INSCRIÇÃO: 00379
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT05
 
TÍTULO: pássaros já não cantam mais
 
AUTORES: Marco Aurélio de Sousa Junior (Universidade Metodista de Piracicaba); Marina Gabriela Agustoni (Universidade Metodista de Piracicaba); Ana Paula Gomes da Silva (Universidade Metodista de Piracicaba)
 
PALAVRAS-CHAVE: homossexualidade feminina, Abuso, Plataformas de Streaming, Curta Metragem, TCC
 
RESUMO
Esse é um trabalho de conclusão do curso de Graduação em Cinema e Audiovisual. A proposta era criar um curta metragem de até 15 minutos pensado para distribuição via web como plataformas de streaming que embasasse o tema trabalhado na monografia "A representação homossexual feminina no cinema estadunidense: uma análise do casal do filme Minhas Mães e Meu Pai", feita no semestre anterior. O filme acompanha a trajetória de Amanda, uma jovem que após a morte de seu irmão, Felipe, resolve trazer à tona as verdades sobre o internato católico onde ambos estudavam.
 
INTRODUÇÃO
Apesar do aumento significativo de produções audiovisuais que destacam a representação de pessoas LGBT, ainda não são muitos os que nos mostram a vida de mulheres homossexuais. O papel da figura feminina ainda se encontra em segundo plano, muitas vezes sendo retratado de forma estereotipada e fetichizada, e que ainda causa desconforto quando decide se impor. Segundo Busin, as mulheres homossexuais costumam ser "rotuladas" e ao falar sobre homossexualidade. o primeiro pensamento vem automaticamente para a maioria das pessoas, a generalização: a lésbica masculinizada e o gay "bicha afetada" (BUSIN, 2007). Após um estudo feito no semestre anterior que resultou na monografia intitulada "A representação homossexual feminina no cinema estadunidense", nasceu a proposta de trazer a público uma personagem que fosse além de caracterização e relações amorosas. Assim, nasceu Amanda, uma jovem lésbica, nascida e criada por uma família estritamente católica, posta em colégio interno, traumatizada por todos os abusos ali sofridos e vistos, mas que de alguma forma conseguiu manter o seu verdadeiro eu, sem se esconder e sem ter vergonha de quem é independente da sua relação com os próprios pais. Segundo Siqueira, Oliveira e Braga, o cinema narrativo possibilita importantes processos de identificação. Ainda frisam que "o cinema se mostra uma ferramenta capaz de alavancar transformações e ressignificações importantes a respeito de questões que concernem à condição humana e à constituição das subjetividades" (SIQUEIRA; OLIVEIRA; BRAGA, 2005, p.159). Os Pássaros Já Não Cantam Mais se divide em dois atos: na primeira parte somos apresentados a Felipe, jovem estudante de um internato católico que se pega angustiado após passar anos sendo e vendo seus amigos serem abusados pelo diretor do colégio, Padre Alberto. Após a morte do jovem, conhecemos Amanda, sua irmã, que já passou pela mesma situação e agora busca respostas pelo que aconteceu ao seu irmão.
 
OBJETIVO
O objetivo do projeto é trazer em discussão abusos em situações de poder representadas através da Igreja Católica, tratando diretamente o assunto e dando voz a diversos relatos. Também queremos que a personagem Amanda, uma mulher homossexual, seja vista como uma heroína, quebrando os finais muitas vezes trágicos e sem necessidade que a figura feminina lésbica recebe. Como inspiração, foram usados os filmes Violência Gratuita (Michael Haneke, 1997) Mea Maxima Culpa – Silêncio na Casa de Deus (Alex Gibney, 2012) Spotlight – Segredos Revelados (Thomas McCarthy, 2015) e a série The Keepers (Ryan White, 2017).
