ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00139</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Creche Tia Dolores: Uma produção multimídia para uma ONG</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Sâmara Rayssa Braga Amorim (Centro Universitário UNA); Juliana Lopes de Almeida Souza (Centro Universitário UNA); Dafne Cristina Alves de Oliveira (Centro Universitário UNA); Daniela Barbosa Oliveira (Centro Universitário UNA); Felipe Parreira Zaniratti (Centro Universitário UNA); Thaisa Lohanne Roberta Motta (Centro Universitário UNA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Hipermídia, Marketing Social, Multimídia, ONG, Planejamento de Campanha</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O artigo apresenta uma campanha multimídia de cunho social com foco na estratégia de comunicação para uma ONG, elaborado durante a disciplina de Planejamento de Campanha pela agência Leque Criativo. A proposta do trabalho visa o desenvolvimento de uma produção multimídia que reforce o novo posicionamento da Creche Abrigo Tia Dolores. Neste artigo são descritos os processos utilizados na elaboração e execução das demandas identificadas pela agência.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Creche Abrigo Tia Dolores, localizada no bairro Saudade em Belo Horizonte/MG, é uma organização não governamental (ONG) que foi escolhida como objeto de estudo da atividade proposta na disciplina de Planejamento de Campanha, com intuito de atender uma entidade de auxílio social. O trabalho foi desenvolvido pela agência experimental Leque Criativo, formada por estudantes do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário UNA. A agência optou por atender a instituição devido ao recente surto do Zika vírus, uma das possíveis causas da microcefalia fetal. A partir de outubro de 2015, observou-se aumento inesperado de casos, principalmente no Estado de Pernambuco, localizado na região Nordeste do país. Posteriormente, em 1º de fevereiro de 2016, o Comitê Internacional de Regulação de Emergências em Saúde declarou que o agregado de casos de microcefalia e outras desordens neurológicas notificadas no Brasil, após a ocorrência de quadro semelhante, em 2014, na Polinésia Francesa, constituía uma emergência de saúde pública de importância internacional (ESPII), devido à possível associação ao Zika vírus. (MARINHO, 2016, p.2) A OSC (Organização da Sociedade Civíl) Tia Dolores foi fundada em 1995 pelas irmãs Maria Amália, Maria do Carmo, Maria Lídia e Ephygênia Costa Pinto, que sempre se dedicaram a causas sociais. O lar nasceu do desejo de criar uma instituição para dar qualidade de vida à pacientes com paralisia cerebral e condições semelhantes. O abrigo acolhe em sua capacidade máxima 15 pessoas, sem distinção de idade e gênero. Hoje são 11 pessoas acolhidas, com idades entre 4 anos e 29 anos. A partir das informações obtidas sobre a OSC e o mercado, foi desenvolvido um planejamento estratégico para a produção de uma campanha multimídia objetivando tratar de forma eficiente as deficiências no posicionamento da marca, assim como fortalecer características positivas na comunicação da creche.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo geral da agência é produzir uma campanha multimídia para a Creche Abrigo Tia Dolores, promovendo a interação com a comunidade e as possíveis formas de acesso à informação que será divulgada, tendo em vista a diversidade de seu público. Os objetivos específicos da campanha multimídia são: desenvolver na comunidade a ação de participação das atividades da instituição, sendo por meio de divulgação de doação ou pelo incentivo ao trabalho voluntário. Dessa forma, reforçar a imagem da creche, para que assim a instituição possa conseguir uma melhor visibilidade dentro da comunidade e seus arredores.