ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01200</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Rede de Combate ao Câncer - O apoio que faz a diferença</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Larissa de Souza Simões (Claretiano - Faculdade); Guilherme Adriano Seregato (Claretiano - Faculdade); Yasmim Rodeguer Verdelho Rodrigues Torres (Claretiano - Faculdade); João Carlos Picolin (Claretiano - Faculdade); Samia de Souza Dias (Claretiano - Faculdade)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;campanha publicitária, rede de combate ao câncer, Publicidade e Propaganda, Rio Claro, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho tem como finalidade apresentar a campanha publicitária desenvolvida para a Rede Rioclarense de Combate ao Câncer  Carmem Prudente , instituição presente na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo, que presta apoio às pessoas com câncer. Esta campanha se desenvolveu com base nos dados do briefing do cliente e de uma pesquisa quantitativa, que nos ajudaram a identificar o desconhecimento da população rio-clarense em relação à instituição e também o fato, dela ser conhecida por vários nomes diferentes do seu; e foram fundamentais para o desenvolvimento de todo planejamento de comunicação e marketing para tornar a instituição conhecida junto com seu trabalho realizado e para fixar o seu nome na mente do público-alvo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Presente na cidade de Rio Claro desde 1974, a A Rede Rioclarense de Combate ao Câncer  Carmem Prudente presta apoio às pessoas com câncer de todas as faixas etárias, em todas as fases de tratamento contra o câncer, independente de classe econômica. Ao longo de mais de quatro décadas de serviços prestados à comunidade de Rio Claro e região, formou um cadastro com 5.300 pacientes que receberam algum tipo de atendimento da instituição. Atualmente este cadastro possui cerca de 1.250 pacientes, entre crianças, adolescentes e adultos sendo atendidos em diversas fases do câncer. Dentre as formas de ajuda que a instituição oferece aos seus cadastrados, está o fornecimento gratuito de medicação para o tratamento comum e de alto custo da doença; o apoio nas áreas de fisioterapia, nutrição e psicologia; a distribuição de cestas básicas para os cadastrados e suas famílias carentes, e a distribuição de suplementos alimentares aos cadastrados que necessitam, após avaliação por um profissional nutricionista. Hoje, a Rede Rioclarense de Combate ao Câncer  Carmem Prudente , se mantém com doações em dinheiro de pessoas físicas e jurídicas; eventos realizados para arrecadação de fundos; vendas do brechó e magazine  peças de roupas doadas pela comunidade, com reparos e customização realizados para vendas; artesanato, feito por um grupo de voluntários na própria instituição; alimentos feitos na cozinha da instituição com pratos diferenciados e vendidos à comunidade semanalmente. Para que isso seja possível, a instituição conta com a ajuda de 144 voluntários que se dividem para organizar cada setor e atividade envolvidos na arrecadação de fundos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma campanha publicitária para tornar a Rede Rioclarense de Combate ao Câncer  Carmem Prudente conhecida na cidade de Rio Claro bem como o trabalho realizado por ela para com os seus cadastrados, informando a respeito da dependência que ela tem da comunidade e da sua colaboração financeira, uma vez que a ajuda que oferece aos cadastrados provém totalmente dos recursos que ela arrecada tanto dos seus colaboradores mensais, quanto dos eventos que organiza e dos produtos que vende em sua sede. Além disso, outro objetivo definido é que a instituição seja conhecida por um único nome, para que não haja confusão na mente do público-alvo; para isso, a divulgaremos como  Rede de Combate ao Câncer , para que haja facilidade de compreensão e lembrança. Atualmente a instituição conta com a ajuda financeira de aproximadamente 377 colaboradores, que contribuem com valores diferenciados todo mês. Diante de todos os dados obtidos e das nossas considerações e da necessidade da instituição de possuir doações (em