ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00315</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Uberaba Sport Club: 100 anos de paixão</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Talyson Ferreira de Oliveira Silva (Universidade de Uberaba); João Víctor Terra Cunha Matarim (Universidade de Uberaba); Indiara Ferreira (Universidade de Uberaba)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Uberaba Sport Club, 100 anos de paixão, Revista Customizada, Projeto Gráfico, Futebol</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A revista  Uberaba Sport Club: 100 anos de paixão trata-se de um projeto desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de Jornalismo da Universidade de Uberaba, concluído no segundo semestre de 2017. O produto é elaborado em razão dos 100 anos do Uberaba Sport Club, clube de futebol do interior mineiro, e enquadra-se como uma revista customizada. Foi desenvolvida na linha de pesquisa do curso denominada biocomunicação, que estuda os processos comunicacionais que rondam a vida do ser humano. A escolha do formato revista deve-se à linguagem mais leve, à possibilidade de um design mais sofisticado e à proximidade com o leitor que a mídia propicia, principalmente, com um público-alvo. Sendo um meio impresso, traz a sensação de tradição e história, e permite um material mais especializado. Uma mídia oportuna para retratar o centenário de uma equipe de futebol.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O principal clube de futebol da cidade de Uberaba em Minas Gerais, o Uberaba Sport Club (USC), foi fundado no dia 15 de julho de 1917. Em 2017, o time completa, então, 100 anos de anos de história, marcados por glórias, conquistas e maus momentos. O clube é um dos mais tradicionais do interior do Brasil. Começou como time amador e despertou rivalidades, desde do início. O time e o esporte agitavam a cidade, que, naquela época, tinha poucas opções de lazer. Depois de disputar o primeiro Campeonato Mineiro, em 1945, em que os jogos eram realizados apenas em Belo Horizonte, com equipes da cidade e das redondezas, a equipe lutou para se consolidar no cenário estadual e se profissionalizar cada vez mais. Em 1958, depois que o regulamento do Campeonato Mineiro mudou, os jogos passaram a ser de ida e volta, então, se abriu espaço aos clubes do interior. A partir daquele ano, o Uberaba Sport participou do Campeonato Mineiro de forma bastante competitiva. Foram anos de ouro. Alavancado pela construção do Uberabão (atual estádio), inaugurado em 1972, uma mobilização foi realizada para que o clube passasse a disputar o Campeonato Brasileiro da série A. Quatro anos depois, o time estreou no Campeonato Brasileiro, jogando partidas com importantes clubes do país. Hoje, o USC disputa o módulo II do Campeonato Mineiro, tentando voltar à elite da competição e aos holofotes nacionais. A equipe sofre uma decadência, desde a década de 90, que se consolidou a ficar cada vez pior nos anos 2000. Mas mesmo com a má fase, o Uberaba Sport tem torcedores apaixonados e fanáticos. Com tantos acontecimentos relevantes, a revista  Uberaba Sport: 100 anos de paixão buscou retratar os fragmentos mais relevantes desta trajetória, a partir de dois eixos (Hoje e Ontem). Foram 206 páginas divididas em 32 reportagens informativas e ainda houve a utilização de gêneros opinativos, como charges, colunas, crônicas e editorial para remontar essa trajetória de histórias, tradição, vitórias e lutas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A revista "Uberaba Sport Club: 100 anos de paixão" tem o objetivo geral de apresentar a atual situação do Uberaba Sport Club e resgatar a história do time, que completou 100 anos, no dia 15 de julho de 2017, além de contar a história dos momentos mais importantes da equipe durante esses 100 anos. Pretende-se exaltar a importância de pessoas fundamentais para o clube, como ex-jogadores e outras personalidades que contribuíram com o Colorado; e retratar o momento atual do clube, com as dificuldades e a busca de superação. Para isso, a revista foi dividida em dois eixos: o Hoje e o Ontem. O eixo  Hoje (2000 - 2017) conta com oito editorias, com os objetivos específicos de retratar a história e a situação do Uberaba Sport Club no cenário futebolístico; trazer a história de três torcedores apaixonados; abordar a atuação das torcidas organizadas; ressaltar a importância dos patrimônios perdidos pelo clube, resgatando a memória dos mesmos; contar a história do mascote