ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00490</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;SAIA-SE DO SEU JEITO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Beatriz Araujo Mod (Universidade Metodista de São PAulo); MARCO ANTÔNIO CIRILLO (Universidade Metodista de São PAulo); AVANILDA DOS SANTOS DA SILVA (Universidade Metodista de São PAulo); Beatriz Silva de Oliveira (Universidade Metodista de São PAulo); Beatriz Vargas (Universidade Metodista de São PAulo); Catherine Clarisse Coura Braim (Universidade Metodista de São PAulo); Fauzi Awada El Fakih (Universidade Metodista de São PAulo); Gabriela Mayumi Banus Miaguti (Universidade Metodista de São PAulo); Karine de Brito Lima (Universidade Metodista de São PAulo); Letícia Maffi Sari (Universidade Metodista de São PAulo); Nicolas Bonati Antonio (Universidade Metodista de São PAulo); Pamela Palermo Puertas Ruiz (Universidade Metodista de São PAulo); Julia Gomes de Souza (Universidade Metodista de São PAulo); Luana Costa (Universidade Metodista de São PAulo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação, Fotografia, Live Marketing, Publicidade e Propaganda, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Abordagem do uso da fotografia publicitária e de como esse recurso visual se insere na comunicação e de como essa fotografia é instaurada como recurso visual de grande impacto. O presente trabalho desenvolvido para o Projeto Integrado do 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da UMESP, teve como objetivo a criação de uma campanha publicitária com o tema  Administração de Marcas Através do Live Marketing-MetoFashion Saia-Se , realizando uma campanha publicitária, relacionado ao mercado da moda. O cliente escolhido para o projeto foi a Saia-se, uma marca de saias sem gênero, com um conceito que está cada vez mais presente na sociedade, pois cada saia busca uma forma de expressar o cotidiano. Ao retratar o produto por meio da fotografia publicitária que vem traduzir o mundo de diferentes maneiras, para identificar quais elementos são constantes e quais podem ser ressignificados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este projeto teve como principal objetivo aprofundar-se no mercado da moda, selecionando vertentes e explorando o segmento no qual está inserida, tornando assim, oportuno interligar a moda com a publicidade e ações promocionais. A campanha proposta para saias sem gênero Saia-se com o objetivo fixar o posicionamento e o conceito para a marca, remetendo sempre os valores carregados por ela. As fotografias publicitárias aqui apresentadas fazem parte de uma campanha publicitária desenvolvida para o projeto de conclusão do 6º semestre de alunos de Publicidade e Propaganda na Universidade Metodista (UMESP), buscando que os participantes compreendessem na prática como utilizar as técnicas aprendidas em aula, lidando com uma marca real no mercado da moda, Saia-se, uma organização que produz saias sem gênero, ou seja, saias para corpos femininos e masculinos. Para as pessoas que buscam liberdade e tem interesse na moda, a marca Saia-se oferece estilo sem restrição de gênero com modelagens exclusivas para que os seus consumidores se sintam na moda, à vontade e autênticos. Eguizabal (2001) aponta que a inserção da fotografia nas criações gráficas publicitárias exerceu um fascínio muito maior e mais impacto aos olhos acostumados com as ilustrações, pois a fotografia pode transmitir uma quantidade de informações superior aos desenhos e ilustrações. De fato, acredita-se nesse fascínio e impacto causado pela fotografia quando das primeiras utilizações pela publicidade, pela crença que se desenvolveu após o seu invento como uma forma de representação fiel da realidade. A questão aqui é ter a fotografia como objeto de estudo, abordando as particularidades que foram desenvolvidas nesta linguagem quando usada pela publicidade. Uma fotografia em publicidade pode trazer argumentos que sejam demonstrativos, informativos, emotivos, como observaremos ao analisarmos imagens dessa natureza. A publicidade se vale da relação entre texto e imagem em sua estrutura.