A relevância social da proposta pode ser observada no fato de a revista digital discutir a maternidade sob o ponto de vista da desconstrução de ideias e preceitos idealizados, justamente por abordar temas relacionados diretamente com a maternidade real, termo cunhado na web para tratar da temática a partir de toda a sua complexidade. Com isso, levantar a complexidade dos temas relacionados à maternidade que são considerados tabus. Apesar das lentas e gradativas mudanças ao longo das últimas décadas, ainda são raramente discutidos e problematizados na mídia.一愀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀愀渀攀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 椀搀攀愀氀 搀攀 洀甀氀栀攀爀 琀攀洀 瀀愀猀猀愀搀漀 瀀漀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 攀洀 爀愀稀漀 搀攀 昀愀琀漀爀攀猀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀椀猀 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀猀 氀甀琀愀猀 瀀漀爀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 搀攀 最渀攀爀漀 攀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 愀渀漀猀 㤀㘀 Ⰰ 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀爀 漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 攀 椀搀攀椀愀猀 椀洀瀀漀猀琀漀猀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 猀攀甀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀⸀ 匀愀爀愀洀 搀攀 挀愀猀愀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 甀洀 氀甀最愀爀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 渀愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀 搀椀猀挀甀琀椀爀 琀愀戀甀猀 攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 攀猀挀漀氀栀愀猀 焀甀攀 愀渀琀攀猀 攀爀愀洀 瀀爀漀椀戀椀搀愀猀 漀甀Ⰰ 挀愀猀漀 昀椀稀攀猀猀攀洀Ⰰ 攀渀昀爀攀渀琀愀瘀愀洀 漀戀猀琀挀甀氀漀猀⸀ 䔀砀攀洀瀀氀漀猀 搀攀猀猀愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 猀漀 漀 甀猀漀 搀攀 洀琀漀搀漀猀 挀漀渀琀爀愀挀攀瀀琀椀瘀漀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 洀愀椀漀爀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 猀攀砀甀愀氀 攀琀挀⸀ ⠀吀伀䴀䄀娀Ⰰ ㈀ 㔀⤀⸀
Consequentemente, tais mudanças também afetaram a concepção da maternidade e tudo que ela acarreta na vida de uma mulher. Em termos nacionais, um dado interessante é que o número de filhos por mulher brasileira1 caiu (IBGE, 2014). Alguns fatores que culminaram nessa situação foram a possibilidade de priorizar uma carreira profissional e adiar os planos de ter uma criança, questionamentos com relação às diferentes implicações de ser mãe e, principalmente, a escolha por não ter filhos – e os desdobramentos dessa decisão, como o consumo de anticoncepcional e o aborto. 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 猀漀洀戀爀愀 搀攀 甀洀愀 洀愀琀攀爀渀椀搀愀搀攀 爀漀洀渀琀椀挀愀 愀椀渀搀愀 瀀攀爀猀攀最甀攀 愀 昀椀最甀爀愀 搀愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 攀 愀猀 瀀爀攀猀猀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 猀 愀攀猀 搀攀 甀洀愀 洀攀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 猀椀琀甀愀攀猀 搀攀 猀甀愀 瘀椀搀愀 攀 搀愀 瘀椀搀愀 搀攀 猀攀甀猀 昀椀氀栀漀猀 猀漀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀猀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 戀氀漀最猀Ⰰ 樀漀爀渀愀椀猀Ⰰ 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 搀攀 吀嘀 攀 爀搀椀漀Ⰰ 昀椀氀洀攀猀Ⰰ 琀攀氀攀渀漀瘀攀氀愀猀Ⰰ 猀爀椀攀猀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 洀愀渀甀愀椀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀猀 攀洀 椀渀搀椀挀愀爀 甀洀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 椀搀攀愀氀 瀀愀爀愀 愀猀 洀攀猀 猀漀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀 焀甀攀 樀 愀戀漀爀搀愀爀愀洀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀漀搀漀猀 愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 攀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 挀漀猀琀甀洀愀洀 攀渀焀甀愀搀爀愀爀 愀 瘀椀猀漀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀愀 搀愀 洀愀琀攀爀渀椀搀愀搀攀 攀洀 猀甀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀⸀
