|
INSCRIÇÃO: | 00396 |
|
CATEGORIA: | PT |
|
MODALIDADE: | PT02 |
|
TÍTULO: | AGÊNCIA URBANUS: A IMPORTANCIA DA IDENTIDADE VISUAL DE FORMA CONCEITUAL, ESTRATÉGICA E FUNCIONAL |
|
AUTORES: | Karine Monteiro Pereira (Universidade Metodista de São Paulo); Marina Jugue Chinem (Universidade Metodista de São Paulo) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Design, Identidade Visual, Logotipo, Marca, |
|
RESUMO |
O presente artigo apresenta o processo de criação de um logotipo para a agência experimental Urbanus para o Projeto Integrado, do Curso de Comunicação Social –Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo. A Identidade Visual da Agência foi desenvolvida a partir da proposta do Projeto Integrado do terceiro semestre, que tem como temática a “Gestão e Ética na Agência de Publicidade” a proposta é conceber um plano de negócios, conhecer as características do mercado de atuação, dos possíveis clientes e da concorrência, verificar as necessidades legais para abertura e funcionamento da empresa e criar campanhas publicitárias para divulgação da própria agência. Neste sentido, destacam-se conceitos e fundamentações teóricas para o desenvolvimento do Manual de Identidade Visual, com descrição e detalhamento das etapas de criação: forma conceitual, estratégica e funcional. |
|
INTRODUÇÃO |
O trabalho objetiva a criação da identidade visual da agência experimental Urbanus, por meio do proposto pelo Projeto Integrado do terceiro semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo.䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 渀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 戀攀洀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 瀀愀爀愀 琀漀爀渀愀爀ⴀ猀攀 甀洀愀 洀愀爀挀愀 昀漀爀琀攀⸀ 䌀漀渀猀琀爀甀椀爀 猀攀甀 瀀爀瀀爀椀漀 渀攀最挀椀漀 攀砀椀最攀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 洀甀椀琀愀 搀攀搀椀挀愀漀⸀ 䄀漀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 甀洀愀 椀搀攀椀愀 攀洀 甀洀 渀攀最挀椀漀 爀攀渀琀瘀攀氀Ⰰ 栀 甀洀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 焀甀攀 渀甀渀挀愀 搀攀瘀攀洀漀猀 椀最渀漀爀愀爀㨀 猀攀洀瀀爀攀 瀀攀爀洀愀渀攀挀攀爀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀漀 渀漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 搀愀 猀甀愀 洀愀爀挀愀 攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 挀漀渀猀椀猀琀攀渀琀攀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀甀愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ 䴀攀猀洀漀 愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀洀 搀攀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 爀漀戀甀猀琀漀 搀攀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 搀愀 洀愀爀挀愀 猀攀 焀甀椀猀攀爀攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 挀漀渀猀椀猀琀攀渀琀攀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀
As diretrizes da marca descrevem a essência básica de uma empresa, ao projetar suas próprias diretrizes da marca, significa considerar os detalhes de sua empresa e o que se deseja que as pessoas associem seu negócio. A identidade da marca é toda as percepções que outras pessoas têm de sua marca. Depois de ter uma ideia do que deseja que sua marca seja, as diretrizes da sua marca ajudarão a estabelecer a voz, a personalidade e a imagem da empresa em tudo o que se faz.