INSCRIÇÃO: | 00450 |
CATEGORIA: | JO |
MODALIDADE: | JO10 |
TÍTULO: | Desaparecidos: histórias sem fim |
AUTORES: | MAGDA NATHIA ALVES SILVA (UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES); Hércules Moreira (UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES) |
PALAVRAS-CHAVE: | desaparecido, reportagem, tv, busca, ONG |
RESUMO | |
Cerca de 200 mil pessoas desaparecem por ano no Brasil. Com o objetivo de relatar a história dessas pessoas e a saga dos familiares em busca de notícias de seus entes queridos, a reportagem “Desaparecidos: histórias sem fim” foi desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo, para isso, foram utilizadas as pesquisas descritiva e bibliográfica, além do método exploratório. Os familiares dos desaparecidos, as autoridades públicas que investigam os casos e também os representantes de ONGs ligadas ao tema foram entrevistados. A reportagem acompanhou a história de duas famílias que buscam por seus filhos desaparecidos, além de questionar a pouca divulgação dos casos de desaparecimento e a falta de políticas públicas que combatam/evitem o crescimento do número de desaparecidos no país. | |
INTRODUÇÃO | |
A reportagem televisiva “Desaparecidos: histórias sem fim” acompanhou o drama de quem espera pelo retorno de familiares desaparecidos. Estima-se que no país cerca de 200 mil pessoas desapareçam por ano, dos quais 40 mil são crianças e adolescentes. (Jornal Zero Hora, 03 de fevereiro de 2017).䐀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 漀 愀氀琀漀 渀搀椀挀攀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀猀瀀愀爀攀挀椀搀愀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 昀漀椀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀搀漀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀甀猀攀渀琀攀猀 愀甀洀攀渀琀愀Ⰰ 漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀漀甀挀漀 昀愀氀愀洀 搀漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀猀 挀椀瘀椀猀⸀ 一漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 Ⰰ㈀㌀─ 搀漀猀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀 ⠀䌀䄀一䔀䰀䄀 椀渀 伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ㈀ ㈀⤀⸀ Para entender este fenômeno social, durante as pesquisas foram consultados familiares de desaparecidos, bem como as Organizações Não Governamentais (ONGs) que apoiam a busca por essas pessoas. Representantes de órgãos ligados as investigações e instituições públicas empenhadas em recuperar estas pessoas também foram consultados.䠀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀愀猀 猀攀 爀攀瀀攀琀攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀愀猀Ⰰ 挀爀椀愀渀愀猀 焀甀攀 猀愀攀洀 瀀愀爀愀 戀爀椀渀挀愀爀 渀愀 爀甀愀 攀 猀攀 瀀攀爀搀攀洀Ⰰ 椀搀漀猀漀猀 焀甀攀 琀洀 氀愀瀀猀漀猀 搀攀 洀攀洀爀椀愀 攀 渀漀 猀愀戀攀洀 爀攀琀漀爀渀愀爀 瀀愀爀愀 猀甀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀攀洀 猀漀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀洀 攀渀琀攀渀搀攀爀 琀愀洀戀洀 搀攀 漀渀搀攀 瘀椀攀爀愀洀⸀ Com o objetivo de relatar as histórias daqueles que se ausentaram do convívio familiar, de forma voluntária ou não, e mostrar o drama dos familiares que ainda aguardam o retorno de seus entes queridos, o formato televisivo foi o escolhido para abordar esses casos, por meio de uma grande reportagem.䄀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀漀猀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀 瀀愀椀 焀甀攀 戀甀猀挀愀 漀 猀攀甀 昀椀氀栀漀 攀 琀愀洀戀洀 搀攀 甀洀愀 洀攀 焀甀攀 琀洀 猀攀甀猀 搀漀椀猀 昀椀氀栀漀猀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀猀⸀ A presidente da ONG Mães da Sé Ivanise Esperidião foi entrevistada e relatou como foi o surgimento da ONG e como o trabalho da organização ajudou no retorno de pessoas desaparecidas. Autoridades policiais e do Ministério Público também foram consultados. | |
