INSCRIÇÃO: 00013
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT07
 
TÍTULO: Arquivo Universitário: disponibilização de conteúdo da emissora Webrádio USC por meio de um site repositório
 
AUTORES: Juliana Costa Neves (Universidade do Sagrado Coração); Daniela Pereira Bochembuzo (Universidade do Sagrado Coração); Daniela Pereira Bochembuzo (Universidade do Sagrado Coração)
 
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação, Internet, Multimidialidade, Webrádio, Website
 
RESUMO
Este artigo apresenta resultados oriundos de pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo da Universidade do Sagrado Coração (Bauru–SP). A proposta contempla teorias de rádio, Webrádio, Webrádio Universitária e Arquitetura da Informação. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com amostra formada por 270 pessoas, divididas em duas fases. Os dados obtidos foram aplicados no desenvolvimento de uma identidade visual, para o aprimoramento do site repositório do projeto de ação comunitária Webrádio USC, de característica multimídia. A aplicação da pesquisa objetivou ampliar a audiência da emissora no ambiente acadêmico e no externo, favorecendo a disseminação de conteúdo radiofônico e proporcionando maior reconhecimento junto os públicos pretendidos.
 
INTRODUÇÃO
O rádio está mais presente na sociedade pela lógica de mudança de oferta, as possibilidades de transmissão de conteúdo via internet, em tempo real, a partir de aparatos tecnológicos e conexão com outros meios de comunicação. Por conta disso, "o reposicionamento da radiodifusão sonora ocorre em um contexto no qual se faz necessário refletir sobre os âmbitos: tecnológico; empresarial; profissional e de conteúdo". (FERRARETO; KISCHINHEVSKY, 2010). O tecnológico envolve incorporação de tecnologias, multimidialidade e convergência. O empresarial pode incluir segmentação ou hipersegmentação, de acordo com o gosto, desejo e procura da audiência, o que impacta sobre a estrutura profissional e produção de conteúdo. Essa evolução remete à reflexão de que as emissoras, caso da Webrádio, possuem identidade, que é a busca de empatia com o público e que deve ser aplicado às formas de transmissão, pois o ouvinte deve associar o conteúdo ou a emissora predileta com a mensagem em si, caso de representações visuais, verbais, locuções, etc. No caso da Webrádio USC, isto se aplica ao seu site repositório, que pode contribuir para ampliar a audiência por meio da oferta de programas radiofônicos sob os conceitos de Arquitetura da Informação e site. Site é um espaço virtual de uma empresa/organização ou pessoa. Já a Arquitetura da Informação é um conceito e prática que auxilia na produção de espaços virtuais na web que envolve: acessibilidade, interoperabilidade, preservação, ferramentas de busca e personalização e customização. (CAMARGO E VIDOTTI, 2011). O repositório é "uma maneira de disseminação de várias formas de eprint para trabalhos universitários" (Supra cit., p.53). São ambientes de aprendizagem que arquivam documentos para serem referências de ensino e preservar a memória sem obrigação de serem científicos.
 
OBJETIVO
O objetivo geral desta pesquisa é ampliar a audiência da Webrádio USC, por meio de disponibilização de conteúdo no site Arquivo Universitário, com a ajuda da Arquitetura da Informação, para que sirva como repositório de conteúdo em áudio para a Webrádio USC. A partir do objetivo geral, derivam-se os seguintes objetivos específicos: 1) Aprimorar o sítio virtual próprio; 2) Identificar a audiência da Webrádio USC antes do site entrar no ar; 3) Disponibilizar os programas em download; O cumprimento de tais objetivos pode ampliar o acesso aos conteúdos radiofônicos pelo ambiente acadêmico e para a comunidade externa, além de aprimorar o trânsito de informações da emissora com os ouvintes.