Dessa forma, acredita-se que, com a revista digital, seja possível cobrir diferentes aspectos individuais e coletivos a respeito da maternidade, visto que o tema ainda é abordado na maioria das vezes de forma romântica, quadro que pode contribuir para que muitas mulheres não se sintam representadas. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀唀洀愀 搀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 焀甀攀 洀愀椀猀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀⸀ 唀洀 攀猀瀀愀漀 甀猀愀搀漀 猀攀洀瀀爀攀 瀀愀爀愀 琀漀洀愀爀 搀攀挀椀猀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 渀漀猀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䔀洀 搀愀搀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 琀漀搀愀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 愀挀攀猀猀愀爀 攀 攀搀椀琀愀爀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀⸀ 䌀漀渀琀愀猀 䜀漀漀最氀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀洀 愀 椀渀琀攀最爀愀漀 挀漀洀 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀漀 䐀爀椀瘀攀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀氀攀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 攀搀椀漀 攀 爀攀瘀椀猀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 昀漀椀 愀最椀氀椀稀愀搀漀⸀
O logotipo da revista foi desenvolvido a partir de um briefing que pretendia identificar a essência do projeto. O nome já estava definido: “Amaterna”, não necessariamente com o primeiro “a” em maiúsculo. A equipe sempre pensou que o primeiro “a” deveria algum destaque, para que pudéssemos trabalhar a ideia de diversidade que ele apresenta: artigo definido e negação do termo seguinte – neste caso, “materna”. Em suma, ele se refere à maternidade enquanto também a nega. A união do antagônico e do complementar numa única letra, o “a”. A partir de estudos de tipografias, chegou-se a formas mais arredondadas, sem serifa. Com palavras-chave e frases curtas, chegamos ao logo final. Para isso, foi utilizado o software Illustrator, ferramenta que trabalha com imagens em vetores, ou seja, imagens formadas por cálculos matemáticos ao invés de pixels. Ele permite a criação de qualquer tipo de imagem vetorial. 伀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 愀 琀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 昀漀琀漀猀 搀攀 挀愀瀀愀Ⰰ 攀搀椀攀猀 ⌀ 攀 ⌀㈀ 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 䔀氀攀 昀漀椀 甀猀愀搀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀 ⠀挀漀洀 搀愀搀漀猀 漀甀 愀猀瀀愀猀⤀ 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 瀀漀猀琀愀最攀洀 渀愀 瀀最椀渀愀 搀愀 䄀洀愀琀攀爀渀愀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 洀搀椀愀 搀攀 愀瀀漀椀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 伀甀琀爀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀漀 洀攀猀洀漀 瀀愀挀漀琀攀 漀 倀爀攀洀椀攀爀攀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀愀 䄀洀愀琀攀爀渀愀 瀀愀爀愀 攀搀椀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 瘀搀攀漀猀 最爀愀瘀愀搀漀猀⸀
Por uma questão técnica de iluminação, a foto de capa da primeira edição foi tirada no estúdio da TV Universitária da UFU. Para vídeos e fotografias, a equipe contou com a colaboração de amigos que cederam seus equipamentos, respectivamente, câmeras Canon T5i e Canon T3i, com lentes 18-55 mm. Para disponibilizar os vídeos gravados e editados, a equipe utilizou o YouTube integrado à conta da Amaterna no Google.