ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01178</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Mídia alternativa desenvolvida para a campanha do cliente Vingadores do Bem </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;guilherme lacerda silva (Centro Universitário Newton Paiva); Priscilla Cristina Teixeira dos Santos (Centro Universitário Newton Paiva); Mariana Rocha vieira Grandi (Centro Universitário Newton Paiva); Aryane Fernanda Arcanjo de Souza (Centro Universitário Newton Paiva); Lamounier Lucas Pereira Júnior (Centro Universitário Newton Paiva)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;engajamento, inovação, interação, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Foi desenvolvida, em parceria com o Projeto Social Vingadores do Bem e a Azul Linhas Aéreas como patrocínio fictício, uma campanha publicitária onde tivemos como produto uma linha de pulseiras carregador assinada pelo quadrinista Will Conrad. Com designer estilizado inspirado em HQs clássicas, oferecemos praticidade e estilo, podendo aposentar todos aqueles cabos carregadores que embolam na mochila. Tendo em vista a Azul como patrocinador, que é referência de qualidade, inovação e prestação de serviços no setor em que ela atua, a Azul Linhas Aéreas colocou seu nome entre os primeiros lugares da aviação brasileira, justamente por ser pioneira em sistemas interativos de entretenimento e outras vantagens. Sendo assim, tivemos como objetivo executar a criação, divulgação, e lançamento da linha de Pulseiras BUMP, onde as vendas são destinadas a colaboração com o Projeto Vingadores do Bem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao longo do tempo, ficou claro que as gerações do passado pensavam de forma diferente. Existiam mais regras, pudores, tabus, estereótipos, preconceitos e outras coisas que a própria evolução tratou de derrubar. Sendo assim, a Publicidade ensinada alguns anos atrás não é a mesma que os profissionais fazem atualmente e muito menos é a que o público consumirá no futuro. Porém, tudo que evolui se transforma. Os métodos e técnicas de aprendizagem e trabalho, não são mais os mesmos. A Publicidade e Propaganda atual se expandiram de forma jamais vista. Hoje, há uma vasta área de atuação, o que requer dos profissionais envolvidos mais conhecimento e expertise no assunto. Pensando nisso, foi desenvolvido o Opus Universitário. Projeto criado pelo Centro Universitário Newton Paiva onde os alunos terão uma percepção maior, de forma prática, de como é o mercado de trabalho. Discentes do sexto período de Publicidade e Propaganda apresentam campanhas de responsabilidade social e/ou desenvolvimentos sustentáveis para clientes reais, do terceiro setor, com o intuito de que o aluno perceba a importância da Publicidade e da Propaganda como ferramentas de formação de opinião, conscientização e repense sua participação como aluno e também como cidadão diante de causas de relevância social. No primeiro momento é feita uma campanha de propaganda, com o intuito de divulgar o trabalho de uma ONG ou Associação, e no segundo momento, uma campanha de publicidade para a arrecadação de fundos. Respaldados na necessidade de conhecer melhor a área de propaganda para a formação como profissionais de comunicação, pretende-se através deste trabalho acadêmico discorrer sobre o projeto Opus Universitário que será realizado por este grupo em prol do projeto social Vingadores do bem, e expor sua funcionalidade acerca dos conceitos escolhidos para a abordagem das campanhas de propaganda e publicidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Tivemos como objetivo executar a criação, divulgação, e lançamento da linha de Pulseiras BUMP, onde as vendas são destinadas a colaboração com o Projeto Vingadores do Bem. A linha de pulseiras vem com a inovação de virar carregador, e ainda é assinado por um dos maiores desenhistas brasileiro: Will Conrad. Assim o produto é voltado para quem é ligado a tecnologia e que realmente gosta de super-heróis, trazendo inovação, praticidade, e engajamento em causas sociais. A segunda campanha foi trabalhada em Pop-art com cores vibrantes e pelo fato de BUMP ser uma onomatopeia foram feitas estilizações para que a campanha se adequasse a algo mais moderno, porém ao mesmo tempo passando a deia de vendas, e conscientização.