INSCRIÇÃO: 00229
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT04
 
TÍTULO: A Casa das Estações
 
AUTORES: AMANDA DO AMARAL RUI (Universidade Metodista de Piracicaba); Isabela Fernandes Miraldo (Universidade Metodista de Piracicaba); Isabela Bianca Grandini (Universidade Metodista de Piracicaba); Carolina Fernanda Almeida Pedrina (Universidade Metodista de Piracicaba); Rosana Teixeira dos Santos (Universidade Metodista de Piracicaba); Pedro Henrique Giambroni Neves Rodrigues (Universidade Metodista de Piracicaba)
 
PALAVRAS-CHAVE: Reciclagem, Infantil, Estações, Série, Educativo
 
RESUMO
“A Casa das Estações” é uma série de TV pensada para o público infantil. Através do lúdico e das brincadeiras tem como principal objetivo educar as crianças a cuidar do meio ambiente e a compreenderem a importância da reciclagem no mundo moderno. As quatro estações são personificadas na série e, a cada episódio, ensinam novos objetos reciclados e deixam uma mensagem à Ana, personagem principal, e aos telespectadores.
 
INTRODUÇÃO
O século XXI chegou e com ele a modernidade. Aparelhos eletrônicos de última geração e consumo desenfreado. Além disso, o consumo em geral de brinquedos, roupas e todos os tipos objetos vêm aumentando cada vez mais. ਀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 挀栀攀最漀甀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀  搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀椀猀挀甀琀椀爀洀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀 瀀愀爀愀 漀渀搀攀 攀猀琀愀洀漀猀 氀攀瘀愀渀搀漀 漀 瀀氀愀渀攀琀愀 攀洀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀漀猀⸀ 倀爀攀挀椀猀愀洀漀猀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀 焀甀攀 攀猀琀愀洀漀猀 琀椀爀愀渀搀漀 搀愀 吀攀爀爀愀 攀 瀀漀搀攀爀 搀攀瘀漀氀瘀攀爀 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 焀甀攀 渀漀猀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀攀洀漀猀 攀Ⰰ 焀甀攀 攀渀猀椀渀攀洀漀猀 愀猀 渀漀瘀愀猀 最攀爀愀攀猀 愀 挀甀椀搀愀爀 搀漀 焀甀攀  搀攀 琀漀搀漀猀 渀猀⸀  Por esse motivo, fala-se cada vez mais, sobre novos conceitos e princípios que facilitam os cuidados com a natureza. Um princípio que vem sendo muito utilizado é o “Princípio dos 3 R” que é citado por diversos autores contemporâneos, mas não se sabe ao certo de quem é a autoria.਀ 匀攀甀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀  愀 搀椀洀椀渀甀椀漀 搀漀 氀椀砀漀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀猀 ㌀ 刀 椀渀搀椀挀愀洀㨀 刀攀搀甀稀椀爀Ⰰ 刀攀挀椀挀氀愀爀 攀 刀攀甀琀椀氀椀稀愀爀⸀ 匀漀 琀爀猀 昀愀琀漀爀攀猀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 焀甀攀 瘀攀洀 猀攀渀搀漀 洀甀椀琀漀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀⸀ 䔀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 氀甀最愀爀 搀攀瘀攀洀漀猀 爀攀搀甀稀椀爀 漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀⸀ 匀攀 渀漀 昀漀爀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 瘀愀洀漀猀 爀攀挀椀挀氀愀爀 漀甀 爀攀甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 焀甀攀 樀 琀攀洀漀猀⸀ É importante destacar aqui que, Reutilização e Reciclagem são conceitos bem diferentes. “Reutilizar” indica usar novamente um produto sem transforma-lo. Por outro lado, “Reciclar” indica transformar um objeto em outra coisa e assim poder utilizá-lo de uma forma diferente.