ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01259</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Catsu</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bianca Mundim Felix (Universidade Federal de Uberlândia); Amannda Pereira Barbosa (Universidade Federal de Uberlândia); Pedro Henrique Lobato Defensor (Universidade Federal de Uberlândia); Rafael Duarte Oliveira Venancio (Universidade Federal de Uberlândia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Jornalismo, Assessoria de Imprensa, Mídia Kit, CATSU, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O gênero geek na cidade de Uberlândia é representado desde 2008 pelo grupo CATSU, que realiza um evento, durante um final de semana, para amantes desta cultura. A divulgação do festival acontece apenas próximo a data de realização e fica muito restrita a pessoas da cidade. Além disso, a equipe CATSU mostrou interesse em divulgar o novo estilo do festival, que antes se limitava apenas a cultura oriental e agora expande para o mundo da internet, como a presença de youtubers no evento. Visando trabalhar na divulgação desse novo estilo do evento, buscar atingir o público de outras cidades e buscar novos patrocinadores, propomos um box de conteúdo, no qual com pequenos materiais de mídias é possível transmitir de forma rápida e eficaz a essência do evento CATSU.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O grupo CATSU atua na cidade de Uberlândia -MG, realizando eventos anuais, há nove anos, apresentando desde a cultura oriental (música, culinária, moda, anime) até webcelebridades que tenham relevância no momento. Todos os anos o festival acontece em um final de semana e a maioria do público são jovens de 11 á 18 anos, residentes da cidade. Sempre com uma aceitação positiva e superando expectativas de público, a CATSU tem uma dimensão significativa na região, visando que a temática engloba principalmente uma cultura totalmente diferente da brasileira e mesmo assim, consegue atrair um grande público. Mesmo com diversidade de conteúdo, o evento ainda fica limitado a Uberlândia, pois as principais mídias de divulgação são feitas pela programação de televisão local e outdoors. Nesse contexto, é perceptível que a CATSU tem grande influência no meio cultural de Uberlândia -MG. Atualmente o evento conta com modalidades em diversos setores: campeonato de cosplay; praça de alimentação com diversas opções gastronômicas, sobretudo orientais; campeonatos de vídeo game e jogos online; lojas com produtos específicos, que seguem a temática do festival. Em levantamento que realizamos para a elaboração deste anteprojeto, identificamos que o grupo faz uma publicidade escassa e limitada regionalmente. Apesar da grande repercussão da CATSU no cenário cultural da cidade, o evento, devido a deficiência em sua divulgação, fica restrito à Uberlândia, impedindo que empresas e pessoas que se identificam com a temática proposta, possam se informar a respeito. A proposta do grupo para solucionar essas carências do setor de publicidade e divulgação, é uma caixa composta com pequenos produtos midiáticos que representem tudo que o festival traz de conteúdo, de maneira direta, rápida e simples.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Objetivo geral Produzir um mídia kit transmidiático de divulgação do evento CATSU 2017 no formato B2B, para a empresa Online Informática, situada em Uberlândia, Minas Gerais, a fim de conseguir uma pareceria para o festival na sua próxima edição. " Atualizar a fanpage da CATSU no Facebook para ajudar na divulgação do mídia kit e da própria festa; " Informar a empresa escolhida sobre o cliente da Alvo Assessoria; " Estimular a adesão da Online Informática como parceira do próximo evento CATSU.