INSCRIÇÃO: 00542
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO10
 
TÍTULO: Aumenta em 15% a doação de órgãos no Brasil
 
AUTORES: Julianna Bettim Carvalho Neto (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Débora Sá (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Jacqueline Aliandro dos Santos (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Heidy Vargas (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
 
PALAVRAS-CHAVE: doação de órgãos, reportagem especial, telejornalismo, ,
 
RESUMO
Este texto foi desenvolvido para relatar o processo de produção da reportagem especial sobre doação de órgãos, exibida no telejornal ESPM no Ar, em novembro de 2017. Produzida exclusivamente por alunas do 4º semestre de jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), durante as aulas da disciplina de Produção Jornalística e Edição em TV II, a reportagem busca sensibilizar o telespectador e o internauta em relação à importância da doação de órgãos, despertando o interesse pelo assunto dada a sua relevância para a sociedade. Com isso, são retratadas as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que aguardam na fila para o transplante e a rede de apoio existente entre elas, além de contar com especialistas para esclarecer dúvidas sobre a situação da doação de órgãos no Brasil e o processo de doação.
 
INTRODUÇÃO
O programa ESPM no Ar representa um produto dos alunos do 4º semestre de Jornalismo da ESPM-SP e faz parte da disciplina de Produção Jornalística e Edição em TV II. Com isso, o principal objetivo da disciplina é orientar e ensinar aos estudantes como produzir reportagens audiovisuais e programas jornalísticos de televisão. Todas as fases do projeto, desde as sugestões de pauta até a apresentação do telejornal, são orientadas pela professora Ma. Heidy Vargas. De acordo com o programa e o cronograma definidos pela professora, são construídos e exibidos dois telejornais, sendo o primeiro deles regional e o segundo um programa jornalístico especial.਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 猀漀戀爀攀 搀漀愀漀 搀攀 爀最漀猀 椀渀琀椀琀甀氀愀搀愀 ᰀ䄠甀洀攀渀琀愀 攀洀 ㄀㔀─ 愀 搀漀愀漀 搀攀 爀最漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀ᴀ†昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 爀攀最椀漀渀愀氀Ⰰ 攀砀椀戀椀搀漀 攀洀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 挀漀洀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀 搀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀 搀攀 猀愀切搀攀⸀ 伀 琀攀洀愀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 爀愀猀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 焀甀愀渀琀漀  搀漀愀漀 搀攀 爀最漀猀 攀  挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀漀 ᰀ匠攀琀攀洀戀爀漀 嘀攀爀搀攀㨀 搀漀攀 爀最漀猀Ⰰ 搀漀攀 瘀椀搀愀℀ ᴀ†焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 攀洀 瘀漀最愀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 搀攀 瀀愀甀琀愀 攀 最爀愀瘀愀攀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀猀琀愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀瘀愀ⴀ猀攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 搀漀愀攀猀 攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 漀 猀攀甀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀漀爀 甀洀 琀攀洀愀 搀攀 琀愀洀愀渀栀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀⸀ Diante disso, a equipe se mobilizou para encontrar as personagens adequadas e qualificadas para falar sobre o assunto, procurando esclarecer todas as possíveis dúvidas relacionadas à temática e incentivar a doação de órgãos por meio da sensibilização dos espectadores com as histórias das personagens apresentadas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 焀甀攀 