ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00258</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Amor Exigente</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Letícia de Freitas Pastore (Centro Universitário de Rio Preto); Micaela Ferreira Santana (Centro Universitário de Rio Preto); Letícia Borsari Alves de Lima (Centro Universitário de Rio Preto); Thais Rodrigues Baroni (Centro Universitário de Rio Preto); Luciana Leme Souza e Silva (Centro Universitário de Rio Preto); Selma Benedita Coelho (Centro Universitário de Rio Preto)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Dependentes químicos, Publicidade, Rádio, Spot, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O spot apresentado foi criado e produzido no curso de Comunicação Social de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Rio Preto, com o objetivo de transmitir e informar sobre as reuniões do projeto da ONG "Amor Exigente", que atua dando apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos, O programa já funciona há mais de 3 décadas eficientemente, com reuniões, cursos, palestras, eventos e projetos especiais, com representantes e voluntariados espalhados por Brasil, Argentina e Uruguai.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho foi pensado e desenvolvido com base no projeto social 'Amor Exigente', que atua eficientemente dando ajuda aos familiares de usuários de drogas lícitas e ilícitas, através de palestras, cursos, projetos e reuniões semanais, juntamente de uma abordagem educativa e simples, buscando uma maior união familiar e uma ajuda mútua social. A 'FEBRAE: Federação Brasileira de Amor Exigente', órgão responsável pelo projeto, foi fundada no dia 18 de Novembro de 1984, com a necessidade de ajudar ainda mais pessoas, com maior eficiência e resultados. Com o grande crescimento e desenvolvimento do programa, a ONG começou a atender até mesmo pessoas de fora do país, ampliando suas fronteiras e espalhando seu trabalho voluntário pelo mundo a fora. Devido à expansão, o nome da fundação mudou para 'FEAE: Federação de Amor Exigente' em 2009, oficializando seu objetivo de atender todos os tipos de grupos, sejam eles brasileiros ou não. Atualmente, com sua sede principal estando situada em Campinas, São Paulo, o projeto se estende por todo o país, com diversos representantes regionais, e fora dele, com sedes na Argentina e no Uruguai. No spot contido nesse trabalho, abordamos e trazemos o seu total processo de criação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo principal do spot é divulgar as reuniões semanais da ONG Amor Exigente para toda a região de São José do Rio Preto. Sua divulgação é independente de idade e gênero, já que o projeto ajuda todos os tipos de pessoas, mas também busca atingir um público-alvo: dependentes químicos e suas famílias. Essa peça radiofônica publicitária também tem como propósito conquistar e instigar todos os ouvintes para conhecer e saber mais sobre o projeto e o que ele oferece. Com o foco em divulgação, ele também propaga os horários das reuniões e sua localização, juntamente do slogan principal da ONG com o endereço do site, com o objetivo secundário de não somente trazer as pessoas para as reuniões, mas também para o projeto como um todo, ao visitarem o site, conhecendo melhor seus trabalhos, profissionais e projetos, abraçando a ONG e seu trabalho por completo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em 2013, segundo uma pesquisa feita pela TV Tem de Rio Preto e Araçatuba, juntamente com a Promotoria da Infância e da Juventude de Rio Preto, os dependentes químicos da região estavam sofrendo sem tratamento e cuidados gratuitos. De acordo com ela, pelo menos 35% das vagas do Hospital Bezerra de Menezes são ocupadas por pessoas com algum tipo de vício químico. Porém, apesar de ser uma dura e difícil realidade para suas famílias, as mesmas, juntamente com os usuários, não recebiam o apoio devido e não haviam mais vagas disponíveis para internação conforme o tempo passava. E os valores de necessidade não são baixos. Desde 2014 o número de indivíduos com vícios químicos não para de crescer. De acordo com a Deutsche Welle, uma emissora internacional na Alemanha, 250 milhões de pessoas consumiram pelo menos um tipo de droga em um ano. Além disso, no mesmo ano, mais de 207 mil pessoas morreram no mundo devido ao consumo de drogas. O IPCA também divulgou no começo de 2017 que, em uma década, o SUS gastou mais de 9,1 bilhões de reais somente para tratamentos de dependentes químicos no Brasil, sendo que em muitas dessas instituições as famílias não eram tratadas com o devido respeito e atenção, e os pacientes eram até mesmo castigados pelas instituições. Com isso, é possível destacar da necessidade de um órgão responsável para tais cuidados, seja com a família ou com o dependente. E a ONG Amor Exigente surgiu com essa proposta. Como uma forma de apoio solidário e ajuda mútua, a organização não governamental sempre teve como objetivo mudar a vida dessas famílias, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Os projetos especiais incluem o 'Prevenção', que busca desestimular os jovens à experimentar drogas, juntamente com seus pais; o 'Sobriedade', que ajuda os indivíduos que já estão em processo de recuperação; 'Amor-Exigentinho', projeto voltado exclusivamente para crianças e adolescentes, com uma abordagem simples que os incentiva a tomar decisões responsáveis e saudáveis; e o 'Sempre É Tempo', focado em idosos que estão passando pela "síndrome do ninho vazio", que é quando seus filhos saem de casa e eles se sentem tristes e abandonados. Sendo assim, com o constante crescimento do projeto, surgiu a necessidade da divulgação, para alcançar ainda mais pessoas. Atualmente, o Amor Exigente possui seu próprio site com todo o seu conteúdo sendo constantemente atualizado. Ele também está presente no Facebook, Twitter e Youtube, além de ter sua própria loja independente; e sua própria revista, a 'Revistae', lançada mensalmente, com a possibilidade