INSCRIÇÃO: 00207
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT13
 
TÍTULO: Podcriança: programas de podcast sobre educação e direitos humanos voltados ao público infantil
 
AUTORES: Inaiá Brandão Mello (Universidade do Sagrado Coração); Daniela Pereira Bochembuzo (Universidade do Sagrado Coração); Daniela Pereira Bochembuzo (Universidade do Sagrado Coração)
 
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação, Criança, Educação, Inovação, Podcast
 
RESUMO
O presente trabalho envolve a produção de cinco programas em formato de podcast para crianças de 7 a 10 anos. Por conta da inserção em uma sociedade tecnológica, atualmente, as crianças são um dos públicos que mais têm acesso aos recursos tecnológicos, porém encontra escasso material no universo do podcasting, cujo potencial dinâmico e criativo se adéqua ao atual contexto de mobilidade. Considerando-se que na faixa etária abordado são estabelecidas as bases dos debates sobre a Alteridade, a proposta aborda os Direitos Humanos. Este tema transversal perpassa todos os conteúdos curriculares e está presente em diversas situações do cotidiano, bem como norteia o exercício jornalístico, de forma a fomentar o aprendizado e a reflexão sobre a Alteridade. Para adequar o produto ao público, o percurso metodológico envolveu estudo de recepção por meio do método grupo focal.
 
INTRODUÇÃO
Com o desenvolvimento da internet e dos recursos tecnológicos, novas formas de se obter informações surgiram. O podcast, que surgiu em 2004, é um desses exemplos. É um formato capaz de disponibilizar conteúdos em áudio na internet sobre diversos assuntos, muitos deles segmentados ou hiper-segmentados. A facilidade de acesso ao podcast, que pode ser escutado em qualquer lugar a partir de um computador ou equipamento mobile, e sua linguagem coloquial têm motivado seu uso para a educação, sendo visto como um complemento para facilitar a compreensão de vários assuntos, inclusive específicos. (CANFIL; ROCHA, 2009). A despeito de ter ganhado popularidade nos últimos anos, o podcast permanece inovador, principalmente para o público infantil, que não conta com nenhum conteúdo jornalístico específico na podosfera, de acordo com pesquisa exploratória realizada em 2017. Sua potencialidade se ampla quando se considera que o podcast se originou de um veículo de comunicação de massa que por muitos anos era o mais popular do país, o rádio. Desta forma, o podcast atende as mesmas características que McLeish (2001) definiu para o rádio, que é um meio cego, capaz de estimular a imaginação e fazer com que o ouvinte crie em sua mente imagens daquilo que está sendo dito. A partir da mensagem emitida, tudo se cria dentro do indivíduo e as vozes, os sons, efeitos, são ferramentas fundamentais para dar vida ao que está sendo falado. Desta forma o podcast pode ser utilizado para diversas faixas etárias e segmentos, tornando-se um meio bastante eficaz com as crianças, consideradas nativos digitais, termo criado pelo estudioso norte-americano Marc Prensky, exatamente pelo fato de nascerem e crescerem com as tecnologias. (PRENSY, 2001). Sob essa perspectiva, produziu-se uma série com cinco edições para um programa de podcast, cada um abordando um tema diferente sobre os direitos humanos, mas mantendo a educação e o conhecimento como características principais.
 
OBJETIVO
Ao unir o jornalismo e a educação por meio da produção de uma série de podcast, o objetivo deste trabalho é buscar o desenvolvimento crítico das crianças, incentivando debates em sala de aula e a integração social. E como objetivos específicos encontram-se produzir um programa no formato de podcast que seja o mais adequado para as crianças escutarem, a fim de conseguir proporcionar conhecimento e informação; Incentivar a educação e a difusão do conhecimento por meio da veiculação de conteúdo jornalístico para crianças; Identificar as reações e opiniões das crianças com base no podcast criado e buscar inserir nos programas conteúdos educacionais e diferenciados a fim de cativar os ouvintes.