 
JUSTIFICATIVA
O filme em questão tem como base os casos de pedofilia na igreja católica. Não criticamos a religião em si, mas sim as pessoas que assistem ao filme que, como muitas pessoas na sociedade, apenas observam estes terríveis atos sem se intervir pela vítima. Aproveitamos para contrapor outro tema tabu, que é a representação de qualidade da mulher homossexual. Nossa protagonista leva consigo um grande peso de quebrar esse vício que é visto no mercado. Trabalhamos no filme visando representar da melhor forma a protagonista de uma maneira que desse mais liberdade sem a restringir a padrões estereotipados de comportamento e narrativa.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O argumento veio de uma ideia que o diretor Marco Aurélio de Sousa Jr. possuía desde 2011. O foco da trama sempre foi a igreja católica e o poder que ela exerce na sociedade, embasando o conceito da quebra da quarta parede que Marco iria trabalhar em sua monografia. O trabalho não conseguiu ser finalizado, então a personagem Amanda foi modificada para se encaixar na monografia da dupla Ana Paula Gomes e Julia Dalfré, que tendo gostado imensamente da história não conseguiram se desfazer dela. Para manter a fidelidade da trama, foram separados e lidos diversos artigos sobre pedofilia e abuso de padres da igreja católica. Foram realizadas pesquisas sobre filmes que entrassem na temática, tais como Spotlight – Segredos Revelados (Thomas McCarthy, 2015), Dúvida (John Patrick Shanley, 2009) e a série da Netflix The Keepers (Ryan White, 2017). Uma grande inspiração para o roteiro foi o livro Story: Substâncias, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro, (Mckee, 2006), que auxiliou a criação do incomodo causado para o público. Para Mckee "o conhecimento de como se é criado a experiência emocional da audiência, começa com o conceito de que existem duas emoções - prazer e dor." e "como espectadores, nós experimentamos emoção. O conto nos leva por uma transição de valores." (Mkcee, 2006, p 101). Para trabalharmos de acordo a personagem Amanda, além de Robert Mckee, fizemos uso de pesquisas bibliográficas com autores como Judith Butler e Michel Foucault, passando por filmes como Imagine Eu e Você (Ol Parker, 2005) e séries como The L Word (Ilene Chaiken, 2004-2009) que, mesmo sem possuir a fidelidade que buscávamos, nos ajudaram a trazer novas propostas para a história. John Truby e seu livro The Anatomy of Story: 22 Steps to Becoming a Master Storyteller também ajudou a dar vida para ambos os protagonistas do filme. Segundo ele "é somente por competir pelo mesmo objetivo que o herói (heroína) e o oponente são forçados a ter um conflito direto..." (TRUBY, 2008) "Um protagonista e sua história podem apenas ser tão intelectualmente fascinantes e emocionalmente atraentes quanto a força do antagonismo os transformam." (MCKEE, 2006). Ainda sobre o personagem de Amanda, vemos seu backstory de uma forma mais subjetiva. Assombrada pelo seu "fantasma" do passado, Amanda, como a maioria das crianças do colégio já foi abusada por Padre Alberto. Ela poderia ter feito algo contra isso, mas não o fez, e o silêncio dela eventualmente teve efeito sobre a morte de seu irmão