ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01237</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Biscoito</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Isadora Puríssimo Peixoto Ruiz (Universidade Federal de Uberlândia); Halyson Vieira dos Santos (Universidade Federal de Uberlândia); Isabela Rodrigues da Silveira (Universidade Federal de Uberlândia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;lyric video, audiovisual, animação, música, Jout Jout</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este paper busca abordar os processos de produção e edição do lyric video da música Biscoito, de Jout Jout, produzido para a disciplina de Projeto Interdisciplinar em Comunicação III no intuito de colocar em prática os conteúdos apreendidos na disciplina, como a produção e edição de audiovisual, o domínio do uso das tipografias e noções de planejamento e design gráfico. Além de atender as demandas da disciplina, o produto tem como objetivo facilitar, através da estratégia de ilustrar e animar a mensagem da canção, a compreensão do espectador, auxiliando na divulgação e na popularização da letra da música de Jout Jout.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho foi desenvolvido como um trabalho de exigência parcial para a aprovação na disciplina de Projeto Interdisciplinar em Comunicação III (PIC III) do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Realizado sob orientação docente, o produto, um lyric video, busca por em prática as noções de planejamento gráfico, tipografia e vídeo apreendidas ao longo da disciplina. Planejamento gráfico é o conceito de organizar os elementos gráficos (imagens, vídeos, animações, ilustrações, tipografias, ícones, etc.) de uma produção com o intuito de garantir a concretização das intenções do produtor no processo de recepção. Nele são utilizados ideias e itens gráficos associados ao design em busca de atrair e agradar os olhos do espectador, valendo-se de fatores como a repetição de padrões, o uso de contrastes e até o ritmo, no caso do lyric video. O vídeo, suporte resultado da evolução de mídias como o cinema e a televisão, permite uma forma de comunicação mais simples, curta e direta, e tem se tornado uma ferramenta essencial para a divulgação de conteúdos online, principalmente após o advento do YouTube, rede social que possibilita aos usuários o compartilhamento de seus próprios conteúdos audiovisuais. Associando o vídeo à noções de planejamento gráfico, valendo-se do uso da tipografia, de animações e de uma canção específica (no caso, a música Biscoito, da youtuber Jout Jout), resulta-se uma modalidade de vídeo intitulada lyric video, cujo propósito é transcrever as letras da música em questão para que o espectador possa compreender melhor sua mensagem e seu significado, auxiliando na divulgação e na popularização das letras de música.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O lyric video foi produzido com o objetivo geral de atender as demandas da disciplina de PIC III, que visava a elaboração de uma revista digital, intitulada Sé7ima, que reunisse os trabalhos produzidos pela sétima turma do curso de Jornalismo da UFU nas disciplinas de PIC III, Tecnologias Contemporâneas em Comunicação e Educação, Teorias da Comunicação II, Metodologia da Pesquisa em Comunicação, Fotojornalismo e Jornalismo Digital. O objetivo específico deste produto foi o de criar um lyric video que facilitasse a compreensão das letras da música Biscoito  funk criado e gravado por Julia Tolezano, conhecida virtualmente por Jout Jout, e seu companheiro Caio Franca, que aparece na música sob o pseudônimo de Mc Faceless  através de tipografias e ilustrações organizadas em forma de vídeo animado. A estratégia de ilustrar e animar a mensagem da canção busca, além de facilitar a compreensão do espectador, entreter o público ao ironizar a polêmica linguística do  biscoito versus  bolacha , e divulgar e popularizar a música de Jout Jout.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A produção deste lyric video se justifica pelo espaço que os produtos audiovisuais têm ocupado em nossa sociedade multimidializada. Com os avanços tecnológicos advindos das principais mídias audiovisuais  cinema, televisão e vídeo  , essa modalidade de produção de conteúdos tem sido cada vez mais utilizadas pelos veículos midiáticos tradicionais e também por veículos independentes  como é o caso do canal Jout Jout Prazer, onde foi veiculado o videoclipe da música Biscoito. Inserida na perspectiva do multimodalismo cunhada por James Paul Gee (2007), a proposta do trabalho realizado pauta-se na necessidade de evidenciar o estímulo simultâneo à vários sentidos humanos, como a audição e a visão, embora seu uso seja diferente daquele das mídias audiovisuais de massa, por constituir em si mesma uma linguagem própria. Portanto, o lyric video reflete aspectos da convergência midiática presente na sociedade informacional, ao mesmo tempo em que comunica opiniões