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Atualmente o mercado encontra-se muito disputado no ramo da Publicidade fazendo com que oportunidades e vivências no mercado de trabalho sejam cada vez menores para aqueles que formam e procuram se estabilizar na área. Porém o OPUS proporciona a cada aluno a experiência de como é lidar com demandas, com criação de campanhas na comunicação e como é realmente a vivência de uma agência com um cliente. A experiência com os 'Vingadores do Bem' trouxe a todo o grupo uma nova visão " de Mundo " pois antes nem todos tinham tido contato com projetos sociais, o que fica de todo esse enorme trabalho é que ajudar o próximo nem sempre é doar comida, roupas e etc., mas muitas vezes sentar com um idoso para conversar, ou brincar com uma criança traz muito mais felicidade para aquelas pessoas do que algo material.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para minimizar os problemas e/ou necessidades do projeto, procuramos desenvolver um plano de comunicação que atenda principalmente suas fraquezas, distinguimos ações de Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas. &#8232;O projeto por não ser conhecido, tem grande dificuldade de visibilidade em arrecadar doações e ajuda, quando vão realizar alguma ação. Sendo assim propomos realizar algumas mudanças em questões da própria identidade visual do projeto deixando-o mais simples, o layout do site deixando-o mais organizado e de fácil entendimento para o público pretendido, modificação das redes sociais e atualização das peças criadas para esses, criação de uma campanha de doação onde utilizamos a Newton como parceira, já que a mesma nos disponibilizou espaço para pontos de coleta, e um blog mostrando a transformação do projeto desde o início de sua parceria conosco.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como produto, criamos uma linha de pulseiras carregador assinada pelo quadrinista Will Conrad. Com designer estilizado inspirado em HQs clássicas, oferecemos praticidade e estilo, podendo aposentar todos aqueles cabos carregadores que embolam na mochila. Sendo assim, você não estará comprado apenas um produto, mas sim, à pulseira BUMP. Tendo em vista que é uma entidade do terceiro setor, buscamos utilizar possíveis mídias reais em parceria com o patrocínio da Azul Linhas Aéreas., visto que, a mídia utilizada não teria um custo muito alto facilitando a parceria. Como mídia alternativa, será usada como cinto de segurança do avião com a ideia de fazer com que o cinto simbolize a pulseira com os seguintes dizeres "Plugou, é BUMP" assim fazendo com que quando o passageiro o coloque dê a ideia de barulho e onomatopeia 'BUMP'.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Atualmente o mercado encontra-se muito disputado no ramo da Publicidade fazendo com que oportunidades e vivências no mercado de trabalho sejam cada vez menores para aqueles que formam e procuram se estabilizar na área. Porém o OPUS proporciona a cada aluno a experiência de como é lidar com demandas, com criação de campanhas na comunicação e como é realmente a vivência de uma agência com um cliente. A experiência com os  Vingadores do Bem trouxe a todo o grupo uma nova visão  de Mundo  pois antes nem todos tinham tido contato com projetos sociais, o que fica de todo esse enorme trabalho é que ajudar o próximo nem sempre é doar comida, roupas e etc., mas muitas vezes sentar com um idoso para conversar, ou brincar com uma criança traz muito mais felicidade para aquelas pessoas do que algo material. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">Sobre a Azul. Disponível em: <http://www.edestinos.com.br/voeazul/sobre-a-azul>. Acesso em 21 de novembro de 2016<br><br>Facebook da Azul. Disponível em: <https://www.facebook.com/AzulLinhasAereas/?fref=ts>. Acesso em 21 de novembro de 2016.<br><br>Quem somos, Vingadores do Bem, Belo Horizonte/MG. Disponível em: <http://vingadoresdobem.com.br/quem-somos/>. Acesso em: 21 de novembro de 2016.<br><br>Facebook dos Vingadores. Disponível em: <https://www.facebook.com/vingadoresdobem/?fref=ts>. Acesso em 20 de novembro de 2016.<br><br> </td></tr></table></body></html>