ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00031</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Publicidade e Educomunicação para Autoformação Docente: Oficina de Produtos Publicitários e Mídias</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Rhariany Mitrof Alves da Silva (Centro Universitário de Volta Redonda); Rhanica Evelise Toledo Coutinho (Centro Universitário de Volta Redonda)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Educomunicação, Publicidade e Propaganda, Mídias Sociais, Autoformação Docente, Metodologias Ativas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este produto discorre do desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do UniFOA  Centro Universitário de Volta Redonda. Essa investigação poderá contribuir na descoberta de meios inovadores de se utilizar a publicidade e a propaganda como metodologia ativa no processo educacional. Trata-se de uma pesquisa do tipo teórica que a partir do desenvolvimento da sua ancoragem se desdobra no desenvolvimento de projeto prático que traz em seu contexto diversos subprodutos no campo pedagógico e midiático. O produto principal denomina-se Oficina PEAD  Publicidade e Educomunicação para Autoformação Docente, idealizado como uma forma de auxiliar os docentes a levarem as salas de aula um processo de ensino-aprendizagem significativo constituído por uma metodologia ativa, produzida mediante a relação da comunicação com a educação envolvendo a publicidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este produto discorre do desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do UniFOA  Centro Universitário de Volta Redonda. Essa investigação poderá contribuir na descoberta de meios inovadores de se utilizar a publicidade e a propaganda como metodologia ativa no processo educacional. As metodologias de ensino precisam considerar as múltiplas formas de comunicação, especificamente, a Educomunicação, objeto deste estudo, que pode ser pensada como uma grande aliada e que só tem a colaborar com o processo de ensino-aprendizagem. A Publicidade e Propaganda poderão ser capazes de agregar valor a Educomunicação, que se representa um novo campo, específico e autônomo de intervenção social que incorpora as áreas da comunicação e da educação (SOARES, 2011). A palavra Educomunicação provém da junção das palavras educação e comunicação. Nesse sentido, indagou-se: O uso de materiais publicitários e das mídias pode ser vinculado a Educomunicação contribuindo para o processo ensino-aprendizagem? Os docentes sabem identificar como as peças publicitárias e as mídias poderão ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem? O que vem sendo apresentado como metodologia de ensino no contexto da Educomunicação associada à publicidade? O desenvolvimento e a aplicação de uma oficina pedagógica voltada para autoformação docente poderá contribuir com a autonomia e a profissionalização dos docentes? Trata-se de uma pesquisa do tipo teórica que a partir do desenvolvimento da sua ancoragem se desdobra no desenvolvimento de projeto prático que traz em seu contexto diversos subprodutos no campo pedagógico e midiático. O produto principal denomina-se Oficina PEAD  Publicidade e Educomunicação para Autoformação Docente, idealizado como uma forma de auxiliar os docentes a levarem as salas de aula um processo de ensino-aprendizagem significativo constituído por uma metodologia ativa, produzida mediante a relação da comunicação com a educação envolvendo a publicidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse estudo visou como objetivo geral compreender de que forma os produtos publicitários e as mídias podem ser utilizados como estratégias de metodologias ativas na Educomunicação por meio da oferta de oficina destinada à profissionalização, com a possibilidade de proporcionar aos docentes a autoformação. Nessa proposta através da compreensão dos conceitos basilares delimitados, Educomunicação, publicidade e propaganda, autoformação docente, metodologias ativas e mídias sociais, buscou-se: identificar o status de conhecimento dos docentes investigados referente à temática do estudo; mapear no cenário acadêmico metodologias de ensino que relatassem práticas de Educomunicação no contexto publicitário; criar metodologias de ensino ancoradas na Educomunicação e que envolvam a prática do uso de produtos publicitários; elaborar e aplicar proposta de oficina de profissionalização que busque a autoformação docente que aborde educomunicação, publicidade e mídias; criar Vlog com os docentes para postagem em Canal do YouTube.