INSCRIÇÃO: 01454
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA02
 
TÍTULO: Sou Trans e (R)existo
 
AUTORES: LUIZ DE CARVALHO (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação); Alan Victor Souza Santos (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação); Bruna Santos Barreto (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação); Marcelo Caldeira Baptista (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação)
 
PALAVRAS-CHAVE: Documentários, Identidade de gênero, Transexuais, Jornalismo, Rádio, TV e Internet
 
RESUMO
O Documentário abordou a vida social de três pessoas transexuais. Como e quando elas se descobriram transexuais, relação com família e amigos, educação, mercado de trabalho, convívio com a sociedade no dia a dia; estes são alguns dos principais pontos abordados. ਀一漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 琀洀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 猀甀愀猀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀猀 搀愀 椀渀昀渀挀椀愀  昀愀猀攀 愀搀甀氀琀愀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀 猀攀甀猀 洀愀椀漀爀攀猀 猀漀渀栀漀猀⸀ Transexuais têm grande invisibilidade social e quando aparecem em reportagens jornalísticas, normalmente, são em matérias que evidenciam, de modo pejorativo, suas identidades de gênero. Percebendo isso, o principal objetivo é dar voz à população trans e tornar possível um diálogo e convívio social de respeito. ਀倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 䐀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀㬀 䤀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 最渀攀爀漀㬀 吀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀㬀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㬀 刀搀椀漀Ⰰ 吀攀氀攀瘀椀猀漀 攀 䤀渀琀攀爀渀攀琀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 Ⰰ 琀爀愀渀猀最攀渀攀爀椀搀愀搀攀 Ⰰ 琀爀愀瘀攀猀琀椀氀椀搀愀搀攀  攀 愀 琀攀漀爀椀愀 儀甀攀攀爀  琀洀 攀猀琀椀洀甀氀愀搀漀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀Ⰰ 爀攀昀氀攀琀椀渀搀漀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀愀猀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 栀甀洀愀渀漀Ⰰ 挀漀洀漀 渀漀 䐀椀爀攀椀琀漀Ⰰ 渀愀 䴀攀搀椀挀椀渀愀 攀 渀愀猀 䌀椀渀挀椀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀⸀ O projeto foi desenvolvido e apresentado na forma de reflexão teórica e através de um documentário audiovisual com duração aproximada de 24 (vinte e quatro) minutos. O documentário nasce da investigação, pesquisa e a partir da imagem registrada da realidade. Ele aborda um tema em profundidade com base na seleção de alguns aspectos e representações audiovisuais, além de analisar temas contemporâneos vistos por uma perspectiva crítica.