ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01250</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O legado das Olimpíadas do Rio de Janeiro visto pela ótica de Ribeirão Preto</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Thuany de Oliveira Nascimento (Centro Universitário Uniseb); Fernanda Maria Cicillini Braga (Centro Universitário Uniseb)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Olimpíadas, Brasil, Ribeirão Preto, Legado, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A reportagem foi fruto da disciplina de "Técnica e produção para áudio(rádio)", do Centro Universitário Uniseb, e tem como objetivo mostrar como seria o pós evento e o legado que as Olimpíadas deixaram não só no Brasil, como nas localidades locais, essencialmente Ribeirão Preto, que é a cidade que eu faço a faculdade de Jornalismo. Para isso, utilizei das técnicas de entrevista e reportagem aprendidas na disciplina e o resultado foi a reportagem em si.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O maior evento do mundo esportivo, que congrega valores como a união entre os povos e a valorização do homem na busca por resultados que o levem a superação de limites, foi realizado no Brasil, em agosto de 2016. Tal evento despertou discussões políticas, econômicas e sociais, mas um aspecto que gerou interesse para elaboração deste trabalho foi a questão do legado que as Olimpíadas poderiam deixar para o país e para as futuras gerações. Dessa forma, foi pensado um recorte sobre o tema que pudesse checar em locais distantes da arena dos acontecimentos, a cidade do Rio de Janeiro, quais os possíveis prolongamentos do evento, já pensando nas próximas Olimpíadas, em Tóquio, no Japão. Como pesquisa inicial para a pauta, descobriu-se que a cidade de Ribeirão Preto é 'casa' do técnico da seleção brasileira de Caratê, modalidade que entra como teste nas próximas Olimpíadas. Unindo a questão do legado com essa particularidade, foi desenvolvida uma reportagem para o Rádio sobre como o evento poderia influenciar pessoas da cidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, vivenciamos polêmicas, lágrimas, suor, derrotas e vitórias. Depois de tudo o que fica? Saudades de um momento histórico que o Rio de Janeiro e o Brasil vivenciaram e o sentimento de missão cumprida. A partir do cenário de vivencia de um grande evento como esse, esta reportagem teve como objetivo estabelecer um recorte sobre o legado que tal evento poderia deixar para futuras gerações, sobretudo localmente, em cidades e regiões distantes geograficamente do evento oficial.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como parte da disciplina especifica de "Técnica e produção para áudio", fez-se necessário a compreensão das várias características peculiares que o Rádio, como veículo de comunicação, oferece. Entre as características mencionadas estão a acessibilidade, instantaneidade, além de proporcionar ao ouvinte uma informação completa através de uma linguagem resumida. Neste contexto, o texto no rádio tem papel bastante importante. Como este ouvinte só tem uma oportunidade de entender a mensagem veiculada, esta notícia precisa ser direta, concisa e objetiva. Para além das características textuais, também é preciso compreender os formatos que as produções para tal veículo pode assumir. Uma das atividades propostas, portanto, foi a produção de uma reportagem para o qual foi escolhido o tema das Olimpíadas, que acabara de acontecer no Rio de Janeiro, e as possibilidades que seriam despertadas como legado desse grande evento para as futuras gerações. Dessa forma, com um recorte regional, escolheu-se como tema o legado das Olimpíadas do Brasil para a cidade de Ribeirão Preto, local onde se concentrou a reportagem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta está inserida na disciplina de Redação e produção para Áudio. Nesta, são abordadas as práticas do radiojornalismo e as técnicas de produção para áudio em seus amplos formatos. Conforme descreve FILHO (2003, p.126), esse trabalho usou como suporte o formato reportagem. De acordo com o autor: "Reportagem é uma Matéria específica e de maior fôlego sobre um determinado tema. Pode incluir entrevistas, externas, opinião do repórter, BG, etc." Para tanto, utilizou-se também técnicas de entrevistas bem como as técnicas de produção textual para o veículo Rádio, que guarda particularidades inerentes sua formatação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Após 3 meses do maior evento esportivo do mundo ter acontecido no Brasil, o legado que as Olimpíadas do Rio de Janeiro deixaram, ainda se faz presente na cidade de Ribeirão Preto. Já pensando em Tókio, o Comitê Olímpico já decidiu quais seriam as modalidades convidadas e dentre elas, está o caratê. O técnico da seleção brasileira, Ricardo Aguiar, que tem um instituto de artes marciais na cidade, nota uma procura regular pelo esporte e uma maior atenção da mídia a modalidade. Audio 1  Tempo: 1'41 a 1'51 Deixa inicial: o caratê tem sido notícia... Deixa Final: ... e consequentemente a procura. Segundo Aguiar, alguns de seus alunos que já representam o Brasil em outros campeonatos, hoje vivem uma realidade diferente com a certeza de que o caratê será uma modalidade olímpica em 2020 e naturalmente já estão muito mais empenhados e comprometidos nos treinamentos, em função de viver o sonho olímpico. Audio 3  Tempo: 0'21 a 0'47 / 1'10 a 1'30 Deixa inicial: claro que esses alunos vivem... Deixa Final: ... representar o nosso país. O técnico também entende a importância em influenciar seus alunos positivamente com toda sua experiência na carreira esportiva e seu legado na seleção brasileira, e dentre os valores principais que procura passar à eles, a humildade está entre as principais. Audio 2  Tempo: 0'06 a 0'49 / 1'55 a 2'28 Deixa inicial: a gente sabe da importância... Deixa Final: ... muito bom pra carreira deles. Aguiar finaliza dizendo que o relacionamento com alunos e atletas deve ser claro e transparente e principalmente feito de uma maneira direta e prática, para que seu trabalho como técnico seja bem feito e a carreira dos atletas cresça cada vez mais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Achar um tema relevante para a pauta não foi muito complicado, afinal, o maior evento do mundo estava em evidência em todas as mídias nacionais e internacionais. Dentre as notícias em destaque no final do evento, estava as Olimpíadas de Tókio, em 2020 e as modalidades esportivas que seriam convidadas, dentre elas o Karatê. Já tinha me deparado com informações do Instituto Ricardo Aguiar, que fica localizado em minha cidade, sobre sua influência na modalidade e principalmente por ser técnico da Seleção Brasileira e já ter participado das Olimpíadas. Inicialmente procurei informações dele e da modalidade em si, para depois entrar em contato. Foi complicado ter uma primeira conversa com Ricardo e explicar do que se tratava, por sua agenda ser complicada e com muitas viagens. Apesar das dificuldades, a entrevista foi muito bem sucedida e o resultado foi muito positivo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">HAUSMAN, Carl & MESSERE, Fritz & O´DONNELL, Lewis & BENOIT, Philip. Rádio: Produção, Programação e Performance. São Paulo: Cengage Learning, 2010.<br><br>BARBEIRO, Heródoto & LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de Radiojornalismo ? Produção, Ética e Internet. Rio de Janeiro: Campus, 2001.<br><br>MCLEISH, Robert. Produção de Rádio - Um Guia Abrangente de Produção Radiofônica. São Paulo: Summus, 2001.<br><br> BARBOSA FILHO, André. Gêneros Radiofônicos . São Paulo, Paulinas, 2003, p. 126. <br><br> </td></tr></table></body></html>