀攀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 匀洀愀爀琀 吀嘀攀 匀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀攀 愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀攀 吀嘀✀猀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀猀 猀攀洀 最攀爀愀爀 挀甀猀琀漀猀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀愀最愀漀 攀洀 挀愀渀愀椀猀 樀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀Ⰰ 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀 愀挀攀猀猀漀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀猀⸀ 䔀匀倀䔀䌀촀䘀䤀䌀伀匀 ⴀ䤀渀琀攀最爀愀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀搀椀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 愀 昀椀洀 搀攀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀爀 愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀㬀 ⴀ 䌀爀椀愀爀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀攀氀愀猀 吀嘀✀猀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 䄀䈀吀唀 焀甀攀 渀漀 最攀爀攀 挀甀猀琀漀猀㬀 ⴀ䔀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀 瀀爀漀琀琀椀瀀漀 搀攀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 匀洀愀爀琀 吀嘀 攀 匀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀愀 漀 愀挀攀猀猀漀 搀攀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 愀洀瀀氀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀 攀洀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䨀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 A criação de um aplicativo para Smart TVe Smartphones para veiculação do conteúdo das TV's universitárias apoiadas pela Associação Brasileira da Televisão Universitária (ABTU)eleva a experiência profissional do aluno por exigir que ele pesquise e aprofunde seus conhecimentos em assuntos que ele provavelmente irá ser cobrado no mercado de trabalho, como a integração das mídias utilizadas no processo, por exemplo. O acesso à educação deve ser um dos principais direitos de qualquer indivíduo, o que realça a importância do projeto no âmbito social por fazer com que os conteúdos acadêmicos de uma TV educativa possam alcançar um público maior, não havendo custos para contrato do serviço. Demonstrando que a convergência de mídias pode ser usada para o bem comum, evitando a produção de custos desnecessários, cria-se uma possível contribuição para uma nova abordagem prática futuramente, já que com o passar do tempo surge tecnologias cada vez mais eficientes e menos custosas para tais feitos. Uma vez que o conteúdo acadêmico e cultural produzido pelos associados da ABTU será disponibilizado gratuitamente por meio de aplicativo para Smart TVe Smartphones passa a ter importância social elevada por viabilizar o acesso de interessados em geral às programações produzidas. Desta forma, torna-se um projeto relevante para os três âmbitos consideráveis, social, profissional e de contribuição à abordagens futuras, disseminando conhecimento aos envolvidos em cada uma das partes. | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
O aplicativo UNITV será responsável por armazenar, veicular e disponibilizar os conteúdos produzidos pelas TV's Universitárias regidas pela ABTU. Cada TV Universitária terá seu espaço dentro do aplicativo separadamente, sendo responsável por produzir e veicular o que julga de suma importância para seu público, juntamente com a avaliação da ABTU. O público que poderá ter acesso a esse app não se restringe somente a alunos das universidades participantes, mas todos os interessados poderão baixa-lo em seu Smartphone ou Smart TV, apesar o público-alvo ser alunos, professores e pessoas ligadas às instituições em sua maioria. Desta forma o app cumpre seu objetivo de conseguir expandir o acesso aos conteúdos produzidos dentro das universidades, trazendo uma bagagem cultural, informativa e de entretenimento inteligente para o público que recebe esta informação e uma bagagem profissional imensurável para os alunos promoventes. Estrutura do Aplicativo UNITV A estrutura de um aplicativo deve se reger diante a concepção de como ele deve ser feito para que possa engajar o público e oferecer seus serviços de maneira clara e objetiva, também beneficiando-os com o serviço educativo prestado. Segundo Cruz (2008, p. 47), a digitalização torna os televisores mais próximos dos computadores, com capacidade de processamento e armazenamento, sendo assim, um fator de aceleração para inclusão digital. Na aplicação das ideias estudadas até então para concluir e finalmente desenvolver o protótipo desejado será utilizado estudos de interface e estrutura de aplicativos com o auxílio de obras Desenvolvendo