dinheiro) fixas mensais, definimos como objetivo para essa campanha, também, o aumento em 50%, do número de sócios colaboradores, que colaboram com R$ 20,00 atualmente, ou seja, conquistar 88 novos colaboradores mensais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Atualmente, a Rede Rioclarense de Combate ao Câncer  Carmem Prudente , utiliza internet, jornal, rádio e televisão, para fazer a divulgação de suas campanhas para a arrecadação de fundos. Embora a instituição não possua um planejamento de mídia, esses meios são utilizados durante o ano todo, de acordo com sua necessidade. A instituição não pode pagar por estratégias e divulgações com a verba arrecadada durante o ano, pois esses valores são destinados para a ajuda dos seus cadastrados. Dessa forma, toda a comunicação é realizada gratuitamente por veículos, tais como, a EPTV, TV Claret e Rádio Clube AM, através de notícias e entrevistas. A necessidade de ser bem conhecida na cidade de Rio Claro e região, conjura a divulgação dos serviços apresentados e dos eventos realizados para a arrecadação de fundos. Além disso, o site da própria instituição e o Facebook também ajudam na sua apresentação. Na visão da presidente, a instituição possui um bom conceito perante a sociedade, pois acredita transmitir credibilidade através do seu trabalho realizado e de seus serviços prestados. Porém, é muito importante entender a visão geral do público, bem como seu comportamento, para relacionar a necessidade de ajuda com a participação das pessoas em doações. E desse modo, apresentar a instituição da melhor forma possível, a partir de seus serviços prestados aos seus cadastrados, como, o fornecimento de medicações, apoio nas áreas de fisioterapia, nutrição e psicologia, distribuição de perucas e distribuição de cestas básicas; e dessa forma conscientizar as pessoas de que a instituição é onde o portador de câncer tem para recorrer no momento de sua necessidade, pois ela oferece um trabalho solidário que o ampara e apoia. Pudemos identificar que a Rede Rioclarense de Combate ao Câncer  Carmem Prudente é a única instituição na região que atende pessoas de todas as faixas etárias, portadoras de qualquer tipo de câncer. Já as instituições similares, como o GACC, atendem apenas a faixa etária de 0 a 24 anos. O GACC é similar a Rede por ser também uma instituição sem fins lucrativos que atua no mesmo segmento. Porém, é vista de forma mais carismática ao se tratar de uma instituição que oferece ajuda para crianças, adolescentes e jovens. Seus serviços oferecidos têm um pouco de semelhança aos da Rede Rioclarense de Combate ao Câncer  Carmem Prudente , e ainda oferece diversos projetos para seus pacientes e familiares. Sua comunicação se baseia em site e Facebook para manter contato com o público, seja divulgando, informando, ou até mesmo utilizando mensagens solidárias. O grande diferencial do GACC em relação às outras instituições da região é a sua participação na campanha do Mc Dia Feliz. Essa estratégia permite que as pessoas ajudem a instituição ao mesmo tempo que podem conhece-la. Essa ação de marketing funciona com o apoio da rede mundial de fast food Mc Donald s, através de uma parceria que permite que em um sábado de um mês, todo ano, todo o dinheiro arrecadado pela venda de um lanche  Big Mac seja doado à instituição. Visto que a Rede Rioclarense de Combate ao Câncer  Carmem Prudente precisa de doações para garantir projetos futuros e que se mantém de acordo com estratégias desenvolvidas dentro da instituição, será necessária uma comunicação maior que atenda suas necessidades e traga os resultados esperados, além da grande responsabilidade de torna-la conhecida e que desperte o carisma das pessoas que estejam pré-dispostas a ajudar. Sendo assim, faremos com que a percepção das pessoas em relação à ela seja maior, aumentando o share of mind através de estratégias de comunicação e marketing.