ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00401</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;SUSTENTABILIDADE E PUBLICIDADE: CONSUMO SOLIDÁRIO DE LIVROS</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Victoria Bento (Universidade Metodista de São Paulo); Marina Jugue Chinem (Universidade Metodista de São Paulo); Kelvin Servare Coelho (Universidade Metodista de São Paulo); Beatriz Santos Oliveira (Universidade Metodista de São Paulo); Lais Pereira da Silva (Universidade Metodista de São Paulo); Karen Paola Muños Araya (Universidade Metodista de São Paulo); Sérgio Felipe Xavier da Silva (Universidade Metodista de São Paulo); Isabella Mathias Souza (Universidade Metodista de São Paulo); Alícia Caroline Moura (Universidade Metodista de São Paulo); Giovanna Brentzel Askinis (Universidade Metodista de São Paulo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação, Sustentabilidade, Consumo solidário, Troca de livros, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho foi desenvolvido para o Projeto Integrado do segundo período do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo, com o tema  Sustentabilidade e Consumo Solidário . A proposta é desenvolver uma campanha publicitária incentivando a ação de consumo solidário. Cada grupo de alunos tinha a liberdade de escolher o tema para desenvolver o trabalho. Troca de Livros foi escolhida como objetivo das ações de mídia para o desenvolvimento do Projeto Integrado, e uma das peças foi um anúncio desenvolvido para o meio jornal.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A demanda humana pelos recursos naturais tem sido maior do que a capacidade de renovação do planeta, o que contribui diretamente para o desequilíbrio ecológico nos ecossistemas. Para suprir todas as atividades da humanidade e o nível elevado de consumo, é utilizado o equivalente a um planeta Terra e meio. Por consequência disso, a preocupação com o meio ambiente tem sido cada vez mais evidente nas últimas décadas. O conceito de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável vem adquirindo maior visibilidade na sociedade como um todo. As corporações passam a adotar uma conduta centrada na responsabilidade social, agindo de maneira transparente para conquistar a confiança dos consumidores e consolidar a imagem da marca, produto ou serviço. Com poder de persuasão e envolvimento, a publicidade tem participação essencial na divulgação de mensagens associadas a causas sociais, como é o caso da sustentabilidade. Dessa maneira, a publicidade pode desempenhar um papel transformador ao contribuir na mobilização da sociedade para formar consumidores conscientes. Assim como a sustentabilidade, o conceito acerca do consumo solidário também conquista espaço na concepção de um mundo mais harmonioso para as gerações futuras. É por meio desse consumo que as relações de compartilhamento de bens e serviços são intensificadas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este projeto visa salientar a importância do consumo solidário e práticas sustentáveis na sociedade. É importante que a causa alcance índices satisfatórios de participação, com isto, a campanha comunicará a importância da leitura e da troca de conhecimento entre os indivíduos. Pode-se constatar na realização do projeto a importância que esses assuntos adquiriram nas últimas décadas e como estes têm se mostrado cada vez mais perceptíveis na indústria da comunicação, transformando o modo de como a publicidade é feita e percebida pelo público em geral. É sabido que os hábitos de leitura não são frequentes na sociedade devido a uma combinação de fatores que resultam na falta de incentivo por essa prática essencial para o desenvolvimento intelectual dos indivíduos. Em virtude disso, o tema referente a troca de livros possibilita que os benefícios sejam recíprocos tanto para o planeta bem como para os consumidores solidários engajados nesta ação. Diante deste parâmetro, a campanha Livros Amigos proposta neste projeto teve como objetivo resgatar o prazer pela leitura e promover o compartilhamento de cultura entre o público de maneira inclusiva. Com este objetivo, foram desenvolvidas peças publicitárias para anúncio de revista, anúncio de jornal, mídia exterior (relógio), mídia alternativa (adesivo de mesa), folheto, email marketing, perfil no facebook, mídia digital (website) e filme comercial. Neste artigo, no entanto, o foco será no anúncio de jornal. Comumente conhecido como uma mídia tradicional, o jornal é uma peça fundamental para campanha. A exposição da mensagem, atrelada ao valor de investimento e ao público atingido, resultam em um cenário propício ao retorno e participação na ação de troca de livros. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a construção do conceito criativo da campanha,  diversidade , foi necessário entender como representar o conteúdo diverso dos livros de forma atrativa e que incentivasse o público ao objetivo final, a realização da troca. Desta maneira, a diversidade é representada nas peças com a utilização de cores em aquarela e pelas ilustrações saindo dos livros. As ilustrações foram também utilizadas como suporte da representação da troca de livros, pois as mesmas seguem a direção do exemplar acima, remetendo a um ciclo de troca que beneficia inúmeros leitores. É possível observar no layout do anúncio de jornal a liberdade de conteúdos literários, uma vez que os símbolos saindo dos livros intensificam a ideia de desapego por parte dos indivíduos. A intenção da campanha é permitir que os livros possam ser trocados por outros de diferentes gêneros literários, fazendo o público interagir com outros leitores e adquirir novos conhecimentos sobre o mundo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a criação e desenvolvimento da peça publicitária, foi necessária a utilização de recursos, programas e ferramentas digitais adequados e de qualidade. Para a composição da peça (background e elementos simbólicos) utilizamos o banco de imagem Free pick, por seu grande acervo de fotos de qualidade acessíveis. Todos os elementos foram minuciosamente pesquisados para melhor representatividade na peça, a fim de transmitir profissionalismo e atingir os objetivos esperados. Para a produção e pós-produção da peça foram utilizados os programas: Adobe Photoshop CC, Adobe Illustrator CC e Adobe Indesign CC. O programa utilizado para a criação dos vetores e logotipo foi o Illustrator, e para diagramação, montagem e finalização, foi utilizado o Indesign e o Photoshop.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De acordo com as informações coletadas para a realização do projeto, após o desenvolvimento de roughs de peça conceito, as ações de mídia foram iniciada e delineada pelo tema  diversidade sendo representada pelos símbolos que saem dos livros e as cores presentes na aquarela do background. Foi utilizado o imaginário e os sonhos na composição do background de cor azul claro com pequenas nuances de tons mais escuros representando o céu, esta representação se dá com o objetivo de complementar a parte textual da peça, ou seja, o céu se refere à imaginação presente no trecho  Os livros despertam conhecimento e imaginação . Para criar uma identidade para as ações foi desenvolvido um logotema sobre o conceito critativo, nas peças impressas foi inserido um QR code para estimular o leitor a buscar mais informações sobre as ações. O logo utilizado como assinatura nas peças da campanha é formado por duas mãos que representam o ciclo da troca e juntas compõem a letra  s de sustentabilidade e solidário, já as capas coloridas dos livros representam a diversidade de conteúdo e também o nosso conceito criativo. O jornal é uma mídia que, por conta da proximidade com o público composto por leitores assíduos, oferece a possibilidade de despertar a atenção e o interesse em participar da ação de trocas de livros. Com o objetivo de incentivar a leitura, foram desenvolvidas outras peças além do jornal como: folheto, filme, anúncio de revista, um site, facebook, assim aumentando a possibilidade e atingir leitores não assíduos inclusive pessoas que não tem o hábito de leitura de livros.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O Projeto  Sustentabilidade e Consumo Solidário oferece aprofundamento nestes temas relevantes para a construção de uma sociedade mais equilibrada em prol do meio ambiente contribuindo diretamente na formação de todos os integrantes da realização do mesmo. Durante o processo de elaboração do projeto, foi possível unir teoria à prática, aplicando de maneira consistente os conteúdos aprendidos no decorrer do semestre no momento da criação das ações de mídia. A partir da construção das peças, é perceptível que a eficiência das mensagens publicitárias estão conectadas à escolha adequada de elementos persuasivos, exemplo desses as cores e o uso da tipografia, os quais contribuem para a composição visual dos anúncios de forma a atrair esteticamente o público que pretende atingir. A tendência de publicidade sustentável no mercado de trabalho cresce gradativamente, considerando a capacidade de atingir um amplo número de pessoas e seu caráter de uma comunicação de conscientização. Apesar de ser um contexto em processo de formação, é de suma importância que os conhecimentos adquiridos neste projeto sejam levados para nossa conduta profissional futura, construindo uma visão de mundo mais solidário.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BERGER, J. (et allii). Modos de Ver. São Paulo: Rocco, 1999.<br><br>BIGAL, Solange. O que é Criação Publicitária. São Paulo: Nobel, 1999.<br><br>CARRASCOZA, João. A Evolução do Texto Publicitário. São Paulo: Futura, 2006.<br><br>MARTINS, Zeca. Propaganda é isso aí. São Paulo: Futura, 2001.<br><br>SANT ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Cengage Learning, 2016<br><br>Fábio Feldman http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI2768381-EI11351,00.html<br><br>Conar estuda normas para apelos de sustentabilidade na publicidade www.midiarj.org.br/.../conar-estuda-normas-para-apelos-de-sustentabilidade-na- publicidade<br><br>http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/content/publicidade-e-consumo-consciente ABDL, Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças. Níveis de consumo ameaçam sustentabilidade do planeta. Disponível em http://www.lead.org.br/article/view/1233/1/68<br><br>INSTITUTO AKATU. Pesquisa Os jovens e o consumo sustentável: construindo o próprio futuro? (2002), realizada pelo Instituto Akatu e pela Indicator Pesquisa de Mercado, disponível em http://www.baleia.net/arqs/download/97.pdf<br><br>RIBEIRO, Maurício Andrés. Ética e sustentabilidade. Disponível em http://www.cologizar.com.br/docs/EticaSustMeta.doc<br><br>Consumo solidário e responsável https://www.akatu.org.br/noticia/consumo-solidario-e-responsavel/<br><br>Consumo solidário http://www.solidarius.com.br/mance/biblioteca/consumosolidario.pdf<br><br> </td></tr></table></body></html>