਀伀 猀椀琀攀 䔀挀漀 䐀 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀㨀  Segundo dados do IBGE, o Brasil produz cerca de 230 mil toneladas de lixo por dia. O Instituto Akatu lançou um desafio perguntando “quanto tempo seria preciso para encher de lixo 16.400 caminhões enfileirados de São Paulo ao Rio de Janeiro”. A resposta? 72 horas. Portanto, encontrar outra serventia para aquilo que aparentemente não serve mais é, além de um estímulo à criatividade, uma excelente forma de ajudar o mundo. (2008, pág.1) ਀
 
OBJETIVO
“A Casa das Estações” é um produto educativo que foi pensado para o público infantil, na faixa dos 7 aos 11 anos. O mais importante, do ponto de vista da produtora, é o espaço que gera na televisão para a discussão sobre o meio ambiente e a reciclagem. Dessa forma, a série tem como finalidade poder instruir as crianças a cuidarem da natureza e a consumirem menos produtos fabricados e mais produtos reciclados, em especial, brinquedos e enfeites para a casa, que são de fácil manuseio.਀䄀琀爀愀瘀猀 搀漀 焀甀愀搀爀漀 攀洀 焀甀攀 愀猀 攀猀琀愀攀猀 攀渀猀椀渀愀洀 䄀渀愀 愀 昀愀戀爀椀挀愀爀 漀戀樀攀琀漀猀 爀攀挀椀挀氀愀搀漀猀Ⰰ 琀攀洀漀猀 挀漀洀漀 昀漀挀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀爀 瀀愀爀愀 漀猀 洀椀渀椀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 攀氀攀猀 瀀漀搀攀洀 椀渀瘀攀渀琀愀爀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 椀琀攀渀猀 戀漀渀椀琀漀猀Ⰰ 切渀椀挀漀猀 攀 挀漀洀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀攀氀攀猀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀漀猀 漀戀樀攀琀漀猀 焀甀攀 攀氀攀猀 挀漀洀瀀爀愀洀 渀愀猀 氀漀樀愀猀 攀 焀甀攀 猀漀 昀愀戀爀椀挀愀搀漀猀 攀洀 猀爀椀攀⸀ Para incentivar essa prática da reciclagem e atrair o público alvo utilizamos o lúdico e visamos uma linguagem mais descontraída.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 搀椀猀挀甀琀椀爀 猀漀戀爀攀 漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀 猀漀戀爀攀 愀 搀攀最爀愀搀愀漀 焀甀攀 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 瘀攀洀 猀漀昀爀攀渀搀漀 愀 挀愀搀愀 搀椀愀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀猀洀漀 搀攀猀攀渀昀爀攀愀搀漀 攀 椀爀爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀Ⰰ  椀渀搀椀猀挀甀琀瘀攀氀Ⰰ 挀漀洀漀 樀 瘀椀攀洀漀猀 愀瀀爀攀渀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 猀爀椀攀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 搀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀 攀 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 樀甀渀琀愀ⴀ猀攀 漀 切琀椀氀 愀漀 愀最爀愀搀瘀攀氀⸀ Mas porque tratar desse tema na televisão? A mídia tem um poder muito grande na vida da sociedade moderna e pode ser utilizada para o bem ou para o mal. É de responsabilidade dos comunicadores saber como vão utilizar essa poderosa ferramenta. A produtora Onironautas enxergou nesse produto, uma oportunidade de educar e trazer informações importantes para as gerações futuras, ainda que de forma sútil.