ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01208</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Campeões além do tatame</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;ROBSON MIGIEL DE SOUSA (Universidade Metodista de São Paulo); Abner Henrique Dias (Universidade Metodista de São Paulo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação, ONG, Marketing Esportivo, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho foi desenvolvido para o Projeto Integrado do quarto período do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo, com o tema "Medalhas Digitais  A Comunicação On-Line de Projetos Esportivos". A proposta é desenvolver uma campanha publicitária sobre uma personalidade ou entidade esportiva sem fins lucrativos, com foco principal em internet. A ONG Pequeno Samurai foi o cliente escolhido para o avanço do projeto. A Organização realiza a prática do Morganti Ju-jitsu, um esporte de artes marciais que surgiu em meados da década de 90 e que tem por finalidade a promoção do desenvolvimento humano, da cidadania e da inclusão, envolvendo crianças e adolescentes por meio da luta.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No âmbito da publicidade, as campanhas esportivas sempre chamaram a atenção por lidar com fatores motivacionais, emocionais e de profunda importância para a maioria dos telespectadores e consumidores. A forma como as características do esporte são levadas ao público através da propaganda, cumpre o objetivo de transmitir toda a glória e conquista de um atleta ou clube, elevando o sentimento de amor e respeito de seus torcedores. Para a realização de um projeto que envolvesse o esporte como lazer e responsabilidade social, foi escolhido um cliente que pudesse oferecer duas características essenciais para um trabalho coerente e de benefício comunitário: as crianças e o esporte. A ONG Pequeno Samurai realiza um projeto solidário com o intuito de tirar crianças e adolescentes das ruas e oferecer a prática esportiva como um modo de lhes trazer benefícios e qualidade de vida. A ONG realiza a prática do Morganti Ju-jitsu, um método de luta e uma forma de atividade física que reúne mente, corpo e espírito. Desta forma, os ensinamentos desta modalidade passam a ser compreendidos pelas crianças e adolescentes como uma forma de aprendizado, seguindo uma filosofia de evolução interna e a não violência. Além do conteúdo on-line, foco do projeto também serão divulgadas peças em meios como outdoor, cartazes, folhetos e anúncios de jornais e revistas. A propaganda gerada para a divulgação da ONG não só irá beneficiar seus atletas, mas também levá-la a um patamar de grande visualização diante do público-alvo, com o objetivo de atingir uma gama de voluntários que contribuam com recursos indispensáveis para o bom andamento da organização</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A internet tem revolucionado o computador e o mundo da comunicação drasticamente. Ao mesmo tempo em que é uma capacidade mundial de radiodifusão, também é um mecanismo de disseminação de informação e um meio para colaboração e interação entre indivíduos e seus computadores. Entendendo a internet como uma ferramenta capaz de exponenciar o alcance e visibilidade de uma mensagem, esta campanha publicitária aqui apresentada, apropriam-se desse universo para conseguir atingir seus objetivos de campanha. A história da criação e do desenvolvimento da Internet é a história de uma aventura humana extraordinária. Ela põe em relevo a capacidade que te têm as pessoas de transcender metas institucionais, superar barreiras burocráticas e subverter valores estabelecidos no processo de inaugurar um mundo novo. (CASTELLS, 2001, p. 13) Este projeto visa quebrar a estagnação que a ONG enfrenta atualmente. É importante que a causa torne-se protagonista e alcance índices satisfatórios de destaque. Para isso a campanha comunicará posicionamento para estabelecer uma imagem no mercado, quebrando a inércia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a construção do conceito criativo da campanha, "Campeões Além do Tatame", foi necessário entender que este deveria ser algo que pudesse transmitir o posicionamento da ONG Pequeno Samurai. Atualmente, a organização não quer desenvolver atletas de alto desempenho, mas sim utilizar o esporte como veículo para algo maior que isso: trata-se de uma causa de inclusão social, que visa retirar crianças carentes das ruas da região de Rio Grande da Serra, São Paulo. A afirmação aqui estabelecida como conceito criativo, traduz como a ONG se comporta e o que ela pretende. O Morganti Ju-jitsu pode e vai replicar seus ensinamentos para a vida de todos os jovens que o praticam. O esporte e toda sua filosofia pregam o companheirismo, a empatia, a disciplina, o autoconhecimento, o equilíbrio, o respeito, a cooperação e muitas outras vertentes a serem exploradas além do próprio corpo. Além disso, ainda buscam construir sua relevância numa sociedade onde as ONGs esportivas são tão carentes e sem recursos, mesmo diante de causas tão nobres. Conceito criativo carrega a concepção da ONG de ser uma verdadeira incentivadora, que conduz as crianças à oportunidade de mudar positivamente suas vidas comumente sujeitas a situações como o bullying e a falta de estrutura familiar. Alinhada as estratégias, a campanha "Campeões Além do Tatame", ilustra que, mais que desempenho, a ONG está a frente de vários jovens e crianças que, mesmo não sabendo, buscam algo que dê cor ao mundo e expectativa de um futuro novo e positivo. A "Campeões Além do Tatame" busca, nessa iniciativa, transmitir que todo e qualquer ensinamento que o esporte lhe oferece pode ser levado adiante, afinal, o maior benefício do esporte essas crianças levam para a vida.