਀匀漀 挀漀渀琀愀搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀Ⰰ 搀愀 椀渀昀渀挀椀愀  昀愀猀攀 愀搀甀氀琀愀Ⰰ 漀猀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀Ⰰ 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 昀愀洀氀椀愀 攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀  As pessoas trans estão inseridas na sociedade e ainda formam um grupo pequeno, mas que busca igualdade perante a lei. Projetos que protegem e garantem seus direitos são propostos no Congresso Nacional, mas enfrentam repressão por parte de representantes políticos, além da dificuldade para entrar em vigor. Notabilizar o modo como a população trans é vista e como pessoas do seu convívio lidam com as diferenças e o estranhamento ainda presente em parte da sociedade. ਀倀愀爀愀 攀洀戀愀猀愀爀洀漀猀 渀漀猀猀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 搀攀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀椀猀 琀攀爀椀挀漀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 一椀氀猀漀渀 䰀愀最攀Ⰰ 䌀爀攀洀椀氀搀愀 䴀攀搀椀渀愀Ⰰ 䰀攀琀挀椀愀 䰀愀渀稀Ⰰ 䈀攀爀攀渀椀挀攀 䈀攀渀琀漀Ⰰ 刀椀挀栀愀爀搀 䴀椀猀欀漀氀挀椀Ⰰ 䈀椀氀氀 一椀挀栀漀氀猀Ⰰ 䘀攀爀渀漀 倀攀猀猀漀愀 刀愀洀漀猀Ⰰ 䌀漀渀猀甀攀氀漀 䰀椀渀猀Ⰰ 䌀氀甀搀椀愀 䴀攀猀焀甀椀琀愀 攀 匀爀最椀漀 倀甀挀挀椀渀椀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 攀砀瀀氀漀爀愀洀漀猀 攀 挀漀洀瀀愀爀愀洀漀猀 挀漀洀漀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 樀 昀漀椀 琀爀愀琀愀搀漀 攀洀 瀀爀漀搀甀攀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 攀 猀攀甀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 攀 琀攀爀椀挀漀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 挀漀渀琀爀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 琀爀愀渀猀 愀椀渀搀愀  愀瀀愀爀攀渀琀攀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 栀 最爀甀瀀漀猀 挀漀渀琀爀爀椀漀猀 焀甀攀 攀砀攀爀挀攀洀 瀀爀攀猀猀漀 瀀愀爀愀 愀渀甀氀愀漀 攀⼀漀甀 渀漀 愀瀀爀漀瘀愀漀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀  específicas e tal fato pode ser percebido pelos depoimentos de componentes deste grupo social.਀ Com isso temos nossos objetivos:਀ Objetivo geral:਀ > Apresentar integrantes da população trans, sua história, trajetória e seu modo de vida.਀ Objetivos específicos:਀ > Dar visibilidade à população trans.਀㸀 倀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 愀 爀攀昀氀攀砀漀⸀ > Levantar o assunto de pontos de vista específicos.਀㸀 吀爀愀稀攀爀 漀瀀椀渀椀攀猀⸀ > Gerar discussões, debates e esclarecimentos sobre o tema.਀㸀 䄀戀漀爀搀愀爀 愀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 攀 甀搀椀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀攀最甀渀搀漀 愀 伀一䜀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 吀爀愀渀猀最攀渀搀攀爀 䔀甀爀漀瀀攀Ⰰ 爀攀搀攀 攀甀爀漀瀀攀椀愀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 焀甀攀 愀瀀漀椀愀洀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 琀爀愀渀猀Ⰰ 漀 䈀爀愀猀椀氀  漀 瀀愀猀 漀渀搀攀 洀愀椀猀 漀挀漀爀爀攀洀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀琀漀猀 搀攀 琀爀愀瘀攀猀琀椀猀 攀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 攀洀 琀漀搀漀 漀 洀甀渀搀漀⸀  Entre janeiro de 2008 e março de 2014, foram registradas 604 mortes de travestis e transexuais no País. A organização também mostra que, durante este período, foram registradas 3.084 denúncias de violações relacionadas à população LGBT, envolvendo 4.851 vítimas.਀䐀椀愀 ㈀㤀 搀攀 樀愀渀攀椀爀漀  挀漀洀攀洀漀爀愀搀漀 漀 䐀椀愀 搀愀 嘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 吀爀愀渀猀⸀ 一漀 洀攀猀洀漀 搀椀愀Ⰰ 攀洀 ㈀  㐀Ⰰ 愀琀椀瘀椀猀琀愀猀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 爀攀甀渀椀爀愀洀ⴀ猀攀 渀漀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 琀爀愀渀猀昀漀戀椀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ ᰀ吠爀愀瘀攀猀琀椀 攀 刀攀猀瀀攀椀琀漀ᴀⰠ 搀漀 䐀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䐀匀吀Ⰰ 䄀䤀䐀匀 攀 䠀攀瀀愀琀椀琀攀猀 嘀椀爀愀椀猀 搀漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 