|
INSCRIÇÃO: | 01196 |
|
CATEGORIA: | RT |
|
MODALIDADE: | RT01 |
|
TÍTULO: | Mulheres das nossas vidas: inspirado em músicas de Chico Buarque |
|
AUTORES: | Amanda Carla Machado Duarte Aguiar (Centro Universitário Estácio Uniseb); Ana Laura Macedo de Oliveira (Centro Universitário Estácio Uniseb); Letícia Valente dos Santos (Centro Universitário Estácio Uniseb); Thuany de Oliveira Nascimento (Centro Universitário Estácio Uniseb); Ariane Souza de Carvalho (Centro Universitário Estácio Uniseb) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Rádio, Programa, Mulheres, , |
|
RESUMO |
O tema explorado neste trabalho é a mulher e seu empoderamento social. Para tanto, propõe-se um programa de radiojornalismo com entrevistas que estruturem o assunto. O programa, com duração de 30 minutos, traz a abordagem de temas que envolvem várias vertentes, porém, com um destaque central: a mulher e seu papel na sociedade. Histórica e culturalmente, as mulheres foram influenciadas por uma sociedade machista e condicionadas a manter um papel de um ser frágil, sem opinião e responsável pelos afazeres da casa, onde o homem era soberano. O programa debate sobre a luta desta conquista a fim de conscientizar a população do respeito às mulheres. |
|
INTRODUÇÃO |
A questão da mulher e seu papel na sociedade tem sido bastante discutido ao longo do tempo. Atualmente há uma grande movimentação em torno do tema Empoderamento, que vem chamando a atenção da sociedade nos últimos anos e ganhando força cada vez mais nos movimentos sociais. Seu conceito é a conscientização civil sobre os direitos sociais e civis. De acordo com Gohn, 2004 (apud KLEBA; Wendausen, 2009, p. 733) o termo pode ser visto no Brasil sob dois aspectos: "(...) um se refere ao processo de mobilizações e práticas que objetivam promover e impulsionar grupos e comunidades na melhoria de suas condições de vida, aumentando sua autonomia; e o outro se refere a ações destinadas a promover a integração dos excluídos, carentes e demandatários de bens elementares à sobrevivência, serviços públicos etc. em sistemas geralmente precários, que não contribuem para organizá-los, pois os atendem individualmente através de projetos e ações de cunho assistencial " . As autoras ainda defendem que: "Em termos históricos, a construção do empoderamento e seus múltiplos sentidos advêm de várias origens. O empoderamento tem raízes nas lutas pelos direitos civis, principalmente no movimento feminista, assumindo significações que se referem ao desenvolvimento de potencialidades, ao aumento de informação e percepção, buscando uma participação real e simbólica que possibilite a democracia" (KLEBA; Wendausen, 2009, p. 735). A ligação com a democracia, por sua vez, em razão da representatividade do autor Chico Buarque no período de ditadura militar e por parte de parte de sua obra representar o "feminino' de forma poética, inspirou a criação do Programa de Rádio Mulheres de nossas vidas, que vai abordar a luta desta conquista a fim de conscientizar a população do respeito a todas as mulheres, independente de suas características e forma de ser. |
|
OBJETIVO |
Olhar para o papel da mulher na sociedade é o principal objetivo deste trabalho, que enfoca sua frente às diferentes lutas pelas quais passam diariamente. Estabelece-se, portanto, como objetivo geral, dialogar sobre o tradicional perfil de frágil e responsável pelos afazeres de casa enquanto o homem permanece como soberano na sociedade e no lar. O programa vai debater sobre lutas e conquistas femininas a fim de conscientizar a população sobre o respeito a todas as mulheres, independentemente de suas características e formas de ser. |
|
JUSTIFICATIVA |
É necessário demonstrar, com a força do tema "empoderamento feminino" nas pautas atuais, que não há barreiras para o alcance da mulher. Todas podem ser o que quiser. A mulher também é dotada de força, talento, profissionalismo e competência. É através deste trabalho que será mostrado que o feminismo e o machismo não são lados opostos, e muito menos competitivo, mas sim duas vertentes distintas, com ideologias distintas. Deixar claro que a ideia e a existência do "empoderamento" é algo recente nos movimentos feministas e o que esse termo realmente significa. |
