INSCRIÇÃO: | 01370 |
CATEGORIA: | PP |
MODALIDADE: | PP01 |
TÍTULO: | Arenas ESPM - Agência Experimental de Comunicação |
AUTORES: | Giovana Maria Chiaradia (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Luiz Felipe Nascimento Barbosa (Escola Superior de Propaganda e Marketing) |
PALAVRAS-CHAVE: | agência arenas, ESPM, resultados, portfolio, treinamento |
RESUMO | |
O Arenas - Agência Experimental de Comunicação da ESPM -SP foi inaugurado no ano de 1995. Desenvolve atividades de treinamento aos alunos do curso de Publicidade e Propaganda baseadas em práticas de agências de propaganda. A proposta é integrar as áreas oferecidas pela agência (Atendimento, Planejamento, Direção de Arte, Redação e Social Midia). Atende parcialmente demandas internas geradas pela Instituição, em divulgações de eventos, participação em concursos nacionais e internacionais, dentre outras. Também desenvolve campanhas de cunho social, que tanto podem materializar-se em forma de campanhas educativas para a sociedade ou no auxílio às Instituições Filantrópicas. A proposta principal é capacitar e qualificar os alunos. | |
INTRODUÇÃO | |
O Arenas é um dos grandes diferenciais do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM. É um espaço que materializa os conceitos aplicados em sala de aula que resultam na segurança que o estudante precisa para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Porém, tão importante quanto este espaço é saber reconhecer o potencial de cada aluno e a bagagem teórica que possui. Este laboratório se preocupa com a experiência técnica, mas também com a postura corporativa que cada aluno precisará adquirir. No Arenas, o aluno é avaliado duas vezes em cada semestre. | |
OBJETIVO | |
O objetivo principal do Arenas é oferecer ao aluno um espaço diferenciado que simule práticas de mercado por meio de jobs, eventos (desenvolvidos em parceria com o curso de Publicidade e Propaganda) e encontros com agências, veículos e empresas promovendo experiência reais e produtivas. Além disso, visa fomentar o relacionamento interpessoal e a responsabilidade com prazos, metas e atribuições do cargo. Desde 2015 dividimos o Arenas em Fase 1 (capacitação) e Fase 2 (qualificação) e atendemos uma média de 80 alunos por semestre. | |
JUSTIFICATIVA | |
De forma recorrente e significativa, percebemos que o interesse no processo seletivo aumentou consideravelmente, Foram 185 inscritos. Porém, durante o processo seletivo, quando analisamos aluno por aluno, por meio de uma avaliação que envolve conhecimentos gerais, técnicos e performance individual (entrevista) constatamos que tínhamos candidatos cursando do 1º ao 6ª semestre, ou seja, não existia um nivelamento técnico para avaliá-los. Daí a necessidade de se pensar num projeto que conseguisse treinar alunos provenientes de vários semestres. Então, desmembramos o Arenas em Fase 1 e Fase 2. | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
Os alunos da Fase 1 e da Fase 2 têm acessos e consultas em sites de pesquisa oferecidos pela ESPM, orientação de professores e consultores externos atuantes no mercado no horário de funcionamento da agência, consultas bibliográficas, usando livros que constam em nossos arquivos, como Crescitelli e Shimp (2013), Hooley, Nicoulaud, e Piercy (2011), Jenkins (2009), Solomon (2008), Bringhurst (2005), Domingos (2003), Rapaille (2006), Martins (2009), De Bono (1987), além de impressos (revistas) que focam em criatividade e publicidade, como Advertising Age e Archive e encontros personalizados com profissionais de agências, empresas e veículos. Estas são algumas das ferramentas utilizadas para fundamentar todos os trabalhos desenvolvidos pelo Arenas ESPM. | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
Sob o ponto de vista Acadêmico: Treinamento Pontual (Jobs regulares, internos semanais –Briefings Reais e Fictícios); Treinamento Experimental (Job Rotation, Produção de conteúdo para o Blog Newronio com rodízio eventual dos alunos) Sob o ponto de vista Mercado de Trabalho: Parceria com Agências, Veículos e Empresas no desenvolvimento de Jobs e casos – Ex: Palestras, Meetings, Visitas). O processo de seleção feito pela agência acontece por meio de uma entrevista oral e escrita para observar aptidões, disponibilidade e responsabilidade dos alunos inscritos. O período de treinamento em hipótese alguma coincide com o horário de aula proposto pelo curso. No 1º semestre de 2016, uma média de 192 alunos se inscreveram no Processo seletivo do Arenas; no segundo semestre, foram 185 inscritos para as áreas de Atendimento, Planejamento, Direção de Arte, Redação e para atuar no Blog Newronio (social