INSCRIÇÃO: 00365
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO11
 
TÍTULO: Confrontos Urbanos: Caso skinheads de Mogi das Cruzes, SP
 
AUTORES: Lilian Caroline Pereira (Universidade de Mogi das Cruzes); Hércules Silva Moreira (Universidade de Mogi das Cruzes)
 
PALAVRAS-CHAVE: Crime, Punk, Skinhead, Intolerância Social, Mogi das Cruzes
 
RESUMO
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo contar a história de um crime que marcou a região do Alto Tietê, em São Paulo, no ano de 2003, no qual dois jovens simpatizantes ao movimento punk foram obrigados a pular de um trem em movimento por três homens, taxados posteriormente de skinheads. O crime aconteceu na estação de trem Brás Cubas, em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo. Um elemento imprescindível neste trabalho é falar de intolerância social, já que a mesma move discursos de ódio na sociedade. Para colher as informações necessárias foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e descritiva.
 
INTRODUÇÃO
O Projeto Experimental em Jornalismo é realizado pelos alunos do curso de Jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes e foi aplicado durante o ano letivo de 2017. Ele é de caráter obrigatório para a obtenção do diploma. Este projeto foi desenvolvido por Lílian Pereira. ਀   伀 猀攀最洀攀渀琀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀 渀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 甀洀 氀椀瘀爀漀ⴀ 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 甀洀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 挀愀猀漀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 猀甀爀最椀甀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 挀漀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀 挀爀椀洀攀 焀甀攀 洀愀爀挀漀甀 愀 爀攀最椀漀 搀漀 䄀氀琀漀 吀椀攀琀 ጀ†攀 焀甀攀 琀攀瘀攀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀 渀愀挀椀漀渀愀氀ⴀⰀ 挀漀洀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀Ⰰ 攀 挀漀渀琀愀爀 漀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 渀漀 猀愀戀攀 猀漀戀爀攀 漀 挀愀猀漀⸀  O crime escolhido aconteceu no dia 7 de dezembro de 2003 no Distrito de Brás Cubas, em Mogi das Cruzes, no qual dois jovens simpatizantes ao movimento punk foram supostamente obrigados a pular de um trem em movimento por três homens taxados de skinheads. Das vítimas, Clayton Leite faleceu dias depois do acontecimento. Na queda, ele bateu com a cabeça e teve perda de massa encefálica. Já Flávio Cordeiro, a outra vítima, teve o braço direito arrancado. A escolha de resgatar o caso partiu também do fato de ter se passado quatorze anos desde o acontecimento, ter tido um desfecho demorado e, ainda hoje, acontecer crimes semelhantes, envolvendo a intolerância social. ਀     䌀愀搀愀 最爀甀瀀漀 焀甀攀 瘀椀瘀攀 攀洀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 琀攀洀 猀甀愀猀 椀搀攀漀氀漀最椀愀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 渀漀  搀椀昀攀爀攀渀琀攀 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀甀渀欀猀 攀 猀欀椀渀栀攀愀搀猀⸀ 一漀 挀爀椀洀攀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀Ⰰ 渀漀 栀漀甀瘀攀 挀漀渀琀愀琀漀 昀猀椀挀漀Ⰰ 洀愀猀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀  攀砀瀀氀挀椀琀愀⸀ 䄀瀀攀渀愀猀 甀洀 搀椀猀挀甀爀猀漀 搀攀 搀椀漀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 搀椀稀攀爀攀猀 ᰀ漠甀 瀀甀氀愀Ⰰ 漀甀 洀漀爀爀攀ᴀ⸠ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 昀愀氀愀爀 搀攀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀  椀洀瀀爀攀猀挀椀渀搀瘀攀氀⸀    As informações foram colhidas por meio de matérias jornalísticas, boletins de ocorrência, contato com vítimas, e autoridades. O livro- reportagem “Confrontos Urbanos”, tem como foco principal contribuir com a sociedade, pois é de extrema importância dar voz a quem foi e é vítima de intolerância social, que ainda é motivo para outros muitos finais trágicos.