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
A proposta está inserida na disciplina de Redação e produção para Áudio. Nesta, são abordadas as práticas do radiojornalismo e as técnicas de produção para áudio em seus amplos formatos. Conforme descreve FILHO (2003, p.126), esse trabalho usou como suporte o formato Debate. De acordo com o autor " Debate ou mesa redonda Reúne diferentes personalidades (preferencialmente especialistas sobre um determinado assunto) para, mediados por um apresentador, expressarem seus diferentes pontos de vista sobre um ou mais temas. Pode incluir, também, a participação do ouvinte" Também foram usadas técnicas de entrevistas. De acordo com FILHO (2003) esse formato pode ser assim descrito: "Depoimento dado a um ou mais repórteres tanto em estúdio quanto em externas. É esperada do repórter isenção e objetividade na elaboração das perguntas, bem como na condução da entrevista". Também foram observadas as técnicas de produção textual para o veículo Rádio, que guarda particularidades inerentes sua formatação. |
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
O trabalho foi realizado em grupo e concretizado em três etapas: ⴀ 䔀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 椀搀攀椀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀㨀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀㬀 搀攀挀椀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀㬀 挀漀渀挀攀瀀漀 攀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀㬀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀漀 最爀甀瀀漀㬀
- Realização de pautas: marcação e definição dos temas; buscas por especialistas da área para entrevista; criação das pautas para realização das perguntas; ⴀ 䐀攀昀椀渀椀漀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀㨀 搀攀戀愀琀攀 攀洀 洀攀猀愀 爀攀搀漀渀搀愀 挀漀渀昀漀爀洀攀 昀椀挀漀甀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀㬀 挀爀椀愀漀 搀漀 猀挀爀椀瀀琀㬀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀洀 爀搀椀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 ∀䴀甀氀栀攀爀攀猀 搀愀猀 一漀猀猀愀猀 嘀椀搀愀猀∀ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 刀攀搀愀漀 攀 倀爀漀搀甀漀 搀攀 섀甀搀椀漀 ⠀刀搀椀漀⤀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 昀漀挀漀 搀椀猀挀甀琀椀爀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀愀猀 搀漀 洀甀渀搀漀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 挀漀洀漀 猀攀爀 猀漀挀椀愀氀 攀 漀 猀攀甀 瀀愀瀀攀氀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀 焀甀攀 漀 搀攀戀愀琀攀 挀漀洀 漀 漀氀栀愀爀 ∀攀洀瀀漀搀攀爀愀搀漀∀ 瀀漀搀攀 琀爀愀稀攀爀 愀 昀漀爀愀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 攀猀琀 攀洀 昀愀氀琀愀 渀漀 瀀愀猀 攀 渀漀 洀甀渀搀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀猀 瀀愀甀琀愀猀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀猀 攀 琀愀洀戀洀 漀 昀漀挀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 愀 猀攀氀攀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 戀甀猀挀愀洀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀漀 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 攀 猀攀甀猀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀猀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䠀䄀唀匀䴀䄀一Ⰰ 䌀愀爀氀 ☀ 䴀䔀匀匀䔀刀䔀Ⰰ 䘀爀椀琀稀 ☀ 伀됀䐀伀一一䔀䰀䰀Ⰰ 䰀攀眀椀猀 ☀ 䈀䔀一伀䤀吀Ⰰ 倀栀椀氀椀瀀⸀ 刀搀椀漀㨀 倀爀漀搀甀漀Ⰰ 倀爀漀最爀愀洀愀漀 攀 倀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀攀渀最愀最攀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䠀攀爀搀漀琀漀 ☀ 䰀䤀䴀䄀Ⰰ 倀愀甀氀漀 刀漀搀漀氀昀漀 搀攀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 㼀 倀爀漀搀甀漀Ⰰ 준琀椀挀愀 攀 䤀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䌀䰀䔀䤀匀䠀Ⰰ 刀漀戀攀爀琀⸀ 倀爀漀搀甀漀 搀攀 刀搀椀漀 ⴀ 唀洀 䜀甀椀愀 䄀戀爀愀渀最攀渀琀攀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 刀愀搀椀漀昀渀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀䈀伀匀䄀 䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 䄀渀搀爀⸀ 䜀渀攀爀漀猀 刀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀 ⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 倀愀甀氀椀渀愀猀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|