ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00281</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Que gosto tem? Uma visão sobre comunicação, estratégias e sabores do Quintal Oz</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Aline Macedo (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação); Juliele Souza (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação); Letícia Santos (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação); Fernanda Elouise Budag (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação); Waliton Amorim (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação); Luiz Augusto (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação); Gabriel Emboava (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;alimentação, pesquisa mercadológica, publicidade, slow food, sustentabilidade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A pesquisa mercadológica realizada aqui compõe um levantamento profundo para um planejamento de comunicação ao Quintal Oz  um restaurante  , visando, através de diferentes abordagens, informações que ampliem a visão final deste estudo. Em verdade, mais do que estudar o contexto micro do restaurante em questão, investigamos o panorama mais macro das tendências de consumo em torno do slow food, corrente humanizada e sustentável da alimentação. O estudo revelou que a população de maneira geral, além de manter o hábito de alimentar-se fora do domicílio, busca cada dia mais alimentos saudáveis e com preparo menos industrializado, o que torna o movimento slow food  presente de maneira enraizada nos valores do Quintal Oz  algo muito além de um simples processo de montagem de pratos, mas, também, um modelo de vida que convida o consumidor a repensar seus hábitos e valorizar suas experiências.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O restaurante Quintal Oz mistura as características de um gastropub¹ californiano com os costumes brasileiros. Localizado em Osasco, no estado de São Paulo, traz o conceito gourmet² para seus hambúrgueres, drinks e sobremesas. A ideia de concretizar esse espaço  que valoriza uma gastronomia com sabores não processados e originais  começou quando o Chef Guilherme Youssef, após adquirir experiência em restaurantes em Londres e em outras consultorias no Brasil, decidiu abrir o seu próprio negócio, e o empreendedor Gustavo Kanashiro, ao experimentar suas criações, investiu no restaurante de Youssef, criando, assim, a parceria ideal para o Quintal Oz. O foco desta pesquisa mercadológica foi explorar o restaurante sob a ótica do slow food³, estudando o público-alvo, para alinhar o posicionamento comunicacional da empresa às práticas de consumo. Assim, mesclando a filosofia da marca com a introdução de elementos chaves na comunicação. A pesquisa teve como população-alvo homens e mulheres das classes B e C, residentes da região da Grande São Paulo e que têm o hábito de alimentar-se fora do domicílio. Este grupo faz parte de uma fatia social ávida por informações e atuante no âmbito digital e, nesse sentido, a campanha desenvolvida, após a pesquisa de mercado, pode ser assertiva. _ ¹Gastropubs, conceito do exterior, são bares que oferecem comida de restaurante a preços mais baratos e com um ambiente despojado e descontraído. ²Gourmet: esta palavra será usada aqui para definir produtos culinários de alta qualidade. ³ Slow food ("comida lenta"): movimento e uma ONG fundados por Carlo Petrini em 1986, com o objetivo de promover uma maior apreciação da comida, melhorar a qualidade das refeições e uma valorização do produto, produtor e meio ambiente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Foram desenhados os objetivos da pesquisa mercadológica com intuito de levantar dados sobre o público consumidor e prospects (público em geral) do Quintal Oz, identificando as percepções e expectativas destes no que diz respeito ao movimento do slow food, atingindo interesses estratégicos comunicacionais para a marca. Dessa forma, a partir dos públicos, nossos objetivos foram: Público geral: captar dados para traçar o perfil pessoal, socioeconômico e de hábitos de consumo, analisando características pertinentes ao movimento slow food, das pessoas que realizam refeições fora do domicílio (prospects do Quintal Oz), a fim de descobrir preferências de alimentos, preços, locais e valores praticados por uma marca. Consumidor do Quintal Oz: verificar o reconhecimento da marca, impressões das pessoas antes e depois da experiência tangível, e, principalmente, a relação com o preparo dos pratos pelo restaurante  os quais demoram mais que outros estabelecimentos para chegar à mesa, resultado das políticas do slow food. Com a coleta e análise dos dados resultantes da pesquisa, o plano de comunicação foi desenvolvido para aumentar a lembrança da marca (share of mind)  enfatizando a importância de um bom relacionamento comunicacional do Quintal Oz com seus consumidores  e dar visibilidade ao movimento do slow food  destacando-o ao público, para que a marca não tenha sua imagem atrelada ao oposto, que é o movimento do fast food. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O interesse pelo Quintal Oz como objeto de estudo está relacionado aos valores nos quais a marca se alicerça, pois vão contra o status-quo, ou seja, caminha na direção oposta ao padrão já estabelecido e amplamente aplicado por grandes corporações do ramo dos chamados fast foods. Com a adoção dos princípios do slow food o restaurante promove a apreciação da comida, melhor qualidade das refeições e uma produção que valoriza o produto, o produtor, o meio ambiente e o consumidor. A escolha do nome Quintal Oz deriva não só da ambiência proposta  aspectos do rock norte-americano, das praias californianas e da cultura brasileira  , mas também de uma valorização regional e preocupação de identidade com o público local, porque  Oz é um apelido que os moradores de Osasco atribuem à cidade. Os fatores supracitados estimulam a necessidade de explorar um mercado em ascensão que é relativamente novo e, no processo, contribuir para o desenvolvimento do Quintal Oz por meio da apresentação de estratégias de comunicação e marketing que fortaleçam e ampliem a visibilidade do objeto de estudo (o restaurante e a sua bandeira slow). Tudo isso somente sendo viável, antes, com a pesquisa mercadológica aqui exposta. Ou seja, para garantir o sucesso das ações do planejamento estratégico de comunicação, foi necessário fundamentá-lo em uma base metodológica sólida que permitisse a coleta de informações e dados primordiais para compreender a realidade do modelo de negócio do Quintal Oz, bem como o setor de mercado no qual está inserido. Partindo desse ponto, deve-se realçar que o resultado pretendido desde o início se baseia nos apontamentos e destaques que surgem a partir dos métodos de pesquisa aplicados, bem como no estudo dos ambientes de marketing do Quintal Oz, uma vez que dessa forma foi possível visualizar o problema de comunicação para então propor um planejamento de comunicação que atendesse às demandas da marca e agregue valor a ela de forma eficaz. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A metodologia desta pesquisa mercadológica foi fundamentada em quatro técnicas distintas que, agindo de maneira complementar, colaboraram para resultados condizentes com as estratégias de comunicação e análise do estudo feito. A) Desk research  análise de dados secundários: A pesquisa baseada em fontes secundárias é de extrema importância para fundamentar teoricamente e coletar dados preexistentes para o desenvolvimento de estratégias. Um estudo macro e microambiental tem por princípio análise de órgãos de pesquisa nacionais e locais, além da verificação do cenário político, econômico, social, cultural, ambiental e fatores relacionados ao mix de marketing e influências internas. Identificou-se junto ao Quintal Oz a vertente de um nicho de mercado, utilizada por alguns gastropubs, que é a filosofia do slow food. O movimento aborda uma questão mais ampla sobre novas tendências, como, por exemplo, a centralidade do alimento. Segundo Kotler (1998, p. 161),  a cultura é o determinante mais fundamental dos desejos e do comportamento das pessoas. As subculturas, por sua vez, envolvem as nacionalidades, religião, grupos raciais e regiões geográficas . Essa característica conduziu a busca do entendimento sociocultural do público que frequenta o Quintal Oz e demais concorrentes. B) Entrevista pessoal com público em geral (prospects): A entrevista foi aplicada como uma técnica de pesquisa de marketing, que é uma forma de a empresa ampliar o seu conhecimento sobre o mercado ao qual a marca pertence e como pode se sobressair em relação aos seus concorrentes, assim como conquistar novos consumidores e investir em seu crescimento. Esta pesquisa é de essencial importância para investigar o perfil dos consumidores, além de identificar o interesse do público em frequentar um local como o Quintal Oz. A pesquisa de marketing é a função que conecta o consumidor, o cliente e o público ao profissional mercadológico através de informações que são usadas para identificar e definir oportunidades e problemas, para gerar, refinar e avaliar ações de mercado para monitorar o desempenho organizacional para melhorar a compreensão do marketing como processo. A pesquisa de marketing especifica a informação requerida para abordar essas questões, formula o método para coletar informações, gerencia e implementa o processo de coleta de dados, analisa os resultados e suas implicações. (KOTLER; KELLER, 2006, p. 58). Gil define que  pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores (1999, p. 43, grifo nosso). Por sua vez, Malhotra (2012) estabelece que uma pesquisa descritiva é um  tipo de pesquisa conclusiva que tem como principal objetivo a descrição de algo  normalmente características [& ] (MALHOTRA, 2012, p. 61). A partir desses princípios, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória/descritiva  que permite conhecer o consumidor e suas pretensões  utilizando a técnica de entrevista via questionário on-line. Estruturada de maneira primordialmente quantitativa, tendo pouco espaço a opiniões dissertativas do questionado, a coleta dos dados compreendeu um período de quatro meses, contando do dia 01 de abril a 01 de agosto de 2017. Considerando que a quantidade de pessoas na faixa etária entre 25 a 35 anos, pertencentes às classes B e