por meio de recursos imagéticos, que facilitam a compreensão do posicionamento adotado por serem capazes de estabelecerem uma congruência em relação às experiências culturais prováveis dos receptores, compreensão insuficiente, caso somente o estímulo auditivo fosse veiculado. Com base em Jenkins (2009), a convergência, no lyric video, assume dois campos semióticos: situando significados e os ressignificando perante a comoções sociais - como o revanchismo quase xenófobo entre denominações, no caso dos biscoitos e bolachas -, definindo transformações mercadológicas, culturais e sociais de acordo com as opiniões ou valores do enunciador. Concomitantemente, a própria natureza do lyric video acomoda características inerentes ao imediatismo da sociedade mediatizada que, por necessariamente atingir uma audiência bem delimitada em plataformas como o YouTube,  povoada por nativos digitais que dominam as linguagens veiculadas na internet, instiga a crítica acerca dos materiais midiáticos presentes em tal formato, pois seu público tem capacidade de interpretação sobre os sentidos ali produzidos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O lyric video aqui descrito foi produzido utilizando recursos semióticos que remetessem às logomarcas e aos rótulos dos biscoitos mencionados na música em questão, utilizando diferentes tipografias e combinações de cores para que a associação sugerida pelo vídeo fosse compreendida pelo espectador. Por se tratar de um lyric video, a trilha sonora da produção é a música cuja letra é nela animada, Biscoito, uma colaboração entre Jout Jout e Mc Faceless, pseudônimos de Julia Tolezano e Caio Franca. Para a elaboração e edição do vídeo animado, foi utilizado pelo grupo o programa Adobe Premiere Pro CC e os recursos de animação e edição disponibilizados pelo aplicativo. Para composição das imagens e ilustrações de grande parte das imagens animadas no vídeo, o grupo fez uso do programa Adobe Photoshop CC.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A primeira parte da produção consistiu na escolha da música que deveria ser suporte para o lyric video. Escolhemos  É biscoito , produzida pela youtuber Julia Tolezano em seu canal Jout Jout Prazer, que estourou na Internet e foi, inclusive, adicionada no aplicativo de streaming Spotify, onde também foram disponibilizadas outras produções musicais de Jout Jout. A canção é, na realidade, uma forma de para brincar com seu público, oriundo de diversas regiões do Brasil, fomentando e ironizando a polêmica linguística do  biscoito versus bolacha , uma vez que, no Rio de Janeiro, onde então residia Julia, a palavra mais utilizada é  biscoito . A segunda fase da produção do vídeo consistiu em apanhar figuras que ilustrassem as marcas e tipos de biscoitos mencionados na letra da música música. Com as duas fases concluídas, iniciaram-se a produção e a edição do vídeo em si. As cores, a tipografia e a disposição das letras foram escolhidas para que remetessem a marcas famosas do alimento, como Passatempo, Trakinas, Mirabel, e etc., buscando aproximar a tipografia ao máximo aos rótulos e logotipos. Pensando na provocação de Jout, que afirma que biscoito é o jeito correto de referir-se ao alimento, utilizamos o conceito de biscoito comumente utilizado em Minas Gerais  onde residem os autores deste trabalho  para rebater seu argumento principal através de animações de biscoitos de polvilho em certos trechos do vídeo animado. O produto consiste em um vídeo de animação da modalidade lyric video em formato mp4, que possui duração de 2:19 (dois minutos e 19 segundos).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Produzir uma animação foi um grande desafio para o grupo, posto que exigiu um domínio de programas de edição de vídeo que não tivemos oportunidade de desenvolver até que o trabalho fosse exigido pela disciplina de PIC III. O fato de desenvolver habilidades em uma área até então desconhecida pela maioria dos alunos da turma, fomentou nossa curiosidade e despertou a vontade de aprender a manusear ferramentas de produção e edição de materiais audiovisuais, considerando sua extrema importância para formação do jornalista contemporâneo, inserido num contexto de multimitialidade propiciado pela evolução das mídias, principalmente da Internet. O resultado final do produto superou as expectativas do grupo e nos proporcionou certa segurança para trabalhar com produções audiovisuais posteriores. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: Era da informação, V. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2012.<br><br>GEE, James Paul. What vídeo games have to teach us about learning and literacy. Revised and updated ed. New York: Palgrave Macmillan, 2007. <br><br>JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2ª edição. São Paulo: Aleph, 2009.<br><br>MCLUHAN, Marshall. O meio é a mensagem. In: _____. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964, p. 21-37. <br><br> </td></tr></table></body></html>