ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00389</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Metodista Lab.com - Agência Escola: Espaço para Integração entre Ensino, Mercado e Extensão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bianca Agostino de Lima (Universidade Metodista de São Paulo); Evandro Lauro Gallão (Universidade Metodista de São Paulo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Escola, Agência Experimental, Agência Júnior, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Metodista Lab.com Agência Escola iniciou as suas atividades há mais de quarenta anos, visando ser um espaço o qual o aluno adquira conhecimentos que não são possíveis de serem ensinados e sabedoria profissional. Além da consciência de que a publicidade é um instrumento para exercício da cidadania, como também é uma atividade marcada pelo respeito e interdependência. Consiste em um espaço para integração entre ensino, mercado e extensão, que integra as áreas de atendimento, planejamento, mídia, pesquisa, criação, audiovisual, eventos, relações públicas, mídias digitais e modelagem 3D em uma dinâmica que potencializa os talentos individuais ao realizar projetos para a comunidade acadêmica e externa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Uma agência é o local onde a atividade de comunicação primordialmente se desenvolve, sendo importante para a prática e aprendizado dos alunos. Prevista no Projeto Pedagógico do curso de Publicidade e Propaganda, a Lab.com - Agência Escola foi fundada há mais de quarenta anos e hoje se configura como um espaço que oferece uma formação diferenciada para jovens publicitários no mercado de trabalho. É na agência escola que o aluno adquire sabedoria profissional e conhecimentos que não são possíveis de serem ensinados em sala de aula. Atualmente, a Lab.com integra todos os cursos da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades (ECEH), tornando-se uma agência completa para atender as demandas dos clientes internos e externos. A estrutura da agência segue os moldes mercadológicos, sendo dividida o que denominamos de núcleos: atendimento, planejamento, mídia e pesquisa, criação,audiovisual, eventos, relações públicas, mídias digitais e 3D. Nesse modelo, as atividades exercidas pelos estagiários com orientação de líderes de área e professores consultores consistem na produção: de vídeos institucionais, documentários, conteúdo para a internet e mídias sociais, análise e solução que valorizam as marcas e empresas, pesquisas, planejamento e execução de eventos, criação de materiais online e offline, identidade de marca, assessoria de relações públicas, animações, modelagem 3D, plataformas de sites, jogos e aplicativos. Para atingir o objetivo proposto, a Lab.com realiza processos seletivos regularmente para a contratação de novos estagiários, sendo realizada na forma de bolsa de estudos e realiza-se todos os semestres, de acordo com a demanda dos núcleos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Metodista Lab.com- Agência Escola tem como objetivo oferecer uma formação diferenciada para os alunos por meio de um estágio que simula a realidade nas agências de comunicação, proporcionando a prática dos ensinamentos teóricos. Um espaço dos cursos de comunicação da Metodista tem sido importante para a formação profissional dos alunos e um instrumento para auxiliar a comunidade acadêmica para integração entre ensino, mercado e extensão. O nome agência "escola" vem do conceito da continuidade do processo de ensino e aprendizagem, com a visão de ser a referência educacional na construção de uma comunidade aprendente, reconhecida nacional e internacionalmente por serviços de qualidade e relevância social, com práticas flexíveis, criativas e inovadoras.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os cursos de comunicação da Universidade Metodista de São Paulo associa aos ensinamentos teóricos, o exercício do conhecimento com a aplicação dos mesmos de forma ordenada e focada em objetivos, proporcionando aos alunos os mesmos desafios e dificuldades vividas por quem fica nos bastidores da atividade publicitária. Desta maneira, o fazer exige uma infraestrutura e recursos humanos competentes, nesse ponto, a intersecção do curso com a Agência Escola é fundamental, pois esta dá suporte operacional e técnico para realização de eventos e atividades previstas no Projeto Pedagógico, configurando-se como elemento articulador dos processos de aprendizado, principalmente no tocante à prática e interface com a realidade da profissão, com demanda de solicitações da Rede Metodista, da Universidade, e clientes externos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Metodista Lab.com- Agência Escola, funciona nas salas 116 e 129 do edifício Capa, no Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19 horas, com divisão de períodos de 6 horas para cada turno de equipes (período manhã e tarde). Além disso, a Universidade oferece os laboratórios de vídeo e fotografia para a produção dos trabalhos quando não há aula. A agência é formada por 15 funcionários, sendo 3 com necessidades especiais, 8 professores consultores e 48 estagiários. Estes se dividem nos núcleos de atendimento, planejamento, mídia e pesquisa, criação, audiovisual, eventos, relações públicas, mídias e modelagem 3D. Os estagiários recebem bolsa auxílio e cumprem carga horária total de 30 horas semanais e, de acordo com a demanda da agência, são realizados processos seletivos para o preenchimento das vagas, durante o ano.