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este projeto justifica-se academicamente por ser algo novo e experimental, uma vez que visa usar os conhecimentos, técnicas e conceitos discutidos por pesquisadores em livros e em debates entre discentes e docente dentro da sala de aula, em aplicação prática. Do ponto de vista mercadológico, o mídia kit é a apresentação de uma empresa a outra, tendo a capacidade de atrair um possível parceiro ou até mesmo cliente. Neste documento é mostrado todas as qualidades e o potencial do remetente como um negócio rentável. Como os mídia kits não possuem um formato já pré-determinado, esse foi feito com alguns elementos básicos que se espera que possua, como história do evento; clipping com três matérias publicadas em meios de comunicação sobre o mesmo e material áudio visual; como fotos e vídeo. Usufruindo das mídias sociais e sua dinamicidade, foi utilizado a página do evento no Facebook para atualizar o público sobre uma possível parceria com a Online Informática e mantê-los ansiosos para próxima edição da festa. Assim, a divulgação pode beneficiar tanto a CATSU com a exposição e atualização da página, quanto a empresa visada, pois assim essa verá que parte do seu público é o mesmo que o do evento e que esse é extremamente engajado e fervoroso. Como forma de captar a atenção da empresa a quem foi direcionado o mídia kit e alcançar o objetivo principal, o produto precisa ter um visual atraente e ser passível de ser reconhecido pela empresa que o receber, além de um conteúdo que desperte interesse no destinatário. O projeto foi pensado e executado seguindo esse raciocínio.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A disciplina de Comunicação Organizacional  Assessoria de Imprensa, é oferecida no 6º período, de acordo com a grade curricular do curso de Comunicação Social  Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. Essa carrega grande importância por se tratar de algo prático voltado para o mercado de trabalho e também por ser alocada no penúltimo ano do curso, em que se esperava que os alunos possuam certa bagagem acadêmica e maturidade para o tipo de trabalho que a disciplina propõe. Em vista disto, o trabalho proposto pelo professor logo ao início das aulas foi: criar uma "mídia kit" em parceria com alguma empresa para ajudar a divulgação da mesma de forma criativa e original . Ao início dos procedimentos de escolha da empresa, o grupo já havia pensado em escolher um ramo empresarial que trabalhasse com o público alvo do nicho "geek/nerd". Como primeira opção escolhemos a loja local "Pop Store" a qual vende produtos de própria fabricação assim como também produtos importados sendo estes camisetas, figure arts, quadros, pelúcias de personagens de animes, jogos e séries. Porém como na época o evento CATSU fazia parceria com a loja, vimos uma oportunidade ainda maior, pois se trata do maior evento desse público na região. O primeiro passo foi dado e entramos em contato com os organizadores gerais do evento, os quais aceitaram nossa proposta de mídia kit. A próxima etapa foi apresentar nosso cliente e também nossa logomarca, a equipe na buscava algo que pudesse de fato ser uma logo e lembrasse uma empresa de assessoria séria por mais que no momento ela fosse apenas com fins para trabalhos acadêmicos. Em uma brincadeira de um membro da equipe com o nome personagem Alvo Dumbledore da série de livros e filmes "Harry Potter", tivemos a ideia de criar a "Alvo Assessoria", a logo faz a brincadeira de "Alvo" que seria aquele utilizado como mira, soando como algo relacionado a alcançar seu objetivo e ao mesmo tempo, um trocadilho com o nome do personagem de ficção do universo geek. Logo então, foi escrita uma carta para uma possível futura empresa colaboradora a fim de apresentar o mídia kit para esta empresa, escolhido o clipping com três matérias já produzidas sobre o evento e a equipe se organizou e produzido três releases para compor também o produto final. O próximo passo foi ir até o evento e conhecer de fato o "cliente". O evento CATSU (Convenção de animes e tokusatsus de Uberlândia) acontece duas vezes ao ano, no ano de 2016 o grupo foi em sua edição de Setembro, entrando credenciado como imprensa, com acesso exclusivo a fotos de cima do palco, fotos no limite destinado a outros veículos de imprensa no momento dos shows, palestras e concursos, e a liberdade de andar e conhecer todo o espaço do evento para que fosse possível registrar todos os fatos daquela edição. A equipe compareceu nos dois dias, 10 e 11 de Setembro de 2016 desde a abertura dos portões até o momento de encerramento do mesmo. Além disto, os organizadores cederam um espaço como administrador em sua página oficial no site Facebook para que pudéssemos divulgar nossos materiais produzidos após o evento e assim ajudar também na divulgação do próprio antes da sua edição no ano seguinte que ocorrerá nos dias 20 e 21 de Maio de 2017. Logo após