 
OBJETIVO
3.1 GERAL ਀倀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀 挀漀渀琀愀渀搀漀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀 挀爀椀洀攀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀  ㌀ 攀洀 䴀漀最椀 搀愀猀 䌀爀甀稀攀猀Ⰰ 匀倀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 搀漀椀猀 樀漀瘀攀渀猀 猀椀洀瀀愀琀椀稀愀渀琀攀猀 愀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀甀渀欀Ⰰ 漀猀 焀甀愀椀猀 瀀甀氀愀爀愀洀 搀攀 甀洀 琀爀攀洀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 愀瀀猀 愀洀攀愀愀猀 攀 愀最爀攀猀猀攀猀 搀攀 琀爀猀 栀漀洀攀渀猀 琀愀砀愀搀漀猀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 搀攀 猀欀椀渀栀攀愀搀猀⸀  3.2 ESPECÍFICOS ਀䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 挀愀猀漀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀渀搀漀 愀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀㬀  Mostrar a cobertura da mídia no caso estudado; ਀䐀攀猀挀爀攀瘀攀爀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀猀 最爀甀瀀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀 挀愀猀漀 攀猀琀甀搀愀搀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 栀漀洀攀洀 挀栀愀洀愀 愀 愀琀攀渀漀 搀攀猀搀攀 漀猀 瀀爀椀洀爀搀椀漀猀⸀ 一漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 漀猀 瀀漀爀琀甀最甀攀猀攀猀 挀栀攀最愀爀愀洀Ⰰ 攀洀 ㄀㔀  Ⰰ 漀戀爀椀最愀爀愀洀 漀猀 渀搀椀漀猀 愀 愀搀漀琀愀爀攀洀 挀漀猀琀甀洀攀猀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀ⴀ氀栀攀猀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 瘀攀猀琀甀爀椀漀Ⰰ 甀琀攀渀猀氀椀漀猀 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 攀 攀猀琀甀搀漀⸀ 䴀愀椀猀 琀愀爀搀攀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 ㄀㔀㌀ Ⰰ 愀昀爀椀挀愀渀漀猀 昀漀爀愀洀 琀爀愀稀椀搀漀猀 攀洀 渀愀瘀椀漀猀 渀攀最爀攀椀爀漀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀瘀椀爀 攀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀挀爀愀瘀漀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 愀 爀愀愀 渀攀最爀愀 猀攀 琀漀爀渀愀猀猀攀 猀洀戀漀氀漀 搀攀 攀猀挀爀愀瘀椀搀漀 攀 瀀漀戀爀攀稀愀⸀ 준 渀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 焀甀攀 漀戀猀攀爀瘀愀洀漀猀 漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 猀椀渀愀椀猀 搀攀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 渀漀 瀀愀猀⸀  A intolerância na história da humanidade apresenta-se como um traço bastante marcante em diversas culturas e civilizações. Na visão que se tem do outro, do diferente, quase sempre prevalece a ideia de afastamento, de distanciamento e da separação do desconhecido. A intolerância se fez presente nos momentos mais cruciais na definição dos rumos do ocidente. A escravidão, a tensão entre católicos e protestantes, o nazismo, o extermínio dos ameríndios, entre outros, são exemplos deste fenômeno na história. (SILVA, 2011, p. 3) ਀吀愀渀琀漀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 猀欀椀渀栀攀愀搀 焀甀愀渀琀漀 漀 瀀甀渀欀Ⰰ 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀攀 甀洀愀 猀甀戀挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 最爀甀瀀漀猀 洀椀渀漀爀椀琀爀椀漀猀 挀漀洀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 焀甀攀 猀甀爀最椀爀愀洀 渀漀猀 愀渀漀猀 㘀  攀 㜀 ⸀ 伀猀 猀欀椀渀栀攀愀搀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 渀漀洀攀 搀椀稀Ⰰ ᰀ挠愀戀攀愀 爀愀猀瀀愀搀愀ᴀⰠ 猀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀猀 渀攀漀渀愀稀椀猀琀愀猀 攀 椀渀琀漀氀攀爀愀渀琀攀猀 愀漀猀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀椀猀Ⰰ 渀攀最爀漀猀Ⰰ 樀甀搀攀甀猀Ⰰ 渀漀爀搀攀猀琀椀渀漀猀 攀 瀀甀渀欀猀⸀ 䔀猀猀愀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀Ⰰ 猀甀爀最椀甀 渀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 ㄀㤀㜀 Ⰰ 渀漀 刀攀椀渀漀 唀渀椀搀漀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 甀洀愀 挀爀椀猀攀 攀挀漀渀洀椀挀愀 猀攀 愀氀愀猀琀爀漀甀Ⰰ 攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀Ⰰ 漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀ⴀ 搀椀爀攀椀琀愀 ጀ†搀攀昀攀渀搀攀渀搀漀 椀搀攀椀愀猀 挀漀渀猀攀爀瘀愀搀漀爀愀猀ⴀⰀ 甀氀琀爀愀渀愀挀椀漀渀愀氀椀猀洀漀 攀 昀愀猀挀椀猀洀漀 猀甀爀最椀爀愀洀⸀ 伀 琀攀爀洀漀 猀甀戀挀甀氀琀甀爀愀 栀漀樀攀  挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀搀漀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 昀愀琀漀 搀攀 攀猀琀甀搀椀漀猀漀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀攀洀 攀猀猀攀猀 搀漀椀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀攀 甀洀愀 挀甀氀琀甀爀愀 樀甀瘀攀渀椀氀⸀ 䈀漀爀攀氀氀椀Ⰰ 刀漀挀栀愀 攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ 昀愀氀愀洀 焀甀攀 漀 ᰀ漠戀樀攀琀椀瘀漀 愀瀀愀爀攀渀琀攀 渀愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀猀猀攀猀 挀漀氀攀琀椀瘀漀猀  漀 搀攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀爀 爀攀氀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀搀愀猀 攀 椀洀瀀爀椀洀椀爀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 搀攀 椀渀搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀 攀洀 爀攀氀愀漀 猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 昀漀爀洀愀椀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀ᴀ⸠   Em meio a um estilo musical e comportamental, o movimento punk surgiu nos anos 1970, tendo suas primeiras manifestações nos Estados Unidos, trazendo conceitos de liberdade e ideologia anarquista, defendendo a sociedade da dominação do Estado.