 
JUSTIFICATIVA
Esta pesquisa justifica-se, primeiramente, pela necessidade de que a Webrádio USC, objeto da pesquisa, esteja em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade do Sagrado Coração, de forma a contribuir para a promoção e divulgação do conhecimento nas áreas: técnica, científica e cultural. Nesse sentido entende-se que o estudo da tecnologia pode favorecer a ampliação da oferta de veiculação do conhecimento gerado pelo trabalho da Webrádio USC, contribuindo para a integração da comunidade acadêmica com a externa para que haja transformação da sociedade, objetivo previsto no documento da Universidade do Sagrado Coração. Atualmente, a Webrádio USC está alocada no site da própria universidade, porém o acesso é restrito devido à política de uso do site institucional em relação ao acesso dentro da universidade. Desta forma, pretende-se que os dispositivos conectados à Wireless da universidade passem a favorecer esse acesso, ao passo que o aprimoramento do site repositório para a emissora on-line poderia ampliar a audiência dentro do ambiente universitário. Isto é necessário pois, de acordo com Ferraretto (2014), o rádio passa a ter uma lógica de demanda (que é a disponibilização de conteúdo na internet, de produções já transmitidas), irradiações em tempo real em ponto a ponto (quando os conteúdos são disponibilizados de forma diferida e podem ser acessados individualmente), pode identificar uma sinergia do rádio com os outros meios de comunicação e as formas variadas de disponibilizar os conteúdos radiofônicos em suportes tecnológicos, como, por exemplo, celulares, computadores, tablets e outros dispositivos móveis. Entende-se, ainda, que um site que disponibilize os programas da Webrádio USC possibilita a criação de um histórico da rádio e o acesso a qualquer momento, através de download, a esse conteúdo. Isto, vislumbra-se, ampliaria a disponibilidade à comunidade externa, daria maior visibilidade à Webrádio USC e evidenciaria seu vínculo como veículo de comunicação institucional e de relacionamento com o público. Ademais, os dados de trânsito e download permitem compreender melhor o comportamento do ouvinte em relação à emissora, o que não é possível hoje. Ao compreender melhor seu papel e potencial, a Webrádio USC pode levar o conhecimento explorado por sua programação a diferentes tipos de ouvinte, seja ele estudante ou comunidade externa. Entende-se, ainda, ser esta uma pesquisa inovadora, pois é reduzido o número de Webrádios no Brasil que possuem site próprio, apesar de Prata (2013) apontar que, no Brasil, existem 2.018 emissoras. Somado a isso, a realização desta pesquisa traz como realização pessoal a experiência de conectar a prática ao ensino e pesquisa, o aprendizado sobre como produzir conteúdo para comunidade acadêmica e a externa e analisar como o público recebe e absorve o conteúdo proposto pelos programas da Webrádio USC.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Este trabalho envolveu uma pesquisa exploratória apoiada em percurso formado por quatro etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo e, como finalidade, pesquisa aplicada. A pesquisa exploratória proporciona maior familiaridade com o problema, por meio da pesquisa bibliográfica, entrevistas, questionários e no momento de analisar o objeto da pesquisa.਀䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 ⠀瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 氀椀瘀爀漀猀⤀ 瘀攀爀猀漀甀 猀漀戀爀攀 漀猀 琀攀洀愀猀 刀搀椀漀Ⰰ 圀攀戀爀搀椀漀Ⰰ 圀攀戀爀搀椀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 攀 䄀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀 搀愀 䤀渀昀漀爀洀愀漀⸀  䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 挀漀渀猀椀猀琀椀甀 攀洀 愀氀最甀洀愀猀 昀愀猀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀爀 漀 琀攀洀愀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 愀 爀攀搀愀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䰀愀欀愀琀漀猀 攀 䴀愀爀挀漀渀椀 ⠀㈀  ㌀⤀Ⰰ ᰀ 甀洀 愀瀀愀渀栀愀搀漀 最攀爀愀氀 猀漀戀爀攀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 樀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 爀攀瘀攀猀琀椀搀漀猀 搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀攀洀 挀愀瀀愀稀攀猀 搀攀 