ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00324</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;NCD - FAESA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Cristiane Rubin Manzina da Silva (Centro Universitário FAESA); Felipe Maciel Tessarolo (Centro Universitário FAESA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Audiovisual, Comunicação Social, Criatividade, Cultura da Convergência, Novos Meios</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Diante da nova dinâmica comunicacional proporcionada pelo desenvolvimento das tecnologias da comunicação e informação (TIC), o Núcleo de Criatividade Digital (NCD) se apresenta como uma plataforma de produção multimídia, abordando, principalmente, como se realiza a comunicação no ciberespaço e sua transcendência na comunidade em geral. Neste contexto, o projeto atua como um facilitador do aprendizado e um laboratório prático para os alunos de Comunicação Social do Centro Universitário Faesa. O NCD conta com um blog, perfis nas redes sociais Facebook e Twitter e canal no Youtube e procura preparar os alunos para o mercado de trabalho, oferecendo experiência, exercício de produção de conteúdo multimidiático, desenvolvimento do repertório cultural, além de tornar o conhecimento acadêmico mais tangível para alunos, colaboradores e sociedade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O NCD atua desde 2014 como projeto de pesquisa e extensão, oferecido aos alunos de Comunicação Social. A iniciativa busca desenvolver as habilidades e competências aprendidas em sala de aula e preparar os estudantes para atuarem no mercado de trabalho. O projeto cresceu e hoje tem como destaque a produção audiovisual. Vinculado à disciplina de Publicidade em Novos Meios o grupo se dedica à pesquisa, estudo e produção de conteúdo no cenário de desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação e informação (TIC), abordando não só as transformações nas relações sociais e o comportamento das pessoas, como as novidades que surgem no âmbito cultural. A diversidade de produção foi uma demanda dos próprios alunos diante das mudanças na forma de se consumir conteúdo digital. O direcionamento criativo tem foco não só na produção de textos para blog e posts de Facebook, mas na roteirização, criação, planejamento, captação, direção e edição de vídeos. O NCD NEWS foi desenvolvido nesta nova fase do projeto com o objetivo de acompanhar as evoluções do cenário comunicacional e agregar novas habilidades práticas aos voluntários. Estima-se que, até 2020, o vídeo seja responsável por 80% do tráfego da internet. (O Estado de São Paulo, 2017) Dessa forma, a fim de proporcionar aos alunos uma prática adequada às demandas do mercado, bem como possibilitar o melhor aprendizado para estes e continuar a contribuir com informação atualizada para a sociedade, o NCD optou por integrar a produção multimídia à sua dinâmica de trabalho. Os conteúdos, produzidos em texto, imagem e vídeo, são desenvolvidos de acordo com a linguagem do canal a que se destina, mas sempre se comunicando com a proposta do projeto. Os temas são interligados, variando apenas a abordagem de acordo com o assunto e a plataforma. Assim, o NCD se apresenta como um ambiente de comunicação e produção multimidiático com foco na experimentação e aprendizado do aluno, além da entrega de informação para a sociedade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento do processo criativo dos alunos por meio da experimentação prática do conteúdo vivenciado em sala de aula. Além de atuar incentivando o desenvolvimento de portfólio e promover a integração e a troca de experiências entre estudantes de cursos e períodos diferentes. Ao expandir a produção de conteúdo dos estudantes para o campo do audiovisual, o propósito do NCD é preparar os voluntários para as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho da comunicação, bem como manter o produto blog atualizado quanto às tendências de consumo de conteúdo. Do ponto de vista acadêmico, o objetivo do projeto é proporcionar aos alunos de comunicação um laboratório para o exercício e aprimoramento de todo o aprendizado teórico visto em sala. A intenção é agregar experiência ao currículo destes alunos para que se diferenciem na busca por uma colocação no mercado ainda na graduação. Os voluntários aprendem a redigir textos para internet, roteiros e artigos científicos, a editar e captar imagem, aprimoram a curadoria de conteúdo, exercitam as técnicas de design gráfico e diversas outras habilidades importantes acadêmica e profissionalmente. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O NCD emerge de uma demanda do Centro Universitário Faesa por projetos de pesquisa na área de Publicidade e Propaganda e da necessidade de aproximar a sala de aula da prática do mercado. Neste contexto, o ciberespaço (LÉVY, 1999) proporciona aos alunos a oportunidade de produzir conteúdo acerca de assuntos que permeiam seu cotidiano sob uma ótica científica (artigos), divertida e informativa (blog e redes sociais). Com isso, é possível desenvolverem suas habilidades para a prática profissional no ambiente digital, ao passo que se informam e aprofundam em temas que se identificam, o que colabora para a manutenção de seu repertório cultural. A necessidade de adaptar o projeto para as tendências digitais atuais e explorar novas arenas de comunicação pode se justificar por alguns fatores, dentre os quais podemos destacar convergência dos meios de comunicação. Este fenômeno, que transformou a forma de se produzir e consumir conteúdo no ciberespaço, se relaciona ao fluxo de conteúdos por meio de múltiplas plataformas midiáticas, e é definido por Jenkins como o momento em que "o poder do produtor de mídia se mistura com o do consumidor e passa a existir uma apropriação popular onde são os consumidores que movem a circulação de conteúdos" (JENKINS, 2009, p. 27). Ou seja, estamos vivenciando um período em que a informação é construída em conjunto entre receptor e emissor e os conteúdos já não são consumidos de uma única forma. Nesta conjuntura, identificamos uma queda no poder do texto puro e simples, pois as pessoas anseiam por agilidade e facilidade ao buscar uma informação. O que pode ser explicado pela teoria da modernidade líquida, de Bauman (1999) que fala sobre a fragilidade dos laços e a liquidez das interações. A informação acaba sendo consumida, muitas vezes, em meio a outras atividades do usuário. Em um cenário como este, o NCD viu a necessidade de se adaptar a esse novo perfil de usuário. Além disso, as redes sociais impulsionam este movimento dando mais relevância para o conteúdo audiovisual. No Facebook, por exemplo, já se sabe que o algoritmo oferece mais alcance e engajamento para conteúdos em vídeo do que posts estáticos (RD STATION, 2015). Como destaca Francisco Gracioso,  (...) os canais alternativos de comunicação cresceram de importância na razão direta da segmentação dos mercados, fruto do hedonismo e individualismo de hoje. (GRACIOSO, 2008, p. 69). Por este motivo, visando continuar a propagar informação e produzir conteúdos relevantes para o público, o NCD desenvolveu o NCD NEWS, um quadro de vídeos semanais, roteirizado, produzido, dirigido, editado e estrelado pelos próprios alunos, reunindo as notícias e acontecimentos mais importantes da semana no cenário da comunicação social e da cultura pop no geral. A adesão deste quadro contribui não só para o aprendizado de uma área importantíssima dentro do cenário comunicacional (audiovisual) como para a interação e aprimoramento pessoal dos alunos que têm a possibilidade de exercitar a oratória e a timidez durante os vídeos, pontos que fazem a diferença dentro de sala de aula nas apresentações de trabalho ou mesmo de projetos de conclusão de curso, por exemplo. Com diferentes tipos de conteúdos e plataformas de compartilhamento, acreditamos ser possível penetrar em diferentes nichos e camadas da sociedade. Dessa forma, o NCD oferece um espaço de pesquisa e de prática no campo comunicacional, atualizando os alunos, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades demandadas no mercado de trabalho e no universo acadêmico. Além de promover o desenvolvimento do relacionamento interpessoal através do trabalho em equipe e da busca por soluções de problemas. Nota-se uma evolução do aluno enquanto indivíduo e profissional. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com produção de artigos científicos, conteúdo para blog, redes sociais e vídeos, o NCD discute assuntos e situações relacionados a utilização dos recursos tecnológicos em diversos âmbitos sociais sob a ótica de teorias da comunicação como Cibercultura, Cultura da Convergência, Cauda Longa, Big Data e demais áreas de estudos alinhados à Sociedade da Informação. A equipe do NCD é formada por alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo. Por meio de uma curadoria de notícias e temas relacionados ao universo da cultura pop e da comunicação, o projeto se dedica a entender a sociedade contemporânea e como ela se apropria e utiliza das TIC. Os textos para o blog - produções mais densas e com embasamento teórico mais apurado - são desenvolvidos na disciplina do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Faesa: Publicidade nos Novos Meios. Como o próprio nome sugere, a matéria tem como objetivo analisar e discutir a prática da comunicação social nos novos meios de informação. Mesclando teoria, técnica e prática de textos interativos para diferentes formatos, os alunos têm a oportunidade de desenvolver portfólios e releases digitais. Neste âmbito, os estudantes produzem, como parte das atividades avaliativas do semestre, um hipertexto, com o objetivo de problematizar, analisar e debater a cultura contemporânea em relação aos processos simbólicos coletivos construídos em torno dos meios de comunicação, a fim de compreender o contexto contemporâneo da comunicação e de acompanhar as mudanças em constante processo de atualização profissional e intelectual. O conteúdo estimula o aluno a produzir textos verbais, visuais, sonoros e interativos utilizando os meios de comunicação de diferentes naturezas. Dessa forma, por meio de uma curadoria de fenômenos decorrentes da cibercultura (LÉVY, 1999) e de conteúdo em sites de notícias relacionadas ao mundo da comunicação como B9, Meio e Mensagem, YouPix, Omelete, Adnews, entre outros, são estabelecidos os temas das postagens (blog e fan page) e o conteúdo do roteiro do NCD NEWS. Após a produção e correção pelo professor da disciplina, os textos são encaminhados para o NCD para revisão, adaptação e, posteriormente, publicação. Os conteúdos recebidos são analisados pelos voluntários, selecionados de acordo com a relevância e relação de sentido com o projeto e então inseridos na plataforma wordpress. A plataforma foi escolhida para o desenvolvimento do blog tanto pela flexibilidade de adaptação quanto pela facilidade de manuseio, permitindo uma hipertextualidade, interatividade e a incorporação de conteúdos provenientes das redes sociais e outras plataformas (CANAVILHAS, João; SALAVERRÍA, Rámon; ROST, Marcos et al, 2014). Os textos seguem uma linha de acompanhamento online pela plataforma do Google Docs. Do recebimento até a publicação, os voluntários são responsáveis pelos textos, que recebem observações e sugestões de adaptação/alteração pelos revisores. Para a fan page, são selecionados assuntos a serem abordados de modo mais dinâmico, com o intuito de informar e disseminar conteúdos pertinentes ao público alvo do projeto (indivíduos com interesse nas áreas de comunicação e suas tecnologias, cibercultura e publicidade e propaganda), como o lançamento de um novo aplicativo para edição de fotos ou uma atualização na ferramenta de desenho do Google. As produções são criadas a partir de três áreas de atuação: texto (redes sociais e artigos científicos), imagem (artes gráficas para site e redes sociais) e vídeo (NCD NEWS e entretenimento). As produções são desenvolvidas com uma linguagem jovem, leve e descontraída, que aposta na brincadeira com emojis, memes e