INSCRIÇÃO: 00392
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP02
 
TÍTULO: Black Friday Netshoes
 
AUTORES: Rodrigo Stofel Costa (Universidade Metodista de São Paulo); Elidiane Angela do Carmo (Universidade Metodista de São Paulo); Gabriel Abelini de Macedo (Universidade Metodista de São Paulo); Giovana Zanatti Martin (Universidade Metodista de São Paulo); Julio Samuel Francischetto Fernandes (Universidade Metodista de São Paulo); Thayna de Albuquerque Fonseca (Universidade Metodista de São Paulo); Yandra Severino da Silva (Universidade Metodista de São Paulo); Yolanda Henrique da Silva (Universidade Metodista de São Paulo); Halana Cunha Yoshimura (Universidade Metodista de São Paulo); Evandro Lauro Gallão (Universidade Metodista de São Paulo)
 
PALAVRAS-CHAVE: Black Friday, E-Commerce, Redes Sociais, Campanha Digital,
 
RESUMO
O objetivo foi criar uma campanha promocional para a loja online Netshoes com intuito de atrair o consumidor a participar das promoções da Black Friday, contribuindo no aumento das vendas e iniciando o processo de fidelização de novos consumidores. Por se tratar de um e-commerce o foco da campanha foi no digital, incluindo criação de aplicativo, redes sociais e hotsite, integrando com peças de mídias alternativas, out-of-home, as eletrônicas como peças para televisão e rádio e também mídia impressa. Resultando em uma campanha de comunicação 360o, com uma linguagem varejista e grande participação no meio digital.
 
INTRODUÇÃO
Antes de qualquer coisa é necessário entender o universo no qual o projeto foi construído, todo o conteúdo foi elaborado de acordo com briefing da própria Netshoes, com dados mercadológicos da marca e o mercado na qual está inserida, desta forma, podemos afirmar que por mais que seja uma campanha elaborada de forma acadêmica, existe possibilidades reais de veiculação. Um ponto importante a ser frisado é que foi usado a verba no valor de R$ 3.300.000,00, valor fictício, porém, usado de acordo com o potencial e mercado da marca, e fez com que toda campanha fosse estruturada com planejamento, estratégias e mídias apropriadas para o budget designado. As informações acerca da marca, foram coletadas com dados fornecidos online e por se tratar de uma empresa de capital aberta, informações financeiras foram retiradas online. O cliente é atuante no e-commerce, criado em 2000, nacional, sendo líder de vendas no setor e em 2007 expandiu seu mercado para outros países de América Latina. Em 2014, a Netshoes, ampliou sua operação para o segmento fashion, com o lançamento da Zattini, loja virtual de moda e lifestyle. Para melhor compreensão do mercado, público e comportamento durante o período da Black Friday, foi aplicada uma pesquisa de tipo quantitativo com base em pesquisa conclusiva descritiva, realizado através da aplicação Google Forms, de questionário semiestruturado. Ao total, foram realizadas 100 entrevistas no período de 10 de março a 27 de abril de 2017, abrangendo as localidades da Grande São Paulo. A amostra foi essencial para o caminhar da campanha apresentando resultados comportamentais do consumidor. A partir daí, foi dado o start para o conceito criativo, e o desenvolvimento das peças da campanha.
 
OBJETIVO
Este projeto foi criado para elaborar uma campanha sazonal para a Netshoes no período da Black Friday. O trabalho foi desenvolvido para o curso de Publicidade e Propaganda do 5o período do curso. Foi avaliado por professores do curso e apresentado para professores e um convidado do mercado varejista. O resultado final apresenta uma campanha elaborada para realizar a junção de uma comunicação tradicional, do mundo do varejo com as tecnologias, trazendo novos resultados e performance. O foco da campanha é comunicar o consumidor das promoções da Black Friday, sempre trazendo as vantagens e destacando a confiança na marca, marcando a presença nos principais meios de comunicação com o público.