昀漀爀渀攀挀攀爀 搀愀搀漀猀 愀琀甀愀椀猀 攀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀 琀攀洀愀ᴀ⸠ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 渀攀猀琀愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 昀漀椀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 昀漀椀 挀漀洀 攀猀琀愀 攀琀愀瀀愀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀愀洀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 琀攀洀愀猀Ⰰ 樀 挀椀琀愀搀漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀瘀椀爀愀洀 搀攀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 瀀愀爀愀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 洀攀氀栀漀爀 漀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 猀椀琀攀 攀 猀甀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 愀焀甀椀 琀爀愀琀愀搀漀猀⸀ A segunda etapa consistiu na pesquisa documental de documentos institucionais e sites de Webrádios Universitárias. Nesta etapa metodológica, a pesquisa consistiu na busca de dados e informações em documentos, conhecidas como fontes primárias, tais como o Plano de Desenvolvimento Institucional 2016 – 2020, e do MEC (Ministério de Educação): Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância de 2012, para saber em quais categorias e obrigatoriedade a Universidade do Sagrado Coração deve cumprir em relação à emissora on-line, Webrádio USC. E para conhecer como que outras Webrádios Universitárias do país se comportam no meio digital. Antes da pesquisa de campo, foi produzido um mapeamento das Webrádios Universitárias brasileiras para ter ciência do que estas emissoras estavam realizando para se obter audiência, e, assim, realizar a próxima etapa metodológica de forma adequada. ਀䄀猀 圀攀戀爀搀椀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㜀 昀漀爀愀洀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 伀甀爀漀 倀爀攀琀漀 ⠀刀搀椀漀 倀氀甀爀愀氀⤀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀砀椀愀猀 搀漀 匀甀氀 ⠀䘀爀椀猀瀀椀琀 刀搀椀漀⤀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䴀甀渀椀挀椀瀀愀氀 搀攀 匀漀 䌀愀攀琀愀渀漀 搀漀 匀甀氀 ⠀倀氀甀最 刀搀椀漀 唀匀䌀匀⤀Ⰰ 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䴀攀琀漀搀椀猀琀愀 䤀稀愀戀攀氀愀 䠀攀渀搀爀椀砀 ⠀刀搀椀漀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 倀愀爀愀氀攀氀愀⤀Ⰰ 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 倀唀䌀刀匀 ⠀刀愀搀椀漀䘀愀洀⤀Ⰰ 刀攀搀攀 搀攀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀猀 䘀攀搀攀爀愀椀猀 ⠀刀搀椀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䘀攀搀攀爀愀氀⤀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䌀愀琀愀爀椀渀愀 ⠀刀搀椀漀 倀漀渀琀漀 唀䘀匀䌀⤀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 倀愀甀氀椀猀琀愀 ጀ†唀渀攀猀瀀 ⠀刀搀椀漀 唀渀攀猀瀀 嘀椀爀琀甀愀氀⤀Ⰰ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀 ⠀刀搀椀漀 唀渀椀昀漀爀⤀Ⰰ 䌀攀渀琀爀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 䘀爀愀渀挀椀猀挀愀渀漀 ጀ†唀渀椀昀爀愀 ⠀刀愀搀椀漀眀攀戀 唀渀椀昀爀愀⤀ 攀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀 ⠀刀搀椀漀 圀攀戀 唀䘀倀䄀⤀⸀ 吀漀搀愀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 猀椀琀攀猀 瀀爀瀀爀椀漀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 猀攀 琀攀渀琀愀 愀挀攀猀猀ⴀ氀漀猀Ⰰ 愀 爀攀猀瀀漀猀琀愀  搀攀 ᰀ攠渀搀攀爀攀漀 渀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀ᴀ†漀甀 ᰀ攠爀爀漀ᴀ†渀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 愀挀攀猀猀ⴀ氀漀⸀ A terceira etapa foi a pesquisa de campo realizada por meio dos métodos quantitativo e qualitativo, a fim de mensurar e qualificar o relacionamento da audiência com a emissora radiofônica, ou seja, o acesso do público acadêmico e externo ao conteúdo da Webrádio USC; e, por fim, a pesquisa aplicada. ਀䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀 ᰀ 愀焀甀攀氀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀⼀漀甀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀挀攀爀挀愀 搀攀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 焀甀愀氀 猀攀 瀀爀漀挀甀爀愀洀 甀洀愀 爀攀猀瀀漀猀琀愀Ⰰ 漀甀 搀攀 甀洀愀 栀椀瀀琀攀猀攀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 焀甀攀椀爀愀 挀漀洀瀀爀漀瘀愀爀Ⰰ 漀甀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 渀漀瘀漀猀 昀攀渀洀攀渀漀猀 漀甀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 攀渀琀爀攀 攀氀攀猀ᴀ†⠀䰀䄀䬀䄀吀伀匀㬀 䴀䄀刀䌀伀一䤀Ⰰ ㈀  ㌀Ⰰ 瀀⸀㄀㠀㘀⤀⸀ 一攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀猀琀漀 攀渀瘀漀氀瘀攀甀 戀甀猀挀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀 攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀Ⰰ 猀攀 挀漀洀 漀 愀瀀爀椀洀漀爀愀洀攀渀琀漀 攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 