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Lab.com é organizada em núcleos, cada um com um funcionário para orientação e/ou professores consultores, que auxiliam na realização do trabalho e desenvolvimento profissional dos estagiários ao transmitir os seus conhecimentos do mercado. Os núcleos trabalham de maneira integrada, marcada pelo respeito e interdependência. A seguir, será apresentado cada núcleo da agência: 5.1 ATENDIMENTO O atendimento procura saber mais sobre os objetivos do cliente, analisando e sugerindo soluções que valorizem a marca, baseadas em pesquisas detalhadas sobre suas necessidades de comunicação e as novidades no mercado. Também é responsável por ser a ponte entre o cliente e agência, buscando sempre um bom relacionamento que resulte em trabalho de qualidade. 5.2 AUDIOVISUAL O Audiovisual produz os mais diversos materiais, como vídeos institucionais, documentários, conteúdo para internet, entre outros, sempre caminhando junto com o cliente e trabalhando em sua comunicação. Ainda, realiza cobertura completa dos eventos, com equipamentos de som e vídeo de ponta, operados sob a orientação de profissionais qualificados. Em 2017, o núcleo de audiovisual foi responsável pela cobertura do evento de inovação, Open Inovation, a Pílula Comunica, vídeo sobre o Programa Aquarela, Nação Metô e diversos conteúdos para datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças. A produção para o Dia das Mães5 foi uma homenagem para as mães universitárias. Nele, as universitárias foram convidadas para homenagear as suas mães, mas quando foram gravar o vídeo, havia uma surpresa. A mãe das alunas havia gravado um vídeo em homenagem a elas e entram com seus filhos para encontra-las. Enquanto o job para o Programa Aquarela foi uma comemoração aos cinco anos do projeto, que promovia a terceira idade, apresentando-as tendo aulas de violão, informática e outros. 5.3 EVENTOS É responsável por planejar e executar diversos tipos de eventos, como palestras, seminários e congressos, proporciona a garantia que de toda a sua estrutura se realize conforme o planejamento. Este núcleo é conectada a outros da Lab.com, que auxiliam a realizar um trabalho mais completo e de mais qualidade. Entre os eventos produzidos estão: o Congresso Metodista, Formaturas dos cursos da universidade, Aulas magnas, Palestras, Em Prosa (evento de palestras com profissionais de mercado), Metofashion (evento de Moda que faz parte do Projeto Integrado desenvolvido no quinto semestre do curso de Publicidade e Propaganda), Calourada e o Dia da Universidade Aberta, que na última edição teve a presença da digital influencer Taciele Alcolea. 5.4 CRIAÇÃO Este núcleo realiza toda a parte criativa de todos os jobs desenvolvidos, desde o conceito da marca até a identidade visual para materiais online e offline que se complementam. Procura soluções inovadoras, vendedoras e inusitadas que estejam alinhadas às estratégias do cliente, atendendo suas necessidades e que gere identificação por parte do público. Entre os trabalhos desenvolvidos pelo núcleo em 2017, se destacaram as concorrências para a Sky e Laboratório Takeda, Programas de incentivo- como o "Amigo Indica Amigo Chega Mais" e as campanhas para os Colégios e Universidades da Rede Metodista. A campanha para os colégios e universidades foi realizada em parceria com o Departamento de Marketing da Universidade Metodista, em que consistia na criação de peças para quatorze unidades da rede, sendo quatro delas universidades. Entre as unidades que receberam materiais estão a Faculdade Metodista de Santa Maria (RS), Centro Universitário Metodista  IPA (RS), Centro Universitário Metodista  Izabela Hendrix (MG). 