numa conversa mais informal com o seu público de interesse, sempre respeitando a linguagem do canal a qual se destina. Um método utilizado na dinâmica de produção do projeto e que os alunos empregam para otimizar a produção, além das reuniões presenciais, são os grupos fechados no Facebook. Por meio dessa rede social, cada estudante posta sugestões de pauta, lembretes, avisos e, principalmente, acompanham o desenvolvimento de cada trabalho. Existe um grupo para sugestões de temas de postagem, um para revisão do conteúdo e um para curiosidades, memes e manutenção de repertório. No Facebook, dois alunos (que estão há mais tempo no projeto) e o professor orientador são responsáveis por sugerir, alterar, opinar e aprovar, em conjunto, as produções de toda a equipe. Dessa forma, cada texto ou arte produzido é postado primeiro no grupo para eventuais alterações ou sugestões. Depois de aprovado, segue para ser programado na fan page. Para as produções de vídeo, dispomos do estúdio de TV do Centro Universitário FAESA para gravar os vídeos. Essa vertente audiovisual surgiu da necessidade de nossos alunos em adaptar o conteúdo para um formato mais dinâmico, que pudesse falar de vários assuntos do mundo do entretenimento e da comunicação em um curto espaço de tempo. Diversos estudos contemporâneos (realizados pela Associação de Mídia Interativa - IAB Brasil, por exemplo) já confirmam que o consumo de vídeos na internet ultrapassa o de televisão em solo brasileiro. E já que  as pessoas confiam em outras pessoas iguais a elas, ou os pares creem nos pares (ANDERSON, 2006, p. 97), por que não colocar os alunos como destaque no conteúdo? Visando disseminar a informação para o público universitário/jovem (nossa audiência), a técnica que utilizamos para a produção dos vídeos foi o formato vlog, com os próprios voluntários atuando. Além do modelo inspirado nos Youtubers, produzimos alguns compilados de memes. Um deles, com várias cenas de humor protagonizadas pela apresentadora Ana Maria Braga, tornou-se viral, atingindo a marca de 6,1 milhões de visualizações e mais de 41 mil compartilhamentos. Segundo Susan Blackmore (1999), a invenção do telefone, das máquinas de fax e e-mail, todas aumentam a velocidade de propagação dos memes. Conforme a alta velocidade, a precisão e a cópia horizontal dos memes aumenta. Na era das redes sociais, então, em cerca de duas horas o vídeo já havia tomado proporções inimagináveis para o grupo. A página iniciou o dia desta postagem com pouco mais de 600 curtidas, chegando rapidamente em duas mil curtidas. Hoje, contamos com mais de 8 mil seguidores em nossa fanpage, em decorrência deste tipo de conteúdo que, além de leve e divertido, casa perfeitamente com a plataforma em que foi publicado. As redes sociais são o berço dos memes e uma técnica certeira de comunicação com o público jovem presente nesses novos meios. Além de todos estes métodos citados anteriormente, por último, mas não menos relevante, dispomos de uma consultoria com os docentes dos cursos de Publicidade e Jornalismo da Faesa a fim de aprofundar determinados assuntos. Este contato direto com os educadores possibilita ao aluno produtor do conteúdo uma abordagem mais ampla para o material e, consequentemente, um aprendizado ampliado para o estudante. Assim, o NCD se mostra uma ferramenta de estudo valiosíssima fora da sala de aula, tanto para o aluno, que agrega conhecimento e prática à sua experiência acadêmica, quanto para a população em geral, que terá acesso a um conteúdo de qualidade, acessível e comum à sua realidade, cumprindo um dos intuitos do projeto, que é aproximar o universo e os conhecimentos acadêmicos da sociedade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O caráter de produção multimídia que o projeto assumiu em 2017 justifica-se pela necessidade de acompanhar as evoluções e tendências do universo da produção de conteúdo. Dessa forma, o processo de criação e desenvolvimento ganhou novas etapas e atividades com foco no audiovisual. Na fanpage do Núcleo, além dos