INSCRIÇÃO: 00335
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO10
 
TÍTULO: As rosas que não se calam
 
AUTORES: Anna Luiza Galon Main (Faculdades Integradas Espirito Santenses); Kennedy Anderson Cupertino de Souza (Faculdades Integradas Espirito Santenses); Cristiane Rubin M. da Silva (Faculdades Integradas Espirito Santenses); Felipe Campo Dall'Orto (Faculdades Integradas Espirito Santenses)
 
PALAVRAS-CHAVE: Ciclo de agressão, Lei Maria da Penha, Violência contra mulher, Violência doméstica, Telejornalismo
 
RESUMO
O estado do Espírito Santo é dono da maior taxa de feminicídio da região sudeste. Para demonstrar um pouco deste cenário, foi desenvolvida a reportagem como forma de representar um recorte dessa realidade comum para muitas mulheres capixabas. Neste contexto doloroso e alarmante, As Rosas Que Não se Calam foi produzida para a disciplina de Produções Especiais para Rádio e TV. A produção foi idealizada para atuar como um instrumento de conscientização e alerta sobre este problema crescente em todo o país. A vídeo-reportagem foi desenvolvida a partir de depoimentos de vítimas que se dispuseram a compartilhar suas experiências de violência descritas na Lei Maria da Penha, e comentários de uma especialista, traz informações de utilidade pública, a fim de informar outras mulheres sobre as diversas formas de violência além da física e conscientização sobre o tema.
 
INTRODUÇÃO
Ser mulher no Espírito Santo não é fácil e os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP) confirmam: a cada 30 minutos, um processo é registrado no judiciário capixaba envolvendo violência contra a mulher. A cada dois dias, uma mulher é assassinada. Além da maior taxa de feminicídio da região sudeste, o estado ocupa a 3ª posição entre os mais violentos do país. ਀䄀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 昀爀甀琀漀 搀漀 瀀愀琀爀椀愀爀挀愀搀漀 攀渀爀愀椀稀愀搀漀Ⰰ 搀漀 洀愀挀栀椀猀洀漀Ⰰ 猀攀砀椀猀洀漀 攀 漀甀琀爀漀猀 ∀椀猀洀漀猀∀ 愀挀漀洀攀琀攀 洀甀椀琀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀⸀ 倀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 氀椀搀愀洀 挀漀洀 攀猀猀愀 挀漀渀搀椀漀 瘀椀漀氀攀渀琀愀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 猀椀氀攀渀挀椀愀搀愀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 挀漀洀漀 挀漀渀昀椀爀洀愀 䈀漀甀爀搀椀攀甀 ⠀㈀  㜀Ⰰ  瀀⸀ ㄀㠀⤀Ⰰ ᰀ愠 昀漀爀愀 搀愀 漀爀搀攀洀 洀愀猀挀甀氀椀渀愀 猀攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀 渀漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 攀氀愀 搀椀猀瀀攀渀猀愀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀漀㨀 愀 瘀椀猀漀 愀渀搀爀漀挀渀琀爀椀挀愀 椀洀瀀攀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 渀攀甀琀爀愀 攀 渀漀 琀攀洀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 愀渀甀渀挀椀愀爀 攀洀 搀椀猀挀甀爀猀漀猀 焀甀攀 瘀椀猀攀洀 愀 氀攀最椀琀椀洀ⴀ氀愀ᴀ⸠ 䄀猀 刀漀猀愀猀 儀甀攀 一漀 匀攀 䌀愀氀愀洀  甀洀愀 瘀搀攀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀爀 攀 愀氀攀爀琀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 最爀愀瘀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 猀漀挀椀愀氀 焀甀攀  愀 氀甀琀愀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 挀漀渀琀爀愀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 昀猀椀挀愀Ⰰ 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀Ⰰ 愀洀攀愀愀猀Ⰰ 漀昀攀渀猀愀猀 攀 漀甀琀爀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 愀最爀攀猀猀漀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 