C, moradores das cidades de Osasco e São Paulo (capital) corresponde a um número superior a 100 mil pessoas, admitimos ser nossa população de interesse, segundo os parâmetros estatísticos, uma população infinita. Partindo desse dado, e assumindo um grau de confiança de 95% e erro amostral de 5%, alcançamos uma composição amostral de 400 questionários válidos  amostra selecionada a partir de amostragem não probabilística por conveniência. C) Análise da entrevista pessoal com público frequentador do Quintal Oz: Esta etapa é uma fase secundária à primeira entrevista com o público em geral. Ou seja, uma etapa contingente, somente questionada, após análise dos dados pessoais, socioeconômicos, culturais e de hábitos de consumo, a quem respondesse afirmativamente sobre o conhecimento da marca Quintal Oz. Então a pessoa era direcionada a uma série curta de perguntas mais específicas. Participaram desse processo final apenas 18% dos entrevistados*, ou seja, identificou-se desde esse momento um dos problemas da marca em relação ao seu não reconhecimento pelo público em geral. O questionário manteve o caráter majoritário quantitativo, porém, foram dispostas questões abertas (de caráter mais qualitativo) para avaliar a lembrança e impressão sobre o local. D) Cliente oculto: Por fim, complementando o olhar sobre o frequentador do Quintal Oz, empreendemos uma pesquisa comumente chamada de  cliente oculto , seguindo o método de observação não estruturada proposto por Malhotra (2012):  observação que envolve o monitoramento, por um pesquisador, de todos os aspectos do fenômeno, sem especificar antecipadamente os detalhes (MALHOTRA, 2012, p. 156). Ou seja, realizamos uma observação in loco do espaço do Quintal Oz, atendimento e qualidade dos produtos, verificando também a experiência dos clientes que já frequentam o local. Para tanto, alguns dos integrantes do grupo, que ainda não tinham realizado contato pessoal com os responsáveis pelo Quintal Oz, dispuseram-se a ir sob a perspectiva do consumidor final no horário e dia de pico que o restaurante costuma ter (sábado por volta das 21 horas), constatando diretamente e confirmando algumas questões já levantadas anteriormente nos demais métodos de pesquisa. _ *Ainda que reduzida, consideramos a amostra suficiente levando em conta o caráter também qualitativo desta fase da pesquisa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O resultado obtido em cada um dos métodos de pesquisa aplicados confirmou com maiores fundamentos e precisão premissas e hipóteses pré-estabelecidas, e ainda desmistificou outros pressupostos e revelou conceitos. Assim, auxiliando na solução de problemas comunicacionais e estratégicos. A seguir apresentamos as análises respectivas às técnicas utilizadas: A) Desk research  análise de dados secundários: Aqui o foco foi entender a emergência do tema slow food, atuante no mercado gastronômico. O movimento foi uma resposta ao fast food, este último aceito e absorvido no cotidiano das pessoas, por fazer parte integrante de um sistema que enaltece a rapidez e praticidade, principalmente em centros urbanos, como a Grande São Paulo (que engloba a região de Osasco), ou seja, um fator a ser enfrentado pelo Quintal Oz imerso num ambiente sob essas condições. O slow food possui um conjunto de práticas que visa o resgate de produtos alimentares de melhor qualidade, provenientes de processos justos e limpos, diferente do fast food, o qual utiliza de recursos industrializados e se vale de uma tática de padronização de cardápio para ampliar a rede de atendimento e diminuir o tempo de espera. Segundo Carvalho (2008), o slow food possui uma estreita sinergia com as lutas altermundistas (globalização alternativa) e ambientalistas. É possível dizer que há uma proximidade entre o movimento slow e demais que recusam o que consideram ser a uniformização da globalização. O cenário político, econômico e social vem mudando nos últimos tempos, uma maior gama de informações a respeito do impacto e consequências de hábitos de consumo sobre o meio ambiente estão sendo mais consideradas na tomada de decisão do público consumidor. Fundamentar como valor e filosofia de marca modelos de produção como os defendidos pelo movimento slow food é uma vantagem, inclusive, competitiva pra o Quintal Oz. B)Análise da entrevista pessoal com público em geral (prospects): Os dados coletados sobre o público em geral apresentam características e informações pessoais, socioeconômicas, culturais e de hábitos de consumo. Quanto à identidade do gênero dos entrevistados, 98,5% se identificam com o gênero biológico, ou seja, se definem como cisgênero e compreendem a faixa etária dos 18 aos 25 anos. Costumam utilizar meios de transporte público, como ônibus e metrô, e sofrem os reflexos da crise econômica que atinge o país e causa o aumento no número de desempregados e de renda baixa  grupo que compõe uma grande fatia entre os entrevistados. Quanto ao grau de escolaridade, a maioria dos entrevistados já cursou o ensino superior ou ainda está cursando; e mais de um quarto reside em Osasco, onde está situado o Quintal Oz. Os três meios de informação mais utilizados pelos entrevistados são os sites, as redes sociais e as revistas, dado