ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01202</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Floricultura 2000 - Pesquisa de mercado</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Guilherme Adriano Seregato (Claretiano - Faculdade); Larissa de Souza Simões (Claretiano - Faculdade); João Carlos Picolin (Claretiano - Faculdade); Yasmim Rodeguer Verdelho Rodrigues Torres (Claretiano - Faculdade); Samia de Souza Dias (Claretiano - Faculdade)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;pesquisa de mercado, Floricultura 2000, Publicidade e Propaganda, Decoração de Eventos, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente artigo descreve pesquisas mercadológicas realizadas pela agência experimental Ônix, do oitavo semestre de 2016, do curso de Publicidade e Propaganda do Claretiano  Faculdade de Rio Claro, para a Floricultura 2000. Foi criada uma campanha promocional com objetivo de fortalecer a relação da Floricultura 2000 com seus dois públicos-alvo: interessados em realizar eventos e cerimonialistas. Para ser possível o desenvolvimento da campanha, se fez necessária a realização das pesquisas mercadológicas a fim de identificar o conhecimento dos públicos em relação à Floricultura 2000 e seus serviços de decoração de eventos, bem como para definir estratégias que possam permitir o melhor posicionamento e inserção desses serviços junto aos profissionais que trabalham com a realização de eventos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse trabalho foi realizado como parte das atividades do Projeto Experimental e foi orientado pelos professores João Carlos Picolin e Samia de Souza Dias, responsáveis pelas disciplinas de criação e de planejamento de campanha respectivamente. Antes de realizarmos a pesquisa, fomos orientados a colher informações do briefing do cliente a fim de entender seus serviços e suas necessidades quanto à campanha. A Floricultura 2000 esta no mercado desde 1997 e trabalha com itens destinados a qualquer público, de botões de rosa a vasos ornamentais elaborados, passando por buquês, sementes, cestas de café da manhã, coroas fúnebres etc. O objeto de estudo dessa pesquisa para a campanha diz respeito aos serviços de decoração de eventos. Assim, com o objetivo de analisar e criar uma campanha publicitária, foi proposta a realização de pesquisas mercadológicas a fim de reunir o máximo de informações possível que, associadas ao briefing do cliente, ajudarão a elaborar uma campanha que satisfaça tanto aos objetivos comunicacionais como de marketing estabelecidos. Lupetti (2000) diz que o papel de uma pesquisa é auxiliar o planejador a tomar decisões. Dessa forma, os resultados da pesquisa servem como um importante diagnóstico para o processo decisório quanto às estratégias a serem empregadas na campanha.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo das pesquisas realizadas pela nossa agência experimental foi identificar o grau de conhecimento da população de Rio Claro sobre a Floricultura 2000, descobrir o posicionamento e saber o grau de conhecimento sobre o serviço de decoração de eventos com flores oferecido pela Floricultura 2000, bem como o conhecimento da população rio-clarense a das floriculturas da cidade. Também procuramos identificar como a parceria entre os profissionais de eventos acontece, e os benefícios que essas parcerias oferecem. Para isso, utilizamos duas metodologias de pesquisas: a pesquisa quantitativa com a aplicação de formulários, e a pesquisa qualitativa com entrevistas não-estruturadas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">É imprescindível que o estudo sobre o comportamento do consumidor seja bem executado, pois ele pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma campanha publicitária (BRANDÃO 2009, p.106). Assim, as pesquisas são necessárias, uma vez que, para atingir os objetivos da campanha promocional a ser desenvolvida, precisamos conhecer a fundo o público-alvo e suas predisposições, fazendo com que seja possível ativar suas percepções da melhor maneira em relação ao objeto da campanha.  