INSCRIÇÃO: 00231
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT02
 
TÍTULO: Próxima Parada
 
AUTORES: RODOLFO MONTEIRO JÚNIOR (UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA); GLAUCO MADEIRA DETOLEDO (UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA); GIOVANI LUIZ DOS SANTOS (UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA); FLOREAL AFONSO VIEIRA SILVA (UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA); RENAN DA SILVEIRA CAMARGO (UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA)
 
PALAVRAS-CHAVE: cultura, história, ônibus, programa televisivo,
 
RESUMO
O projeto Próxima Parada trata-se de um programa televisivo, no formato de programa de auditório, que acontece dentro de um ônibus que visita bairros históricos e pontos turísticos das cidades em que é gravado. No episódio piloto o ônibus visita o bairro de Santa Olímpia na cidade de Piracicaba-SP, bairro conhecido por preservar a tradição e cultura tirolesa trazida ao país pelos trentinos, também participam do programa moradores dos bairros, bandas e historiadores.
 
INTRODUÇÃO
O programa foi idealizado e produzido para a disciplina de Direção e Interpretação para TV, ministrada no quinto semestre do curso de Rádio, TV e Internet. Um ônibus circular comum, que é transformado em um set de gravação para um programa de auditório, visita bairros e pontos turísticos da cidade de Piracicaba-SP. A cada programa, ou, a cada "parada", moradores e turistas juntam-se ao(a) apresentador(a) dentro do ônibus, como se fossem "passageiros", para contarem histórias e experiências do local abordado no episódio. Historiadores e músicos da região também têm seu lugar reservado no ônibus para compor e contribuir com a riqueza cultural e histórica do programa. O episódio piloto é apresentado por Tuca Miranda, radialista e apresentadora de TV em Rio Claro-SP, com duração de 16 minutos divididos em três blocos. Durante os três blocos, Tuca conversa com os moradores de Santa Olímpia sobre a origem do bairro e de como cultivam e mantém suas tradições e cultura através das festas típicas e datas comemorativas. Para animar ainda mais o programa, a banda Clávix toca, entre os blocos, suas canções autorais, evidenciando a musicalidade piracicabana.
 
OBJETIVO
O programa visa explorar os bairros mais antigos e pontos turísticos de Piracicaba-SP, apontando os lugares mais atrativos e visitados na cidade enquanto conta a sua história. Para atender essa proposta, o projeto propõe a hibridização do formato de programa de auditório com o formato de turismo, tornando assim, o programa atrativo, viável e rentável, com a possibilidade de várias temporadas que podem ser gravadas pelos diversos estados e cidades do Brasil. O programa também se propõe a dar um enfoque não apenas ao lugar visitado, mas incluir o morador, o turista, o cidadão como construtor dessa história, falando de sua vivência no bairro ou sua relação com o ponto turístico, porque cidade não existe sem o cidadão.
 
JUSTIFICATIVA
Em 2017, a cidade de Piracicaba – SP completou seus duzentos e cinquenta anos, logo, a ideia para o produto era criarmos um programa que abrangesse os pontos turísticos e a história da cidade de uma maneira diferente em sua homenagem. Piracicaba, nesse quarto de século, mostrou e consolidou sua importância e relevância no quadro nacional em diversas esferas da sociedade. Na política, destacou-se quando um de seus vereadores, o doutor Prudente José de Moraes Barros (1841-1902), foi o primeiro Presidente Civil eleito pelo povo com mandato de 1984 a 1988. Sua residência em Piracicaba, hoje é um prédio tombado a Nível Municipal, Estadual e Nacional e desde 1957 abriga o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. Na