INSCRIÇÃO: 00437
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP03
 
TÍTULO: The Little Gym
 
AUTORES: Júlia Soresini Ramalho Diláscio (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAESA); Alessandra Santarosa dos Santos (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAESA); Bruna Silva da Hora Rocha (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAESA); Guilherme Alves de Melo (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAESA); Natália Jesus de Souza (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAESA); Carine da Silva Cardoso (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAESA)
 
PALAVRAS-CHAVE: Campanha Publicitária, Desenvolvimento Infantil, The Little Gym, ,
 
RESUMO
O presente trabalho é fruto da elaboração da campanha para a empresa The Little Gym (TLG) com o intuito de - por meio de análise do mercado, coleta de dados, benchmarking, análise SWOT e análise dos concorrentes - tangibilizar os benefícios proporcionados por ela sobre desenvolvimento infantil, a fim de deixar sua compreensão clara pelos pais dos alunos e futuros consumidores e tornar a marca mais conhecida no mercado de Vitória. Constatamos que há falhas de comunicação da empresa para o seu público que não entendem a proposta de valor da marca e acabam definindo-a como uma “academia para crianças”. Sendo assim, o posicionamento estratégico escolhido “Se desenvolver se divertindo” surgiu a fim de alcançar as necessidades de retratar a TLG como um local onde a prática de exercícios vai além do físico, mas também contribui no desenvolvimento emocional e mental de forma holística.
 
INTRODUÇÃO
A Campanha Publicitária “A diversão tem o poder de transformar” foi realizada no 6º período de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário FAESA, com o intuito de desenvolver habilidades de solução criativa na busca de resultados que gerem impactos positivos na conquista de novos consumidores. A campanha foi entregue à marca The Little Gym, uma empresa do segmento de atividades físicas voltadas para crianças, cujo nicho se situa no desenvolvimento infantil, tendo como principal embasamento teórico as análises de conceito criativo de Vinicius Mano (2014) e de campanhas publicitárias de Tânia Hoff (2004). ਀ A The Little Gym está no mercado capixaba desde dezembro de 2015 e trabalha a partir da aprendizagem tridimensional, ou seja, atividades lúdicas que desenvolvem aspectos físicos, mentais e sociais de crianças. Segundo o diretor, no processo de entrevistas, esse conceito não é familiar no mercado brasileiro e, principalmente, no mercado capixaba. ਀ Apesar da inexistência de concorrentes diretos no mercado local, a ausência de familiaridade com a proposta metodológica da TLG, atrelada à má utilização dos recursos disponíveis pelas redes sociais (Facebook e Instagram) - principais canais de comunicação da marca, tem prejudicado o alcance dos objetivos de marketing e vendas.਀ Nosso desafio foi apresentar uma campanha que manifestasse a proposta de valor da empresa (que o aprendizado pode vir alinhado à diversão) e influenciar positivamente a escolha dos pais ao optarem por um programa de atividade que auxiliasse no desenvolvimento dos filhos para além da questão física, mas também cognitiva e social. Ao diagnosticar fatores relevantes dentro do mercado, como questões socioculturais, renda familiar, terceirização da educação da criança, obesidade e consumo infantil, aprimoramos na campanha tanto às necessidades de comunicação da marca, quanto às exigências decorrentes no ambiente mercadológico e social.
 
OBJETIVO
Partindo das necessidades discorridas no briefing e na avaliação dos consumidores perante a empresa, a campanha desenvolvida propõe apresentar claramente os benefícios da marca, já que, por ser um novo serviço no mercado, a The Little Gym não é devidamente conhecida pelo público de interesse a que se pretende atingir. Diante esse contexto, a empresa precisa elaborar estratégias e alternativas que apresentem aos familiares a aprendizagem tridimensional e os benefícios de uma atividade que desenvolve a criança em diferentes habilidades. Além de apresentar, com maior eficiência, a marca ao mercado, a campanha também buscou a conexão com o atual cliente, reforçando os resultados positivos da metodologia no desenvolvimento das crianças. ਀ Em paralelo, busca-se tornar a marca mais conhecida através de estratégias e ações que deem notoriedade à empresa para aumentar a quantidade de alunos, e consequentemente o lucro, a fim de obter destaque no panorama nacional, mas antes de tudo, na cidade de Vitória.਀ O objetivo então foi buscar uma maneira de comunicar a marca com simplicidade e eficácia com intuito de apresentar ao mercado os valores da empresa e construir com os atuais e potenciais clientes cada vez mais simpatia e familiaridade.