colorado; apresentar a trajetória dos principais jogadores dos anos 2000; traçar um panorama da atual situação do Uberaba Sport no cenário futebolístico e enfatizar a rivalidade entre o clube e os times locais e da região. Já o eixo  Ontem (1917 - 1999) apresenta 10 editorias, com objetivos específicos de retratar o surgimento do Uberaba Sport; explanar as fases da profissionalização do time; dissertar sobre a consolidação do clube no cenário mineiro; relatar a história e a importância do Uberabão (estádio do clube) para o Colorado; enfatizar o auge do time nas décadas de 70 e 80; relembrar os principais jogos; apresentar histórias de ex-jogadores e de pessoas importantes ligadas ao clube; trazer a história e o significado do hino do USC e elencar os principais acontecimentos dos 100 anos do Uberaba Sport Club. Buscou-se um material jornalístico customizado em decorrência do centenário da equipe. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Uberaba Sport Club é um dos clubes mais antigos do estado de Minas Gerais. É o primeiro clube de futebol de expressão da região do Triângulo Mineiro. Desde que surgiu, em 1917, ainda como equipe amadora, até a profissionalização, na década de 40, atraiu olhares de todo o Brasil e conquistou respeito. Foi a primeira equipe do interior a participar de um Campeonato Mineiro, em 1945, que, até então, contava apenas com clubes de Belo Horizonte. O sucesso foi consolidado, na segunda metade da década de 70 e no início década de 80. Nessa época, o Colorado, como é conhecido pelas suas cores vermelha e branca, disputava campeonatos em nível nacional, como Taça de Ouro e Taça Brasil (atual série A do Campeonato Brasileiro) e Taça de Prata (atual série B). Por muito tempo, chegou a ser considerado o time mais importante do interior. Depois de Atlético-MG e Cruzeiro, disputou o posto de terceira potência do estado com o América-MG. O jornalista Moura Miranda acompanha o clube há 43 anos e relembra: Naquela época, em todo lugar que o Uberaba Sport chegava era visto como um grande clube. No Sul do país ou no Norte quando o time chegava todo mundo conhecia. A equipe tinha grandes jogadores que faziam seu nome e disputava jogos contra grandes equipes como Santos, São Paulo, Cruzeiro, Atlético-MG, Flamengo, entre outros. Um jogo memorável foi contra o Santa Cruz, de Recife, no Uberabão, em que o time, depois de uma derrota para a equipe do Guarani de Sobral (PE), precisava vencer de três de gols de diferença para se classificar para a Taça de Ouro. O Uberaba fez muito mais do que isso e venceu por 5 a 0. Então, é uma equipe de tradição, que trouxe muitas alegrias para a torcida e para a cidade. Depois a equipe entrou em decadência e passou a disputar apenas campeonatos locais e, uma vez ou outra, competições nacionais como a Copa do Brasil. Mesmo com esse cenário, a equipe não deixa de ser considerada uma grande equipe brasileira. (MIRANDA, 12/06/2017). Faz-se importante registrar essa história de um passado de glórias e mostrar sua atual situação no centenário. O Uberaba Sport Club é considerado um patrimônio da cidade de Uberaba. É oportuna a redação e criação de um material especializado, no caso uma revista sobre o tema, como forma de eternizar essa memória de 100 anos do clube mineiro. Sobre o critério de oportunidade para a produção de qualquer material ou texto jornalístico, Erbolato (1991), define:  Deve-se haver sempre um motivo para a divulgação de qualquer reportagem. Mesmo as chamadas matérias frias aguardam que algo ocorra, relacionado a elas, para serem divulgadas. É o que na gíria jornalística, se chama de gancho. (Erbolato, 1991, p.64). O material além de restaurar, resgatar e preservar a cultura e a memória do futebol da cidade de Uberaba poderá servir também para consulta no próprio Uberaba Sport Club, dirigentes, torcedores e para as futuras gerações. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A revista customizada  Uberaba Sport Club: 100 anos de paixão trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que foi desenvolvido durante o segundo semestre de 2017. Na elaboração do projeto, em um primeiro momento, foram estudados os métodos para a elaboração de um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, através das bibliografias Como elaborar projetos de pesquisa (2002), de Antônio Carlos Gil e A arte de pesquisar (2004), de Mirian Goldemberg, além de bibliografias complementares. Logo após a definição do tema, foi discutida a mídia ideal para a elaboração. Por se tratar de uma abordagem histórica e com um público-alvo definido, optou-se pela revista customizada. Outros fatores também pesaram, como a possibilidade da produção de um design mais elaborado a partir da pesquisa mais aprofundada. É necessário lembrar que a revista é mais literária que o jornal, no que se refere ao tratamento do texto, e mais artística quanto aos aspectos de programação visual. Dentro dessas premissas, não devemos esperar que as revistas tenham fórmulas de redação tão rigidamente estabelecidas quanto as notícias de jornal. (CAMARGO, 2015, p. 15). Definidos tema e mídia, começaram-se as pesquisas e levantamento de informações gerais. O livro Jornalismo Esportivo (2003), de Paulo Vinicius Coelho e A arte de editar revistas (2015), de Fátima Ali, serviram como referência. O levantamento com as possíveis fontes do trabalho proposto aconteceu logo em seguida. Elencadas as fontes, entrevistas em vídeo e em áudio foram captadas. Além disso, visitas ao Arquivo Público Municipal para pesquisa eram constantes. Foi definida a estrutura do projeto, que se guiou com base nos métodos e técnicas de pesquisa propostos por Gil (2002). Do ponto de vista da natureza, a pesquisa se caracteriza como aplicada, pois envolve verdades e interesses locais. Do ponto de vista dos objetivos, de acordo com Gil (2002), a pesquisa se caracteriza como exploratória, pois explora elementos importantes na história do Uberaba Sport Club, como torcida, estádio, principais jogadores. Relacionada aos procedimentos técnicos, a pesquisa se caracterizou como bibliográfica (elaborada a partir de um material já publicado) e também documental. A pesquisa também se constituiu como levantamento, pois envolverá a interrogação direta relativa ao comportamento das pessoas, como, por exemplo, torcedores do Uberaba Sport. Do ponto de vista da forma de abordagem do problema, se encaixa nas duas vertentes: quantitativa e qualitativa. O objetivo da quantitativa foi verificar a possibilidade de lançamento da revista e a viabilidade financeira. O questionário foi aplicado com 15 possíveis investidores. Composto por questões fechadas, apresentou três eixos: realidade da empresa, interesse pela mídia revista e perspectiva de investimento na mídia revista. Já a pesquisa qualitativa trouxe referências quanto ao conteúdo. Foram realizadas entrevistas com ex-jogadores, jornalistas, radialistas, torcedores e pessoas ligadas à história do Uberaba Sport, bem como as decupagens, entre agosto e setembro de 2017. Logo após, houve a fase da redação dos textos, juntamente com a realização das sessões fotográficas. A etapa também compreendeu a reunião de outras imagens de arquivo. Depois das pesquisas e redação, finalmente, chegou-se à revisão textual dos conteúdos, seguida por uma revisão histórica. Na sequência, foi realizada a composição do design gráfico, com a escolha da tipografia, olhos, cores, composição de página, entre outros. Depois da diagramação e de uma revisão gráfica, a revista foi impressa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A revista  Uberaba Sport: 100 anos de paixão , foi desenvolvida em 206 páginas, com lombada quadrada, e dois eixos: Hoje (acontecimentos e histórias de 2000 até 2017) e Ontem (antes dos anos 2000). Optou-se por trazer a editoria mais atual para as primeiras páginas, como forma de evidenciar a atualidade, ou seja, a continuidade da história dos times, apesar de tantas dificuldades. O eixo  Hoje é composto por oito editorias, sob responsabilidade do aluno João Víctor Terra Cunha Matarim: Panorama (um panorama geral da equipe colorada nos últimos anos); Paixão de Torcedor (histórias de torcedores apaixonados pelo clube); Torcidas Organizadas (a cultura das organizadas do Uberaba Sport); Boulanger Pucci (a perda de patrimônios do clube, em 2009); Zebuzão (história do mascote); Principais Jogadores (dos anos 2000 até os dias atuais); Atual Situação (como está o Uberaba Sport hoje); Rivalidades (histórias sobre os principais rivais do Uberaba Sport na região). Ao todo, foram entrevistadas 14 fontes, entre ex-jogadores, presidente do clube, jornalistas, cronistas esportivos, radialistas, ex-dirigentes, torcedores e pessoas que, de alguma forma, estão ligadas ao clube. Já o eixo  Ontem é dividido em 10 editorias, sob a responsabilidade do aluno Talyson Ferreira de Oliveira Silva: Nascimento (os fatores que levaram ao surgimento do clube e a consolidação nos primeiros anos); Profissionalização (de amador a profissional, como o