爀攀氀愀琀漀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 猀漀昀爀攀爀愀洀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀 攀Ⰰ 瘀漀氀甀渀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀爀愀洀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 愀 昀椀洀 搀攀 愀氀攀爀琀愀爀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀⸀ 刀攀稀攀渀搀攀 ⠀㈀   Ⰰ 瀀⸀㄀㔀㜀⤀ 搀攀昀椀渀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀漀 ᰀ愠 洀愀琀爀椀愀 焀甀攀 昀漀爀渀攀挀攀 甀洀 爀攀氀愀琀漀 愀洀瀀氀椀愀搀漀 搀攀 甀洀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 猀甀愀猀 挀愀甀猀愀猀Ⰰ 挀漀爀爀攀氀愀攀猀 攀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀ᴀ⸠  䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 挀漀洀 甀洀愀 琀攀洀琀椀挀愀 焀甀攀 琀攀洀 攀猀琀愀搀漀 挀漀洀 昀爀攀焀甀渀挀椀愀 渀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䄀 䰀攀椀 䴀愀爀椀愀 搀愀 倀攀渀栀愀 ⠀䰀攀椀 ㄀㄀㌀㐀 ⼀ 㘀 簀 䰀攀椀 渀먀 ㄀㄀⸀㌀㐀 ⤀Ⰰ 瀀爀漀洀甀氀最愀搀愀 攀洀 ㈀  㘀Ⰰ 最愀爀愀渀琀攀 焀甀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 猀漀昀爀攀洀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 昀猀椀挀愀Ⰰ 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀Ⰰ 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 瀀愀琀爀椀洀漀渀椀愀氀 攀 洀漀爀愀氀 爀攀挀漀爀爀愀洀 愀 攀氀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀昀攀爀攀挀攀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀猀 搀攀 瀀爀漀琀攀漀 攀 瀀甀渀椀漀 愀漀猀 愀最爀攀猀猀漀爀攀猀⸀ 伀 昀愀琀漀 搀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀琀椀洀愀猀 渀漀 琀攀爀攀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀Ⰰ 挀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 渀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀攀洀 焀甀攀 猀漀昀爀攀洀 愀氀最甀洀愀 搀攀猀猀愀猀 瘀椀漀氀渀挀椀愀猀Ⰰ 渀漀猀 洀漀琀椀瘀漀甀 愀 琀攀渀琀愀爀 搀椀猀挀攀爀渀椀爀 猀漀戀爀攀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 漀 搀攀戀愀琀攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 愀氀攀爀琀愀爀 攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 昀愀洀椀氀椀愀爀Ⰰ 猀攀爀瘀椀渀搀漀 挀漀洀漀 昀漀渀琀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀愀爀愀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀爀 漀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀攀渀琀漀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀猀 瘀琀椀洀愀猀 渀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 挀漀渀琀愀搀愀猀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀爀椀愀洀漀猀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ 倀愀爀愀 䴀攀搀椀渀愀 ⠀㈀   ⤀Ⰰ 攀猀猀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 瘀椀搀愀⸀ ᰀ传 樀甀稀漀 搀攀 瘀愀氀漀爀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀洀ⴀ猀攀 渀甀洀愀 瀀攀焀甀攀渀愀 漀甀 最爀愀渀搀攀 栀椀猀琀爀椀愀 焀甀攀 搀攀挀漀氀愀 搀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 焀甀攀 愀 渀愀爀爀愀 瀀愀爀愀 猀攀 挀漀渀猀甀戀猀琀愀渀挀椀愀爀 攀洀 洀甀椀琀愀猀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀 ⠀䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ ㈀   Ⰰ 瀀⸀ 㘀⤀⸀ 伀 愀甀琀漀爀 愀椀渀搀愀 搀攀猀琀愀挀愀 焀甀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀  愀琀椀渀最椀搀漀 瀀攀氀愀 攀洀漀漀 搀愀 昀愀氀愀⸀ 䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 昀愀琀漀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 爀漀琀椀渀攀椀爀漀 渀愀 瘀椀搀愀 搀攀 洀甀椀琀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀⸀ 䄀氀洀 搀攀 栀甀洀愀渀椀稀愀爀Ⰰ 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 琀愀洀戀洀 昀椀搀攀氀椀稀愀洀 漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 伀爀最愀渀椀稀愀漀 搀愀猀 一愀攀猀 唀渀椀搀愀猀 ⠀伀一唀⤀ 椀渀猀琀椀琀甀椀甀  洀甀氀栀攀爀 搀漀稀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 攀氀攀猀 漀 搀椀爀攀椀琀漀  瘀椀搀愀Ⰰ 氀椀戀攀爀搀愀搀攀Ⰰ 椀最甀愀氀搀愀搀攀Ⰰ 