ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01286</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Experimental Portfolio</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Wendel Nunes Assis (Universidade de Uberaba); Isabel Cristina Fernandes Ventura Camargos (Universidade de Uberaba); Karla de Almeida Borges (Universidade de Uberaba); Matheus Faccioli Martins (Universidade de Uberaba); Neirimar de Castilho Ferreira (Universidade de Uberaba); Tchielicson Flauzino Benke (Universidade de Uberaba)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Experimental;, Criação;, Comunicação, Planejamento;, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho traz um resumo das atividades da Agência Experimental Portfolio, no ano de 2016. Instituída há 15 anos como Agência Junior do Curso de Publicidade e Propaganda da Uniube - Universidade de Uberaba, a Portfolio atende a demandas da comunidade local, bem como de projetos de extensão, em diversas áreas. Em todos os projetos e solicitações apresentadas à Agência Portfolio, fica clara a importância das ferramentas de comunicação para atingir os objetivos do próprio projeto. São experiências ricas para os alunos que podem vivenciar a realidade de uma agência com atendimento a clientes reais, adquirindo experiências que auxiliam muito em futuros processos seletivos. O fato da possibilidade de participação estar aberta a todos os alunos do curso faz com que a Agência Experimental Portfolio possa ser considerada como uma preparação complementar dos alunos para o mercado de trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Agência Experimental Portfolio é há 15 anos a Agência Junior do Curso de Publicidade e Propaganda da Uniube e tem como objetivo de levar, com o trabalho de comunicação, informações, esclarecimentos e divulgação de projetos e iniciativas que visam à melhoria de qualidade de vida à comunidade acadêmica e comunidade local. O projeto era voltado apenas aos alunos dos períodos finais do curso. Posteriormente, com a procura crescente dos alunos dos períodos iniciais e ainda a colocação, no mercado de trabalho, dos graduandos dos períodos finais, viu-se a possibilidade de abrir a participação para os demais períodos. Com isso, a Portfolio tem contribuído, também, para preparar os alunos do Curso para processos seletivos de estágios e trabalhos nas empresas locais. São disponibilizadas 20 vagas, sem definição prévia de funções e departamentos. Todos os integrantes têm a oportunidade de participar de todas as etapas, sem necessidade de se firmar a uma única função. Do briefing à produção das peças, a equipe toda participa de todos os processos, experimentando suas próprias habilidades. Para que o atendimento ao cliente e a experiência dos alunos sejam satisfatórios, é necessário que os participantes sejam submetidos a oficinas, nas diversas áreas, considerando, principalmente, a condição dos alunos dos períodos iniciais. As oficinas de treinamento e demais processos são acompanhados pelos orientadores nas diversas áreas, dando ao aluno a oportunidade de experimentar todas elas, conforme diretrizes do Projeto Pedagógico.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Agência Experimental Portfolio tem como objetivo principal proporcionar aos alunos do curso de Publicidade e Propaganda experiências inerentes às atividades que norteiam o trabalho de uma agência de publicidade. Também estão entre os objetivos: - Proporcionar aos alunos, desde os períodos iniciais do curso, experiências com relação a todas as áreas da profissão de publicitário (desde a produção de peças, estratégias de planejamento, edição de vídeos, ações de divulgação); - Oferecer a oportunidade do exercício do trabalho em equipe, a socialização de conhecimentos, a troca de experiências e o contato com as diversas áreas da profissão, colaborando com sua escolha para a atuação profissional.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Projeto Agência Experimental Portfolio nasceu da necessidade do curso de oferecer ao aluno de Publicidade e Propaganda um campo de estágio dentro da própria Universidade, desde os períodos iniciais, preparando-o para ocupar vagas de estágio e de trabalho no mercado local. Necessidades da comunidade interna da Universidade como material para divulgação de eventos realizados pelos cursos, divulgação de projetos que beneficiem a sociedade, demandas da própria Uniube que, eventualmente, não são atendidas pela agência de publicidade da instituição e ainda demandas de instituições filantrópicas da cidade são os clientes atendidos pelo Projeto. Pretende-se, com isso, que, ao participar de processos seletivos no mercado de trabalho, o aluno tenha maior segurança e obtenha melhores resultados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Todo o trabalho da agência experimental é desenvolvido em laboratório do curso dotado de equipamentos Macintosh. Para suprir a deficiência técnica dos alunos dos períodos iniciais, são ministradas oficinas nas áreas básicas de atendimento, planejamento, manuseio de programas gráficos, entre outras. Depois da realização das oficinas e treinamento da equipe, é feito um cronograma de atendimento, de acordo com a demanda apresentada pela própria Universidade e pela comunidade externa. É feito o agendamento com o responsável pela solicitação. Nessa visita, os alunos têm a experiência de fazer um briefing com o cliente real. Após a formatação dessas informações, o grupo parte para a pesquisa com levantamento de dados que possam auxiliar na execução do trabalho. De posse desses dados, são feitos o planejamento da campanha e a definição do conceito a ser trabalhado na campanha. A apresentação de conceito e defesa das peças é feita sempre que um trabalho é concluído. Isso dá aos alunos, além da experiência de apresentação e defesa, a vivência de atendimento real. Nessas ocasiões, podem ser apresentadas críticas ou mesmo adequações que o cliente acredita serem necessárias. Os alunos são acompanhados, de perto, pelos professores também nesse processo onde são orientados a efetuar as adequações ou encorajados a defender a ideia apresentada. Em alguns briefings, a equipe é dividida em grupos e