INSCRIÇÃO: | 00432 |
CATEGORIA: | PT |
MODALIDADE: | PT03 |
TÍTULO: | Memórias do Picadeiro:a verdadeira arte de sorrir |
AUTORES: | Nadjine Hochleitner Terhoch (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Luiz Felipe Simões Cranwell Corrêa (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Erivam Morais de Oliveira (Escola Superior de Propaganda e Marketing) |
PALAVRAS-CHAVE: | arte, circo, fotografia, memória, São Paulo |
RESUMO | |
O mundo vive hoje uma época de grande expansão e desenvolvimento tecnológico. Essa evolução acaba deixando para trás alguns aspectos culturais essenciais para contar a história de um povo e de um país. O circo é uma das características que estão sendo esquecidas e deixadas de lado pela população brasileira. A cada ano que passa, diminui o número de pessoas vão assistir a espetáculos circenses. Grande parte, na verdade, nunca sequer foi ao circo. Este artigo, intitulado "Memórias do Picadeiro — Os Artistas e as Companhias Circenses em São Paulo" busca explicar os processos e a inspiração para a realização do projeto "Memórias do Picadeiro: a verdadeira arte de sorrir", a fim de fazer com que a população volte a se encantar com essa arte.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀猀 挀漀氀攀琀椀瘀漀猀 挀椀爀挀攀渀猀攀猀 愀戀爀椀最愀洀 愀爀琀椀猀琀愀猀 搀愀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀搀愀搀攀猀㨀 洀愀氀愀戀愀爀椀猀琀愀猀Ⰰ 瀀愀氀栀愀漀猀Ⰰ 愀挀爀漀戀愀琀愀猀Ⰰ 攀焀甀椀氀椀戀爀椀猀琀愀猀Ⰰ 琀爀愀瀀攀稀椀猀琀愀猀 攀 洀甀椀琀愀猀 漀甀琀爀愀猀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀猀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀攀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 刀攀琀爀愀琀愀爀 攀猀猀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 挀漀渀瘀椀瘀攀渀搀漀 攀洀 栀愀爀洀漀渀椀愀 昀漀椀 漀 焀甀攀 昀椀稀攀洀漀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 䴀攀洀爀椀愀猀 搀漀 倀椀挀愀搀攀椀爀漀㨀 愀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀 愀爀琀攀 搀攀 猀漀爀爀椀爀Ⰰ 甀洀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 攀搀椀琀愀搀漀 攀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀漀 倀䜀䨀 ⠀倀爀漀樀攀琀漀 搀攀 䜀爀愀搀甀愀漀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⤀ 搀愀 䔀匀倀䴀ⴀ匀倀⸀ 䔀砀瀀氀漀爀愀洀漀猀 愀 洀攀洀爀椀愀 搀漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 漀戀琀攀爀洀漀猀 甀洀 爀攀氀愀琀漀 昀椀攀氀 搀漀 漀戀樀攀琀漀 攀猀琀甀搀愀搀漀⸀ 䴀攀洀爀椀愀猀 搀漀 倀椀挀愀搀攀椀爀漀 ᐀†伀猀 䄀爀琀椀猀琀愀猀 攀 愀猀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀猀 䌀椀爀挀攀渀猀攀猀 攀洀 匀漀 倀愀甀氀漀 甀洀 攀渀猀愀椀漀 搀愀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 昀爀甀琀漀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ Com o passar dos anos, o circo e seus artistas foram caindo no esquecimento. Segundo dados levantados pela pesquisa Cultura SP: Hábitos Culturais dos Paulistas (LEIVA, 2014), o circo é uma das atividades culturais que menos interessa os habitantes do estado, perdendo apenas para espetáculos de dança, concertos de música e saraus, respectivamente.䌀漀洀 攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 渀猀 戀甀猀挀愀洀漀猀 爀攀猀最愀琀愀爀 愀 洀愀最椀愀 搀漀 挀椀爀挀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀 搀愀猀 洀攀洀爀椀愀猀 搀漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 挀椀爀挀攀渀猀攀猀⸀ 倀愀爀愀 愀 挀漀渀挀爀攀琀椀稀愀漀 搀攀猀猀愀 椀搀攀椀愀Ⰰ 攀猀琀椀瘀攀洀漀猀 樀甀渀琀漀猀 挀漀洀 漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 愀渀琀攀猀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 攀 搀攀瀀漀椀猀 搀漀猀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀猀 焀甀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀漀猀⸀ | |