 
JUSTIFICATIVA
A campanha desenvolvida teve como objetivo desenvolver soluções para os problemas apresentados pelo cliente, The Little Gym. Apesar de ter sido um trabalho acadêmico administrado dentro de sala de aula e orientado por docentes, foram realizados pesquisas e estudos reais para que fosse idealizada uma campanha para um cliente que está inserido no mercado a pouco tempo.਀ Os três principais objetivos da campanha foram: 1) simplificar a proposta de valor da empresa; 2) tangibilizar os benefícios propostos pela aprendizado tridimensional; 3) tornar a marca mais conhecida no mercado capixaba e para potenciais consumidores. Por isso, foram utilizadas meios de comunicação diversificados com propósitos diferentes, de modo que a divulgação fosse expandida por várias mídias do estado.਀ O posicionamento escolhido foi de oportunizar um espaço criado para que as crianças se desenvolvam se divertindo seguindo o conceito criativo “A diversão tem o poder de transformar”. Foram desenvolvidas estratégias de mídia e criação com o objetivo de apresentar propostas mais humanizadas e que chamassem a atenção do público-alvo, seguindo o manual da marca The Little Gym, que aponta uma temática mais divertida como identidade visual. ਀䌀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀Ⰰ 攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀 挀漀爀瀀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀椀氀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 猀椀洀甀氀愀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 渀愀 渀琀攀最爀愀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀漀 愀瀀漀椀漀 搀漀挀攀渀琀攀 攀 愀挀愀搀洀椀挀漀 瀀愀爀愀 攀渀琀爀攀最愀爀 甀洀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀漀 愀漀 挀氀椀攀渀琀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 猀攀 搀攀甀 愀瀀猀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀愀氀 搀漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 攀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 愀 焀甀愀氀 攀渀瘀漀氀瘀攀甀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀猀 攀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀猀 攀洀戀愀猀愀搀愀猀 瀀漀爀 䜀漀渀猀愀氀瘀攀猀 ⠀㈀  ㄀⤀ 猀漀戀爀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 琀攀洀愀猀 椀渀昀氀甀攀渀琀攀猀 瀀攀爀愀渀琀攀 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 猀挀椀漀ⴀ挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 挀漀洀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 猀攀洀椀ⴀ攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀搀椀搀愀猀 琀愀渀琀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀瀀爀椀攀琀爀椀漀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 瀀攀氀漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 攀 挀漀渀挀漀爀爀攀渀琀攀⸀ 䄀氀洀 搀攀 洀琀漀搀漀猀 搀攀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 ⴀ 琀愀氀 挀漀洀漀 挀氀椀攀渀琀攀 漀挀甀氀琀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 攀 猀攀甀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 愀瘀愀氀椀愀爀 漀猀 挀漀渀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀 爀攀愀氀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 椀搀攀愀氀 瀀愀爀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 愀甀砀椀氀椀愀渀搀漀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 焀甀攀 猀攀 愀搀愀瀀琀愀猀猀攀洀 猀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀⸀ 䄀 愀渀氀椀猀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀愀氀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 漀挀漀爀爀攀甀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 搀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀 搀愀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 琀爀椀搀椀洀攀渀猀椀漀渀愀氀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 吀栀攀 䰀椀琀琀氀攀 䜀礀洀 攀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀愀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀漀 搀漀 氀漀挀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 