 
JUSTIFICATIVA
Desde o princípio, a escolha do tema desta proposta, oriunda de Trabalho de Conclusão de Curso da autora, estava atrelada ao desejo de produzir algo que pudesse, de alguma forma, contribuir e servir de conhecimento para outras pessoas, sem perder de vista o meio atual, cuja presença da tecnologia e da internet é nítida. Tendo em mente tal finalidade, considerou-se o fato de que o podcast, formato que vem se expandindo, é uma ferramenta com grande potencial para transmitir conhecimento e educação de forma inovadora para um público que muitas vezes não é atendido, caso das crianças, consideradas "nativos digitais" justamente por estarem imersas na tecnologia desde seu nascimento. Sendo assim, o podcast proposto teve como norte a busca por unir a educação e o jornalismo utilizando uma ferramenta atual e própria do contexto de mobilidade, tendo em vista que pode ser adotada em sala de aula, em casa, inclusive no próprio celular, que, segundo dados da pesquisa CETIC (2016) "TicKids" Online Brasil, é o equipamento mais utilizando para acessar a internet, correspondendo a 85% dos usuários de 9 a 17 anos. Sobre isto, uma pesquisa realizada pela Fundação Telefônica juntamente com a Universidade de Navarra, da Espanha em 2012 já relatava que 38,8% das crianças entre 6 a 9 anos tinham celular próprio e 23,4% utilizavam o de outras pessoas, ou seja, mais de 60% das crianças faziam uso do aparelho. Para produzir os programas para crianças, considerou-se a faixa etária de 7 a 10 anos porque, segundo Jean Piaget, psicólogo e estudioso do meio educacional, é nesse período que a criança começa a pensar antes de agir, resultando na conquista da reflexão. Ela vai libertando-se, aos poucos, de seu egocentrismo social e intelectual, tornando-se capaz de novas coordenações, resultando no início da construção lógica. (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 1999). E por elas já terem discernimento para compartilhar opiniões e reflexões que os programas de podcast podem favorecer o objetivo proposto, fato comprovado pelo estudo de recepção realizado em uma escola particular da cidade da Bauru – SP. Assim sendo, a proposta inova não só no formato – que ainda tem muito a ser difundido – para crianças, mas também pela narrativa, apoiada em um jornalismo infantil em rádio e na portabilidade, adequada ao ambiente de mobilidade, além de oferecer a oportunidade de utilizar a tecnologia para produzir e disponibilizar conteúdos dinâmicos, criativos, significativos e informativos ao público infantil, incentivando a compreensão e reflexão sobre Alteridade a partir da veiculação de assuntos relevantes.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O primeiro passo para a realização do trabalho envolveu pesquisa bibliográfica, “feita com base em documentos já elaborados, tais como livros, dicionários, enciclopédias, periódicos, como jornais e revistas, além de publicações, como comunicação e artigos científicos [...]” (SANTOS, 2002, p.161). Sendo assim, foi realizado um levantamento de dados sobre os novos recursos tecnológicos do rádio, o podcast, a história do rádio, os nativos digitais, entre outros assuntos que serviram para compreender a ideia do trabalho. ਀倀愀爀愀 愀 椀渀琀爀漀搀甀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀 愀 猀甀愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 愀甀琀漀爀攀猀 挀漀洀漀 䌀愀渀昀椀氀 攀 刀漀挀栀愀Ⰰ ⠀㈀  㤀⤀ 䴀挀䰀攀椀猀栀 ⠀㈀  ㄀⤀ 攀 倀爀攀渀猀欀礀 ⠀㈀  ㄀⤀Ⰰ 猀攀爀瘀椀爀愀洀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀⸀ 倀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀Ⰰ 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀 ⠀㈀  ㄀⤀ 昀漀椀 甀洀 搀漀猀 愀甀琀漀爀攀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 娀甀挀甀氀漀琀漀 ⠀㈀ ㄀㈀⤀ 攀 䴀挀䰀攀椀猀栀 ⠀㈀  ㄀⤀⸀ 䔀洀 猀攀 琀爀愀琀愀渀搀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 漀猀 