esfera da educação, Piracicaba tem seu destaque por ser a cidade onde se encontra uma das primeiras unidades fundadas pela Universidade de São Paulo em 1931, a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", que leva o nome do dono da terra onde foi construída. A ESALQ, além de ser uma das maiores instituições de ensino e centros de pesquisa e tecnologia do país, com números expressivos de alunos de graduação a pós-doutorado e de profissionais formados desde sua fundação, possuí um campus aberto ao público para prática de lazer, atividade física entre outras. No âmbito econômico, Piracicaba se evidencia, não é de hoje, pela produção e exportação dos derivados da cana-de-açúcar. Foi pioneira na cultura canavieira e gerou inúmeros empregos e renda através da atividade sucroalcooleira. Um dos maiores retratos desse pioneirismo se encontra no monumental Engenho Central de Piracicaba, fundado em 19 de janeiro de 1881, a produção de açúcar era intensa e chegou a ser considerado um dos melhores engenhos do Brasil. Hoje sua arquitetura revela, em partes, o desgaste vindo com o tempo, porém, através de iniciativas governamentais o Engenho passou por revitalizações tornando-se espaço para cultura, abrigando o Teatro Erotides de Campos, que recebe em sua programação orquestras, peças, musicais, também abriga lojas de artesanato, e frequentemente recebe exposições e festas típicas da cidade. Enxergamos nessa riqueza histórica e cultural de Piracicaba, bem como em sua relevância econômica e política, um potencial conteúdo para o programa, que também é uma forma de homenagear a cidade e os cidadãos que fazem parte da construção desse legado deixado para as gerações vindouras.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
As adaptações de veículos para propósitos diversos não são incomuns. Um dos exemplos mais conhecidos são os das bibliotecas itinerantes, uma iniciativa de diversos órgãos políticos, educacionais, culturais, etc., que acontece em todo o país como forma de incentivo à leitura, só no estado de São Paulo, essa atividade tem registro de mais de 80 anos. Comumente, um ônibus circular tem todo o seu interior adaptado para dar lugar a diversas estantes de livros.਀唀洀 挀愀猀漀 洀愀椀猀 爀攀挀攀渀琀攀  漀 搀漀 渀椀戀甀猀ⴀ愀挀愀搀攀洀椀愀⸀ 䔀洀 一漀瘀愀 夀漀爀欀Ⰰ 䄀搀愀洀 娀椀挀欀攀爀洀愀渀Ⰰ 搀漀渀漀 搀攀 愀挀愀搀攀洀椀愀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀爀椀漀甀 甀洀愀 愀挀愀搀攀洀椀愀 椀琀椀渀攀爀愀渀琀攀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀 渀椀戀甀猀 瀀愀爀愀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀爀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀愀 甀渀椀搀愀搀攀 搀愀 昀爀愀渀焀甀椀愀 攀洀 䠀愀洀瀀琀漀渀猀⸀ 伀甀琀爀愀猀 愀搀愀瀀琀愀攀猀 琀愀洀戀洀 樀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 挀漀洀漀 漀 渀椀戀甀猀 挀椀爀挀甀氀愀爀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀 攀洀 挀椀渀攀洀愀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 漀甀 洀攀猀洀漀 愀搀愀瀀琀愀攀猀 昀攀椀琀愀猀 瀀愀爀愀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀攀 猀愀切搀攀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀ Na televisão, o que se vê de conteúdo gravado dentro de um ônibus são matérias jornalísticas com o propósito de mostrar as condições do transporte público, rotina dos trabalhadores que usufruem do mesmo, ou, quadros de programas de comédia como já fez o programa De Cara Limpa, apresentado por Fernando Caruso no canal pago Multishow. Outros exemplos de quadros televisivos gravados em veículos que vale a pena serem lembrados é o “Táxi do Gugu”, um dos quadros do Domingo Legal apresentado por Gugu Liberato desde 1993 até 2009, quando Celso Portioli assumiu a apresentação do programa. “Vou de Táxi”, quadro do programa Caldeirão do Huck e tentativa de resgate do formato também pode ser citado.