琀爀愀琀愀猀猀攀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 搀漀愀漀 搀攀 爀最漀猀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 攀搀椀琀漀爀椀愀 搀攀 猀愀切搀攀 搀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀 䔀匀倀䴀 渀漀 䄀爀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 ᰀ搠爀愀洀愀 琀攀氀攀瘀椀猀椀瘀漀ᴀⰠ 搀攀昀攀渀搀椀搀愀 瀀漀爀 䤀氀甀猀欀愀 䌀漀甀琀椀渀栀漀 ⠀㈀ ㄀㈀⤀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀猀琀愀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀攀 椀渀椀挀椀愀 挀漀洀 甀洀 ᰀ挠漀渀昀氀椀琀漀ᴀ†攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 搀漀猀 挀攀渀爀椀漀猀Ⰰ 搀漀猀 挀漀渀琀攀砀琀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀猀猀攀 搀爀愀洀愀  挀漀渀猀琀爀甀搀漀 搀攀猀搀攀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 嘀吀 瀀攀氀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀攀猀⸀ Além disso, como objetivos secundários foram previstos:਀ⴀ 䠀甀洀愀渀椀稀愀爀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 挀漀洀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀洀漀挀椀漀渀愀渀琀攀猀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 焀甀攀 漀猀 瀀愀挀椀攀渀琀攀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 爀攀愀氀椀稀愀爀 漀 琀爀愀渀猀瀀氀愀渀琀攀㬀 - Esclarecer tópicos básicos para o entendimento da importância da doação de órgãos por meio de entrevistas com os especialistas da saúde;਀ⴀ 䄀戀漀爀搀愀爀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 攀 瀀漀甀挀漀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 挀愀爀琀攀爀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀 攀 猀攀渀猀瘀攀氀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀猀猀攀 攀洀瀀愀琀椀愀 愀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀  ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 琀攀洀琀椀挀愀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 愀琀甀愀氀 攀 琀椀瘀攀猀猀攀 挀漀洀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 攀 搀愀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 搀漀愀攀猀 搀攀 爀最漀猀⸀ 䌀漀洀漀 爀攀猀猀愀氀琀愀 䰀愀最攀 ⠀㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㄀㌀⤀Ⰰ ᰀ焠甀愀渀琀漀 洀愀椀漀爀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 洀愀椀漀爀 愀 愀戀爀愀渀最渀挀椀愀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 焀甀攀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 猀攀 瀀漀猀猀愀 搀攀猀琀椀渀愀爀ᴀ⸠ Em agosto de 2017, a Central de Transplantes de São Paulo (da Secretaria de Estado da Saúde), a maior do Brasil, completou 20 anos. Atualmente, quase metade dos transplantes do país são realizados no estado, que é o sétimo do mundo em transplante de coração e pulmão. Segundo dados do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Transplantes (ABTO) no primeiro semestre de 2017, cresceu em 15% a doação de órgãos no Brasil e, durante as suas duas décadas de existência, a Central de Transplantes (SP) registrou um saldo de 101.300 doadores e 107.000 transplantes realizados. Entretanto, em junho de 2017, 32.952 pessoas ainda aguardavam na fila para receber algum transplante.਀䐀攀渀琀爀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀猀琀愀搀漀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀  爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 㐀 ─ 搀漀猀 琀爀愀渀猀瀀氀愀渀琀攀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 漀 琀漀爀渀愀 甀洀 最爀愀渀搀攀 瀀漀氀漀 搀漀愀搀漀爀⸀ 䔀渀琀爀攀 漀猀 ㈀㤀 洀椀氀 琀爀愀渀猀瀀氀愀渀琀攀猀 昀攀椀琀漀猀 攀洀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 ㄀㤀㤀㜀Ⰰ ㌀⸀㔀㔀㠀 戀攀渀攀昀椀挀椀愀爀愀洀 瀀愀挀椀攀渀琀攀猀 焀甀攀 洀漀爀愀洀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 攀猀琀愀搀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 琀爀愀渀猀瀀氀愀渀琀攀 瀀甀氀洀漀渀愀爀 猀 瀀漀搀攀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 琀爀猀 攀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀攀猀㨀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 匀甀氀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀 攀 䌀攀愀爀⸀ 䔀猀猀愀 猀椀琀甀愀漀 氀攀瘀愀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀猀 瀀愀挀椀攀渀琀攀猀 愀 猀攀 搀攀猀氀漀挀愀爀攀洀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 愀最甀愀爀搀愀爀 渀愀 昀椀氀愀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 爀攀愀氀椀稀愀洀 漀猀 瀀爀攀瀀愀爀愀琀爀椀漀猀 椀渀搀椀挀愀搀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀攀瀀漀椀猀 瀀愀猀猀愀爀攀洀 瀀攀氀漀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀⸀ O transplante de pulmões é um dos mais delicados e mais difíceis de acontecer. Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), de 1997 a 2017, foram realizados somente 608 cirurgias desse tipo. Essa situação ocorre devido à sensibilidade do órgão que, ao ser afetado por qualquer infecção, por mais simples que seja, se torna inutilizável.਀䄀 搀漀愀漀 搀攀 爀最漀猀 瀀漀搀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀 搀攀 搀甀愀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 搀漀愀搀漀爀 瘀椀瘀漀 漀甀 搀攀 甀洀 搀漀愀搀漀爀 挀愀搀瘀攀爀⸀ 一漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀愀猀漀Ⰰ 挀漀渀琀愀渀琀漀 焀甀攀 渀漀 栀愀樀愀 瀀爀攀樀甀稀漀猀  猀愀切搀攀 搀漀 挀漀渀挀攀猀猀漀爀Ⰰ 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀攀猀猀漀愀 猀愀搀椀愀 瀀漀搀攀 挀漀渀挀漀爀搀愀爀 挀漀洀 愀 爀攀琀椀爀愀搀愀 搀攀 爀最漀猀 挀漀洀漀 漀 爀椀洀 攀 漀 昀最愀搀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀⸀ 䨀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 挀愀猀漀 漀 瀀愀挀椀攀渀琀攀 瀀爀攀挀椀猀愀 琀攀爀 瀀愀猀猀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 洀漀爀琀攀 挀攀爀攀戀爀愀氀Ⰰ 漀甀 搀攀爀爀愀洀攀 挀攀爀攀戀爀愀氀⼀ 琀爀愀甀洀愀琀椀猀洀漀 挀爀愀渀椀愀渀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 搀漀愀漀⸀ 一攀猀猀攀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 焀甀攀 愀 昀愀洀氀椀愀 搀漀 挀愀搀瘀攀爀 愀甀琀漀爀椀稀攀 愀 搀漀愀漀 攀Ⰰ 栀漀樀攀Ⰰ 㐀 ─ 搀攀氀愀猀 渀漀 愀甀琀漀爀椀稀愀洀⸀ Durante as duas décadas da Central de Transplantes de São Paulo, portanto, pôde-se notar um aumento considerável no número de doadores-cadáveres, o que significa que muitas famílias se conscientizaram do fato de que uma vida pode salvar outras 25. ਀䔀洀 ㄀㤀㤀㜀Ⰰ 猀漀洀攀渀琀攀 㠀㌀ 昀愀洀氀椀愀猀 愀甀琀漀爀椀稀愀瘀愀洀 愀 搀漀愀漀 樀 攀洀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 攀猀猀攀 渀切洀攀爀漀 瀀愀猀猀漀甀 瀀愀爀愀 㠀㐀㐀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 甀洀 愀甀洀攀渀琀漀 搀攀 㤀㄀㘀─⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 挀攀爀挀愀 搀攀 ㌀㌀ 洀椀氀 愀椀渀搀愀 愀最甀愀爀搀愀洀 渀愀 昀椀氀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 琀漀爀渀愀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 焀甀攀 搀攀猀洀椀猀琀椀昀椀焀甀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 漀 琀爀愀搀甀稀愀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀 愀椀渀搀愀 洀漀猀琀爀攀 挀漀洀漀 漀猀 瀀愀挀椀攀渀琀攀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 愀瀀漀椀漀 甀渀猀 渀漀猀 漀甀琀爀漀猀 渀攀猀猀攀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 琀漀 搀椀昀挀攀椀猀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
“Aumenta em 15% a doação de órgãos no Brasil” foi desenvolvida no ambiente da disciplina de Produção Jornalística e Edição em TV II para o telejornal regional ESPM no Ar, orientado pela professora Ma. Heidy Vargas. Por se tratar de uma reportagem especial, o assunto é retratado com um maior aprofundamento.਀ O que torna uma reportagem especial é o tratamento muito mais primoroso, tanto de conteúdo quanto plástico. Ela nos permite aprofundar assuntos de interesse público, que podem estar retratados em uma única reportagem ou em uma série (CARVALHO; DIAMANTE; BRUNIERA, 2010, p.21).਀  Com isso, a temática da reportagem especial para a editoria de saúde foi escolhida pelo grupo indo de encontro às características que definem a notícia propostas por Lage (2011): “A notícia trata de um fato, acontecimento que contém elementos de ineditismo, intensidade, atualidade, proximidade e identificação que o torna relevante”. Assim, em reunião de pauta com a presença de toda a classe e levando em consideração o pouco conhecimento da população em relação à doação de órgãos e a campanha do “Setembro Verde: doe órgãos, doe vida! ”, o tema foi decidido.