Uberaba Sport enfrentou essa transição); Expansão (a consolidação do Uberaba Sport no cenário mineiro); Uberabão (a história da construção do estádio Engenheiro João Guido); Auge (os anos de glória colorada, nas décadas de 70 e 80); Principais jogos (os dez principais jogos elencados por jogadores, jornalistas, torcedores e pessoas ligadas ao clube durante as pesquisas e entrevistas); Principais jogadores (os principais jogadores do clube antes dos anos 2000); Pessoas importantes (a história de pessoas que marcaram a história do clube); Hino (a história e a interpretação do hino do USC); Fatos principais (em formato de linha do tempo, a história dos 100 anos da equipe colorada, em infográfico). Ao todo, foram entrevistadas 18 fontes entre ex-jogadores, jornalistas, cronistas esportivos, radialistas, historiadores, pesquisadores, professor de línguas, músico, torcedores e pessoas que, de alguma maneira, estão ligadas ao clube. Além dos 32 textos informativos, em linguagem interpretativa, característica de um magazine, foram utilizados gêneros opinativos autorais, como o editorial, e também de outros autores, como charges, coluna, crônicas. Revistas só existem porque pessoas têm interesses e querem comunicar seus interesses. Quem trabalha nas redações não só cria e seleciona o conteúdo que o leitor deseja, mas tem ainda de seduzi-lo para que o texto seja lido. [...] Há quem pense que escrever é bem é escrever difícil. Engano. Um grande número de obras primas literárias foi escrito numa linguagem de grande simplicidade. Aqui estão cinco princípios do bom texto: simplicidade, clareza, concisão, precisão e estilo. (ALI, 2009, p. 32 e 258). Projeto Gráfico O produto foi impresso, em papel sulfite, gramatura 90gr, sendo a capa em papel couchê, em 170 gr. Finalizada com lombada quadrada, foi diagramada em duas colunas, com o objetivo de valorizar os brancos, ou seja, os respiros dentro das páginas. Nos boxes, houve adaptações na paginação para melhor apresentação gráfica. A composição será com quatro cores, derivando dos tons de vermelho utilizados pelo time: Vermelho Lídia (M - 100, C- 0, Y - 100, K- 60), Vermelho Sangue (M - 100, C- 15, Y - 100, K- 0) além do Cinza (M- 0, C-5, y-0, k-10) e do Preto (M- 0, C-0 y-0, k-100) A fonte principal foi  Próxima Nova , com suas variações da família tipográfica no tamanho 12,3 e espaçamento entre linhas de 17 cm, e entre colunas de 0,5 cm. A escolha da fonte se deu por ser mais reta e adequar-se a um tema leve. Como fonte alternativa, no editorial, índice, expediente e na linha do tempo foi utilizada a tipografia decorativa SF Kingston. A tipografia tem um potencial ilimitado para uma boa comunicação. Cada tipo expressa uma conotação, um sentimento. Alguns são mais quentes, mais fortes ou mais delicado, femininos ou masculinos. O tipo reflete a personalidade da revista e conteúdo do texto: alegre, triste, sério, bobo, elegante, desajeitado. Dizer uma coisa no texto mostrar outra com a tipografia não deve ser feito. (ALI, 2009, p. 118). As aberturas das editorias sofreram variações de design. Simples ou com fotos estouradas nas páginas, dependendo da relevância de cada tema. A diagramação ainda contou com desenhos vetorizados. Desenhos ilustrativos, quadros, gráficos e até mesmo tabelas chamam a atenção do leitor porque diferem do ambiente de texto em torno. Além de  decorar a página, funcionam como ganchos para levar o leitor a ler o texto e dão variedade para o conjunto da revista. A ilustração não deve ser apenas uma qualidade visual, mas também ser informativa e adequada ao conteúdo da matéria. Hoje a ilustração é usada para representar tem temas emocionais ou abstratos, matérias didáticas nas quais é necessário dar uma instrução que não seja tão clara com fotos. É usada também quando a fotografia não é possível, seja por razões práticas  uma situação perigosa, por exemplo -, seja quando há restrições legais ou de segurança  um julgamento em um Tribunal de Justiça onde se proíbe a entrada de fotógrafos, ou quando a pessoa em questão não pode ser identificada. (ALI, 2009, p.190). A Capa A capa contou com a cor Vermelho Lídia ao fundo. Os contornos ao fundo têm a intenção de representar um  manto sagrado . O símbolo da equipe é exposto em destaque com o título, juntamente com a tipografia que dá o nome a revista:  Uberaba Sport Club  100 anos de paixão . Legendas e olhos As legendas seguem tamanho 11,5 e espaçamento de 16, dispostas na página ao lado ou embaixo das fotos, com uma reticula em