਀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 倀爀砀椀洀愀 倀愀爀愀搀愀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 甀洀 渀椀戀甀猀 挀椀爀挀甀氀愀爀 攀洀 甀洀 猀攀琀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 愀甀搀椀琀爀椀漀⸀ 伀渀搀攀 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀漀 戀愀椀爀爀漀 漀甀 瘀椀猀椀琀愀渀琀攀猀 搀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 琀甀爀猀琀椀挀漀猀 瀀漀猀猀愀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 猀攀渀琀愀搀漀猀 挀漀洀漀 瀀氀愀琀攀椀愀 渀漀猀 戀愀渀挀漀猀 搀攀 瀀愀猀猀愀最攀椀爀漀猀 攀渀焀甀愀渀琀漀 漀⠀愀⤀ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀⠀愀⤀ 挀椀爀挀甀氀愀 渀漀 渀椀戀甀猀 挀漀渀搀甀稀椀渀搀漀 愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 攀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 吀攀洀漀猀 挀漀洀漀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀氀琀愀猀 䠀漀爀愀猀 搀愀 刀攀搀攀 䜀氀漀戀漀 焀甀攀 琀攀洀 甀洀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 愀琀椀瘀愀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 攀 漀瀀椀渀椀攀猀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀 焀甀攀  䌀愀氀搀攀椀爀漀 搀漀 䠀甀挀欀 攀 䐀漀洀椀渀最漀 搀漀 䘀愀甀猀琀漀Ⰰ 焀甀攀 琀愀洀戀洀 猀漀 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 愀甀搀椀琀爀椀漀 瀀漀爀洀 挀漀洀 甀洀愀 瀀氀愀琀攀椀愀 洀愀椀猀 瀀愀猀猀椀瘀愀Ⰰ 漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀愀 瀀氀愀琀攀椀愀 渀漀猀 搀椀氀漀最漀猀 猀漀 洀愀椀猀 爀愀爀漀猀⸀ O formato do programa de auditório dentro do ônibus é hibridizado com um programa de turismo o que torna o programa rentável uma vez que, podem ser feitas parcerias com restaurantes, lojas, empresas que se situam no local e possam ter o interesse de divulgar o seu nome e a sua marca no programa ao mesmo tempo que geramos conteúdo para o mesmo. Contudo, o formato de turismo não compõe a maioria do programa, pois a proposta é gerar entretenimento e debate social e cultural com participação da plateia na construção dos argumentos.਀唀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 漀 猀椀猀琀攀洀愀 洀甀氀琀椀ⴀ挀洀攀爀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀愀瀀琀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀 搀漀 渀椀戀甀猀 攀 琀愀洀戀洀 漀 搀爀漀渀攀 瀀愀爀愀 椀洀愀最攀渀猀 愀爀攀愀猀 搀漀 戀愀椀爀爀漀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Tendo em vista a abrangência histórica do projeto, decidimos que o programa deveria acontecer fora de um estúdio, mas também queríamos escapar da forte tendência do programa adquirir um caráter documental. Foi então que surgiu a ideia de gravarmos dentro de um ônibus de transporte público no formato de um programa de auditório. Esse formato possibilitou trabalharmos as competências de direção de apresentador e plateia estudadas na disciplina Direção e Interpretação para TV, e produzirmos um conteúdo que serve como registro de histórico porém fora do gênero documentário.਀伀 渀椀戀甀猀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀 琀攀洀 甀洀 最爀愀渀搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 攀  甀洀 昀漀爀琀攀 猀洀戀漀氀漀 琀爀愀琀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀漀 琀攀洀愀 ᰀ䌠椀搀愀搀攀ᴀ†瀀漀爀焀甀攀 挀椀爀挀甀氀愀 瀀漀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 戀愀椀爀爀漀猀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀漀渀琀漀猀 琀甀爀猀琀椀挀漀猀 攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀愀 挀椀搀愀搀漀猀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 挀氀愀猀猀攀猀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 琀爀椀戀漀猀 攀 椀搀愀搀攀猀Ⰰ 挀愀爀爀攀最愀渀搀漀 椀渀切洀攀爀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀 焀甀攀Ⰰ 猀漀洀愀搀愀猀 甀洀愀 愀 甀洀愀Ⰰ 挀漀洀瀀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 倀漀爀 攀猀猀攀 洀漀琀椀瘀漀 攀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 漀 渀椀戀甀猀 渀漀 椀挀漀渀攀 攀 攀 猀攀琀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ A principal referência para o projeto foi o programa Altas Horas transmitido pela Rede Globo desde o dia 14 de outubro de 2000 quando foi exibido pela primeira vez. O programa conta com a presença de celebridades e artistas, mas tem como principal característica a participação e interação da plateia organizada de forma circular no estúdio entorno dos convidados e composta, em sua maioria, por jovens. Serginho coordena as entrevistas de maneira dinâmica abrindo espaço para perguntas e fazendo a interlocução entre entrevistados e plateia.