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para que fosse possível desenvolver a presente campanha e definir as melhores estratégias para o objeto de estudo, levando em consideração as suas necessidades, nós, da Agência Ônix  Comunicação Integrada, realizamos, em março de 2016, uma pesquisa quantitativa com o propósito de identificar o grau de conhecimento dos entrevistados a respeito da Rede de Combate ao Câncer, bem como analisar a pré-disposição das pessoas em se tornarem sócios colaboradores da instituição e sua percepção em relação à solidariedade. Segundo MENDONÇA (p. 66, 2001), esse tipo de pesquisa, com uma amostragem pequena em relação ao número total de pessoas, nos leva a identificar o que a sociedade pensa sobre determinado assunto. Essa pesquisa foi realizada através de formulários com questões abertas e fechadas, com habitantes da cidade de Rio Claro, a partir de 18 anos, sem estratificação por sexo, bairro ou classe social, uma vez que o público-alvo do cliente não possui nenhuma restrição. Foram aplicados 385 formulários, com uma margem de erro de 5% para mais ou para menos e grau de confiança de 95%. Analisando os resultados, percebemos que, 36% dos entrevistados entendem solidariedade como  Ajudar o próximo , enquanto  Ajudar e  Ajudar quem precisa , ficaram empatadas com 9% das citações cada.  Amor ao próximo e  Fazer o Bem (5% das menções, cada); e  Amizade e  Ajudar sem olhar a quem (3% das menções, cada), também são respostas que avaliamos como relevantes para o desenvolvimento de alguns pontos da campanha. Pudemos identificar que a instituição realmente não é tão conhecida na cidade, pois, espontaneamente, apenas 9% dos entrevistados a citaram como instituição que atende pessoas com câncer em Rio Claro. Quando estimulados a responderem se conheciam ou não a Rede Rioclarense de Combate ao Câncer  Carmem Prudente , apenas 13% do total de entrevistados afirmaram conhecê-la, enquanto 72% não a conhecem e 15% apenas ouviram falar sobre. Os 72% que não conhecem a instituição e os 15% que ouviram falar sobre ela, foram questionados sobre seu interesse em conhecê-la. 40% afirmaram que certamente teriam interesse, 27% talvez teriam interesse, 22% não sabem se teriam interesse e 11% não teriam interesse. Dos 9% que citaram espontaneamente a instituição, 33% a conheceram através de pessoas que foram cadastradas lá; 11% conheceram por terem sido cadastrados, 11% passando em frente da sua sede (que fica localizada na região central da cidade de Rio Claro), 11% por indicação de alguém que falou sobre a instituição e 11% através de palestras no trabalho. A respeito dos 13% do total que conhecem a instituição, 20% conheceram através de indicação de alguém que falou sobre a instituição, 18% por passar em frente da sua sede, 16% por conhecerem quem já foi cadastrado e outros 16% que conheceram por divulgação; 14% conheceram através dos trabalhos desenvolvidos na sede da instituição. Esses dados nos mostram, que a instituição necessita de uma intensa divulgação institucional, a fim de se tornar conhecida e lembrada na cidade. O briefing do cliente afirma que a instituição tem um bom conceito perante a sociedade rio-clarense. De acordo com os resultados da pesquisa, ela é bem avaliada por aqueles que a conhecem, afinal, 45% dos entrevistados a avaliaram como ótima e 27% como boa. 26% não souberam opinar e 2% a consideraram como regular. Dentre os principais motivos das avaliações  ótima e  boa , estão o fato da instituição ajudar as pessoas (17%), atender quem precisa (12%), e o que as pessoas falam ao seu respeito (10%). Dos que não souberam opinar, todos afirmaram ser pelo fato de não conhecerem bem a instituição. E dos que a consideraram regular, afirmaram ser devido ao fato de que ela precisa melhorar muita coisa. Entretanto, consideramos as suas justificativas das avaliações como generalistas, uma vez que elas não nos mostram um conceito, pois, os entrevistados não conseguiram apontar um motivo exato pelo qual a avaliam como  ótima ou  boa , nos transmitindo, apenas impressões superficiais a respeito da instituição. Todos os entrevistados (que conhecem ou não a instituição) tiveram sua pré-disposição em se tornar um colaborador da instituição avaliada. Um ponto positivo dos resultados é que 30% afirmaram que certamente se tornariam colaboradores da instituição, 26% não sabem se se tornariam e 21% talvez se tornariam. Através dessas informações, percebemos que