氀椀瘀爀漀猀 搀攀 倀椀愀最攀琀 ⠀㄀㤀㠀㘀⤀ 攀 漀 愀爀琀椀最漀 搀攀 倀爀攀渀猀欀礀 ⠀㈀  ㄀⤀ 猀攀爀瘀椀爀愀洀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 琀攀爀椀挀漀 瀀愀爀愀 甀洀 洀攀氀栀漀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 愀 猀攀爀 攀砀瀀氀愀渀愀搀漀⸀ Por meio dos dados obtidos, foi construído o aporte teórico, fundamental para a produção do podcast, que envolve a construção de programas de curta duração voltados para a promoção da educação e do conhecimento, tendo como público-alvo as crianças de 7 a 10 anos. Essa faixa etária compreende o primeiro ciclo do ensino fundamental, fase marcada pela socialização e sensibilização para temáticas sociais. Segundo Piaget (1986), é neste mesmo período que a criança se torna mais realista. Como princípio, produziu-se uma edição piloto, que foi veiculada para as crianças e, a partir dos seus apontamentos, foram feitos aprimoramentos para produzir a série restante. ਀倀爀漀搀甀稀椀爀 漀 瀀漀搀挀愀猀琀 攀砀椀最椀甀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 戀猀椀挀漀猀 焀甀愀渀琀漀 猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 爀搀椀漀 攀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀瘀攀爀椀愀 猀攀爀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀⸀ 䄀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 漀 琀攀砀琀漀Ⰰ 愀 氀漀挀甀漀Ⰰ 漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 搀攀 猀漀渀漀瀀氀愀猀琀椀愀 昀漀爀愀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 攀猀琀甀搀愀搀漀猀 攀 挀漀氀漀挀愀搀漀猀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 甀洀 洀攀氀栀漀爀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 愀琀椀渀最椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀⸀ Os programas foram produzidos no Laboratório de Rádio da Universidade do Sagrado Coração, que conta com todos os equipamentos necessários para a realização do mesmo. Junto com os técnicos da rádio, os programas foram gravados e analisados.਀䄀瀀猀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 瀀椀氀漀琀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 爀攀挀攀瀀漀 挀漀洀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 攀砀攀挀甀琀愀搀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀愀甀爀甀Ⰰ 渀漀 挀漀氀最椀漀 匀漀 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀 搀攀 䄀猀猀椀猀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 氀挀甀猀 搀攀瘀攀甀ⴀ猀攀  昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 攀 愀漀 爀瀀椀搀漀 愀挀攀椀琀攀 搀愀 搀椀爀攀漀 搀漀 氀漀挀愀氀 攀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 猀甀戀洀攀琀椀搀愀 攀 愀瀀爀漀瘀愀搀愀 瀀攀氀漀 䌀漀洀椀琀 搀攀 준琀椀挀愀 攀洀 倀攀猀焀甀椀猀愀 攀洀 匀攀爀攀猀 䠀甀洀愀渀漀猀 搀愀 唀匀䌀 攀Ⰰ 猀漀洀攀渀琀攀 愀瀀猀 椀猀猀漀Ⰰ 攀昀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 攀砀攀挀甀琀愀搀愀 椀渀 氀漀挀漀⸀ A recepção envolveu a audição do programa piloto da série dos podcasts produzidos, buscando identificar as reações das crianças e incentivar o debate entre elas. Cada criança escutou o programa em um computador da sala de informática da escola, com o uso de fone de ouvido. As percepções verbais e não verbais foram anotadas pela pesquisadora. Posterior a isso, com auxílio de um pré-roteiro, o grupo focal foi realizado, optando-se por uma entrevista coletiva com o público delimitado, ao invés de fazê-la individualmente.਀ O grupo focal é altamente recomendável quando se quer ouvir as pessoas, explorar temas de interesse em que a troca de impressões enriquece o produto esperado, quando se quer aprofundar o conhecimento de um tema. (COSTA apud DUARTE; BARROS, 2009, p.183).