 
JUSTIFICATIVA
A publicidade no Brasil e no mundo necessitam de constantes mudanças para se adequar ao público. Hoje em dia, é indispensável a utilização de meios digitais na comunicação publicitária. E além disso, conhecer o seu consumidor de forma individual, entender as suas necessidades e conversar diretamente é essencial no relacionamento do cliente-marca. ਀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀ⴀ猀攀 瀀漀爀 爀攀甀渀椀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 瀀爀愀☀⌀㜀㘀㤀㬀琀椀挀愀 攀猀琀爀愀琀攀☀⌀㜀㘀㤀㬀最椀愀猀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 洀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀搀椀愀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 挀爀椀愀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀☀⌀㜀㜀㄀㬀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀甀氀琀椀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 攀洀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 䄀瀀爀攀渀搀椀搀漀 攀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀 攀洀 甀洀 洀漀搀攀氀漀 愀挀愀搀攀☀⌀㜀㜀 㬀洀椀挀漀Ⰰ 瀀漀爀攀☀⌀㜀㘀㤀㬀洀Ⰰ 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 猀攀爀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀爀漀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀愀☀⌀㜀㘀㤀㬀爀椀漀 焀甀攀 愀琀椀渀最椀猀猀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀昀椀挀愀稀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 漀猀 爀攀琀漀爀渀漀猀 搀攀猀攀樀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 挀氀椀攀渀琀攀 攀洀 焀甀攀猀琀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀甀☀⌀㜀㘀㤀㬀戀氀椀挀漀 攀猀琀愀☀⌀㜀㘀㤀㬀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 挀漀渀攀挀琀愀搀漀 攀洀 洀甀氀琀椀瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 攀 攀☀⌀㜀㘀㤀㬀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 愀琀椀渀最椀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀爀爀攀琀愀 攀 愀猀猀攀爀琀椀瘀愀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀愀渀愀椀猀⸀ “A publicidade é um dos elementos do marketing mix que mais demanda recursos de uma empresa, independentemente do canal de mídia utilizado. Por conta do investimento financeiro e da relevância que essa estratégia tem para o reconhecimento da marca, é fundamental mensurar os seus resultados. De acordo com os canais escolhidos para a veiculação de uma campanha, pode ser muito difícil avaliá-la. No entanto, existem soluções inovadoras e métodos de pesquisa que permitem uma boa visão dos índices de desempenho. Isso ajuda muito na hora de direcionar os investimentos de comunicação da sua empresa. Para garantir a eficiência de uma estratégia, a melhor forma é por meio da obtenção de insights sobre a percepção do consumidor em todas as etapas da campanha. Isso deve ser feito desde a produção até a veiculação com o objetivo de garantir o melhor retorno do investimento.” (FRANKENTHAL, 2017)਀㌀ Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação਀堀堀䤀䤀䤀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 搀攀 䌀椀攀☀⌀㜀㜀 㬀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀☀⌀㜀㜀㄀㬀漀 渀愀 刀攀最椀愀☀⌀㜀㜀㄀㬀漀 匀甀搀攀猀琀攀 ጀ†䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀 ⴀ 䴀䜀 ጀ†㜀 愀 㤀⼀㘀⼀㈀ ㄀㠀 ਀伀猀 洀攀☀⌀㜀㘀㤀㬀琀漀搀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀爀愀洀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀猀 愀昀椀洀 搀攀 椀洀瀀愀挀琀愀爀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 