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse estudo se justifica, considerando que diante uma pesquisa desenvolvida anteriormente (SILVA; COUTINHO, 2016) constatou-se que os docentes de uma escola municipal desconheciam esse novo campo de ensino e as formas de aplicação da Educomunicação no contexto profissional. Observou-se que de fato os docentes investigados necessitavam de esclarecimentos e que existia a necessidade de suprir essa carência mediante a oferta de uma oficina pedagógica que buscasse o reconhecimento da utilização de produtos publicitários e mídias como fermentas de ensino-aprendizagem, e que por meio dela os docentes investigados ampliassem sua profissionalização e tivessem a possibilidade de aprimorar seus conhecimentos. A ideia desse projeto surgiu mediante uma conversa informal com profissionais de educação da escola onde foi desenvolvida uma pesquisa no ano de 2016, e que se encontra localizada do município de Barra Mansa, cidade situada na Região Sul Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, quando se percebeu que a Secretaria Municipal de Educação da cidade, elaborou Propostas e Orientações Curriculares no ano 2014, voltadas para a educação infantil e alfabetização. O objetivo dos referidos documentos consiste em nortear as ações desenvolvidas pelos docentes no processo educacional, e foram constituídas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a Educação Básica e os Parâmetros e Referenciais Curriculares Nacionais (PCNs e RCNs). Nesses documentos, principalmente nos destinados à educação infantil (Maternal, Pré I e Pré II) e à primeira fase do ensino fundamental (1º ao 5º ano), apresenta-se a utilização de materiais publicitários pelos professores em sala de aula como suporte pedagógico. A partir de uma análise das Propostas e Orientações Curriculares, fornecidas por profissionais da referida rede de ensino, descobriu-se que muitas peças publicitárias e mídias são descritas nesses documentos como direitos de aprendizagem, objetivos e estratégias, e também são propostas como gêneros textuais para serem trabalhados em sala de aula divididos por trimestres (Educação infantil ao 3º ano) ou bimestres (4º e 5º ano) no decorrer do ano letivo. Considera-se que no cenário acadêmico, as metodologias de ensino desenvolvidas no contexto da Educomunicação trazem mais exemplos voltados para o jornalismo do que para a publicidade (SILVA; SOUZA; COUTINHO, 2017). Dessa forma, espera-se que a oferta de oficina voltada para a profissionalização docente nesse contexto possa contribuir e auxiliar nesse processo, dando o suporte necessário ao aprimoramento profissional desses docentes e, por consequência, atenda às determinações preconizadas pela Proposta Curricular em 2014 elaborada pela Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa. Destaca-se que inicialmente a oficina atendeu apenas à escola municipal que foi investigada em um momento anterior, e a partir dos resultados alcançados existe a possibilidade de maior abrangência geográfica, do aprimoramento e da ampliação desse estudo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Quanto à metodologia para a parte teórica realizou-se uma pesquisa de natureza mista (CRESWELL, 2010) do tipo exploratória (CERVO; BERVIAN, DA SILVA, 2007), pois visou proporcionar maior familiaridade com o problema. Foi realizado levantamento bibliográfico dos conceitos basilares, sendo o estudo ancorado nas Dimensões da Pesquisa Propostas por Novikoff (2010, p. 222), segundo a autora  independente da abordagem da pesquisa (CRESWEL, 2010) todas passam por cinco etapas, didaticamente organizadas, para melhor orientar o ensino-aprendizagem da pesquisa desde o desenvolvimento e na apresentação escrita das mesmas . Foi elaborado um LEC-Levantamento do Estado do Conhecimento (ROMANOWSKI; ENS, 2006) sobre o que vem sendo desenvolvido em termos de pesquisa acerca da Educomunicação vinculada à publicidade e propaganda na Revista Comunicação & Educação, periódico desenvolvido pelo Departamento de Comunicação e Artes (CCA) da ECA - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, que possui publicação semestral. Realizou-se após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa COEPs, uma pesquisa de