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A campanha teve como objetivo apresentar e fixar a marca e o seu conceito na mente do consumidor, direcionado à liberdade e ao incentivo da valorização do próprio estilo. Buscando contribuir no aumento das vendas e ter maior interação com o público nas redes sociais. Através do evento conseguimos gerar contato da Saia-se com o seu público e assim fazer ela mais conhecida no grande ABC e suas redondezas e ter uma experiência diferenciada com o público, podendo ter contato direto e conversa mais aprofundada. Outras razões apontadas por Eguizabal (2001) para o impacto causado pela fotografia na publicidade são a veracidade, ou seja, o valor testemunhal da fotografia; a emoção, em cenas que transmitam algum sentimento que são reforçadas quando a fotografia é usada; a objetividade, pois por ser resultado de um meio mecânico não permitem alguma subjetividade; a proximidade que gera um grau de identificação maior com a cena ali representada. No entanto, a emoção não necessariamente pode ser provocada ou ser mais intensa somente quando a representação se dá pela fotografia. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Saia-se é uma marca de vestuário sem gênero, confecciona saias com modelagem e estampas exclusivas, pensadas entre a média dos padrões do corpo masculino e feminino, um mercado pouco conhecido e ainda em crescimento, pois ainda apresenta preconceito da população ao produto ou até ao discurso apresentado, que é o de  quebra de tabu e liberdade de expressão para quem está fora dos padrões, por isso, faz-se necessário que a marca gere nas pessoas o interesse por conhecer o produto e assim despertar a compra dele. A marca se diferencia da concorrência através dos fatores como conceito, essência, produto, modelagem exclusiva e por atuar em uma área pouco explorada no mundo da moda, que é a confecção de roupas sem gênero. Analisando somente a venda para mulheres, tem como diferencial o fator exclusividade, pois, diferente das grandes marcas de departamento e de baixo custo, será muito difícil encontrar uma outra mulher na rua usando o mesmo modelo. Averiguando o público masculino, a marca se sobressai em relação às outras marcas, por criar modelos de saias que se adequam ao corpo do homem, em que eles se sintam confortáveis em usar, sem tem um corte que fique justo ao corpo e ou o sensualize. Quando falamos em saias para mulher o mercado é muito vasto. Em qualquer loja de moda feminina encontra-se saias, cada loja carregando um estilo e modelagem, fazendo assim que qualquer mulher consiga encontrar saias que agradem ao seu gosto. Já no ângulo do mercado masculino vemos um pequeno volume, pois é comum achar somente saias Kilt, um modelo que não é hoje e nem será no futuro produzido pela marca. Analisando a moda sem gênero o mercado se torna mediano, pois o assunto é cada vez mais debatido, então, além das marcas pequenas, grandes marcas também estão investindo no setor. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao analisarmos o público que precisaríamos atingir percebemos que ele lida de forma diferenciada com o produto em questão, as saias são dadas como uma peça de roupa somente para alguns tipos de ocasião como baladas, festas, bares ou momentos que quer estar muito arrumado, para quebrar esse paradigma decidimos trabalhar com o conceito da Saia-se, mostrando que saias, independente do seu gênero, são usadas como forma de expressão e liberdade. O conceito da marca não é o de levantar uma bandeira sobre a moda sem gênero e nem ser militante ou protestante, levar isso com naturalidade ao consumidor e esse fator ser somente um ponto a mais. Abordamos a partir de então um diálogo bem próximo ao público, mostrando que saias podem e devem ser utilizadas em qualquer situação do cotidiano como ir à na faculdade, mercado, ficar em casa ou situações diversas. A roupa que usamos e o look que montamos pode dizer quem somos, mostrar em o que acreditamos ou até a atitude que temos com a vida, por isso investimos em mostrar a liberdade que podemos ter no vestuário e que podemos ser nós mesmos a qualquer momento, ou seja, não precisamos reservar nosso estilo próprio somente para certos lugares, mas podemos ser quem somos todos os dias e horários. A abordagem artística da fotografia abriu espaço para seu uso no universo publicitário. Isso foi possível devido a um paradoxo inerente à imagem fotográfica, na qual coexistem duas mensagens  uma como representação da realidade e outra codificada, ou