਀一漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 樀漀瘀攀渀猀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 愀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 挀漀洀漀 猀欀椀渀栀攀愀搀Ⰰ 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 攀洀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䴀爀挀椀愀 刀攀最椀渀愀 搀愀 䌀漀猀琀愀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 琀攀猀攀 搀攀 搀漀甀琀漀爀愀搀漀 搀攀昀攀渀搀椀搀愀 搀攀洀 ㄀㤀㤀㈀ 渀愀 倀唀䌀⼀匀倀Ⰰ 椀渀琀椀琀甀氀愀搀愀 挀漀洀漀 ᰀ传猀 䌀愀爀攀挀愀猀 搀漀 匀甀戀切爀戀椀漀㨀 䌀愀洀椀渀栀漀猀 搀攀 甀洀 一漀洀愀搀椀猀洀漀 䴀漀搀攀爀渀漀ᴀⰠ 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 挀椀搀愀搀攀 漀渀搀攀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀攀漀甀 愀 最愀渀栀愀爀 昀漀爀愀 昀漀椀 攀洀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 伀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀爀愀稀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀 挀爀椀洀攀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㈀  ㌀Ⰰ 攀洀 䴀漀最椀 搀愀猀 䌀爀甀稀攀猀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 搀漀椀猀 樀漀瘀攀渀猀 猀椀洀瀀愀琀椀稀愀渀琀攀猀 愀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀甀渀欀 焀甀攀 瀀甀氀愀爀愀洀 搀攀 甀洀 琀爀攀洀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀漀爀 洀攀搀漀 搀攀 琀爀猀 猀欀椀渀栀攀愀搀猀Ⰰ 渀愀 䔀猀琀愀漀 䈀爀猀 䌀甀戀愀猀⸀ 伀 挀愀猀漀 挀栀愀洀愀 愀琀攀渀漀 瀀攀氀愀 戀爀甀琀愀氀椀搀愀搀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 攀 漀 洀攀搀漀 焀甀攀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 瘀椀瘀攀甀 渀愀 瀀漀挀愀㨀 洀甀椀琀漀猀 樀漀瘀攀渀猀 焀甀攀 猀攀最甀椀愀洀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀甀渀欀 漀甀 愀瀀攀渀愀猀 攀爀愀洀 猀椀洀瀀愀琀椀稀愀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀猀琀甀洀愀瘀愀洀 猀攀 瘀攀猀琀椀爀 挀漀洀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 攀 甀猀愀爀 漀猀 挀愀戀攀氀漀 渀漀 攀猀琀椀氀漀 洀漀椀挀愀渀漀Ⰰ 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀 琀攀洀攀爀 愀 瀀漀氀挀椀愀 漀甀 愀琀 洀攀猀洀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 挀漀洀 愀氀最甀洀 猀欀椀渀栀攀愀搀  瀀攀氀愀猀 爀甀愀猀⸀ 䄀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 漀 愀猀猀甀渀琀漀  琀漀渀愀  漀 昀愀琀漀 搀攀 猀攀爀 愀氀最漀 爀攀挀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 瀀愀甀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀   A escolha do tema também foi baseada na afinidade, interesse em falar sobre o assunto e na questão mercadológica. O jornalismo, considerado o “quarto poder”, tem influência na sociedade, servindo de ponte para as pessoas terem esclarecimentos sobre assuntos variados. Dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o IBOPE, mostram que entre março de 2015 e março de 2016, a audiência de programas policiais exibidos em canais televisivos tiveram mais de 1,4 milhão de espectadores, o que mostra que o público se interessa pelo assunto
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) configura-se como um estudo de caso, considerado por Yin (2010, p.23), “um dos empreendimentos mais desafiadores das ciências sociais”. O caso estudado é um crime que aconteceu no ano de 2003, em Mogi das Cruzes, SP, envolvendo dois jovens, que foram obrigados a pular de um trem em movimento, por três skinheads. Yin (2010, p. 24), diz que um estudo de caso “permite que os investigadores retenham características holísticas e significativas dos eventos da vida real – como os ciclos individuais da vida, o comportamento dos pequenos grupos, os processos organizacionais [...]”. Esse método foi um importante aliado para entender o comportamentos dos grupos urbanos, mais precisamente, o movimento punk e skinhead. ਀匀攀最甀渀搀漀 䌀攀爀瘀漀Ⰰ ⠀㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀㘀㈀⤀Ⰰ 漀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 挀愀猀漀 ᰀ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀漀戀爀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀Ⰰ 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 最爀甀瀀漀Ⰰ 漀甀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 焀甀攀 猀攀樀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀漀 搀攀 猀攀甀 甀渀椀瘀攀爀猀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀砀愀洀椀渀愀爀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 瘀愀爀椀愀搀漀猀 搀攀 猀甀愀 