Felipe. Foi John Truby quem disse que esse efeito ou momento é chamado de "fantasma". "É um evento do passado que ainda assombra o herói no presente. O fantasma é uma ferida aberta que é frequentemente a fraqueza moral e psicológica do herói". (TRUBY, 2008, p. 11). Amanda se culpa do mal que lhe foi causado, e se culpa ainda mais por não ter tomado medidas contra isso e eventualmente acredita que o que houve foi um catarse que pode ter sido a causa da morte de seu irmão. "Você também pode pensar sobre o "fantasma" como o oponente interno do herói. É o grande medo que o segura de sua ação. Estruturalmente, o "fantasma" age como um contra desejo. O desejo do herói o faz seguir em frente, e o seu "fantasma" o segura não o deixando seguir." (TRUBY, 2008). Esse medo foi fundamental para o desenvolvimento do personagem de Amanda, que após se ver sem seu irmão, passa a tomar medidas para que o que aconteceu com ele não se repita com ninguém. Ela então confronta a si mesma antes de confrontar o antagonista Padre Alberto, movida por sua culpa e arrependimento. Segundo o diretor Alfred Hitchcock, o verdadeiro trabalho do suspense é mexer com o emocional do público. "Imagine duas pessoas sentadas em uma mesa, elas conversam sobre baseball ou qualquer outra coisa. Cinco minutos depois, tudo muito normal, mas de repente, uma bomba explode." (HITCHCOCK, A. 1970) de acordo com ele isso dá a audiência apenas 5 a 10 segundos de choque, porém, "pegue a mesma cena, e mostre para a audiência que existe uma bomba embaixo da mesa e que ela irá explodir em 5 minutos" (HITCHCOCK, A. 1970). Quando você mostra para o espectador esse fator, a situação toda se torna uma experiência muito emocional, e assim você cria uma situação de suspense que é na verdade uma antecipação específica entre resultados claramente opostos. Mostramos isso quando vemos Padre Alberto caminhando em direção a Amanda: a todo o momento o espectador está ali, observando, impotente sobre o que possa vir acontecer com a personagem. A obra Sonho de uma Noite de Verão (William Shakespeare, 2000) serviu de inspiração para a cena final. Na época de roteirização, o documentário The Keepers foi disponibilizado na rede de streaming Netflix. Nele, acompanhamos a investigação de duas mulheres que tentam descobrir a verdade sobre o que aconteceu a Irmã Cathy Cesnik, uma freira, professora de inglês na Archbishop Keough High School em Baltimore, Maryland, que fora assassinada em 1969. Acreditando que sua morte fora encoberta pelas autoridades para proteger um padre da escola onde ela lecionava, elas iniciam uma busca que acarreta na revelação de diversos casos de abuso que ali aconteceram. The Keepers foi crucial para a criação do roteiro, nos levando a diversos outros materiais de estudo. Em nosso filme, durante a cena onde Padre Alberto se masturba na frente de uma criança, a frase "Venha provar o gosto de Espírito Santo" foi adicionada, de acordo com relatos que ouvimos do documentário.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A primeira reunião para debater os passos iniciais de pré-produção aconteceu em fevereiro/2017. Nela, discutimos as funções e forma de arrecadação de dinheiro para o filme. Foi resolvido que faríamos uma rifa, onde seria sorteado um jantar no valor de R$100,00 no restaurante Outback.