਀䄀搀愀瀀琀愀渀搀漀 攀猀猀攀 昀漀爀洀愀琀漀 瀀愀爀愀 漀 渀漀猀猀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 焀甀攀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 琀攀爀椀愀 甀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀Ⰰ 甀洀愀 戀愀渀搀愀 挀漀渀瘀椀搀愀搀愀 攀 焀甀攀 琀椀瘀攀猀猀攀 漀爀椀最攀洀 渀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 瘀愀氀漀爀椀稀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 愀 洀甀猀椀挀愀氀椀搀愀搀攀 氀漀挀愀氀Ⰰ 攀 愀 瀀氀愀琀攀椀愀 猀攀爀椀愀 昀漀爀洀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 搀漀猀 戀愀椀爀爀漀猀 攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀搀漀爀攀猀 搀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 琀甀爀猀琀椀挀漀猀 瘀椀猀椀琀愀搀漀猀⸀ 倀愀爀愀 愀戀漀爀搀愀爀洀漀猀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 栀椀猀琀爀椀가가가가가가挀漀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 琀攀爀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 甀洀 栀椀猀琀漀爀椀愀搀漀爀  瀀攀爀椀琀漀 渀愀 琀爀愀搀椀漀 攀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 戀愀椀爀爀漀 漀甀 瀀漀渀琀漀 搀攀 琀甀爀椀猀洀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀渀焀甀愀渀琀漀 漀⠀愀⤀ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀⠀愀⤀ 昀愀稀 愀 椀渀琀攀爀氀漀挀甀漀 挀漀洀 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀洀 渀愀 瀀氀愀琀攀椀愀⸀ O passo seguinte envolveu uma questão fundamental. Precisávamos decidir se gravaríamos com o ônibus em movimento ou parado e chegamos a conclusão de que o ônibus em movimento poderia trazer complicações como produção de muito ruído na captação sonora e difícil mobilidade do(a) apresentador(a) e equipe pelo veículo durante a gravação, o ônibus parado foi então a melhor opção que nos daria maior controle sobre tudo o que aconteceria no set.਀䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 渀猀 愀椀渀搀愀 攀爀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 渀椀戀甀猀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ 䘀漀椀 搀攀挀椀搀椀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀瀀椀猀搀椀漀 漀 渀椀戀甀猀 猀攀 搀攀猀氀漀挀愀爀椀愀 搀漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 挀漀洀 搀攀猀琀椀渀漀 愀漀 戀愀椀爀爀漀Ⰰ 攀 渀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 漀 渀椀戀甀猀 猀愀椀爀椀愀 搀漀 瀀漀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 愀渀琀攀爀椀漀爀 挀漀洀 搀攀猀琀椀渀漀 愀漀 瀀爀砀椀洀漀 氀漀挀愀氀 搀攀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 漀 渀漀洀攀 搀愀搀漀 愀漀 瀀爀漀樀攀琀漀㨀 ᰀ倠爀砀椀洀愀 倀愀爀愀搀愀ᴀ⸠ 䐀攀猀猀愀 洀愀渀攀椀爀愀 洀漀猀琀爀愀洀漀猀Ⰰ 渀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 漀 渀椀戀甀猀 攀猀琀愀挀椀漀渀愀搀漀 攀洀 愀氀最甀洀 瀀漀渀琀漀 搀漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀⠀愀⤀ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀⠀愀⤀ 猀愀切搀愀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 挀漀渀瘀椀搀愀渀搀漀ⴀ漀 愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 焀甀愀氀  愀 ᰀ瀠爀砀椀洀愀 瀀愀爀愀搀愀ᴀ†搀漀 攀瀀椀猀搀椀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 攀氀攀⠀愀⤀ 攀渀琀爀愀 渀漀 渀椀戀甀猀 焀甀攀 攀渀琀漀 猀攀 搀攀猀氀漀挀愀Ⰰ 漀 戀愀椀爀爀漀 漀甀 瀀漀渀琀漀 琀甀爀猀琀椀挀漀  爀攀瘀攀氀愀搀漀 猀漀洀攀渀琀攀 愀瀀猀 愀 瘀椀渀栀攀琀愀 搀攀 愀戀攀爀琀甀爀愀⸀ O piloto tem duração de 16 minutos divididos em três blocos. Para a captação foram necessárias duas diárias sendo uma para a matéria que compõe o primeiro bloco e a segunda para a gravação no ônibus. Foi produzido na cidade de Piracicaba-SP e o bairro escolhido foi Santa Olímpia, bairro rural e colônia tiroleza conhecida por preservar a história, cultura e tradição trazida pelos trinitinos no final do século XIX ao Brasil. Rica em seu folclore e famosa por suas festas típicas como a Festa da Polenta, da Cucagna e da Imigração, com uma gastronomia distinta, se tornou um ótimo lugar para o primeiro episódio.