唀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 洀愀爀挀愀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 甀洀 氀漀最漀琀椀瀀漀⸀ 준 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 甀洀 最甀椀愀 搀攀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 洀愀爀挀愀⸀ 준 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 搀攀 猀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀爀 搀攀 猀甀愀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀⸀ 唀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 洀愀爀挀愀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 猀攀甀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 攀洀 挀愀搀愀 瀀漀渀琀漀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀⸀ 䤀猀猀漀 猀甀戀挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 愀昀攀琀愀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 攀氀攀猀 瘀攀洀 琀甀搀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 猀甀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 攀 猀甀愀 挀漀渀昀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀
Criar um logotipo e o respectivo manual de identidade visual que contenha os elementos de sua identidade visual, grafismos, tipografias, cores, padrões gráficos e regras que regem a aplicação da marca, que cria uma identidade para a agência e peças para apresentação da empresa ao mercado. |
|
OBJETIVO |
A proposta é estimular o empreendedorismo e com isso é necessário realizar um planejamento e pesquisa do segmento para poder atuar na área, desta forma foram realizadas algumas etapas:☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 䰀攀瘀愀渀琀愀爀 搀愀搀漀猀 猀攀挀甀渀搀爀椀漀猀 搀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 栀椀猀琀爀椀挀愀猀Ⰰ 攀挀漀渀洀椀挀愀猀Ⰰ 搀攀 洀愀挀爀漀ⴀ愀洀戀椀攀渀琀攀 攀 搀愀搀漀猀 瀀爀椀洀爀椀漀猀 搀愀猀 愀最渀挀椀愀猀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 爀攀最椀漀㬀
● Por meio dos dados secundários e primários estudar o mercado, os segmentos a serem atendidos prioritariamente pela agência, a concorrência, os possíveis clientes e as características regionais do local onde a agência será criada;☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 嘀攀爀椀昀椀挀愀爀 漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 氀攀最愀椀猀 瀀愀爀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 攀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀漀猀 渀攀最挀椀漀猀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀㬀
● Conhecer empresas parceiras que auxiliarão no atendimento aos clientes;☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 䌀爀椀愀爀 氀漀最漀琀椀瀀漀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 洀愀渀甀愀氀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 攀 瀀攀愀猀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀 愀最渀挀椀愀 愀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 甀猀愀渀搀漀 漀猀 洀攀椀漀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 攀 漀猀 洀愀椀猀 洀漀搀攀爀渀漀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 攀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 猀甀愀 愀最渀挀椀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀儀甀愀渀搀漀 漀 琀攀洀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀Ⰰ 昀漀洀漀猀 攀猀琀椀洀甀氀愀搀漀猀 昀椀渀愀氀洀攀渀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 渀漀猀猀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 渀漀瘀愀 愀最渀挀椀愀⸀ 䄀漀 氀漀渀最漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 挀漀洀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 氀漀最漀琀椀瀀漀 攀 焀甀攀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 洀愀爀挀愀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 攀氀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 洀攀猀洀漀 猀攀爀瘀攀 瀀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 洀攀洀漀爀椀稀愀漀 攀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 洀愀爀挀愀 愀漀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀爀 猀甀愀猀 瀀爀漀瀀爀椀攀搀愀搀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀甀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀⸀ 䤀渀昀氀甀攀渀挀椀愀渀搀漀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 