攀洀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 漀渀氀椀渀攀 攀 漀昀昀椀氀椀渀攀⸀ 䘀漀爀愀洀 挀漀渀猀琀爀甀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀搀愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 漀 椀洀瀀愀挀琀愀爀 搀愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 攀洀 挀愀搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀Ⰰ 愀氀攀☀⌀㜀㘀㤀㬀洀 搀愀 氀漀樀愀 瘀椀爀琀甀愀氀 昀漀爀愀洀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀猀㨀 愀渀甀☀⌀㜀㘀㤀㬀渀挀椀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀 瀀愀☀⌀㜀㘀㤀㬀最椀渀愀 搀甀瀀氀愀 㐀 挀漀爀攀猀㬀 愀渀甀☀⌀㜀㘀㤀㬀渀挀椀漀 瀀愀☀⌀㜀㘀㤀㬀最椀渀愀 猀椀洀瀀氀攀猀 㐀砀㐀 挀漀爀攀猀㬀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀 ㌀ ᴀ†瀀愀爀愀 漀 夀漀甀琀甀戀攀㬀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀 ㌀ ᴀ†瀀愀爀愀 吀嘀㬀 猀瀀漀琀 瀀愀爀愀 漀 爀愀☀⌀㜀㘀㤀㬀搀椀漀 ㌀ ᴀ㬠 洀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀搀椀愀 漀甀琀 漀昀 栀漀洀攀 ⠀䔀氀攀洀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀搀椀愀⼀䔀氀攀琀爀漀洀椀搀椀愀Ⰰ 吀嘀 䴀椀渀甀琀漀Ⰰ 瀀愀椀渀攀氀 攀猀挀愀搀愀Ⰰ 瀀愀椀渀攀氀 搀攀 洀攀琀爀漀☀⌀㜀㜀 㬀Ⰰ 瀀愀椀渀攀氀 搀攀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 渀漀 洀攀琀爀漀☀⌀㜀㜀 㬀Ⰰ 爀攀氀漀☀⌀㜀㘀㤀㬀最椀漀 搀攀 爀甀愀Ⰰ 瀀愀椀渀攀☀⌀㜀㘀㤀㬀椀猀 攀氀攀琀爀漀☀⌀㜀㜀 㬀渀椀挀漀猀 攀 搀攀 挀愀氀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀搀愀⤀⸀ 䈀愀渀渀攀爀猀 漀渀氀椀渀攀㬀 瀀漀猀琀猀 攀洀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀㬀 氀椀渀欀猀 攀 瀀漀猀琀猀 瀀愀琀爀漀挀椀渀愀搀漀猀 ⠀䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 匀渀愀瀀挀栀愀琀 攀 匀瀀漀琀椀昀礀⤀⸀ Para a filmagem do filme publicitário foi necessária a utilização de equipamentos adequados. O comercial para TV e Youtube foi gravado com uma câmera fotográfica Canon T5 com uma lente 18-55mm. O local de filmagem foi aberto, em um parque para remeter as atividades físicas e trazer a iluminação adequada.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A campanha “Black Friday Netshoes”, foi desenvolvida para um público-alvo composto principalmente por homens e mulheres das classes A B e C, com faixa etária entre 20 e 45 anos que buscam materiais esportivos e melhorar sua qualidade de vida. Em todas as regiões do Brasil, porém com foco maior, principalmente em relação a entregas grátis e rápidas nas regiões Sul e Sudeste, tal público é exigente com o produto e busca uma marca na qual pode confiar, principalmente no período da Black Friday, pois o mercado brasileiro ainda desperta desconfiança no consumidor nesta data.਀倀漀爀 猀攀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 猀愀稀漀渀愀氀 攀 搀攀 䈀氀愀挀欀 䘀爀椀搀愀礀Ⰰ 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 戀愀猀攀椀愀ⴀ猀攀 琀愀洀戀攀☀⌀㜀㘀㤀㬀洀 渀漀猀 瀀爀攀挀☀⌀㠀 㜀㬀漀猀 攀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀漀洀瀀爀愀 焀甀攀 攀猀猀攀 搀椀愀 漀昀攀爀攀挀攀Ⰰ 爀攀琀椀爀愀渀搀漀 焀甀愀氀焀甀攀爀 琀椀瀀漀 搀攀 爀攀挀攀椀漀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 挀漀洀瀀爀愀⸀ ਀倀攀渀猀愀渀搀漀 渀漀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 琀爀愀稀攀洀漀猀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀愀 一攀琀猀栀漀攀猀 愀氀椀愀搀愀 挀漀洀 挀漀爀攀猀 昀漀爀琀攀猀 攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀☀⌀㜀㜀㄀㬀漀 挀氀愀爀愀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀☀⌀㜀㜀㄀㬀漀 攀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀椀爀攀琀漀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 愀 氀椀渀栀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀☀⌀㜀㘀㤀㬀 ᰀ䄠 一攀琀猀栀漀攀猀 瘀攀渀搀攀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 攀猀瀀漀爀琀攀Ⰰ 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀爀漀搀甀琀漀 