cada grupo desenvolve, para o mesmo cliente, uma proposta diferente de Campanha. Nessas situações, os conceitos são apresentados e o próprio cliente escolhe a proposta que ele julga mais adequada. Mesmo que o cliente não saiba a importância do conceito de uma campanha, ele entende qual foi a ideia norteadora do trabalho e pode fazer sugestões à equipe responsável pela criação, conforme nos ensina Lupetti (2001,p.72): É sabido que toda comunicação possui um tema ou um conceito. Por vezes, as empresas anunciantes solicitam que o tema da campanha anterior seja mantido. Outras vezes, o tema não tem importância para o anunciante, mas mesmo assim ele tem o direito de sugerir. Outras informações ajudarão a minimizar prováveis erros. Com o acompanhamento dos professores, todas as propostas apresentadas são tecnicamente viáveis. O critério de desempate entre elas se dá, muitas vezes, pela subjetividade do cliente. Com essas experiências, os alunos experimentam a situação de concorrência que o mercado irá, frequentemente, lhes impor.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Job: Amizade Compatível A Conscientização Universitária para cadastro de doação de medula óssea e de sangue é um Projeto de Extensão proposto pelos alunos dos cursos da área da saúde da Uniube. O objetivo é conscientizar e incentivar todos da comunidade acadêmica a doar sangue e medula óssea. Solicitação: Criação de um nome e slogan, desenvolvimento de uma identidade visual e, também, uma proposta de divulgação de seus objetivos do Projeto, cujas ações acontecem dentro do campus, bem como na comunidade externa. Job: Na contramão do mosquito O Projeto "Na Contra Mão do Mosquito" foi iniciado por professores de história do Colégio Tiradentes, uma escola da rede pública de ensino de Uberaba. É um projeto que conscientiza a comunidade interna sobre o Mosquito Aedes Aegypti e as formas de prevenção da dengue, zica, chikungunya e a síndrome Guillain-Barré. Na segunda etapa do projeto, a intenção dos organizadores é expandi-lo para a comunidade externa. Solicitação: Criação de um mascote que representasse o objetivo do projeto e pudesse ser utilizado para difundir informações à comunidade interna do Colégio Tiradentes, bem como a comunidade externa no entorno da escola, considerando prioritariamente o público de crianças e adolescentes. Job: Amigos do Bebê O Projeto é desenvolvido pelos alunos do Curso de Enfermagem da Uniube e nasceu da percepção deles quanto à dificuldade de algumas mães com a amamentação. O Projeto é destinado às mães assistidas pelo Hospital MPHU (Mário Palmério Hospital Universitário) e também a gestantes carentes da comunidade. Os alunos fazem atendimento às gestantes levando informações sobre a melhor forma de realizar a amamentação evitando que as mães desistam de amamentarem seus bebês. Além disso, o Projeto tem ações que apoiam, incentivam e promovem esta prática junto a mães e gestantes. Solicitação: Desenvolvimento de uma identidade visual para o Projeto Amigos do Bebê, da Universidade de Uberaba. Job: Festival do Minuto: A Semana de Comunicação da Uniube, conhecida como Com3, é um evento onde são ministradas palestras, realizados seminários e oficinas voltados para os alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Dentro da programação, acontece o tradicional Festival do Minuto, aberto a todos os alunos da Universidade e à comunidade local. Solicitação: Atualização da marca do Festival do Minuto e produção de peças digitais para sensibilização dos alunos para produzirem vídeos e participarem do Festival.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A Agência Experimental Portfolio produz em média 15 jobs por semestre atendendo à Cursos, projetos da própria Uniube e entidades sociais. Além da produtividade da própria equipe, os coordenadores consideram que a preparação dos alunos para o mercado de trabalho tem sido, com certeza, o maior mérito do projeto. A cada semestre mais alunos tornam-se mais preparados à participarem de processos seletivos, em empresas do mercado local, com maiores chances de aprovação.Dentre as práticas determinadas pelo Projeto estão todos os processos que envolvem uma campanha, inclusive a apresentação ao cliente. O aluno, nesse processo, além de produzir uma apresentação persuasiva do trabalho, tem a experiência de lidar com clientes reais, ouvir sugestões dos clientes e analisar se as mesmas são adequadas. Dentro do Projeto Agência Experimental Portfolio o aluno já começa a montar seu próprio portfolio, com o diferencial de que o trabalho é, realmente, veiculado. Tem-se observado que isso agrega valor ao currículo do próprio aluno no momento de um processo seletivo. Para o curso como um todo observa-se que a Agência Experimental Portfolio possibilita que os alunos conheçam e exercitem conteúdos e processos que ainda não viram em sala de aula. Segundo relatos dos professores, esse tipo de experiência enriquece a aula com intervenções motivadoras dos participantes do Projeto. A renovação da equipe é feita semestralmente dando oportunidade para que esses benefícios se estendam a todos os interessados, em qualquer momento da graduação. O trabalho da Agencia Experimental Portfolio tem sido reconhecido por toda a universidade e por profissionais da área. Prova disso são os jobs que são entregues à equipe, diretamente, pela assessoria de comunicação da própria Uniube que avalia como excelente o trabalho da equipe.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARTOMEU, João Vicente Cegato. Criação na Propaganda Impressa. São Paulo: Thomson Pioneira, 2006.<br><br>CARRASCOZA, João Anzanello. A evolução do texto publicitário como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Futura, 1999.<br><br>LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. [Trad. André Storlaski] São Paulo, Cosac Naify, 2006.<br><br>LUPETTI, Marcélia. Planejamento de Comunicação. São Paulo: Futura. 2003.<br><br>UNIUBE. Projeto Pedagógico do Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Uberaba. Uberaba/MG. 2011. <br><br>WILLIAMS, Robin. Design para quem não é Designer: Noções básicas de planejamento visual. São Paulo: Callis, 1995.<br><br> </td></tr></table></body></html>