boa parte das pessoas está totalmente pré-disposta a se tornar colaboradora da instituição, enquanto 47% não estão totalmente, pois não sabem se se tornariam ou talvez se tornariam. Para essas pessoas, suas justificativas para tal resposta é a falta de conhecimento sobre a instituição, portanto, consideramos que isso pode ser revertido através dessa campanha, a partir do momento que tomarem conhecimento a respeito dela. Através das respostas espontâneas da pesquisa, identificamos que a instituição foi mencionada por 3% dos entrevistados como  Rede do Câncer , além dos 6% que a citaram por sua localização pelo fato de não se recordarem do nome, no caso, como  Da Rua 1 . Esses dados nos levaram a concluir que não há unanimidade nas lembranças do nome da instituição, e sim um problema na associação entre nome e localização. Sendo assim, devemos trabalhar a comunicação de forma que isso se reverta, fazendo com que a Rede Rioclarense de Combate ao Câncer  Carmem Prudente seja lembrada por um nome só e também, associada à sua localização. Portanto, diante do briefing do cliente e da análise dos resultados da pesquisa, esta campanha será baseada na divulgação da Rede de Combate ao Câncer como uma instituição que acolhe e dá suporte às pessoas com câncer, atendendo suas necessidades fisiológicas e psicológicas em relação ao tratamento da doença. Para que isso seja possível, utilizaremos a estratégia de informação para divulgar o trabalho da instituição, bem como a dependência que ela tem da comunidade para continuar oferecendo ajuda às pessoas com câncer; a estratégia de posicionamento, posicionando a instituição com um nome mais fácil para a lembrança e associação à sua localização e serviços oferecidos, e unanimidade no seu share of mind; e a estratégia de testemunho, para reforçar, através do depoimento de usuários e voluntários da instituição, as estratégias de informação e posicionamento. O público-alvo desta campanha são todas as pessoas de Rio Claro que tem pré-disposição em conhecerem a instituição; que apoiam e/ou participam de causas sociais ou não; pessoas solidárias e que entendem a solidariedade como o ato de ajudar o próximo, como uma responsabilidade, independente de gênero ou faixa etária. Essa definição foi baseada na segmentação psicográfica, que de acordo com KOTLER (2000, p. 288),  os compradores são divididos em diferentes grupos, com base em seu estilo de vida, sua personalidade e seus valores. Pessoas do mesmo grupo demográfico podem ter perfis psicográficos diferentes ; uma vez que, de acordo com a pesquisa, acreditamos que em um macro ambiente (que é a cidade de Rio Claro) existam muitas pessoas com o perfil que queremos atingir, ou seja, pré-dispostas a conhecerem a Rede de Combate ao Câncer e, consequentemente, após a campanha, se tornarem colaboradoras dela. As que não são totalmente pré-dispostas, após a campanha e conhecimento sobre a instituição, podem ter suas pré-disposições revertidas de forma positiva.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Definimos que a campanha para a Rede Rioclarense de Combate ao Câncer  Carmem Prudente terá início em 01/07/2017 e término em 30/10/2017. Nos quatro meses de campanha, serão aplicadas as estratégias de informação, posicionamento e testemunho. Sendo que, de Julho a Setembro, as estratégias institucionais serão trabalhadas massivamente. E o mês de outubro, será o mês em que definimos para dar apoio em algumas estratégias já traçadas pela instituição, para que se torne mais visível ao público. Como pudemos identificar nas pesquisas realizadas, existe muita confusão em relação ao nome da instituição e, por esse motivo, a primeira mudança será essa. Para fixá-lo na mente do público e facilitar a sua identificação, a instituição passará a ser chamada nesta campanha de  Rede de Combate ao Câncer , o que foi acordado com a própria instituição. Para que a campanha seja realizada, será necessário investir R$ 40.000,00. Visto que a instituição não pode arcar com esse investimento, desenvolvemos uma estratégia das cotas de patrocínio. Essa estratégia será realizada para suprir todas as necessidades que a campanha precisará para atingir os