INSCRIÇÃO: 00419
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA05
 
TÍTULO: A Orca
 
AUTORES: Diego Fernandez Rossi (Universidade Anhembi Morumbi); Fernando José Biscalchin (Universidade Anhembi Morumbi); Isabella Simone Toledo (Universidade Anhembi Morumbi); Larissa Garcia Barrozo (Universidade Anhembi Morumbi)
 
PALAVRAS-CHAVE: Ambição, Genialidade, Inveja, Potencial, Rancor
 
RESUMO
O roteiro "A Orca" é uma história de Ficção científica e suspense baseada no texto original "O Barril de Amontillado" de "Edgar Allan Poe". Ambientada no espaço em um futuro distante a narrativa acompanha Doanel Pauvres, um homem de poucas palavras, que esta hospedado no último Cruzeiro Interplanetário em funcionamento, "A Orca". Este é ambientado por Mercenários, Ladrões e viciados em jogos de azar. Durante sua estada Doanel encontra seu velho amigo e companheiro de trabalho Stanley Schamlos que inventou a Dobra Espacial e esta a caminho de uma entrevista que o tornará, segundo ele, o homem mais famoso da galáxia. Eles conversam lembram velhos tempos durante uma partida de poker. Durante a conversa Doanel revela um lado seu indicando que talvez o encontro dos dois ex-parceiros de trabalho não tenha sido uma coincidência.
 
INTRODUÇÃO
O roteiro ficcional baseado em um conto de "Edgar Allan Poe" foi um trabalho letivo proposto pelo professor "Fernando José Biscalchin" durante sua aula "Práticas de Roteiro" com o objetivo de demonstrar através da prática a diferença entre um roteiro: Inspirado, Baseado e Adaptado. Ao usar como base a história "O Barril de Amontillado" o grupo pode traçar uma linha narrativa do que era essencial para a construção do roteiro, elementos como a moral de cada personagem e o ponto de vista de que o conto original é escrito, fundamentam para o roteirista o efeito que ele quer que o texto cause no leitor. Um grande desafio e ao mesmo tempo, um grande prazer foi desvendar as ambiguidades morais e éticas na conduta dos personagens da história que Poe traz, e as encaixar de uma forma que casasse com a narrativa de ficção científica que estávamos desenvolvendo. Outro fator muito interessante foi perceber a liberdade criativa que a história proporcionou, pois muitos elementos são apenas indicados no conto original, e nós conseguimos os solidificar no roteiro como traços importantes do desenrolar da trama.
 
OBJETIVO
Meus objetivos ao realizar o roteiro, além de explicar visualmente o mundo e a narrativa, era manter o leitor entretido, conectado com o protagonista, mesmo que ele tenha intenções dúbias, fazer com que ele passe pelos mesmos sentimentos que quem está sendo representado na pagina passa. Criar suspense na história a partir da primeira cena, se ele não estivesse presente o roteiro seria um mistério, pois ela deixa muita coisa subentendida já de início e ao longo das paginas percebemos, mentiras, evasões e coisas que um personagem oculta do outro. Tentei não criar uma narrativa muito óbvia e isso é algo muito complicado tendo um trabalho de Edgar Allan Poe como base pois suas histórias são universais, lidas e relidas por milhares de pessoas ao redor do mundo, mas acredito que consegui criar algo novo respeitando o material fonte.
 