Aplicativos para Smart TVs de Alexandre Porfirio, auxiliando a construção do protótipo do aplicativo. Sabendo que o conteúdo das TV's Universitárias associadas à ABTU oferece informações acadêmicas e culturais sobre as regiões onde se localizam, é de extrema importância que tais produções estejam disponíveis para o maior numero de interessados possível. Será preciso aprofundar os estudos sob as tecnologias que poderão ser utilizadas para o desenvolvimento do produto final, como softwares gratuitos que possa integrar os conteúdos à Smart TV e ao Smartphone. Um exemplo disso seria a utilização da plataforma de vídeo Youtube para disponibilizar o conteúdo e depois linkar este serviço ao aplicativo desenvolvido, fazendo com que possamos aproveitar de meios já existentes para integrar ao produto final, diminuindo custos. Ele será estruturado com tela de login, tela de opções das TV's associadas a ABTU, tela de menu, tela de vídeos dispostos de acordo com a opção selecionada, campo de busca do conteúdo desejado, entre outros que possam facilitar sua aplicabilidade, funcionabilidade e navegabilidade. Aplicabilidade O UNITV, como citado anteriormente, servirá para aproximar as TV'S Universitárias em questão do público interessado em seu conteúdo, podendo ser alunos, professores e envolvidos com a universidade ou indivíduos da sociedade local, até mesmo interessados vindos de situações completamente divergente. O app também divulga a existência de várias TV's Universitárias que não são conhecidas em certas regiões do Brasil, facilitando o acesso ao conteúdo da mesma. Isso por serem dispostas todas as opções juntas em uma mesma plataforma, fazendo com que um interessado em outro conteúdo acabe por tomar conhecimento de outros conteúdos, de variadas regiões e propriedades. Desta forma, o UNITV expande o acesso a informação de maneira significativa, se tornando ferramenta positiva tanto para o desenvolvimento do aluno envolvido quanto para o público que o acessa. Funcionabilidade A funcionabilidade do aplicativo se dá pela plataforma em que ele será hospedado. Nela é preciso se cadastrar e gerar um login e senha para o acesso ao conteúdo armazenado na plataforma. Depois de efetuar o login e senha será disposto em tela principal todas as Televisões Universitárias associadas à ABTU como opções para que o usuário possa acessar o conteúdo de cada uma delas. Cada TV é tratada como um canal dentro da UNITV, dentro deste canal, quando selecionado pelo usuário, estão disponíveis à visualização todo o conteúdo publicado pela instituição responsável com apoio da ABTU. Tem também a opção de Menu, onde o usuário pode adentrar ao seu perfil para alterar seus dados ou acessar informações contidas nele, também estabelece um filtro para os seguintes conteúdos: canais oferecidos, cultura, documentários, entretenimento, institucionais, notícias, entre outros. O campo de busca também estará disponível para o usuário pesquisar seus interesses, e, a partir disto, serão dados os resultados que mais se aproximam do que foi solicitado. O usuário poderá salvar em seu perfil os vídeos que mais agradaram a ele, tendo mais facilidade para acessar e gerando sugestões que partem de assuntos parecidos a esses salvos, mesmo que não seja produzido pela mesma TV/canal. Desta forma, o usuário poderá tomar conhecimento de assuntos relevantes de acordo com seus próprios interesses, além de conhecer os trabalhos desenvolvidos em outras universidades instantaneamente. Além disso, a navegação se faz clara e objetiva, viabilizando facilmente o acesso aos conteúdos. | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
Descrição do Produto Para produzir um aplicativo como o desejado será contratada uma empresa especializado no desenvolvimento de tais sistemas. Eles estimam que o desenvolvimento seja realizado em 320 horas, conseguindo fazer em pequenas entregas de 15 dias em 15 dias para que seja feito um acompanhamento desse desenvolvimento, totalizando 2 meses para o desenvolvimento e entrega final. O escopo seria o seguinte: Desenvolvimento de aplicativo para as plataformas Web, IOS, Android e Windows Phone, sendo que a hospedagem do site e a licença para publicação em cada loja de aplicativos fica a encargo da ABTU. - Telas Administrativas: • Tela para cadastro de Vídeos do Youtube categorizados, com tags, descrição, título, tempo e demais informações necessárias; • Tela para cadastro de Usuários do sistema; • Tela para cadastro de