漀渀氀椀渀攀 猀漀戀爀攀 漀猀 挀漀渀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 攀 愀瘀愀氀椀愀漀 搀攀 瀀爀攀猀攀渀愀 漀渀氀椀渀攀 搀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 挀漀氀攀琀愀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 搀愀猀 愀渀氀椀猀攀猀 攀渀琀爀攀 ㈀㐀⼀ 㠀⼀㄀㜀 攀 ㄀㘀⼀㄀㄀⼀㄀㜀⸀ O público da The Little Gym foi dividido em dois grupos: o perfil dos clientes usuários dos serviços oferecidos, ou seja, as crianças. E o perfil do público-alvo, que detém o poder de compra, como pais, mães e avós, sendo o perfil de clientes composto por bebês e crianças, do sexo feminino e masculino, na faixa etária entre 4 meses e 12 anos. O público-alvo, que detém o poder de compra, são homens e mulheres de 25 a 65 anos, sendo pais, mães, avós e avôs, das classes A e B, que residem nos bairros nobres da cidade de Vitória. ਀一愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀椀挀漀甀 挀氀愀爀漀 焀甀攀 漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 愀氀攀最愀洀 焀甀攀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 猀攀 琀漀爀渀愀爀愀洀 洀愀椀猀 猀漀挀椀瘀攀椀猀Ⰰ 洀愀椀猀 挀漀渀昀椀愀渀琀攀猀Ⰰ 洀愀椀猀 昀挀攀椀猀 搀攀 氀椀搀愀爀 攀 愀椀渀搀愀 洀攀氀栀漀爀愀洀 猀攀甀 爀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 渀愀 攀猀挀漀氀愀⸀ 倀攀爀挀攀戀攀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀猀 洀攀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 甀洀愀 戀漀愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 ᰀ吠栀攀 䰀椀琀琀氀攀 䜀礀洀ᴀ†攀 愀猀猀漀挀椀愀洀 洀甀椀琀漀  最椀渀猀琀椀挀愀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 搀椀猀猀攀爀愀洀 焀甀攀 瀀漀爀 琀攀爀攀洀 昀攀椀琀漀 最椀渀猀琀椀挀愀 渀愀 椀渀昀渀挀椀愀Ⰰ 最漀猀琀愀爀愀洀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 焀甀攀 猀攀甀猀 昀椀氀栀漀猀 琀愀洀戀洀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 昀愀稀攀爀Ⰰ 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀瘀愀氀椀愀洀 洀甀椀琀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 漀猀 愀瀀愀爀攀氀栀漀猀 攀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 猀攀最甀爀愀 搀漀 最椀渀猀椀漀 瀀愀爀愀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 Por ser a primeira unidade de franquia no Brasil, a The Little Gym ainda não possui concorrentes diretos no Espírito Santo, porém, por abordar modalidades como ginástica, dança e outras atividades físicas, ela possui concorrentes indiretos que podem vir a dificultar o crescimento da franquia na região. Foi selecionado, para análise digital, três segmentos desses concorrentes, sendo eles: escola de ballet e ginástica, recreação e uma escola que oferece atividades extracurriculares semelhantes a The Little Gym.਀䈀甀猀挀愀渀搀漀 猀漀氀甀挀椀漀渀愀爀 漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀猀挀爀椀琀漀猀 瀀攀氀漀 瀀爀漀瀀爀椀攀琀爀椀漀 搀愀 昀爀愀渀焀甀椀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 愀 昀愀猀攀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 昀漀椀 搀攀 猀甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 愀 洀愀爀挀愀 挀漀洀 猀椀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 攀昀椀挀挀椀愀 渀攀洀 猀攀洀瀀爀攀  昀挀椀氀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 䬀漀琀氀攀爀 攀 䬀攀氀氀攀爀 愀昀椀爀洀愀洀 焀甀攀 愀 挀栀愀瘀攀 瀀愀爀愀 愀琀椀渀最椀爀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀椀猀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 猀攀爀 洀愀椀猀 攀昀椀挀愀稀 焀甀攀 漀猀 挀漀渀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 渀愀 挀爀椀愀漀Ⰰ 渀愀 攀渀琀爀攀最愀 攀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 甀洀 瘀愀氀漀爀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 ⠀渀愀 漀瀀椀渀椀漀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀⤀ 愀 猀攀甀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀ⴀ愀氀瘀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀⸀ ⠀䬀伀吀䰀䔀刀㬀 䬀䔀䰀䰀䔀刀Ⰰ ㈀  㘀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㐀⤀Ⰰ 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 猀氀椀搀愀 攀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀 渀愀 洀攀渀琀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 