਀䰀愀最攀 ⠀㈀ ㄀㄀⤀ 愀椀渀搀愀 搀攀昀椀渀攀 昀漀渀琀攀猀 挀漀洀漀 漀昀椀挀椀愀椀猀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 攀猀琀愀  洀愀渀琀椀搀愀 瀀攀氀漀 最漀瘀攀爀渀漀Ⰰ 漀昀椀挀椀漀猀愀猀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 氀椀最愀搀愀猀 愀 甀洀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 攀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀猀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 愀 搀攀猀瘀椀渀挀甀氀愀搀愀 搀攀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 搀攀 瀀漀搀攀爀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀Ⰰ 漀 愀甀琀漀爀 搀椀瘀椀搀攀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 攀洀 瀀爀椀洀爀椀愀Ⰰ 愀焀甀攀氀愀 攀洀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 挀漀氀栀攀 漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 搀攀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀Ⰰ 攀 猀攀挀甀渀搀爀椀愀Ⰰ 挀漀渀猀甀氀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀攀瀀愀爀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀愀甀琀愀 漀甀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀猀 瀀爀攀洀椀猀猀愀猀 最攀渀爀椀挀愀猀 漀甀 挀漀渀琀攀砀琀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀⸀ Para essa reportagem focamos na personagem Barbara Meucci, como fonte primária, que à época da produção da matéria, estava na fila de transplante de pulmão bilateral há 2 anos e 6 meses, como forma de humanizar o relato e exemplificar os dados trazidos.਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀洀漀猀 搀漀椀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 猀愀切搀攀Ⰰ 漀 洀搀椀挀漀 昀椀猀椀漀琀攀爀愀瀀攀甀琀愀 搀漀 䤀渀挀漀爀Ⰰ 䘀戀椀漀 䤀猀愀椀愀猀 刀漀搀爀椀最甀攀猀 攀 漀 渀攀昀爀漀氀漀最椀猀琀愀Ⰰ 瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀 搀愀 䄀䈀吀伀Ⰰ 刀漀戀攀爀琀漀 䴀愀渀昀爀漀⸀ 䄀洀戀漀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀爀愀洀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀渀琀攀 漀昀椀挀椀漀猀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 爀攀氀愀琀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 甀洀 洀攀氀栀漀爀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 瀀漀渀琀漀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 焀甀愀渀琀漀 愀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 搀漀愀漀 搀攀 爀最漀猀 攀 漀 焀甀攀  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀氀愀 愀挀漀渀琀攀愀⸀ ᰀ吠漀爀渀愀爀 甀洀 昀愀琀漀 渀漀琀挀椀愀  甀洀愀 漀瀀攀爀愀漀 戀愀猀椀挀愀洀攀渀琀攀 氀椀渀最甀猀琀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 搀愀爀ⴀ氀栀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 挀愀爀最愀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 愀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 猀椀最渀漀猀 瘀攀爀戀愀椀猀 ⠀漀爀愀椀猀 漀甀 攀猀挀爀椀琀漀猀⤀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 猀椀最渀漀猀 渀漀 瘀攀爀戀愀椀猀ᴀ⸠ ⠀䄀䰀匀䤀一䄀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀㈀㤀㘀⤀ A produção da reportagem se deu em três momentos, sendo a primeira a produção da pauta, que guiou a equipe ao longo do processo de produção. Foi na construção desse objeto em que fortes dados, que viriam a ser utilizados na reportagem, foram levantados. ਀䄀 猀攀最甀渀搀愀 攀琀愀瀀愀 昀漀椀 愀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀氀愀渀漀猀 最攀爀愀椀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 氀漀挀愀氀椀稀愀爀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 䤀渀挀漀爀 攀 愀 䄀瘀⸀ 倀愀甀氀椀猀琀愀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 匀漀 倀愀甀氀漀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀⸀ 伀猀 瀀氀愀渀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 攀洀 攀砀瀀氀椀挀椀琀愀爀 愀猀 攀洀漀攀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 搀愀 渀漀琀挀椀愀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀漀猀 