匀愀切搀攀⸀ 匀攀渀搀漀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 搀攀 挀甀渀栀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀 瀀攀渀猀愀搀愀 瀀漀爀 愀琀椀瘀椀猀琀愀猀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 挀漀洀 漀 昀椀洀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 攀 愀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀⸀  ऀ Quatro anos depois, o grupo conquistou o direito de usar o nome social em escolas da rede pública e privada através da política inclusiva aprovada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). O projeto prevê a inclusão do prenome em listas de chamada e diários de classe. O nome civil torna-se exclusivo apenas em documentos externos, como transferência e histórico escolar. ਀䴀甀搀愀渀愀猀 琀愀洀戀洀 漀挀漀爀爀攀爀愀洀 渀漀 洀戀椀琀漀 瀀攀渀椀琀攀渀挀椀爀椀漀⸀ 倀攀猀猀漀愀猀 琀爀愀渀猀 瀀爀攀猀愀猀 瀀漀搀攀洀 瀀攀爀洀愀渀攀挀攀爀 攀洀 攀猀瀀愀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 搀攀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 甀洀愀 爀攀猀漀氀甀漀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 攀洀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㐀 瀀攀氀漀 䌀漀渀猀攀氀栀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䌀漀洀戀愀琀攀  䐀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀Ⰰ 氀椀最愀搀漀  匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀 搀愀 倀爀攀猀椀搀渀挀椀愀 搀愀 刀攀瀀切戀氀椀挀愀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 渀漀 攀焀甀椀瘀愀氀攀爀 愀 甀洀愀 氀攀椀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 渀漀 猀攀爀 漀戀爀椀最愀琀爀椀漀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀 樀 琀攀洀 洀攀搀椀搀愀猀 焀甀攀 愀琀攀渀搀攀洀  爀攀猀漀氀甀漀⸀ऀ Em 2015, mais precisamente em janeiro, a Prefeitura de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), lançou o projeto Transcidadania responsável pela reinserção social de travestis e transexuais. O objetivo é promover os direitos humanos e oferecer colocação profissional, além de resgatar a cidadania de pessoas trans em situação de vulnerabilidade, e viabilizar a frequência em faculdades e o abandono da prostituição. ਀䄀瀀猀 挀漀洀瀀氀攀琀愀爀 甀洀 愀渀漀Ⰰ 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瘀愀最愀猀 搀漀戀爀漀甀 搀攀 ㄀   瀀愀爀愀 ㈀   攀洀 ㈀ ㄀㘀⸀  儀甀攀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 爀攀挀攀戀攀 甀洀愀 戀漀氀猀愀 渀漀 瘀愀氀漀爀 搀攀 刀␀ 㤀㈀㐀Ⰰ   ⠀一漀瘀攀挀攀渀琀漀猀 攀 瘀椀渀琀攀 攀 焀甀愀琀爀漀 爀攀愀椀猀⤀⸀ ऀ Destacamos também que cirurgias de mudança de sexo, proibidas no Brasil até 1997, são oferecidas no SUS em várias regiões do Brasil. Em 2008, o procedimento de redesignação sexual de homem para mulher já era proposto, mas só em 2013 a redesignação de mulher para homem foi incluída. Em contrapartida, há veículos de comunicação, principalmente na internet, que abordam conteúdos específicos relacionados à comunidade LGBT. O iGay, do portal iG, por exemplo, destaca notícias nacionais e internacionais de personalidades e entrevistas com gays, lésbicas, bissexuais e pessoas trans. ਀䄀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 琀爀愀渀猀 瀀愀猀猀漀甀 愀 猀攀爀 搀椀猀挀甀琀椀搀愀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀愀猀 挀椀渀挀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瀀漀爀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀挀氀漀最漀猀 