OBJETIVO | |
O projeto Memórias do Picadeiro — Os Artistas e as Companhias Circenses em São Paulo teve como objetivo principal documentar e retratar o cotidiano circense a partir da fotografia.䌀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 猀攀挀甀渀搀爀椀漀猀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀爀攀琀攀渀搀攀甀㨀 愀⤀ 䤀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 愀猀 猀攀渀猀愀攀猀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀猀 挀椀爀挀攀渀猀攀猀 瀀愀爀愀 搀攀洀漀渀猀琀爀ⴀ氀愀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ b) Pesquisar e compreender diferentes ângulos das vidas de quem dedica a vida aos espetáculos circenses.挀⤀ 刀攀琀爀愀琀愀爀 愀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 攀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 渀漀 瘀Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 戀愀猀琀椀搀漀爀攀猀 搀漀猀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀猀⸀ఀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀椀渀搀愀 攀砀椀猀琀攀洀 洀甀椀琀愀猀 挀漀洀瀀愀渀栀椀愀猀 搀攀 挀椀爀挀漀 焀甀攀 瘀椀愀樀愀洀 搀攀 挀椀搀愀搀攀 攀洀 挀椀搀愀搀攀 渀漀 攀猀琀愀搀漀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 洀切猀椀挀愀Ⰰ 琀攀愀琀爀漀 攀 搀愀渀愀 愀琀 氀甀最愀爀攀猀 焀甀攀 渀漀 琀攀洀 愀挀攀猀猀漀 愀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀 漀甀琀爀愀 昀漀爀洀愀⸀ Este projeto conta por meio da fotografia as histórias das pessoas que vivem para levar alegria até o interior do estado, bem como daqueles que participam de apresentações periódicas das grandes companhias circenses na própria capital. “Fotografar ultrapassa a utilização do equipamento, a câmera é apenas um meio” (GURAN, 1992). 伀 挀漀猀琀甀洀攀 搀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀爀 漀猀 挀椀爀挀漀猀 渀漀 攀猀琀愀搀漀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀 挀愀椀甀 愀瀀猀 愀 愀瀀爀漀瘀愀漀 搀愀 䰀攀椀 焀甀攀 瀀爀漀戀攀 愀渀椀洀愀椀猀 搀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀攀洀 搀攀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀猀 挀椀爀挀攀渀猀攀猀⸀ ᰀ䄠爀琀椀最漀 ㈀ ⴀ 준 瘀攀搀愀搀愀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 漀甀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 愀渀椀洀愀椀猀 攀洀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀猀 挀椀爀挀攀渀猀攀猀⸀ᴀ†⠀䰀攀椀 攀猀琀愀搀甀愀氀 渀먀 ⸀㤀㜀㜀Ⰰ 搀攀 ㈀㔀 搀攀 愀最漀猀琀漀 搀攀 ㈀ 㔀⤀⸀ 䌀漀洀漀 漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 氀椀搀愀洀 挀漀洀 椀猀猀漀㼀 伀 焀甀攀 漀猀 洀愀渀琀洀 渀攀猀猀攀猀 挀漀氀攀琀椀瘀漀猀㼀 䄀 愀氀攀最爀椀愀 焀甀攀 漀 挀椀爀挀漀 琀攀洀 漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀攀 漀昀攀爀攀挀攀爀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀甀氀琀漀猀 攀渀漀爀洀攀⸀ Os circos que acompanhamos para o ensaio fotográfico foram: Circo di Napoli, Circo dos Sonhos, Circo Zanni e Circo Spacial, são instituições sérias que carregam consigo uma trajetória de peso. São circos que, de alguma forma, contribuíram (e continuam contribuindo) para a concepção e o desenvolvimento do que é a arte circense hoje no Brasil e possibilitaram registrar por meio da fotografia momentos expressivos desta arte que faz parte da memória do país. A fotografia é capaz de captar as mais distintas expressões faciais e corporais, é capaz de congelar os mais belos momentos e cores, transmitindo assim, emoção e sentimento (OLIVEIRA, 2009).㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀爀愀洀 甀洀 最爀愀瘀愀搀漀爀 搀攀 洀瀀㌀ 挀漀洀瀀愀挀琀漀 攀 愀猀 挀洀攀爀愀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀 䌀愀渀漀渀 䔀伀匀 刀攀戀攀氀 吀㌀椀 攀 一椀欀漀渀 䐀㔀㈀ Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 氀攀渀琀攀猀㨀 DX Nikkor 55-200mm f/4-5.6G䐀堀 一椀欀欀漀爀 㠀ⴀ㔀㔀洀洀 昀⼀㌀⸀㔀ⴀ㔀⸀㘀䜀 AF Nikkor 50mm F1.8D 䌀愀渀漀渀 䔀䘀ⴀ匀 㠀ⴀ㌀㔀洀洀 昀⼀㌀⸀㔀ⴀ㔀⸀㘀 Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 倀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 爀攀琀爀愀琀愀爀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 挀椀爀挀攀渀猀攀Ⰰ 甀猀愀洀漀猀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 愀氀最甀洀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀砀瀀氀椀挀愀搀愀猀 瀀漀爀 䬀攀渀渀攀琀栀 䬀漀戀爀 ⠀㈀ 㠀⤀⸀ 倀愀爀愀 甀洀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 洀愀椀猀 椀渀琀椀洀椀猀琀愀Ⰰ 甀猀愀洀漀猀 漀 瀀氀愀渀漀 洀搀椀漀⸀ 䔀猀琀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 瀀攀爀昀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 爀攀琀爀愀琀愀爀 漀 漀戀樀攀琀漀 挀漀洀 搀攀琀愀氀栀攀猀Ⰰ 洀愀猀 猀攀洀 搀攀椀砀愀爀 愀 愀洀戀椀攀渀琀愀漀 搀攀 氀愀搀漀⸀ O plano médio deve contar a história em uma única fotografia. Fotografe a imagem suficientemente perto para ver a ação dos participantes, mas longe o suficiente que mostre o relacionamento entre um e o outro e o ambiente. O plano médio contém todos os elementos que contém a história da cena. Como o lide de uma matéria, a foto deve contar toda a história rapidamente, comprimindo os elementos importantes em uma única imagem. (KOBRÉ, 2008, p. 147)䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 甀洀 搀漀猀 洀愀椀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 攀 昀漀椀 攀猀琀愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀猀琀攀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀㨀 搀攀椀砀愀爀 甀洀 爀攀最椀猀琀爀漀 搀愀 洀攀洀爀椀愀 搀漀 挀椀爀挀漀 攀洀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 匀攀 攀猀琀甀搀愀洀漀猀 栀椀猀琀爀椀愀 渀漀猀 搀椀愀猀 搀攀 栀漀樀攀Ⰰ 搀攀瘀攀洀漀猀 琀甀搀漀 洀攀洀爀椀愀 攀 爀攀最椀猀琀爀漀 搀愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀爀愀洀 漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 爀攀昀氀攀琀椀搀漀猀 愀最漀爀愀 瀀漀爀 渀猀⸀ 匀攀洀 愀 洀攀洀爀椀愀Ⰰ 焀甀攀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀 攀 猀漀挀椀愀氀 ⠀䰀䔀 䜀伀䘀䘀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㤀⤀Ⰰ 渀漀 栀愀瘀攀爀椀愀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀Ⰰ 猀攀樀愀洀 攀氀攀猀 攀猀挀爀椀琀漀猀Ⰰ 椀挀漀渀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 洀愀琀攀爀椀愀椀猀Ⰰ 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 猀漀渀漀爀漀猀 漀甀 漀爀愀椀猀⸀ No projeto desenvolvido, as maquiagens e expressões de determinadas modalidades circenses são bastante características, como os palhaços e apresentadores. Estes traços deram abertura para desenvolvermos fotografias que realmente representem os artistas para nossos leitores.䄀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 攀洀 愀爀攀渀愀 搀漀猀 挀椀爀挀漀猀 琀愀洀戀洀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀甀 瀀愀爀愀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 渀漀瘀漀猀 渀最甀氀漀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 焀甀攀 氀攀瘀愀爀愀洀 愀猀 昀漀琀漀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀 甀洀 瀀愀琀愀洀愀爀 猀甀瀀攀爀椀漀爀Ⰰ 猀愀椀渀搀漀 搀漀 挀漀洀甀洀⸀ ᰀ䌠漀洀漀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瘀 漀 洀甀渀搀漀 攀洀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 攀洀 瀀 漀甀 猀攀渀琀愀搀愀Ⰰ 甀洀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 昀漀琀漀最爀愀昀愀渀搀漀 漀甀 昀椀氀洀愀渀搀漀 瀀漀搀攀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀爀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 椀渀猀琀愀渀琀渀攀漀 猀 昀漀琀漀猀 愀瀀攀渀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀愀渀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 瀀漀渀琀漀 攀氀攀瘀愀搀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀漀ᴀ⸠ ⠀伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ ㈀ 㤀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㠀⤀ | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