login de alunos para acessar área privada de vídeos; • Tela de login administrativo. - Telas para os usuários: • Tela para visualização de vídeos com filtros por categoria, tags e demais informações necessárias para o usuário acessar o vídeo e filtrá-los; - Visualização de vídeos relacionados ao vídeo que está sendo assistido; - Visualização de vídeos assistidos recentemente; • Tela para visualização de vídeos privados que o usuário/aluno tem acesso; • Tela para cadastro e edição de informações do perfil; • Tela para login. Com isso, teremos tanto os aplicativos quanto a possibilidade de acessar via site também. Produção Prática O produto final será o protótipo de um aplicativo para Smart TVeSmartphones que faça a veiculação do conteúdo produzido por TV's Universitárias, dentro da ABTU, de forma a expandir o público que tem acesso a esse conteúdo e que não gere custos adicionais com mídias de veiculação. Primeiro será necessário analisar o público que consome conteúdo socioeducativo para entender a quem destina-se o aplicativo e entender a importância da viabilidade para tal público, esta pesquisa pode ser feita por meio de canais já existentes que frisam este tipo de assunto e a observância de qual o público atingido. Em segundo plano, é importante entender como funciona o produto e quais as plataformas gratuitas disponíveis no mercado que podem servir de veículo para a implementação do conteúdo. Ao entender a tecnologia hoje utilizada no Brasil quanto aos aplicativos para Smart TVs e Smartphones, e seus entraves poderá partir para o planejamento do trabalho a ser realizado de forma prática, é importante lembrar que o estudo caminha considerando a realidade hoje existente de que cada marca, praticamente, possui um sistema operacional próprio e que os aplicativos acabam sendo feito respeitando a especificidade de cada uma, o que dificulta e amplia os custos, caso haja interesse em realizar aplicativo para todas as marcas fabricadas e negociadas hoje no Brasil. Entendendo para qual público de pretende trabalhar, será passado à fase de elaboração de briefing para que se possa saber exatamente o que o aplicativo oferecerá para o público. E por último estudar a interface que deverá ser aplicada para que o aplicativo fique viável e compreensível, desenvolvendo então a que mais se adequa ao produto pretendido. A produção do aplicativo considerará fatores extremamente importantes para seu sucesso, como, por exemplo, interface amigável e boa usabilidade. Esses são dois pontos que receberão total atenção durante o trabalho de produção. De nada adianta apresentar um produto que apresente dificuldade de uso, pois se considera que o usuário de internet é o público em geral, por mais que possamos segmentá-lo. No caso das SmartTV's e Smartphones, mais ainda, pois se fala de um produto que é usado por famílias inteiras que são compostas por pessoas com diferentes graus de conhecimento de uso das tecnologias atuais. Não se pode projetar um aplicativo que seja de fácil uso por parte dos jovens, mas que apresente dificuldades para os mais velhos, que tenham menos conhecimento intuitivo. Isso tem de se considerado em todo o processo de concepção do projeto. Depois de elaborado, é importante destacar, que o aplicativo terá de passar por testes de usabilidade e aplicabilidade para que se tenha certeza de cumprimento das expectativas geradas. Deste modo teremos, por fim, o protótipo desejado que, caso aprovado em sua proveniência, pode ser adotado pela ABTU como método para a veiculação de seus conteúdos. Considerações Finais (2.000 caract) O aplicativo UNITV é uma plataforma que disponibiliza o conteúdo das TV's Universitárias associadas à ABTU a quaisquer interessados, estabelecendo um enorme potencial para os alunos envolvidos e para a proliferação de informações sem gerar custos de veiculação para as universidades e para o usuário adquirente. A princípio foi pensado no desenvolvimento de um aplicativo para Smart TV, apenas. Isso por se tratar do formato de Televisões universitárias a serem veiculada. Mas, vendo a frequência do acesso dos app via Smartphones, a abrangência do público alvo em contato com esse dispositivo e a facilidade de acesso que ele dispõe melhor que pela Smart TV, alteramos o produto e ele será agora desenvolvido para ambos dispositivos. Também se teve alterações relacionadas à abrangência do aplicativo, que a princípio seria desenvolvido para TV UNIFATEA, mas, pensando em uma plataforma