瀀爀椀瘀愀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀漀 猀攀爀 猀甀戀洀攀琀椀搀愀 愀 琀漀爀琀甀爀愀猀 攀 洀愀甀猀 琀爀愀琀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 䴀愀猀 猀愀戀攀ⴀ猀攀 焀甀攀Ⰰ 渀愀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 攀猀猀攀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 戀猀椀挀漀猀 愀椀渀搀愀 猀漀 甀洀愀 氀甀琀愀 瀀愀爀愀 洀甀椀琀愀猀 搀攀氀愀猀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 搀愀搀漀猀 搀愀 匀䔀匀倀Ⰰ 㤀㐀㘀 洀甀氀栀攀爀攀猀 昀漀爀愀洀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀洀 ㈀ ㄀㜀⸀ 一漀 焀甀攀猀椀琀漀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 䔀猀瀀爀椀琀漀 匀愀渀琀漀 漀挀甀瀀愀 漀 ㄀먀 氀甀最愀爀 渀漀 爀愀渀欀椀渀最 搀愀 爀攀最椀漀 猀甀搀攀猀琀攀 攀 漀 ㌀먀 渀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 琀愀砀愀 焀甀愀琀爀漀 瘀攀稀攀猀 洀愀椀漀爀 焀甀攀 愀 洀搀椀愀 渀愀挀椀漀渀愀氀 ⠀搀愀搀漀猀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀 䜀㄀⤀⸀ 一攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 愀 椀渀琀攀渀漀 搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 愀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀攀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀渀琀攀Ⰰ 琀愀渀琀漀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 挀愀瀀椀砀愀戀愀 焀甀愀渀琀漀 渀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 䄀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 搀愀爀 氀甀稀  攀猀猀愀 焀甀攀猀琀漀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 愀 渀漀琀挀椀愀 瀀漀搀攀 愀琀甀愀爀 挀漀洀漀 甀洀愀 愀氀椀愀搀愀 渀漀 挀漀洀戀愀琀攀 愀漀 洀愀挀栀椀猀洀漀Ⰰ 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀渀搀漀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 愀 氀甀琀愀爀攀洀 瀀攀氀漀 搀椀爀攀椀琀漀 搀攀 瘀椀瘀攀爀 挀漀洀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 攀 搀椀最渀椀搀愀搀攀⸀ Pensando nisso, a reportagem As Rosas Que Não Se Calam emerge de uma necessidade por dar voz a este assunto tão agravante no estado. Consideramos importante divulgar a informação de que a violência contra a mulher nem sempre começa com a agressão física. Abusos psicológicos, ofensas e ameaças são alguns dos vários sinais de uma relação violenta. A partir disso, a reportagem foi desenvolvida com o objetivo de informar, alertar e conscientizar a população feminina sobre todas as formas de violência, enfatizando que não apenas o contato físico deve ser considerado agressão, atuando de forma educativa para essas vítimas que, muitas vezes, passam a ter ciência que a situação que estão vivendo também é considerada crime, somente após acompanhamento com especialistas.਀䔀猀琀愀 瀀爀漀搀甀漀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 瀀攀氀漀 瘀愀氀漀爀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 洀漀爀愀氀 攀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀 焀甀攀 挀漀渀猀攀最甀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀  猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀爀愀洀 攀 猀漀昀爀攀爀愀洀 渀愀 瀀攀氀攀 挀漀洀 愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 瘀椀漀氀攀渀琀愀猀 挀漀洀 猀攀甀猀 瀀愀爀挀攀椀爀漀猀⸀ 䄀猀 瘀琀椀洀愀猀Ⰰ 琀漀搀愀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀愀猀Ⰰ 搀攀猀挀爀攀瘀攀洀 愀猀 瀀攀爀猀攀最甀椀攀猀Ⰰ 愀洀攀愀愀猀 攀 愀最爀攀猀猀攀猀 昀猀椀挀愀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀愀洀 攀 琀漀搀漀 漀 氀攀渀琀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 搀攀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 猀攀渀搀漀 瘀椀漀氀攀渀琀愀搀愀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 甀洀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀 渀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 