伀 匀漀甀渀搀䌀氀漀甀搀 昀漀椀 甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀爀 琀爀攀挀栀漀猀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 甀搀椀漀⸀ 䔀氀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 焀甀攀 漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀猀 瀀漀猀猀愀洀 琀愀渀琀漀 漀甀瘀椀爀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 挀漀渀攀挀琀愀搀漀猀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 戀愀椀砀愀爀 漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀愀爀愀 猀攀甀猀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 漀甀瘀椀爀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 氀甀最愀爀 猀攀洀 搀攀瀀攀渀搀攀爀 搀愀 爀攀搀攀⸀ 倀愀爀愀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 漀猀 甀搀椀漀猀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 挀漀渀琀愀洀漀猀 挀漀洀 甀洀 最爀愀瘀愀搀漀爀 搀攀 瘀漀稀 搀椀最椀琀愀氀 搀愀 匀漀渀礀Ⰰ 挀椀渀挀漀 猀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀猀 ⠀搀愀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀⤀⸀ 一漀猀 挀愀猀漀猀 攀洀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 攀爀愀洀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 昀愀稀攀爀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 瀀攀氀漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 匀欀礀瀀攀Ⰰ 搀愀 䴀椀挀爀漀猀漀昀琀Ⰰ 焀甀攀 爀攀愀氀椀稀愀 挀栀愀洀愀搀愀猀 搀攀 甀搀椀漀 攀 瘀搀攀漀 最爀愀琀甀椀琀愀猀⸀ 䔀洀 甀洀愀 搀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 琀愀洀戀洀 漀 愀吀甀戀攀 䌀愀琀挀栀攀爀 焀甀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 昀甀渀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 挀愀瀀琀甀爀愀 琀攀氀愀 攀 猀漀洀 搀漀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀⸀
A equipe tinha muitas ideias de assuntos que poderiam ser trabalhados nas edições. O principal critério para escolher os temas foi a pesquisa do público-alvo. Uma das questões obrigatórias dentro do questionário que aplicamos perguntava quais os assuntos de maior interesse do respondente. Descobrimos, assim, que o público-alvo da Amaterna tinha grande expectativa quanto a conteúdos principalmente sobre depressão pós-parto, adoção, papel do pai, violência obstétrica, mães solo e aborto. A equipe se dividiu para a produção e elaboração das pautas, bem como para escrever as reportagens e textos opinativos. 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 䈀氀漀最最攀爀 瀀愀爀愀 栀漀猀瀀攀搀愀爀 愀 爀攀瘀椀猀琀愀 猀攀 搀攀甀 攀洀 昀甀渀漀 搀愀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀漀 攀 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 昀挀椀氀 瀀漀猀琀愀最攀洀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀⸀ 匀攀甀 氀愀礀漀甀琀 昀漀椀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀 爀攀猀瀀漀渀猀椀瘀漀Ⰰ 椀猀琀漀 Ⰰ 愀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀 琀攀洀 戀漀愀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀Ⰰ 搀漀 搀攀猀欀琀漀瀀 愀漀 猀洀愀爀琀瀀栀漀渀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀唀洀愀 搀愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 猀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀漀甀 攀渀焀甀愀渀琀漀 攀猀琀甀搀愀瘀愀 攀 攀氀愀戀漀爀愀瘀愀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀椀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀⸀ 䄀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀猀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀 猀攀 搀攀甀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 甀洀 昀漀爀洀甀氀爀椀漀 漀渀氀椀渀攀 挀漀洀 㠀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀Ⰰ 搀愀猀 焀甀愀椀猀 琀爀猀 攀爀愀洀 漀瀀挀椀漀渀愀椀猀 攀 搀椀猀挀甀爀猀椀瘀愀猀⸀ 䄀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀愀 猀漀渀搀愀最攀洀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 䐀攀 ㌀ 愀 㐀 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㘀Ⰰ ㌀㜀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀 搀椀猀瀀甀猀攀爀愀洀 愀 瀀爀攀攀渀挀栀攀爀 漀 爀攀昀攀爀椀搀漀 昀漀爀洀甀氀爀椀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 䜀漀漀最氀攀 䐀漀挀猀⸀