搀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀Ⰰ 渀漀 爀攀瀀漀猀椀琀爀椀漀 椀爀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 攀 琀攀爀 洀愀椀漀爀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀 圀攀戀爀搀椀漀Ⰰ 愀甀洀攀渀琀愀渀搀漀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀⸀  Em relação à pesquisa de campo, esta foi dividida em duas fases, utilizando como instrumentos questionário com questões fechadas, abertas e semiabertas, aplicado na primeira fase, configurando-se como método quantitativo, e um grupo focal amparado por pré-roteiro, executado na segunda fase, o que consistiu em método qualitativo. Ambas as fases tiveram como lócus a cidade de Bauru. Na primeira fase foi utilizado o método quantitativo para verificar a relação da Webrádio USC com o público, para saber quem conhece a emissora, o que gosta de ouvir e o que gostaria que tivesse na Webrádio USC. A primeira fase envolve corpus formado por 250 pessoas, assim distribuído: 125 membros do meio acadêmico, selecionados de forma aleatória, sem faixa etária definida e que tenham acesso à internet em casa ou na universidade, e 125 pessoas do ambiente externo, selecionadas aleatoriamente e residentes em Bauru. O modo que a pesquisadora chegou até os participantes se deu por meio de colegas e abordagem dentro da universidade e nas ruas de Bauru.਀䨀 愀 猀攀最甀渀搀愀 昀愀猀攀 挀漀渀猀椀猀琀椀甀 攀洀 最爀甀瀀漀 昀漀挀愀氀 挀漀洀 漀 洀琀漀搀漀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 愀瘀愀氀椀愀爀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀 搀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 漀渀ⴀ氀椀渀攀Ⰰ 漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀Ⰰ 漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 攀 漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 攀 愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀Ⰰ 搀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 焀甀愀氀椀昀椀挀愀爀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 昀漀挀愀氀Ⰰ 焀甀攀  甀洀愀 昀漀渀琀攀 焀甀攀 椀渀琀攀渀猀椀昀椀挀愀 漀猀 搀愀搀漀猀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 䄀 猀攀最甀渀搀愀 昀愀猀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀甀 ㈀  椀渀搀椀瘀搀甀漀猀Ⰰ 愀瀀猀 漀 椀渀琀攀渀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 猀漀戀爀攀 愀 攀洀椀猀猀漀爀愀⸀  Os dados extraídos a partir das duas fases da pesquisa de campo, por meio do questionário, permitiram identificar como o ouvinte conheceu a Webrádio, o que gosta da emissora e o deseja de conteúdo e, na segunda fase, por meio do grupo focal, identificou a audiência da Webrádio USC, se os indivíduos passaram a sintonizar a emissora (diária ou semanal) depois da divulgação, se a disponibilização no repositório ajudou na divulgação da Webrádio USC, entre outros aspectos. ਀伀猀 搀愀搀漀猀Ⰰ 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 挀漀氀攀琀愀搀漀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 最爀昀椀挀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 栀漀甀瘀攀猀猀攀 昀挀椀氀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 漀戀琀椀搀愀猀⸀ 䔀 挀漀洀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀猀琀攀猀 搀愀搀漀猀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 攀猀瀀攀爀漀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀漀猀猀攀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀Ⰰ 焀甀攀 愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀 琀椀瘀攀猀猀攀 洀愀椀漀爀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 渀漀 洀攀椀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 攀 攀砀琀攀爀渀漀Ⰰ 焀甀攀 漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 最漀猀琀愀爀 搀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 攀 愀挀攀猀猀愀爀 搀攀 洀漀搀漀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀Ⰰ 琀攀渀搀漀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀Ⰰ 愀甀搀椀渀挀椀愀 攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 攀 瀀愀爀愀 愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 匀愀最爀愀搀漀 䌀漀爀愀漀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀 愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀 甀洀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 栀愀樀愀 琀愀氀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀  Sendo assim, os dados obtidos nas três primeiras etapas foram utilizados na pesquisa aplicada e para o aprimoramento do site repositório, a transformação dos programas