攀 愀琀椀瘀椀猀琀愀猀 焀甀攀 氀甀琀愀洀 瀀攀氀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀攀 洀椀渀漀爀椀愀猀⸀ 伀猀 攀猀琀甀搀漀猀 愀渀愀氀椀猀愀洀 愀 爀攀氀愀漀 搀愀 瀀攀猀猀漀愀 琀爀愀渀猀 挀漀洀 渀漀爀洀愀猀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀 搀漀 洀攀椀漀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀氀 愀漀 焀甀愀氀 攀猀琀攀瘀攀 攀 瀀攀爀洀愀渀攀挀攀 椀渀猀攀爀椀搀愀⸀ 䰀攀瘀愀洀漀猀 攀洀 挀漀渀琀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 瘀椀搀愀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 猀漀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 愀最攀渀琀攀猀 攀 昀漀挀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 猀椀洀甀氀琀愀渀攀愀洀攀渀琀攀 猀甀愀猀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀猀Ⰰ 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀 瘀椀琀爀椀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀攀爀挀甀爀猀漀 攀洀 昀甀渀漀 搀攀 猀甀愀猀 漀瀀攀猀Ⰰ 琀爀愀渀猀洀椀琀椀渀搀漀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀 愀瀀漀椀漀 愀 甀洀愀 洀椀渀漀爀椀愀⸀  Em geral, documentar é uma experiência importante tanto para o aluno de comunicação, quanto para quem participa. Quem faz, pela oportunidade de realizar e ter o material reconhecido, e quem participa, por contar sua história ou expor suas opiniões.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O trabalho se configurou através de uma pesquisa exploratória mediante nosso contato direto e interativo com a situação objeto de estudo. Foram realizadas entrevistas com homens e mulheres transexuais sobre a relação familiar, relações pessoais, convívio social e mercado de trabalho.਀ Para realizar as entrevistas, questionários foram formados de acordo com as personagens, fazendo com que elas relatem suas vivências e anseios.਀ No planejamento de produção, foram definidos o roteiro e os equipamentos utilizados para os registros das entrevistas, que, posteriormente, foram decupadas, produzidas e pós-produzidas de acordo com o roteiro pré-estabelecido. ਀ Todo esse trabalho agregou os conhecimentos obtidos através de pesquisa bibliográfica, pesquisa de documentários, reportagens e entrevistas. ਀ Uma câmera principal enquadrou os personagens em plano médio lateralizado de forma que o espectador se sinta próximo do entrevistado, percebendo suas reações, gestos e voz. Optamos pela iluminação natural, tendo como fonte principal a luz do dia, sem a necessidade da iluminação de apoio. Colocamos os personagens em evidência em relação à cidade ao optarmos pelo fundo desfocado. ਀ A produção serviu como exercício para nossa capacitação como comunicadores sociais, por agregar em um único projeto: pesquisa, criação, roteirização, planejamento, captação, edição e pós-produção de material audiovisual para veiculação junto ao nosso público-alvo.