਀ As respostas, coletadas por meio de áudio, foram transcritas, organizadas em temas relacionados aos tópicos estudados, e analisadas. Com isso, o resultado pode ser muito mais dinâmico e melhor estudado pelo pesquisador, uma vez que possibilitou coletar as informações necessárias para analisar as potencialidades do produto, identificar os ajustes a serem feitos e dar continuidade ao restante dos programas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀漀戀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 愀 攀搀甀挀愀漀 攀 氀攀瘀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀漀 猀漀戀爀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 瀀愀爀愀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 挀漀洀 戀愀猀攀 攀洀 攀猀琀甀搀漀猀 攀 攀猀挀甀琀愀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀Ⰰ 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀ⴀ瀀椀氀漀琀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 爀攀挀攀瀀漀⸀ 䄀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 攀爀愀 愀渀愀氀椀猀愀爀 愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 椀洀瀀爀攀猀猀攀猀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 昀愀稀攀爀 愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀Ⰰ 昀愀挀椀氀椀琀愀渀搀漀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 瀀爀砀椀洀漀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀 攀 愀樀甀猀琀愀渀搀漀ⴀ漀 愀漀 瀀攀爀昀椀氀 搀攀 漀甀瘀椀渀琀攀⸀ O programa 1 foi sobre acessibilidade, temática já desenvolvida em reportagem elaborada na disciplina de Laboratório de Jornalismo Radiofônico II, no primeiro semestre de 2016, e cujo resultado determinou a elaboração deste projeto. A reportagem inspirou a elaboração do formato podcast, tendo em vista a qualidade informativa do material anteriormente apurado.਀ऀ䄀 搀攀猀瀀攀椀琀漀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 昀漀椀 搀攀猀愀昀椀愀搀漀爀愀⸀ 唀洀愀 搀愀猀 洀愀椀漀爀攀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀洀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 瀀愀爀愀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 猀攀 搀攀甀 瀀攀氀愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀 愀焀甀椀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 伀 瀀漀搀挀愀猀琀  洀甀椀琀漀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 渀漀猀 䔀猀琀愀搀漀猀 唀渀椀搀漀猀 攀 渀愀 䔀甀爀漀瀀愀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 渀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 漀 挀漀渀琀攀切搀漀  瘀漀氀琀愀搀漀 洀愀椀猀 瀀愀爀愀 栀椀猀琀爀椀愀猀 椀渀昀愀渀琀椀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀椀昀攀爀椀愀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 漀爀愀 愀焀甀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀愀 攀洀 漀昀攀爀琀愀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀ Em relação ao podcast produzido, notou-se ser necessário utilizar uma linguagem simples e dinâmica, possibilitando a interação entre o ouvinte e o emissor. Os programas de podcast normalmente não utilizam roteiro - servem apenas como base para o improviso - nem efeitos, mas, pensando no público-alvo, avaliou-se que o roteiro era importante, assim como a inserção dos efeitos de sonoplastia em meio às falas, para garantir a construção de informação coerente, com começo, meio e fim, e enfatizar momentos específicos e determinantes para a compreensão do assunto.਀ऀ䔀渀琀爀攀 漀猀 攀昀攀椀琀漀猀Ⰰ 挀甀樀愀 昀甀渀漀 渀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀  椀氀甀猀琀爀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀渀漀爀愀猀Ⰰ 搀愀渀搀漀 ᠀瀠椀猀琀愀猀ᤀ†瘀椀猀甀愀椀猀 愀漀 漀甀瘀椀渀琀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀漀猀 搀漀椀猀 琀椀瀀漀猀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀 ⠀㈀  ㄀⤀Ⰰ 猀漀 攀氀攀猀㨀 漀 愀戀猀琀爀愀琀漀猀 攀 漀猀 爀攀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 猀漀渀猀 搀愀 洀焀甀椀渀愀 戀爀愀椀氀攀 攀 搀愀 戀漀氀愀 挀漀洀 最甀椀稀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀漀渀猀 搀攀 甀洀 琀漀洀戀漀 攀 搀攀 甀洀愀 昀爀攀愀搀愀 瀀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 漀渀漀洀愀琀漀瀀愀椀挀漀猀 攀 搀攀 椀氀甀猀琀爀愀漀⸀ 唀洀愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 昀漀椀 挀漀氀漀挀愀搀愀 挀漀洀漀 戀愀挀欀最爀漀甀渀搀 ⠀ᰀ琠爀椀氀栀愀 搀攀 昀甀渀搀漀ᴀ⤠ 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀愀 愀 氀漀挀甀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 愀 洀切猀椀挀愀 琀攀洀 昀甀渀漀 昀琀椀挀愀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 爀攀昀漀爀愀 攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 猀椀最渀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 瘀攀爀戀愀氀⸀ 倀愀爀愀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 猀漀渀漀爀愀 愀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 