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O planejamento da campanha foi desenvolvido a partir da definição de multimídia, que se apresenta como  recurso de comunicação informatizada que integra textos, sons e imagens, transmitidos através de redes, internet ou intranet (BARBOSA; RABAÇA, 2001, p. 501). A utilização de múltiplas plataformas nos possibilita impactar uma maior diversidade de públicos, principalmente via internet. Utilizou-se da estratégia de multimídia para a campanha como uma ferramenta interligada ao marketing social da instituição, que possui em seu composto, ações direcionadas ao incentivo do convívio das crianças com a família e a comunidade. Marketing social é uma estratégia de mudança de comportamento. Ele combina os melhores elementos das abordagens tradicionais da mudança social num esquema integrado de planejamento e ação, além de aproveitar os avanços na tecnologia das comunicações e na capacidade do marketing. (KOTLER; ROBERTO, 1992. p. 25). Ao produzir uma campanha multimídia, promove-se uma maior interatividade com o público, sendo este não apenas um espectador passivo, mas sim, um participante de uma atividade. Primo (2000) afirma que a interação é um sistema complexo em que um conjunto de estímulos, dependendo do contexto e da interpretação do usuário, gera uma determinada resposta. Essas ações são propostas pela Assistente Social da instituição, que acredita na importância do contato das crianças com os voluntários e principalmente com as mães, refletindo os valores defendidos pelas fundadoras da creche, sobre a necessidade de se trabalhar a qualidade de vida e o contato com o próximo. Analisando o ambiente interno da OSC, a agência realizou um diagnóstico indicando os pontos assertivos da sua estrutura e as principais carências do relacionamento e posicionamento da marca. Levando em consideração que está ativa há 23 anos, a ONG possui sede própria, o que elimina um alto custo mensal com aluguel. Zelando pela qualidade de vida dos internos, a instituição investe em uma equipe multiprofissional e enfermeiros que atuam em tempo integral. Outro ponto assertivo é o sistema de call-center, que serve como fonte de dados para o mailing que consiste em uma  relação de nomes e endereços para envio de correspondência, publicações, material promocional ou informativo (BARBOSA; RABAÇA, 2001, p. 449). Identificamos que o abrigo Tia Dolores possui uma necessidade de melhoria na área de comunicação em determinados aspectos, como a presença na internet e nas redes sociais. O site da entidade se encontra desatualizado desde janeiro de 2011, o que dificulta sua localização em serviços de busca (SEO). O principal canal de disseminação de conteúdo da Creche hoje é o perfil no Facebook, mas não há postagens regulares, o que contribui com a falta de engajamento com os usuários reduzindo a visibilidade. Fazendo uma projeção, em termos econômicos, de médio e longo prazo, é importante aumentar a visibilidade da entidade, para que haja maior conhecimento por parte do público geral e consequentemente maior retorno, possibilitando o crescimento do abrigo e a ampliação das vagas oferecidas. Acreditamos que com um projeto multimídia adequado, que considere as necessidades da instituição e a realidade do mercado, pode-se chegar a um resultado positivo no aspecto comunicacional como um todo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a construção do projeto foram utilizadas técnicas da área da comunicação, por meio do planejamento de campanha que tem como objetivo global  proporcionar soluções práticas, baseadas nos fatos, para problemas específicos de marketing e propaganda (SANT ANNA, 1998, p. 101). O projeto de contexto social visa trabalhar o conteúdo comunicacional da instituição, utilizando métodos qualitativos, tendo como principal formato a multimídia e a hipermídia. a hipermídia [que vai além da multimídia por proporcionar interatividade] é uma extensão do hipertexto, pois não se limita à informação escrita, mas permite acrescentar aos textos não apenas os mais diversos grafismos (símbolos matemáticos, notações, diagramas, figuras), mas também todas as espécies de elementos áudio visuais (voz, música, som, imagens fixas e animadas). (SANTAELLA, 2001, p.24) Para criar uma identidade nos canais online e off-line a agência definiu como frase conceito da campanha  um simples gesto de doçura melhora a vida de alguém que transmite os valores da marca do abrigo Tia Dolores, enaltecendo o vínculo de amor e carinho voltados para o bem do próximo. A campanha possui um tom de ternura e solidariedade, para instigar nas pessoas a reflexão da necessidade de ajudar o outro. Na construção da campanha, utilizamos o briefing como instrumento para o levantamento de informações sobre a instituição, mercado e seus principais objetivos (SANT ANNA, 1998). Fundamentado nas informações coletadas pelo briefing, realizamos um plano de