挀爀椀愀漀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀 瀀漀爀 䴀愀渀漀 ⠀㈀ ㄀㐀⤀ 挀漀洀漀 愀 椀搀攀椀愀 挀攀渀琀爀愀氀 焀甀攀 椀爀 最甀椀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 愀攀猀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 愀 昀椀洀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 昀漀椀 氀攀瘀愀搀漀 攀洀 挀漀渀琀愀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀 渀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀 愀 洀椀猀猀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 搀攀 漀昀攀爀攀挀攀爀 猀 挀爀椀愀渀愀猀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀爀椀洀漀爀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 洀漀琀漀爀愀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀猀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀 搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 椀渀琀攀最爀愀氀㨀 昀猀椀挀愀Ⰰ 椀渀琀攀氀攀挀琀甀愀氀Ⰰ 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 攀 猀椀洀戀氀椀挀愀 渀甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀椀瘀攀爀琀椀搀漀Ⰰ 愀挀漀氀栀攀搀漀爀 攀 渀漀ⴀ挀漀洀瀀攀琀椀琀椀瘀漀⸀  Seguindo a definição dada por Hoff (2004) em que “uma campanha publicitária é um conjunto de peças criadas para divulgar um produto ou serviço que atendem ao mesmo objetivo de comunicação” foi elaborada uma campanha que pudesse expressar para o público da marca o espaço que a The Little Gym ocupa no processo do desenvolvimento infantil com diversão. A mesma foi dividida em duas fases, como sugestão de vigência a partir de janeiro de 2018. A primeira etapa com o objetivo de tornar a marca mais conhecida e gerar curiosidade - já que os resultados apontados pelas pesquisas realizadas demonstram que o público-alvo não conhece a existência da empresa - e a segunda fase, após uma melhor inserção da empresa no mercado, com o objetivo de tangibilizar os benefícios que a The Little Gym oferece. ਀ O tema da campanha, isto é, o caminho criativo e conceito que irá amarrar toda a comunicação, resume-se à seguinte frase: a diversão tem o poder de transformar. A ideia foi pensada como forma de conceito guarda-chuva, por se torna flexível o suficiente ao ponto de se moldar para a produção de todas as peças necessárias para a campanha, independente da mídia que será utilizada. (HOFF, 2004)਀ Seguindo este conceito, as peças escolhidas para os desdobramentos de acordo com o orçamento previsto pelo cliente foram: folder (material impresso), posts para facebook (mídias digitais) e outdoor (mídia externa) para a primeira fase e o certificado (mídia interna) para a segunda fase da campanha.਀ A primeira ação da campanha foi a criação de um folder. O mesmo pode trazer bons retornos se forem distribuídos nos locais corretos e com matérias gráficos bem apresentados. De acordo com Gibikoski (2016) eles são importantes para a presença de mercado da empresa pois permitem reunir um número maior de informações e imagens para atrair a atenção do público. A ideia foi entregá-los em locais que circulem o público em potencial da The Little Gym, como escolas, academias, sorveterias e lanchonetes dos bairros próximos. O objetivo da parte exterior do folder (Ver imagem 1) foi despertar a curiosidade dos pais das crianças do quanto seus filhos ainda podem evoluir - e, ao abrirem, descobrir como isso pode ser feito através da The Little Gym. (Ver imagem 2).਀ A campanha seguiu com a utilização do outdoor, meio capaz de tornar a marca mais conhecida, apesar do alto investimento, é um tipo de mídia que possui resultado positivo na campanha publicitária, porque além de divulgar, reforça abundantemente a marca ou produto anunciado e detém grande capacidade de penetração. Ele consegue comunicar uma mensagem de maneira praticamente instantânea, é a forma mais eficiente e rápida de se massificar o tema de uma campanha. Como reforça Blume (2009, p. 122) “Quando a intenção é causar impacto, seja no lançamento ou sustentação de produtos e serviços, o meio Outdoor figura como uma das opções mais requisitadas pelas agências e anunciantes.”