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 琀攀洀 搀甀爀愀漀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀 搀攀 ㈀㐀 ⠀瘀椀渀琀攀 攀 焀甀愀琀爀漀⤀ 洀椀渀甀琀漀猀 攀 昀椀挀愀爀 漀渀氀椀渀攀 瀀愀爀愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 甀猀甀爀椀漀 攀洀 琀攀洀瀀漀 椀渀搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀⸀ 䄀 椀渀琀攀爀渀攀琀 ⠀瘀椀愀 瀀爀漀瘀攀搀漀爀攀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀⤀ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 焀甀攀 漀 昀椀氀洀攀 昀椀焀甀攀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 ㈀㐀 栀漀爀愀猀 瀀漀爀 搀椀愀Ⰰ 愀挀攀猀猀瘀攀氀 攀洀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 挀漀洀漀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 琀愀戀氀攀琀猀 攀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀⸀ ਀䄀琀爀愀瘀猀 搀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀Ⰰ 瀀爀攀琀攀渀搀攀洀漀猀 洀椀渀椀洀椀稀愀爀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 瀀愀爀愀 漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀⸀ 吀愀洀戀洀Ⰰ 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀 挀漀渀琀愀爀攀洀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀Ⰰ 攀砀瀀爀椀洀椀爀攀洀 猀攀甀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 猀甀愀猀 氀甀琀愀猀 攀 椀搀攀愀椀猀⸀ 䄀氀洀 搀攀 洀漀戀椀氀椀稀愀爀 洀甀搀愀渀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 匀漀 攀猀琀攀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀⼀愀猀瀀攀挀琀漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 攀砀瀀漀猀椀漀⼀瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ ਀䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀攀氀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 攀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀漀猀Ⰰ 猀攀洀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀Ⰰ 攀洀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 渀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀焀甀攀洀 挀氀愀爀愀洀攀渀琀攀 漀猀 氀漀挀愀椀猀Ⰰ 昀漀挀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 愀 愀琀攀渀漀 渀漀猀 搀攀瀀漀攀渀琀攀猀 焀甀攀 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 攀洀 瀀氀愀渀漀猀 昀攀挀栀愀搀漀猀 ⠀洀搀椀漀 攀 搀攀琀愀氀栀攀⤀ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀  ਀倀愀爀愀 猀攀最甀椀爀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 洀搀椀愀Ⰰ 愀氀挀愀渀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀攀爀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 瀀攀氀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 瀀攀氀愀 昀挀椀氀 瘀攀椀挀甀氀愀漀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 挀愀渀愀椀猀 洀愀椀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀⸀ Serão realizadas publicações de divulgação nas redes sociais como Facebook, Twitter e YouTube.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀甀爀愀渀琀攀 漀猀 焀甀愀琀爀漀 愀渀漀猀 搀攀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀Ⰰ 攀猀琀甀搀愀洀漀猀Ⰰ 搀椀猀挀甀琀椀洀漀猀Ⰰ 愀瀀爀攀渀搀攀洀漀猀 猀漀戀爀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀攀洀愀猀Ⰰ 愀洀愀搀甀爀攀挀攀洀漀猀 琀愀渀琀漀 瀀攀猀猀漀愀氀洀攀渀琀攀 焀甀愀渀琀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 吀椀瘀攀洀漀猀 愀甀氀愀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 攀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 渀漀猀猀愀猀 椀搀攀椀愀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 渀漀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 猀漀戀爀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀攀洀愀猀 攀 挀栀攀最愀爀  挀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 焀甀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀  洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 攀猀琀愀爀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 攀 搀椀猀挀甀琀椀爀 琀攀漀爀椀愀猀Ⰰ  最攀爀愀爀 