de assinaturas anuais, que ajudam diretamente na arrecadação de fundos para a ONG. Entretanto, a importância da divulgação por meios como rádio e TV ainda é um meio muito importante na publicidade, por isso, o investimento neles é grande. Além de ter um quadro exclusivo no programa Vida Melhor na Rede TV, o Amor Exigente também está presente na Rádio 9 de Julho com o programa Tocando Em Frente, onde promovem discussões sobre temas como vícios, drogas e violência, abordados e discutidos pelos seus principais voluntários e fundadores, promovendo discussões saudáveis e tirando dúvidas sobre o assunto. Porém, era necessária uma forma de divulgar um dos seus projetos mais efetivos e que estava presente desde o início da sua criação: suas reuniões semanais. Com isso surgiu o spot radiofônico, que busca ressaltar a importância e divulgar as reuniões feitas pelo Amor Exigente na região de São José do Rio Preto, convidando a todos para se juntarem, e explicando seu objetivo de forma clara e simples. O rádio é um meio de comunicação muito importante para a sociedade, a informação é um direito e uma forma de todos entenderem um pouco melhor o mundo em sua volta. De acordo com a pesquisa feita pelo portal Connect Mix News, no Brasil o rádio alcança mais de 52 milhões de brasileiros e que em seu pico de audiência, é possível atingir mais de 37 milhões de ouvintes. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No rádio, a linguagem tem sempre que ser simples e objetiva, as pessoas estão ouvindo sem o apoio de uma imagem, portanto, assim que se escuta, deve ser absorvido e entendido. Pensando nisso, na primeira etapa do processo de criação do spot, o roteiro foi estruturado de forma objetiva com uma linguagem simples, para que fosse possível o entendimento de todos os ouvintes de forma imediata. Na segunda etapa definimos a performance vocal, feita por Natália Coquemala, que foi gravada no estúdio da faculdade UNIRP - Centro Universitário de Rio Preto. Uma voz feminina foi escolhida pensando no fato de produzir algo que agradasse mais à audição de uma maneira geral, além de também apresentar confiança na informação passada, no caso, os dias e horários da reunião, com um tom firme e direto, mas também um pouco emocional, combinando com a trilha escolhida, para se aproximar e mexer com o ouvinte, e fazendo se solidarizar perante a causa da ONG Amor Exigente. Após a finalização da produção e gravação, na terceira e última etapa, a trilha foi escolhida e a edição também foi feita e realizada no estúdio do UNIRP - Centro Universitário de Rio Preto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O spot institucional de 30 segundos tem como objetivo trazer mais pessoas para a causa do Amor Exigente, sem qualquer tipo de interesse financeiro direto, além de trabalhar na divulgação de suas reuniões, reforçando sua importância. Sendo assim, em seu processo de produção, pensamos primeiramente em convidar a comunidade para as reuniões, que é um dos principais propósitos do projeto. Trabalhando em cima disso, tentamos transmitir essa característica através da narração e da trilha, que possuem um toque mais pessoal, buscando, além da transmissão da informação, mexer com o coração de quem o ouve. Ele se inicia com a frase "Conheça o projeto amor exigente, um grupo que apoia famílias de dependentes químicos", com o intuito de, diretamente, fazer com que os ouvintes entendam sobre o que o projeto é. Em seguida, o spot continua com as informações, datas e horários sobre suas reuniões semanais, buscando informar o público-alvo interessado. Por fim, ele termina com o endereço do site, para com que as pessoas conheçam ainda mais sobre a finalidade da ONG, além de um convite para participarem da equipe, juntamente de seu slogan "Amor Exigente, um programa que reestrutura famílias". </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O propósito da produção desse spot radiofônico foi fazer com que as pessoas, de forma agradável e sonora, conhecessem mais sobre o projeto da ONG Amor Exigente, que ajuda milhares de famílias de dependentes químicos todos os anos, até mesmo fora do Brasil. O rádio ainda continua sendo um dos maiores e mais importantes meios de comunicação do Brasil, já que é ouvido todos os dias pela população. O meio da publicidade na rádio, além de ser econômico financeiramente, é muito efetivo em divulgação, portanto, ele foi escolhido por ser uma mídia que trabalha com a imaginação dos ouvintes. Por conta disso, buscamos trazer e trabalhar a emoção, com uma trilha mais profunda e os slogans solidários. Apesar de termos um público-alvo direcionado às reuniões, o objetivo era atrair todos os tipos de pessoas, sem considerar questões como idade ou gênero, mas que estivessem dispostas a ajudar ou receber ajuda. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">Amor Exigente São José do Rio Preto. Disponível em: < https://www.facebook.com/Regional.AE.2016/><br><br>Amor Exigente. Disponível em: <https://amorexigente.org.br><br><br>Carta Capital. Usuários de drogas no mundo somam 250 milhões. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/saude/250-milhoes-de-pessoas-usam-drogas-no-mundo>.<br><br>Federação de Amor-Exigente - FEAE. Disponível em: < https://www.facebook.com/amorexigenteoficial><br><br>G1. Dependentes químicos de Rio Preto, SP, sofrem sem tratamento gratuito. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2013/04/dependentes-quimicos-de-rio-preto-sp-sofrem-sem-tratamento-gratuito.html>.<br><br>Hoje Em Dia. Gastos do SUS com dependentes químicos chegam a R$ 9,1 bilhões em uma década. Disponível em: <http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/gastos-do-sus-com-dependentes-qu%C3%ADmicos-chegam-a-r-9-1-bilh%C3%B5es-em-uma-d%C3%A9cada-1.440635>.<br><br>Terra. Aumenta número de dependentes químicos no mundo. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/aumenta-numero-de-dependentes-quimicos-no-mundo,510e6f864d65b438d2b8cf598eb3bfbahi0nw9cc.html>.<br><br> </td></tr></table></body></html>