INSCRIÇÃO: 01397
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO12
 
TÍTULO: Izidora
 
AUTORES: Gabriel Gonçalves de Sales (Universidade Federal de Ouro Preto); André Luís Carvalho (Universidade Federal de Ouro Preto)
 
PALAVRAS-CHAVE: Ocupação urbana, Izidora/MG, fotojornalismo, ,
 
RESUMO
A série fotográfica aqui apresentada com o título "Izidora: ocupar para morar" nasce da imersão, no transcorrer de três meses, no maior conflito fundiário da América Latina, segundo o Tribunal Internacional de Despejos (Quito, Equador, 2017). Fruto do produto desenvolvido durante a disciplina Projetos Experimentais II, do Curso de Jornalismo da UFOP, o trabalho aqui apresentado foca mais especificamente nos sujeitos envolvidos nas três ocupações urbanas que formam Izidora: Esperança, Vitória e Rosa Leão, de Belo Horizonte/Minas Gerais. As famílias da comunidade lutam, há 4 anos, pela legalização das mais de 8 mil casas distribuídas em 9,2km². Os moradores, além de buscarem o direito à moradia, questionam sua posição em pertencer à cidade.
 
INTRODUÇÃO
Localizada no norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em Minas Gerais, a ocupação conhecida como Izidora começou a tomar forma em junho de 2013. Na ocasião, dezenas de famílias fundaram a Ocupação Rosa Leão na área conhecida como Granja Werneck. Com o aumento significativo de seus ocupantes e o apoio dos movimentos sociais Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) as ocupações Esperança e Vitória foram concretizadas. Para definir ocupações urbanas, Lima (2012) utiliza, de forma geral, o conceito usado por movimentos sociais que é a apropriação de propriedades públicas ou privadas em desuso para fins de moradia. ਀ O conflito fundiário nasceu a partir do questionamento dos proprietários Granja Werneck S.A., Direcional Engenharia e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Na ocasião (2015), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais emitiu um mandado de reintegração de posse, ainda válido. O limbo jurídico no qual as atuais 8 mil famílias se encontram faz com que a incerteza quanto à moradia seja constante. Entretanto, os moradores das ocupações depositam esperança na Mesa de Diálogo, que o Governo de Minas Gerais afirma ter elaborado com o intuito de negociar com as partes envolvidas. ਀ Com recursos escassos e simples, as coordenadoras de Izidora movimentam a urbanização da comunidade. As ruas foram construídas pelos próprios moradores, com o rateio no aluguel de tratores. O sistema de iluminação é informal, puxando a energia de bairros vizinhos e redistribuindo nas ocupações. As casas são variadas, sendo mais comum as de alvenaria – entretanto, não é incomum observar moradias de lona e madeirite. Para organizar mutirões, passeatas, distribuição de moradores e demais assuntos administrativos, assembleias semanais tem adesão das famílias. ਀ O trabalho mergulha em uma realidade aparentemente distante, mostrando as pessoas desse contexto.
 
OBJETIVO