਀伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 搀爀愀昀琀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀 氀漀最漀 愀瀀猀 攀猀猀愀 爀攀甀渀椀漀Ⰰ 攀 攀氀攀 猀攀最甀椀愀 愀 氀椀渀栀愀 搀攀 琀攀洀瀀漀 愀琀甀愀氀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 攀猀琀爀椀愀猀 挀漀洀 琀攀漀爀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀琀椀瘀漀⸀ 倀愀爀愀 洀愀渀琀攀爀 愀 昀椀搀攀氀椀搀愀搀攀 搀愀 琀爀愀洀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 猀攀瀀愀爀愀搀漀猀 攀 氀椀搀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀爀琀椀最漀猀 猀漀戀爀攀 瀀攀搀漀昀椀氀椀愀 攀 愀戀甀猀漀 搀攀 瀀愀搀爀攀猀 搀愀 椀最爀攀樀愀 挀愀琀氀椀挀愀⸀  O livro Story: Substâncias, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro de Robert Mckee foi fundamental para a construção do roteiro, tendo auxílio do seriado House o Cards (Beau Willimon, 2013-atualmente) e o filme Psicose (Alfred Hitchcock, 1961) em sua construção. A obra de William Shakespeare Sonho de uma Noite de Verão serviu de inspiração para a cena final. ਀一愀 瀀漀挀愀 搀攀 爀漀琀攀椀爀椀稀愀漀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 吀栀攀 䬀攀攀瀀攀爀猀 昀漀椀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 渀愀 爀攀搀攀 搀攀 猀琀爀攀愀洀椀渀最 一攀琀昀氀椀砀⸀ 一攀氀攀Ⰰ 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀漀猀 愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 搀攀 搀甀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 琀攀渀琀愀洀 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 愀 瘀攀爀搀愀搀攀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 愀 䤀爀洀 䌀愀琀栀礀 䌀攀猀渀椀欀Ⰰ 甀洀愀 昀爀攀椀爀愀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀攀 椀渀最氀猀 渀愀 䄀爀挀栀戀椀猀栀漀瀀 䬀攀漀甀最栀 䠀椀最栀 匀挀栀漀漀氀 攀洀 䈀愀氀琀椀洀漀爀攀Ⰰ 䴀愀爀礀氀愀渀搀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀 愀猀猀愀猀猀椀渀愀搀愀 攀洀 ㄀㤀㘀㤀⸀ 䄀挀爀攀搀椀琀愀渀搀漀 焀甀攀 猀甀愀 洀漀爀琀攀 昀漀爀愀 攀渀挀漀戀攀爀琀愀 瀀攀氀愀猀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀琀攀最攀爀 甀洀 瀀愀搀爀攀 搀愀 攀猀挀漀氀愀 漀渀搀攀 攀氀愀 氀攀挀椀漀渀愀瘀愀Ⰰ 攀氀愀猀 椀渀椀挀椀愀洀 甀洀愀 戀甀猀挀愀 焀甀攀 愀挀愀爀爀攀琀愀 渀愀 爀攀瘀攀氀愀漀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 愀戀甀猀漀 焀甀攀 愀氀椀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀愀洀⸀  The Keepers foi crucial para a criação do roteiro, nos levando a diversos outros materiais de estudo. Em nosso filme, durante a cena onde Padre Alberto se masturba na frente de uma criança, a frase “Venha provar o gosto de Espírito Santo” foi adicionada, de acordo com relatos que ouvimos do documentário. ਀ऀ䌀漀洀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀攀愀洀漀猀 愀 攀氀愀戀漀爀愀爀 漀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 搀攀 最爀愀瘀愀漀⸀ 一漀猀猀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀琀漀爀攀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀Ⰰ 攀 挀漀洀 甀洀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 瀀爀漀渀琀漀 栀愀瘀攀爀椀愀 洀愀椀漀爀攀猀 挀栀愀渀挀攀猀 搀攀 猀攀 琀攀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀攀氀攀猀⸀ 䴀攀猀洀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 甀洀 琀攀猀琀攀 愀戀攀爀琀漀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 琀椀渀栀愀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀 愀氀椀 愀 䄀洀愀渀搀愀 攀 漀 䘀攀氀椀瀀攀⸀ 一漀 愀挀栀愀洀漀猀 渀攀渀栀甀洀 搀漀猀 搀漀椀猀Ⰰ 瀀漀爀洀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀漀 挀愀猀琀 猀攀挀甀渀搀爀椀漀 昀漀椀 瀀爀攀攀渀挀栀椀搀漀 愀氀椀⸀  A primeira adição grande ao nosso elenco foi a atriz Duda Meneghetti, descoberta por Marco através do seriado Fora de