da Webrádio USC em podcasting para download, sob orientação da coordenadora do projeto. ਀䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 挀漀氀漀挀愀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 漀猀 搀愀搀漀猀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 漀戀琀椀搀漀猀 渀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀Ⰰ 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 猀漀氀甀漀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀漀洀瀀爀漀瘀愀猀猀攀 焀甀攀 漀 爀攀瀀漀猀椀琀爀椀漀 愀樀甀搀愀 渀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀 攀 焀甀攀 栀漀甀瘀攀猀猀攀 洀愀椀漀爀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Por meio da análise dos dados, obtidos tanto na pesquisa junto ao público externo quanto interno, foi possível chegar a algumas considerações preliminares. Uma delas envolve o perfil de público da Webrádio USC, que possui entre 17 a 24 anos, é composto predominantemente por universitários de ambos os gêneros. Portanto, o público alvo da emissora on-line é jovem. Isto confere com o conceito de Ferraretto (2014) a respeito da divisão de preferências no rádio de acordo com a faixa etária:਀ Musical jovem: voltado predominantemente ao público dos 15 aos 25 anos, com uma programação baseada nos chamados sucessos do momento e conduzida por comunicadores que, com humor e muita agitação, procuram criar um elo de identificação com os ouvintes. (FERRARETTO, 2014, p.51).਀ Ao analisar a opinião dos participantes em relação a sugestões, críticas, elogios, sugestão de divulgação e mudança no programa, explicitou-se o quanto a divulgação da Webrádio USC foi fundamental para que ampliasse a audiência, atendendo à preferência por assuntos científicos, de saúde, economia, sobre a própria universidade e a respeito de Bauru e região, entre outros assuntos. ਀䠀漀甀瘀攀 挀漀攀爀渀挀椀愀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 ⠀甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀⤀ 攀 愀 瀀爀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 ⠀椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀⤀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀椀搀愀 挀漀洀漀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 爀攀昀氀攀砀漀 攀 搀椀昀甀猀漀 搀漀 猀愀戀攀爀⸀ 匀漀戀 攀猀猀攀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀Ⰰ 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 焀甀攀 瘀攀洀 猀攀渀搀漀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 瀀愀爀愀 愀 圀攀戀爀搀椀漀 攀猀琀 愀搀攀焀甀愀搀愀⸀ 倀漀爀 漀甀琀爀漀 氀愀搀漀Ⰰ 昀愀氀琀愀 搀椀昀甀猀漀 搀愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀搀愀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 ⠀瀀爀瀀爀椀愀 搀攀 甀洀愀 眀攀戀 爀搀椀漀⤀ 攀 爀攀猀琀爀椀琀愀 愀漀 圀椀爀攀氀攀猀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 䐀攀瘀攀ⴀ猀攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 栀愀瘀攀爀 昀漀爀琀愀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀 攀 愀搀漀漀 搀攀 洀愀椀猀 攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 焀甀攀 愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 挀漀渀琀椀渀甀攀 愀 猀攀爀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀愀 挀漀洀漀 甀洀 戀爀愀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀渀琀爀攀 愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀⸀ Pós-grupo focal, de modo geral, pode-se inferir, mais uma vez, que o maior público da Webrádio USC possui a idade de 17 a 24 anos, porém, está se ampliando para outras faixas etárias e atingindo outras formações, além de jovens universitários. E em relação ao sexo, há um misto entre homens e mulheres.਀䔀Ⰰ 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 椀渀昀攀爀攀ⴀ猀攀 焀甀攀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 搀漀 甀猀漀 搀漀 猀椀琀攀 爀攀瀀漀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 漀猀 搀漀椀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 挀漀渀挀漀爀搀愀洀 焀甀攀 愀洀瀀氀椀愀爀椀愀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀 搀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 挀漀洀 愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀漀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀椀愀 愀漀 漀甀瘀椀渀琀攀 攀猀琀愀爀 挀漀渀攀挀琀愀搀漀  圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 樀甀氀最愀爀 洀攀氀栀漀爀 攀 洀愀椀猀 挀漀渀昀漀爀琀瘀攀氀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 栀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 