ação que sistematiza a lista de ações para alcançar o objetivo da campanha. Nota-se que por meio da técnica de brainstorming, a agência consegue criar uma resolução para problemas de comunicação. (OSBORNE, 1963 apud DUARTE, 2008, p. 12) Após a análise do ambiente interno e externo da instituição, seguindo as diretrizes da análise SWOT, como conceituado por Kotler (2006), foram estabelecidas as metas  para descrever objetivos em termos de magnitude e prazo (KOTLER, 2006, p. 52). Para o gerenciamento das metas aplicamos a ferramenta 5W2H que  serve para a tomada de decisão sobre os principais elementos que orientarão a implementação do plano (NAKAGAWA, 2014, p. 1). PLANEJAMENTO TÁTICO As principais propostas para a instituição são a reelaboração do posicionamento da marca e reformulação da logo para uma melhor apresentação ao público. Para o meio online, optamos pela elaboração de um vídeo institucional e a manutenção do perfil do Facebook, que tem como objetivo alcançar um público abrangente e diversificado e consequentemente gerar uma maior interação com a marca. Para a arrecadação de fundos, ainda em meio online, foi proposta a criação de uma ação crowdfunding, plataforma destinada à contribuição colaborativa. O objetivo é investir o valor arrecadado no pagamento do plano de saúde das crianças. PLANEJAMENTO DE MÍDIA Optamos por uma campanha com maior atuação em meio online, de preferência na forma orgânica, por representar um menor custo e um maior alcance do público. O target determinado são homens e mulheres a partir de 20 anos, que tenham predisposição para atuar em causas sociais e/ou sintam-se sensibilizados pelo tema. Como a campanha abrange o meio online, não foi definida uma restrição geográfica no alcance do público. Com a campanha, almejamos alcançar um aumento de 25% do total de doações, em relação ao trabalho voluntário. O foco principal são moradores de Belo Horizonte que atuam em causas semelhantes, aposentados que moram na comunidade onde a ONG está inserida, além de jovens e adultos que são integrantes de movimentos religiosos que sensibilizem a causa. Desejamos com a campanha melhorar o engajamento com os usuários e aumentar em 50% no número de curtidas da página. A campanha é de curto prazo e as publicações serão feitas de forma contínua. A previsão de duração é de aproximadamente três meses. Algumas ações, como o engajamento das redes sociais, terão o apoio da campanha durante o período inicial com publicações patrocinadas. Após esse processo, esperamos continuar de forma orgânica. O período determinado para veiculação é de novembro a janeiro, pois compreende o período natalino, em que as pessoas são, pelo senso-comum, mais solidárias e tendem a doar mais. Finalizamos a campanha em janeiro, para mobilizar as pessoas que têm um tempo livre durante o período de férias, e também cativar os que gostam de iniciar o ano com um propósito positivo para melhorar a sua qualidade de vida. ESTRATÉGIA DE MÍDIA A instituição conta com uma verba baixa pra investir em uma campanha. Apostamos em uma campanha online, para possibilitar um alcance do público com o menor custo possível. Como meio básico para divulgação da campanha, foi escolhido o Facebook, por atender aos objetivos de frequência, alcance e continuidade, tendo como princípio a possibilidade de aproximação de forma rápida e direta com os usuários, apresentar uma facilidade na mensuração e no monitoramento das postagens. Através da plataforma, também conseguimos proporcionar maior credibilidade para a ONG, pois podemos apresentar os trabalhos que são realizados, relatando como foi redirecionado às arrecadações, mantendo uma relação de transparência com os contribuintes. Para complementar as ações estabelecidas no Facebook, optamos pelo compartilhamento, utilizando a rede social Whatsapp, com o intuito de ampliar os canais de comunicação e tornando assertiva a disseminação do conteúdo. Como meio de apoio, a ferramenta utilizada, desenvolveu-se a ação dentro de uma plataforma crownfounding, Kickante, que nos possibilita levantar fundos com a taxa de custo inferior a 10% do total obtido, durante a campanha de arrecadação. O baixo custo da plataforma, nos garante que o valor arrecadado seja quase todo aplicado na instituição. A OSC possui um banco de dados levantado pelo serviço de telemarketing, que atualmente é o responsável pelo