Faz-se pesquisa quando há a necessidade de busca de dados e fatos que forneçam respostas a respeito de um problema ou momento específico de marketing. A pesquisa faz o diagnóstico de uma determinada situação mercadológica mediante esforço planejado e organizado para a obtenção de fatos e novos conhecimentos de mercado. Todo esse esforço é realizado para minimizar os riscos de uma tomada de decisão (CASTRO et al, 2009, p.64) Através das pesquisas qualitativa e quantitativa, temos uma visão bem ampla das características do público-alvo e como atingi-los da melhor maneira possível com as estratégias de marketing desenvolvidas, já que o objetivo apontado no briefing pelo cliente é aumentar o número de serviços de decoração de eventos por mês da Floricultura 2000. Além disso, Brandão (2009, p.105) nos aponta que na fase de planejamento, a pesquisa deve ter a finalidade de reconhecer e entender melhor o comportamento do target, seu perfil, seus gostos e suas motivações. Desta forma, é facilitada a compreensão, principalmente por parte da criação, de todo o problema de marketing que a campanha elaborada objetiva solucionar. É de interesse da Floricultura 2000 aumentar o seu relacionamento com um público predisposto a realizar eventos da cidade de Rio Claro e região; um público que preza por uma decoração sofisticada e que traga harmonia ao evento, mas que seja mais acessível, porém com boa qualidade. Também deseja atingir um novo público-alvo, que se refere aos profissionais de eventos da cidade a fim de estabelecer parcerias que possam garantir indicações dos serviços de decoração de eventos. A pesquisa nos ajudará a criar e direcionar melhor as mensagens da campanha para os públicos de interesse da Floricultura. Aliás, nos permitirá ter uma ampla visão de como a população de Rio Claro reconhece a Floricultura 2000 e se identificam os serviços de decoração de eventos, bem como identificar quais profissionais de eventos são essenciais para futuras parcerias. Atualmente os concorrentes diretos da Floricultura 2000 são as floriculturas Casa e Jardim e Sempre Viva, que também oferecem o serviço de decoração de eventos. Esses concorrentes têm os preços bem semelhantes ao da Floricultura 2000 em relação ao serviço de decoração de eventos e também atingem o mesmo público-alvo de interesse do nosso cliente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para traçarmos as estratégias da campanha e atingirmos todos os objetivos, realizamos dois tipos de pesquisa, sendo elas, a pesquisa quantitativa e a qualitativa. A pesquisa quantitativa é um estudo descritivo estatístico (TRUJILLO, 2003, p.60). Com uma amostra de 385 rio-clarenses maiores de 18 anos, a metodologia empregada na nossa pesquisa permite um grau de confiabilidade de 90% e uma margem de erro de 5%. A metodologia de coleta de dados é o inquérito pessoal, através de formulário previamente elaborado com questões abertas, fechadas, espontâneas e estimuladas. (TRUJILLO, 2003, p.61). A pesquisa foi realizada por amostra probabilística simples, que nos permitiu escolher aleatoriamente os elementos que fizeram parte da amostra.  É a técnica mais perfeita para se obter uma amostra representativa do universo ou população (SAMARA e BARROS, 2002 p.92). O objetivo primário é saber o grau de conhecimento que a população de Rio Claro tem a respeito da Floricultura 2000 e o grau de conhecimento sobre o serviço de decoração de eventos. Além disso, também buscamos identificar o potencial público-alvo e o posicionamento atual da Floricultura 2000. Como objetivos secundários, descobrir quais floriculturas de Rio Claro os entrevistados conhecem, saber se já organizaram algum evento e se contrataram algum serviço de decoração ou cerimonialista. E assim a pesquisa irá auxiliar no planejamento com seus resultados, fazendo possível traçar estratégias que irão atingir todos os objetivos. Para atender ao objetivo da Floricultura 2000 de se tornar conhecida e mais ativa no mercado de decoração de eventos em Rio Claro, também realizamos uma pesquisa qualitativa com profissionais dos segmentos de fotografia, floriculturas e cerimonialistas, para entender como funciona a relação que esses profissionais possuem entre si, possíveis parcerias, amizades e indicações. A pesquisa qualitativa foi realizada de forma não-estruturada, permitindo ao entrevistador desenvolver cada situação em qualquer direção que considerou adequada. É uma forma de poder explorar mais amplamente uma questão. Em geral, as perguntas são abertas e podem ser respondidas dentro de uma conversação informal.  (MARCONI e LAKATOS, 2003, p.196). E, assim, um roteiro foi seguido, que de acordo com Samara e Barros (2002), permite a inserção de perguntas pelo entrevistador conforme o andamento da entrevista ou interesse no tópico em questão. Esta pesquisa se encaixa na modalidade  não dirigida , a qual Marconi e Lakatos (2003) citam que de acordo com Ander-Egg (1978:110), permite ao entrevistado expressar suas opiniões e sentimentos, e a função do entrevistador é de incentivo, levando o informante a falar sobre determinado assunto, sem força-lo a responder. Para essa pesquisa, foram entrevistados os seguintes perfis: Cerimonialistas: Vitor Christofoletti Cerimonialista, atuando no mercado de eventos há 4 anos e meio; iniciou sua carreira aos 14 anos, sendo considerado o cerimonialista mais jovem do país. Ele e sua equipe realizam em média dois eventos por semana, dentre eles, casamentos (o evento mais frequente), festas de 15 anos, formaturas e festas infantis. Vip Assessoria & Cerimonial, a empresa está no mercado há 13 anos, realiza em média dois eventos por mês, sendo eles, casamentos, festas de 15 anos (os dois mais frequentes) e eventos corporativos. Fotógrafos/estúdios de fotografia: Eduardo s Produções:, a empresa (produtora e estúdio de fotografia e filmagem) surgiu em Rio Claro há 26 anos e realiza em média de quatro a seis eventos por semana. De acordo com o entrevistado, para o estúdio, o segundo semestre do ano é sempre mais movimentado; Jedson Wenzel Fotografia: esta no mercado de eventos há 12 anos. Ele fotografa em média três eventos por semana, sendo eles, aniversários, formaturas e casamentos (mais frequentes); Foccus Fotografia: o estúdio de fotografia que conta com dois fotógrafos, atua no mercado de eventos há 9 anos e realiza em média dois eventos por fim de semana, sendo eles, festas de 15 anos e casamentos (mais frequentes); Studio Diga Xis: atua no mercado de eventos há sete anos, realizando de dois a quatro eventos por semana, dentre eles, eventos corporativos, festas de 15 anos, bodas, aniversários e casamentos (que é o evento mais frequente), sendo que no segundo semestre do ano há um aumento nessa quantidade. Floriculturas da cidade de Rio Claro: Rosas de Saron: iniciou suas atividades há 45 anos, passou a atuar no mercado de eventos há 30 anos, e atualmente realiza em média três eventos por semana, sendo eles, corporativos, aniversários, bodas, casamentos e formaturas; os eventos mais frequentes são casamentos e festas de 15 anos; Sempre Viva: a floricultura, que atua no mercado há 32 anos, realiza em média três eventos por semana, dentre eles, aniversários, formaturas, casamentos (evento mais frequente) e eventos corporativos; Casa e Jardim: há 15 anos a floricultura atua no mercado de eventos, realizando de cinco a seis eventos por semana, dentre eles, festas de 15 anos, bodas e casamentos (que é o evento mais frequente). O objetivo primário é saber como funciona a parceria entre os profissionais de eventos da cidade de Rio Claro. O objetivo secundário é saber como funciona a parceria entre esses profissionais de eventos acontece, e quais os benefícios que essas parcerias oferecem para os envolvidos, como eles se contatam, e o que os levam a buscar novas parcerias. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Entre os dias cinco e dezesseis de setembro de 2016, nós, da agência experimental Ônix fomos às ruas de Rio Claro para realizar a pesquisa quantativa. Nos resultados da pesquisa, descobrimos que 67% dos entrevistados compram flores e, desses 67%, 73% compram flores em floriculturas e 26% compram em supermercados. Perguntamos qual o nome do local que costumam comprar as flores e a Floricultura 2000 teve 6% das citações, junto com a floricultura Rivaben e os supermercados Covabra e Lavapés; já seus concorrentes diretos Casa e Jardim e Sempre Viva não tiveram 4% e 1% das citações respectivamente. Dentro desses 6 % que citaram Floricultura 2000, 