campo que, segundo Lakatos e Marconi (2008), representa uma pesquisa para adquirir informações em relação ao problema a fim de se conseguir uma resposta. A escola onde foi desenvolvida esta pesquisa faz parte de uma das 68 escolas existentes no município de Barra Mansa, localizado na Região Sul Fluminense, interior do Estado do Rio de Janeiro. Fundada no ano de 1970, atende discentes da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental, possui um total de 16 funcionários, dentre eles existem seis professores de sala de aula e dois professores extraclasse que atuam nas áreas de educação física e música. No ambiente escolar efetuou-se coleta de dados, sendo num primeiro momento entrevista com questionário semiestruturado, ou seja entrevista do tipo padronizada ou estruturada que para Lakatos e Marconi (2008, p. 199)  é aquela em que o entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido; as perguntas feitas ao indivíduo são pré-determinadas . O questionário contempla questões socioculturais e se ancora nos três âmbitos preconizados por Ismar Soares (2014) sendo eles: âmbito da gestão escolar, âmbito disciplinar e âmbito transdisciplinar. Após o desenvolvimento da Oficina PEAD, foi realizada uma segunda entrevista, porém esta tinha como objetivo verificar o quanto a prática dessa ação de extensão foi significativa para os docentes e participantes. Esta avaliação visa não só apreciação dos resultados como também desenvolvimento e aperfeiçoamento da oficina para aplicações futuras em outras unidades escolares. O LEC desenvolvido teve como lócus de investigação a Revista Comunicação & Educação, e que de forma interdisciplinar e que resultou na publicação do artigo  Educomunicação, Publicidade e Jornalismo: Levantamento de Métodos (SILVA; SOUZA; COUTINHO, 2017) apresentado e publicado nos anais do Intercom Junior na Região Sudeste. Através dele constatou-se que os dados encontrados reforçam a dedução quanto à inexistência de estudos que envolvam a publicidade e propaganda como aporte metodológico para Educomunicação. Assinala-se também, a inexistência de ações voltadas para a profissionalização docente nesse contexto.Diante dos métodos anteriormente apresentados e devidamente ancorados, destaca-se que esse estudo também possui características de pesquisa-ação, ou seja, de acordo com Thiollent (2011, p.20) trata-se de  [...] um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo . Esses instrumentos servem para identificar situações adversas que nortearão a busca por soluções. Tal pesquisa foi desenvolvida com docentes de modalidades diferentes, decorrendo da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental, envolvendo a diretora da Instituição de Ensino e a Orientadora Pedagógica que fazem parte do corpo docente e pedagógico da Unidade Escolar e se encontram mais conectadas aos princípios e métodos de ensino. Quanto à metodologia para a parte teórica proposta destinou-se à criação e aplicabilidade da Oficina PEAD  Publicidade e Educomunicação para Autoformação Docente, tendo seu desenvolvimento ancorado nos conceitos da Educomunicação, Autoformação Docente, Mídias Sociais e Publicidade e Propaganda. Após a coleta de dados inicial, foi realizada uma pesquisa na qual se investigou referências de imagens e peças publicitárias, que dialogassem com a proposta, visando constituir um caderno de oficina. Posteriormente, durante a realização da oficina, as participantes foram convidadas a gravarem um Vlog, um tipo de vídeo de relato de experiências, conceituado por Peixoto (2014) como um tipo de vídeo fácil de ser elaborado e o assemelha a um diário com relato dos acontecimentos do dia a dia de forma virtual. Neste caso os vlogs auxiliarão na avaliação dos resultados das ações e estratégias aprendidas no contexto da autoformação docente. Ressalta-se que a participação foi voluntária e documentada por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Em um segundo momento, foram estabelecidos as peças e ambientes virtuais onde uma identidade visual, desenvolvida para o projeto, seria aplicada. Os locais onde ocorreram as aplicações do logotipo foram nos seguintes materiais de apoio: capa do caderno da oficina, tema dos slides, capa dos DVDs bem como em seu adesivo interno, marcadores de livros, bolsas personalizadas, nas capas e foto de perfil das ferramentas Facebook e YouTube. No grupo fechado na rede social Facebook, ambiente