media). Como dito anteriormente, o Arenas foi dividido em Fase 1 e Fase 2. Selecionamos por semestre 50 alunos para a Fase 1. Os alunos aceitos passam por imersões específicas das áreas oferecidas para que optem em qual delas pretende atuar. Cada área oferecida tem um profissional que a orienta. Depois de selecionados por área, a coordenação os divide em "micro agências" com cinco integrantes (atendimento, planejamento, direção de arte, redação e conteúdo (esta última área é um experimento para incitar o raciocínio digital. Porém, na fase 2 é absorvida em várias áreas)). Essas micro agências participam de dois briefings, um fictício (nós propomos o briefing) e outro real (recebemos uma agência de mercado que os desafia para um briefing real. Ao final do processo a agência volta e seleciona o melhor projeto). Além disso, participam de encontros com profissionais de mercado provenientes de várias áreas. Por meio de um relatório individual, os alunos são avaliados em todas as orientações nos quesitos: participação, trabalho em equipe, argumentação e técnica. Ao final de cada semestre, dos 50 alunos, selecionamos uma média de 70% que fará parte da equipe de alunos do Arenas Fase 2. É importante ressaltar que alguns alunos da Fase 2 são mantidos para que auxiliem na recepção e treinamento dos "calouros". Na Fase 2, treinamos, por semestre, 30 alunos que vivenciam outros tipos de jobs e a dinâmica é mais acelerada. A agência desenvolve materiais publicitários que envolve desde identidades visuais, campanhas, materiais de mídia impressa e online, principalmente com foco em redes sociais. Cada job proposto corresponde ao exercício de uma técnica ou prática profissional específica. O Arenas também é responsável pelo planejamento, execução e logística dos eventos acadêmicos oferecidos pelo curso (Desafio de Planejamento, Festival de Campanhas, Prêmio Roger Hatchuel Academy e Maratona de Criação). Um dos produtos do Arenas é o Blog Newronio que existe há 9 anos e é escrito por alunos da ESPM. Tem como foco principal apresentar e comentar assuntos sobre processos criativos e comunicação em geral. Em nenhum momento é um replicador de conteúdo. Um ponto importante a ser ressaltado foi o investimento do Curso de Publicidade e Propaganda da ESPM que enviou um aluno do Arenas/Newronio para participar e cobrir a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty. A cobertura do Newronio na FLIP fez parte do Painel FLIP ESPM, que buscou integrar os diversos cursos da faculdade em um eixo comum. Com posts diários sobre o que acontecia no evento, o foco foi fugir da cobertura jornalística padrão em que só palestras são comentadas. Os posts eram diários, com certo aprofundamento em alguns temas e mantendo sempre a visão crítica do conteúdo, característica que o blog preza em seu trabalho. Nestes vinte e um anos de agência, diversos trabalhos já foram desenvolvidos. Muitos desses excederam expectativas em seus resultados, dando credibilidade ao treinamento oferecido e fomentando nos alunos a ideia de se aprimorarem cada vez mais. Entre eles, vale ressaltar campanhas desenvolvidas para o Processo Seletivo, exercícios de criação para a formação do portfolio dos alunos, o trabalho desenvolvido para o Corpo de Bombeiros de São Paulo, para a Polícia Militar de São Paulo, para a GRAAC e AACD e para o Esporte Clube Corinthians Paulista que viabilizou a comunicação entre a ESPM e o clube. Resultados Gerais de 2016 (ano): uma média de 377 alunos inscritos; 160 novos estagiários para o Arenas. Na Fase 1: 100 alunos; 12 convidados para palestras; 24 imersões por área; 24 encontros briefing 1; 24 encontros briefing 2. Na Fase 2: 60 alunos; 5 eventos; 45 jobs trabalhados; 2 congressos; uma média de 17 alunos contratados em grandes agências de SP. | |
CONSIDERAÇÕES | |
A divisão do Arenas em Fase 1 e Fase 2, além de aumentar significativamente o número de alunos atendidos, conseguiu criar uma dinâmica capaz de avaliar com mais precisão a evolução de cada aluno e suas condições para galgar mais desafios proporcionados pelo Arenas. É nítida a sensação de pertencimento de cada grupo ao "time Arenas". Além disso, o desejo de serem chamados para a Fase 2 criou um espírito competitivo saudável que aliou a performance individual em função do crescimento coletivo. A preocupação com a capacitação antes da qualificação faz do Arenas um espaço que garante a evolução e a empregabilidade do aluno para que esteja mais seguro quando ingressar no mercado de trabalho e, consequentemente ocupar o cargo que busca. | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
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