਀伀 搀攀猀愀昀椀漀Ⰰ 栀漀樀攀Ⰰ  愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀漀 洀甀渀搀漀 攀洀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀漀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 椀洀愀最琀椀挀愀猀 攀猀琀漀 挀愀爀爀攀最愀搀愀猀 搀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀愀 洀搀椀愀⸀ 吀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀 洀甀渀搀漀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 瀀攀氀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀洀 漀 焀甀攀 搀攀瘀攀洀漀猀 挀漀渀栀攀挀攀爀Ⰰ 漀猀 琀攀洀愀猀 愀 猀攀爀攀洀 瀀愀甀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 攀Ⰰ 洀愀椀猀 焀甀攀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 焀甀愀氀 瘀愀洀漀猀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 攀猀猀攀猀 琀攀洀愀猀⸀ 䔀氀攀猀 猀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀攀洀 攀洀 攀搀甀挀愀搀漀爀攀猀 瀀爀椀瘀椀氀攀最椀愀搀漀猀Ⰰ 搀椀瘀椀搀椀渀搀漀 愀猀 昀甀渀攀猀 愀渀琀攀猀 搀攀猀琀椀渀愀搀愀猀  攀猀挀漀氀愀⸀ 䔀 琀洀 氀攀瘀愀搀漀 瘀愀渀琀愀最攀洀⸀ ⠀䈀䄀䌀䌀䔀䜀䄀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㄀⤀ ਀ A prova de que a mídia tem grande poder na educação e na formação do indivíduo é que os próprios membros da produtora tiveram em grande parte de sua infância acesso a programas educativos, como os da TV Cultura e puderam aprender diversas coisas ao mesmo tempo em que estavam expostos a um entretenimento leve e descontraído.਀倀爀漀最爀愀洀愀猀 焀甀攀 洀愀爀挀愀爀愀洀 瀀漀挀愀 挀漀洀漀 ᰀ䌠愀猀琀攀氀漀 刀ⴀ吀椀洀ⴀ䈀甀洀ᴀ†⠀㄀㤀㤀㐀⤀ 攀 猀漀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 愀琀 栀漀樀攀 椀渀猀瀀椀爀愀爀愀洀 渀愀 挀爀椀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䤀渀昀攀氀椀稀洀攀渀琀攀 渀漀猀 搀椀愀猀 搀攀 栀漀樀攀 攀猀猀攀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 猀漀 焀甀愀猀攀 爀愀爀漀猀 渀漀 挀愀渀愀氀 愀戀攀爀琀漀⸀ 䄀 最爀愀渀搀攀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 挀愀渀愀椀猀 瀀爀愀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 攀砀琀椀渀最甀椀 猀甀愀 最爀愀搀攀 椀渀昀愀渀琀椀氀Ⰰ 挀漀洀漀  漀 挀愀猀漀 搀愀 刀攀搀攀 䜀氀漀戀漀⸀ 䴀愀猀 愀椀渀搀愀 攀砀椀猀琀攀洀 愀氀最甀渀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀 最爀愀渀搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 猀攀爀瘀椀爀愀洀 搀攀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 挀漀洀漀 ᰀ儠甀攀 洀漀渀猀琀爀漀 琀攀 洀漀爀搀攀甀㼀ᴀ†⠀㈀ ㄀㐀⤀⸀ 伀甀琀爀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 椀渀猀瀀椀爀愀漀Ⰰ 焀甀攀 渀漀  攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 洀愀猀 焀甀攀 猀攀爀瘀椀甀 瀀愀爀愀 椀渀猀瀀椀爀愀爀 漀猀 昀椀最甀爀椀渀漀猀 攀 漀 氀愀搀漀 氀切搀椀挀漀  愀 渀漀瘀攀氀愀 搀愀 䜀氀漀戀漀 ᰀ䴠攀甀 倀攀搀愀挀椀渀栀漀 搀攀 䌀栀漀ᴀ†⠀㈀ ㄀㐀⤀⸀ Inspirados pela atual deficiência desses programas na TV aberta e tendo como base a infância vivida nos anos 90, a produtora Onironautas resolveu desenvolver uma série infantil que juntasse educação e entretenimento, e que pudesse chegar ao público infantil. A base para a produção da série foram as três monografias produzidas no sétimo semestre do curso de Rádio, TV e Internet, as quais tinham como temas centrais o universo infantil, animação e direção de arte lúdica e autoral.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀唀洀愀 昀漀爀洀愀 戀愀猀琀愀渀琀攀 攀昀椀挀愀稀 搀攀 愀琀爀愀椀爀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀攀氀愀猀  甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀愀 搀椀爀攀漀 搀攀 愀爀琀攀 挀漀氀漀爀椀搀愀 攀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀 挀漀洀甀洀⸀ 倀愀爀愀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀挀愀猀猀攀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 戀漀渀椀琀漀Ⰰ 愀 愀爀琀攀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 琀爀猀 猀攀最洀攀渀琀漀猀㨀 昀椀最甀爀椀渀漀Ⰰ 洀愀焀甀椀愀最攀洀 攀 挀攀渀漀最爀愀昀椀愀⸀ No setor do figurino, foram utilizados moldes de roupas mais clássicos, adaptando-se aos personagens e suas personalidades, lembrando as silhuetas das princesas e príncipes dos contos de fadas. A escolha da vestimenta clássica também tem conexão com o ideal do programa, pois grande parte das roupas utilizadas foram compradas em brechós, ressaltando a ideia do reaproveitamento.