virtual onde foram postados conteúdos teóricos, vídeos e imagens destinados a auxiliar no ensino-aprendizagem das participantes. Este ambiente contou com fórum de discussão e chat para diálogos específicos. Foi criado também canal de comunicação na rede social YouTube destinado à publicação de vídeos como os Vlogs, oriundos dos relatos de experiências das participantes, da orientadora do trabalho e do relato da autora, que detalha toda sua trajetória acadêmica. A oferta de oficina mostrou-se adequada para estudo da área da Educomunicação dando ênfase a publicidade e propaganda por meio de pesquisa-ação. De acordo com Paviani e Fontana (2009) uma oficina pedagógica consiste em uma maneira de produção de conhecimento, que busca maior destaque na ação, sem deixar de lado a base teórica. As autoras ainda afirmam que Uma oficina é, pois, uma oportunidade de vivenciar situações concretas e significativas, baseada no tripé: sentir-pensar-agir, com objetivos pedagógicos. Nesse sentido, a metodologia da oficina muda o foco tradicional da aprendizagem (cognição), passando a incorporar a ação e a reflexão (PAVIANI; FONTANA, 2009, p. 78). Sendo assim, pode-se definir oficina como tipo de metodologia ativa destinada a formação consecutiva e elaborada conforme o desenvolvimento de ações práticas, que nesse caso se volta para a profissionalização dos docentes, como  [...] uma forma de construir conhecimento, com ênfase na ação, sem perder de vista, porém, a base teórica (PAVIANI; FONTANA, 2009, p. 78). A oficina intitulada como  PEAD - Publicidade e Educomunicação para Autoformação Docente aconteceu em uma escola onde já houve uma investigação a respeito do assunto relacionado a essa pesquisa (SILVA, COUTINHO, 2016). Optou-se a divisão da oficina por módulos de acordo com o tempo disponibilizado pela Secretária Municipal de Educação. Os módulos da oficina abrangeram as diferentes fases de ensino, desenvolvidas no ambiente escolar definido como lócus de pesquisa. Os assuntos tratados também abordavam de forma ampla conhecimentos do cotidiano, assim como outros tipos que poderão ser aplicados em outros cenários da educação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A oficina PEAD teve seu início no dia 1º de setembro de 2017, dividida em 4 módulos que ocorreram quinzenalmente nos horários disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação do município de Barra Mansa. Realizada na Escola Municipal Coronel Armênio Pereira Gonçalves, que por ter sua sede passando por reformas, encontra-se temporariamente localizada na rua Um, nº 419, Vila Principal, Barra Mansa  RJ. Os horários concedidos foram de duas horas por turno, somando quatro horas diárias quinzenais. Por não ser possível a dispensa dos alunos, visando o cumprimento do estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que é de 800 horas anuais de atividades letivas, foram cedidos horários de  TD , tempo disponibilizado para planejamento e orientação pedagógica, para a realização da oficina. A oficina contou com a participação não só de docentes da unidade escolar, como também da orientadora pedagógica, diretora, disciplinarias, auxiliar de recreação e secretária escolar, que despertaram interesse sobre o tema e desejaram participar. Uma docente que estava em processo de aposentadoria, ministrando aulas extras, frequentou apenas um módulo da oficina, no qual interagiu, contribuindo com suas experiências e demonstrando ter gostado muito da proposta. O primeiro módulo da oficina teve predominância teórica com abordagem conceitual. Na abertura falou-se sobre a dinâmica proposta para seu desdobramento, em seguida foram apresentados os conceitos de Educomunicação e Autoformação Docente; a relação entre a Publicidade e a Educação; o Grupo fechado no Facebook (ambiente de interação) e foram apresentadas as mídias e os produtos publicitários. Durante a realização do primeiro módulo da oficina teve seu início, a partir de uma conversa com as participantes, surgiu à ideia do caderno se tornar um caderno de oficina colaborativo. Devido a grande contribuição das docentes durante as argumentações, com as vivências de sala de aula e da aplicação prática das diversas metodologias de ensino, foi possível uma troca de experiências enriquecedora que trouxe melhorias para o caderno. No módulo II houve a apresentação das mídias e os produtos publicitários auxiliando na aprendizagem, onde se apresentou