Memórias do Picadeiro — Os Artistas e as Companhias Circenses em São Paulo é uma seleção das melhores fotografias do projeto Memórias do Picadeiro: a verdadeira arte de sorrir. 一猀 爀攀最椀猀琀爀愀洀漀猀 椀渀挀漀渀琀瘀攀椀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 渀漀琀瘀攀椀猀 焀甀攀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 挀漀洀 愀猀 挀漀洀瀀愀渀栀椀愀猀 搀攀 挀椀爀挀漀 渀漀猀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀⸀ 䌀漀洀漀 樀 挀椀琀愀搀漀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 䌀甀氀琀甀爀愀 匀倀㨀 䠀戀椀琀漀猀 䌀甀氀琀甀爀愀椀猀 搀漀猀 倀愀甀氀椀猀琀愀猀 ⠀䰀䔀䤀嘀䄀Ⰰ ㈀ 㐀⤀Ⰰ 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀漀 琀攀洀 最漀猀琀漀 瀀攀氀漀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀 挀椀爀挀攀渀猀攀 攀 渀漀 琀攀洀 漀 挀漀猀琀甀洀攀 搀攀 瀀愀最愀爀 瀀愀爀愀 愀猀猀椀猀琀椀爀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀⸀ 䌀漀洀 愀 搀攀挀愀搀渀挀椀愀 搀攀猀猀攀 栀戀椀琀漀Ⰰ 愀 洀攀洀爀椀愀 搀漀 挀椀爀挀漀 琀攀渀搀攀 愀 猀攀爀 攀猀焀甀攀挀椀搀愀 瀀攀氀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 搀攀椀砀愀搀愀 搀攀 氀愀搀漀⸀ 䔀洀 愀氀最甀洀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀漀搀攀 愀琀 瘀椀爀 愀 猀攀爀 椀渀攀砀椀猀琀攀渀琀攀⸀ A fotografia e a memória são conceitos que caminham juntos desde o surgimento da tecnologia fotográfica. A prática se tornou, desde seu nascimento, um dos maiores e mais importantes recursos condutores da memória (FELIZARDO, 2007, p. 206).쀀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 昀漀椀 愀最爀攀最愀搀漀 甀洀 攀氀攀瘀愀搀漀 猀琀愀琀甀猀 搀攀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀瘀椀搀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 瀀愀爀琀攀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 搀漀 洀甀渀搀漀 ᰀ爠攀愀氀ᴀⰠ 搀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 ᰀ爠攀愀氀洀攀渀琀攀ᴀ†猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 焀甀攀 搀漀 最爀攀最漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 愀 ᰀ攠猀挀爀椀琀愀 搀愀 氀甀稀ᴀⰠ 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 洀攀洀爀椀愀 琀愀洀戀洀 琀爀愀稀 挀漀渀猀椀最漀 琀爀愀漀猀 搀攀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀爀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 漀猀 昀愀琀漀猀 挀漀洀漀 猀攀 瀀愀爀攀挀攀洀Ⰰ 瀀漀爀 洀漀猀琀爀愀爀 漀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀 搀愀 氀攀洀戀爀愀渀愀⸀ ⠀䘀䔀䰀䤀娀䄀刀䐀伀Ⰰ ㈀ 㜀Ⰰ 瀀⸀ ㈀ ⤀ Para o pesquisador Jacques Le Goff:䴀攀洀爀椀愀 甀洀 昀攀渀洀攀渀漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀 攀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀Ⰰ 愀 洀攀洀爀椀愀 氀椀最愀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀 愀 瘀椀搀愀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䔀猀琀愀 瘀愀爀椀愀 攀洀 昀甀渀漀 搀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 漀甀 搀愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 攀猀挀爀椀琀愀 攀 漀戀樀攀琀漀 搀愀 愀琀攀渀漀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 焀甀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀漀渀猀攀爀瘀愀爀 漀猀 琀爀愀漀猀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀愀猀猀愀搀漀 ⠀瀀愀猀猀愀搀漀⼀ 瀀爀攀猀攀渀琀攀⤀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀⼀洀漀洀攀渀琀漀猀㬀 焀甀攀 攀猀挀爀攀瘀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀挀甀洀甀氀愀 漀戀樀攀琀漀猀⸀ ⠀䰀䔀 䜀伀䘀䘀 Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㤀⤀⸀ Os ensaio foram feitos nos quatro circos que acompanhamos: Circo di Napoli, Circo dos Sonhos, Circo Zanni e Circo Spacial, e as personagens foram escolhidas de acordo com as histórias que tinham para contar para nós, de forma que o espectador pudesse enxergar além de nossas fotografias.