Objetivo Geral਀ O trabalho “Izidora: ocupar para morar” objetiva narrar, através de uma perspectiva in loco, a vida dos personagens que vivem no conflito fundiário de Izidora. Embora exista a incerteza jurídica em relação as 8 mil famílias que ocuparam a área, testemunha-se uma comunidade sólida e estabelecida. ਀ As imagens escolhidas para representar a comunidade formam um recorte de Esperança, Rosa Leão e Vitória. "Como qualquer outro tipo de imagem, a fotografia é um duplo, uma representação. Longe de ter um estatuto estável, ela é variável e múltipla. Quanto ao seu valor documental, a imagem fotográfica pode ser caracterizada como um vestígio do real, pois carrega em si um indício material do que foi fotografado." (LOMBARDI, 2007, p.22).਀ Podemos concluir, conforme a autora, que as imagens são apresentadas em “Izidora: ocupar para morar” como representação da questão fundiária, mas a partir de uma busca por sua desmitificação, de um olhar que se paute pelo cotidiano, pela vida e sua dignidade, para além das imagens comuns de conflitos que marcam os noticiários a esse respeito. Para isso, as escolhas informativas, técnicas e subjetivas do fotógrafo, sempre a partir dos princípios do jornalismo, foram importantes para o produto final.਀ Objetivos Específicos਀∀ठ䐀漀挀甀洀攀渀琀愀爀 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀 䤀稀椀搀漀爀愀⸀ • Testemunhar e retratar como são as edificações da ocupação.਀∀ठ䌀漀渀瘀椀搀愀爀 漀 氀攀椀琀漀爀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 猀甀樀攀椀琀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀  conflito fundiário.਀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 ᰀ䤠稀椀搀漀爀愀㨀 漀挀甀瀀愀爀 瀀愀爀愀 洀漀爀愀爀ᴀⰠ 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 倀爀漀樀攀琀漀猀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀椀猀 䤀䤀Ⰰ 挀甀樀漀 渀漀洀攀 漀爀椀最椀渀愀氀 昀漀爀愀 ᰀ䤠稀椀搀漀爀愀㨀 䔀猀瀀愀漀Ⰰ 䌀漀琀椀搀椀愀渀漀Ⰰ 䜀攀渀琀攀ᴀⰠ 戀甀猀挀愀 愀 椀洀攀爀猀漀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 氀 栀愀戀椀琀愀洀 攀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀攀洀 愀 琀愀渀琀漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀Ⰰ 挀漀洀 猀甀愀猀 搀椀最渀椀搀愀搀攀 攀 昀漀爀愀 洀愀爀挀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 漀氀栀愀爀攀猀Ⰰ 攀砀瀀爀攀猀猀攀猀Ⰰ 愀攀猀 攀 爀攀氀愀攀猀 挀漀洀 漀 洀甀渀搀漀 攀 漀 漀甀琀爀漀 愀漀 猀攀甀 爀攀搀漀爀⸀ 倀愀爀愀 琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 搀漀椀猀Ⰰ 搀漀猀 琀爀猀 洀攀猀攀猀 搀攀 椀渀挀甀爀猀攀猀Ⰰ 昀椀焀甀攀椀 栀漀猀瀀攀搀愀搀漀 渀愀 挀愀猀愀 搀愀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀 䔀猀瀀攀爀愀渀愀Ⰰ 刀漀猀攀 䘀爀攀椀琀愀猀⸀ 䄀猀 爀甀愀猀 搀攀 琀攀爀爀愀 戀愀琀椀搀愀 昀漀爀愀洀 漀 椀渀挀椀漀 搀愀 椀洀攀爀猀漀 渀漀 氀甀最愀爀⸀ 一愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀漀 挀愀洀椀渀栀愀爀 瀀漀爀 䤀稀椀搀漀爀愀 攀渀挀漀渀琀爀攀椀Ⰰ 瀀攀氀愀猀 爀甀愀猀 搀攀 洀椀渀栀愀 挀栀攀最愀搀愀Ⰰ 愀猀 瘀椀搀愀猀 搀攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 栀漀樀攀 琀愀洀戀洀 栀愀戀椀琀愀洀 洀椀渀栀愀猀 洀攀洀爀椀愀猀⸀ ਀伀 挀漀渀瘀椀琀攀 瀀愀爀愀 漀 氀攀椀琀漀爀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀猀 漀挀甀瀀愀攀猀Ⰰ 猀攀甀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 樀甀猀琀椀昀椀挀愀ⴀ猀攀 渀愀 爀愀猀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 瀀愀甀琀愀洀 焀甀愀猀攀 焀甀攀 猀漀洀攀渀琀攀 瀀攀氀漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀 琀攀渀猀漀 攀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀⸀ 䄀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀洀 瀀漀搀攀爀 洀漀爀愀爀 攀洀 刀漀猀愀 䰀攀漀 攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀 瘀椀猀琀愀猀  栀甀洀愀渀椀稀愀漀 搀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 漀猀 爀漀猀琀漀猀 焀甀攀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 愀瀀愀爀攀挀攀爀 焀甀愀渀搀漀 氀攀洀漀猀 ᰀ挠漀渀昀氀椀琀漀 昀甀渀搀椀爀椀漀ᴀ⸠ ਀䄀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 愀 猀爀椀攀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 瀀爀漀瀀攀 戀甀猀挀愀 搀椀猀挀甀琀椀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 栀甀洀愀渀愀 搀漀 搀昀椀挀椀琀 搀攀 洀漀爀愀搀椀愀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 瘀甀氀渀攀爀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 瀀攀爀椀昀爀椀挀愀Ⰰ 渀漀猀 爀漀猀琀漀猀 搀攀 焀甀攀洀 攀猀琀 椀洀攀爀猀漀 攀洀 琀愀氀 猀椀琀甀愀漀Ⰰ 猀攀洀 瀀攀爀搀攀爀 搀攀 瘀椀猀琀愀 愀 椀洀攀渀猀愀 椀渀琀攀最爀椀搀愀搀攀 挀漀洀 焀甀攀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀 漀 搀椀愀ⴀ愀ⴀ搀椀愀 搀攀 甀洀愀 氀甀琀愀 琀漀 挀愀爀愀 愀 挀愀搀愀 甀洀 搀攀氀攀猀⸀ 䄀 猀爀椀攀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 挀漀洀瀀攀 甀洀 ᰀ挠漀渀樀甀渀琀漀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀渀琀攀猀Ⰰ 挀甀樀漀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 挀漀渀猀琀椀琀甀攀洀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀ᴀⰠ 挀漀洀漀 戀攀洀 挀漀氀漀挀愀 䄀甀洀漀渀琀 ⠀㄀㤀㤀㔀 愀瀀甀搀 䰀伀䴀䈀䄀刀䐀䤀Ⰰ ㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀㌀㤀⤀Ⰰ 攀 焀甀攀 渀攀猀猀攀 挀愀猀漀 搀攀猀琀愀挀愀 漀猀 漀挀甀瀀愀渀琀攀猀 搀攀 甀洀愀 䤀稀椀搀漀爀愀 渀愀爀爀愀搀愀 瀀漀爀 猀甀愀猀 愀琀甀愀攀猀 渀漀 洀甀渀搀漀⸀ ਀ O trabalho representa essas pessoas, submetidas ao segundo maior índice de vulnerabilidade social da região. Mas a série fotográfica também vai além e questiona o problema do déficit habitacional em Minas Gerais e no Brasil, indagando sobre como essas pessoas podem ter seu direito de pertencer às cidades garantido. É um problema ainda longe de resolução, mesmo após o Tribunal Internacional de Despejos considerar Izidora como o maior conflito fundiário da América Latina.਀ A identidade dessa comunidade também é um aspecto importante na concretização dessa proposta fotográfica. Atributos como luta, resistência e pertencimento ao grupo foram e são testemunhados em cada visita. As ocupações possuem, como identidade, o sentimento de pertencimento coletivo. Elas são “os espaços de expressão, afirmação e reavaliação das identidades populares urbanas (...)” (DEMINICIS, 2009 apud LIMA, 2012, p.58).਀ Izidora, embora emblemática, não é um caso isolado. O problema de habitações na Grande Belo Horizonte é evidenciado no número de 24 ocupações, sendo em torno de 55 mil pessoas em situação irregular, de acordo com levantamento feito pela UFMG (BITTENCOURT; NASCIMENTO; GOULART, 2016). O assunto que a série fotográfica aborda também referencia essas pessoas, através do símbolo que Izidora se tornou para todas elas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䴀攀甀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 䤀稀椀搀漀爀愀 昀漀椀 攀洀 樀甀氀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㔀Ⰰ 愀瀀猀 愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 搀攀 甀洀愀 愀漀 搀攀 搀攀猀瀀攀樀漀 愀挀愀爀爀攀琀愀爀 攀洀 甀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀㨀 漀 ᰀ删攀猀椀猀琀攀 䤀稀椀搀漀爀愀ᴀ⸠ 一漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀猀 漀挀甀瀀愀攀猀 昀漀爀洀愀爀愀洀 甀洀愀 攀砀琀攀渀猀愀 