猀漀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 猀椀琀攀 攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 戀甀猀挀愀爀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀⸀ Então, a estratégia utilizada para aumento de audiência da Webrádio USC, foi realizada por meio do aprimoramento do site de repositório de conteúdo, denominado Arquivo Universitário ; nele a pesquisa aplicada está presente no momento da disponibilização dos conteúdos radiofônicos anteriormente veiculados online, de forma a permitir ao ouvinte ouvir o programa direto no site ou fazer o download. Até Agosto de 2017, encontravam-se no repositório os programas “Encontro Sertanejo” e “Dia a Dia da Notícia”, além de peças gráficas do projeto de ação comunitária Agência G-15.਀伀猀 搀愀搀漀猀 洀攀渀猀甀爀瘀攀椀猀Ⰰ 愀搀瘀椀渀搀漀猀 搀漀 䄀爀焀甀椀瘀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 愀 瀀漀爀挀攀渀琀愀最攀洀 搀攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀 搀攀 瀀最椀渀愀 搀漀 猀椀琀攀Ⰰ 搀攀 瀀最椀渀愀猀 切渀椀挀愀猀 攀 漀 琀攀洀瀀漀 洀渀椀洀漀 搀攀 瀀攀爀洀愀渀渀挀椀愀 渀愀 瀀最椀渀愀⸀ 䔀洀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀 搀攀 瀀最椀渀愀Ⰰ 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 氀甀最愀爀Ⰰ 攀猀琀 愀 瀀最椀渀愀 搀愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀 挀漀洀 ㌀Ⰰ㠀㜀─㬀 攀洀 猀攀最甀渀搀漀Ⰰ 愀 瀀最椀渀愀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 ᰀ䐠椀瘀愀猀 搀愀 䴀倀䈀ᴀⰠ 挀漀洀 ㄀Ⰰ㐀㈀─㬀 攀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 愀 瀀最椀渀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 ᰀ䐠椀愀 愀 䐀椀愀 搀愀 一漀琀挀椀愀ᴀ†挀漀洀 ㄀Ⰰ㌀㌀─⸀ 䔀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 搀愀搀漀猀 搀攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀 搀攀 瀀最椀渀愀猀 切渀椀挀愀猀Ⰰ 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 氀甀最愀爀 愀瀀愀爀攀挀攀 愀 瀀最椀渀愀 搀攀 搀攀猀挀爀椀漀 搀愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀Ⰰ 挀漀洀 ㈀Ⰰ㤀 ─㬀 攀洀 猀攀最甀渀搀漀Ⰰ 愀 瀀最椀渀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 ᰀ䐠椀瘀愀猀 搀愀 䴀倀䈀ᴀⰠ 挀漀洀 ㄀Ⰰ㠀㠀─㬀 攀 攀洀 琀攀爀挀攀椀爀漀 栀 甀洀 攀洀瀀愀琀攀 挀漀洀 ㄀Ⰰ㈀㠀─ 搀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 ᰀ䔠砀琀攀渀猀漀 匀愀切搀攀ᴀ†攀 ᰀ䔠渀挀漀渀琀爀漀 匀攀爀琀愀渀攀樀漀ᴀ⸠ 䔀Ⰰ 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 挀漀洀 搀愀搀漀猀 搀攀 琀攀洀瀀漀 洀渀椀洀漀 搀攀 瀀攀爀洀愀渀渀挀椀愀 攀洀 搀攀猀琀愀焀甀攀 攀猀琀 愀 瀀最椀渀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 ᰀ䐠椀愀 愀 搀椀愀 搀愀 一漀琀挀椀愀ᴀ†挀漀洀 爀攀最椀猀琀爀漀 搀攀  㔀洀椀渀 㜀猀 搀攀 瀀攀爀洀愀渀渀挀椀愀㬀 ㌀洀椀渀 搀攀 瀀攀爀洀愀渀渀挀椀愀 渀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 ᰀ䄠氀洀愀 匀攀爀琀愀渀攀樀愀ᴀ㬠 攀  ㄀洀椀渀 ㌀猀 渀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 ᰀ䔠砀琀攀渀猀漀 匀愀切搀攀ᴀ⸠ O site repositório, denominado Arquivo Universitário, é um espaço virtual que aloca produtos do programa de ação comunitária Comunicação 3.0, no caso são eles: Webrádio USC, Agência G-15, RP Comunica e Círculo_On. O site serve como um portfólio para os alunos e é um repositório digital que tem a função de armazenar arquivos e favorecer a localização de materiais audiovisuais. ਀倀攀渀猀愀渀搀漀 渀愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀Ⰰ 漀 䄀爀焀甀椀瘀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 愀樀甀搀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀砀琀攀渀猀椀漀渀椀猀琀愀猀 愀 琀攀爀 甀洀 瀀漀爀琀昀氀椀漀 攀 愀洀瀀氀椀愀爀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀 搀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀Ⰰ 愀甀砀椀氀椀愀渀搀漀 攀洀 猀攀甀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 攀渀琀爀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 攀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䄀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀漀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀漀 漀甀瘀椀渀琀攀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 攀渀猀攀樀愀渀搀漀 洀愀椀漀爀 昀爀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 愀挀攀猀猀漀猀Ⰰ 攀 漀甀瘀椀爀 愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 漀渀ⴀ氀椀渀攀Ⰰ 樀 焀甀攀  瀀漀猀猀瘀攀氀 攀猀挀甀琀愀爀 攀猀琀攀猀 甀搀椀漀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 焀甀攀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 樀甀氀最愀 猀攀爀 洀愀椀猀 挀漀渀昀漀爀琀瘀攀氀⸀  A localização de arquivos é facilitada pela Arquitetura da Informação, que no caso do repositório envolve, em sua front page, o uso do banner Arquivo Universitário e que é ilustrado com atividades desenvolvidas pela Agência G-15 e logomarcas de programas da Webrádio USC. Ao clicar nas setas indicativas, encontram-se uma fotografia dos alunos da Agência