甀洀愀 瘀椀渀栀攀琀愀Ⰰ 甀猀愀搀愀 琀愀渀琀漀 渀愀 椀渀琀爀漀搀甀漀 焀甀愀渀琀漀 渀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 挀漀渀琀攀渀搀漀 漀 渀漀洀攀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 漀 倀漀搀挀爀椀愀渀愀Ⰰ 攀 洀切猀椀挀愀 搀攀 挀愀爀琀攀爀 搀椀瘀攀爀琀椀搀漀 攀 焀甀攀 挀漀渀搀椀稀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀⸀ O tema foi explicado de forma simples, breve, e que de alguma forma instigasse a reflexão da criança. Para ilustrar o assunto, optou-se por manter a sonora de uma profissional do campo, utilizada na reportagem original, para informar de forma didática o tema. Além disso, para aproximar e cativar o ouvinte, crianças foram entrevistadas para dar vida ao que estava sendo abordado, a fim de favorecer a identificação do público-alvo com o assunto relatado.਀ऀ䄀 氀漀挀甀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀愀 瀀爀瀀爀椀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀愀 攀 搀攀洀愀渀搀漀甀 愀琀攀渀漀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 琀漀洀 搀愀 瘀漀稀 攀 攀洀 挀漀洀漀 愀戀漀爀搀ⴀ氀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀渀昀愀琀椀稀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀 攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 挀愀琀椀瘀愀爀 攀 洀愀渀琀攀爀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 洀椀爀椀洀⸀ 䤀猀琀漀 瀀漀爀焀甀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀 ⠀㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀㜀㤀⤀Ⰰ ᰀ愠 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 猀攀 昀愀氀愀 愀琀爀椀戀甀椀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 愀漀 琀攀砀琀漀ᴀ⸠ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 甀洀愀 氀漀挀甀漀 洀愀椀猀 搀椀渀洀椀挀愀 攀 椀渀昀漀爀洀愀氀Ⰰ 洀愀猀 爀攀猀瀀攀椀琀愀渀搀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀漀猀⸀ 䄀 攀搀椀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 刀搀椀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 爀攀猀甀氀琀漀甀 攀洀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀ⴀ瀀椀氀漀琀漀 搀攀 㘀 洀椀渀甀琀漀猀 攀 ㄀㐀 猀攀最甀渀搀漀猀 搀攀 搀甀爀愀漀⸀ Para analisar as potencialidades do produto perante o público alvo, foi realizado estudo de recepção no colégio São Francisco de Assis, na cidade de Bauru, e ficou evidente que as crianças souberam entender e absorver a informação de forma a refletirem sobre o assunto falado. Reforçando o potencial educativo, informativo e inovador do podcast, que com uma linguagem simples, didática e dinâmica conseguiu cativar a atenção dos ouvintes mirins e despertar o interesse por meio das fontes, dentre elas infantis e, dos efeitos sonoros, fundamentais para a dinamicidade do programa. ਀ऀ伀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀 渀漀猀 攀猀琀甀搀漀猀 搀攀 爀攀挀攀瀀漀 昀漀爀愀洀 攀渀琀攀渀搀椀搀漀猀 挀漀洀漀 椀洀瀀爀攀猀挀椀渀搀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 猀爀椀攀 搀攀 瀀漀搀挀愀猀琀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀攀洀椀猀猀愀 漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀⸀  Vale evidenciar que os direitos humanos são direitos básicos e inerentes a todos os seres humanos, e se encontram explicitamente previstos no título II da Constituição Federal de 1988, intitulado como “Direitos e garantias fundamentais”. cujo artigo 5º da Constituição detalha os direitos intrínsecos ao homem, de maneira a assegurar a proteção do indivíduo com dignidade.਀ऀ䄀猀猀椀洀 猀攀渀搀漀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 渀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 瀀漀搀挀愀猀琀  攀猀琀愀爀 攀洀 挀漀渀猀漀渀渀挀椀愀 挀漀洀 愀 䌀漀渀瘀攀渀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀 搀愀 䌀爀椀愀渀愀 搀攀 ㄀㤀㠀㤀Ⰰ 挀甀樀漀 愀爀琀椀最漀 ㈀㤀 椀渀搀椀挀愀 焀甀攀 漀猀 䔀猀琀愀搀漀猀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀洀 焀甀攀 愀 攀搀甀挀愀漀 搀愀 挀爀椀愀渀愀 搀攀瘀攀爀 攀猀琀愀爀 漀爀椀攀渀琀愀搀愀 渀漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 椀洀戀甀椀爀 渀愀 挀爀椀愀渀愀 漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 攀 猀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 挀漀渀猀愀最爀愀搀漀猀 渀愀 䌀愀爀琀愀 搀愀猀 一愀攀猀 唀渀椀搀愀猀⸀ Sendo assim, produzir os programas de podcast com a temática direitos