objetivos traçados, além do mais, beneficiará as empresas que se interessarem em patrocinar o projeto. Apenas oito empresas poderão patrocinar a campanha, sendo que duas poderão adquirir a Cota Ouro (R$ 9000,00 cada); duas, a Cota Prata (R$ 6000,00 cada); e quatro, a Cota Bronze (R$ 2500,00 cada). Um catálogo apresentará a instituição e os seus projetos, e terá a principal função de explicar a mecânica das cotas de patrocínio para a campanha, exemplificando de qual forma a empresa se beneficiará da divulgação ao mesmo tempo em que ajuda uma instituição sem fins lucrativos. O catálogo será apresentado por um representante da Rede de Combate ao Câncer, que fará visitas às empresas apresentando as propostas. As visitas às empresas deverão acontecer entre Outubro de 2016 e Fevereiro de 2017. Dessa forma, daremos início a campanha da Rede de Combate ao Câncer. Para que as empresas possam acompanhar a forma como funcionará as cotas de patrocínio, será distribuído um flyer a elas. Esse flyer terá a finalidade de informar resumidamente como funcionam as cotas de patrocínio, sua importância e os benefícios que as empresas poderão ter ao ajudar a instituição. Quanto à campanha institucional também desenvolvemos flyers destinados ao público que queremos atingir: um apresentará a Rede de Combate ao Câncer, o trabalho que ela realiza e a forma com que as pessoas poderão ajuda-la; e outro terá o objetivo de informar sobre o  Jantar de Massas , evento que acontecerá na própria instituição com a finalidade de conseguir novos sócios colaboradores. Desenvolvemos cartazes para serem fixados na própria instituição, divulgando os eventos que ocorrerão durante a campanha: trata-se de estratégias de marketing criadas para aproximarem as pessoas da Rede e torna-las sócias colaboradoras, como, por exemplo, o concerto da Orquestra Sinfônica de Rio Claro o e Jantar de Massas. A divulgação também ocorrerá pela rede social Facebook. Os sócios colaboradores da instituição terão direito a um brinde a no período da campanha. Esse brinde será um adesivo para colar no carro e mostrar que ela é uma colaboradora da Rede de Combate ao Câncer. Adesivos de mesa também foram criados para serem colados nas mesas da praça de alimentação do shopping, para maior fixação do nome da instituição na mente das pessoas. Com o mesmo propósito, quatro cavaletes com frases de incentivo à ajuda serão colocados no espaço Aeroclube da cidade, para que as pessoas tenham interesse em ajudar financeiramente a Rede de Combate ao Câncer e façam seu cadastro. Pensando na forma de amparar e apoiar os portadores de câncer, criamos uma ação de mensagens solidárias no shopping Rio Claro. Uma placa de acrílico será posicionada na praça de alimentação do shopping, na qual as pessoas poderão escrever mensagens para as pessoas atendidas pela instituição, motivando a participação de mais pessoas na campanha, expressando carinho e apoio através de suas palavras para que, assim, os usuários da instituição sintam-se acolhidos e tenham maior autoestima. Para conquistar maior visibilidade e benefícios financeiros para a instituição, criamos camisetas da Rede de Combate ao Câncer com o objetivo de que elas sejam vendidas nos eventos e também na própria loja da Rede. A camiseta terá espaço para o logo das oito empresas patrocinadoras da campanha na parte de trás. Como forma de divulgar a instituição, aumentar a sua visibilidade diante das pessoas e arrecadar fundos, no início da campanha, colocaremos, em determinadas lojas que aceitarem participar da ação, uma caixinha para receber contribuição financeira das pessoas no momento em que passam pelo caixa para efetuar o pagamento de suas compras. Durante todo o período da campanha, mensagens institucionais serão transmitidas através de outdoors. As artes das placas contêm mensagens solidárias, a apresentação dos serviços que a instituição realiza e informações sobre ela, sensibilizando as pessoas, ao mesmo tempo em que informa o que é a Rede de Combate ao Câncer. Definimos os locais para a veiculação dos anúncios de acordo com o fluxo de pessoas no trânsito e com a visibilidade das placas. Buscamos implantar uma mídia alternativa que reforce