਀䄀 倀爀椀洀愀瘀攀爀愀 琀攀洀 挀漀洀漀 挀漀爀攀猀 戀愀猀攀 漀 爀漀砀漀 攀 漀 瘀攀爀搀攀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀攀洀 搀甀愀猀 挀漀爀攀猀 愀氀攀最爀攀猀Ⰰ 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀 攀 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀洀  渀愀琀甀爀攀稀愀⸀ 匀攀甀 昀椀最甀爀椀渀漀  挀漀渀猀琀椀琀甀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 爀攀最愀琀愀 爀漀砀愀 攀 甀洀愀 猀愀椀愀 戀甀昀愀渀琀攀 瘀攀爀搀攀Ⰰ 瀀漀爀 琀漀搀愀 愀 爀漀甀瀀愀 猀攀 攀渀砀攀爀最愀洀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀攀 昀氀漀爀攀猀Ⰰ 昀漀氀栀愀猀 攀 戀爀椀氀栀漀猀⸀ O personagem Verão tem como paleta de cores o vermelho e o verde. É o único personagem que foge da ideia central do figurino. Como na estação é de costume usar roupas mais leves, a modelagem clássica não se adaptaria à esse personagem, então foi escolhido um shorts mais esporte com estampa alegre e colorida, que também harmoniza com as características do personagem.਀䨀 漀 伀甀琀漀渀漀 瀀漀猀猀甀椀 愀猀 挀漀爀攀猀 挀氀猀猀椀挀愀猀 搀愀 攀猀琀愀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 洀愀爀爀漀洀Ⰰ 氀愀爀愀渀樀愀 攀 愀洀愀爀攀氀漀⸀ 匀攀甀 昀椀最甀爀椀渀漀  洀愀椀猀 挀氀猀猀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 最爀愀瘀愀琀愀 戀漀爀戀漀氀攀琀愀Ⰰ 挀漀氀攀琀攀Ⰰ 挀愀洀椀猀愀Ⰰ 挀愀氀愀 攀 猀愀瀀愀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 爀漀甀瀀愀猀 挀漀渀挀椀氀椀愀 挀漀洀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 伀甀琀漀渀漀Ⰰ 焀甀攀  洀愀椀猀 琀洀椀搀漀 攀 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀氀⸀ A Inverno, assim como o Outono, possui a paleta de cores básica de sua estação, o azul e o branco, assim como a primavera também usa uma blusa de manga curta branca e uma saia de tule azul, os detalhes da roupa são compostos por flocos de neve e brilhos. E a personagem principal, Ana, muda de roupa de acordo com as estações, pois seguindo a lógica o mundo “real” também muda de acordo com a mudança das estações dentro do programa. Ela usa roupas frescas para as estações quentes e pesadas para as estações frias. Além disso, também utiliza detalhes, como as tiaras e presilhas no cabelo de acordo com cada estação.਀䄀 洀愀焀甀椀愀最攀洀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 琀爀愀稀攀爀 漀 攀氀攀洀攀渀琀漀 氀切搀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀漀洀 甀洀愀 洀愀焀甀椀愀最攀洀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀愀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 猀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 攀 挀漀爀攀猀⸀ 䔀猀猀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀 愀氀洀 搀攀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 琀愀洀戀洀 猀攀爀瘀攀 挀漀洀漀 甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 挀栀愀洀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 搀攀猀瀀攀爀琀愀渀搀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 攀洀 猀攀甀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀⸀ O cenário foi concebido a partir do roteiro e das personalidades das personagens. A casa das estações foi pensada como uma casa fantasiosa e por esta ਀焀甀攀猀琀漀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 甀洀 瀀攀焀甀攀渀漀 挀栀愀氀 搀攀 洀愀搀攀椀爀愀Ⰰ 焀甀攀 琀愀洀戀洀 琀爀愀稀  氀攀洀戀爀愀渀愀 甀洀愀 挀愀猀愀 搀攀 戀漀渀攀挀愀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 氀切搀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀⸀ 倀愀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 焀甀攀 攀猀猀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀 昀椀挀愀猀猀攀 琀漀 瘀攀爀漀猀猀洀椀氀 愀漀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 甀洀愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 愀 ᰀ倠漀甀猀愀搀愀 䌀栀愀氀猀 搀漀 吀栀攀爀洀愀猀ᴀ†攀 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 最爀愀瘀愀爀 攀洀 甀洀 挀栀愀氀 搀攀 洀愀搀攀椀爀愀 洀甀椀琀漀 瀀爀砀椀洀漀 搀漀 焀甀攀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀猀挀爀攀瘀椀愀⸀ O interior da casa também segue a premissa da reciclagem, contendo diversos objetos reciclados, como uma forma de encorajar as crianças a criarem objetos a partir de materiais recicláveis. Entre todos esses objetos, os únicos fixos eram as quatro cadeiras das estações, cada uma seguindo a premissa de cada personagem, a cadeira da primavera cheia de flores feitas de feltro, a do verão uma cadeira de praia, a da inverno feita de algodão e glitter para se assemelhar à neve e a do outono com folhas secas feitas de feltro. ਀䄀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀Ⰰ 琀漀搀漀 漀 挀攀渀爀椀漀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 攀猀猀愀猀 挀愀搀攀椀爀愀猀  琀爀漀挀愀搀漀Ⰰ 愀搀椀挀椀漀渀愀渀搀漀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 攀猀琀愀漀⸀ 一愀 瀀爀椀洀愀瘀攀爀愀 猀漀 甀猀愀搀漀猀 昀氀漀爀攀猀 搀攀 䔀嘀䄀Ⰰ 瘀愀猀漀猀 搀攀 最愀爀爀愀昀愀 倀䔀吀 攀 漀爀椀最愀洀椀猀 搀攀 戀漀爀戀漀氀攀琀愀猀 攀 瀀猀猀愀爀漀猀⸀ 一漀 瘀攀爀漀 漀 挀攀渀爀椀漀  挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 戀漀氀愀猀Ⰰ 漀爀椀最愀洀椀猀 搀攀 猀漀氀 攀 甀洀 愀戀愀挀愀砀椀 昀攀椀琀漀 搀攀 挀漀氀栀攀爀 瀀氀猀琀椀挀愀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀挀栀愀洀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 挀椀琀愀爀 漀 一愀琀愀氀 攀 愀氀最甀渀猀 攀渀昀攀椀琀攀猀 渀愀琀愀氀椀渀漀猀 渀攀猀猀愀 瀀漀挀愀 搀漀 愀渀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀 洀搀椀愀 猀攀洀瀀爀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀 漀 一愀琀愀氀 挀漀洀 渀攀瘀攀Ⰰ 挀漀椀猀愀 焀甀攀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 渀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀挀栀愀洀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 昀愀稀攀爀 愀 氀椀最愀漀 搀攀猀猀愀 瀀漀挀愀 昀攀猀琀椀瘀愀 挀漀洀 愀 攀猀琀愀漀 搀漀 愀渀漀 攀洀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀⸀ 䨀 渀漀 漀甀琀漀渀漀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀洀 昀漀氀栀愀猀 搀攀 昀攀氀琀爀漀Ⰰ 瀀椀渀栀愀猀 攀 昀漀氀栀愀猀 猀攀挀愀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀⸀ 䔀 渀漀 椀渀瘀攀爀渀漀 昀氀漀挀漀猀 搀攀 渀攀瘀攀 搀攀 瀀愀瀀攀氀 攀 瀀愀氀椀琀漀猀 搀攀 瀀椀挀漀氀猀 攀 甀洀 戀漀渀攀挀漀 搀攀 渀攀瘀攀 搀攀 氀愀琀愀猀⸀ 䌀愀搀愀 攀瀀椀猀搀椀漀 挀爀椀愀 愀 攀猀猀渀挀椀愀 搀攀 挀愀搀愀 攀猀琀愀漀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀渀搀漀 䄀渀愀 攀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀攀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 氀切搀椀挀漀 攀 昀愀渀琀愀猀椀漀猀漀⸀ Em relação a parte técnica, uma parcela dos equipamentos foi emprestada da Universidade, como microfone, luz, rebatedor e gravador. Foram usadas três câmeras de modelo Canon T5i, todas pertencentes a membros da produtora. ਀䄀 搀椀爀攀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 