sugestões de atividades e as participantes puderam contribuir com suas vivências de sala de aula, enriquecendo o rascunho do material do módulo que foi impresso e entregue a elas para anotações e considerações. Nesse mesmo módulo elas tiveram orientações de pré-produção do Vlog. Inicialmente foi proposto material impresso para suporte e consulta durante a oficina. No entanto, a grande contribuição, não prevista anteriormente, levou o material a constituir-se de 80 páginas, e a necessidade de remeter as participantes os vlogs e fotos. Isto influenciou na alteração dos planos de um material impresso a um material digital que foi entregue às participantes ao final da oficina. O conteúdo se divide em quatro módulos que contam com ilustrações e hiperlinks que mostram o acesso aos exemplos das mídias utilizadas. Destaca-se ainda que os conhecimentos adquiridos nos dois primeiros módulos da oficina nortearam a mostra de trabalhos pedagógicos da escola. A mostra pedagógica do ano de 2017 ocorreu no dia 21 de setembro e teve como título  Mídia e Educação: os meios por um futuro melhor . Nesse evento os trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano letivo de 2017 foram expostos e apresentados à comunidade escolar (docentes, discentes, outros profissionais da escola, pais e/ou responsáveis). As docentes colocaram para exposição trabalhos já realizados pelas turmas e os novos trabalhos desenvolvidos a partir da oficina que dialogavam com a temática. Os discentes se envolveram com a história da criação dos meios e sua evolução, desenvolveram pesquisas, desenhos e construíram também apresentações diversificadas de acordo com cinco das classificações das mídias apresentadas por Katz (2004): revista, rádio, televisão, jornal e internet. A turma da Educação Infantil trabalhou o rádio, as turmas do 2º e 4º ano a televisão, a do 1º ano com a revista, a do 3º ano com o jornal e do 5º ano a internet. Os envolvidos desenvolveram para exposição e apresentação produtos como: revista, jornal, telejornal (em vídeo e teatro), trabalhos gráficos simulando postagens na rede social Facebook, radionovela e comerciais de produtos. O módulo III da oficina teve início com maiores explicações sobre os vlogs e a criação e produção deles. Inicialmente as participantes que aceitaram participar das gravações estavam um pouco inibidas. No decorrer das filmagens elas foram se desinibindo e relataram com sucesso as suas experiências. Devido ao pouco tempo disponível foi possível apenas a gravação dos vlogs e o tópico das noções básicas de linguagem visual e o design para a organização de mural escolar ficou para ser apresentado em outro momento. O canal onde os vlogs foram postados pode ser acessado através do link: https://www.youtube.com/channel/UChjy4p5pQavK9FbG25eA3_g . No dia do módulo IV, que corresponde ao dia do encerramento da oficina e apresentação dos resultados, conseguiu-se reunir as participantes em um mesmo turno (matutino). A oficina teve no geral um total de 11 participantes. Inicialmente sujeitos que poderiam participar da oficina seriam uma docente da Educação Infantil (Pré I e II) e cinco dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), uma orientadora pedagógica e uma diretora, no entanto despertaram interesse pelo assunto duas disciplinárias, uma secretária escolar e uma auxiliar de recreação. Nesse dia houve também a apresentação dos Vlogs no Canal no YouTube, a aplicação do questionário de avaliação e a entrega de materiais. No primeiro momento de apresentação dos vlogs, as participantes se sentiram envergonhadas e não queriam assisti-los publicamente, mas acabaram aceitando a ideia e aparentaram gostar muito do resultado apresentado. Os funcionários da escola onde a oficina foi realizada se mostraram interessados e acolheram as oficineiras da melhor forma possível.