|
INSCRIÇÃO: | 01233 |
|
CATEGORIA: | RT |
|
MODALIDADE: | RT03 |
|
TÍTULO: | Radionovela Under The Dome
|
|
AUTORES: | Fernanda Ferreira da Silva (Centro Universitário Newton Paiva); Ariane Kesia lopes Batista (Centro Universitário Newton Paiva); Leonardo Henrique Costa Silva (Centro Universitário Newton Paiva); Eurico Souza Pinheiro (Centro Universitário Newton Paiva); Ludmila Antônia Araujo (Centro Universitário Newton Paiva) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Radionovela, Underthedome, Radiojornalismo, Jornalismo, adaptação |
|
RESUMO |
Inspirado na obra do escritor americano Stephen King,Under the Dome (Sob a Redoma) é um livro romance de ficção científica lançado no ano de 2009.O local em que os fatos ocorrem é na cidade de Chester Mill, no estado americano Maine. Em um dia rotineiro, a cidade é isolada do resto do mundo não sendo possível a entrada nem saída de ninguém, depois que uma cúpula, um campo de força aparece misteriosamente. O medo, a curiosidade e uma solução eficaz para resolver a situação, são alguns dos diversos sentimentos que tomam conta de todos os personagens da obra. A Radionovela, narrativa sonora é baseada nas ações que acontecem após a chegada da cúpula. Foi gravada no estúdio de Rádio do Centro Universitário Newton Paiva. Os integrantes do grupo, interpretaram personagens da história e utilizaram de recursos técnicos que fazem parte da linguagem radiofônica. |
|
INTRODUÇÃO |
A radionovela desde as década de 40 e 50 teve grande influência na vida do cidadão. A forma que a radio teve interação com o cotidiano, trouxe grandes mudanças na forma de levar a vida. Essas mudanças de cotidiano, o descobrimento de novas formas de programação, levaram o brasileiro a uma nova concepção.
A audiência das radionovelas fez com que os famosos “anos dourados do rádio brasileiro”, novelas como O direito de nascer, em busca da felicidade, fez com que a radio ganhasse proporções gigantescas, devido a nova forma de entretenimento das rádios. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 昀漀椀 氀攀瘀愀爀 愀漀 漀甀瘀椀渀琀攀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀攀 匀琀攀瀀栀攀渀 䬀椀渀最⸀ 䄀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀 猀漀戀爀攀 甀洀愀 爀攀搀漀洀愀 焀甀攀 猀攀 挀愀椀 爀攀瀀攀渀琀椀渀愀洀攀渀琀攀 攀洀 甀洀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀椀砀愀渀搀漀 琀漀搀漀猀 椀猀漀氀愀搀漀猀Ⰰ 猀攀爀瘀攀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 搀攀 甀洀愀 愀瀀甀爀愀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 攀洀 琀攀洀瀀漀 爀攀愀氀Ⰰ 搀漀 漀挀漀爀爀椀搀漀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀Ⰰ 瘀攀爀愀挀椀搀愀搀攀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 漀挀漀爀爀椀搀漀猀⸀ 吀爀愀戀愀氀栀漀 攀砀攀爀挀椀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀
A adaptação se desenvolveu perfeitamente devido a trama que possibilita a inferência de como aconteceriam as transmissões radiofônicas dos acontecimentos principais do enredo, por meio do rádio. Essa abertura possibilitou a utilização de efeitos que construíram uma verossimilhança. |
|
JUSTIFICATIVA |
A adaptação da história tem a função de ajudar a entender o processo de apuração ao vivo, transmissão e resultado ao vivo, pois cria a oportunidade de interação do ouvinte, sobre o caso ocorrido, a adaptação é importante porque reforça a transmissão das mídias pouco citadas na obra original. 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 愀 椀搀攀椀愀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 搀攀瀀漀椀猀 搀漀 搀攀猀愀猀琀爀攀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀瀀愀爀攀氀栀漀猀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀猀 攀 爀攀搀攀猀 攀氀琀爀椀挀愀猀 渀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀瘀愀洀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀爀椀愀 愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀愀 猀椀琀甀愀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 攀猀琀愀瘀愀 搀漀 氀愀搀漀 搀攀 昀漀爀愀 搀愀 爀攀搀漀洀愀⸀