posts em texto, com a intenção de ampliar o alcance das postagens do blog, informar o leitor e fornecer entretenimento com viés teórico, publicamos os episódios do NCD NEWS e os compilados de memes. O processo de produção dos vlogs acontece da seguinte forma: semanalmente, os voluntários de reúnem para pesquisar os assuntos em alta no momento e sugerir pautas para a elaboração dos roteiros. Qualquer um dos colaboradores está apto a sugerir o tema e o teor de cada postagem. Porém, para que o assunto desejado seja elegível, ele deve ter ligação diretamente com a cultura pop, com a cultura geek, fenômenos da cibercultura, campanhas publicitárias, com novas tecnologias e tecnologias da comunicação e da informação, ou indiretamente, no caso das postagens de datas comemorativas. Identificamos a liberdade de escolha dos temas que cada um deseja tratar como forma de estimular a produção de bom conteúdo, da felicidade do parceiro em participar e de maior recepção ao aprendizado. Após sessão de brainstorming, os conteúdos são definidos roteirizados. Feito isso, o estúdio de TV do Centro Universitário é reservado para o dia da gravação. Uma vez por semana, os alunos se reúnem no laboratório, montam o cenário idealizado por eles com inspiração na cultura pop e diversos elementos do cenário geek, dividem a equipe e, em duplas, gravam suas notícias. Cada par é responsável por alguns tópicos, uma forma de distribuir a participação de forma justa e possibilitar o protagonismo de todos os alunos igualmente. Todos que queiram participar e se sintam a vontade diante das câmeras têm a oportunidade de estrelar os vídeos. As imagens são captadas também por alunos, bem como toda a direção de cena e produção, por meio da câmera fotográfica disponibilizada pelo laboratório de fotografia. A TV conta com câmeras de vídeo, porém, como a intenção é assemelhar o conteúdo aos vlogs produzidos pelos Youtubers, para um enquadramento mais próximo deste tipo de conteúdo, o equipamento escolhido foi a DSLR 7200. Depois de captadas as imagens, o produto é editado no laboratório de informática da Faesa, trabalho feito por meio dos softwares Adobe Premiere, Adobe Photoshop e Adobe Illustrator. Nossa outra vertente de produção audiovisual são os compilados de memes. Para este processo, não existe um procedimento tão definido, visto que são posts de oportunidade: de acordo com um assunto/meme que está em alta nas redes sociais, nossos criativos desenvolvem um vídeo. Alguns temas já explorados foram personalidades como Ana Maria Braga, o Faustão, o jornalista Evaristo Costa e alguns memes do momento com o bordão de uma participante de reality show. Este tipo de conteúdo depende apenas da curadoria e edição de conteúdos já disponíveis na internet. É uma das produções preferidas do público. Outra mídia explorada pelo projeto é o Twitter. Nessa, o NCD busca uma maior interação com os outros usuários da rede social enquanto comenta eventos, como o Grammy e o Oscar, ou programas, como Masterchef, valendo-se da Segunda Tela - fenômeno caracterizado pelo acompanhamento da televisão somada à construção de uma narrativa paralela em um outro meio (um outro aparelho conectado à internet que permita a interação entre a audiência). Esse processo é possível pela transmidiação, a qual Henry Jenkins (2009 e 2014) confere o sentido de superação dos limites do suporte para os quais foram criados pelos conteúdos televisivos, e pela convergência dos meios - definida por Jenkins como  um fluxo de conteúdos através de múltiplas plataformas de mídia, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação. (2009, p. 29). Deste modo, adotando o diálogo sugerido pela convergência entre os dois meios, os integrantes do Núcleo, ao comentar a atração televisiva no Twitter, oferecem aos seguidores a interação espontânea e ao vivo - o que também permite aos colaboradores o crescimento de suas habilidades enquanto profissionais de comunicação. Já para o blog, o processo de produção acontece na disciplina de Publicidade em Novos