G-15 e também um microfone sinalizando a emissora on-line. Esta página é reconhecida como “Home”; ao deslizar para baixo, encontram-se informações sobre o site, a ação comunitária e a Webrádio USC. ਀伀 猀椀琀攀 瀀漀猀猀甀椀 漀甀琀爀愀猀 愀戀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 ᰀ匠漀戀爀攀ᴀⰠ ᰀ䄠最渀挀椀愀 ጀ†䜀㄀㔀ᴀⰠ ᰀ圠攀戀爀搀椀漀ᴀ†攀 ᰀ嘠搀攀漀猀ᴀ⸠ 一愀 愀戀愀 ᰀ匠漀戀爀攀ᴀ†攀猀琀漀 搀攀猀挀爀椀琀漀猀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 爀攀瀀漀猀椀琀爀椀漀 搀椀最椀琀愀氀 攀 焀甀愀椀猀 挀甀爀猀漀猀 瀀爀漀搀甀稀攀洀 漀 猀椀琀攀⸀ 一愀 ᰀ䄠最渀挀椀愀 䜀ⴀ㄀㔀ᴀⰠ 栀 甀洀 琀攀砀琀漀 攀砀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 愀漀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 攀 焀甀愀渀搀漀 搀攀椀砀愀 愀 猀攀琀愀 搀漀 洀漀甀猀攀 攀洀 挀椀洀愀 搀愀 愀戀愀 愀戀爀攀ⴀ猀攀 甀洀愀 氀椀猀琀愀 挀漀洀 漀瀀攀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 昀攀椀琀漀猀 瀀攀氀愀 愀最渀挀椀愀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 挀漀渀猀甀氀琀愀搀漀猀⸀  Já a aba “Webrádio” é semelhante, pois ao clicar nesta opção há um texto que explica sobre o projeto e, ao deslizar a página, encontram-se quadrados sobre cada programa, que podem estar na programação atualmente ou já dela fizeram parte; e, de forma semelhante, ao deixar a seta do mouse em cima desta aba abre-se uma lista com os nomes dos programas, tendo a opção de ir a busca diretamente dos programas desejados. E na última aba, titulada como “Vídeo”, é possível encontrar trabalhos em audiovisual.਀伀 䄀爀焀甀椀瘀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 琀愀洀戀洀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 氀漀挀愀氀 搀攀 戀甀猀挀愀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀 搀攀猀攀渀栀漀 搀攀 甀洀愀 氀甀瀀愀Ⰰ 焀甀攀 愀漀 挀氀椀挀愀爀 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 愀氀最甀洀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀ⴀ挀栀愀瘀攀 瀀愀爀愀 椀爀 愀 戀甀猀挀愀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀攀猀攀樀愀搀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀漀猀猀甀椀爀 甀洀 瀀氀甀最ⴀ椀渀 渀漀 焀甀愀氀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀搀攀洀 漀甀瘀椀爀 愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀 攀洀 琀攀洀瀀漀 爀攀愀氀⸀  Por fim, o site possui uma característica fundamental quando se fala de espaço virtual: a usabilidade, ou seja, se adéqua a qualquer tipo de plataforma, seja um computador, celular ou tablet, portanto, é responsivo.਀倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 䄀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀 搀愀 䤀渀昀漀爀洀愀漀 昀愀瘀漀爀攀挀攀 愀漀 猀椀琀攀 琀攀爀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 切渀椀挀愀Ⰰ 搀攀 昀挀椀氀 愀挀攀猀猀漀Ⰰ 猀攀爀 瀀爀琀椀挀漀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀Ⰰ 愀 䄀䤀  焀甀攀洀 搀攀猀攀渀栀愀Ⰰ 洀漀搀攀氀愀 攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 甀洀 猀椀琀攀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀愀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 愀漀猀 椀渀琀攀爀渀愀甀琀愀猀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 椀爀 搀椀爀攀琀漀 愀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀猀攀樀愀搀漀 渀漀 䄀爀焀甀椀瘀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Para a pesquisadora, foi satisfatório ver os resultados das duas fases da pesquisa de campo, o que permitiu concluir que a emissora on-line universitária, Webrádio USC é reconhecida pelo público, mas este necessitava de maior disseminação de conteúdo. Isto foi possível pelo aprimoramento do site repositório, que trouxe dados importantes e gratificantes para a reestruturação do site.਀䄀挀爀攀搀椀琀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 昀漀椀 愀琀椀渀最椀搀漀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀洀瀀氀椀愀爀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀Ⰰ 愀瀀爀椀洀漀爀愀爀 漀 猀椀琀攀 爀攀瀀漀猀椀琀爀椀漀 攀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 愀漀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀Ⰰ 瀀漀搀攀爀 愀琀椀渀最椀爀 漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 搀愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀 椀渀琀攀爀渀愀洀攀渀琀攀 攀 攀砀琀攀爀渀愀洀攀渀琀攀 ጀ†挀漀渀焀甀椀猀琀愀渀搀漀 渀漀瘀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 搀攀瘀椀搀漀  昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 琀攀爀 愀挀攀猀猀漀 愀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 漀渀ⴀ氀椀渀攀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 甀猀漀 搀漀 䄀爀焀甀椀瘀漀 唀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀猀 搀愀搀漀猀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 