O diferencial pode ser visto como a retomada da radio novela, com um conteúdo atrativo, onde nos tempos de hoje, a internet tem grande influência na concepção de ideias. |
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
Os métodos utilizados na produção foram a narrativa radiofônica, como adaptação de personagens, pesquisa sobre o assunto, o roteiro proposto com base clara e de fácil entendimento, cuja função de levar a imagem ao ouvinte só ouvindo a informação.䄀 猀爀椀攀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀愀 焀甀攀 琀攀瘀攀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 渀漀 挀愀渀愀氀 䌀䈀匀Ⰰ 搀甀爀愀漀 搀攀 ㈀㐀 搀攀 樀甀渀栀漀 搀攀 ㈀ ㌀ 愀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㔀 挀漀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 ㌀ 琀攀洀瀀漀爀愀搀愀猀 攀 漀 氀椀瘀爀漀 搀漀 攀猀挀爀椀琀漀爀 挀栀愀洀愀搀漀 搀攀 唀渀搀攀爀 吀栀攀 䐀漀洀攀 ⠀䄀 爀攀搀漀洀愀⤀ ㈀ 㤀Ⰰ瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 瀀攀氀愀 攀搀椀琀漀爀愀 䌀栀愀爀氀攀猀 匀挀爀椀戀渀攀爀✀猀 匀漀渀猀⸀
As técnicas radiofônicas utilizadas narração em que foi possível a ação entre narrador descrevendo a ação, ação nas falas dos personagens, efeitos sonoros como batidas, gritos, sons ambientes de redação, chamadas de telejornal, pessoas conversando, sons de rua, explosão. Efeitos mixados para chamada da radionovela. |
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
A descrição da radionovela é vista como adaptação de cenários, no caso de Under The Dome a criação do cenário do desastre na cabeça do ouvinte, através de sons criados pelos personagens, que levam a entendimento do público, onde repassa emoções, o que leva veracidade a história, reforçando também os sons artificiais, mixados que fazem com que de mais emoção a trama. 䄀 挀爀椀愀漀 搀漀 挀攀渀爀椀漀 瀀攀爀昀攀椀琀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 琀椀瘀攀猀猀攀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 攀猀琀愀爀 渀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 愀 搀爀愀洀愀琀椀挀椀搀愀搀攀 渀愀猀 昀愀氀愀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 漀 昀甀渀搀漀 洀甀猀椀挀愀氀 焀甀攀 挀漀洀瀀猀 愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 愀 瘀椀猀漀 洀愀椀猀 愀洀瀀氀椀昀椀挀愀搀愀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 焀甀攀 猀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀洀 甀洀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀
É necessário o entendimento da radionovela, como meio fundamental para aprimoramento da disciplina de rádio, cujo projeto foi grande influenciador para o meio de comunicação, a identificação do gênero, das técnicas e métodos de produção.䄀 瀀爀漀搀甀漀 漀昀攀爀攀挀攀甀 甀洀愀 瘀椀猀漀 愀搀愀瀀琀愀搀愀 搀攀 甀洀愀 漀戀爀愀 昀椀挀琀挀椀愀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 甀洀 搀攀猀愀猀琀爀攀 漀挀漀爀爀攀甀 攀洀 甀洀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 搀攀 洀漀搀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 昀漀椀 渀漀琀椀挀椀愀搀漀 愀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 焀甀攀 琀椀渀栀愀洀 漀 爀搀椀漀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 瀀攀爀挀甀猀猀漀爀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䄀䰀䄀䈀刀䔀Ⰰ 䰀椀愀⸀刀愀搀椀漀 攀 椀洀愀最椀渀愀漀 渀漀 琀攀洀瀀漀 搀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀⸀ ㈀ ㌀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|