33% citaram que compram na Floricultura 2000 pela sua localização (Rua 8, entre as avenidas 17 e 19, no centro), porém, ninguém citou que compra na Floricultura 2000 pelo seu atendimento e através de indicação. Quando perguntamos qual floricultura de Rio Claro o entrevistado lembrava, 7% deles citaram a Floricultura 2000, 13% citaram a floricultura Rosas de Saron, 9% citaram a Garden Cerri, e suas concorrentes diretas do mercado de decoração de eventos, floricultura Sempre Viva, teve 1% das citações e Casa e Jardim, não atingiu 1% das citações. Quanto aos serviços de decoração, 31% dos entrevistados já contaram um serviço de decoração com flores, sendo que 75% contrataram para casamento. Desses que já contrataram um serviço de decoração, 36% citaram que contrataram o serviço através de um cerimonialista. E desses 36%, 20% contrataram o serviço do cerimonialista através de indicações. Ainda sobre os que já contrataram o serviço de decoração de eventos, 47% também escolheram a empresa contrata pelo serviço por indicação (normalmente do cerimonialista), 22% pelo preço que a empresa ofereceu, e 14% pelo atendimento oferecido. Perguntamos a todos os entrevistados se conheciam a Floricultura 2000, e 43% responderam que a conhecem. 31% deles conheceram a Floricultura 2000 passando em frente do estabelecimento. Apenas 2% dos que conhecem a Floricultura 2000, conhecem o seu serviço de decoração de eventos. Quando perguntamos diretamente para todos os entrevistados se conhecem o serviço de decoração de eventos da Floricultura 2000, 88% responderam que não conhecem seu serviço. Ao perguntarmos a todos se contratariam o serviço de decoraçãode eventos da Floricultura 2000, 51% afirmaram que certamente contratariam, 40% não sabem se contratariam o seu serviço de decoração de eventos. Dos 51% que afirmaram que certamente contratariam, perguntamos o porquê contratariam o serviço e 21% responderam para conhecer o serviço de decoração de eventos da Floricultura 2000. E dos 40% que não sabem se contratariam, 49% responderam que não contratariam porque não conhecem a Floricultura 2000. Isso nos leva a entender que, se seu serviço passar a ser conhecido por todos, a tendência da contratação de modo geral, e até mesmo daqueles que não sabem se contratariam o serviço, aumentará. Com os resultados da pesquisa quantitativa em mãos, planejamos uma pesquisa qualitativa com profissionais diretamente envolvidos com a realização de eventos. O objetivo foi descobrir como funciona a parceria entre os profissionais de eventos da cidade de Rio Claro. Sendo assim, a pesquisa foi realizada com profissionais dos segmentos de fotografia, floricultura e cerimonialista. Sendo assim, também durante o mês de setembro, nós, da agência experimental Ônix, realizamos nove entrevistas com os perfis descritos no item Métodos e Técnicas Utilizados deste paper. De acordo com as informações obtidas através das entrevistas feitas com os profissionais do segmento de decoração de eventos (proprietários de floricultura), podemos perceber claramente que a relação desse segmento com o segmento de cerimonial é de extrema importância e de confiança, uma vez que os cerimonialistas indicam serviços dos quais confiam muito. Sendo assim, as floriculturas dependem dessa relação e procuram mantê-la amigável e em harmonia, uma vez que os clientes contratam determinada floricultura por causa da indicação de um cerimonialista. Quanto aos cerimonialistas, podemos concluir que esse segmento é essencial no processo de organização de um evento, uma vez que, é por esses profissionais que os profissionais de outros segmentos são contratados. Essas informações nos permitem concluir que, apresentar a Floricultura 2000 e o seu serviço de decoração de eventos a fim de estabelecer uma relação entre ela e os cerimonialistas, é fundamental para que ela se torne conhecida no mercado de eventos entre esses e outros profissionais. O sistema de parcerias entre profissionais responsáveis pela organização e realização de eventos é muito importante, uma vez que a indicação é um ponto muito forte na hora de contratar uma empresa, pois a credibilidade passada de alguém que já conhece o serviço é muito mais fácil e acaba