਀ Em paralelo a essa mídia externa, foi desenvolvida uma estratégia online, via Facebook. A internet hoje é a principal ferramenta de comunicação com o público da marca e, de acordo com Gracioso (2004), há uma tendência de que os mercados se tornem cada vez mais segmentados, no qual, as mensagens emitidas serão cada vez mais direcionadas a grupos específicos. Tendo em vista essa projeção, as postagens desenvolvidas foram impulsionadas para os respectivos públicos etários da empresa. Nesta rede social, a segmentação se torna mais efetiva, além desse tipo de mídia ter um ótimo custo-benefício, é um excelente termômetro para a empresa, apresentando métricas em tempo real, o que afirma a necessidade de se manter o investimento nesse canal. ਀ Seguindo o objetivo da comunicação de instigar o público sobre como a The Little Gym é responsável pelo desenvolvimento das crianças em múltiplas funções, sejam elas físicas, motoras ou relacionais, o principal desdobramento criativo para ambas as mídias foi: “Se tem desenvolvimento, teve The Little Gym”. A partir disso foram pensadas frases a partir de cada categoria oferecida: para pais e filhos de 4 meses a 3 anos a frase “Juntos demos o primeiro passo. Confiante, falou a primeira palavra.” (Ver imagem 3). Para crianças de 3 a 6 anos: “Subiu no trampolim e deu um salto para o desenvolvimento.” (Ver imagem 4), “Deu uma cambalhota e desenrolou o vocabulário.” (Ver imagem 5) e “Mexeu o corpo e pegou o ritmo na escola”. (Ver imagem 6) e para o material referente ao público de 6 a 12 anos: (Ver imagem 7) “Deu estrelinha e virou estrela nas tarefas de casa”.਀ Como a The Little Gym oferece formas de desenvolvimento além da aprendizagem tridimensional, foram criadas frases para atingir também esse público, como para o segmento de dança e música: “Tocou uma canção e deu ritmo à coordenação motora.” (Ver imagem 8), para o segmento de esportes: “Jogou beisebol e criou confiança em uma tacada” e “Jogou bola e emplacou o trabalho em equipe” (Ver imagem 9) Por fim, para a categoria de luta elaborou-se a seguinte frase: “Lutou karatê e bloqueou a insegurança.” (Ver imagem 10).਀ A partir dessa mesma linha, outra abordagem de comunicação seria uma espécie de brincadeira infantil, representada pela famosa pergunta “O que é, o que é?”. Deste modo, as características desenvolvidas dentro da The Little Gym, como confiança, coragem, equilíbrio, trabalho em equipe, entre outras, puderam ser exploradas de forma mais simples, o que contribuiu para um melhor entendimento das suas funções e resultados perante o seu público. (Ver imagem 11).਀ Para a segunda fase da campanha foi sugerido que a empresa passasse a elaborar certificados de desenvolvimento para presentear os pais e alunos no final do programa de 40 semanas (Ver imagem 12). De acordo com Lovelock (2001), os consumidores enxergam esses objetos tangíveis como um “porto seguro”, pois utilizam esses materiais para reforçarem suas conclusões sobre o serviço intangível que é prestado, sendo uma das partes mais difíceis desse mercado. O certificado foi elaborado e aprovado por profissionais de educação física/pediatria/psicologia, ele foi trabalhado de forma lúdica, com termos simplificados, sendo uma maneira de tangibilizar os benefícios do serviço e medir o desenvolvimento da criança durante um ano, podendo assim apresentar melhora na linguagem, na interação social, aprendizagem, corpo, entre outros.