昀漀椀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀 挀漀洀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀 洀愀椀猀 昀攀挀栀愀搀漀猀 瀀漀爀 甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 攀猀琀琀椀挀愀 攀 琀愀洀戀洀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀愀 愀琀爀椀稀 洀椀爀椀洀 渀漀 琀攀爀 琀愀渀琀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 攀 猀攀 挀愀渀猀愀爀 挀漀洀 洀愀椀猀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 䐀攀猀猀愀 洀愀渀攀椀爀愀 渀漀 昀漀椀 瀀爀攀挀椀猀漀 爀攀最爀愀瘀愀爀 愀 洀攀猀洀愀 挀攀渀愀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 昀愀挀椀氀椀琀愀渀搀漀 琀愀洀戀洀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 伀瀀琀愀洀漀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 瀀攀氀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 挀洀攀爀愀猀 渀愀 洀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀愀椀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀愀焀甀攀氀攀 昀漀爀洀愀琀漀 ᰀ攠渀最攀猀猀愀搀漀ᴀ†攀 琀爀愀稀攀爀 洀愀椀漀爀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀漀 猀 挀攀渀愀猀⸀  O áudio foi produzido com um microfone direcional, pois o espaço cenográfico era pequeno e os personagens não se movimentavam tanto. A escolha foi pelo microfone shotgun e pelo gravador TASCAM, ambos emprestados da universidade e, posteriormente, houve um tratamento desse som com adição de alguns efeitos necessários, como sons de pássaros e ambientação.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O programa “A casa das estações” é um programa de televisão sobre reciclagem e natureza, no qual os personagens principais são as quatro estações e a menina Ana. Os episódios são divididos por estação, sendo que elas nunca se encontram nos episódios.਀伀 瀀爀漀最爀愀洀愀  昀漀爀洀愀搀漀 瀀漀爀 㐀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 椀渀椀挀椀愀椀猀 搀攀 㘀 洀椀渀甀琀漀猀 挀愀搀愀Ⰰ 漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 猀攀最甀攀洀 愀 漀爀搀攀洀 渀愀琀甀爀愀氀 搀愀猀 攀猀琀愀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀愀㨀 瀀爀椀洀愀瘀攀爀愀Ⰰ 瘀攀爀漀Ⰰ 漀甀琀漀渀漀 攀 椀渀瘀攀爀渀漀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀⸀ 伀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 猀漀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀猀 攀洀㨀 愀 挀栀攀最愀搀愀 搀攀 䄀渀愀 渀愀 挀愀猀愀Ⰰ 愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 挀漀洀 愀 攀猀琀愀漀Ⰰ 甀洀愀 瀀攀焀甀攀渀愀 愀甀氀愀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 挀爀椀愀爀 甀洀 漀戀樀攀琀漀 挀漀洀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 爀攀挀椀挀氀瘀攀椀猀 攀 愀挀愀戀愀 挀漀洀 䄀渀愀 瘀漀氀琀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 猀甀愀 挀愀猀愀⸀ 吀漀搀漀 攀瀀椀猀搀椀漀 琀攀渀琀愀 搀攀 愀氀最甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 瀀愀猀猀愀爀 甀洀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀 攀 攀搀甀挀愀搀漀爀愀 猀漀戀爀攀 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 攀 挀漀洀漀 猀攀 瀀漀爀琀愀爀 搀椀愀渀琀攀 搀攀氀愀⸀ Através dos ensinamentos e brincadeiras de cada episódio é que o produto educa sobre reciclagem e natureza de uma forma interessante e divertida. Um dos fatores com o qual o programa aposta em chamar a atenção do seu público é a estética, pois foi pensada exatamente para aflorar a imaginação das crianças e para ser notada.