INSCRIÇÃO: 00319
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP09
 
TÍTULO: Reflexão sobre estereótipos na propaganda - a velhice na publicidade
 
AUTORES: Lívia Reim Alves Dias (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAESA); Monik Mariani Sagrillo (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAESA); Victor Reis Mazzei (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAESA)
 
PALAVRAS-CHAVE: Estereótipos, Publicidade, Redação Publicitária, Velhice,
 
RESUMO
O anúncio apresentado neste memorial foi elaborado como trabalho final da disciplina Redação Publicitária, no 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Faesa. O objetivo da atividade consiste em colocar em prática o que aprendemos sobre os textos apolíneo e dionisíaco. Para trazer mais realismo ao trabalho, o professor solicitou aos alunos que assinassem as peças com empresas reais. O tema proposto foi “Reflexão dos Estereótipos na Publicidade”. Assim, a dupla decidiu abordar sobre a representação dos idosos na publicidade e definiram que a forma mais eficiente para se discutir esse assunto era por meio do texto dionisíaco. A empresa escolhida foi a Corega, marca de fixador para próteses dentárias. O principal objetivo desta campanha era mostrar a falta de representatividade da terceira idade na publicidade.
 
INTRODUÇÃO
A publicidade lança mão de estereótipos. Alguns justificam o uso do artifício devido ao fato de a propaganda ter um espaço de tempo muito curto, não sendo possível criar campanhas com grande profundidade dramática. Como apresenta Lizardo-Diaz: “[...] estereótipos são ideias adquiridas de forma prévia e que se cristalizam em um grupo social e que influenciam o modo como os membros desse grupo administram o convívio.” (LIZARDO-DIAZ, 2007).਀ Entretanto, nos últimos anos, vem crescendo movimentos de resistência a essas representações rasas de determinados grupos. Mulheres, negros, LGBTQ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsuxais/Travestis e Queer), entre outros, se mostram engajados na militância contra um retrato superficial de seu universo. Porém, acreditamos que existe um grupo negligenciado e estereotipado por anos dentro da publicidade: idosos. De acordo com Debert: “[...] a maioria das imagens são negativas e desrespeitosas com os idosos, acentuando os estereótipos da dependência física e afetiva, da insegurança e do isolamento.” (DEBERT, 2003, p. 135 e 136)਀ Então, decidimos abordar a falta de representatividade da terceira idade dentro da publicidade. ਀ No briefing, era exigido que fosse escolhida uma empresa real para assinar a peça e que o texto fosse apolíneo (de vertente mais racional) ou dionisíaco (narrativa mais emocional). Decidimos pela Corega, que atua no mercado de próteses dentárias. A forma como a marca retrata o grupo social em questão, foi um fator importante para as decisões tomadas mais tarde. ਀ Enfim, nos reunimos para criar o anúncio. Como mencionado anteriormente, teríamos que escolher entre o modelo de texto apolíneo ou o dionisíaco. Optamos pelo dionisíaco devido ao seu apelo emocional, como nos orienta Carrascoza: “Os anúncios dessa variante vão buscar influenciar o público contando histórias. É uma estratégia poderosa de persuasão” (CARRASCOZA, p.87).਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀唀洀 愀渀切渀挀椀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀  挀漀洀瀀漀猀琀漀Ⰰ 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀 椀洀愀最攀洀 攀 琀攀砀琀漀⸀ 䔀猀猀攀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀猀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀 搀攀 猀攀 挀漀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀攀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䌀攀氀猀漀 䘀椀最甀攀椀爀攀搀漀Ⰰ 攀猀猀攀  漀 瘀攀挀甀氀漀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 最爀昀椀挀愀Ⰰ 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀洀 瀀愀瀀攀氀 挀漀甀挀栀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀攀爀洀椀琀椀爀 甀洀愀 氀攀椀琀甀爀愀 甀洀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 ⠀䘀䤀䜀唀䔀䤀刀䔀䐀伀Ⰰ ㈀  㠀⤀ 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