猀攀甀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 攀洀 挀愀搀愀 瀀漀渀琀漀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀爀椀愀漀 搀漀 氀漀最漀 搀愀 愀最渀挀椀愀 唀爀戀愀渀甀猀 猀攀 搀攀甀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 椀氀甀猀琀爀愀漀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀攀 氀漀最漀琀椀瀀漀猀 攀洀 昀漀氀栀愀 猀甀氀昀椀琀攀 瀀愀爀愀 愀 猀攀氀攀漀 搀漀 焀甀攀 洀攀氀栀漀爀 猀攀 愀搀攀焀甀愀爀椀愀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀⸀ 䄀瀀猀 愀 猀攀氀攀漀Ⰰ 漀 搀攀猀攀渀栀漀 挀漀洀 焀甀攀 昀漀爀洀愀瘀愀 漀 渀漀洀攀 搀愀 愀最渀挀椀愀 挀漀洀 琀爀椀渀最甀氀漀猀 昀漀椀 猀挀愀渀渀攀愀搀漀 攀 瘀攀琀漀爀椀稀愀搀漀 渀漀 䄀搀漀戀攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀⸀ 匀攀渀搀漀Ⰰ 挀漀氀漀爀椀稀愀搀漀 搀椀最椀琀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 氀攀琀爀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀瘀愀 洀愀椀漀爀 氀攀椀琀甀爀愀 搀漀 焀甀攀 琀漀搀漀 漀 渀漀洀攀Ⰰ 攀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀搀漀 愀 昀漀渀琀攀 挀漀洀 漀 渀漀洀攀 唀爀戀愀渀甀猀 渀漀 洀攀猀洀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀Ⰰ 挀漀洀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 攀洀 椀洀愀最攀渀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 氀漀最漀琀椀瀀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 渀漀洀攀猀 攀 焀甀攀 琀椀渀栀愀洀 甀洀愀 氀椀最愀漀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀氀 挀漀洀 愀 洀椀猀猀漀Ⰰ 瘀椀猀漀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀 搀愀 愀最渀挀椀愀⸀ 䄀瀀猀 瘀爀椀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 挀栀攀最漀甀ⴀ猀攀 渀漀 渀漀洀攀 搀漀 氀愀琀椀洀 唀爀戀愀渀甀猀Ⰰ 焀甀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 唀爀戀愀渀愀Ⰰ 琀攀洀 挀漀洀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 愀 洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀 搀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 焀甀攀 攀猀琀漀 猀攀洀瀀爀攀 攀洀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 洀甀搀愀渀搀漀 攀 攀瘀漀氀甀椀渀搀漀 挀漀洀 漀 琀攀洀瀀漀⸀ 匀攀渀搀漀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀搀愀 攀 爀瀀椀搀愀Ⰰ 琀爀愀渀焀甀椀氀愀 攀 挀愀氀洀愀⸀ 倀愀爀愀 愀 愀最渀挀椀愀Ⰰ 瘀攀爀猀愀琀椀氀椀搀愀搀攀 甀洀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 渀攀最挀椀漀猀Ⰰ 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 爀愀洀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 漀渀搀攀 瀀爀攀挀椀猀漀 猀攀爀 挀爀椀愀琀椀瘀漀Ⰰ 挀甀洀瀀爀椀爀 挀漀洀 瀀爀愀稀漀猀 攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀搀攀焀甀愀搀愀洀攀渀琀攀 漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀⸀
Inspirado nos grafites do Kobra apresenta o triângulo como base do seu desenho, formando a letra U. Inicialmente, com o mesmo conceito, havia sido todo um alfabeto com as formas geométricas formando a palavra Urbanus, porém a letra U foi escolhido como representação por ser mais legível e a primeira letra da palavra. 唀爀戀愀渀甀猀 甀洀愀 愀最渀挀椀愀 焀甀攀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀 挀漀洀 愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 愀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀洀漀 挀愀搀愀 瀀攀猀猀漀愀 攀 氀甀最愀爀 琀攀洀 猀攀甀 瘀愀氀漀爀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 匀椀洀戀漀氀椀稀愀渀搀漀 愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀猀 琀爀椀渀最甀氀漀猀 渀愀猀 挀漀爀攀猀 愀稀甀椀猀 爀攀洀攀琀攀洀 愀漀猀 瀀爀搀椀漀猀 攀猀瀀攀氀栀愀搀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 爀攀昀氀攀琀椀渀搀漀 挀漀渀挀攀椀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 焀甀攀 漀 挀氀椀攀渀琀攀 搀攀猀攀樀愀 琀爀愀渀猀瀀愀爀攀挀攀爀 攀洀 猀甀愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀⸀ 伀猀 琀爀椀渀最甀氀漀猀 焀甀攀 昀漀爀洀愀洀 漀 唀 搀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 唀爀戀愀渀甀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 愀 琀爀愀搀攀 洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 瘀攀爀猀愀琀椀氀椀搀愀搀攀 攀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀 焀甀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀愀 愀最渀挀椀愀⸀