Pelas respostas, foi observado que a pesquisa foi respondida predominantemente pelo público feminino (84,9%), demonstrando que o interesse em participar de assuntos relacionados à temática é pequeno entre o público masculino (14,8%). Além disso, os dados do grupo de pessoas que respondeu ter interesse em ler a revista foram analisados separadamente. Observaram-se informações gerais, como gênero e idade, e também opiniões desse público. 䔀渀琀爀攀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀愀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀Ⰰ 㤀─ 琀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 氀攀爀 愀 爀攀瘀椀猀琀愀 攀 㤀─ 渀漀⸀ 䨀 攀渀琀爀攀 漀猀 栀漀洀攀渀猀Ⰰ 㘀㘀─ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀愀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀 ㌀㐀─ 渀漀⸀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 焀甀攀Ⰰ 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 洀愀椀猀 琀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 渀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 攀 渀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 ⠀㠀㜀─ 搀攀渀琀爀攀 琀漀搀漀猀 焀甀攀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀愀洀 愀漀 昀漀爀洀甀氀爀椀漀⤀Ⰰ 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 愀 洀愀椀漀爀椀愀⸀ 䌀漀洀 爀攀氀愀漀 椀搀愀搀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 琀攀洀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀猀琀 渀愀 昀愀椀砀愀 搀漀猀 㠀 愀 ㌀㐀 愀渀漀猀 ⠀㜀 Ⰰ㜀㐀─⤀⸀ 䨀 挀漀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 栀漀洀攀渀猀Ⰰ 㜀㜀Ⰰ㐀㈀─ 琀洀 攀渀琀爀攀 㠀 攀 ㌀㐀 愀渀漀猀⸀
Quanto à questão sobre se estranhariam o fato de uma mulher não querer ter filhos, grande parte das mulheres e dos homens disse que não. Entretanto, a resposta afirmativa a essa pergunta foi maior entre as mulheres (22%) do que entre os homens (9,68%). A partir disso, a equipe entendeu que seria necessário abordar na revista visões que tratassem com naturalidade o fato de uma mulher não querer ter filhos a fim de provocar uma reflexão sobre o assunto entre as mulheres.䄀搀攀洀愀椀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀愀猀 搀攀稀 漀瀀攀猀 搀攀 爀攀猀瀀漀猀琀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀攀爀最甀渀琀愀 猀漀戀爀攀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 洀愀椀猀 最漀猀琀愀爀椀愀洀 搀攀 瘀攀爀 渀愀 爀攀瘀椀猀琀愀㨀 愀戀漀爀琀漀Ⰰ 愀搀漀漀Ⰰ 搀攀瀀爀攀猀猀漀 瀀猀ⴀ瀀愀爀琀漀Ⰰ 最愀猀琀漀猀 渀愀 㐀㔀 挀爀椀愀漀 搀攀 昀椀氀栀漀猀Ⰰ 最爀愀瘀椀搀攀稀 渀愀 愀搀漀氀攀猀挀渀挀椀愀Ⰰ 最爀愀瘀椀搀攀稀 愀瀀猀 漀猀 㐀 Ⰰ 椀渀猀攀洀椀渀愀漀 愀爀琀椀昀椀挀椀愀氀⼀昀攀爀琀椀氀椀稀愀漀Ⰰ 洀攀猀 猀漀氀漀Ⰰ 瀀愀瀀攀氀 搀漀 瀀愀椀 攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 漀戀猀琀琀爀椀挀愀⸀ 䄀瀀猀 攀猀猀愀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 瀀攀爀最甀渀琀漀甀ⴀ猀攀 猀漀戀爀攀 漀甀琀爀漀猀 琀攀洀愀猀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 最漀猀琀愀爀椀愀洀 焀甀攀 昀漀猀猀攀洀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀⸀ 吀漀搀愀猀 愀猀 漀瀀攀猀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 昀漀爀愀洀 洀愀爀挀愀搀愀猀 洀愀椀猀 搀攀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 漀 最爀愀渀搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 渀漀猀 琀攀洀愀猀 猀甀最攀爀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀渀琀攀洀 搀攀 猀愀戀攀爀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 攀氀攀猀⸀
Dentre todas as opções de assuntos, as quatro mais escolhidas foram: depressão pós-parto (72,5%); adoção (67,6%); papel do pai (61,5%); e violência obstétrica (61,2%). Assim, pode-se entender que o público sente maior interesse nesses assuntos e quer vê-los mais presentes na mídia, uma vez que podem não estar sendo abordados de forma mais profunda pelos veículos de comunicação tradicionais. Essa pergunta foi levada em consideração principalmente no momento de definição das pautas e do conteúdo da revista.伀 渀漀洀攀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀 愀洀戀漀猀 漀猀 挀攀渀爀椀漀猀 搀愀 洀愀琀攀爀渀椀搀愀搀攀 攀 搀愀 渀漀 洀愀琀攀爀渀椀搀愀搀攀⸀ 䄀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 䄀洀愀琀攀爀渀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀 搀漀椀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 爀攀洀攀琀攀 洀甀氀栀攀爀 焀甀攀 洀攀Ⰰ 愀漀 昀愀琀漀 搀攀 瘀椀瘀攀爀 愀 洀愀琀攀爀渀椀搀愀搀攀⸀ 倀愀爀愀 琀愀氀Ⰰ 愀 氀攀琀爀愀 ᰀ愠ᴀ†瘀攀洀 挀漀洀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 愀爀琀椀最漀 搀攀昀椀渀椀搀漀Ⰰ 渀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 椀渀搀椀挀愀爀 愀焀甀攀氀愀 焀甀攀 洀攀Ⰰ 愀焀甀攀氀愀 焀甀攀 洀愀琀攀爀渀愀㨀 氀ⴀ猀攀 ᰀ愠 洀愀琀攀爀渀愀ᴀ⸠ 䔀洀戀漀爀愀 愀 氀攀琀爀愀 ᰀ愠ᴀ†瀀愀爀琀椀挀椀瀀攀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 ⠀䄀洀愀琀攀爀渀愀⤀Ⰰ 漀 猀攀渀琀椀搀漀 搀攀 愀爀琀椀最漀 搀攀昀椀渀椀搀漀 瀀攀爀挀攀戀椀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 昀漀渀琀椀挀愀⸀