瘀椀搀愀ᴀ⸠ 伀 洀琀漀搀漀 昀漀椀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 挀漀洀漀 愀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 洀漀瘀攀甀 漀 挀爀椀洀攀⸀  Ao definir o tema, o primeiro passo foi realizar uma pesquisa bibliográfica, consultando livros, artigos científicos e sites da internet. ਀䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 瀀爀漀挀甀爀愀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 甀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 琀攀爀椀挀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀 攀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀⸀ 倀漀搀攀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 漀甀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀愀 漀甀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀⸀ 䔀洀 愀洀戀漀猀 漀猀 挀愀猀漀猀 戀甀猀挀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 攀 愀渀愀氀椀猀愀爀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 漀甀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀猀 搀漀 瀀愀猀猀愀搀漀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀 猀漀戀爀攀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 琀攀洀愀 漀甀 瀀爀漀戀氀攀洀愀⸀ ⠀䌀䔀刀嘀伀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㔀⤀     䌀漀洀漀 甀洀愀 搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 昀漀渀琀攀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀愀爀愀 漀 倀爀漀樀攀琀漀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 挀漀氀栀椀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀 挀爀椀洀攀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 焀甀攀 昀椀稀攀爀愀洀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 挀愀猀漀 渀愀 瀀漀挀愀 攀 愀搀瘀漀最愀搀漀猀⸀ 倀愀爀愀 攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 昀漀椀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 漀 甀猀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䴀愀爀挀漀渀椀 攀 䰀愀欀愀琀漀猀 ⠀㄀㤀㠀㔀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㈀⤀Ⰰ ᰀ愠 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀  挀漀洀漀 甀洀愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀攀 猀漀渀搀愀最攀洀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 氀漀挀愀氀椀稀愀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 樀 猀攀 琀攀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 猀甀愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀ᴀ⸠ 䔀猀猀愀猀 猀攀爀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀洀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀  A entrevista nas suas diferentes aplicações, é uma técnica de interação social, de interpenetração informativa, quebrando assim isolamentos grupais, individuais, sociais; pode também servir à pluralização de vozes e à distribuição democrática da informação. (MEDINA, 2000, p.8) ਀倀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 挀爀椀洀攀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 攀猀琀甀搀漀猀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀漀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䌀攀爀瘀漀Ⰰ ⠀㈀  㜀Ⰰ 瀀 㘀㈀⤀Ⰰ ᰀ琠爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀漀 攀猀琀甀搀漀 攀 搀愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀猀 漀甀 爀攀氀愀攀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 最爀甀瀀漀 漀甀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀愀ᴀ⸠ 䔀猀猀愀 琀挀渀椀挀愀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀 渀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀猀攀 吀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 䌀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 䌀甀爀猀漀 ⠀吀䌀䌀⤀Ⰰ 焀甀攀  爀攀氀愀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀 挀爀椀洀攀Ⰰ 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀渀搀漀 愀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀 洀攀猀洀愀 愀最椀爀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 渀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀 琀爀椀戀漀猀 甀爀戀愀渀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 搀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 瀀甀渀欀 攀 猀欀椀渀栀攀愀搀⸀  Ainda dentro da pesquisa descritiva, foi utilizado a pesquisa documental. De acordo com Cervo, (2007, p 62), “são investigados documentos com o propósito de descrever e comparar usos e costumes, tendências, diferenças e outras características. As bases documentais permitem estudar tanto a realidade presente como o passado, com a pesquisa histórica”. A necessidade desse método será essencial para a pesquisa em