humanos é cooperar com a educação da criança e também com a sua formação. ਀ऀ吀愀氀 搀攀挀椀猀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 琀愀洀戀洀 猀攀 愀洀瀀愀爀漀甀 渀漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 漀 䈀爀愀猀椀氀 瀀漀猀猀甀椀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 搀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 渀愀搀愀 洀愀椀猀 渀愀琀甀爀愀氀 搀漀 焀甀攀 愀戀漀爀搀ⴀ氀漀 渀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 攀氀攀猀 猀漀 攀渀琀攀渀搀椀搀漀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 瀀愀爀愀 漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 攀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 愀 愀氀琀攀爀椀搀愀搀攀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀⸀ 倀愀爀愀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 昀漀爀愀洀 洀愀渀琀椀搀愀猀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀漀甀ⴀ猀攀 愀漀 昀椀渀愀氀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 愀氀最甀洀愀猀 搀椀挀愀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 椀渀猀琀椀最愀爀 愀 挀爀椀愀渀愀 愀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 爀攀昀氀攀琀椀渀搀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ 伀猀 琀攀洀愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 昀漀爀愀洀㨀 昀漀洀攀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀 攀 漀 戀甀氀氀礀椀渀最⸀ A fome, por se tratar de uma realidade muito presente em nossa sociedade, é imprescindível que seja colocada em debate, uma vez que são milhões de pessoas, dentre elas crianças, em situação de insegurança alimentar grave. Por se tratar de um programa voltado para crianças, é fundamental falar de um assunto que atinge esse público-alvo.਀ऀ伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 漀甀琀爀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 洀甀渀搀漀 琀漀搀漀 攀 焀甀攀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀 愀琀椀渀最攀 挀爀椀愀渀愀猀⸀ 䌀漀洀漀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 琀洀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀昀氀攀砀漀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀爀 甀洀 琀攀洀愀 挀漀洀漀 攀猀猀攀  瘀氀椀搀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀猀琀愀猀 搀攀猀搀攀 挀攀搀漀 攀渀琀攀渀搀愀洀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 攀洀 焀甀攀 攀猀琀漀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 攀 焀甀攀 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀 瀀漀猀猀愀洀 愀樀甀搀愀爀 渀漀 昀甀琀甀爀漀⸀ 䔀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀Ⰰ 琀爀愀稀攀爀 攀洀 搀椀猀挀甀猀猀漀 攀猀猀攀 琀攀洀愀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀  椀渀挀攀渀琀椀瘀ⴀ氀漀猀 愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 焀甀攀 猀攀 瀀愀猀猀愀 渀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀 焀甀攀 洀甀椀琀漀猀 搀攀猀猀攀猀 爀攀昀甀最椀愀搀漀猀 猀漀 挀爀椀愀渀愀猀⸀  E, por fim, o bullying, que, apesar de ser um tema que já foi muito debatido, ainda é relevante falar sobre o assunto com as crianças. No estudo de recepção realizado, as participantes indicaram que gostariam de escutar programas sobre bullying e preconceito. Isto fortaleceu a crença sobre a importância da criação de um programa voltado para essa temática, já que o ambiente escolar é propenso a esse tipo de prática, que muitas vezes é praticada pelas crianças por não reconhecerem que certas ações podem ser consideradas bullying.਀ऀ䄀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 愀瘀愀氀椀漀甀ⴀ猀攀 瀀爀攀氀椀洀椀渀愀爀洀攀渀琀攀 焀甀攀 攀猀猀愀 猀爀椀攀 搀攀 瀀漀搀挀愀猀琀猀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 挀爀椀愀爀 瀀愀爀愀 漀 倀漀搀挀爀椀愀渀愀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 氀攀瘀攀Ⰰ 搀椀搀琀椀挀愀 攀 搀椀渀洀椀挀愀 攀 渀漀 猀攀爀瘀椀渀搀漀 猀 挀漀洀漀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 猀椀洀Ⰰ 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 䄀瘀愀氀椀漀甀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀Ⰰ 攀 挀漀洀漀 猀甀最攀猀琀漀 搀愀 戀愀渀挀愀 搀攀 吀䌀䌀Ⰰ 挀爀椀愀爀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀猀猀攀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 猀攀爀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 攀 愀猀猀椀洀 昀漀椀 昀攀椀琀漀⸀ 伀 