Quadro do Canal Brasil. Tanto ela quanto o ator João Vitti não fizeram teste de elenco, visto que os personagens Amanda e Padre Alberto, respectivamente, foram reajustados com eles em mente. ਀伀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 䘀攀氀椀瀀攀 昀漀椀 漀 洀愀椀猀 搀椀昀挀椀氀 搀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀Ⰰ 攀 猀 漀戀琀椀瘀攀洀漀猀 猀甀挀攀猀猀漀 甀洀愀 猀攀洀愀渀愀 愀渀琀攀猀 搀漀 攀渀猀愀椀漀 焀甀攀 昀愀爀愀洀漀猀 挀漀洀 琀漀搀漀 漀 攀氀攀渀挀漀⸀ 吀攀渀搀漀 瘀椀猀琀漀 甀洀 挀愀爀琀愀稀 挀漀渀瘀椀搀愀渀搀漀 樀漀瘀攀渀猀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 漀 琀攀猀琀攀Ⰰ 䰀甀猀 䘀攀氀椀瀀攀 䜀甀椀洀愀爀攀猀 攀渀琀爀漀甀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 攀 攀渀瘀椀漀甀 猀攀甀 瘀搀攀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀 氀漀最漀 搀攀瀀漀椀猀⸀ Fizemos a pré produção em 2 meses, de junho a agosto/2017, utilizando o dinheiro que fizemos com a rifa para fins de transporte e compra de alguns materiais, tendo tido um dia para o ensaio geral e 5 dias corridos de filmagem. ਀䄀 瀀爀漀搀甀漀 攀砀攀挀甀琀椀瘀愀 昀椀挀漀甀 愀 挀愀爀最漀 搀漀猀 愀瘀猀 搀攀 䴀愀爀挀漀Ⰰ 焀甀攀 瘀椀愀戀椀氀椀稀愀爀愀洀 漀 瘀愀氀漀爀 搀攀 刀␀㔀⸀㠀㔀 Ⰰ   瀀愀爀愀 挀漀渀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 攀 搀漀 洀攀洀戀爀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 䘀攀氀椀瀀攀 䴀攀搀攀椀爀漀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀漀瘀椀搀攀渀挀椀漀甀 刀␀㐀㠀 Ⰰ   搀攀 猀攀甀 瀀爀瀀爀椀漀 戀漀氀猀漀⸀ 吀漀搀漀 漀 搀椀渀栀攀椀爀漀 昀漀椀 甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 挀甀爀琀愀Ⰰ 搀攀猀搀攀 瀀愀最愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀愀挀栀 愀琀 氀漀挀愀漀 搀攀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀⸀  As gravações foram feitas em seis locações, todas em Piracicaba/SP, concebidas de muito bom grado através do trabalho do nosso produtor Calleb Jangrossi. ਀倀愀爀愀 愀 愀氀椀洀攀渀琀愀漀 搀攀 琀漀搀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 攀氀攀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 瀀攀爀洀甀琀愀 挀漀洀 愀 爀攀搀攀 搀攀 爀攀猀琀愀甀爀愀渀琀攀 䌀愀昀 刀攀愀氀 焀甀攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀漀甀 洀愀爀洀椀琀攀砀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀愀猀 搀攀 昀椀氀洀愀最攀洀⸀  O filme contou com dois diretores, Marco de Sousa Jr. e Ana Paula Gomes na co-direção. A escolha foi pelo fato de Marco também ser o diretor de fotografia, tendo mais trabalho em set, enquanto Ana ficou responsável pela direção dos atores e de algumas cenas. ਀倀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 昀漀椀 甀猀愀搀漀 挀漀洀漀 攀砀攀洀瀀氀漀 漀 昀椀氀洀攀 娀漀搀愀挀漀 ⠀䐀愀瘀椀搀 䘀椀渀挀栀攀爀Ⰰ ㈀  㜀⤀ 愀 最漀猀琀漀 搀漀 搀椀爀攀琀漀爀⸀  A fotografia foi inspirada no seriado Mr Robot (Sam Ismail, 2015-atualmente) e House of Cards. Filmes como Pequena Miss Sunshine (Jonathan Dayton e Valerie Faris, 2006) O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppola, 1972) e Violência Gratuita (Michael Haneke, 1997) juntamente com as séries já citadas acima auxiliaram na composição da mise en scène. ਀伀戀爀愀猀 搀攀 䐀愀瘀椀搀 䘀椀渀挀栀攀爀 攀 䴀椀挀栀愀攀氀 䠀愀渀攀欀攀 昀漀爀愀洀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 搀椀爀攀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 匀愀洀 䤀猀洀愀椀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀猀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀 攀 猀椀洀攀琀爀椀愀 搀椀渀洀椀挀愀⸀ 䘀漀爀愀洀 甀猀愀搀漀猀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀洀攀渀琀攀 瀀氀愀渀漀猀 最攀爀愀椀猀Ⰰ 猀攀最甀椀搀漀猀 搀攀 瀀氀愀渀漀猀 洀搀椀漀猀 攀 瀀漀甀挀漀猀 瀀氀愀渀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀⸀ 䔀瘀椀琀愀洀漀猀 愀漀 洀砀椀洀漀 漀 甀猀漀 搀攀 瀀氀愀渀漀 攀 挀漀渀琀爀愀ⴀ瀀氀愀渀漀⸀  