documentos como boletins de ocorrência e inquérito policial, nos quais foi possível encontrar informações sobre o crime e sua investigação. ਀倀愀爀愀 漀猀 洀琀漀搀漀猀 挀椀琀愀搀漀猀Ⰰ 昀漀椀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀 愀氀洀 搀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 愀 琀挀渀椀挀愀 搀愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 昀愀琀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀爀 甀洀 氀椀瘀爀漀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀爀攀猀琀愀爀 愀琀攀渀漀 渀漀猀 洀渀椀洀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 攀 愀攀猀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 瀀漀猀猀愀 猀攀爀 昀攀椀琀漀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀愀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀攀洀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀Ⰰ 愀氀最漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀  No jornalismo os tipos mais comuns de descrições são, de acordo com o Gaudêncio Torquato, a pictórica – que se faz pela soma dos detalhes, o observador imóvel em relação ao que é observado; a topográfica – que concede mais ênfase a certos aspectos do que é observado, normalmente massa e/o volume; e a cinematográfica – que destaca a luz e o jogo de luzes ou sombras sobre o objeto observado. (LIMA, 1995, p. 34) ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀爀漀瘀攀渀椀攀渀琀攀猀 搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀Ⰰ 洀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 漀 氀椀瘀爀漀ⴀ 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 䌀漀渀昀爀漀渀琀漀猀 唀爀戀愀渀漀猀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀漀 漀瀀琀愀爀 瀀攀氀漀 猀攀最洀攀渀琀漀 搀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀Ⰰ 琀椀瘀攀 焀甀攀 搀攀昀椀渀椀爀 焀甀愀氀 漀 琀椀瀀漀 搀攀 氀椀瘀爀漀ⴀ 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀甀 昀愀爀椀愀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 猀漀戀爀攀 漀猀 瘀爀椀漀猀 琀椀瀀漀 搀攀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀 焀甀攀 攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 猀攀爀椀愀 甀洀 氀椀瘀爀漀ⴀ 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 攀氀攀 椀愀 琀爀愀稀 爀攀氀愀琀漀猀 搀攀 瘀爀椀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀 挀愀猀漀⸀ 䰀漀最漀 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 渀漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 搀椀愀猀 搀攀 愀甀氀愀 搀漀 猀琀椀洀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀攀椀 漀 琀攀洀愀 攀洀 猀愀氀愀 瀀愀爀愀 洀攀甀猀 挀漀氀攀最愀猀 攀 瀀愀爀愀 漀 洀攀甀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀Ⰰ 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䠀爀挀甀氀攀猀 䴀漀爀攀椀爀愀⸀ 倀愀爀愀 攀猀猀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀Ⰰ 樀 焀甀攀爀椀愀 氀攀瘀愀爀 漀 渀漀洀攀 搀漀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 攀 瀀漀爀 椀渀挀爀瘀攀氀 焀甀攀 瀀愀爀攀愀Ⰰ 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 渀漀洀攀 焀甀攀 攀甀 瀀攀渀猀攀椀 猀攀 洀愀渀琀攀瘀攀 愀琀 漀 昀椀渀愀氀㨀 䌀漀渀昀爀漀渀琀漀猀 唀爀戀愀渀漀猀⸀ 倀漀搀攀洀漀猀 爀攀洀攀琀攀爀 攀猀猀攀 渀漀洀攀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 瘀攀稀攀猀 焀甀攀 戀甀猀挀愀洀漀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀爀 渀漀猀猀漀猀 洀攀搀漀猀 攀 椀渀椀洀椀最漀猀Ⰰ 愀琀 洀攀猀洀漀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 攀甀 愀漀 猀愀椀爀 瀀攀氀愀猀 爀甀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 洀愀椀猀 琀攀洀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 漀 挀爀椀洀攀 爀攀琀爀愀琀愀搀漀 渀漀 氀椀瘀爀漀⸀  Após a definição do projeto, comecei as pesquisas bibliográficas, para fazer um levantamento dos materiais disponíveis que eu poderia usar durante a produção teórica. Também, decidi ir a campo para definir quais seriam minhas fontes. Um dos primeiros contatos que fiz foi com um colega de profissão, o jornalista Fábio Miranda. Ele me passou o contato do Flávio Cordeiro, uma das principais fontes, já que ele foi a vítima principal do crime. Ao contatá-lo, aceitou logo de imediato conversar comigo e dar a entrevista para o livro. Também comecei a pesquisar jornalistas que cobriram o caso na época, tanto para contar a experiência quanto para me informar de assuntos que eu jamais imaginaria para colocar no livro e que tinha relação com o assunto. ਀䐀甀爀愀渀琀攀 漀猀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀ⴀ漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀 䠀爀挀甀氀攀猀 䴀漀爀攀椀爀愀 攀 挀漀洀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䌀爀椀猀琀椀渀愀 匀挀栀洀椀搀琀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀攀昀椀渀椀搀漀猀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 