瀀氀愀渀漀猀 洀搀椀漀猀Ⰰ 愀洀攀爀椀挀愀渀漀猀 攀 搀攀琀愀氀栀攀猀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䰀愀最攀 ⠀㈀ ㄀㄀⤀Ⰰ 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 椀氀甀猀琀爀愀搀愀  愀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 甀猀甀愀氀 搀攀 栀甀洀愀渀椀稀愀爀 甀洀 昀愀琀漀⸀ 䄀漀 挀漀渀琀愀爀 漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀漀猀 瀀漀爀 愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 渀愀 昀椀氀愀 搀愀 搀漀愀漀Ⰰ 甀猀愀渀搀漀 漀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀攀 䈀愀爀戀愀爀愀 䴀攀甀挀挀椀Ⰰ 樀漀瘀攀洀 搀攀 ㈀㄀ 愀渀漀猀 焀甀攀 愀最甀愀爀搀愀瘀愀 栀 ㈀ 愀渀漀猀 攀 㘀 洀攀猀攀猀Ⰰ 瀀爀攀琀攀渀搀攀甀ⴀ猀攀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀氀愀渀琀攀Ⰰ 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 洀愀氀ⴀ攀渀琀攀渀搀椀搀漀猀 攀 搀切瘀椀搀愀猀 挀漀洀甀渀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ A entrevista com a Barbara foi crucial para o desenvolvimento da narrativa da reportagem, uma vez que era o principal ponto de humanização do relato. Cremilda Medina (1995) explica a importância das entrevistas para a democracia das informações:਀䄀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 渀愀猀 猀甀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀瀀氀椀挀愀攀猀Ⰰ  甀洀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀Ⰰ 焀甀攀戀爀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 椀猀漀氀愀洀攀渀琀漀猀 最爀甀瀀愀椀猀Ⰰ 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀Ⰰ 猀漀挀椀愀椀猀㬀 瀀漀搀攀 琀愀洀戀洀 猀攀爀瘀椀爀  瀀氀甀爀愀氀椀稀愀漀 搀攀 瘀漀稀攀猀 攀  搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀攀洀漀挀爀琀椀挀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 ⠀䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀Ⰰ 瀀⸀㠀⤀⸀ ਀䄀猀 瀀愀猀猀愀最攀渀猀 挀甀洀瀀爀椀爀愀洀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 攀渀琀爀攀最愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀 愀漀 愀猀猀甀渀琀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瘀漀氀琀愀爀 愀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀爀 漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 氀攀洀戀爀愀渀搀漀 猀攀洀瀀爀攀 愀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 焀甀攀 漀 昀漀挀漀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀爀愀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 一愀猀 瀀愀猀猀愀最攀渀猀 愀 爀攀瀀爀琀攀爀 愀瀀愀爀攀挀攀 攀洀 瀀氀愀渀漀 洀搀椀漀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀爀 漀猀 氀漀挀愀椀猀 攀洀 焀甀攀 攀猀琀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀 漀 琀攀砀琀漀 攀 愀 椀洀愀最攀洀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀⸀ Na edição foram acrescentados offs, acompanhados de artes desenvolvidas pela equipe, à reportagem que ajudaram a completar ainda mais a narrativa, apresentando dados sobre a doação de órgãos de forma mais objetiva. Como Alcure (2011, p. 113) aponta, “o off é a coluna vertebral de uma história real, através da qual se articulam as vértebras de uma notícia, ou seja, os diferentes depoimentos: sonoras, inserções de povo fala”. ਀䄀渀琀攀猀 搀愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀漀 嘀吀 渀漀 琀攀氀攀樀漀爀渀愀氀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 甀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 椀渀椀挀椀愀氀 搀愀猀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 琀爀愀琀愀搀愀猀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 䄀 挀愀戀攀愀Ⰰ 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 搀愀搀漀猀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀漀猀 愀氀洀 搀攀 爀攀昀漀爀愀爀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀漀猀 瀀愀挀椀攀渀琀攀猀 焀甀攀 愀最甀愀爀搀愀洀 渀愀猀 昀椀氀愀猀 搀攀 攀猀瀀攀爀愀⸀  De acordo com Coutinho (2012), é na chamada da reportagem que o conflito ou a intriga se desenrola, na medida em que são apresentados personagens, cenários, contextos, e outros elementos da história.