que reflete o fato de tratar-se um grupo de entrevistados que em sua maioria é jovem. Sendo assim, meios tradicionais, como a TV, por exemplo, apresentam um nível médio de receptividade. Dentro das redes sociais, as apontadas como mais utilizadas são o Facebook e o Whatsapp, sinalizando possíveis veículos para o planejamento de comunicação. O hábito de realizar refeições fora de casa é mantido, mesmo sob as condições de crise econômica do país, ocorrendo, em sua maioria, cerca de 2 a 4 vezes por semana. Mais da metade dos entrevistados (50,4%) tem como preferência os restaurantes e refeições como lanches e porções. A partir de uma análise da resposta aberta, qualitativa, sobre o que se prefere nesses locais e, também, em relação à pergunta  O que você leva em consideração para avaliar como um  ótimo lugar para se ir comer ? , o sabor e o cuidado no preparo da comida são os critérios de maior importância para os entrevistados; pontos proporcionados pelo Quintal Oz ao seu público e que atuam no movimento slow food. C)Análise da entrevista pessoal com público frequentador do Quintal Oz: Apesar de ser um número reduzido os entrevistados que conhecem a marca, foi possível averiguar detalhes pertinentes à comunicação e qualidade dos serviços prestados. O ponto que mais salta às informações coletadas é o de que 83,3% do público frequentador teve seu primeiro contato com o Quintal Oz por meio de indicações de amigos, seguido das redes sociais. Assim, destacamos desde já que ações direcionadas à experiência do público são de fundamental importância. Em relação ao ambiente propiciado ao consumidor, a pergunta foi aberta e, com um levantamento de dados minucioso das respostas, chegou-se à conclusão de que revela um ponto positivo e outro negativo: ainda que o ambiente seja considerado despojado e interessante, diverge do que se tem em mente pelo o que é apresentado nas redes sociais digitais da marca. O atendimento é avaliado como  bom , seguido do cardápio, que tem reação igualmente positiva em relação à variedade de pratos ofertados, mas com tendência de reação negativa em relação aos preços. Ainda assim, concluindo, em sua maioria, os entrevistados convidariam amigos e familiares para o local, por ser acolhedor. D)Análise de cliente oculto: A partir da pesquisa de cliente oculto, que usa prioritariamente da observação, identificamos que, atualmente, os principais problemas de marketing que podem ser observados no Quintal Oz são: (1) promoção desestruturada de sua marca no meio digital (sem utilização de estratégias e ações para fidelização do público); (2) ausência de oferta de uma experiência no PDV além do palpável que incentive o retorno do consumidor ao estabelecimento; e (3) atendimento inconsistente devido à falta de treinamento dos funcionários. Considerando os problemas apontados, os principais objetivos de marketing sugeridos para a marca foram: " Aumentar o share of mind do Quintal Oz: melhorando a experiência do consumidor em relação ao serviço oferecido pelo restaurante, utilizando também o conceito do slow food. " Implementar programas de fidelização de clientes para construir um bom relacionamento com os consumidores e incentivar seu retorno ao estabelecimento. " Engajar os colaboradores: investir no treinamento dos funcionários e em programas de incentivo a eles, aprimorando assim o discurso da marca e a qualidade do atendimento oferecido. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A pesquisa mercadológica, tendo sido fragmentada em métodos distintos, objetivou coletar subsídios para melhorar a comunicação do Quintal Oz com o seu público, estreitando este relacionamento cada vez mais e, com isso, consequentemente, despertar a atenção do público para o movimento do slow food, extremamente relevante para a contemporaneidade e nossa eminente necessidade de pensar em sustentabilidade, contribuindo para ações mais conscientes e humanizadas de hábitos de consumo. Em sua maioria, as conclusões obtidas mediante análise de resultados conversaram positivamente com as hipóteses levantadas no projeto anterior à pesquisa, alimentando com mais dados teóricos e práticos uma base para o Quintal Oz identificar potenciais consumidores e manter a lembrança da marca em alta no mercado, valorizando acima de tudo a experiência positiva e a filosofia slow dentro de seu espaço gastronômico e de convivência. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CARVALHO, Isabel Cristina Moura. Slow food e a educação do gosto: um movimento social sem pressa. Revista Prâksis - Educação e Meio Ambiente, ano 5, v. I, 2008.<br><br>GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.<br><br>KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1998.<br><br>KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo. Pearson, 2006.<br><br>MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.<br><br>SAMPAIO, Gabriela. Gastropubs propõem atmosfera e preço de bar com gastronomia de restaurantes. Uol, 2011. Disponível em: <http://bit.ly/gastropubsuol>. Acesso em: 01 mar. 2017.<br><br>SLOW FOOD BRASIL. Movimento Slow Food. Disponível em: <http://www.slowfoodbrasil.com/slowfood/o-movimento> Acesso em: 12 mar. 2017. <br><br> </td></tr></table></body></html>