爀攀搀攀 搀攀 愀瀀漀椀愀搀漀爀攀猀 挀漀洀 愀搀瘀漀最愀搀漀猀Ⰰ 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀渀甀氀愀爀Ⰰ 漀甀 瀀漀猀琀攀爀最愀爀Ⰰ 漀 搀攀猀瀀攀樀漀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 漀猀 挀漀渀琀愀琀漀猀 攀 椀渀挀甀爀猀攀猀 渀漀 猀攀 搀攀爀愀洀 椀洀攀搀椀愀琀愀洀攀渀琀攀⸀ 䘀漀椀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 吀䌀䌀Ⰰ 猀漀戀 愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䄀渀搀爀 䰀甀猀 䌀愀爀瘀愀氀栀漀Ⰰ 焀甀攀 攀洀 ㈀ ㄀㘀 椀渀椀挀椀攀椀 愀猀 愀瀀甀爀愀攀猀 攀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀⸀ ਀䤀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 甀洀愀 戀漀愀 瀀漀猀椀漀 渀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 椀渀挀甀爀猀攀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 猀攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 洀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀搀攀焀甀愀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀攀爀 攀洀 洀愀椀漀爀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀爀椀愀 攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 攀甀 椀爀椀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 渀漀猀 瀀爀砀椀洀漀猀 洀攀猀攀猀⸀ 吀愀氀 搀攀挀椀猀漀 昀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 攀瘀椀琀愀爀 漀 攀猀琀爀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 昀漀琀最爀愀昀漀Ⰰ 挀漀琀椀搀椀愀渀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀渀搀愀爀 瀀攀氀愀猀 爀甀愀猀 攀 瘀椀攀氀愀猀 爀攀最椀猀琀爀愀渀搀漀 琀甀搀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀漀 椀渀椀挀椀愀爀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 愀猀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀猀 搀愀 䔀猀瀀攀爀愀渀愀Ⰰ 刀漀猀愀 䰀攀漀 攀 嘀椀琀爀椀愀 樀 栀愀瘀椀愀洀 洀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 甀洀 渀切洀攀爀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀瘀攀氀 搀攀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀⸀ ਀䄀瀀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 焀甀攀 攀甀 渀漀 猀攀爀椀愀 甀洀 攀猀琀爀愀渀栀漀Ⰰ 昀甀椀 栀漀猀瀀攀搀愀搀漀 渀愀 挀愀猀愀 搀愀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀愀 搀愀 刀漀猀愀 䰀攀漀Ⰰ 刀漀猀攀 䘀爀攀椀琀愀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀Ⰰ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀 愀 爀漀琀椀渀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀猀 瀀爀砀椀洀漀猀 搀漀椀猀 洀攀猀攀猀⸀ ਀䄀猀 猀愀搀愀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀 攀爀愀洀 搀椀爀椀愀猀 攀 搀甀爀愀瘀愀洀 漀 搀椀愀 椀渀琀攀椀爀漀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 椀渀琀攀爀瘀愀氀漀 瀀愀爀愀 漀 愀氀洀漀漀⸀ 一漀 昀椀渀愀氀 搀漀 搀椀愀Ⰰ 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀爀愀洀 搀攀猀挀愀爀爀攀最愀搀愀猀 攀洀 甀洀 渀漀琀攀戀漀漀欀 攀 昀攀椀琀漀 甀洀 戀愀挀欀甀瀀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 挀愀爀琀攀猀 昀椀挀愀猀猀攀洀 氀椀瘀爀攀猀 瀀愀爀愀 漀 搀椀愀 猀攀最甀椀渀琀攀⸀ 倀漀爀 猀攀最甀爀愀渀愀Ⰰ 渀漀 栀愀瘀椀愀洀 椀渀挀甀爀猀攀猀 渀漀琀甀爀渀愀猀⸀ ਀䄀漀 琀漀搀漀 昀漀爀愀洀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀猀 ㈀㌀㐀㤀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 搀愀猀 焀甀愀椀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 ㄀㐀㔀Ⰰ 焀甀攀 挀漀洀瀀甀猀攀爀愀洀 漀 昀漀琀漀氀椀瘀爀漀 搀漀 洀攀甀 吀䌀䌀⸀ 倀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀猀挀漀氀栀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀攀椀 漀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 䰀椀最栀琀爀漀漀洀⸀ 䌀漀洀 攀氀攀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 瘀攀爀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀洀 甀洀愀 洀攀猀愀 搀攀 氀甀稀 瘀椀爀琀甀愀氀 攀 