瘀漀挀攀☀⌀㜀㜀 㬀 攀渀挀漀渀琀爀愀 愀焀甀椀Ⰰ 攀 渀愀 䈀氀愀挀欀 䘀爀椀搀愀礀 挀漀洀 漀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 瀀爀攀挀☀⌀㠀 㜀㬀漀猀ᴀ⸠ ⠀䄀最攀☀⌀㜀㜀 㬀渀挀椀愀 䤀洀瀀椀猀愀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⤀ ਀䌀漀洀攀爀挀椀愀氀 ㌀ ᴀ†吀嘀 攀 夀漀甀琀甀戀攀 Para atingir seu público-alvo, a Netshoes aposta nessas mídias de alto impacto onde o segmento de esportes está sempre presente. O comercial criado conversa com o consumidor de forma objetiva, ressaltando os descontos, as formas de pagamento e frisando o aplicativo de compras, pensando sempre na conectividade presente na faixa etária. A linguagem para a TV tanto a aberta quando a fechada e também o Youtube é simples, podendo assim atingir todo o target.਀倀愀爀愀 愀 䈀氀愀挀欀 䘀爀椀搀愀礀 一攀琀猀栀漀攀猀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 甀洀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 愀戀爀攀瘀椀愀搀愀洀攀渀琀攀 愀 搀愀琀愀 猀愀稀漀渀愀氀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 漀猀 搀攀猀挀漀渀琀漀猀 搀攀 㜀 ─ ⠀猀攀琀攀渀琀愀 瀀漀爀 挀攀渀琀漀⤀ 攀 愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 瀀愀最愀洀攀渀琀漀⸀ 匀攀洀瀀爀攀 氀攀洀戀爀愀渀搀漀 愀琀爀愀瘀攀☀⌀㜀㘀㤀㬀猀 搀漀 椀☀⌀㜀㘀㤀㬀挀漀渀攀 攀 搀愀 昀愀氀愀 搀漀猀 愀琀漀爀攀猀 焀甀攀 愀 洀愀爀挀愀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 搀攀 挀漀洀瀀爀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 戀甀猀焀甀攀 猀愀戀攀爀 洀愀椀猀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 搀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀⸀ ⠀䄀最攀☀⌀㜀㜀 㬀渀挀椀愀 䤀洀瀀椀猀愀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⤀ ਀䴀搀椀愀 䤀洀瀀爀攀猀猀愀 Foram criadas peças para a mídia impressa (jornal), por se tratar de um veículo diário e de grande abrangência. As peças levam um call-to-action para o site e para o app.਀ Mídia Out of Home਀䄀 洀搀椀愀 漀甀琀 漀昀 栀漀洀攀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 氀漀挀愀椀猀 漀渀搀攀 漀 琀愀爀最攀琀 昀漀猀猀攀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 愀琀椀渀最椀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀愀椀渀椀猀 攀洀 洀攀琀爀猀Ⰰ 愀挀愀搀攀洀椀愀猀Ⰰ 戀愀渀挀愀猀 搀攀 樀漀爀渀愀椀猀 攀琀挀⸀ ਀䴀搀椀愀 䐀椀最椀琀愀氀 Como maior foco da comunicação dessa campanha, a mídia digital foi pensada para ter uma maior interação com o público antes e durante a sazonalidade. Desde "teasers" no facebook e instagram para chamar a atenção sobre a Black Friday, até tweets com motivos para se comprar na Netshoes com #TBT. Contando também com e-mails marketing personalizado com os produtos de maior interesse de cada usuário.਀ Loja Virtual਀吀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀猀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 琀攀☀⌀㜀㜀 㬀洀 甀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀愀氀氀 琀漀 愀挀琀椀漀渀 瀀愀爀愀 愀 氀漀樀愀 瘀椀爀琀甀愀氀⸀ 䐀攀渀琀爀漀 搀漀 瀀爀漀☀⌀㜀㘀㤀㬀瀀爀椀漀 猀椀琀攀 搀愀 一攀琀猀栀漀攀猀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 甀洀愀 瀀愀☀⌀㜀㘀㤀㬀最椀渀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 搀愀琀愀Ⰰ 挀漀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀愀 瀀爀漀洀漀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀☀⌀㜀㜀㄀㬀漀⸀ 伀 甀猀甀愀☀⌀㜀㘀㤀㬀爀椀漀 攀☀⌀㜀㘀㤀㬀 椀洀瀀愀挀琀愀搀漀 挀漀洀 愀猀 瀀爀漀洀漀挀☀⌀㠀 㜀㬀漀☀⌀㜀㜀㄀㬀攀猀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 愀猀猀椀洀 焀甀攀 愀挀攀猀猀愀 漀 猀椀琀攀⸀ ਀䄀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 Outra ferramenta citada na peça televisiva é o aplicativo, o qual foi criado com o objetivo de aproximar o consumidor da experiência com o produto, já que através do e- ccommerce isso não poderia ser realizado.