JUSTIFICATIVA
A história retratada no roteiro toca em temas muito interessantes, elementos como: potencial ou a falta dele, o poder de uma ideia, influência midiática, etc... Mas no centro, a história é sobre um homem que acha que sua vida é vivida por outro. Mesmo que ele esteja errado este senso de injustiça faz com que ele justifique suas terríveis ações, o espectador pode até sentir pena dele até mesmo pelo outro personagem não ser tão amigável. A narrativa deixa bem claro ninguém tem razão neste universo.਀唀氀琀椀洀愀洀攀渀琀攀 昀椀氀洀攀猀 搀攀 昀椀挀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 攀砀瀀氀漀爀愀洀 愀瀀攀渀愀猀 漀 洀愀挀爀漀 ⠀倀氀愀渀攀琀愀猀Ⰰ 渀愀瘀攀猀 攀猀瀀愀挀椀愀椀猀⤀ 攀 渀漀 洀愀椀猀 漀 洀椀挀爀漀Ⰰ 攀猀琀攀 爀漀琀攀椀爀漀 愀渀愀氀椀猀愀 漀 洀椀挀爀漀Ⰰ 攀 攀甀 愀挀爀攀搀椀琀漀 焀甀攀 愀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 昀椀挀攀猀 挀椀攀渀琀椀昀椀挀愀猀 樀 昀攀椀琀愀猀 琀愀洀戀洀⸀ 伀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 猀漀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 栀甀洀愀渀愀猀 愀琀攀洀瀀漀爀愀椀猀Ⰰ 洀攀猀洀漀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 猀攀 瀀愀猀猀愀渀搀漀 洀椀氀栀愀爀攀猀 搀攀 愀渀漀猀 渀漀 昀甀琀甀爀漀Ⰰ 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 猀攀洀瀀爀攀 猀攀爀 漀 洀攀猀洀漀 洀愀猀 挀漀渀琀愀搀漀 搀攀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀⸀ 伀甀琀爀愀 挀漀椀猀愀 洀甀椀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 攀洀 昀椀挀攀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀猀 猀漀 漀猀 搀椀氀攀洀愀猀 挀爀椀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 漀甀 瀀攀氀漀 洀甀渀搀漀 攀洀 焀甀攀 栀愀戀椀琀愀洀Ⰰ 攀猀琀愀 搀椀挀漀琀漀洀椀愀 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀猀 瀀愀最椀渀愀猀 搀攀 ∀ 䄀 伀爀挀愀∀Ⰰ 攀 椀猀琀漀 昀漀椀 愀氀最漀 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 昀漀椀 椀渀琀攀渀挀椀漀渀愀氀洀攀渀琀攀 愀昀甀渀搀漀 猀攀洀 搀攀椀砀愀爀 漀 琀攀砀琀漀 挀栀愀琀漀Ⰰ 洀甀椀琀漀 攀砀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 搀攀椀砀愀爀 愀氀最甀洀愀猀 挀漀椀猀愀猀 瀀愀爀愀 愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀漀 氀攀椀琀漀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀漀 猀攀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 猀甀猀瀀攀渀猀攀 愀氀最漀 琀攀洀 搀攀 攀猀琀愀爀 戀攀洀 挀氀愀爀漀㨀 伀 䄀甀琀漀爀 焀甀攀爀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 猀攀 猀椀渀琀愀 琀漀 瀀爀砀椀洀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 愀 瀀漀渀琀漀 搀攀 焀甀攀爀攀爀 椀渀琀攀爀昀攀爀椀爀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 준 挀氀愀爀漀Ⰰ 攀氀攀 猀 瀀漀搀攀爀 昀愀稀攀爀 椀猀猀漀 洀攀渀琀愀氀洀攀渀琀攀 洀愀猀Ⰰ 搀攀猀猀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 攀猀琀愀爀 攀渀最愀樀愀搀漀 挀漀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 唀洀愀 琀挀渀椀挀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀漀 爀漀琀攀椀爀漀 昀椀挀挀椀漀渀愀氀 ∀䄀 伀爀挀愀∀  愀 搀攀 搀攀椀砀愀爀 愀洀戀最甀愀 愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 搀漀椀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀Ⰰ 愀漀 瀀愀猀猀愀爀 甀洀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 焀甀攀 甀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 渀漀 瀀漀猀猀甀椀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 攀氀攀 猀攀 琀漀爀渀愀 挀切洀瀀氀椀挀攀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 攀氀攀 攀猀琀愀爀 戀攀洀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 䴀愀猀 瘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀Ⰰ 攀猀琀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 昀漀椀 愀搀椀愀渀琀愀搀愀 愀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 瀀漀爀 攀猀猀攀 洀漀琀椀瘀漀Ⰰ 椀猀琀漀 渀漀  愀氀最漀 焀甀攀 搀攀瘀攀 猀攀爀 昀攀椀琀漀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 洀甀椀琀漀 瀀攀氀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀Ⰰ 搀攀瀀漀椀猀 搀攀 椀渀琀爀漀搀甀稀椀爀 愀 搀甀瘀椀搀愀 渀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 漀 搀攀瘀攀爀  洀愀渀琀ⴀ氀漀 猀甀猀瀀攀渀猀漀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 攀氀攀 搀攀瘀攀 挀愀洀椀渀栀愀爀 樀甀渀琀漀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 愀猀猀椀猀琀攀⸀ Outra técnica utilizada foi a de alguns momentos para o alívio cômico que dá uma certa estranheza ao mundo habitado pelos personagens, mundo este muito sério até o momento da quebra de expectativa com algumas piadas. É claro, as piadas também não estão colocadas na trama por motivos aleatórios, elas constroem o caráter e a relação entre alguns personagens.