OBJETIVO | |
Produzir uma grande reportagem televisiva relatando a história de famílias que buscam por pessoas desaparecidas e, que mesmo depois de anos, mantém a esperança de encontrar seus familiares. Mostrar de que maneira os casos de desaparecimento são abordados pelas autoridades policiais e também pelo Ministério Público. Além de relatar como o apoio de ONGs têm ajudado e dado suporte aos pais, mães, irmãos e demais familiares de desaparecidos que incansavelmente buscam por notícias de seus entes queridos. | |
JUSTIFICATIVA | |
No Brasil, estima-se que cerca de 200 mil pessoas despareçam por ano (OLIVEIRA e GERALDES, 1999). São pessoas que seguiam suas vidas até que, inesperadamente, se ausentaram sem avisar familiares ou amigos, tornando-se um desaparecido civil. 伀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀 挀椀瘀椀氀 愀焀甀椀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀搀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀 猀愀椀甀 搀攀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀 昀愀洀椀氀椀愀爀Ⰰ 漀甀 搀攀 愀氀最甀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀ⴀ愀昀攀琀椀瘀愀 ጀ†挀漀洀漀 甀洀愀 爀漀搀愀 搀攀 愀洀椀最漀猀 ጀⰠ 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 焀甀愀氀焀甀攀爀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀Ⰰ 渀漀 愀渀甀渀挀椀漀甀 愀 猀甀愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀焀甀攀氀攀 氀甀最愀爀 攀 樀愀洀愀椀猀 爀攀琀漀爀渀漀甀⸀ 匀攀洀 洀漀琀椀瘀漀 愀瀀愀爀攀渀琀攀Ⰰ 猀甀洀椀甀 猀攀洀 搀攀椀砀愀爀 瘀攀猀琀最椀漀猀 ⠀伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀⤀⸀ 伀 琀攀爀洀漀 搀攀猀瀀愀爀攀挀椀搀漀 挀椀瘀椀氀 瀀爀攀昀攀爀瘀攀氀 愀漀 椀渀瘀猀 搀攀 猀椀洀瀀氀攀猀洀攀渀琀攀 ᰀ搠攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀ᴀⰠ 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 爀攀洀攀琀攀 愀 洀漀爀琀攀⸀ 䌀漀洀漀 渀漀 挀愀猀漀 搀攀 唀氀礀猀猀攀猀 䜀甀椀洀愀爀攀猀 刀漀猀愀Ⰰ 焀甀攀 洀漀爀爀攀甀 㤀㤀㈀Ⰰ 渀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 攀 渀漀 琀攀瘀攀 猀攀甀 挀漀爀瀀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 攀猀琀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀⸀ Portanto, juridicamente, falar em “desaparecido” é indicá-lo como morto. Esse sentido atribuído ao termo, de certa forma de uso comum, fere as expectativas das famílias que buscam notícias de seus parentes ou conhecidos desaparecidos, uma vez que buscam, sobretudo, pessoas vivas. Para os que supostamente estão vivos, o sistema jurídico criou outra figura: quando não se tem a certeza da morte, quando não se tem informação alguma das razões do desaparecimento, utiliza-se a figura do “ausente” (OLIVEIRA, 2012, p.11). Embora o número de desaparecidos seja alto, as investigações não avançam. Em parte, porque os casos de desaparecimento não são avaliados como crime. A pessoa pode ter ido embora por conta própria, pode ter fugido ou pode ter se perdido, o que ainda assim, não é caracterizado como crime.