A cor azul do logo transmite todos os bons sentimentos que a Urbanus irá cultivar com os seus clientes. A harmonia, amizade e confiança, que só se compravam em longo prazo, florescendo ao passar do tempo e tendo como base a reciprocidade. A cor também representar o que queremos que permaneça sempre imutável, que deve durar para sempre, que são estes aspectos conquistados juntos ao cliente (HELLER, 2014).䤀渀椀挀椀愀洀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀渀搀漀 愀氀最甀渀猀 攀猀戀漀漀猀 ⠀ ㌀⤀ 瀀愀爀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 愀氀最甀洀愀猀 搀椀爀攀攀猀 瀀爀漀洀椀猀猀漀爀愀猀 攀 愀猀 攀砀瀀氀漀爀愀洀漀猀 瀀愀爀愀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀爀 愀猀 焀甀攀 洀攀氀栀漀爀 琀爀愀搀甀稀椀愀洀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀Ⰰ 琀攀猀琀愀渀搀漀ⴀ愀猀 瀀愀爀愀 最愀爀愀渀琀椀爀 焀甀攀 愀 搀攀挀椀猀漀 昀椀渀愀氀 昀漀猀猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀搀愀⸀ 䄀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 漀 氀漀最漀 琀攀洀 挀漀洀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀爀 挀愀甀猀愀 搀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 唀爀戀愀渀甀猀⸀
Depois de todos os testes e discussões, decidimos evoluir com grafismos geométricos inspirados na arte dos grafites. Esta opção tinha melhor potencial visual e conceitual. Assim, desenvolvemos um alfabeto próprio para a criação do logo, utilizando símbolo com triângulos que remetem a letra U. A criação da própria fonte remete a personalização que a agência oferecerá para cada cliente que contratar os seus serviços.䄀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 搀攀猀椀最渀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀瀀攀渀愀猀 愀 氀攀琀爀愀 唀 搀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 ᰀ唠爀戀愀渀甀猀ᴀⰠ 瀀漀椀猀 洀愀渀琀攀爀 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 挀漀洀瀀氀攀琀愀 瀀爀攀樀甀搀椀挀愀瘀愀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 攀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀爀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 氀攀琀爀愀 攀 琀攀爀 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 漀挀琀漀最漀渀愀氀Ⰰ 猀攀渀搀漀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀渀昀漀爀琀瘀攀氀Ⰰ 琀爀愀搀甀稀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀攀爀昀攀椀琀愀洀攀渀琀攀⸀
Para a criação do logo, inicialmente, foi ilustrado em papel sulfite e scanneado para ser vetorizado no Adobe Illustrator CS6 sendo colorido digitalmente e acrescentado a fonte do nome Urbanus.Paletas de cores儀甀愀渀搀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 搀攀挀椀搀椀爀 甀洀 攀猀焀甀攀洀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 椀洀瀀攀爀愀琀椀瘀漀 氀攀瘀愀爀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀 瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀 搀愀 挀漀爀⸀ 䌀愀搀愀 挀漀爀 琀攀洀 甀洀 瘀愀氀漀爀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀Ⰰ 搀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 愀猀 挀漀爀攀猀 焀甀攀 猀攀 攀猀挀漀氀栀攀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 焀甀愀渀琀漀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 猀甀愀 洀愀爀挀愀 愀昀攀琀愀 猀攀甀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 䄀 挀漀爀 昀漀椀 挀椀攀渀琀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀瀀爀漀瘀愀搀愀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀愀爀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 漀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀漀 搀愀 洀攀洀爀椀愀⸀