mais geral que pudesse englobar outras televisões universitárias, fazendo com que elas pudessem interagir entre si, e ainda ser uma forma de unificar tal mecanismo de acesso para todo o Brasil, fazendo com que o ganho na expansão da informação fosse muito maior, o aplicativo foi desenvolvido, por fim, para a ABTU. Associação que rege a maioria das televisões universitárias existentes no Brasil, se não todas. Houve alterações no Layout do produto no decorrer do processo, pois, além de mudar o cliente, buscava-se uma melhor aplicação e navegabilidade para o usuário, facilitando a disposição de informações. O trabalho alcançou os objetivos propostos em todos os pontos, inclusive os novos objetivos que foram surgindo no seu decorrer, relacionado à maior abrangência que se visava. Desta forma, todo o desenvolvimento teórico e prático foi satisfatório até então, sofrendo as devidas alterações apontadas pelos avaliadores. Acredito que o trabalho desenvolvido aqui seja de suma importância para todos os envolvidos e para o usuário, visando a convergência midiática de forma muito positiva no mercado acadêmico. | |
CONSIDERAÇÕES | |
Considerações 伀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 唀一䤀吀嘀 甀洀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 焀甀攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀猀 吀嘀ᤀ猠 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀猀 愀猀猀漀挀椀愀搀愀猀 䄀䈀吀唀 愀 焀甀愀椀猀焀甀攀爀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀猀Ⰰ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀渀搀漀 甀洀 攀渀漀爀洀攀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 攀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀氀椀昀攀爀愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀攀洀 最攀爀愀爀 挀甀猀琀漀猀 搀攀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 瀀愀爀愀 愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 攀 瀀愀爀愀 漀 甀猀甀爀椀漀 愀搀焀甀椀爀攀渀琀攀⸀
A princípio foi pensado no desenvolvimento de um aplicativo para Smart TV, apenas. Isso por se tratar do formato de Televisões universitárias a serem veiculada. Mas, vendo a frequência do acesso dos app via Smartphones, a abrangência do público alvo em contato com esse dispositivo e a facilidade de acesso que ele dispõe melhor que pela Smart TV, alteramos o produto e ele será agora desenvolvido para ambos dispositivos.吀愀洀戀洀 猀攀 琀攀瘀攀 愀氀琀攀爀愀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 焀甀攀 愀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 猀攀爀椀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀愀爀愀 吀嘀 唀一䤀䘀䄀吀䔀䄀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 瀀攀渀猀愀渀搀漀 攀洀 甀洀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 最攀爀愀氀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 攀渀最氀漀戀愀爀 漀甀琀爀愀猀 琀攀氀攀瘀椀猀攀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀猀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 攀氀愀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 椀渀琀攀爀愀最椀爀 攀渀琀爀攀 猀椀Ⰰ 攀 愀椀渀搀愀 猀攀爀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 甀渀椀昀椀挀愀爀 琀愀氀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀 漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 漀 最愀渀栀漀 渀愀 攀砀瀀愀渀猀漀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 昀漀猀猀攀 洀甀椀琀漀 洀愀椀漀爀Ⰰ 漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀Ⰰ 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 䄀䈀吀唀⸀ 䄀猀猀漀挀椀愀漀 焀甀攀 爀攀最攀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 琀攀氀攀瘀椀猀攀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 猀攀 渀漀 琀漀搀愀猀⸀
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䈀吀唀Ⰰ 䄀猀猀漀挀椀愀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 吀攀氀攀瘀椀猀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䄀䈀吀唀㨀 吀嘀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 ⬀ 吀嘀 倀切戀氀椀挀愀⸀ ㈀ 㘀⸀ 一먀 ㌀⸀ 䤀匀匀一㨀 ㈀㌀㠀ⴀ㐀㔀㘀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀戀琀甀⸀漀爀最⸀戀爀⼀圀攀戀匀椀琀攀⼀眀瀀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀㈀ 㘀⼀ 㤀⼀刀攀瘀椀猀琀愀ⴀ䄀䈀吀唀ⴀ瘀攀爀猀─䌀㌀─䄀㌀漀ⴀ昀椀渀愀氀⸀瀀搀昀㸀 嘀椀猀甀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀㨀 漀甀琀 ㈀ 㘀⸀
BELDA, Francisco Rolfsen; DA SILVA, Roberta Salgado Gonçalves. Produção de Conteúdo Educativo em Televisão Digital como Estratégia Organizacional de Comunicação Universitária, 2008. Disponível em: Conheça a ABTU. Disponível em: KENSKI, Vani Moreira. Educação e Comunicação: Interconexões e Convergências. Disponível em: LIMA, Sergio Luis dos Santos. Estratégias operatórias em navegabilidade. (2009). Disponível em: TUBELO, Babi. Geometria do design: fundamentos de harmonia gráfica visual. 2012. Disponível em: |