一愀猀 漀挀漀爀爀渀挀椀愀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 氀攀瘀愀搀愀 愀搀椀愀渀琀攀⸀ 伀 䔀猀琀愀琀甀琀漀 搀愀 䌀爀椀愀渀愀 攀 搀漀 䄀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀 ⠀䔀䌀䄀⤀ 搀攀昀椀渀攀 攀洀 猀攀甀 愀爀琀椀最漀 㠀㜀Ⰰ 椀渀挀椀猀漀 䤀嘀 Ⰰ 焀甀攀㨀 ᰀ猠漀 氀椀渀栀愀猀 搀攀 愀漀 搀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀攀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀㨀 猀攀爀瘀椀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 攀 氀漀挀愀氀椀稀愀漀 搀攀 瀀愀椀猀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀Ⰰ 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀猀ᴀ⸠ 䄀椀渀搀愀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀猀 猀漀洀愀 洀愀椀猀 搀攀 㐀 洀椀氀 瀀漀爀 愀渀漀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀愀 䘀甀渀搀愀漀 瀀愀爀愀 愀 䤀渀昀渀挀椀愀 攀 瀀愀爀愀 愀 䄀搀漀氀攀猀挀渀挀椀愀 ⠀䘀䤀䄀⤀ ⸀ Pelo grande número de pessoas desaparecidas, os casos deveriam ocupar um espaço relevante nos meios de comunicação, o que não acontece. Calcula-se que, no Brasil, o tema tenha apenas 0,23% de visibilidade midiática (CANELA in OLIVEIRA, 2012), o que expõe um déficit informacional quando se trata dos casos de desaparecimento. São histórias que precisam ser relatas. A divulgação de fotos, quando realizada pela mídia, auxilia para que a população reconheça pessoas desaparecidas, facilitando o retorno das mesmas para suas famílias. 倀愀爀愀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 漀 昀漀爀洀愀琀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 爀攀氀愀琀愀爀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀漀猀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀猀 挀椀瘀椀猀 攀 搀攀 猀甀愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 愀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀愀⸀ A grande reportagem rompe todos os organogramas, todas as regras sagradas da burocracia – e, por isso mesmo, é o mais fascinante reduto do Jornalismo, aquele em que sobrevive o espírito de aventura, de romantismo, de entrega, de amor pelo ofício (KOTSCHO in KÜNSCH,1995, p.106). A plataforma televisiva foi escolhida pelo seu alcance. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 (PBM 2016), 77% dos brasileiros veem TV regularmente e 79% assistem TV para se informar. A capacidade narrativa da TV também foi levada em conta, os recursos audiovisuais ajudam a compor o enredo e levar, da melhor forma possível, esta história para as pessoas.䔀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 氀甀最愀爀Ⰰ 洀愀琀爀椀愀猀 搀攀猀猀攀 琀椀瀀漀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 愀 猀攀爀 搀攀渀甀渀挀椀愀搀漀⸀ 伀 氀攀椀琀漀爀 愀琀爀愀搀漀 瀀漀爀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 焀甀攀 挀漀渀琀愀洀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 最攀渀琀攀 搀攀 挀愀爀渀攀 攀 漀猀猀漀 挀漀洀漀 攀氀攀 ⠀吀䄀䈀䄀䬀 椀渀 䌀䄀䰀䐀䄀匀Ⰰ 瀀⸀㘀㔀Ⰰ ㈀ ㈀⤀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 搀漀猀 搀攀猀瀀愀爀攀挀椀搀漀猀 琀攀爀漀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀洀 瀀漀爀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀愀洀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 焀甀攀 昀愀氀攀洀 搀攀 最攀渀琀攀 挀漀洀漀 攀氀攀猀⸀ 伀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 挀漀洀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
Para relatar as histórias de desaparecidos foram abordados, como fontes principais, as famílias de desaparecidos que mesmo depois de muitos anos ainda esperam encontrar seus entes queridos. Também foram ouvidas as ONGs que prestam assistência aos familiares e ajudam na difusão de fotos e informes sobre as pessoas que desapareceram, e representantes de órgãos públicos que atuam nos casos de desaparecimento.