਀ No primeiro momento essa associação será evidenciada pela existência do conflito narrativo nas matérias veiculadas. Seria através desses conflitos, quase sempre evidenciados no texto dos apresentadores de cada programa, na chamada cabeça de locutor, que a(s) narrativa(s) do telejornal se organizaria(m) (COUTINHO, 2012, p.115).਀  Dessa forma, a reportagem especial tratada neste projeto se aproxima do chamado drama televisivo, proposto por Iluska Coutinho, citada acima. Assim, a história da Barbara é desenrolada durante o VT a fim de construir uma narrativa com a qual o telespectador possa se identificar.਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 攀砀椀戀椀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䔀匀倀䴀 渀漀 䄀爀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀漀 渀漀 搀椀愀 㤀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀攀爀 猀椀搀愀 搀椀瘀甀氀最愀搀愀 渀漀 夀漀甀吀甀戀攀 搀愀 䄀最渀挀椀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 䔀匀倀䴀ⴀ匀倀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A reportagem especial foi exibida no dia 9 de novembro de 2017, no telejornal regional ESPM no Ar, e teve a duração de 4 minutos e 21 segundos. Com um depoimento de Barbara Meucci, paciente que aguardou durante 2 anos e 6 meses na fila por um transplante de pulmão bilateral, a reportagem a utiliza como personagem principal da história. Barbara foi diagnosticada com fibrose cística, o que a colocou no topo da lista de transplantes. A jovem foi chamada e levada até o centro cirúrgico cinco vezes, entretanto em nenhuma delas o órgão estava em condições de ser transplantado. O doutor Roberto Manfro, nefrologista e presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, é uma fonte especializada que explica o porquê da dificuldade em encontrar um pulmão que esteja indicado ao transplante. ਀ऀ倀愀爀愀 猀攀最甀椀爀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 甀洀 爀攀挀甀爀猀漀 挀栀愀洀愀搀漀 ᰀ传昀昀 䄀爀琀攀ᴀ†焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 愀 昀甀渀漀 搀椀搀琀椀挀愀 搀攀 愀樀甀搀愀爀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀氀最甀洀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀 瀀攀氀漀 漀昀昀 洀愀猀 焀甀攀 渀漀 瀀漀猀猀甀椀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀攀⸀ 一攀猀猀攀 挀愀猀漀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 渀漀 漀昀昀 猀漀 瀀愀猀猀愀搀漀猀 漀猀 搀愀搀漀猀 搀愀 䌀攀渀琀爀愀氀 搀攀 吀爀愀渀猀瀀氀愀渀琀攀猀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 最攀爀攀渀挀椀愀爀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀氀愀渀琀攀 搀攀猀搀攀 漀 挀愀搀愀猀琀爀漀 愀琀 漀 爀攀挀攀戀椀洀攀渀琀漀 搀漀 爀最漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 愀爀琀攀 漀猀 搀愀搀漀猀 愀瀀愀爀攀挀攀洀 渀愀 琀攀氀愀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 爀攀昀漀爀愀爀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ A pesquisa apresentada nesse momento demonstra que o mais doado é a córnea e, como já esperado devido ao discurso de Manfro, o menos doado é o pulmão. Além disso, a repórter ressalta o fato de que a família precisa autorizar a doação de órgãos nos casos de morte encefálica e que 40% desses familiares não o fazem.਀ऀ伀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀漀 䌀漀爀愀漀 ⠀䤀渀䌀漀爀⤀  甀洀 搀漀猀 瀀椀漀渀攀椀爀漀猀 渀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀氀愀渀琀攀猀 搀攀 挀漀爀愀漀 攀 瀀甀氀洀漀 攀Ⰰ 栀漀樀攀Ⰰ  挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 渀攀猀猀攀猀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 刀攀愀氀椀稀愀渀搀漀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 挀椀爀甀爀最椀愀 搀攀猀搀攀 ㄀㤀㠀㔀Ⰰ 漀 椀渀猀琀椀琀甀琀漀 猀甀瀀攀爀漀甀Ⰰ 攀洀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 愀 洀愀爀挀愀 搀攀 洀椀氀 琀爀愀渀猀瀀氀愀渀琀攀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 猀椀搀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 洀愀椀猀 搀攀 㐀 ─ 搀漀 琀漀琀愀氀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀氀愀渀琀攀猀 