seja, com um componente retórico, relacionado à arte, conforme postula Muniz (2005): O resultado de uma fotografia é o próprio motivo de sua existência e depende da capacidade técnica do fotógrafo. Porém, o efeito que produz no leitor diz respeito à maneira como a fotografia foi articulada, pois a composição influencia diretamente a compreensão imediata da mensagem fotográfica (p. 77). Na fotografia publicitária, toda a imagem a ser capturada é pensada previamente, desde a concepção inicial, criada pelo fotógrafo ou outro profissional de comunicação, até a escolha de modelos, cenários, materiais de cena, luz, figurinos, maquiagem, equipamentos etc. Ou seja, a própria realidade passa a ser a interpretação de uma visão previamente concebida com o propósito de convencer o observador a fazer ou pensar algo específico. As fotografias aqui realizadas seguiram um briefing. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para demonstrar o conceito escolhido decidimos utilizar pessoas comuns em ações do cotidiano, por isso selecionamos indivíduos de estilos diversos, que não ao menos são modelos reais, para posarem em locais como empresas, parque, bar, balada e afins utilizando o produto da marca. Seguindo o conceito de liberdade e independência da campanha, o cartaz valoriza o produto através da fotografia com enquadramento e foco nas saias e modelos. Toda a campanha carregou a frase  Saia-se do seu jeito enfatizando o conceito abordado e também o fato que a marca se dispõe a mudar detalhes nos modelos para que você tenha a saia exatamente como deseja. Com os objetivos de comunicação já estabelecidos e as ações online e offline definidas foram apresentados alguns critérios de avaliação de retorno da campanha, para que se tenha em mãos a produtividade de cada ferramenta. As ferramentas de Comunicação desenvolvidas foram: Publicidade para campanha de Imagem de Marca: Faixa de Gôndola/pdv; Email Marketing; Site; Comercial no Youtube; Conteúdo em Mídias Sociais; Assessoria de Imprensa; Marketing Direto; Criação de tag; Web Interativa. Promoção de Vendas: Tag Premiada. Eventos: Desfile Flashmob; MetoFashion.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Para obtermos o sucesso da campanha, foi necessário criar um conceito criativo expressivo, onde, a partir dele, estruturamos cada detalhe, interligando todas as peças do Projeto Integrado, trazendo resultados positivos para a imagem da marca. O mercado da moda está cada dia mais saturado, gerando grande dificuldade para que marcas como a Saia-se consigam lutar por um pouco de Marketshare, mas para a publicidade isso é um desafio interessante e que faz o trabalho ser ainda mais empolgante. O fato da marca ter um grande diferencial, por ser uma marca de saias totalmente sem gênero, contribui para que o resultado seja ainda melhor, apesar de apresentar grande dificuldade, pois a população ainda tem muita dificuldade de ver um homem de saia sem apresentar rejeição. A realização desse projeto possibilitou aos envolvidos grandes aprendizados sobre o mundo da moda, moda sem gênero, ações promocionais, eventos e contato com cliente o que tem sido um grande auxilio no mercado de trabalho. A fotografia publicitária é capaz de traduzir o mundo de diferentes maneiras, por intermédio da manipulação de uma série de variáveis, a partir de uma realidade manifestada, para identificar quais elementos são constantes e quais podem ser ressignificados de forma a construir novas percepções do mundo e, consequentemente, permitir a entrega da mensagem publicitária de maneira mais eficaz. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">AMAR, Pierre-Jean. História da fotografia. Lisboa: Edições 70, 2007.<br><br>BARTHES, Roland. A câmara clara : nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.<br><br>BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.<br><br>ECO, Umberto.  Algumas verificações: a mensagem publicitária . In: A estrutura ausente. São Paulo : Editora Perspectiva, 1997: pp. 157, 184.<br><br>EGUIZABAL, Raul. Fotografia Publicitária. Madrid: Cátedra, 2001.<br><br>FABRIS, Annateresa (Org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.<br><br>FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.<br><br>SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004<br><br> </td></tr></table></body></html>