䔀猀琀攀 洀琀漀搀漀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀 挀漀洀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䌀攀爀瘀漀Ⰰ 䈀攀爀瘀椀愀渀 攀 䐀愀 匀椀氀瘀愀 ⠀㈀ 㜀Ⰰ 瀀⸀㘀⤀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀愀 ᰀ瀠爀漀挀甀爀愀 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 挀漀洀 愀 洀愀椀漀爀 瀀爀攀挀椀猀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 愀 昀爀攀焀甀渀挀椀愀 挀漀洀 焀甀攀 甀洀 昀攀渀洀攀渀漀 漀挀漀爀爀攀Ⰰ 猀甀愀 爀攀氀愀漀 攀 挀漀渀攀砀漀 挀漀洀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 猀甀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 攀 猀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀ᴀ⸠ Para dar embasamento teórico ao tema desta pesquisa, foram utilizados artigos científicos, livros e cartilhas instrutivas sobre desaparecimentos. Este material deu suporte ao conteúdo e à defesa deste projeto.䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀猀琀攀 攀猀琀甀搀漀 琀愀洀戀洀 焀甀愀氀椀昀椀挀愀搀漀 挀漀洀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 攀砀瀀氀椀挀愀 漀 琀攀洀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 琀攀爀椀挀愀猀 樀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀⸀ 倀愀爀愀 䜀椀氀Ⰰ ᰀ䄠 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 樀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀Ⰰ 挀漀渀猀琀椀琀甀搀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀 氀椀瘀爀漀猀 攀 搀攀 愀爀琀椀最漀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀ᴀ†⠀䜀䤀䰀Ⰰ ㈀ 㤀Ⰰ 瀀⸀㔀 ⤀⸀ 䜀椀氀 愀椀渀搀愀 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 甀洀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 洀愀椀漀爀 搀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 琀攀洀愀⸀ A reportagem televisiva utilizou elementos narrativos como forma de descrever as histórias dos desaparecidos, usando as informações cedidas durante as entrevistas. Esta pesquisa é definida como exploratória, já que “realiza descrições precisas das situações e quer descobrir as relações existentes entre seus elementos componentes” (CERVO, BERVIAN e DA SILVA, 2007, p. 63).䐀甀爀愀渀琀攀 攀猀琀攀 倀爀漀樀攀琀漀 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 搀攀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀猀Ⰰ 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀攀 伀一䜀猀 攀 琀愀洀戀洀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀猀 最漀瘀攀爀渀愀洀攀渀琀愀椀猀 焀甀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀洀 漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 猀漀 甀洀愀 瀀愀爀琀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀氀愀猀 焀甀攀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀漀猀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀猀 猀攀爀漀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀Ⰰ 挀漀洀瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 爀攀氀愀琀漀猀 搀攀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 攀 愀洀椀最漀猀⸀ 준 愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 焀甀攀 最愀爀愀渀琀攀 琀愀洀戀洀 焀甀攀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 爀攀瀀攀爀挀甀琀椀搀愀猀 渀漀 猀漀 洀攀爀愀 椀渀瘀攀渀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀 猀漀 攀洀戀愀猀愀搀愀猀 瀀漀爀 漀甀琀爀愀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀Ⰰ 漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀⸀ Segundo Barros e Lehfeld (2007, p.108), “a entrevista é uma técnica que permite o relacionamento estreito entre entrevistado e entrevistador”.倀愀爀愀 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀攀氀漀 琀攀洀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 甀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 焀甀攀 挀漀洀瀀爀漀瘀漀甀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀攀猀琀攀 愀猀猀甀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀ 䔀猀猀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀氀椀洀椀琀漀甀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 搀漀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀⸀ 䄀 攀渀焀甀攀琀攀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 愀戀攀爀琀愀猀 攀 昀攀挀栀愀搀愀猀 攀 愀猀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 昀椀稀攀爀愀洀 瀀愀爀琀攀 搀攀 甀洀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