contato direto com os doadores. A partir dos dados levantados, desenvolvemos uma ação para distribuição de mala direta, como forma de agradecimento e para gerar uma maior proximidade com o público. Determinamos o uso da mala direta, uma vez que é mensurável, e a sua produção é fácil e de baixo custo, dessa forma, a própria equipe da ONG pode dar continuidade à produção do material em longo prazo. CRONOGRAMA DE VEICULAÇÃO As publicações no Facebook serão alternadas de acordo com as planilhas de monitoramento utilizadas. Optamos pelo método de Teste AB para a esquematização do conteúdo veiculado e a repercussão de cada um. Cada semana de postagens é comparada com os dados da semana anterior e o resultado dá origem ao cronograma de postagens das próximas semanas. A campanha de arrecadação do Kickante terá uma duração de dois meses, sendo o Facebook o principal meio de divulgação, dessa forma, fazendo parte do esquema de postagens. A mala direta será enviada todos os finais de ano, como forma de agradecimento. A previsão de postagem é entre o dia 08 e 15 de dezembro, para que as pessoas recebam até o feriado de Natal. OBJETIVO E ESTRATÉGIA DE MENSAGEM Para a mensagem da campanha, a agência optou por usar o objetivo de mensagem associação afetiva. Optamos por esse objetivo, pois retrata a importância de fazer com que o consumidor sinta-se bem com a marca, e acreditamos ainda que a partir desta associação podemos conquistar maior número de doações e voluntários. Os anunciantes querem que os consumidores gostem de suas marcas. Acreditam que gostar conduz à preferência. Entretanto, mais do que fornecer ao consumidor razões fortes para gostar da marca, tais anúncios agem por meio de sentimentos (ALLEN, GUINN e SEMENIK, 2008, p. 310). Determinamos o método de anúncios gratificantes, de Allen, Guinn e Semenik (2008) para a proposta da mensagem. Esse método aborda a ideia básica de associação dos sentimentos com a marca. Assim, o espectador, ao receber a mensagem, irá reproduzir os mesmos sentimentos com a instituição e em um possível momento de doação, irá tê-la como principal escolha.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O planejamento da campanha foi idealizado dentro dos termos da multimídia, para que as peças atuem de forma simultânea em todos os canais. O termo multimídia é mais usado para definir a existência de mais de um meio de comunicação numa mesma história, quase que uma cópia do conteúdo para diferentes mídias, enquanto a crossmídia é a possibilidade de uma campanha, marca ou conteúdo utilizar concomitantemente diferentes tipos de plataformas para vender ou compartilhar alguma coisa ou idéia (ARNAUT, 2011, p.266). REDESIGN DA LOGO Buscando uma maior aproximação com o público alvo, foi executado o redesign da logo atual utilizando cores já existentes na identidade visual da ONG, o que reforça a memorização do indivíduo, e consequentemente uma lembrança de marca. Freitas (2007) conceitua a sensação cromática da cor vermelha como força e paixão e a cor azul como afeto, paz e serenidade. No redesign da logo optamos pela fonte manuscrita Dopestyre, considerando que  categoria de tipos manuscritos inclui todos os tipos que parecem ter sido escritos à mão (WILLIAMS, 1995, p.89). O elemento gráfico da logo tem o formato de um coração, que reforça o principal valor da instituição, sendo integrado pela ilustração de uma criança nos braços de uma pessoa, demonstrando o afeto do cuidador. Para manter a mesma identidade visual, foi atualizada a papelaria da Creche, no intuito de absorver as características do posicionamento da marca e ter um aspecto mais leve e suave. VÍDEO INSTITUCIONAL A equipe se dispôs a participar da rotina das crianças da creche Tia Dolores. Seguindo as bases morais da instituição, respeitando os limites das crianças e criando um ambiente confortável para vivenciar o cotidiano dos colaboradores da instituição. Realizamos uma ação voluntária que ocorreu de forma lúdica com brincadeiras e músicas, dando um exemplo do que poderia ser o trabalho feito por um voluntário. A reação dos abrigados foi de muita alegria e emoção. Durante a ação foi realizado um registro audiovisual, tornando a peça conceito da campanha, sendo posteriormente transformado em conteúdo para engajamento nas mídias sociais. O vídeo institucional produzido, foi compartilhado na plataforma online WhatsApp