਀䘀漀椀 昀攀椀琀漀 甀洀 挀漀渀琀愀琀漀 瀀爀瘀椀漀 挀漀洀 愀 瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 搀愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 搀攀 匀愀渀琀愀 伀氀洀瀀椀愀 椀渀昀漀爀洀愀渀搀漀 搀漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀愀 渀漀猀猀愀 瘀椀猀椀琀愀 攀 搀漀猀 琀爀愀洀椀琀攀猀 搀愀 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 昀椀稀攀洀漀猀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 漀猀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 焀甀攀 最漀猀琀愀爀椀愀洀 搀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀愀 最爀愀瘀愀漀 攀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀洀漀猀 漀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀  倀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 洀攀猀挀氀愀爀 愀猀 椀搀愀搀攀猀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 愀 昀椀洀 搀攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 愀 琀爀愀渀猀椀漀 搀攀 最攀爀愀攀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 匀愀渀琀愀 伀氀洀瀀椀愀 攀 挀漀洀漀 愀 琀爀愀搀椀漀 攀 挀甀氀琀甀爀愀 猀攀 瀀攀爀瀀攀琀甀愀洀 愀琀 栀漀樀攀⸀ A apresentadora convidada para o piloto foi Tuca Miranda, radialista e apresentadora do programa Jovem.Com exibido pela TV Claret em Rio Claro-SP. O programa por ela apresentado tem formato semelhante ao do Altas Horas, a cada episódio é debatido um tema de cunho social com a presença de especialistas no assunto, há também a interação de jovens no debate e a presença de bandas. A experiência da apresentadora com o formato do programa facilitou no processo de direção. ਀䄀 瀀愀爀琀攀 洀甀猀椀挀愀氀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀椀挀漀甀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀 戀愀渀搀愀 䌀氀瘀椀砀 搀攀 倀椀爀愀挀椀挀愀戀愀ⴀ匀倀Ⰰ 挀漀洀 洀切猀椀挀愀猀 攀 氀攀琀爀愀猀 愀甀琀漀爀愀椀猀Ⰰ 攀氀攀猀 洀攀猀挀氀愀洀 攀 瘀愀爀椀愀洀 攀渀琀爀攀 漀 猀愀洀戀愀 爀漀挀欀Ⰰ 爀攀最最愀攀Ⰰ 瀀漀瀀 攀 爀愀瀀Ⰰ 攀氀攀猀 琀洀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀搀漀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 爀攀最椀漀渀愀氀 攀 搀椀猀瀀甀琀愀爀愀洀 愀 昀椀渀愀氀 搀愀 挀漀洀瀀攀琀椀漀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 洀切猀椀挀愀 䤀洀愀最椀渀攀 䈀爀愀稀椀氀 渀愀 攀搀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㔀⸀ Após a bateria de gravações demos início à pós-produção. Baseados na identidade visual já estabelecida para o programa, criamos a vinheta de abertura e transições, procurando também dar dinamicidade nos cortes das imagens para que o telespectador não se sentisse entediado com um único ponto de vista do interior do ônibus. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 䄀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 倀爀砀椀洀愀 倀愀爀愀搀愀  甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀 攀洀 猀攀甀 昀漀爀洀愀琀漀 栀戀爀椀搀漀 瀀漀爀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀 搀椀猀挀甀爀猀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 猀漀挀椀愀氀 攀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 搀愀渀搀漀 瘀漀稀 愀漀 瀀漀瘀漀 攀 瀀漀爀 猀攀爀瘀椀爀 琀愀洀戀洀 挀漀洀漀 甀琀椀氀椀搀愀搀攀 瀀切戀氀椀挀愀 瀀愀爀愀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀猀 攀洀 挀漀渀栀攀挀攀爀 挀椀搀愀搀攀猀 栀椀猀琀爀椀挀愀猀Ⰰ 瀀漀渀琀漀猀 琀甀爀猀琀椀挀漀猀 攀 氀漀挀愀椀猀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀洀 瀀漀爀 猀甀愀 最愀猀琀爀漀渀漀洀椀愀Ⰰ 琀爀愀搀椀漀 攀 昀漀氀挀氀漀爀攀⸀ Santa Olímpia foi um ótimo ponto de partida por sua riqueza em todas essas áreas. A simpatia dos moradores da colônia tirolesa também fica evidenciada no programa, mostrando ao telespectador que não apenas o lugar importa, mas o povo que ali vive. Finalizamos o piloto, satisfeito com o resultado, sabendo, porém, que existem inúmeras abordagens possíveis nesse formato híbrido.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䴀甀猀攀甀 䠀椀猀琀爀椀挀漀 倀爀甀搀攀渀琀攀 搀攀 䴀漀爀愀攀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀栀琀琀瀀㨀⼀⼀洀甀猀攀甀瀀爀甀搀攀渀琀攀搀攀洀漀爀愀攀猀⸀瀀椀爀愀挀椀挀愀戀愀⸀猀瀀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀瀀琀开䈀刀⼀栀椀猀琀漀爀椀挀漀⼀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀匀䄀䰀儀㨀 瀀愀猀猀愀搀漀Ⰰ 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀 昀甀琀甀爀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀㐀⸀攀猀愀氀焀⸀甀猀瀀⸀戀爀⼀椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