䐀爀愀⸀ 䴀椀爀椀愀渀 䌀漀爀琀攀稀 瀀猀ⴀ搀漀甀琀漀爀愀 攀洀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀 攀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀攀渀琀漀  瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 攀猀挀氀愀爀攀挀攀 焀甀愀椀猀 猀漀 漀猀 猀椀渀愀椀猀 搀攀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 漀爀椀攀渀琀愀攀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 攀渀昀爀攀渀琀愀爀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 挀愀猀漀⸀  Outro ponto que torna esta produção relevante para a comunidade é que, assim como outros problemas sociais, ao serem colocados em pauta na sociedade, o assunto ganha visibilidade, dando às vítimas um sentimento de proteção e, consequentemente, mais coragem para expor suas dores e não se calarem mais diante da violência. Quanto mais se discute um assunto, mais força e voz as pessoas ganham para enfrentar essas realidades.਀䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 戀甀猀挀愀 愀洀瀀愀爀愀爀 愀 洀甀氀栀攀爀 挀漀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀攀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 戀甀猀挀愀爀 愀樀甀搀愀 瀀愀爀愀 猀攀 氀椀戀攀爀琀愀爀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para a produção desta reportagem, foram utilizadas técnicas da disciplina de Produções especiais para rádio e TV. Entretanto, a ideia deste projeto é desconstruir o formato tradicional de uma reportagem. Segundo Paternostro (2006), a reportagem possui uma estrutura composta por offs, sonoras e passagem. Nesta produção, foi aplicada a técnica da simulação, abdicando, assim, dos off’s. Dalmonte (2008) descreve esta linguagem como a possibilidade de envolver o fato narrado a uma aura de realidade. “À narrativa jornalística compete a busca de uma representação clara daquilo que é reportado, permitindo que o fato apresentado esteja o mais próximo possível do real” (DALMONTE, 2008, p.43). A base metodológica para a produção da reportagem foi a entrevista. De acordo com Morin (apud Medina, 2000), as entrevistas são classificadas em quatro tipos: Entrevista-rito; Entrevista anedótica; Entrevista diálogo; e as neoconfissões. Para a reportagem “As Rosas Que Não Se Calam”, aplicamos a categoria entrevista diálogo. Nela, “o entrevistador e o entrevistado colaboram no sentido de trazer à tona verdade que pode dizer respeito à pessoa do entrevistado ou a um problema” (MORIN apud MEDINA, 2000, p.15). O propósito de aplicar este modelo de entrevista, foi estabelecer uma relação de confiança com o entrevistado, a fim de absorver a maior quantidade de informações possíveis sobre o tema da reportagem. ਀䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 洀愀爀挀愀搀愀猀 瀀漀爀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀 琀攀渀猀漀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 愀氀琀愀洀攀渀琀攀 搀攀氀椀挀愀搀漀⸀ 䔀洀 洀甀椀琀愀猀 漀挀愀猀椀攀猀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 猀攀 搀攀瀀愀爀漀甀 挀漀洀 甀洀 搀椀氀攀洀愀㨀 瀀攀爀最甀渀琀愀爀 漀甀 渀漀 猀漀戀爀攀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 愀猀猀甀渀琀漀㼀 䄀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 渀攀猀琀愀 瀀攀爀最甀渀琀愀 漀甀 渀漀㼀  Barcellos (2016) destaca que as perguntas mais delicadas são as que resultam em uma reportagem com diferencial. “Há perguntas que, apesar de incômodas, geram uma reportagem mais reveladora. Há