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a criação e desenvolvimento da peça publicitária, foi necessário a utilização de recursos digitais adequados e de qualidade. Para imagens (fundo, crianças, elementos) foi utilizado um banco de imagens, foi utilizado o Big Stock, por seu acervo de fotos de qualidade. Todos os elementos da peça foram minuciosamente pesquisados com a maior qualidade possível, a fim de transmitir profissionalismo e seriedade na peça. Foram utilizadas imagens de crianças usando quimono em posições características da luta, atrelando palavras conceituais à elas, demonstrando e comunicando visualmente as qualidades e benefícios que a luta os traz. Para a produção e pós-produção da peça foram utilizados os programas: Adobe Photoshop CC, Adobe Illustrator CC e Adobe InDesign CC. O programa utilizado para o tratamento das fotos foi o Photoshop, para a criação dos vetores e logotipo foi utilizado o Illustrator, e para diagramação, montagem e finalização, foi utilizado o InDesign.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No meio digital, a campanha inicia com peças display, através da plataforma Google Adwords. As peças display são de extrema importância nessa campanha, trata-se de um novo anunciante, por tanto, sem audiência significativa em seus canais de contato. Com o desenvolvimento dessa peças, é possível gerar fluxo de visitas ao site da ONG. A organização também estará presente no Facebook. A ONG Pequeno Samurai já possui uma página dedicada para relacionamento com sua massa consumidora. Esta fanpage, como é chamada, é alimentada com informações a respeito da ONG, publicações com imagens de campeonatos que os atletas participam e demais assuntos pontuais. Para a replicação do conteúdo da campanha "Campeões Além do Tatame", será utilizado este mesmo endereço. Para conseguir estabelecer relevância ao conteúdo reproduzido neste espaço e gerar awareness, é de extrema importância que seja determinado o que e quando falar. Considerando isso, foi traçada uma estratégia que visa falar sobre assuntos do cotidiano, alinhados ao discurso que a marca pretende e de forma frequente. Traçando esses pilares de conteúdo para a fanpage, é importante ressaltar que obtem-se maior controle sobre o conteúdo publicado, a fim de não congestionar a página e otimizar a experiência do usuário. Além disso a fanpage sofreu alterações visuais, de acordo com a campanha. Além disso, também foi desenvolvido um site, que funciona como centralizador de conteúdo. Neste site, será possível encontrar informações a respeito da ONG, conteúdos produzidos pela própria marca no blog (o blog também funciona como impulsionador de visitas ao site, através de buscas orgânicas em motores de busca na internet), galeria, contato e uma página dedicada à doação. Essa página dedicada às doações é de extrema importância para a marca, pois a falta de investimento e recursos é o principal problema que a instituição enfrenta. A ONG Pequeno Samurai contribui atualmente para o desenvolvimento social de 30 crianças, através das aulas de Morganti Ju-jitsu. No website da ONG será possível encontrar maneiras de como contribuir para o desenvolvimento e crescimento do projeto, tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas. Para os possíveis apoiadores que se identificarem como pessoa jurídica, será exibida uma caixa a qual apresenta os benefícios de ser um contribuinte da organização, como, por exemplo, o banner na página inicial do site da ONG, proporcionando visibilidade à marca. Essa é uma prática que permite que os apoiadores invistam de parte do Imposto de Renda devido de sua empresa para a Pequeno Samurai. Assim, ao invés de não obter o retorno sobre esse imposto, o patrocinador tem o retorno em visibilidade para sua empresa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O projeto "Medalhas Digitais" nos propõe uma campanha de comunicação para uma marca esportiva e esta pode ser uma ONG ou um atleta. Durante o desenvolvimento do projeto, compreendemos que a internet pode e deve ser um importante aliado, principalmente quando atrelado ao seu valor de investimento: consideravelmente baixo, em relação a outros formatos de mídia. Podemos salientar especificamente a influência e importância da Internet como uma ferramenta que pode potencializar a capacidade dos consumidores de interagir com suas marcas. Sendo assim, de total importância para nosso cliente e campanha Aqui depositamos a certeza de que as medidas adotadas neste projeto contribuirão para o primeiro passo de uma nova Pequeno Samurai e, mais que isso, contribuirão para a formação de cada uma dessas crianças. Ainda reforçamos que compreendemos a importância de um trabalho como este destinado a uma ONG. Observamos a carência de respaldo e de recursos que o terceiro setor sofre atualmente, mesmo diante de causas tão nobres como essa e perante isso, não podemos nos anular, afinal, também fazemos parte de um dos maiores benefícios que essas crianças levam pra vida: a motivação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALVES, Marcia Nogueira. Mídia e produção audiovisual: uma introdução. Curitiba: InterSaberes, 2012 <br><br>CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2001 <br><br> </td></tr></table></body></html>