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀猀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 樀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 渀漀 挀漀洀攀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀 搀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 愀 洀攀氀栀漀爀椀愀 搀攀 瘀椀搀愀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀爀椀愀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀 洀愀猀 焀甀攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 挀栀愀洀愀 愀 愀琀攀渀漀 搀攀 愀搀甀氀琀漀猀 攀 愀琀 搀攀 瀀愀爀挀攀椀爀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀愀爀 瘀椀搀愀 愀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀 琀攀洀 洀甀椀琀漀 愀 攀渀猀椀渀愀爀 洀愀猀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 猀攀爀瘀椀甀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 焀甀攀 渀攀氀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀愀洀⸀ Além de aprendermos sobre a parte técnica do audiovisual, pudemos buscar informações sobre meio ambiente, sociedade e até formas de reaproveitamento e reutilização do lixo. ਀ᰀ䄠 䌀愀猀愀 搀愀猀 䔀猀琀愀攀猀ᴀ† 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 漀甀猀愀搀漀Ⰰ 瀀攀氀漀 琀攀洀愀 琀爀愀琀愀搀漀 攀 瀀攀氀愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 琀挀渀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀瀀爀愀爀愀洀 愀 椀搀攀椀愀⸀ 䘀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀渀琀愀爀 挀漀洀 愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 搀漀 挀栀愀氀Ⰰ 挀漀洀 愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 搀愀 洀愀焀甀椀愀搀漀爀愀 䤀愀渀攀 䜀爀愀渀搀椀渀椀 攀 挀漀洀 漀 愀瀀漀椀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 䤀愀渀搀Ⰰ 焀甀攀 昀愀稀 挀漀渀猀甀氀琀漀爀椀愀猀 猀漀戀爀攀 攀搀甀挀愀漀 攀 猀甀猀琀攀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ Além dessas parcerias, a produtora pôde contar com o apoio de alunos de outros semestres no momento da gravação, o que foi de grande ajuda. O produto foi pensado como forma de trabalho de conclusão do curso, mas sem dúvida alguma é um projeto que pode ser bastante viável e com um tema relevante que deve ser discutido com mais frequência na televisão brasileira.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀䌀䌀䔀䜀䄀Ⰰ 䴀⸀䄀⸀ 䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 挀愀洀瀀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⼀攀搀甀挀愀漀㨀 愀氀最甀渀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 唀匀倀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 渀⸀㐀㠀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㠀ⴀ㈀㄀Ⰰ 搀攀稀⼀昀攀瘀⸀ ㈀   ⴀ㈀  ㄀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀䌀伀䐀⸀ 䐀 甀洀 渀漀瘀漀 爀甀洀漀 愀漀 猀攀甀 氀椀砀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀攀挀漀搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀⸀漀爀最⼀渀漀琀椀挀椀愀猀⼀爀攀搀甀稀椀爀ⴀ爀攀甀琀椀氀椀稀愀爀ⴀ攀ⴀ爀攀挀椀挀氀愀爀ⴀ搀攀ⴀ甀洀ⴀ渀漀瘀漀ⴀ爀甀洀漀ⴀ愀漀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㘀⸀愀戀爀⸀㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀爀椀渀挀瀀椀漀 搀漀猀 ㌀ 刀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀洀洀愀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀ⴀ 猀漀挀椀漀愀洀戀椀攀渀琀愀氀⼀瀀爀漀搀甀挀愀漀ⴀ攀ⴀ挀漀渀猀甀洀漀ⴀ猀甀猀琀攀渀琀愀瘀攀氀⼀挀漀渀猀甀洀漀ⴀ挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀ⴀ搀攀ⴀ 攀洀戀愀氀愀最攀洀⼀瀀爀椀渀挀椀瀀椀漀ⴀ搀漀猀ⴀ㌀爀猀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㠀⸀㄀ ⸀㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