perguntas que, exatamente por serem incômodas, são necessárias, porque trazem à tona possíveis injustiças” (BARCELLOS, 2016, p. 245). Para a captura das imagens, foram utilizadas duas câmeras DSLR (Canon 60D - lente 18-55mm e 5D lente 24-105mm) e, para a edição e finalização, o programa Adobe Premiere CC. ਀䄀 最爀愀渀搀攀 搀椀昀攀爀攀渀愀 搀攀猀琀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀猀琀 渀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀愀 攀搀椀漀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀琀愀 挀愀搀愀 昀愀猀攀 搀漀 挀椀挀氀漀 搀愀 愀最爀攀猀猀漀⸀ 倀愀琀攀爀渀漀猀琀爀漀 ⠀㈀  㘀Ⰰ 瀀⸀㄀㘀㈀⤀ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀 焀甀攀 ᰀ攠搀椀琀愀爀  甀洀愀 愀爀琀攀⸀ 一漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 氀愀瀀椀搀愀爀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 甀猀愀渀搀漀 猀攀甀猀 椀渀最爀攀搀椀攀渀琀攀猀 戀猀椀挀漀猀 ⴀ 椀洀愀最攀洀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 攀洀漀漀 ⴀ 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 渀漀 琀攀洀瀀漀 挀攀爀琀漀ᴀ⸠ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀洀漀猀 愀 挀愀爀最愀 攀洀漀琀椀瘀愀 搀漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 攀渀昀愀琀椀稀愀爀 漀 琀攀洀愀 昀漀爀琀攀 琀爀愀琀愀搀漀 攀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 渀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 椀渀挀洀漀搀漀Ⰰ 愀 椀渀搀椀最渀愀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀猀琀攀 猀攀 琀漀爀渀攀 甀洀 猀甀樀攀椀琀漀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀爀⸀ 䄀猀 猀椀洀甀氀愀攀猀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀 攀Ⰰ 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 攀猀琀攀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 愀洀戀椀攀渀琀愀爀 漀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀猀椀挀氀漀最愀 挀漀洀 甀洀愀 氀甀稀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 渀漀 昀甀渀搀漀 瀀爀攀琀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 琀爀愀稀椀搀愀猀 瀀漀爀 攀氀愀Ⰰ 猀漀 挀漀洀漀 ᰀ甠洀愀 氀甀稀ᴀ†渀愀 瘀椀搀愀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瘀椀漀氀攀渀琀愀搀愀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 搀愀 搀攀渀切渀挀椀愀 攀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀 猀椀琀甀愀漀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A produção de 7'42", traz entrevistas com três vítimas de agressão, cujas identidades foram preservadas quando solicitadas, por meio da distorção da voz, da técnica contraluz da imagem e do uso de nomes fictícios, visto que o assunto abordado é delicado, justificando a proteção da integridade dos personagens. Os depoimentos variam desde uma repressão pelo corte de cabelo à construção de uma cova no quarto do casal para um possível feminicídio. O processo de escolha das personagens foi pautado na modalidade de policiamento Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar do Espírito Santo, que oferece visitas tranquilizadoras à mulheres vítimas de violência doméstica e realiza a fiscalização das medidas cautelares (protetivas). A narrativa conta também com o depoimento de um agressor, membro do projeto “Homem que é homem” da Polícia Civil do estado do Espírito Santo, uma iniciativa para reintegração de pessoas que cumprem pena e medida protetiva por violência doméstica, além de trazermos uma psicóloga pós-doutora em violência contra mulher - Mirian Beccheri Cortez - como fonte oficial, que ratifica todo o processo da agressão e simplifica para que as informações sejam recebidas pelos telespectadores de forma clara e instrutiva. Os depoimentos foram colhidos nos laboratórios de fotografia e televisão do próprio Centro Universitário.