Vermelho Sangue acima ou alinhada à esquerda do texto. A regra não vale para fotos dispostas em página inteira. O olho seguiu um design simples, com a fonte 22, e espaçamento entrelinhas de 27, em Vermelho Lídia, com aspas na parte superior detalhadas, em Vermelho Sangue. Foram enfatizadas as frases mais impactantes dos personagens e/ou trechos importantes do texto. Editorias, paginação e títulos Os nomes das editorias foram dispostos no canto esquerdo das páginas pares, com uma linha traçada em Vermelho Sangue, seguida pelo logo do clube, em cada página. A ordem se inverteu para as páginas ímpares (nome da editoria do lado esquerdo). A paginação nas páginas pares foi acompanhada do nome  Uberaba Sport Club e, nas páginas ímpares, do slogan  100 anos de paixão . Os títulos sofreram variação de cores. No eixo  Hoje , os títulos das reportagens foram elaborados em Vermelho Sangue e o eixo  Ontem , em Vermelho Lídia. Infográficos A última editoria da revista, denominada  Fatos Marcantes , trouxe uma linha do tempo, com toda a história dos 100 anos do Uberaba Sport resumida em pequenas notas. É uma forma de chamar a atenção e oferecer dinamismo, mas não perdendo os principais detalhes. Para o maior aprimoramento foi usado um design um pouco mais sofisticado. Segundo Fátima Ali (2009): Dados estatísticos complexos podem ser explicados e comparados por meio da utilização de mapas, diagramas, quadros e tabelas. Eles substituem longas explicações e ajudam o leitor a receber a mensagem rapidamente. Um assunto sem graça, ou difícil de expressar em palavras, pode se tronar mais claro com infográficos. As fotos ajudam o leitor a ter uma impressão visual da realidade; infográficos ajudam o leitor a entender o que é pesado, intangível ou escondido. Além de informar e explicar, quebram a monotonia do texto e tornam a página mais atraente. Como as fotos, os infográficos podem ser bons ou ruins. (ALI, 2009, p. 192). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O Uberaba Sport Club é uma equipe de história rica. São 100 anos marcados por reviravoltas, dificuldades, momentos nobres e marcantes. O primeiro grande clube do Triângulo Mineiro nasceu com o propósito de ser grande, como disseram seus fundadores. A relevância do clube para a cidade se evidencia pela torcida apaixonada. Toda a região já ouviu falar do USC, porém poucos conhecem, com profundidade, sua história. Esse foi nosso objetivo. O trabalho é fruto de muita pesquisa e aprofundamento para que o resultado fosse o mais fiel à história. A humanização e histórias de vida também nos motivaram a buscar uma linguagem mais leve, em estilo literário, o que impulsionou um design simples, porém, sofisticado. Esperamos, de fato, contribuir com as futuras gerações, a partir deste trabalho. Vislumbramos que este material seja publicado e possa servir como fonte de pesquisa e também como um portfólio. A perspectiva é registrar as histórias dos demais clubes de futebol do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e do interior do Brasil, de forma a valorizar o esporte, a cultura e a memória dos municípios. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALI, Fátima. A arte de editar revistas. São Paulo, Nacional, 2015.<br><br>CAMARGO, Celi  Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Uberaba: Uniube, 2014.<br><br>COELHO, Paulo Vinicius. Jornalismo Esportivo, São Paulo: Contexto, 2003.<br><br>CLUBE, Uberaba Sport. Uberaba Sport Club. Disponível: http://www.uberabasportclub.com.br/home . Acesso em: 12 maio 2017.<br><br>ERBOLATO, Mário de Lucca. Técnicas de Codificação em Jornalismo: Redação, Captação e edição no jornal diário. São Paulo, Ática, 5ª Edição, 1991.<br><br>FERREIRA, Indiara  Plano de Ensino: metodologia aplicada ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Código: 64357. Uberaba: Uniube, 2017.<br><br>GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.<br><br>MARQUEZ, Eliane. Eliane Marquez depoimento [ago. 2017]. Entrevistadores: Talyson Oliveira e João Víctor Matarim. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017. 26 minutos. Entrevista concedida ao Trabalho de Conclusão de Curso Uberaba Sport Club: 100 anos de Paixão.<br><br>MIRANDA, Moura. Moura Miranda: depoimento [ago. 2017]. Entrevistadores: Talyson Oliveira e João Víctor Matarim. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017. 56 minutos. Entrevista concedida ao Trabalho de Conclusão de Curso Uberaba Sport Club: 100 anos de Paixão. <br><br> </td></tr></table></body></html>