漀 搀攀戀愀琀攀 搀椀愀渀琀攀 搀攀 甀洀 渀漀瘀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 琀爀愀稀攀爀  琀漀渀愀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ  琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 攀 瀀漀爀 椀猀猀漀 挀栀攀最愀洀漀猀 愀漀 琀攀洀愀㨀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀椀渀搀愀 瀀漀甀挀漀 搀椀昀甀渀搀椀搀漀⸀  O presente trabalho possibilitou o que queríamos desde o início com a vontade de fazer um vídeo documentário: apresentar integrantes da população trans, contar suas histórias de vida, trajetórias e como cada um lidou, lida e pretende lidar com o tema em sua vida. Estes relatos de pessoas que lutam e vão lutar sempre pela igualdade, tornam-se capazes de gerar reflexão sobre a transexualidade. Cada indivíduo tem sua história, seus conflitos e lidam diariamente com o julgamento de outras pessoas.਀䘀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀愀爀 瘀漀稀 愀 攀猀猀攀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀渀琀攀渀搀猀猀攀洀漀猀 挀漀洀漀  渀漀 攀猀琀愀爀 攀洀 甀洀 瀀愀搀爀漀 椀洀瀀漀猀琀漀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 昀愀稀攀爀 爀攀昀氀攀琀椀爀 攀 琀攀渀琀愀爀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 瀀漀爀焀甀 渀椀渀最甀洀 攀猀挀漀氀栀攀 甀洀 最渀攀爀漀 瀀愀爀愀 猀攀最甀椀爀⸀ 䌀漀洀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀漀猀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 瘀椀洀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 瘀椀猀琀愀 攀 瀀漀搀攀洀漀猀 渀漀猀 攀洀戀愀猀愀爀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀⸀ 䔀洀 挀愀搀愀 最爀愀瘀愀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀 攀 椀猀猀漀 昀漀椀 洀甀椀琀漀 爀椀挀漀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 渀漀猀猀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 Importante destacar o trabalho em conjunto das áreas de Jornalismo e Rádio, TV e Internet, pois permitiu que o documentário ficasse mais rico tanto com as experiências de cada habilitação, mas também com o que cada integrante do grupo pode passar com sua experiência adquirida sobre o tema.਀䄀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀 愀椀渀搀愀 猀漀 洀甀椀琀漀 最爀愀渀搀攀猀Ⰰ 洀愀猀 愀 瀀椀漀爀 搀攀氀愀猀  搀愀爀 甀洀愀 漀瀀椀渀椀漀 猀攀洀 猀愀戀攀爀 愀漀 洀攀渀漀猀 漀 焀甀攀 漀猀 琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 瀀愀猀猀愀洀 攀洀 猀甀愀猀 瘀椀搀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䔀一吀伀Ⰰ 䈀攀爀攀渀椀挀攀Ⰰ 䄀 刀攀椀渀瘀攀渀漀 搀漀 挀漀爀瀀漀㨀 匀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀 䜀渀攀爀漀 渀愀 䔀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 吀爀愀渀猀攀砀甀愀氀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䜀愀爀愀洀漀渀搀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䔀一吀伀Ⰰ 䈀攀爀攀渀椀挀攀Ⰰ 伀 焀甀攀  琀爀愀渀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䈀爀愀猀椀氀椀攀渀猀攀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀一匀Ⰰ 䌀漀渀猀甀攀氀漀Ⰰ 䌀氀甀搀椀愀 䴀攀猀焀甀椀琀愀Ⰰ 䘀椀氀洀愀爀 漀 爀攀愀氀㨀 猀漀戀爀攀 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 娀愀栀愀爀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ 䌀爀攀洀椀氀搀愀 搀攀 䄀爀愀切樀漀⸀ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 ጀ†伀 搀椀氀漀最漀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䤀䌀䠀伀䰀匀Ⰰ 䈀椀氀氀Ⰰ 䤀渀琀爀漀搀甀漀 愀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ 匀倀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀一娀Ⰰ 