O nome abarca, ainda, um segundo sentido: a não maternidade. A título de exemplo, a palavra “atípico” tem significado oposto ao da palavra “típico”, por conta do prefixo “a” que rejeita o que se segue. Nessa mesma linha, no nome da revista, “a” vem como prefixo de negação aliado à palavra “materna”, representando a não maternidade, aquela que não é mãe. Apesar de não citar claramente outras temáticas, como a questão da paternidade associada ao processo de maternidade, a denominação da revista também não as exclui.䄀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 漀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀 漀昀攀爀攀挀攀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 愀氀椀愀爀 琀攀砀琀漀猀Ⰰ 昀漀琀漀猀Ⰰ 最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀 攀 甀搀椀漀猀Ⰰ 攀猀琀攀猀 搀漀椀猀 切氀琀椀洀漀猀 栀漀猀瀀攀搀愀搀漀猀 渀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 夀漀甀吀甀戀攀 攀 匀漀甀渀搀䌀氀漀甀搀⸀
A revista Amaterna conta com quatro editorias, pensadas de modo que contemplassem a natureza das matérias para que, assim, a equipe tivesse maior liberdade na escolha das pautas e os textos não ficassem limitados a assuntos específicos. Assim, as editorias são:
● Contrastes: reportagens que apresentam duas realidades diferentes sobre determinada situação. O nome da editoria remete à oposição entre coisas da mesma natureza e suscetíveis de comparação; ☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 䴀攀渀椀渀愀 搀漀猀 伀氀栀漀猀㨀 愀戀愀爀挀愀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀 挀愀瀀愀 搀攀 挀愀搀愀 攀搀椀漀⸀ 伀 渀漀洀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 ᰀ洠攀渀椀渀愀 搀漀猀 漀氀栀漀猀ᴀⰠ 焀甀攀 焀甀攀爀 搀椀稀攀爀 愀氀最漀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀漀猀漀Ⰰ 洀漀琀椀瘀漀 搀攀 漀爀最甀氀栀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 瀀甀瀀椀氀愀 搀漀 漀氀栀漀 琀愀洀戀洀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 挀漀洀漀 ᰀ洠攀渀椀渀愀 搀漀猀 漀氀栀漀猀ᴀ†攀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 焀甀攀 漀猀 漀氀栀漀猀 猀攀 洀漀瘀攀洀 渀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 瘀攀爀 挀氀愀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀氀愀 攀猀琀 渀漀 挀攀渀琀爀漀㬀
● Observante: voltada para os textos de cunho opinativo. Um destes textos era, obrigatoriamente, a observação de uma repórter sobre sua experiência com determinada pauta ou entrevista. O nome escolhido para esta editoria se justifica por considerar que a opinião dentro do jornalismo, antes de mais nada, surge a partir de uma observação sobre determinado fato; ☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 倀愀渀漀爀洀椀挀愀㨀 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 猀漀戀爀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀Ⰰ 氀漀最漀Ⰰ 愀 攀搀椀琀漀爀椀愀 洀愀椀猀 愀洀瀀氀愀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀 愀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 伀 渀漀洀攀 甀洀愀 愀氀甀猀漀 椀渀琀攀渀漀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 搀攀 昀漀爀渀攀挀攀爀 甀洀愀 瘀椀猀漀 愀洀瀀氀愀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀⸀
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● Início: apresenta a página inicial da revista, com a capa de cada edição sendo apresentada por meio do recurso de slider, seguida, abaixo, pelo editorial da última edição publicada, formulário para contato e informações gerais sobre a revista.