吀椀瘀攀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 攀洀 愀戀爀椀爀 洀漀 搀攀 愀氀最甀渀猀 瀀漀渀琀漀猀 焀甀攀 焀甀攀爀椀愀 愀戀漀爀搀愀爀 渀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 洀愀猀 愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 昀漀椀 甀洀 最爀愀渀搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 攀 愀樀甀搀愀 瀀愀爀愀 猀攀最甀椀爀 挀漀洀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀氀椀渀栀愀搀漀⸀ 䔀洀 爀攀氀愀漀 愀 瀀爀漀搀甀漀 琀攀爀椀挀愀 渀漀 琀椀瘀攀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀瘀攀椀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 猀攀最甀椀 琀漀搀漀 漀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 椀渀猀琀愀甀爀愀搀漀 愀漀猀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀猀⸀   Para instigar ainda mais o senso crítico durante a escrita tanto do projeto quanto do livro me baseei em livros-reportagens que considero essenciais: Holocausto Brasileiro, da Daniela Arbex, Dias de Inferno na Síria, no Klester Cavalcanti e a série de livros Serial Killers, da Ilana Casoy. Além do mais, como já tinha realizado em outras disciplinas alguns trabalhos relacionado ao jornalismo literário, quis trazer um pouco dele para dentro das páginas do Confrontos Urbanos. ਀䄀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀ⴀ猀攀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀猀 焀甀攀 愀瀀爀攀渀搀椀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀猀 ㌀ 愀渀漀猀 攀 洀攀椀漀 搀攀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 䄀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 猀攀洀 搀切瘀椀搀愀猀 漀 瀀漀渀琀漀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀Ⰰ 樀 焀甀攀 瀀甀搀攀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 琀爀愀漀猀 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 渀漀 瘀漀 挀漀渀琀愀爀⸀ 吀愀洀戀洀Ⰰ 挀氀愀爀漀Ⰰ 猀攀洀 搀切瘀椀搀愀猀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 爀攀搀愀漀Ⰰ 搀攀 挀愀瀀琀愀漀 攀 搀攀 攀搀椀漀⸀  Durante todo o processo, foi preciso criar uma transmídia, ou seja, uma mídia em plataforma online para divulgar o andamento do projeto. Eu optei por criar uma página no Facebook, onde postei fotos das entrevistas e compartilhei notícias relacionadas ao tema. As informações eram publicadas de maneira simultânea com a realização das produções. A página ultrapassou 200 curtidas. No meio do caminho, apresentei o projeto na pré-banca e o resultado esperado ultrapassou as expectativas. Graças a essa apresentação, encontrei pessoaschaves que me ajudaram a entender mais a fundo a sociedade. Uma dessas pessoas é o historiador Marcelo Fonseca. Pouco depois, o convidei para escrever o prefácio do livro. ਀一漀 椀渀挀椀漀 搀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 昀愀稀攀爀 愀氀琀攀爀愀攀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀瀀漀渀琀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 焀甀攀 攀猀琀椀瘀攀爀愀洀 渀愀 瀀爀ⴀ戀愀渀挀愀⸀ 吀愀洀戀洀Ⰰ 挀漀洀攀漀甀 甀洀愀 渀漀瘀愀 攀琀愀瀀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀 昀愀猀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀ 䌀漀洀攀挀攀椀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀 挀愀猀漀⸀ 䄀瀀爀攀猀攀渀琀攀椀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 渀漀 氀椀瘀爀漀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 甀洀 搀漀猀 猀欀椀渀栀攀愀搀猀 挀漀渀搀攀渀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 挀爀椀洀攀⸀ 䤀猀猀漀 最攀爀漀甀 洀甀椀琀愀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀 攀 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 洀甀椀琀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 挀漀渀猀攀最甀椀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 䘀漀爀愀洀 焀甀愀猀攀 ㈀ 栀漀爀愀猀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 瀀椀渀最ⴀ瀀漀渀最 渀漀 攀猀挀爀椀琀爀椀漀 搀漀 愀搀瘀漀最愀搀漀 搀漀 嘀椀渀挀椀甀猀 倀愀爀椀稀愀琀琀漀⸀ 䨀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 漀 䘀氀瘀椀漀 䌀漀爀搀攀椀爀漀Ⰰ 昀漀椀 洀愀爀挀愀搀愀 攀 愀搀椀愀搀愀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瘀攀稀攀猀 攀Ⰰ 愀琀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 挀栀攀最甀攀椀 愀琀 漀 氀漀挀愀氀 攀 栀漀爀愀 洀愀爀挀愀搀愀 搀攀猀挀漀渀昀椀攀椀 猀攀 搀愀爀椀愀 挀攀爀琀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀氀攀 愀琀爀愀猀漀甀 焀甀愀猀攀 洀攀椀愀 栀漀爀愀⸀ 䘀漀椀 挀漀洀瀀氀椀挀愀搀漀Ⰰ 琀椀瘀攀 爀攀挀攀椀漀 搀攀 昀愀稀攀爀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 攀洀漀挀椀漀渀ⴀ氀漀 漀甀 愀琀 洀攀猀洀漀 搀攀椀砀ⴀ氀漀 搀攀猀挀漀渀昀漀爀琀瘀攀氀 瀀漀爀 氀攀洀戀爀愀爀 搀漀 搀椀愀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 䘀氀瘀椀漀 昀漀椀 猀甀瀀攀爀 爀攀挀攀瀀琀椀瘀漀 攀 琀爀愀渀焀甀椀氀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 洀愀猀 猀攀洀瀀爀攀 搀攀 