e na página da Creche Tia Dolores na rede social Facebook. Com estas ações, a OSC impacta possíveis voluntários, doadores e apoiadores. AÇÃO REFLEXO DO BEM Seguindo os conceitos de hipermídia, dentro da campanha provemos uma ação que nos auxilia a entender os valores intrínsecos da marca usando a hashtag #ReflexoDoBem. A ação tem como base um simples questionamento: Como você gostaria que fosse o mundo onde seus filhos e familiares viverão? E também um convite à ação: O que você acha de ser o um reflexo de coisas boas, alguém que seja exemplo de boas atitudes? Uma marca que quer se solidificar no mercado e na mente do consumidor, precisa reforçar seus principais benefícios e valores, para que assim evidencia a sua personalidade. [...] Quando o consumidor tem um mínimo de conhecimento sobre uma determinada marca, ele possivelmente dá preferência a um produto que já tem retido na memória (OLIVEIRA, 2016, p.7). O propósito da ação é possibilitar ao público interagir e criar novos conteúdos fortalecendo o engajamento nas redes sociais (ARNAUT, 2011). Dessa forma, incentivar as pessoas a notar o quanto o comportamento delas pode influenciar positivamente a vida de alguém, e com isso despertar a vontade de mudar o futuro. As ideias e reflexões serão divulgadas nas redes sociais do próprio usuário, e assim promovem através de mídia espontânea a hashtag da ação. MALA DIRETA A mala direta é uma forma de integrar no meio off-line a ação desenvolvida nas redes sociais, visando aproximar os doadores e voluntários à instituição, por isso, para todas as pessoas que fazem parte do maling da instituição, será enviada uma carta de agradecimento, e um imã decorativo próximo ao final de dezembro, antes do feriado de Natal. O texto usa uma linguagem delicada e busca a valorização do doador em forma de agradecimento, demonstrando que ele é peça fundamental para manter a OSC, evidenciando que o simples ato de doar, também é um #ReflexoDoBem. REDES SOCIAIS Para embasar todas as ações da rede social e padronizar a linguagem usada, criamos uma persona para representar a marca. A personalidade da persona é baseada na estória de Amália. Persona era a máscara usada pelos atores no teatro grego, a qual servia para identificar o personagem interpretado, sendo uma peça essencial para o desempenho do artista em cena. Dessa forma, ao tratarmos do termo persona, faremos uma analogia com esse objeto, mas apontamos para uma espécie de máscara irreal usada pelos membros da rede mundial dos computadores, no momento em que criam uma identidade para usar o espaço digital e assim navegar na Internet, podendo ter os membros uma atuação de palco virtual, ou seja, de interagente, de produtor de conteúdo; ou de internauta, de apenas percorrer os possíveis caminhos hipertextuais, sem processos interativos (TAVARES, 2010, p. 2). Amália é a persona desenvolvida para a campanha. Ela é uma mulher decidida, de 65 anos e casada. Nasceu em Araxá, cidade do interior de Minas e passou a vida inteira se dedicando ao próximo. Formada em enfermagem, trabalhou durante muitos anos em hospitais de Belo Horizonte. Aos 20 anos, conheceu José Henrique, que deu entrada no hospital que ela fazia plantão e logo se encantou com o jeito espirituoso e alegre daquele rapaz. Cinco anos mais tarde se casaram em uma capelinha de Araxá. O sonho de ter filhos sempre foi algo dominante entre o casal, mas nunca conseguiram realizar esse sonho, pois Amália é estéril. Para compensar o sentimento materno, Amália teve a ideia de criar uma ONG para crianças com paralisia cerebral e microcefalia, inspirada na história de Jonas, irmão de José, muito amado pelo casal, que nasceu com paralisia cerebral e foi rejeitado desde o início pelos pais. Jonas foi o primeiro acolhido na ONG. As postagens criadas para a rede social Facebook, seguem a identidade da persona e tem um caráter informativo, promovendo o trabalho desenvolvido pela instituição e também disseminando informações sobre as doenças tratadas na creche. Uma vez que  promover o engajamento é transformar o cliente (ou público) em parte da história que está sendo contada, permitindo um real envolvimento das pessoas, direcionando os veículos de comunicação para a criação de um ambiente transmidiático. (ARNAUT, 2011, p.265). Como estratégia de engajamento, também utilizamos as tags #ReflexoDoBem e #SejaVocêOExemplo para fortalecer a mensagem do bem proveniente de se doar. Pensando na inclusão social, adotamos no padrão de postagens a hashtag #PraCegoVer, que tem como proposta fazer uma descrição da imagem ou vídeo do post possibilitando assim, que os deficientes visuais que utilizam as redes sociais possam ter exemplificação do conteúdo imagético. PROPOSTA COLABORATIVA KICKANTE Como plataforma de apoio à arrecadação de doações, estabelecemos uma ação crowdfunding, no site Kickante, que nos possibilita levantar fundos com a taxa de custo inferior a 10% do total obtido durante a campanha de arrecadação. O crowdfunding consiste num processo em que o próprio público colabora para o financiamento de um projeto. Através de sites na internet, os produtores anunciam sua ideia (para um filme, obra de arte ou produto de qualquer espécie) e pedem ajuda financeira aos internautas, que fazem então doações com a intermediação desses sites (FELINTO, 2012, p. 140). Criamos três níveis de recompensas para os colaboradores, estimulando assim, mais doações: Nível 1: investimentos de R$ 15,00 a R$ 50,00, receberá como recompensa a caixinha branca, com um calendário personalizado do ano de 2018; Nível 2: valores entre R$ 51,00 e R$ 150,00, a recompensa será da caixinha azul, que contém uma caneta e calendário personalizado; Nível 3: valor acima de R$ 151,00 ou acima deste valor, ganhará uma caneca personalizada da Creche Tia Dolores.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O projeto permitiu que a agência vivenciasse a realidade diária de pessoas que enfrentam discriminações, devido a uma deficiência físico/mental e que muitas vezes as impede de estar em convívio social. A experiência de trabalhar em um ambiente social proporcionou à equipe a empatia pelo próximo e o desejo de se voluntariar. A campanha teve ampla aceitação e efetivamente reforçou o posicionamento da marca. A utilização de conteúdos multimídia foi de grande eficácia na obtenção dos objetivos almejados, na medida em que propiciou fácil disseminação ao público geral, criando a possibilidade da interação do usuário. Com isso, o público alvo correspondeu com participação direta no conteúdo. O vídeo, peça conceito da campanha, publicado no Facebook no dia 18 de novembro de 2017 teve, até a última apuração no dia 26 de março de 2018, 1427 visualizações, 112 interações, 53 compartilhamentos e 14 comentários. Considerando que não havia engajamento nas redes sociais, esses dados se tornaram expressivos, reforçando a importância da interação do público com a instituição. Devido ao resultado da campanha, posteriormente, a Creche Tia Dolores passou por um processo de seleção para a publicação de uma matéria, em uma revista periódica de Belo Horizonte, que possibilitou a agência escrever com grande satisfação a história da ONG, ocasionando assim uma nova oportunidade de hipermídia em canais online e off-line aumentando a visibilidade da marca e reforçando o seu posicionamento na sociedade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALLEN, Chris T., GUINN, Thomas C. O., SEMENIK, Richard J. Propaganda e promoção integrada da marca. 4ed. São Paulo: Cengage, 2008.<br><br>ARNAUT, Rodrigo Dias; et al. Era Transmídia. Revista Geminis. Ano 2, n. 2 p. 259 a 275, 2011. Disponível em:http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/93/pdf. Acessado em: 27 de março de 2018.<br><br>BARBOSA, Gustavo; RABAÇA, Carlos Alberto. Dicionário de Comunicação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.<br><br>CORRÊA, Roberto. Planejamento de propaganda. 11 ed. Revista e Ampliada. São Paulo: Global, 2013.<br><br>CRECHE TIA DOLORES, Disponível em:http://www.tiadolores.org.br/. Acesso em: 25 de março de 2018.<br><br>DUARTE, Pedro Raul Pereira. Webstorm - Utilização de Web e Brainstorming num Contexto de Webart. Lisboa: Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, 2008.<br><br>FELINTO, Erick. Crowdfunding: entre as Multidões e as Corporações. São Paulo: Comunicação, Mídia e Consumo. Escola Superior de Propaganda e Marketing, ano 9 vol. 9 n. 26 p. 137-150 nov. 2012. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/347/pdf. Acessado em: 27 de março de 2017.<br><br>FONTES, Miguel. Marketing Social: novos paradigmas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. <br><br>FREITAS, Ana Karina Mirande de. 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