a mensagem da Rede de Combate ao Câncer para o público, de forma espontânea e de maneira que circule pela cidade, por isso criamos um layout de busdoor em três linhas circulares da cidade. Também trabalharemos com a Rádio Clube FM para divulgar um jingle e um spot em horários estratégicos. A veiculação será feita do período da manhã, pois é considerado o horário nobre do rádio, quando há mais possibilidades de ouvintes estarem acompanhando a estação. Outro meio de comunicação muito utilizado e que detém muita atenção das pessoas é o jornal. Segundo as pesquisas desenvolvidas para a campanha, o Jornal Cidade é o mais lido de Rio Claro e, por isso, é a melhor opção para trabalharmos a estratégia de informação. Além de informar sobre o que é a instituição e o que ela faz, também desenvolveremos anúncios de agradecimento aos sócios-colaboradores que já participam da causa, aos voluntários e também aos futuros patrocinadores da campanha. Sendo assim, utilizaremos o caderno social do Jornal Cidade durante todo o período da campanha semanalmente, sendo a primeira semana com um anúncio para estimular potenciais novos sócios colaboradores, e as demais com anúncios para divulgação dos patrocinadores; do trabalho realizado pela instituição e dos eventos; e serviços oferecidos aos portadores da doença. Também trabalharemos com a TV Claret através da veiculação de um vídeo institucional demonstrando a importância de se tornar um novo sócio colaborador da Rede. Além disso, outros dois vídeos, um deles para o evento do jantar na instituição, que apresentará a Rede de Combate ao Câncer; e o outro testemunhal; serão veiculados na rede social Facebook. O Facebook também será uma importante ferramenta para as postagens de mensagens solidárias, mostrando as formas como as pessoas podem ajudar a instituição e os eventos que ocorrerão durante a campanha. A estratégia está em patrocinar postagens de forma com que o alcance seja muito maior e convide as pessoas a conhecerem a instituição, participarem e prestarem sua ajuda. Além do mais, um site será desenvolvido para a instituição contendo tudo o que for preciso para informar as pessoas que o acessarem, e uma aba especial e destacada terá o objetivo de fazer o cadastro das pessoas que se interessarem em tornar sócios colaboradores da Rede de Combate ao Câncer.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Diante das necessidades da Rede de Combate ao Câncer, dos resultados da pesquisa quantitativa que realizamos e do conhecimento adquirido ao longo do curso, definimos para esta campanha as estratégias que consideramos ideais para que seja possível atingir os objetivos propostos. Concluímos então, que a partir de tudo isso será possível alcançar as metas traçadas para esta campanha, e a Rede de Combate ao Câncer será conhecida e lembrada pelo trabalho que realiza, e também por ser divulgada com um nome mais fácil para a fixação na mente das pessoas (o que lhe proporcionará maior share of mind). Além disso, tendo em vista que a campanha possui um objetivo de marketing a ser cumprido, a Agência Ônix definiu que, para o início da campanha, de acordo com o tempo viável e as condições, será possível a conquista de 88 novos sócios colaboradores mensais. Contudo é necessário que a instituição continue trabalhando com estratégias de comunicação e também de marketing por mais tempo, uma vez que, esta campanha tem um curto período de duração e o foco principal, é o institucional.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.<br><br>KOTLER, P., ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 9ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.<br><br>LUPETTI, M. Planejamento de Comunicação. São Paulo: Futura, 2000.<br><br>MARCONI, M., LAKATOS, E. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2003.<br><br>MARTINS. J., BICUDO, M. A Pesquisa Qualitativa em Psicologia: Fundamentos e Recursos Básicos. 2ª Ed. São Paulo: Moraes, 1994.<br><br>MENDONÇA, D. Casos e Coisas. São Paulo: Globo, 2001.<br><br>SAMARA, B., BARROS, J. Pesquisa de Marketing: Conceitos e Metodologia. 3ª Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002.<br><br> </td></tr></table></body></html>