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀嘀椀猀椀琀愀洀漀猀 焀甀愀琀爀漀 挀椀爀挀漀猀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 爀攀最椀攀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀 攀 搀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ 瀀攀爀挀漀爀爀攀渀搀漀 洀愀椀猀 搀攀 ㌀ 欀洀⸀ 一攀猀猀愀 攀洀瀀爀攀椀琀愀搀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 洀愀椀猀 搀攀 ㌀㐀 昀漀琀漀猀 攀 ㈀㘀 洀椀渀甀琀漀猀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 愀爀琀椀猀琀愀猀 搀愀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀猀 挀椀爀挀攀渀猀攀猀⸀ 䘀漀爀愀洀 瀀愀氀栀愀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀漀爀挀椀漀渀椀猀琀愀猀Ⰰ 琀爀愀瀀攀稀椀猀琀愀猀Ⰰ 攀焀甀椀氀椀戀爀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀挀爀漀戀愀琀愀猀Ⰰ 洀愀氀愀戀愀爀椀猀琀愀猀Ⰰ 戀愀洀戀漀氀椀猀琀愀猀 攀 最椀渀愀猀琀愀猀 搀攀 猀漀氀漀⸀ 伀 挀椀爀挀漀 猀 愀挀漀渀琀攀挀攀 最爀愀愀猀 愀 攀猀猀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ O projeto Memórias do Picadeiro — Os Artistas e as Companhias Circenses em São Paulo teve a inteção de ajudar a reacender a chama que vem se apagando no circo, não somente por causa da falta de animais, como muitos supõem, mas também pela demora em se adaptarem a era que vivemos hoje, a era da internet. Muitos dos circos visitados não estão prontos para isso. Sites desatualizados, páginas institucionais que carecem de informações vitais e um tempo de resposta completamente incompatível com o esperado foram alguns dos problemas encontrados ao longo do nosso trabalho. | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
BUITONI, Dulcilia. Fotografia e Jornalismo: a informação pela imagem. São Paulo: Saraiva, 2011.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀䰀䤀娀䄀刀䐀伀Ⰰ 䄀搀愀椀爀㬀 匀䄀䴀䄀䤀一Ⰰ 䔀琀琀椀攀渀攀⸀ 䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀漀 攀 爀攀挀甀爀猀漀 搀攀 洀攀洀爀椀愀⸀ 䰀漀渀搀爀椀渀愀㨀 䐀椀猀挀甀爀猀漀猀 䘀漀琀漀最爀昀椀挀漀猀 渀⸀ ㈀㐀Ⰰ ㈀ 㜀⸀
GURAN, Milton. Linguagem fotográfica e informação. Rio de Janeiro: Rio Fundo Editora, 1992.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀䈀刀준Ⰰ 䬀攀渀渀攀琀栀⸀ 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 唀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀 䜀伀䘀䘀Ⰰ 䨀愀挀焀甀攀猀⸀ 䠀椀猀琀爀椀愀 攀 洀攀洀爀椀愀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 搀愀 唀一䤀䌀䄀䴀倀Ⰰ ㈀ ㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀䤀嘀䄀Ⰰ 䨀漀漀㬀 䐀愀琀愀昀漀氀栀愀⸀ 䌀甀氀琀甀爀愀 匀倀㨀 䠀戀椀琀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 搀漀猀 瀀愀甀氀椀猀琀愀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 吀甀爀瘀愀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀唀一䠀伀娀Ⰰ 倀愀甀氀漀 䌀猀愀爀⸀ 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀㨀 漀猀 甀猀漀猀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀洀 眀攀戀氀漀最猀 攀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 瀀愀甀琀愀 愀戀攀爀琀愀⸀ 匀愀氀瘀愀搀漀爀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 搀愀 唀䘀䈀䄀Ⰰ ㈀ 㔀⸀ OLIVEIRA, Erivam; VICENTINI, Ari. Fotojornalismo: Uma viagem entre o analógico e o digital. São Paulo: Cengage Learning, 2009.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |