ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00537</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Desperte a Lola dentro de você</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabriela Castanhari de Lima Costa (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação); Karen de Souza Sant'Anna (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação); Cleione Leal Pereira (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação); Fabio Lobo Guerriero (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;lola cosmetics, cosmeticos, anuncio, manifesto, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No âmbito do trabalho de conclusão de curso, elaboramos este planejamento de comunicação para a marca Lola Cosmetics (Grupo Farmativa) com a finalidade de encontrar soluções no âmbito da comunicação dentro do mercado paulistano, que no ano de 2017 não era bem explorado pela marca carioca Identificamos, através de pesquisas, que o principal problema de comunicação era a falta de conhecimento do target da cidade de São Paulo, elaboramos a partir disso campanhas de mídia online e offline e estratégias para conhecer e atrair consumidores, aumentar o vínculo da marca com o público e torná-la referência no mercado paulistano. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Lola Cosmetics é uma marca brasileira do Rio de Janeiro, que está inserida na categoria de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) oferecendo tratamentos capilares para todos os tipos de cabelo. A marca possui o selo Cruety Free que a certifica por não fazer testes em animais e o Go Vegan, por usar apenas ingredientes de fontes renováveis, de origem vegetal e nenhum ingrediente de origem animal, presente na categoria de produtos veganos. Com o início das pesquisas, identificamos que apesar da marca ser nova no mercado, ela é inovadora e possui produtos para diversos tratamentos. Além disso, a Lola Cosmetics, em sua atuação, pratica ações de responsabilidade social e ambiental. Um dos pontos que merece destaque é a defesa à igualdade de gênero, a valorização da beleza natural das mulheres e a participação de projetos em prol do meio ambiente. A empresa optou por não divulgar valores de faturamento aos pesquisadores, porém para uma reportagem para a revista Embalagem Marca Dione Vasconcelos, proprietária e fundadora, revelou que a marca alcançou o número de um milhão de embalagens vendidas por mês em 2016. A linha com aproximadamente 75 produtos estava presente em 2.000 pontos de vendas em 2016. A agência experimental Major Comunicação percebeu nesse ano de 2016 que seria um bom momento para ampliar suas vendas no mercado paulistano, e como prova de que o caminho era esse mesmo, a empresa aumentou seus pontos de vendas para mais de 10.000 em todo o Brasil no final de 2017. A marca passou por mudanças e no decorrer dos anos foram desenvolvidos estudos de como reformular a matéria-prima de todos os produtos, optando somente por matéria-prima de origem vegetal e sintética. Por razões éticas, uma das donas da empresa, além de aplicar a prática do veganismo da gestão dos negócios, também o adotou como estilo de vida pessoal, pois acredita que a prática ajudará a conduzir a empresa da melhor forma. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo geral deste trabalho foi levantar dados relevantes acerca do mercado e consumidores de cosméticos capilares através de estudos bibliográficos e pesquisa de marketing, a partir dos quais os resultados conduziriam a um planejamento de campanha que pudesse aumentar o conhecimento da Lola Cosmetics no mercado da cidade de São Paulo. Através de pesquisas realizadas, identificamos que 69% dos entrevistados nunca usaram os produtos da Lola Cosmetics, e desses que nunca usaram 55% nunca ouviram falar da marca. Após todas as pesquisas realizadas, concluiu-se que era necessário fortalecer a identidade da marca em São Paulo a partir da disseminação de seus valores e apresentar o produto ao público-alvo de interesse a partir de seus atributos. O objetivo de criação visou apresentar os atributos da marca, tendo como principal foco mulheres reais, mostrando sua expressão em relação ao seu cabelo. Utilizando como base as cores e design do estilo retrô e pop art. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Lola Cosmetics, além da conscientização ambiental também despertou nosso interesse pelo fortalecimento de ideias como a aceitação e valorização do cabelo natural, criou linhas de tratamentos específicos para todos os tipos de cabelos, inclusive crespas e cacheadas, e por se apropriar de causas e disseminar ideias relacionadas ao empoderamento feminino. Um destaque importante é que a Lola Cosmetics possui uma linguagem casual e extrovertida com suas consumidoras, a marca posiciona-se com um perfil divertido e descontraído. Suas embalagens coloridas contam histórias divertidas, os nomes de seus produtos, em alguns casos, são trocadilhos. O atendimento informal ajuda a dar personalidade à marca. Notamos também que a marca tem grandes chances de destacar-se no mercado de cosméticos, o seu potencial é visível pela qualidade do produto e também em suas características destacadas anteriormente. Até o presente estudo, a Lola Cosmetics tinha forte atuação na internet, com ênfase em sua página no Facebook. Fora desta rede social, a marca era pouco notada e não se apropriava de outras formas de divulgação para ascensão da marca, pensando nisso, o projeto ampliou todo seu plano de comunicação, apelando a outros meios mais eficazes e tão assertivos quanto sua presença nas redes. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A metodologia da campanha foi elaborada para elucidar que a Lola Cosmetics não está preocupada somente com a venda de seus produtos e satisfação dos seus clientes, mas também em como seus consumidores a veem na sociedade. O objetivo é mostrar ao target da campanha que seu posicionamento era evidenciar sua preocupação e empatia com as mulheres e também com o meio ambiente, tratando o assunto com originalidade, qualidade e bom humor. A campanha desejou abordar o empoderamento feminino para encorajar a consumidora a ser e a ter o cabelo que quiser. Outro ponto foi valorizar a diversidade feminina através das fotos de mulheres que representam essas características. O texto da campanha destaca que a Lola Cosmetics se coloca no lugar da mulher. Além disso, a campanha pretendeu mostrar os produtos de maneira sucinta em algumas peças e em outras deixá-las em maior evidência destacando suas funcionalidades. Com base nesse preceito, o tema escolhido para acompanhar a campanha é  Liberte a Lola dentro de você . Esse tema foi pensado para despertar no target o interesse de conhecer o que a Lola Cosmetics acredita e supõe que toda mulher tem as qualidades que a Lola Cosmetics possui. Além do tema de campanha, as peças acompanharam do slogan #EuSouLola, para reforçar a ideia de que a Lola Cosmetics possui qualidades que as mulheres desejam ou possuem. Para divulgação da campanha, foram trabalhados determinados pontos de mídia para chegar em um alto alcance e média frequência dentro do target da marca, tendo em vista que o objetivo primário é apresentar a Lola Cosmetics e seus atributos ao consumidor em potencial. Como objetivo secundário, a ideia é fortalecer a identidade da marca dentro de São Paulo - Capital. Com o propósito de impactar o público-alvo de maneira eficaz e destacar-se entre outras marcas, utilizamos frequência média. Devido ao fato de que a Lola Cosmetics dispõe de fortes concorrentes, que fabricam produtos semelhantes, com valores acessíveis, o que dificulta a fidelidade do cliente. A forte presença da concorrência agressiva no mercado de cosméticos, o ciclo de compra dos produtos ofertados pela Lola Cosmetics e a verba disponível para a campanha, fez a agência Major Comunicação selecionar a continuidade por pulsação. A intenção foi deixar os produtos da marca expostos ao target, para que ele se lembre da Lola Cosmetics mesmo com a quantidade de opções no mercado. Os recursos utilizados foram como meios principais as mídias online: Google GDN, Adwords, links patrocinados e redes sociais, como meio de apoio as mídias offline: mobiliário urbano, metrô e PDV, e revistas como meio complementar. As redes sociais foram um dos pilares importantes da campanha, visto que a Lola Cosmetics já tem uma forte presença neste ambiente. Foram desenvolvidos conteúdos relevantes para sustentar o posicionamento da marca e gerar relacionamento com o consumidor final através do Facebook, Twitter, Instagram e links patrocinados. Nas mídias out of home, o objetivo é mostrar a identidade da Lola Cosmetics com mulheres de todos os biótipos participando da campanha. O intuito é de promover lembrança da marca durante o período de veiculação da campanha. Já na revista, a ideia é divulgar o Manifesto Lola Cosmetics, que foi a base para a criação de toda a campanha, com o objetivo de aumentar o share da marca mesmo sem associar ao produto. Escolhemos revistas com um relacionamento descontraído e próximo ao seu leitor, assim como a Lola Cosmetics. Além de disponibilizar assuntos sobre tendências e temas relevantes para o target em questão. A campanha também possui a ação do Beauty Truck, a principal proposta desta ação é levar a experiência e vivência Lola Cosmetics até o target em potencial, que no futuro, poderá se tornar um possível consumidor da marca. A ideia do Beauty truck foi levar o caminhão para lugares públicos para oferecer tratamentos realizados com os produtos Lola Cosmetics em troca de publicações nas redes sociais das participantes com a hashtag #EusouLola. No PDV, ou ponto de venda, a Lola Cosmetics possui dois tipos de materiais para instalação nas principais lojas de cosméticos de São Paulo. Além disso, foi elaborado para o ponto de venda, brindes para quem comprar produtos da Lola Cosmetics, como pôsteres com frases como  Do meu cabelo cuido eu e  Seja você com um design colorido e chamativo, assim como os produtos Lola Cosmetics. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A agência experimental desenvolveu a campanha baseando-se em dois pilares: a identidade visual da campanha com cores chamativas em alto contraste para boa leitura dos textos e o texto  Manifesto Lola Cosmetics veiculado em revistas, que serviu como base para as peças out of home e internet. As cores são vibrantes e foram escolhidas diversas tonalidades para os anúncios. O contraste é fundamental para mídias como out of home e internet que disputam a atenção do consumidor diariamente. O texto da campanha quer deixar em evidência a autoestima da mulher. Pensando nisso, foi criado o Manifesto Lola Cosmetics, que diz um pouco sobre o que a marca é e como ela quer impactar suas consumidoras. Algumas frases foram adaptadas, em partes, para a campanha, atreladas as fotos de mulheres reais, que não seguem padrões de beleza, mas são lindas independente de qualquer rótulo. A frase  Liberte a Lola dentro de você quer passar a mensagem de que toda mulher tem uma Lola dentro de si, ou seja, é uma pessoa autêntica e cheia de atitude. A seguir o manifesto Lola Cosmetics:  A Lola é o que é. De longe você nota, de perto você ama. Rótulos? Só se for do shampoo preferido. Ela se molda com tempo. Bela com certeza, recatada quando tá afim, do lar quando tá com preguiça. Acredita que pode ser quem ela quiser, e não aceita menos que o melhor para ela. A Lola é livre, intensa, poderosa, lacradora, forte, dona de si. Ela não é só mais uma na multidão, ela é única. A Lola mostra sua beleza com palavras. E toda sua atitude numa simples batida de cabelo. Existe um exército de Lolas espalhados por aí pronto para dominar o mundo. E você faz parte dele. Liberte a Lola dentro de você. O texto do manifesto foi exposto por completo nas revistas e no hot site da marca, já algumas frases dele como  Liberte a Lola dentro de você e  Rótulos? Só se for do meu shampoo preferido nas mídias sociais e out of home. A linguagem da campanha é apolínea, informal e descontraída com apelo emocional. Os elementos visuais têm como influência a pop art e o estilo retrô, que estampam as embalagens de seus produtos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Concluímos que, com a ampliação dos meios de divulgação da campanha, foi possível fortalecer sua identidade no mercado da cidade de São Paulo, a partir da disseminação de seus valores e seu posicionamento. Até o presente estudo, a marca ainda não atuava em outros meios além das redes sociais e alguns pontos de venda. Essa ampliação se fez necessária devido à forte presença da concorrência no mercado paulistano. Todo o planejamento da campanha  Liberte a Lola dentro de você teve como objetivo solucionar o problema de comunicação identificado através de pesquisas, que foram definidas pela falta de conhecimento do target da marca. Com isso, a identificação do público-alvo com a marca pode ter um aumento significativo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2010.<br><br>LUPETTI, Marcélia. Gestão estratégica da comunicação mercadológica: Planejamento. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014.<br><br>MORENO, Rachel. A beleza impossível: mulher, mídia e consumo. São Paulo: Ágora, 2008. <br><br>PAIVA, Edson. Projeto experimental de propaganda. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.<br><br>PÚBLIO, Marcelo Abilio. Como planejar e executar uma campanha de propaganda. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.<br><br>ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS. Panorama do setor de HPPC 2016. Disponível em: <https://www.abihpec.org.br/novo/wp-content/uploads/2016-PANORAMA-DO-SETOR-PORTUGU%C3%8AS-14jun2016.pdf> Acesso em: 12 de set. de 2016. <br><br>MARCON, Lett; MOTRONI, Fabiana; FERRAZ, Raquel. A revolução delas: Os novos comportamentos das mulheres brasileiras. Disponível em: <http://revolucaodelas.meiacincodez.com.br> Acesso em: 17 de set. de 2016.<br><br> </td></tr></table></body></html>