5.5 PLANEJAMENTO, MÍDIA E PESQUISA Este núcleo por meio de pesquisas e análises, realiza o diagnóstico da necessidade do cliente junto ao seu público, pensando em estratégias adequadas para solucionar os problemas e alcançar seus objetivos. Além disso, possui ampla visão de negócios e controle do orçamento, o que permite selecionar os meios e veículos mais adequados à comunicação da marca e atingir seu público de forma mais eficaz. Entre os cases de 2017 destacam-se o Plano de Mídia para os colégios da Rede Metodista e o Planejamento para o Conselho Regional de Economia de São Paulo  CORECON. O Plano de Mídia para os colégios foi um dos cases que mais trouxe aprendizado para os estagiários, pois estes tiveram que adequar o plano de mídia de acordo com a região, conhecendo os diferentes veículos regionais e adaptando de acordo com o meio. Nesta campanha, foram desenvolvidas peças de acordo com a necessidade de cada público e característica de cada região do Brasil. Enquanto o Planejamento para o CORECON trouxe resultados muito positivos para a Lab.com, pois atualmente foi solicitado um novo planejamento. As atividades de também tiveram muita relevância foram o desenvolvimento de estratégias que visavam rejuvenescer a imagem do curso e atrair os jovens universitários a se interessarem por economia. 5.6 RELAÇÕES PÚBLICAS Este núcleo desenvolve conteúdos e realiza análises de mídias digitais. Sempre em busca de conhecimento e antenados nas tendências e novidades, acompanham eventos e fazem coberturas fotográficas e reportagens de eventos, produzindo releases sobre tudo que acontece na universidade, a equipe desenvolve jornais murais que ficam fixados nos edifícios Capa e Delta, e é responsável pela realização do conteúdo, divulgação e comunicação da página no Facebook "Comunica", dos cursos do ECEH7. Os jornais murais da universidade tratam de diversos assuntos relacionados ao meio acadêmico que tem relevância, por exemplo, matérias sobre trabalhos de alunos que ganharam premiações, desenvolvimento de projetos de responsabilidade social, eventos, projetos integrados dos cursos e assuntos que dê visibilidade para as atividades dos alunos dos cursos de comunicação. 5.7 WEB / 3D O núcleo de Web- Digital/ 3D realiza todo tipo de projeto em plataformas digitais, desenvolve projetos de animações, modelagem 3D, programação de sites, criação de jogos e aplicativos, entre outros. Estão sempre atentos às novidades e utilizam as novas tendências na tecnologia, para produzir conteúdo que agreguem valor aos projetos e ampliem o alcance da comunicação da marca. Em 2017, o núcleo de Web/3D foi responsável pela produção de diversos materiais,entre eles uma animação em 3D para anunciar que a Binária (revista digital) que atualmente se tornou Comunica Metodista e o desenvolvimento de um mapa da Universidade Metodista em 3D. A abrangência da Lab.com em relação aos núcleos oferece aos clientes um serviço de comunicação completo e permite que todos os alunos dos cursos de comunicação tenham a oportunidade de estagiar na Agência Escola. Com a finalidade de proporcionar visibilidade e buscar potenciais clientes, o interesse de universitários, a agência mantém um portfólio em seu site, que pode ser conferido em: http://agicom.metodista.br/agicom/portifolio.html.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A Metodista- Lab.com Agência Escola integra-se a Missão, Visão e Valores Institucionais através da preocupação com a formação de profissionais conscientes de seu papel na sociedade, que devem atuar no mercado exercendo suas funções sociais a partir de valores éticos. No curso, o futuro profissional é orientado para utilizar a publicidade e a propaganda como instrumentos de colaboração ativa para o estímulo do consumo, a educação e a formação da pessoa humana como ser integral, o desenvolvimento econômico do país, a melhoria da qualidade de vida, a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento do espírito crítico e a participação social e política da população. As experiências em uma Agência Escola é um grande diferencial para a formação de jovens publicitários, permitindo que estes possam ter a prática da teoria que é aprendida em sala de aula. A Lab.com é um espaço em que o aluno pode se desenvolver no âmbito profissional e pessoal, a partir dos ensinamentos técnicos e a experiência dos funcionários e professores consultores, pela dinâmica similar à de uma agência do mercado. Além disso, este fator é importante para a evolução dos alunos, permitindo que possam criar um portfólio consistente e contribuindo com a sua confiança ao ingressar no mercado publicitário, que o aluno aprende a lidar com situações do mercado, é um lugar para aprendizado em todos os âmbitos, para exercício da cidadania, como também é um local marcado pelo respeito e interdependência. A Metodista Lab.com Agência Escola consiste em um espaço para integração entre ensino, mercado e extensão.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BANDEIRA, Sonia Villela. Projeto de viabilização da Agência Experimental. Blumenau, SC, 1998. <br><br>TONDATO, Márcia Perecin. Projetos experimentais, projetos integrados e agências experimentais: novas práticas pedagógicas no ensino de comunicação. São Paulo: ESPM, 2010<br><br>ECEH- Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo- Projeto Pedagógico Publicidade e Propaganda, 2018.<br><br> </td></tr></table></body></html>