sendo mais vantajoso e prático para quem ainda possui muitas dúvidas de qual profissional será o melhor. Também identificamos que, por mais que empresas acabem fazendo parte desse sistema, é muito difícil assumir que existe o processo de indicação. Para o segmento de fotografias, por exemplo, é quase raro que o nome de uma empresa de outro segmento seja mencionado, ainda que sempre sejam indicados, principalmente por buffets e cerimoniais. Ao contrário do que acontece com as floriculturas, pois existe claramente uma troca de indicações e elas são fortemente indicadas por cerimoniais. Já os cerimonialistas, estão centrados nessa questão, pois, nos dias atuais, as pessoas procuram facilidade e praticidade para realizar um evento, e os profissionais organizadores são os primeiros a serem contratados. Geralmente os cerimoniais possuem empresas confiáveis de outros segmentos que costumam trabalhar e acabam apresentando a seus clientes, que certamente possuem o poder de decisão, mas que pela indicação saem na frente no processo decisório do consumidor final. E foi justamente o profissional cerimonialista que foi apontando na pesquisa quantitativa por 36% dos entrevistados quem realizou ou auxiliou o consumidor final na realização do evento, inclusive para decidir quais outros profissionais e serviços contratar, dentre eles o de decoração de eventos oferecidos pelas floriculturas. Assim, além do consumidor final interessado em realizar algum tipo de evento, o cerimonialista acaba se tornando o público-alvo para algumas estratégias da campanha.  A segmentação comportamental divide os compradores em grupos com base no conhecimento em relação a determinado produto, nas atitudes direcionadas a ele, no uso que se faz desse produto e nas respostas.  (KOTLER, P., ARMSTRONG, G. p.181, 2003) Desta forma, o público-alvo primário foi definido como todas as pessoas que têm predisposição em contratar o serviço de decoração com flores para eventos. O público-alvo secundário foi definido como todos os cerimonialistas de Rio Claro, com o objetivo de despertar o interesse desses profissionais em conhecer a Floricultura 2000 e procurá-la para parcerias futuras.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A partir das necessidades apontadas pelo cliente no briefing e nos resultados das pesquisas mercadológicas desenvolvidas, nossas estratégias promocionais e de comunicação propõem ações que visam ao mesmo tempo trabalhar com dois públicos-alvo distintos: consumidor final e cerimonialistas, tornando conhecido e posicionando os serviços de decoração de eventos, a fim de aumentar o número de eventos realizados pela Floricultura 2000, bem como para fazê-la ser reconhecida também por esses serviços. Para isso, as pesquisas indicaram caminhos para realizarmos estratégias como o sorteio de Vale Viagem, o showroom na floricultura, a ação para o Dia dos Namorados e para o Dia dos Cerimonialistas, o sorteio da cesta de café da manhã através da Fan Page no Facebook, a participação no Noivas Fest, entre outras. Entendemos que, desta forma, os objetivos propostos pela Floricultura 2000 para a campanha serão atingidos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BRANDÃO, C. Pesquisa em Propaganda Passo a Passo: para entender e colocar em prática. Curitiba: Certa, 2009.<br><br>CASTRO, G. C., NUNES, J.M.G., PINHEIRO, R.M., SILVA, H.H. Comportamento do Consumidor e Pesquisa do Mercado. 3. Ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV Editora. 2009.<br><br>GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Editora Atlas. 1999.<br><br>KOTLER, P., ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 9ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.<br><br>LUPETTI, M. Planejamento de Comunicação. São Paulo: Futura, 2000.<br><br>MARCONI, M., LAKATOS, E. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2003.<br><br>MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.<br><br>SAMARA, B., BARROS, J. Pesquisa de Marketing: Conceitos e Metodologia. 3ª Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002.<br><br>TRUJILLO, V. Pesquisa de mercado  Qualitativa & Quantitativa. São Paulo: Scortecci, 2001.<br><br> </td></tr></table></body></html>