昀愀稀攀爀 愀 攀搀椀漀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 攀猀挀漀氀栀愀猀 攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 攀甀 攀 洀攀甀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀 昀椀稀攀洀漀猀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀猀 爀攀甀渀椀攀猀 瀀愀爀愀 搀椀猀挀甀琀椀爀 漀猀 瀀漀渀琀漀猀 挀漀洀漀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 琀椀挀愀Ⰰ 挀漀渀挀攀椀琀漀Ⰰ 昀漀琀漀洀攀琀爀椀愀Ⰰ 昀漀挀漀Ⰰ 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀猀琀琀椀挀愀 攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 昀椀渀愀氀⸀ ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 洀攀猀愀 搀攀 氀甀稀Ⰰ  愀猀 椀洀愀最攀渀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 瀀攀氀漀 挀爀椀瘀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 愀 焀甀攀 猀攀 瀀爀漀瀀甀渀栀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 攀洀瀀爀攀攀渀搀椀搀漀Ⰰ 爀攀猀瀀攀椀琀愀渀搀漀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 琀椀挀漀猀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 瀀氀猀琀椀挀漀猀Ⰰ 琀挀渀椀挀漀ⴀ攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀漀猀 攀 琀愀洀戀洀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 琀攀爀椀挀漀猀 搀漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 匀漀甀猀愀 ⠀㈀  ㈀⤀Ⰰ 愀 戀愀猀攀 搀漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀椀渀搀愀  椀渀昀漀爀洀愀爀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀渀瘀椀搀愀  爀攀昀氀攀砀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀㨀 挀漀渀昀漀爀洀攀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 洀愀椀猀 爀攀挀攀渀琀攀 昀攀椀琀漀 瀀攀氀愀 䘀甀渀搀愀漀 䨀漀漀 倀椀渀栀攀椀爀漀Ⰰ 漀 搀昀椀挀椀琀 栀愀戀椀琀愀挀椀漀渀愀氀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 攀猀琀愀瘀愀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀 㘀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 洀漀爀愀搀椀愀猀 攀洀 ㈀ ㄀㐀⸀ 䔀洀 䴀椀渀愀椀猀 䜀攀爀愀椀猀Ⰰ 漀 搀昀椀挀椀琀  搀攀 㔀㈀㤀⸀㈀㜀  栀愀戀椀琀愀攀猀Ⰰ 昀椀挀愀渀搀漀 攀洀 猀攀最甀渀搀漀 氀甀最愀爀Ⰰ 愀琀爀猀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ ਀䌀漀洀漀 愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀猀 攀洀 刀䄀圀Ⰰ 漀猀 愀樀甀猀琀攀猀 戀猀椀挀漀猀 昀漀爀愀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 攀氀攀猀 漀 戀愀氀愀渀漀 搀攀 戀爀愀渀挀漀Ⰰ 渀椀琀椀搀攀稀 攀 瀀漀渀琀漀 搀攀 戀爀愀渀挀漀⸀ 䄀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 焀甀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀愀洀 愀 猀爀椀攀 ᰀ䤠稀椀搀漀爀愀㨀 漀挀甀瀀愀爀 瀀愀爀愀 洀漀爀愀爀ᴀ†瀀愀猀猀愀爀愀洀 瀀漀爀 攀猀猀攀 挀爀椀瘀漀 攀 瀀漀爀 愀琀爀椀戀甀琀漀猀 洀愀椀猀 猀甀戀樀攀琀椀瘀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 椀洀瀀愀挀琀漀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 琀漀搀愀猀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 洀愀渀琀洀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀漀渀瘀椀搀愀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 瀀愀爀愀 搀攀渀琀爀漀 搀攀猀猀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀⸀ ਀䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀㨀 • 1 Câmera Nikon D5100;਀∀ठ㄀ 䌀洀攀爀愀 一椀欀漀渀 䐀㠀  㬀 • 1 Objetiva Nikon FX 70-200mm 2.8;਀∀ठ㄀ 伀戀樀攀琀椀瘀愀 一椀欀漀渀 䘀堀 㔀 洀洀 ㄀⸀㐀㬀 • 1 Objetiva Nikon DX 18 -55mm 3.5 – 5.6;਀∀ठ㄀ 匀䐀 䌀愀爀搀 ㌀㈀䜀䈀㬀 • 1 CompactFlash 64GB.