O formato escolhido para desenvolver o projeto foi o audiovisual, na plataforma televisiva. O objetivo deste formato é alcançar um público maior, dando visibilidade às histórias de desaparecidos. 䔀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 漀挀甀瀀愀 甀洀 氀甀最愀爀 瀀爀椀瘀椀氀攀最椀愀搀漀 渀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 一漀猀 瀀愀猀攀猀 焀甀攀 搀椀猀瀀攀洀 搀攀 洀攀椀漀猀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀漀猀 搀攀 氀愀稀攀爀 攀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 攀氀愀 搀椀瘀椀搀攀 愀 瀀爀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀 漀猀 樀漀爀渀愀椀猀Ⰰ 愀猀 爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 漀猀 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 漀 爀搀椀漀Ⰰ 漀 挀椀渀攀洀愀 攀Ⰰ 渀漀猀 切氀琀椀洀漀猀 琀攀洀瀀漀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 一漀 挀愀猀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀Ⰰ 愀 吀嘀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀 瘀攀挀甀氀漀 搀漀 猀椀猀琀攀洀愀 渀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䔀氀愀 搀攀猀昀爀甀琀愀 搀攀 甀洀 瀀爀攀猀琀椀最椀漀 琀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀瘀攀氀 焀甀攀 愀猀猀甀洀攀 愀 挀漀渀搀椀漀 搀攀 切渀椀挀愀 瘀椀愀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 猀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 愀漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀ ⠀刀䔀娀䔀一䐀䔀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀ ㈀㌀⤀ 伀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀漀爀 攀猀琀攀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀漀 切渀椀挀漀猀⸀ 䌀漀洀 愀 吀嘀 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 漀猀 洀攀椀漀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 渀漀 挀漀渀猀攀最甀攀洀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 漀 戀愀挀欀最爀漀甀渀搀Ⰰ 漀猀 漀昀昀猀Ⰰ 愀猀 猀漀渀漀爀愀猀Ⰰ 琀甀搀漀 猀攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䤀瘀漀爀 夀漀爀欀攀Ⰰ 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀漀猀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 挀漀洀戀椀渀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ ᰀ䄠 爀攀最爀愀 焀甀攀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 攀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀瘀攀洀 愀渀搀愀爀 樀甀渀琀愀猀⸀ 䄀 搀椀瘀攀爀最渀挀椀愀 氀攀瘀愀 挀漀洀瀀攀琀椀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 搀甀愀猀Ⰰ 搀椀猀琀爀愀椀渀搀漀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ᴀ†⠀夀伀刀䬀䔀Ⰰ 㤀㤀㠀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㐀⤀ Por isso, uma grande reportagem apresentará um bom conteúdo e cumprirá sua função de informar, seguindo algumas características básicas como: “predominância da forma narrativa; humanização do relato; texto de natureza impressionista; objetividade dos fatos narrados”. (SODRÉ e FERRARI, 1986, p. 15)唀洀 愀猀猀甀渀琀漀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 搀攀猀瀀爀漀瘀椀搀漀 搀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 漀甀 愀椀渀搀愀 猀攀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀渀猀椀猀琀攀渀琀攀猀 愀瀀攀渀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 攀 渀漀 渀漀琀挀椀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ A grande reportagem “Desaparecidos: histórias sem fim” irá utilizar os elementos jornalísticos da melhor forma possível, para que o espectador não apenas entenda o assunto, mas se identifique com o tema e se sensibilize com o drama das pessoas que convivem com a incerteza de não saber onde estão seus entes queridos, onde estão estes desaparecidos.