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Imergir-se na escrita de um roteiro é como anotar um sonho logo após o acordar, só que neste caso se sonhou durante o dia, as ideias da história remoem em sua cabeça o dia todo, até o momento em que você "acorda" e a coragem desce para a ponta dos dedos e mundos e vidas são criados. É como se o autor tivesse passado tempo com os personagens e vivesse nos lugares que eles frequentam mas só após a escrita que a amizade é firmada.਀준 猀攀洀瀀爀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 琀攀爀 甀洀 瘀椀猀漀 挀氀愀爀愀 搀漀 挀漀洀攀漀Ⰰ 洀攀椀漀 攀 昀椀洀 搀攀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 攀氀愀 渀漀 昀椀挀愀爀 搀攀猀昀漀挀愀搀愀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 攀猀挀爀椀琀愀Ⰰ 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 愀椀渀搀愀  渀漀 猀攀 愀瀀攀最愀爀 洀甀椀琀漀 愀漀 洀攀椀漀 搀攀猀猀愀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀  攀猀挀爀椀琀漀Ⰰ 攀猀琀攀 猀攀洀瀀爀攀 猀甀爀瀀爀攀攀渀搀攀 漀 愀甀琀漀爀 挀漀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀洀 瀀攀爀昀攀椀琀愀洀攀渀琀攀 渀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀 樀 琀椀瘀攀猀猀攀洀 猀椀搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀猀 搀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀Ⰰ 椀猀猀漀  洀甀椀琀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀⸀ O Processo de escrita é muito individual e singular de cada autor, que tipo de referência ele irá mergulhar pelos próximos meses pode alterar profundamente o resultado de sua história, cabe a ele saber o que o inspirará sem atrapalhar seu caminho. ਀一猀 戀甀猀挀愀洀漀猀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀漀渀琀攀猀㨀 昀椀氀洀攀猀Ⰰ ⠀匀愀渀最甀攀 一攀最爀漀Ⰰ 䌀漀爀瀀漀 䘀攀挀栀愀搀漀 攀 䄀氀椀攀渀⤀ 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ ⠀伀 最甀椀愀 搀漀 洀漀挀栀椀氀攀椀爀漀 搀愀猀 最愀氀砀椀愀猀Ⰰ 䘀甀渀搀愀漀 攀 䌀漀爀愀漀 搀愀猀 吀爀攀瘀愀猀⤀ 攀 愀琀 戀椀漀最爀愀昀椀愀 ⠀䔀氀漀渀 䴀甀猀欀⤀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀吀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 戀愀猀攀愀搀漀 攀洀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 昀漀椀 甀洀 最爀愀渀搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 挀漀洀 甀洀 挀漀渀琀漀 搀攀 䔀搀最愀爀 䄀氀氀愀渀 倀漀攀Ⰰ 甀洀 最椀最愀渀琀攀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 洀甀渀搀椀愀氀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀  洀甀椀琀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀Ⰰ 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 猀漀 椀渀昀椀渀椀琀愀猀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀猀 焀甀愀渀琀漀 洀愀椀猀 漀 攀猀挀爀椀琀漀爀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀 搀漀 挀漀爀愀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 猀攀 搀椀洀椀渀甀攀洀 攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 攀洀 甀洀 攀渀爀攀搀漀 挀漀攀猀漀⸀ Pensar na história em grupo também é um grande desafio, nm sempre todos pensam a história da mesma maneira, é sempre importante ouvir e estar aberto a mudar de opinião quando encarado com ideias mais adequadas. As vezes, até uma ideia que pareça totalmente fora da construção do roteiro pode ser ajustada para a narrativa e atribuir valor à ela.਀䴀甀椀琀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 琀愀洀戀洀Ⰰ  琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 甀洀 瀀爀愀稀漀 攀猀琀椀洀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 攀渀琀爀攀最愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 猀愀戀攀爀 焀甀攀 猀攀 琀攀洀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 瀀攀爀漀搀漀 愀樀甀搀愀 洀甀椀琀漀 渀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀愀猀 椀搀攀椀愀猀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 渀愀 爀攀漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀攀猀琀愀猀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