O menu está disposto da seguinte forma: ☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 䔀搀椀攀猀㨀 挀漀渀琀洀 愀猀 攀搀椀攀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 挀漀渀猀椀最愀 愀挀攀猀猀ⴀ氀愀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀洀攀渀琀攀⸀
● Editorias: nesta divisão, é possível acessar cada editoria da revista (Observante, Menina dos Olhos, Panorâmica e Contrastes) separadamente. ☀⌀㤀㘀㜀㤀㬀 䄀 刀攀瘀椀猀琀愀㨀 攀猀琀愀 瀀愀爀琀攀 挀漀渀琀洀 甀洀愀 搀攀猀挀爀椀漀 最攀爀愀氀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 愀 䄀洀愀琀攀爀渀愀⸀ 䰀漀最漀 愀戀愀椀砀漀Ⰰ 攀猀琀漀 搀椀猀瀀漀猀琀漀猀 漀猀 渀漀洀攀猀 搀愀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 搀愀猀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 琀愀洀戀洀 搀漀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀⸀
● Contato: informações sobre o endereço de e-mail da revista, link para página do Facebook e no YouTube, além de um espaço para o leitor deixar alguma mensagem.
Identidade visual da revista digital
O logotipo da revista foi criado por Ana Barros, colaboradora do projeto e estudante de Design. A primeira proposta sofreu, ao todo, 11 modificações – uma delas, completa. O estudo de cores definitivo manteve apenas duas das tonalidades indicadas na primeira proposta. Depois de tantos contrapontos de opinião e alterações na primeira proposta de logotipo, a equipe chegou, finalmente, ao isologo - quando imagem e palavra são indissociáveis - que oficialmente representa a revista digital Amaterna.䄀 䄀洀愀琀攀爀渀愀 昀漀椀 栀漀猀瀀攀搀愀搀愀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 䈀氀漀最最攀爀⸀ 䄀 昀漀渀琀攀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 琀琀甀氀漀猀 昀漀椀 愀 䘀樀愀氀氀愀 伀渀攀 攀洀 挀愀椀砀愀 愀氀琀愀 攀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 挀漀爀瀀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 攀 搀攀洀愀椀猀 瀀愀爀琀攀猀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 䨀漀猀攀昀椀渀愀 匀愀渀猀⸀ 䔀猀琀愀猀 攀猀挀漀氀栀愀猀 猀攀 搀攀爀愀洀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 愀氀最甀渀猀 琀攀猀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀渀愀氀椀猀愀爀 焀甀愀椀猀 昀漀渀琀攀猀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀爀椀愀洀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 猀攀 昀漀爀洀愀渀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 琀漀搀愀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 昀漀椀 挀爀椀愀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 攀猀琀甀搀漀 搀攀 挀漀爀攀猀 昀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀漀 氀漀最漀琀椀瀀漀 搀愀 䄀洀愀琀攀爀渀愀⸀
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