瀀漀搀挀爀椀愀渀挀愀⸀挀漀洀  甀洀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 渀愀 焀甀愀氀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 攀猀琀漀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 漀甀瘀椀搀漀猀 渀漀 瀀爀瀀爀椀漀 猀椀琀攀 漀甀 戀愀椀砀愀搀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 搀漀眀渀氀漀愀搀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀渀搀漀 愀 攀猀挀甀琀愀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 氀甀最愀爀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀甀爀最椀甀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 氀攀瘀愀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 攀搀甀挀愀漀 愀 挀爀椀愀渀愀猀 搀攀 㜀 愀 ㄀  愀渀漀猀⸀ 吀漀搀漀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 渀漀爀琀攀愀搀漀 瀀攀氀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 琀攀洀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 搀攀戀愀琀攀爀 攀 搀攀 爀攀昀氀攀琀椀爀 焀甀攀猀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 倀漀猀琀漀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀漀甀ⴀ猀攀 甀渀椀爀 愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀 瀀漀搀挀愀猀琀 攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀  氀攀瘀愀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 椀渀昀漀爀洀愀漀  瀀漀瀀甀氀愀漀⸀ Tendo esse desejo em mente, objetivou-se o desenvolvimento crítico das crianças, os debates em sala de aula e a integração social por meio da produção da série de podcast. Para desenvolver o formato mais adequado, muitos estudos foram feitos e escutas de outros programas foram realizadas, para então, compreender a temática dos podcasts.਀䘀攀椀琀漀 椀猀猀漀Ⰰ 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀ⴀ瀀椀氀漀琀漀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 攀 氀攀瘀愀搀漀 愀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀猀挀漀氀愀爀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 爀攀挀攀瀀漀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀Ⰰ 昀漀椀 挀漀渀昀椀爀洀愀搀愀 愀 栀椀瀀琀攀猀攀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 焀甀攀 愀 椀渀猀攀爀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀洀 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀椀渀洀椀挀漀 琀爀愀稀 戀漀渀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 攀 愀 愀瀀爀漀瘀愀漀 搀愀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀⸀  Outra hipótese confirmada é de que a curta duração dos programas, o uso dos recursos de sonoplastia, da linguagem dinâmica e de fácil entendimento despertam na criança o interesse e concentração pelo que estava ouvindo. Essa aprovação por parte do público-alvo foi fundamental para dar continuidade e aprimorar a série de podcast.਀ऀ䄀瘀愀氀椀愀ⴀ猀攀Ⰰ 愀漀 昀椀渀愀氀 搀攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 焀甀攀  瀀漀猀猀瘀攀氀 攀搀甀挀愀爀 攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 搀椀渀洀椀挀漀 攀 搀攀 昀挀椀氀 愀挀攀猀猀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 挀漀洀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 昀愀稀ⴀ氀愀猀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 攀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 猀漀 攀猀猀攀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 攀氀愀猀 攀渀焀甀愀渀琀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 攀 洀攀洀戀爀漀猀 搀攀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀⸀  Por fim, no papel de comunicadora, esta pesquisadora avalia que este trabalho permitiu unir dois grandes desejos como jornalista, que é levar conhecimento e fomentar a educação, de forma a inspirar mudanças positivas na vida de cada um.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
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CETIC - CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA਀匀伀䌀䤀䔀䐀䄀䐀䔀 䐀䄀 䤀一䘀伀刀䴀䄀윀쌀伀⸀ 吀椀挀 欀椀搀猀 漀渀氀椀渀攀 䈀爀愀猀椀氀 ㈀ ㄀㔀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ Disponível em:਀栀琀琀瀀㨀⼀⼀挀攀琀椀挀⸀戀爀⼀洀攀搀椀愀⼀愀渀愀氀椀猀攀猀⼀琀椀挀开欀椀搀猀开㈀ ㄀㔀开挀漀氀攀琀椀瘀愀开搀攀开椀洀瀀爀攀渀猀愀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 em: 12 mar. 2017.

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