ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01462</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O Super Tomate</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Willian César de Souza (Willian); Thaisa Sallum Bacco (Willian)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Cultura da Imagem, Stop Motion, Visibilidade Midiática, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O curta metragem  O Super Tomate em formato stop motion, produzido durante a disciplina de Direção de Fotografia para Cinema e Vídeo da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), trata da efemeridade da visibilidade midiática em que as pessoas se propõem nos dias atuais. O curta faz uma crítica de maneira cômica à busca exagerada por espaços de visibilidade midiática no contexto social em que vivemos hoje.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este curta-metragem é resultado do projeto interdisciplinar Cult Motion, que envolve a disciplina  Direção de Fotografia para Cinema e Vídeo e a disciplina  Cultura da Imagem do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Entendemos visibilidade midiática como algo que está conectado sob uma ideia de estar visível em determinado espaço social. Através dos processos midiáticos onde os atores sociais buscam reconhecimento de sua existência, bem como ativam a comunicação com os demais (DEBORD, 1997). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este curta-metragem tem por objetivo mostrar a fragilidade da visibilidade midiática e instigar o público em relação ao processo que a imagem sofre nos canais midiáticos existentes, trazendo como canal principal as redes sociais, que comportam a maior demanda de exposição da imagem atualmente. Propõe uma reflexão acerca do desejo de buscar reconhecimento de sua existência através dos processos midiáticos e da ativação da comunicação com os demais integrantes do mundo virtual, com o intuito de fazer o observador refletir sobre seu comportamento diante as mídias.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 realizada pela Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), a internet é o quinto meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, sendo que a maior parte dos entrevistados utiliza pelo aparelho celular e três em cada dez respondentes dizem que utilizam o aparelho somente para este fim (BRASIL, 2016). Por esta facilidade de estar conectado em qualquer lugar e pelo avanço tecnológico que os aparelhos celulares apresentam, a produção e distribuição da imagem ficam na palma da nossa mão, sendo fácil criar um consumo excessivo de imagens, já que os aparelhos os quais grande parte da população utiliza para acessar a internet também possuem câmeras fotográficas de grande qualidade. Estas informações justificam a fragilidade e efemeridade da visibilidade midiática, pois com o grande consumo de imagem que temos na atualidade, uma se sobrepõe a outra de maneira quase instantânea. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A elaboração do filme foi realizada em três etapas. A primeira foi a pré-produção, com a pesquisa sobre o tema (visibilidade midiática), a elaboração do roteiro do vídeo e o planejamento da etapa posterior, de produção das fotografias que entrariam no filme. O curta-metragem produzido em formato stop motion foi fotografado em um único dia, levando aproximadamente seis horas para que todas as cenas fossem registradas. O motivo para que a produção fosse realizada no mesmo dia foi a necessidade de manter a mesma luz para todas as fotografias. A escolha pela vertente stop motion foi proposta por englobar tanto a esfera fotográfica quanto o âmbito cinematográfico, sendo essa vertente uma técnica que consiste em fotografar um objeto ou até mesmo pessoas quadro a quadro. Essas fotografias quando colocadas em sequência geram a ideia de movimento. Cerca de 1400 imagens foram necessárias para compor o vídeo de pouco mais de um minuto, quantidade suficiente de fotos para dar movimento e vida as personagens do filme. O trabalho foi idealizado com acompanhamento dos professores responsáveis pelas disciplinas  Cultura da Imagem e  Direção de Fotografia para Cinema e Vídeo . </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O tema para produção do curta metragem foi proposto pelos professores responsáveis. O professor responsável pela disciplina Cultura da Imagem Dr. Roberto Aparecido Mancuzo da Silva Junior foi quem apresentou o tema  Visibilidade Midiática e deu todo suporte necessário para o entendimento do assunto a ser tratado. Já a professora responsável pela disciplina Direção de Fotografia para Cinema e Vídeo Dra. Thaisa Sallum Bacco supervisionou desde a produção do roteiro para o curta até a edição final do mesmo. O trabalho foi realizado por três alunos, sendo cada um responsável por processos distintos do projeto. Um dos alunos foi o responsável por elaborar o roteiro, pensar as cenas de modo que fossem coerentes com o tema tratado. Outro foi o responsável pelo cenário, idealização e execução da cena da quitanda e da cozinha e os elementos necessários em cada cena. E outro ficou responsável pela execução das fotografias e edição do vídeo. Embora as funções tenham sido divididas todos os alunos deram auxílio durante a execução de todas as etapas. O resultado final é fruto de um trabalho em equipe, supervisionado pelos professores responsáveis. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O curta-metragem voltado ao debate da visibilidade midiática é fundamental na promoção de uma reflexão acerca do comportamento adotado pelas pessoas nos dias atuais e pela super valorização da imagem dentro das redes sociais. Em virtude do que foi mencionado, o projeto teve como base relatar o cotidiano atual através de um curta-metragem, onde o protagonista sendo um tomate, representou a juventude da atualidade. O projeto se concluiu da maneira que foi pensado, sendo através da primeira visualização de como ficaria o vídeo que concluímos que era aquilo mesmo que havia sido proposto pelo grupo. Foi também através das referências bibliográficas que obtivemos uma maior noção de como executaríamos o curta. Sendo assim, realizamos de forma objetiva um assunto bastante discutido, onde o ser humano é o centro das atenções. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa Brasileira de Mídia - PBM 2016.Brasília: Secom 2016Disponível em < http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2016.pdf/view>. Acesso em: 30 de dezembro de 2016.<br><br>DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto,1997.<br><br> </td></tr></table></body></html>