瀀漀甀挀愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀⸀ 䤀渀猀椀猀琀椀 洀甀椀琀漀 攀洀 愀氀最甀洀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀Ⰰ 攀洀 搀攀琀愀氀栀攀猀 攀 攀氀攀 猀攀洀瀀爀攀 搀攀猀瘀椀愀瘀愀 漀 漀氀栀愀爀⸀ 唀洀 愀洀椀最漀 搀攀氀攀Ⰰ 䔀搀攀爀 䠀攀渀爀椀焀甀攀 琀愀洀戀洀 攀猀琀愀瘀愀 渀漀 氀漀挀愀氀 攀 愀挀愀戀攀椀 搀攀猀挀漀戀爀椀渀搀漀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 攀猀琀攀瘀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀漀 挀愀猀漀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀攀 椀渀搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀⸀ 䘀椀稀 愀氀最甀洀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 瀀愀爀愀 攀氀攀Ⰰ 愀猀 焀甀愀椀猀 洀攀 愀樀甀搀愀爀愀洀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 搀攀 䘀氀瘀椀漀⸀ 䘀漀椀 愀 焀甀攀 攀甀 挀漀洀攀挀攀椀 愀 搀攀猀挀漀渀昀椀愀爀 焀甀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀 琀椀渀栀愀 愀氀最漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀⸀  O fato de já ter tido acesso aos documentos públicos do caso até o início das entrevistas me ajudou a questioná-los sobre alguns fatos do dia. Foi uma surpresa quando consegui acesso aos documentos no Fórum de Mogi das Cruzes, pois sabia que alguns envolvidos não gostariam de falar sobre o caso ou não ia encontrá-los. Tirei fotos dos documentos essenciais que precisava e quando comecei a ler com calma fui percebendo que havia um fundo nessa história que podia ser diferente. ਀䐀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 昀甀椀 愀漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀 ᰀ䐠椀爀椀漀 搀攀 䴀漀最椀ᴀ†攀 ᰀ䐠椀爀椀漀 搀攀 匀甀稀愀渀漀ᴀ†瀀愀爀愀 挀漀渀猀甀氀琀愀爀 漀 愀挀攀爀瘀漀 攀 戀甀猀挀愀爀 洀愀琀爀椀愀猀 搀漀猀 愀渀漀猀 攀洀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀愀洀 漀 搀攀猀攀渀爀漀氀愀爀 搀漀 挀爀椀洀攀⸀ 䘀甀椀 洀甀椀琀漀 戀攀洀 爀攀挀攀戀椀搀愀 渀漀猀 搀漀椀猀 瘀攀挀甀氀漀猀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀攀椀 愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀 昀漀琀漀最爀愀昀攀椀 愀猀 瀀最椀渀愀猀 瀀愀爀愀 甀猀愀爀 挀漀洀漀 椀氀甀猀琀爀愀漀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀ 吀椀瘀攀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 焀甀攀 挀漀戀爀椀爀愀洀 漀 挀愀猀漀 攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 攀氀攀猀Ⰰ 攀爀愀 猀愀戀攀爀 挀漀洀漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀漀甀 漀 挀爀椀洀攀 攀 挀漀洀漀 愀焀甀椀氀漀 椀渀琀攀爀昀攀爀椀甀 渀愀 挀愀爀爀攀椀爀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀  Em um dos atendimentos com o orientador do TCC, ficou decidido a ordem dos capítulos no livro, totalizando 7 capítulos. Inicialmente, a introdução do livro ia trazer um pouco sobre a questão do surgimento dos movimentos, mas decidi abortar a ideia pelo fato de ter surgido dificuldade durante o processo e ficar fora do foco principal do projeto, que é contar a história do crime em si. Então, decidi escrever uma carta ao leitor, contando o que ele vai encontrar no livro. Os demais capítulos trazem a história do crime em si, sendo logo após a introdução, a versão da vítima Flávio Cordeiro. Usei depoimentos de arquivos públicos, pois tive dificuldade em encontrar os envolvidos no caso e também fui ignorada em muitos momentos. Como tinha a versão da vítima, era óbvio que precisava trazer também a versão dos taxados de skinheads. ਀䄀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀爀 漀 嘀椀渀挀椀甀猀 倀愀爀椀稀愀琀琀漀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 挀漀渀搀攀渀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 挀愀猀漀Ⰰ 最攀爀漀甀 洀甀椀琀愀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀 攀 渀漀 昀椀渀愀氀 搀攀甀 琀甀搀漀 挀攀爀琀漀⸀ 䘀甀椀 戀攀洀 爀攀挀攀戀椀搀愀 瀀攀氀漀 愀搀瘀漀最愀搀漀 搀攀氀攀Ⰰ 漀 䨀攀昀攀爀猀漀渀 匀愀氀瘀攀琀琀椀Ⰰ 焀甀攀 洀攀 挀漀渀琀漀甀 愀 愀琀甀愀漀 搀攀氀攀 渀漀 挀愀猀漀 攀 渀漀 洀攀椀漀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 氀椀最漀甀 瀀愀爀愀 漀 嘀椀渀挀椀甀猀 攀 挀漀渀琀漀甀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 猀攀 攀氀攀 最漀猀琀愀爀椀愀 搀攀 搀椀稀攀爀 愀氀最漀⸀ 䘀椀焀甀攀椀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 昀攀氀椀稀 瀀漀爀 琀攀爀 搀愀搀漀 挀攀爀琀漀⸀ 䄀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 倀愀爀椀稀愀琀琀漀 昀漀椀 琀攀渀猀愀⸀ 䔀氀攀 挀漀渀琀漀甀 猀甀愀 瘀攀爀猀漀 搀攀猀搀攀 漀 搀椀愀 搀漀 挀爀椀洀攀 愀琀 挀漀洀漀 瘀椀瘀攀 栀漀樀攀 攀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 洀甀椀琀漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 攀洀 焀甀攀 攀氀攀 猀攀 攀洀漀挀椀漀渀漀甀  攀 挀栀漀爀漀甀 戀愀猀琀愀渀琀攀⸀ 吀椀瘀攀洀漀猀 焀甀攀 椀渀琀攀爀爀漀洀瀀攀爀 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瘀攀稀攀猀⸀ 一甀渀挀愀 琀椀渀栀愀 瀀愀猀猀愀搀漀 瀀漀爀 愀氀最漀 愀猀猀椀洀 搀甀爀愀渀琀攀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 挀漀洀 挀攀爀琀攀稀愀 氀攀瘀愀爀攀椀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 猀攀洀瀀爀攀⸀ 一漀 挀愀瀀琀甀氀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀 琀爀愀稀攀爀 愀氀最甀洀愀猀 爀攀昀氀攀砀攀猀 洀椀渀栀愀 猀漀戀爀攀 漀 ᰀ瀠漀爀 焀甀攀㼀ᴀ†搀愀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 渀漀 昀漀椀 攀 渀漀  猀攀爀 樀甀稀愀 搀攀 渀愀搀愀Ⰰ 洀愀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 琀爀愀稀攀爀 琀愀氀 焀甀攀猀琀漀⸀ 
 