਀䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 琀愀洀戀洀 挀攀渀愀猀 搀攀 猀椀洀甀氀愀攀猀 挀漀洀 愀琀漀爀攀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 焀甀攀 攀渀挀攀渀愀爀愀洀 愀猀 昀愀猀攀猀 搀攀 愀最爀攀猀猀漀 搀攀 甀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 椀渀琀爀漀搀甀稀椀爀 漀猀 琀攀洀愀猀 攀 洀甀搀愀爀 漀 昀漀挀漀 搀愀猀 昀愀猀攀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 渀漀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 挀攀渀愀猀 爀攀愀椀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀漀戀爀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 搀漀洀猀琀椀挀愀Ⰰ 昀漀椀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀爀漀搀甀攀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 爀搀椀漀 攀 吀嘀 搀愀 䘀䄀䔀匀䄀Ⰰ 猀漀戀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䘀攀氀椀瀀攀 䐀愀氀氀ᤀ传爀琀漀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㜀 攀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 瀀漀爀 䄀渀渀愀 䰀甀椀稀愀 䜀愀氀漀渀 䴀愀椀渀Ⰰ 挀漀洀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 䬀攀渀渀攀搀礀 䌀甀瀀攀爀琀椀渀漀 攀 攀搀椀漀 搀攀 䌀爀椀猀琀椀愀渀攀 刀甀戀椀渀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Diante da lastimável realidade vivida pelas mulheres no Brasil, a comunicação desempenha um papel fundamental no que diz respeito à conscientização e à luta pelo fim da violência doméstica. Quantas mulheres não imaginam que agressão é apenas a física, mas um xingamento ou uma ameaça é “só o jeito dele”? ਀䄀 搀攀猀椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 渀攀猀琀攀 挀愀猀漀Ⰰ 瀀漀搀攀 猀攀爀 昀愀琀愀氀⸀ 䔀  愀琀爀愀瘀猀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 焀甀攀 攀猀琀愀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 戀甀猀挀愀 猀愀氀瘀愀爀 愀 瘀椀搀愀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 攀洀 甀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 愀戀甀猀椀瘀漀⸀ 䄀猀 刀漀猀愀猀 儀甀攀 一漀 匀攀 䌀愀氀愀洀 爀攀氀愀琀愀 漀 猀漀昀爀椀洀攀渀琀漀 攀 愀 瘀漀氀琀愀 瀀漀爀 挀椀洀愀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 愀樀甀搀愀渀搀漀 愀 椀洀瀀甀氀猀椀漀渀愀爀 攀猀猀愀 氀甀琀愀 瀀漀爀 甀洀愀 瘀椀搀愀 挀漀洀 洀愀椀猀 搀椀最渀椀搀愀搀攀 攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀⸀  O projeto é a materialização de como o jornalismo pode atuar de forma instrutiva, e foi desenvolvido com o intuito de alertar, por meio de experiências reais, e ajudar a mudar a vida de outras mulheres que vivem uma situação semelhante. Com a divulgação nas mídias sociais, espera-se impactar e transformar a vida de muitas outras mulheres, reverberando de forma positiva essa mensagem para toda a sociedade capixaba.਀䄀 瘀搀攀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀愀洀戀洀  挀愀瀀愀稀 搀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 爀攀昀氀攀砀攀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀 攀洀 最攀爀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀愀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 渀漀  瀀爀攀挀椀猀漀 猀攀爀 甀洀愀 瘀琀椀洀愀 瀀愀爀愀 搀攀渀甀渀挀椀愀爀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 琀漀搀漀猀 瀀漀搀攀洀漀猀 渀漀猀 洀漀戀椀氀椀稀愀爀 攀 愀樀甀搀愀爀 愀 猀愀氀瘀愀爀 愀 瘀椀搀愀 搀攀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 瘀椀漀氀攀渀琀愀搀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䠀攀爀搀漀琀漀㬀  䰀䤀䴀䄀Ⰰ 倀愀甀氀漀 刀漀搀漀氀昀漀 搀攀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 伀猀 猀攀最爀攀搀漀猀 搀愀 渀漀琀挀椀愀 渀愀 吀嘀⸀ ㈀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㈀  ㈀⸀