o evento, foram selecionadas e separadas as oito melhores fotos que representariam o mesmo. O mídia kit contém também um áudio gravado pelo próprio Presidente da CATSU com um total de 2 minutos falando sobre o início de tudo, a aceitação do público na cidade e o crescimento do evento na região; um vídeo de 54 segundos para a divulgação a partir dos trechos e filmagens feitos durante os dois dias. Após isso, o grupo começou a trabalhar na produção da embalagem, escolhendo uma caixa feita em mdf como base. No processo criativo utilizou-se os programas Corel Draw X7 e Photoshop CC. Sobre a arte: a primeira etapa foi esboçar como expressar algo criativo que abrangesse de um modo geral o público do evento, assim sendo a própria "cara" da CATSU. Chegou-se à conclusão de que algo que resgatasse a noção de nostalgia para esse público seria ideal, escolhendo os elementos do jogo "Super Mario World". A tampa da caixa passou a ser o tijolo amarelo com um ponto de interrogação, enquanto as laterais formavam um mapa do jogo, porem editado pela equipe e ao fim na parte interna da tampa a grande logo do evento num fundo preto. Encaixando todos estes elementos a equipe deu vida ao mídia kit do evento CATSU no ano de 2017. A embalagem traz a nostalgia para os adultos que jogaram o jogo na infância, assim como para todos que tem afeição pelo personagem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O mídia kit é um conjunto de materiais que compõe o portfolio da empresa/anunciador com a finalidade de apresentar a mesma às agências e clientes finais. Uma forma de vender seu produto mostrando o melhor dele. Não há um formato específico para um mídia kit, podendo ser o mesmo em pdf, slides ou, como no caso do produto aqui descrito, em embalagem. Como tudo em um mídia kit precisa ser pensado, a primeira visão que o cliente tem do produto precisa ser aceita, logo então, deve-se pensar no melhor design para atender as expectativas. Segundo Roncarelli e Ellicott (2011), um design de embalagem eficaz é capaz de transformar qualquer produto em um objeto de desejo. Uma embalagem bem feita pode elevar o status de um produto ordinário ao de algo excepcional. Pensando no perfil do público do evento, o grupo produziu a embalagem a fim de agradar o mesmo, que seria o público jovem que joga jogos eletrônicos, assistem a series de super heróis e lê quadrinhos, os conhecidos "geeks". Dentro da embalagem final do mídia kit se encontra três clippings de matérias jornalísticas produzidas por veículos de plataforma online que abordam o evento o qual estamos assessorando; uma carta de apresentação produzida a fim de apresentar o evento para a empresa Online Informática; fotos e um vídeo de divulgação de autoria própria; um áudio exclusivo do Presidente do evento dizendo sobre o que se trata a convenção; além de três releases sobre o evento, todos de autoria dos membros do grupo. " Catsu no Facebook O evento CATSU possui uma página oficial no site Facebook, a fim de divulgar fotos, vídeos e parcerias. O Presidente do evento permitiu que a equipe utilizasse a página como administradora, para ajudar na divulgação e publicar as fotos e o vídeo feitos durante a segunda edição de 2016.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Segundo Roncarelli e Ellicott (2011), o mídia kit é o produto essencial para ser apresentado para clientes e agências, podendo então cumprir o objetivo de atingir novos limites, principalmente no âmbito comercial, para atrair novos parceiros e investidores que ajudem a expandir a visibilidade do festival. Como consequência do aumento da visibilidade, é possível atingir novos públicos que tenham interesses em comum com os da CATSU. Desta forma, ao levar em consideração a importância que o evento tem para o desenvolvimento cultural de Uberlândia -MG, o grupo crê que, o crescimento da CATSU, adquirido a partir do investimento em uma divulgação concisa e da construção de parcerias com empresas que dividem o mesmo público, irá gerar uma corrente de consequências positivas para cidade, como movimento de mercado, visibilidade nacional e incentivo a troca de informações e consumo de conteúdo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">RONCARELLI, Sarah; ELLICOTT, Candace. Design de embalagem: 100 fundamentos de projeto e aplicação. 2011.<br><br> </td></tr></table></body></html>