CONSIDERAÇÕES
A ideia de falar de intolerância social com base em um crime real me conquistou. Desde o primeiro semestre deste ano, todas as expectativas foram alcançadas. Houve momentos de receio em não conseguir determinadas fontes e ser um tema de difícil aceitação na sociedade, pelo fato de envolver o assassinato de um jovem. Ao decorrer do projeto, foram surgindo aspectos nem sequer ao menos imaginados, mas se tornaram essenciais para a construção de Confrontos Urbanos. ਀䌀栀攀最愀渀搀漀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 ጀ攠 切氀琀椀洀漀ⴀ 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 愀氀挀愀渀愀搀漀猀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀漀 琀攀洀瀀漀 琀攀爀 猀椀搀漀 甀洀 昀愀琀漀爀 洀甀椀琀漀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀漀 焀甀攀 琀甀搀漀 猀愀椀甀 挀漀洀漀 樀 栀愀瘀椀愀 猀椀搀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀⸀ 唀洀愀 搀愀猀 洀攀琀愀猀 焀甀攀 挀漀氀漀焀甀攀椀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 昀漀椀 渀漀 琀攀爀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀⸀ 䄀挀爀攀搀椀琀漀 焀甀攀Ⰰ 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 琀椀瘀攀⸀ 倀甀搀攀 琀攀爀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 焀甀攀 攀猀琀椀瘀攀爀愀洀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 挀漀洀 漀 挀愀猀漀 攀Ⰰ 椀猀猀漀 瘀漀甀 氀攀瘀愀爀 瀀漀爀 琀漀搀愀 洀椀渀栀愀 瘀椀搀愀⸀  Desde o primeiro semestre da Universidade, me sentia insegura de mostrar meus trabalhos para outras pessoas. Pensava se ia conseguir fazer um TCC sozinha, afinal, ou era um livro- reportagem ou uma monografia. Com o passar dos semestres, percebi que só eu não acredita no que fazia.਀伀甀琀爀漀 昀愀琀漀爀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀甀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀甀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀猀猀攀 漀 吀䌀䌀 猀漀稀椀渀栀愀 昀漀椀 漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀爀攀爀 洀攀 漀爀最甀氀栀愀爀 搀攀 愀氀最漀 焀甀攀 攀甀 昀椀稀 猀漀稀椀渀栀愀Ⰰ 攀 愀挀爀攀搀椀琀漀 焀甀攀 挀栀攀最甀攀椀 渀攀猀猀攀 瀀漀渀琀漀Ⰰ 搀攀 洀攀 漀爀最甀氀栀愀爀 瀀漀爀 渀漀 猀 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀渀琀漀猀 漀甀琀爀漀猀 焀甀攀 昀椀稀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀猀猀攀猀 㐀 愀渀漀猀 搀攀 挀甀爀猀漀⸀  Acredito que o tema estudado neste projeto é de grande importância não só para a sociedade, mas também para a academia de jornalismo. Espero inspirar os “calouros” com esse TCC e buscando versões de uma mesma história dada por acabada, que por alguma razão, pode ter algo escondido no fundo. ਀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀唀䴀䄀一Ⰰ 娀礀最洀甀渀琀 ⸀ 䔀渀猀愀椀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 䌀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 䌀甀氀琀甀爀愀⸀ ㄀⸀ 攀搀⸀ 嬀匀⸀氀⸀崀㨀 娀愀栀愀爀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀ ㌀㈀㠀 瀀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀伀刀䔀䰀䰀䤀Ⰰ 匀椀氀瘀椀愀 䠀⸀ 匀㬀 刀伀䌀䠀䄀Ⰰ 刀漀猀攀 搀攀 䴀攀氀漀㬀 伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 刀椀琀愀 搀攀 䌀猀猀椀愀 䄀氀瘀攀猀⸀ 䨀漀瘀攀渀猀 渀愀 䌀攀渀愀 䴀攀琀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀㨀 倀攀爀挀攀瀀攀猀Ⰰ 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 攀 洀漀搀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ ㄀⸀ 䔀搀⸀ⴀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀甀氀椀渀愀猀Ⰰ ㈀  㤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䔀刀嘀伀Ⰰ 䰀甀猀 䄀洀愀搀漀⸀ 䴀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 䌀椀攀渀琀昀椀挀愀⸀ 㐀⸀ 攀搀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 䴀愀爀欀漀渀 䈀漀漀欀猀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀匀吀䄀Ⰰ 䴀爀挀椀愀 刀攀最椀渀愀 䐀愀⸀ 伀猀 䌀愀爀攀挀愀猀 搀漀 匀甀戀切爀戀椀漀㨀 䌀愀洀椀渀栀漀猀 搀攀 甀洀 渀漀洀愀搀椀猀洀漀 洀漀搀攀爀渀漀⸀  ㄀⸀ 䔀搀ⴀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 嘀漀稀攀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䔀 䄀䈀刀䔀唀 䐀䄀䰀䰀䄀刀䤀Ⰰ 䐀愀氀洀漀⸀ 倀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀Ⰰ 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀 攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀⸀ 䨀甀搀愀猀洀漀 攀 洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀㨀 猀甀愀猀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 椀渀琀攀爀ⴀ爀攀氀愀攀猀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㈀Ⰰ ㈀  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