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 ᰀ䤠稀椀搀漀爀愀㨀 漀挀甀瀀愀爀 瀀愀爀愀 洀漀爀愀爀ᴀ†渀愀猀挀攀 瀀愀甀琀愀搀漀 渀漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 渀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀Ⰰ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀搀漀 渀漀 琀攀洀愀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 攀洀 猀甀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀 漀 氀攀椀琀漀爀 猀漀戀爀攀 漀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀 挀漀渀昀氀椀琀漀 昀甀渀搀椀爀椀漀⸀ 伀 猀攀最甀渀搀漀 瘀愀椀 愀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀 搀攀 䰀漀洀戀愀爀搀椀 ⠀㈀  㜀⤀Ⰰ 焀甀攀 漀昀攀爀攀挀攀 愀氀最甀渀猀 愀琀爀椀戀甀琀漀猀 搀漀 最渀攀爀漀㨀 ਀∀䌀栀愀洀愀洀漀猀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 焀甀攀 挀漀洀攀愀 愀 猀攀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀Ⰰ 焀甀攀 爀攀焀甀攀爀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 瀀爀瘀椀愀Ⰰ 攀猀琀甀搀漀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀 甀洀 琀攀洀愀⸀ 䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 猀攀 爀攀昀攀爀攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 氀漀渀最愀 搀甀爀愀漀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 猀攀樀愀洀 愀瀀攀渀愀猀 漀 爀攀最椀猀琀爀漀 洀漀洀攀渀琀渀攀漀 攀 搀攀 瀀愀猀猀愀最攀洀 猀漀戀爀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀∀ ⠀䰀伀䴀䈀䄀刀䐀䤀Ⰰ ㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㐀⤀⸀ ਀䄀猀 ㄀㈀ 椀洀愀最攀渀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 愀 猀爀椀攀 昀漀爀愀洀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 挀漀洀漀 攀猀猀攀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀椀挀椀愀 挀漀洀 愀 椀洀愀最攀洀 搀攀 甀洀愀 樀愀渀攀氀愀Ⰰ 搀攀 甀洀愀 挀愀猀愀 猀攀洀椀挀漀渀猀琀爀甀搀愀Ⰰ 挀栀愀洀愀渀搀漀 漀 氀攀椀琀漀爀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀漀 昀甀渀搀漀⸀ 䄀 猀攀最甀渀搀愀 椀洀愀最攀洀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀攀氀愀 攀洀戀氀攀洀琀椀挀愀 猀椀琀甀愀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀 愀漀 氀愀搀漀 搀攀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 焀甀攀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀Ⰰ 攀砀瀀氀椀挀愀 挀漀洀漀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 氀椀搀愀 挀漀洀 漀 挀漀渀昀氀椀琀漀㨀 ᰀ䰠甀琀愀爀⸀ 刀攀猀椀猀琀椀爀 攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀ᴀ⸠ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀 漀猀 爀漀猀琀漀猀 搀攀 䤀稀椀搀漀爀愀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 瀀攀氀漀 猀攀甀 椀洀瀀愀挀琀漀 椀洀愀最琀椀挀漀 攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 琀挀渀椀挀愀 瀀愀爀愀Ⰰ 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 攀渀挀攀爀爀愀爀 挀漀洀 漀 攀猀挀爀椀琀漀 ᰀ䔠猀瀀攀爀愀渀愀ᴀ†ጀ†挀漀渀猀琀椀琀甀椀渀搀漀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䄀 漀挀甀瀀愀漀 愀猀猀椀洀 昀漀椀 渀漀洀攀愀搀愀Ⰰ 愀氀椀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀攀渀漀琀愀爀 愀 攀猀瀀攀爀愀渀愀 搀攀猀猀攀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀洀 愀挀攀猀猀愀爀 漀 搀椀爀攀椀琀漀  洀漀爀愀搀椀愀⸀ ਀䄀 猀攀氀攀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀洀漀渀猀琀爀漀甀 猀攀爀 洀愀椀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀愀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀 渀漀瘀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 昀漀爀洀愀琀漀 攀 挀漀洀 甀洀 渀切洀攀爀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 洀攀渀漀爀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀⸀ 倀愀爀愀 挀漀渀挀氀甀椀爀 愀 猀爀椀攀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 愀琀椀渀樀愀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 猀攀椀猀 瀀爀ⴀ猀攀氀攀攀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 昀漀椀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀氀愀猀Ⰰ 焀甀攀 漀 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 