䔀洀 愀氀最甀洀愀猀 戀甀猀挀愀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀椀 漀 倀䰀䤀䐀 ⠀倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 䰀漀挀愀氀椀稀愀漀 攀 䤀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀攀 倀攀猀猀漀愀猀 䐀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀愀猀⤀Ⰰ 搀漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 倀切戀氀椀挀漀⸀ 䔀洀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀爀漀洀漀琀漀爀愀 䔀氀椀愀渀愀 嘀攀渀搀爀愀洀椀渀椀⸀ 一愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 愀 瀀爀漀洀漀琀漀爀愀 攀砀瀀氀椀挀愀 挀漀洀漀 漀 䴀倀 琀爀愀琀愀 漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ No DHPP de São Paulo conversei com a Dra. Ana Lúcia da 4ª Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas de São Paulo e com o artista forense Vilson Martins que realiza a progressão de idade baseado em fotografias e relatos fornecidos por familiares.䄀 伀一䜀 䴀攀猀 搀愀 匀Ⰰ 昀甀渀搀愀搀愀 瀀漀爀 䤀瘀愀渀椀猀攀 䔀猀瀀攀爀椀搀椀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 䤀瘀愀渀椀猀攀 挀爀椀漀甀 愀 伀一䜀 攀渀焀甀愀渀琀漀 戀甀猀挀愀瘀愀 瀀漀爀 猀甀愀 昀椀氀栀愀 焀甀攀 攀猀琀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀愀 栀 洀愀椀猀 搀攀 ㈀ 愀渀漀猀⸀ 䄀 氀甀琀愀 搀攀氀愀 搀攀甀 漀爀椀最攀洀 愀漀 最爀甀瀀漀 焀甀攀 愀瀀漀椀愀 漀甀琀爀漀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 搀攀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀猀⸀ Foi durante um dos encontros da Organização que conheci o sr. João José. Sentado na escadaria da igreja católica da Sé, local em que os familiares se reúnem para mostrar seus cartazes e chamar a atenção das pessoas que passam por ali, o homem segurava uma carteira de trabalho. Era um dos poucos que estavam sem cartazes e enquanto eu conversava com outros familiares seu olhar me seguia, quase como um pedido de ajuda, um pedido para que sua história fosse ouvida.伀 爀攀氀愀琀漀 搀漀 䐀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 䨀攀昀昀攀爀猀漀渀Ⰰ 昀椀氀栀漀 搀攀 猀爀⸀ 䨀漀漀Ⰰ 洀攀 挀栀漀挀漀甀⸀ 伀 爀愀瀀愀稀 昀漀椀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 渀漀 爀攀琀漀爀渀漀甀⸀ 吀攀渀搀漀 挀漀洀漀 切氀琀椀洀漀 瀀愀爀愀搀攀椀爀漀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 愀 䔀猀琀愀漀 搀愀 䰀甀稀Ⰰ 氀漀挀愀氀 焀甀攀 爀攀挀攀戀攀 洀椀氀栀愀爀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀⸀ Jefferson utilizava a mesma linha de trem que eu usava para ir trabalhar, desembarcava na mesma estação que eu, acho que por esse motivo senti que deveria contar essa história. Conversamos com Kátia e sr. João, os pais, e também com Marcos, o irmão caçula de Jefferson.䨀 攀猀琀愀瘀愀 攀渀琀爀愀渀搀漀 渀愀 昀愀猀攀 昀椀渀愀氀 搀漀 洀攀甀 吀䌀䌀Ⰰ 洀愀猀 洀攀 搀攀瀀愀爀攀椀 挀漀洀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀 猀攀爀 挀漀渀琀愀搀愀⸀ 䔀氀椀愀渀攀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 琀攀瘀攀 漀猀 搀漀椀猀 昀椀氀栀漀猀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀猀⸀ 䤀洀愀最椀渀攀 愀 搀漀爀 搀攀 甀洀愀 洀攀 愀漀 瀀攀爀搀攀爀 漀猀 搀漀椀猀 昀椀氀栀漀猀 渀漀 洀攀猀洀漀 搀椀愀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀 漀 琀攀氀攀昀漀渀攀 搀攀 䔀氀椀愀渀攀 攀 愀最攀渀搀攀椀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 䔀氀愀 昀漀椀 愀琀 愀 唀䴀䌀 攀 昀椀焀甀攀椀 戀愀猀琀愀渀琀攀 挀栀漀挀愀搀愀 挀漀洀 猀甀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 唀洀 愀渀漀 搀攀瀀漀椀猀 搀漀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 昀椀氀栀漀猀Ⰰ 攀氀愀 渀漀 琀攀洀 瀀椀猀琀愀 渀攀渀栀甀洀愀 搀攀氀攀猀⸀ Na parte teórica do projeto, os livros do sociólogo Dijaci David de Oliveira foram a base da pesquisa e direcionamento durante a realização do trabalho. Ao ler seus livros, pude compreender que os desaparecimentos têm classificações, têm motivações e que são mais complexos do que a mídia aborda. Pesquisar leis também foi fundamental. Entender a diferença entre o desaparecimento de um adulto e de uma criança, de um idoso ou pessoa com problemas mentais, todos eles podem desaparecer mas as circunstâncias de cada caso definem em qual categoria a pessoa se encaixa. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 A falta de repercussão dos casos de desaparecimento assusta e o depoimento dos familiares que afirmam não ter nenhuma ajuda das autoridades públicas e policiais, entristece. Imaginei que ao conversar com pais e mães de desaparecidos fosse encontrar alguma resistência em falar sobre suas vidas, mas não. Eles queriam contar suas histórias, seus olhares eram como um pedido de divulgação que gritava mais alto do que os cartazes que empunhavam pedindo justiça.吀爀愀戀愀氀栀愀爀 猀漀稀椀渀栀愀 渀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 搀攀猀愀昀椀愀搀漀爀Ⰰ 洀愀猀 渀愀搀愀 猀攀 挀漀洀瀀愀爀愀 愀 渀漀 猀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 攀猀猀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀⸀ 刀攀瀀爀椀洀椀爀 愀猀 氀最爀椀洀愀猀 攀渀焀甀愀渀琀漀 漀甀瘀椀愀 漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 攀洀漀挀椀漀渀愀搀漀猀 ⴀ攀 攀猀瀀攀爀愀渀漀猀漀猀ⴀ 搀漀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 昀漀椀 漀 洀愀椀漀爀 搀攀猀愀昀椀漀⸀ Na segunda fase do projeto, as atividades foram mais práticas, foi a fase em que as gravações foram realizadas. 䘀漀爀愀洀 漀椀琀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 昀漀渀琀攀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 搀攀 伀一䜀猀 攀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀愀猀⸀ 䄀漀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 挀漀洀 攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀椀 焀甀攀 昀愀氀愀爀 搀漀猀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀猀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 甀洀 猀椀洀瀀氀攀猀 琀攀洀愀 搀攀 吀䌀䌀Ⰰ 攀猀琀漀甀 氀椀搀愀渀搀漀 挀漀洀 瘀椀搀愀猀Ⰰ 挀漀洀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 䄀 瘀椀搀愀 搀漀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 攀猀琀愀爀 攀洀 瀀攀爀椀最漀 攀 漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 搀愀 昀愀洀氀椀愀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 洀愀渀琀洀 愀 攀猀瀀攀爀愀渀愀 搀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 猀攀甀 攀渀琀攀 焀甀攀爀椀搀漀⸀ Quando a mídia deixa os casos de desaparecimento fora das suas reuniões de pauta, quando nós, enquanto sociedade, deixamos de lado os desaparecidos porque aquilo não nos afeta ou porque temos assuntos mais importantes no momento, todos perdem. Perdem as famílias que buscam, perdem os desaparecidos que não são localizados e perdemos nós um pouco da nossa bondade.䔀猀瀀攀爀漀 焀甀攀 挀漀洀 洀椀渀栀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀琀攀渀搀愀洀 焀甀攀 漀猀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀猀 渀漀 猀漀 愀瀀攀渀愀猀 渀切洀攀爀漀猀Ⰰ 猀漀 猀攀爀攀猀 栀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 䔀猀瀀攀爀漀 琀愀洀戀洀 焀甀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀愀洀 焀甀攀 愀猀 昀愀洀氀椀愀猀 搀漀猀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀猀 渀漀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 搀愀 瀀攀渀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀洀 猀椀洀 搀攀 愀樀甀搀愀 渀愀猀 戀甀猀挀愀猀Ⰰ 猀攀樀愀 攀洀 甀洀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 渀漀 昀愀挀攀戀漀漀欀 漀甀 攀洀 甀洀愀 氀椀最愀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀氀挀椀愀⸀ | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
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