Geralmente a Identidade Visual Corporativa, é um conjunto de regras para assegurar consistência, para que a empresa seja reconhecida da mesma forma em diferentes mercados e ao longo do tempo. A identidade visual define os elementos principais, deixando espaço para a criatividade na aplicação.唀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 猀攀 琀攀洀 椀洀愀最攀渀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 猀氀椀搀愀猀Ⰰ 攀砀瀀氀漀爀漀甀ⴀ猀攀 漀 攀猀琀甀搀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀⸀ 唀洀愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 愀搀攀焀甀愀搀愀 挀爀椀愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀氀椀挀愀漀Ⰰ 昀漀爀渀攀挀攀渀搀漀 愀漀猀 搀攀猀椀最渀攀爀猀 漀瀀攀猀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 挀爀椀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 椀渀挀氀甀椀 愀猀 挀漀爀攀猀 瀀爀椀洀爀椀愀猀 攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀⸀
Por fim, foi definido a cor a partir dos benefícios que a agência transmitisse. Foi realizado um intenso estudo de cores até encontrar aquele que fosse ideal para a proposta da agência.䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 愀稀甀氀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䠀攀氀氀攀爀 ⠀㈀ 㐀⤀Ⰰ 瀀愀猀猀愀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 栀愀爀洀漀渀椀愀Ⰰ 挀漀渀昀椀愀渀愀 攀 愀洀椀稀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 猀 猀攀 挀漀洀瀀爀漀瘀愀洀 攀洀 氀漀渀最漀 瀀爀愀稀漀Ⰰ 昀氀漀爀攀猀挀攀渀搀漀 愀漀 瀀愀猀猀愀爀 搀漀 琀攀洀瀀漀 攀 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 愀 爀攀挀椀瀀爀漀挀椀搀愀搀攀⸀ 䄀 挀漀爀 琀愀洀戀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 漀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀洀漀猀 焀甀攀 瀀攀爀洀愀渀攀愀 猀攀洀瀀爀攀 椀洀甀琀瘀攀氀Ⰰ 焀甀攀 搀攀瘀攀 挀甀爀愀爀 瀀愀爀愀 猀攀洀瀀爀攀 攀 猀漀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀搀漀猀 樀甀渀琀漀猀 愀漀 挀氀椀攀渀琀攀⸀
Com o desenho do logotipo definido, iniciou-se a trabalhar a palavra URBANUS, mantendo a consistência entre o desenho, conceito e os elementos tipográficos da marca. A fonte Xperia foi a escolhida, pois transmite seriedade e modernidade por remeter aos prédios da cidade por serem levemente quadrados. |
|
CONSIDERAÇÕES |
O desenvolvimento deste trabalho proporcionou um melhor entendimento e reflexão sobre todas as etapas da criação de uma identidade visual de uma marca, desde a pesquisa do público-alvo para atingir o mesmo através da nossa comunicação até a criação do logotipo e as formas e cores que o compõem.䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀甀 瀀愀爀愀 漀 渀漀猀猀漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 甀洀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 渀愀 爀攀愀 攀 愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀愀猀 攀氀攀瘀愀爀愀洀 漀 最爀愀甀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 䄀氀洀 搀漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 攀 愀猀猀椀洀 琀椀瘀攀洀漀猀 甀洀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 栀愀戀椀氀椀琀愀爀洀漀猀 愀 猀攀爀 昀甀琀甀爀漀猀 攀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀攀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䠀䔀䰀䰀䔀刀Ⰰ 䔀瘀愀⸀ 倀猀椀挀漀氀漀最椀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀㨀 挀漀洀漀 愀猀 挀漀爀攀猀 愀昀攀琀愀洀 愀 攀洀漀漀 攀 愀 爀愀稀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 䜀甀猀琀愀瘀漀 䜀椀氀氀椀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀䔀䰀䰀䔀刀Ⰰ 䬀攀瘀椀渀 䰀愀渀攀Ⰰ 䴀愀挀栀愀搀漀 䴀愀爀挀漀猀⸀ 䜀攀猀琀漀 䔀猀琀爀愀琀最椀挀愀 搀攀 䴀愀爀挀愀猀⸀ 倀攀愀爀猀漀渀 䔀搀甀挀愀琀椀漀渀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ ㈀ 㘀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀吀䤀一匀Ⰰ 䨀漀猀⸀ 䄀 一愀琀甀爀攀稀愀 䔀洀漀挀椀漀渀愀氀 搀愀 䴀愀爀挀愀 ጀ†䌀漀洀漀 攀猀挀漀氀栀攀爀 愀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀 愀 猀甀愀 洀愀爀挀愀⸀ 一攀最挀椀漀 㨀 ㌀愀 攀搀椀漀Ⰰ 㤀㤀㤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一唀一䔀匀Ⰰ 䜀椀氀猀漀渀Ⰰ 䠀愀椀最栀 䐀愀瘀椀搀⸀ 䴀愀爀挀愀 ጀ†嘀愀氀漀爀 搀漀 䤀渀琀愀渀最瘀攀氀ⴀ 䴀攀搀椀渀搀漀 攀 䜀攀爀攀渀挀椀愀渀搀漀 猀攀甀 嘀愀氀漀爀 䔀挀漀渀洀椀挀漀⸀ 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ ㌀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|