昀漀椀 挀漀渀挀攀戀椀搀漀⸀ ਀䄀 爀攀氀愀漀 昀愀洀椀氀椀愀爀 琀愀洀戀洀  搀攀洀漀渀猀琀爀愀搀愀 渀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 瀀爀瀀爀椀愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 䤀稀椀搀漀爀愀㨀  瀀漀猀猀瘀攀氀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 爀甀愀猀 渀愀猀 焀甀愀椀猀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 猀漀 搀攀 甀洀愀 洀攀猀洀愀 昀愀洀氀椀愀⸀ 䄀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 猀甀愀猀 洀漀爀愀搀椀愀猀 琀愀洀戀洀  昀漀爀琀攀Ⰰ 昀爀甀琀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 戀爀愀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀  爀攀最椀猀琀爀愀搀漀 渀愀 猀攀砀琀愀 椀洀愀最攀洀⸀  ਀伀 爀攀挀漀爀琀攀 瀀愀爀愀 漀 愀猀瀀攀挀琀漀 栀甀洀愀渀漀 搀攀 䤀稀椀搀漀爀愀 昀漀椀 愀 爀最甀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀挀攀戀攀爀 愀 猀爀椀攀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 椀洀瀀爀椀洀椀渀搀漀 渀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀猀猀愀猀 漀挀甀瀀愀攀猀⸀ 一漀 昀漀琀漀氀椀瘀爀漀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀漀 焀甀攀 挀漀渀挀攀戀攀甀 愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 猀爀椀攀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀攀 攀猀挀漀氀栀愀 瀀愀爀愀 椀洀愀最攀渀猀 焀甀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀猀猀攀洀 漀 攀猀瀀愀漀 昀猀椀挀漀 搀攀 䤀稀椀搀漀爀愀Ⰰ 猀攀甀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀⸀ 䄀焀甀椀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀漀猀 洀愀椀猀 搀攀猀琀愀挀愀搀愀洀攀渀琀攀 攀猀猀攀 攀猀瀀愀漀 挀漀洀漀 甀洀 挀漀渀瘀椀琀攀 瀀愀爀愀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀愀爀洀漀猀 漀猀 爀漀猀琀漀猀 攀 漀氀栀愀爀攀猀 搀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀攀 䔀猀瀀攀爀愀渀愀Ⰰ 刀漀猀愀 䰀攀漀 攀 嘀椀琀爀椀愀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Depois de vários meses é concluído o trabalho “Izidora: ocupar para morar”. O desafio de produzir um novo trabalho sobre um tema tão complexo, e partir de um já realizado, mantendo seu propósito e suas características fundamentais, concretizou-se nas 12 imagens apresentadas. Todas as fotografias que compõem o trabalho foram registradas com a devida autorização dos retratados. No caso de imagens com crianças, sempre mediante aprovação dos responsáveis.਀ Durante esse tempo, pude conhecer diversos sujeitos que são diretamente envolvidos com Izidora: as coordenadoras, advogados, movimentos sociais, políticos e proprietários. Através deles consegui me posicionar dentro do conflito fundiário e documentá-lo de dentro para fora. Nesse tempo, procurei viver como os demais moradores: tomar banho com balde, nos dias que faltam água; ajudar a capinar ruas e até participar de assembleias. ਀ As questões que envolvem o conflito fundiário de Izidora não se encerraram e no horizonte não há algo que indique que o problema das ocupações urbanas será resolvido em futuro próximo. É exatamente o motivo de nos debruçarmos sobre o tema, principalmente tendo como norte as pessoas que sofrem diretamente com isso, e discutirmos o assunto com a devida seriedade. Assim, continuo meu trabalho em Izidora através de reportagens, como a atual, e buscando atingir fóruns como a própria Expocom – espaço privilegiado para se discutir a produção laboratorial e o engajamento social pelo país.