BARCELLOS, Caco, 1950 - 10 anos: grandes aventuras e grandes coberturas/Caco Barcellos. - 1. ed. - São Paulo: Planeta, 2016.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀伀唀刀䐀䤀䔀唀Ⰰ 倀椀攀爀爀攀⸀ 䄀 搀漀洀椀渀愀漀 洀愀猀挀甀氀椀渀愀⸀ ㄀㄀ 攀搀⸀ ⴀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 䈀攀爀琀爀愀渀搀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ ㈀  ㈀⸀

CURADO, Olga. A notícia na TV: O dia-a-dia de quem faz telejornalismo. São Paulo: Alegro, 2002.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䄀 䌀唀一䠀䄀Ⰰ 䄀氀戀攀爀琀椀渀漀 䄀漀爀⸀ 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㄀㤀㤀 ⸀ 䘀刀䄀一윀䄀Ⰰ 嘀攀爀愀 ⠀漀爀最⤀⸀ 一愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀愀猀㨀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 瀀漀瀀甀氀愀爀攀猀 渀愀 吀嘀⸀ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀㨀 䄀甀琀渀琀椀挀愀Ⰰ ㈀  㘀⸀

DALMONTE, Edson Fernando. Efeito de real e jornalismo: imagem, técnica e processos de significação. Sessões do imaginário, v. 13, n. 20, 2008.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀漀氀栀愀 嘀椀琀爀椀愀⸀ 䴀愀椀猀 搀攀 ㄀㈀ 洀椀氀 挀愀猀漀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀猀 渀漀 䔀匀 攀洀 ㈀ ㄀㜀⸀ 䘀漀氀栀愀 嘀椀琀爀椀愀Ⰰ ㈀ ㄀㠀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㸀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀渀漀瘀漀⸀昀漀氀栀愀瘀椀琀漀爀椀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀瀀漀氀椀挀椀愀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀ ㌀⼀㈀ ㄀㠀⼀愀ⴀ挀愀搀愀ⴀ㌀ ⴀ洀椀渀甀琀漀猀ⴀⴀ甀洀愀ⴀ洀甀氀栀攀爀ⴀ瀀攀搀攀ⴀ猀漀挀漀爀爀漀ⴀ渀漀ⴀ攀猀瀀椀爀椀琀漀ⴀ猀愀渀琀漀 㰀 愀挀攀猀猀漀 攀洀  㜀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀㄀⸀ 䄀 挀愀搀愀 洀攀椀愀 栀漀爀愀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀  愀戀攀爀琀漀 渀漀 䔀匀⸀ 䜀㄀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㸀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀最愀稀攀琀愀漀渀氀椀渀攀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀渀漀琀椀挀椀愀猀⼀挀椀搀愀搀攀猀⼀㈀ ㄀㜀⼀ 㠀⼀愀ⴀ挀愀搀愀ⴀ洀攀椀愀ⴀ栀漀爀愀ⴀ甀洀ⴀ瀀爀漀挀攀猀猀漀ⴀ搀攀ⴀ瘀椀漀氀攀渀挀椀愀ⴀ挀漀渀琀爀愀ⴀ洀甀氀栀攀爀ⴀ攀ⴀ愀戀攀爀琀漀ⴀ渀漀ⴀ攀猀ⴀ㄀ ㄀㐀 㤀㐀㈀㠀㜀⸀栀琀洀氀㰀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  㔀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀

MEDINA, Cremilda de Araújo. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática. 95, 96p. 4. ed. 2000.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䔀娀䔀一䐀䔀Ⰰ 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀 䨀漀爀最攀 搀攀⸀ 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀㨀 甀洀 瀀攀爀昀椀氀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀   ⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䄀䰀䰀䄀䐀䄀刀䔀匀Ⰰ 䰀椀挀椀愀⸀ ⠀㈀   ⤀ 䄀 最渀攀猀攀 搀愀 昀愀瘀攀氀愀 挀愀爀椀漀挀愀㨀 愀 瀀爀漀搀甀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀 猀 挀椀渀挀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 瘀漀氀⸀ ㄀㔀Ⰰ 渀⸀ 㐀㐀Ⰰ 瀀⸀ 㔀ⴀ㌀㐀⸀ 㸀䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀ 眀眀眀⸀猀挀椀攀氀漀⸀戀爀⼀瀀搀昀⼀爀戀挀猀漀挀⼀瘀㄀㔀渀㐀㐀⼀㐀㄀㐀㔀⸀瀀搀昀 㰀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㈀ 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀

XAVIER, Aline; RODRIGUES, Juliana. Técnicas e Práticas para elaborar reportagens telejornalísticas. Manaus: Intercom 2013. Disponível em >http://portalintercom.org.br/anais/norte2013/resumos/R34-0170-1.pdf < acesso em 29 de março de 2018.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