O filme foi gravado com uma câmera Sony A7sI e Sony A7sII e com lentes Canon 50mm 1,4, e Canon 20mm 2,8 e adaptador Metabones para suporte das lentes e Canon FD 75-200 f 3.5~5.6 com adaptador de EF Mount para E Mount. Filmamos em 24fps para melhor captação de qualidade possível para a câmera que utilizamos e na proporção 2.35:1 (Ultrawide). O áudio direto foi captado por meio de um gravador Tascam DR680 com um shotgun e uma lapela. ਀䔀洀 漀甀琀甀戀爀漀Ⰰ 甀洀 洀猀 攀 洀攀椀漀 愀瀀猀 漀 昀椀洀 搀愀猀 昀椀氀洀愀最攀渀猀 琀椀瘀攀洀漀猀 焀甀攀 爀攀最爀愀瘀愀爀 甀洀愀 挀攀渀愀 焀甀攀 栀愀瘀椀愀 猀椀搀漀 瀀攀爀搀椀搀愀⸀ 䐀攀 爀攀猀琀漀Ⰰ 琀甀搀漀 漀挀漀爀爀攀甀 挀漀洀漀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Em tempos onde nos encontramos cada vez mais a par da sujeira que esconde uma das maiores instituições do mundo, essa sendo Hollywood, este filme se faz mais do que necessário. Apesar de não estarem do mesmo lado, tanto ela quanto a igreja católica chegam a se esbarrar no mesmo patamar, tamanho é seu poder. ਀䨀漀最愀爀 甀洀 琀攀洀愀 琀愀戀甀 渀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀  甀洀 最爀愀渀搀攀 搀攀猀愀昀椀漀㨀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀氀攀 琀攀洀漀猀 愀 漀戀爀椀最愀漀 搀攀 攀渀猀椀渀愀爀 攀 搀攀 搀愀爀 愀 挀栀愀渀挀攀 搀攀 琀漀爀渀愀ⴀ氀漀 洀攀渀漀猀 椀渀瘀椀漀氀瘀攀氀Ⰰ 攀 瀀漀爀 椀渀琀攀爀洀搀椀漀 搀攀猀琀攀 昀椀氀洀攀 搀攀猀攀樀愀洀漀猀 瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀攀 焀甀攀 愀氀最甀渀猀 漀氀栀漀猀 搀攀 愀戀爀愀洀 攀 愀氀最甀渀猀 最爀椀琀漀猀 猀攀樀愀洀 漀甀瘀椀搀漀猀⸀ Todo o esforço é verdadeiramente satisfatório quando vemos o resultado final do trabalho, iniciado do zero até ganhar vida através de um intenso exercício de criatividade, cuidadoso planejamento e primorosa execução.਀䔀猀瀀攀爀愀洀漀猀 琀攀爀 愀琀椀渀最椀搀漀 愀琀爀椀戀甀琀漀猀 搀攀 甀洀愀 戀漀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀氀愀 搀攀洀漀渀猀琀爀攀 挀漀攀爀渀挀椀愀 攀 挀愀甀猀攀 琀漀搀漀 漀 琀椀瀀漀 搀攀 猀攀渀猀愀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 愀 氀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀氀愀⸀  ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀䘀刀䔀䐀 䠀椀琀挀栀挀漀挀欀㨀 吀栀攀 䐀椀昀昀攀爀攀渀挀攀 䈀攀琀眀攀攀渀 䴀礀猀琀攀爀礀 ☀ 匀甀猀瀀攀渀猀攀⸀  ㈀ᤀㄠ㈀ᴀ⸠ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀眀愀琀挀栀㼀瘀㴀ⴀ堀猀㄀㄀㄀甀䠀㤀猀猀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㌀  搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀唀匀䤀一Ⰰ 嘀⸀ 䴀⸀ 䠀漀洀漀猀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀 䜀渀攀爀漀㨀 䐀攀猀挀漀渀猀琀爀甀椀渀搀漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀⸀ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀Ⰰ ㈀  㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最漀漀⸀最氀⼀樀吀 唀㐀㜀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㐀 搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䌀䬀䔀䔀Ⰰ 刀⸀ 匀琀漀爀礀㨀 匀甀戀猀琀渀挀椀愀猀Ⰰ 䔀猀琀爀甀琀甀爀愀Ⰰ 䔀猀琀椀氀漀 攀 漀猀 倀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀愀 䔀猀挀爀椀琀愀 搀攀 刀漀琀攀椀爀漀⸀ 䄀爀琀攀 ☀ 䰀攀琀爀愀 䔀搀椀琀漀爀愀⸀ 䌀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀儀唀䔀䤀刀䄀Ⰰ 嘀⸀䠀⸀䘀⸀㬀 伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䌀⸀䴀㬀 䈀刀䄀䜀䄀Ⰰ 䨀⸀伀⸀ 伀 䌀椀渀攀洀愀 攀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀漀挀攀渀琀攀㨀 甀洀 搀椀氀漀最漀 猀漀戀爀攀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀 最渀攀爀漀⸀ 䤀渀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ☀ 䔀搀甀挀愀漀Ⰰ 愀渀漀 ㄀ Ⰰ 渀⸀ ㈀ 洀愀椀⼀愀最漀 ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀刀唀䈀夀Ⰰ 䨀⸀ 吀栀攀 䄀渀愀琀漀洀礀 漀昀 匀琀漀爀礀㨀 ㈀㈀ 匀琀攀瀀猀 琀漀 䈀攀挀漀洀椀渀最 愀 䴀愀猀琀攀爀 匀琀漀爀礀琀攀氀氀攀爀⸀ 䘀愀戀攀爀 ☀ 䘀愀戀攀爀⸀ 䰀漀渀搀爀攀猀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