਀䌀漀洀 愀 昀甀渀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀☀⌀㜀㜀㄀㬀漀 搀攀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀甀洀攀渀琀愀搀愀Ⰰ 漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 猀椀洀甀氀愀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 ᰀ瀠爀漀樀攀琀愀搀漀猀∀ 渀漀 挀漀爀瀀漀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 愀昀椀洀 搀攀 搀攀猀挀漀渀猀琀爀甀椀爀 漀 爀攀挀攀椀漀 搀攀 挀漀洀瀀爀愀爀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 瀀攀氀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Criamos uma campanha que entendemos o objetivo e aplicamos para diversas plataformas. Trouxemos para mídias tradicionais conceitos tecnológicos e assim, fizemos a integração de toda a comunicação.਀䴀攀猀洀漀 猀攀渀搀漀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀 挀甀渀栀漀 愀挀愀搀攀☀⌀㜀㜀 㬀洀椀挀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 洀攀☀⌀㜀㘀㤀㬀琀爀椀挀愀猀 攀 渀甀☀⌀㜀㘀㤀㬀洀攀爀漀猀 爀攀愀椀猀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 琀爀愀渀焀甀椀氀愀洀攀渀琀攀 栀愀瘀攀爀 瘀攀椀挀甀氀愀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀☀⌀㜀㜀㄀㬀漀 搀愀 洀攀猀洀愀⸀ 吀漀搀愀 愀 氀椀渀栀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 瀀愀爀愀 椀洀瀀愀挀琀愀爀 愀琀爀愀瘀攀☀⌀㜀㘀㤀㬀猀 搀愀 攀猀琀攀☀⌀㜀㘀㤀㬀琀椀挀愀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 昀爀椀猀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 瘀愀爀攀樀漀Ⰰ 漀 洀攀氀栀漀爀 瀀爀攀挀☀⌀㠀 㜀㬀漀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
ASSDAY, Nancy. Comunicação e identificação no comércio varejista. 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2018.਀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀嘀䄀䰀䄀刀䤀Ⰰ 䴀愀爀挀攀氀愀⸀ 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 渀漀 夀漀甀吀甀戀攀㨀 挀漀洀漀 愀琀爀愀椀爀 漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 渀漀猀 挀椀渀挀漀 猀攀最甀渀搀漀猀 搀攀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀 漀戀爀椀最愀琀爀椀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀昀樀昀⸀戀爀⼀昀愀挀漀洀⼀昀椀氀攀猀⼀㈀ ㄀㌀⼀㄀㄀⼀䴀伀一伀䜀刀䄀䘀䤀䄀ⴀ䴀愀爀挀攀氀愀ⴀ䌀愀瘀愀氀愀爀椀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀  㤀 洀愀椀漀 ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀✀䄀䰀䄀䴀䄀Ⰰ 䰀愀爀礀猀猀愀⸀ 䌀漀洀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 爀攀洀愀爀欀攀琀椀渀最 瀀愀爀愀 愀甀洀攀渀琀愀爀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀洀攀猀琀爀攀搀漀愀搀眀漀爀搀猀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀爀攀洀愀爀欀攀琀椀渀最ⴀ最漀漀最氀攀ⴀ愀搀眀漀爀搀猀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀  洀愀椀漀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䄀一䬀䔀一吀䠀䄀䰀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀愀⸀ 䌀漀洀漀 琀攀爀 猀甀挀攀猀猀漀 攀洀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀㨀 伀 猀甀挀攀猀猀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀攀瀀攀渀搀攀 搀攀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 愀攀猀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀洀椀渀搀洀椀渀攀爀猀⸀挀漀洀⼀洀愀爀欀攀琀椀渀最⼀琀攀爀ⴀ猀甀挀攀猀猀漀ⴀ攀洀ⴀ甀洀愀ⴀ挀愀洀瀀愀渀栀愀ⴀ搀攀ⴀ瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㔀 洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一䔀䜀팀䌀䤀伀匀⸀ 䈀氀愀挀欀 䘀爀椀搀愀礀 愀甀洀攀渀琀愀 琀爀昀攀最漀 搀愀猀 氀漀樀愀猀 瘀椀爀琀甀愀椀猀Ⰰ 焀甀攀 搀攀瘀攀洀 爀攀昀漀爀愀爀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀攀挀漀洀攀爀挀椀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀戀氀愀挀欀ⴀ昀爀椀搀愀礀ⴀ愀甀洀攀渀琀愀ⴀ琀爀愀昀攀最漀ⴀ搀愀猀ⴀ氀漀樀愀猀ⴀ瘀椀爀琀甀愀椀猀ⴀ焀甀攀ⴀ搀攀瘀攀洀ⴀ爀攀昀漀爀挀愀爀ⴀ愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀  洀愀椀漀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