搀攀 挀漀爀愀漀 攀 ㌀㠀─ 搀攀 瀀甀氀洀漀 攀洀 琀漀搀漀 漀 䔀猀琀愀搀漀⸀ 吀漀搀漀猀 攀猀猀攀猀 搀愀搀漀猀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀洀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 瀀愀猀猀愀最攀洀 搀愀 爀攀瀀爀琀攀爀 攀洀 昀爀攀渀琀攀 愀漀 栀漀猀瀀椀琀愀氀Ⰰ 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 攀猀猀愀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 渀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀  Logo em seguida, outro off arte da repórter expõe o fato de que 29 mil transplantes já foram realizados em São Paulo e que 3.558 destes beneficiaram pacientes de outros estados do país, o que acontece devido à infraestrutura do estado. Para complementar essa informação e demonstrar algumas das dificuldades dos pacientes que precisam vir para São Paulo aguardar pelo transplante, é apresentado Paulo Henrique Oliveira Bispo, que esperou na fila durante 9 meses por um transplante de pulmão bilateral. Paulo veio da Bahia e hoje está em recuperação, após 11 meses do procedimento. ਀倀愀甀氀漀 䠀攀渀爀椀焀甀攀 攀 䈀愀爀戀愀爀愀 䴀攀甀挀挀椀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀愀洀 渀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀漀 䌀漀爀愀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 猀攀猀猀攀猀 搀攀 昀椀猀椀漀琀攀爀愀瀀椀愀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀漀挀甀爀愀洀 洀愀渀琀攀爀 漀 瀀愀挀椀攀渀琀攀 猀愀甀搀瘀攀氀 瀀愀爀愀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 挀椀爀甀爀最椀愀 攀 琀愀洀戀洀 愀瀀猀 攀猀琀愀⸀ 伀 昀椀猀椀漀琀攀爀愀瀀攀甀琀愀 搀漀 䤀渀䌀漀爀 䘀戀椀漀 䤀猀愀椀愀猀 刀漀搀爀椀最甀攀猀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 攀猀猀攀 瀀爀攀瀀愀爀漀 瀀爀 攀 瀀猀ⴀ漀瀀攀爀愀琀爀椀漀Ⰰ 攀砀瀀氀椀挀愀 攀洀 猀甀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀猀猀攀猀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀氀愀渀琀攀猀 搀攀 瀀甀氀洀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 愀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 爀最漀⸀  Mas, há outro ponto muito importante também no pré e no pós-operatório, o apoio daqueles que estão na mesma situação, além dos amigos e dos familiares. Esse contato ajuda na desmistificação do processo e contribui com dicas de como tornar esta situação mais fácil. Para isso, existem muitos grupos de apoio na internet que, na verdade, reúnem esses pacientes antes mesmo da necessidade do transplante, uma vez que são relacionados à doença base. No caso dos personagens desta reportagem, Barbara, Paulo e Ariane enfrentam juntos a Fibrose Cística, uma doença crônica genética que afeta as células responsáveis pela produção de muco, suor e sucos digestivos, tornando-os espessos e pegajosos e comprometendo os pulmões e o sistema digestivo, principalmente.਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀  昀椀渀愀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 漀甀琀爀漀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀 搀攀 䈀愀爀戀愀爀愀Ⰰ 焀甀攀  甀洀 挀氀愀爀漀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀 瀀攀爀猀攀瘀攀爀愀渀琀攀 攀 焀甀攀 渀漀 搀攀猀椀猀琀攀 搀攀 猀攀甀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀⸀ 䈀愀爀戀愀爀愀  愀 瀀爀漀瘀愀 搀攀 焀甀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀  爀攀愀氀 攀 攀猀琀 戀攀洀 瀀爀砀椀洀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 渀猀⸀ 䔀砀瀀漀爀洀漀猀 猀甀愀 爀漀琀椀渀愀 攀 愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 瀀攀爀挀漀爀爀椀搀愀猀 瀀漀爀 攀氀愀 攀 瀀漀爀 漀甀琀爀漀猀 瀀愀挀椀攀渀琀攀猀  甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 栀甀洀愀渀椀稀愀爀 攀 琀漀爀渀愀爀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀氀攀 瀀漀猀猀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 爀攀愀氀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀愀 搀漀愀漀 搀攀 爀最漀猀 攀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 昀愀氀愀爀 攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