Meios, do 6º período de Publicidade e Propaganda. Os hipertextos são desenvolvidos pelos alunos da disciplina e encaminhados ao NCD para curadoria e adaptação à linguagem do blog. Esta pluralidade, somada à escrita mais informal e aos momentos de brincadeira ao longo do texto, seja por meio da própria escrita, vídeos ou de gifs, contribui para a experiência do leitor. É importante ressaltar que, apesar do viés informal do blog, também concentramos esforços na produção de artigos científicos. Busca-se usar as teorias comunicacionais para dar ao leitor compreensões do processo informacional que vive-se na atualidade. No Youtube, a presença do Núcleo consiste em um repositório dos vídeos do NCD NEWS, uma vez que a plataforma principal de compartilhamento para estes permanece sendo o Facebook.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Além de pesquisar e discutir as teorias contemporâneas da comunicação, o NCD atua como um ambiente de prática da cibercultura. Podemos identificar um ambiente totalmente colaborativo (inteligência coletiva), seja por meio das plataformas de interação e construção dos conteúdos ou da utilização de cultura popular (memes) nas produções. Praticado nos novos meios - as redes sociais (conexão em rede) - e adaptado às tendências de comunicação audiovisuais. O projeto tem se mostrado uma forma eficiente de incluir os alunos dos cursos de Publicidade e Jornalismo da Faesa tanto no universo da pesquisa científica quanto no mercado de trabalho e possibilitar uma produção multimídia que se alinha com os novos cenários da comunicação. Além de promover um laboratório prático para os alunos que podem aprender e exercitar diversas habilidades como a escrita, a edição de vídeo, a direção de cena, a produção audiovisual, a pesquisa científica, a manipulação de softwares de imagem e muitas outras capacidades exigidas pelo mercado de trabalho, o NCD atua como uma vitrine para os alunos, sendo comum a conquista de um primeiro estágio após a atuação no projeto. Além disso, as novas mídias abordadas pelo projeto, possibilitam ao aluno o aprendizado de habilidades que não são aprofundadas em sala de aula, como a edição de vídeos, por exemplo, sendo uma necessidade que se alinha com as demandas do mercado de trabalho. Dessa forma o Núcleo de Criatividade Digital possibilita o aprendizado e o enriquecimento do repertório cultural dos produtores e dos consumidores desse conteúdo, por meio da curadoria de informação e constante atualização e estudo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">AMARA, Adriana; MONTARDO, Sandra e RECUERO, Raquel (orgs.). Blogs.Com: estudos sobre blogs e comunicac&#807;a&#771;o. Sa&#771;o Paulo: Momento Editorial, 2009. <br><br>ANDERSON, Chris. A Cauda Longa. Rio de Janeiro: Elsevier Campus, 2011.<br><br>BLACKMORE, Susan. The Meme Machine. Oxford: Oxford University Press, 1999. <br><br>CANAVILHAS, Joa&#771;o; SALAVERRI&#769;A, Ra&#769;mon; ROST, Marcos et al. Web jornalismo: 7 caracteri&#769;sticas que marcam a diferenc&#807;a. Covilha&#771;, 2014. Disponi&#769;vel em: Acesso em: 20 de abr. 2017. <br><br>CAPELAS, Bruno. Explosão no consumo de vídeos online coloca em xeque o futuro da televisão. O Estado de São Paulo, 2017. Disponível em >http://link.estadao.com.br/noticias/geral,explosao-no-consumo-de-videos-online-coloca-em-xeque-o-futuro-da-televisao,70001695828< acesso em 15 de abril de 2018. <br><br>FARIAS, Flaubi. Por que publicar vídeos no Facebook. Resultados Digitais, 2015. Disponível em >https://resultadosdigitais.com.br/blog/por-que-publicar-videos-no-facebook/< acesso em 10 de abril de 2018. <br><br>GRACIOSO, Francisco. Novas Arenas da Comunicação com o Mercado. São Paulo: Atlas S.A, 2008.<br><br>JENKINS, Henry. Cultura da conexão. 1ª ed. São Paulo: Aleph, 2014. <br><br>JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Trad. Susan Alexandria. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009. <br><br>LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.<br><br> </td></tr></table></body></html>