 
CONSIDERAÇÕES
Para a realização da Campanha Publicitária da The Little Gym, foi preciso resgatar conteúdos estudados durante todo o curso de Publicidade e Propaganda até o momento da realização deste trabalho de sala de aula.਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀 昀漀爀愀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 挀爀椀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 攀 愀渀氀椀猀攀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 䐀攀猀搀攀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀漀 戀爀椀攀昀椀渀最Ⰰ 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 愀琀 愀 挀爀椀愀漀 攀 愀瀀爀漀瘀愀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀猀 攀砀椀最椀搀愀猀 瀀攀氀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀瀀爀漀砀椀洀愀渀搀漀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 爀攀愀氀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀猀⸀ Assim, durante esta experiência, além de conciliar a parte teórica com a prática, pode-se verificar os conteúdos e conceitos aprendidos em sala de aula de forma desafiadora e eficaz, fixando com sucesso os conhecimentos acumulados durante o curso. E, por se tratar de um cliente real, o feedback foi uma forma de constatar o sucesso do trabalho e os pontos que precisam ser melhorados.਀倀漀爀 昀椀洀Ⰰ  椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 漀 最爀愀渀搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 愀猀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀愀猀 愀渀琀攀猀 洀攀猀洀漀 搀愀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀愀 最爀愀搀甀愀漀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀 攀猀琀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 最爀愀琀椀昀椀挀愀渀琀攀 攀 瘀氀椀搀愀 瀀愀爀愀 昀甀琀甀爀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 爀攀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 愀戀爀椀渀搀漀 渀漀瘀漀猀 漀氀栀愀爀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 渀漀猀猀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀洀瀀爀攀 戀甀猀挀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 焀甀愀氀椀昀椀挀愀搀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀 䤀䴀倀伀刀吀숀一䌀䤀䄀 䐀伀匀 䴀䄀吀䔀刀䤀䄀䤀匀 䜀刀섀䘀䤀䌀伀匀 䐀䄀 倀刀䔀匀䔀一윀䄀 䐀䔀 䴀䔀刀䌀䄀䐀伀 䐀䄀 匀唀䄀 䔀䴀倀刀䔀匀䄀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀㈀漀瀀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀戀氀漀最⼀㈀ ㄀㘀⼀ 㔀⼀㈀㔀⼀愀ⴀ椀洀瀀漀爀琀愀渀挀椀愀ⴀ搀漀猀ⴀ洀愀琀攀爀椀愀椀猀ⴀ最爀愀昀椀挀漀猀ⴀ渀愀ⴀ瀀爀攀猀攀渀挀愀ⴀ搀攀ⴀ洀攀爀挀愀搀漀ⴀ搀愀ⴀ猀甀愀ⴀ攀洀瀀爀攀猀愀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㤀 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䰀唀䴀䔀Ⰰ 䴀⸀ 倀爀漀洀漀漀Ⰰ 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 洀搀椀愀⸀ 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 匀甀氀㨀 唀渀甀樀甀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀一匀䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ 䔀⸀ 䤀渀椀挀椀愀漀  瀀攀猀焀甀椀猀愀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀氀渀攀愀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀刀䄀䌀䤀伀匀伀Ⰰ 䘀⸀ 伀猀 渀漀瘀漀猀 爀甀洀漀猀 搀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ 渀뀀 ㌀㜀㤀⸀ 瀀⸀ ㌀㔀ⴀ㐀㈀⸀ 䄀最漀猀琀漀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀伀䘀䘀Ⰰ 吀⸀㬀 䰀伀唀刀䐀䔀匀Ⰰ 䜀⸀ 刀攀搀愀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀吀䰀䔀刀Ⰰ 倀⸀㬀 䬀䔀䰀䰀䔀刀Ⰰ 䬀⸀ 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ ㄀㈀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀愀爀猀漀渀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀嘀䔀䰀伀䌀䬀Ⰰ 䌀⸀㬀 圀刀䤀䜀䠀吀Ⰰ 䰀⸀ 匀攀爀瘀椀漀猀㨀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 攀 䜀攀猀琀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀愀爀愀椀瘀愀Ⰰ ㈀  ㄀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀一伀Ⰰ 嘀⸀ 䌀漀渀挀攀椀琀漀 䌀爀椀愀琀椀瘀漀㨀 一漀琀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 渀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀䐀倀唀䌀刀匀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