਀ O propósito do trabalho é trazer pessoas invisíveis à luz, documentar rostos do conflito e, principalmente, conduzir o leitor para uma realidade aparentemente longínqua. Para sabermos a real profundidade do problema é necessário mostrá-lo e discuti-lo.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䤀吀吀䔀一䌀伀唀刀吀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀 刀攀椀猀㬀 一䄀匀䌀䤀䴀䔀一吀伀Ⰰ 䐀攀渀椀猀攀 䴀漀爀愀搀漀㬀 䜀伀唀䰀䄀刀吀Ⰰ 䘀愀戀爀挀椀漀 䘀爀攀搀攀爀椀挀漀⸀ 伀挀甀瀀愀攀猀 甀爀戀愀渀愀猀 渀愀 刀攀最椀漀 䴀攀琀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀 搀攀 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀⸀ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀㨀 倀爀愀砀椀猀 唀昀洀最Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀椀猀猀甀甀⸀挀漀洀⼀瀀爀愀砀椀猀甀昀洀最⼀搀漀挀猀⼀爀攀氀愀琀漀ⴀ漀挀甀瀀愀ⴀ樀甀渀㈀ ㄀㘀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㔀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀唀䈀伀䤀匀Ⰰ 倀栀椀氀椀瀀瀀攀⸀ 伀 愀琀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 攀 漀甀琀爀漀猀 攀渀猀愀椀漀猀⸀ ㄀㄀⸀ 攀搀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㈀  㠀⸀ ㌀㘀㈀瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀匀匀伀夀Ⰰ 䈀漀爀椀猀⸀ 刀攀愀氀椀搀愀搀攀猀 攀 昀椀挀攀猀 渀愀 琀爀愀洀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀⸀ ㌀⸀ 攀搀⸀ 䌀漀琀椀愀㨀 䄀琀攀氀椀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀䴀䄀Ⰰ 䄀渀搀爀攀猀猀愀 䰀椀搀椀挀礀 䴀漀爀愀椀猀⸀ 伀欀甀瀀愀爀Ⰰ 爀攀猀椀猀琀椀爀Ⰰ 椀渀猀椀猀琀椀爀㨀 甀洀愀 攀琀渀漀最爀愀昀椀愀 搀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 搀攀漀挀甀瀀愀漀 甀爀戀愀渀愀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀 ⼀ 䌀攀愀爀⸀ ㈀ ㄀㈀⸀ ㄀㘀㠀 昀⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀 ⠀䴀攀猀琀爀愀搀漀⤀ ⴀ 䌀甀爀猀漀 搀攀 䄀渀琀爀漀瀀漀氀漀最椀愀 匀漀挀椀愀氀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 一漀爀琀攀Ⰰ 一愀琀愀氀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀匀䤀䐀伀刀伀 ⴀ 焀甀愀渀搀漀 漀 搀椀猀挀甀爀猀漀 搀椀猀猀椀洀甀氀愀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀⸀ 䐀椀爀攀漀 搀攀 䨀漀漀 䘀爀攀椀琀愀猀⸀ 倀爀漀搀甀漀 搀攀 䘀䤀洀愀最攀渀猀⸀ 刀漀琀攀椀爀漀㨀 倀愀挀攀氀氀椀 吀攀漀搀漀爀漀⸀ ㈀ ㄀㐀⸀ ⠀㄀㐀㘀 洀椀渀⸀⤀Ⰰ 猀漀渀⸀Ⰰ 挀漀氀漀爀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀眀愀琀挀栀㼀瘀㴀栀戀眀爀 愀匀眀栀䘀欀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㠀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀䴀䈀䄀刀䐀䤀Ⰰ 䬀琀椀愀 䠀愀氀氀愀欀椀⸀ 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 䤀洀愀最椀渀爀椀漀㨀 一漀瘀愀猀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀搀愀搀攀猀 渀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀⸀ ㈀  㜀⸀ ㄀㜀㈀ 昀⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀 ⠀䴀攀猀琀爀愀搀漀⤀ ⴀ 䌀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀Ⰰ 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䘀椀氀漀猀漀昀椀愀 攀 䌀椀渀挀椀愀猀 䠀甀洀愀渀愀猀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䴀椀渀愀猀 䜀攀爀愀椀猀Ⰰ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀唀匀䄀Ⰰ 䨀漀爀最攀 倀攀搀爀漀⸀ 唀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀爀琀椀挀愀 搀漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 漀挀椀搀攀渀琀愀氀⸀ 倀漀爀琀漀㨀 ⸀Ⰰ ㄀㤀㤀㠀⸀ ㌀㈀ 瀀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀昀漀挀甀猀昀漀琀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀眀瀀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀㈀ ㄀㈀⼀ 㐀⼀䠀䤀匀吀伀刀䤀䄀ⴀ䌀刀䤀吀䤀䌀䄀ⴀ䐀伀ⴀ 䘀伀吀伀䨀伀刀一䄀䰀䤀匀䴀伀ⴀ伀䌀䤀䐀䔀一吀䄀䰀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㠀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