渀漀猀 洀漀猀琀爀愀洀 焀甀攀 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 愀琀椀渀最椀爀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀Ⰰ 攀 焀甀攀 愀 瀀爀漀挀甀爀愀 瀀攀氀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀愀 圀攀戀爀搀椀漀 唀匀䌀  攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀愀⸀  E, por fim, de modo pessoal, as contribuições são de um olhar diferenciado para pesquisas científicas e maior desenvoltura para produção de textos, aumentando o gosto por estudos científicos, aguçando a curiosidade para o conhecimento de novos assuntos em torno do meio rádio e suas novas adaptações. Acrescenta-se o sentimento de felicidade por ter a certeza de deixar uma marca na universidade de forma positiva, ajudando no desenvolvimento da emissora on-line, pelo desenvolvimento da paixão pelo rádio e pela forma de transmissão dos conhecimentos e experiências da professora orientadora desta pesquisa. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀䈀唀儀唀䔀刀儀唀䔀Ⰰ 䄀⸀ 刀⸀ 刀㬀 䰀䤀䴀䄀 ጀ†䴀䄀刀儀唀䔀匀Ⰰ 䴀⸀ 匀漀戀爀攀 漀猀 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀愀 䄀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀 搀愀 䤀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 倀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 攀洀 䜀攀猀琀漀 ☀ 䌀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 䨀漀漀 倀攀猀猀漀愀Ⰰ 瘀⸀㄀Ⰰ 一切洀攀爀漀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀Ⰰ 瀀⸀㘀  ጀ†㜀㈀ 漀甀琀⸀ ㈀ ㄀㄀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀䴀䄀刀䜀伀Ⰰ 䰀⸀匀⸀ 搀攀 䄀⸀ 搀攀㬀 嘀䤀䐀伀吀吀䤀Ⰰ 匀⸀ 䄀⸀ 䈀⸀ 䜀⸀ 䄀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀 搀愀 䤀渀昀漀爀洀愀漀㨀 唀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 瀀爀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 椀渀昀漀爀洀愀挀椀漀渀愀椀猀 搀椀最椀琀愀椀猀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䰀吀䌀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀⸀ 䄀⸀ 刀搀椀漀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀⸀ 䄀㬀 䬀䰀伀䌀䬀一䔀刀Ⰰ 䰀⸀ ⠀伀爀最猀⤀⸀ 䔀 漀 爀搀椀漀㼀 一漀瘀漀猀 栀漀爀椀稀漀渀琀攀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 攀搀椀倀唀䌀刀匀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀⸀ 䄀⸀ 刀搀椀漀㨀 漀 瘀攀挀甀氀漀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀 琀挀渀椀挀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 匀愀最爀愀 䰀甀稀稀愀琀漀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀一匀吀刀唀䴀䔀一吀伀 䐀䔀 䄀嘀䄀䰀䤀䄀윀쌀伀 䐀䔀 䌀唀刀匀伀匀 䐀䔀 䜀刀䄀䐀唀䄀윀쌀伀 倀刀䔀匀䔀一䌀䤀䄀䰀 䔀 䄀 䐀䤀匀吀숀一䌀䤀䄀⸀ 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 䔀搀甀挀愀漀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 䴀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀搀漀眀渀氀漀愀搀⸀椀渀攀瀀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀攀搀甀挀愀挀愀漀开猀甀瀀攀爀椀漀爀⼀愀瘀愀氀椀愀挀愀漀开挀甀爀猀漀猀开最爀愀搀甀挀愀漀⼀椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀⼀㈀ ㄀㈀⼀椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀开挀漀洀开愀氀琀攀爀愀挀漀攀猀开洀愀椀漀开㄀㈀⸀瀀搀昀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  ㈀ 渀漀瘀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䬀䄀吀伀匀Ⰰ 䔀⸀ 䴀⸀㬀 䴀䄀刀䌀伀一䤀Ⰰ 䴀⸀ 搀攀 䄀⸀⸀ 㜀⸀攀搀⸀ 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 䴀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 䌀椀攀渀琀昀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䄀吀䄀Ⰰ 一⸀ 倀愀渀漀爀愀洀愀 搀愀 眀攀戀爀愀搀椀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䤀渀琀攀爀挀漀洀 ጀ†匀漀挀椀攀搀愀搀攀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䔀猀琀甀搀漀猀 䤀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀攀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 堀堀堀嘀䤀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ጀ†䴀愀渀愀甀猀Ⰰ 䄀䴀 ጀ†㐀 愀 㜀⼀㤀⼀㈀ ㄀㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀渀琀攀爀挀漀洀⸀漀爀最⸀戀爀⼀瀀愀瀀攀爀猀⼀渀愀挀椀漀渀愀椀猀⼀㈀ ㄀㌀⼀爀攀猀甀洀漀猀⼀刀㠀ⴀ  㤀㔀ⴀ㄀⸀瀀搀昀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㠀 渀漀瘀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀唀一䤀嘀䔀刀匀䤀䐀䄀䐀䔀 䐀伀 匀䄀䜀刀䄀䐀伀 䌀伀刀䄀윀쌀伀⸀ 倀䐀䤀⸀ 倀氀愀渀漀 搀攀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 䤀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀㨀 ㈀ ㄀㘀ⴀ㈀ ㈀ ⸀ 䈀愀甀爀甀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀漀爀椀漀渀⸀椀愀猀挀樀⸀漀爀最⸀戀爀⼀攀爀瀀琀渀琀⼀挀漀洀⼀琀渀琀⼀瀀漀爀琀愀氀搀漀愀氀甀渀漀⼀搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀⼀䐀漀挀开漀昀椀挀椀愀椀猀⼀倀䐀䤀⼀倀䐀䤀开䄀琀甀愀氀椀稀愀搀漀开䄀搀攀渀搀漀开㈀ ㄀ 开 ㄀⸀瀀搀昀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㤀 搀攀稀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