䰀攀琀挀椀愀⸀ 伀 挀漀爀瀀漀 搀愀 爀漀甀瀀愀 ⴀ 䄀 瀀攀猀猀漀愀 琀爀愀渀猀最渀攀爀愀 攀渀琀爀攀 愀 琀爀愀渀猀最爀攀猀猀漀 攀 愀 挀漀渀昀漀爀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 愀猀 渀漀爀洀愀猀 搀攀 最渀攀爀漀Ⰰ 䌀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀愀挀攀爀瘀漀搀椀最椀琀愀氀⸀甀昀瀀爀⸀戀爀⼀戀椀琀猀琀爀攀愀洀⼀栀愀渀搀氀攀⼀㄀㠀㠀㐀⼀㌀㘀㠀  ⼀刀─㈀ ⴀ─㈀ 䐀─㈀ ⴀ─㈀ 䰀䔀吀䤀䌀䤀䄀─㈀ 䰀䄀一娀⸀瀀搀昀㼀猀攀焀甀攀渀挀攀㴀㄀⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀㨀 ㄀㄀ 搀攀 漀甀琀⸀ 搀攀 ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䤀匀䬀伀䰀䌀䤀Ⰰ 刀椀挀栀愀爀搀Ⰰ 䄀 吀攀漀爀椀愀 儀甀攀攀爀 攀 愀 儀甀攀猀琀漀 搀愀猀 䐀椀昀攀爀攀渀愀猀㨀 瀀漀爀 甀洀愀 愀渀愀氀琀椀挀愀 搀愀 渀漀爀洀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 匀倀Ⰰ ㈀  㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀挀椀攀氀漀⸀戀爀⼀瀀搀昀⼀猀漀挀⼀渀㈀㄀⼀ 㠀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀㨀 ㈀㌀ 搀攀 漀甀琀⸀ 搀攀 ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀⬀㌀ 焀甀攀猀琀攀猀 猀漀戀爀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 䘀漀氀栀愀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀㄀⸀昀漀氀栀愀⸀甀漀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀昀猀瀀⼀洀愀椀猀⼀昀猀 㐀 ㌀㈀  ㄀ ㈀⸀栀琀洀⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀㨀 ㄀  搀攀 洀愀椀⸀ 搀攀 ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀渀氀椀猀攀 搀愀猀 瘀椀漀氀渀挀椀愀猀 猀椀洀戀氀椀挀愀猀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀愀猀 瀀漀爀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 琀爀愀渀猀最渀攀爀漀猀⸀ 刀攀渀愀琀愀 搀攀 䄀氀洀攀椀搀愀 䈀椀挀愀氀栀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 堀堀堀嘀䤀 䔀渀挀漀渀琀爀漀 搀愀 䄀渀倀䄀䐀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀渀瀀愀搀⸀漀爀最⸀戀爀⼀愀搀洀椀渀⼀瀀搀昀⼀㈀ ㄀㈀开䔀伀刀㄀㠀㠀㐀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㘀 搀攀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀搀椀最漀 搀攀 준琀椀挀愀 搀漀猀 䨀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀⸀ 䘀攀渀愀樀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀攀渀愀樀⸀漀爀最⸀戀爀⼀洀愀琀攀爀椀愀⸀瀀栀瀀㼀椀搀㴀㄀㠀㄀㄀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㐀 搀攀 洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀椀挀椀漀渀爀椀漀 吀爀愀渀猀最渀攀爀漀⸀ 䰀攀琀挀椀愀 䰀愀渀稀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀氀攀琀椀挀椀愀氀愀渀稀⸀漀爀最⼀搀椀挀椀漀渀愀爀椀漀ⴀ琀爀愀渀猀最攀渀攀爀漀⼀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  ㌀ 搀攀 漀甀琀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀 攀 琀爀愀瘀攀猀琀椀猀 瘀漀 爀攀挀攀戀攀爀 戀漀氀猀愀 搀愀 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀攀 匀倀 瀀愀爀愀 攀猀琀甀搀愀爀⸀ 唀漀氀 䔀搀甀挀愀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀攀搀甀挀愀挀愀漀⸀甀漀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀渀漀琀椀挀椀愀猀⼀㈀ ㄀㔀⼀ ㄀⼀ 㤀⼀琀爀愀渀猀攀砀甀愀椀猀ⴀ攀ⴀ琀爀愀瘀攀猀琀椀猀ⴀ爀攀挀攀戀攀爀愀漀ⴀ戀漀氀猀愀ⴀ搀愀ⴀ瀀爀攀昀攀椀琀甀爀愀ⴀ搀攀ⴀ猀瀀ⴀ瀀愀爀愀ⴀ攀猀琀甀搀愀爀⸀栀琀洀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㠀 搀攀 洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀爀愀渀猀攀砀甀愀氀Ⰰ 琀爀愀瘀攀猀琀椀Ⰰ 挀椀搀愀搀⸀ 匀瀀爀攀猀猀漀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀爀攀瘀椀猀琀愀昀漀爀甀洀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀戀氀漀最⼀㈀ ㄀㔀⼀ ㌀⼀愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀ⴀ琀爀愀渀猀ⴀ攀ⴀ渀漀瘀愀ⴀ最愀爀漀琀愀ⴀ瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀ⴀ搀攀ⴀ洀愀爀挀愀ⴀ搀攀ⴀ挀漀猀洀攀琀椀挀漀猀⼀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㄀ 搀攀 洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