Desenvolver a reportagem especial foi um desafio que agregou conhecimentos audiovisuais no que diz respeito ao exercício de técnicas e rotinas de produção jornalísticas. Isso garantiu uma aproximação do grupo com a temática e a exemplificação do papel social do jornalismo. Ao construir uma reportagem com um tema tão relevante nos dias atuais, demonstra-se o compromisso do jornalista não só de informar, mas também de provocar em seu telespectador uma reflexão acerca de assuntos essenciais para a sociedade.਀ऀ䄀猀猀椀洀Ⰰ 挀甀洀瀀爀椀甀ⴀ猀攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀 栀甀洀愀渀椀稀愀爀 愀 琀挀渀椀挀愀 攀 最愀爀愀渀琀椀爀 焀甀攀 漀猀 琀攀氀攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀 挀爀椀愀猀猀攀洀 攀洀瀀愀琀椀愀 挀漀洀 漀猀 挀愀猀漀猀 爀攀琀爀愀琀愀搀漀猀Ⰰ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀 洀愀椀猀 甀洀愀 瘀攀稀 漀 瀀愀瀀攀氀 挀攀渀琀爀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀愀椀猀 愀氀琀爀甀猀琀愀Ⰰ 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 攀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀⸀ A experiência de conhecer a sensível história de Barbara Meucci, que aguardou dois anos e seis meses na fila de transplantes por um órgão em perfeito estado, e de poder evidenciar essa condição humana que poucos conhecem e/ou tem contato próximo foi muito gratificante. Duas semanas após a exibição da reportagem, a personagem conseguiu na sexta tentativa, um transplante de pulmão bilateral. Assim, “Aumenta em 15% a doação de órgão do Brasil”, trouxe com dados, personagens e especialistas uma realidade benévola pouco retratada nos meios jornalísticos e necessária para que a sociedade compreenda e possa colaborar mais com aqueles que necessitam de transplantes de órgãos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀  㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀䌀唀刀䔀Ⰰ 䰀攀渀椀爀愀⸀ 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 ㄀㈀ 䰀椀攀猀 ጀ†吀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 嘀搀攀漀Ⰰ 䤀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 匀攀渀愀挀 一愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀ 倀甀戀氀椀挀愀搀漀 攀洀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 愀 倀唀䌀ⴀ 刀椀漀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀䰀匀䤀一䄀Ⰰ 䴀椀焀甀攀氀 刀漀搀爀椀最漀⸀ 䄀 䌀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 一漀琀挀椀愀⸀ 倀攀琀爀瀀漀氀椀猀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 嘀漀稀攀猀Ⰰ ㈀  㤀⸀ ㌀㐀㜀 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀嘀䄀䰀䠀伀Ⰰ 䄀氀攀砀愀渀搀爀攀㬀 䐀䤀䄀䴀䄀一吀䔀Ⰰ 䘀愀戀椀漀㬀 䈀刀唀一䤀䔀刀䄀Ⰰ 吀栀椀愀最漀⸀ 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 渀愀 吀嘀㨀 挀漀洀漀 昀愀稀攀爀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀Ⰰ 挀漀洀漀 攀搀椀琀愀爀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀唀吀䤀一䠀伀Ⰰ 䤀氀甀猀欀愀⸀ 䐀爀愀洀愀琀甀爀最椀愀 搀漀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀洀 爀攀搀攀 攀 渀愀猀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 搀攀 䨀甀椀稀 搀攀 䘀漀爀愀ⴀ䴀䜀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䴀愀甀愀搀Ⰰ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一椀氀猀漀渀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 㤀⸀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀攀挀漀爀搀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀ ㄀㠀㤀 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ 䌀爀攀洀椀氀搀愀⸀ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀㨀 伀 搀椀氀漀最漀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀攀最椀猀琀爀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 吀爀愀渀猀瀀氀愀渀琀攀猀 䔀猀琀愀琀猀琀椀挀愀 搀攀 吀爀愀渀猀瀀氀愀渀琀攀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀戀琀漀⸀漀爀最⸀戀爀⼀愀戀琀漀瘀 ㌀⼀搀攀昀愀甀氀琀⸀愀猀瀀砀㼀洀渀㴀㐀㔀㜀☀挀㴀㤀  ☀猀㴀 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㈀ 愀戀爀⸀ ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