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A pesquisa confirma a carência do vínculo da publicidade e propaganda com o cenário educativo. Foram percebidas, evidências de significativa utilização de ações metodológicas no campo do jornalismo e RTVC (Rádio, TV e Cinema) voltadas para discente, não sendo identificadas, ações educomunicativas voltadas para profissionalização docente, o que evidencia o ineditismo da proposta. Os resultados denunciam a urgência quanto à transformação de práticas pedagógicas vinculadas aos recursos de comunicação provenientes da profissionalização docente. As participantes puderam se ancorar teoricamente e experimentar a prática, estimulando seus alunos a criarem revista, jornal impresso e televisivo, ou seja, se aproximarem das mídias. Fato que ratifica a importância, aplicabilidade e viabilidade desse projeto educomunicativo. Pode-se confirmar que publicidade e propaganda juntamente com as mídias podem ser vinculadas a Educomunicação, e que o resultado dessa parceria pode constituir em uma metodologia ativa para ser aplicada em sala de aula em diversas modalidades de ensino. O caderno de oficina colaborativo constituiu-se como uma maneira de se criar e estruturar metodologias de ensino que envolvesse práticas educomunicativas no contexto publicitário, desenvolvido por meio de colaboradoras ativas. A oficina PEAD conduziu a docente ao processo de autoformação confirmado sua relevância por meio da análise dos vlogs e as respostas do questionário de avaliação. Observou-se que as docentes começaram a buscar mais sobre o assunto e ter a prática refletida, assim como saber reconhecer e identificar os produtos publicitários e mídias em seu cotidiano e, pensar em sua aplicabilidade. A proposta desenvolvida por meio do projeto prático coaduna com a perceptiva de um futuro que contemple o entendimento do conhecimento no contexto da formação de professores pautado na construção coletiva com todos os agentes sociais para mudar a realidade atual educativa e social.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia científica. 6ª. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. <br><br>CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2010.<br><br>KATZ, Helen. Media handbook: um guia completo para eficiência em mídia/Helen Katz; tradução Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Nobel, 2004.<br><br>LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. Altas, 2008.<br><br>NOVIKOFF, Cristina. (orgs.). Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino um constructo para o ensinoaprendizado da pesquisa. In: ROCHA, J.G. e ______. Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Espalhafato Comunicação, p. 211-242, 2010.<br><br>PAVIANI, Neires Maria Soldatelli; FONTANA, Niura Maria Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Revista Conjectura, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, 2009. Disponível em: <ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/download/16/15>. Acesso em: 20 out. 2017.<br><br>PEIXOTO, Pablo. Vlog e videocast: guia básico. Nova Iguaçu, RJ: Marsupial Editora, 2014.<br><br>ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo  Estado da Arte em educação. Revista Diálogo Educacional. Set./Dez. 2006, n.º 19, v.6.<br><br>SILVA, R. M. A.; COUTINHO, R. E. T. Educomunicação, Publicidade e Propaganda: Intercom e Revista de Comunicação da USP. Anais do IX Colóquio Técnico-Científico do Unifoa, 2015, Volta Redonda. IX Colóquio Científico UniFOA 2015, 2015.<br><br>SILVA, Rhariany Mitrof Alves da; COUTINHO, Rhanica Evelise Toledo. Educomunicação, Autoformação Docente e Economia Criativa: percepções e potenciais. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do Intercom Júnior - Interfaces Comunicacionais. São Paulo: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2016. v. 2164-1.<br><br>SILVA, Rhariany Mitrof Alves da; COUTINHO, Rhanica Evelise Toledo. Educomunicação, Autoformação Docente e Economia Criativa: percepções e potenciais. In: Pereira, Ariane; Pereira, Clauciene (orgs.). Transformações possíveis: comunicação e educação na perspectiva dos pesquisadores em formação. São Paulo: Intercom, 2017.<br><br>SILVA, Rhariany Mitrof Alves da; SOUZA, Liziane Conceição de. COUTINHO, Rhanica Evelise Toledo. Educomunicação, Publicidade e Jornalismo: Levantamento de Métodos. In: XXII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, 2017, Volta Redonda, Rio de Janeiro. Anais do Intercom Júnior - Interfaces Comunicacionais. São Paulo: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2017.<br><br>SOARES, Ismar de Oliveira. A Educomunicação na América Latina: apontamentos para uma história em construção. In: Roberto Aparici. (Org.). Educomunicação para além do 2.0. 1 ed. São Paulo: Editora Paulinas, 2014.<br><br>SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.<br><br>THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18ª edição. São Paulo: Cortez, 2011<br><br> </td></tr></table></body></html>