INSCRIÇÃO: | 00571 |
CATEGORIA: | RT |
MODALIDADE: | RT07 |
TÍTULO: | Pequenos repórteres: Pintando o site |
AUTORES: | João Marcos Chagas Duarte (Universidade de Franca); José Augusto Nascimento Reis (Universidade de Franca); Fabrício Coelho Malta (Universidade de Franca); Igor José Siquieri Savenhago (Universidade de Franca); Sabrina Oliveira Guinatti (Universidade de Franca); Giovane Leite Pedigone (Universidade de Franca); Mayara Chenci (Universidade de Franca); Bruna Cristina Bortoloti Alves (Universidade de Franca) |
PALAVRAS-CHAVE: | Jornalismo, Infantojuvenil, Portal, Notícias, Website |
RESUMO | |
Este paper apresenta o processo de idealização, planejamento e execução do projeto “Pequenos Repórteres”, desenvolvido com o intuito de criar um veículo de comunicação com conteúdo jornalístico voltado ao público infantojuvenil e com a participação ativa de pré-adolescentes, de 11 a 13 anos, em todas as etapas de produção. Por meio de oficinas semanais sobre técnicas e conteúdo jornalísticos, ministradas em 2017 a alunos de uma Organização Não-Governamental, a Pedra Bruta, sediada em Franca, no interior de São Paulo, cinco estudantes do último ano da graduação em Comunicação Social/Jornalismo da Universidade de Franca (Unifran) puderam, como Projeto Experimental de Conclusão de Curso, aliar conceitos pedagógicos e prática jornalística para orientar a elaboração de um portal de notícias, intitulado Operação L.O.V.E.. | |
INTRODUÇÃO | |
Notícias rápidas que saltam aos olhos e informações sobre os mais variados conteúdos em apenas um clique. Muitas são as mudanças que o uso contínuo da internet ocasionou na sociedade. Desde então, há múltiplos reflexos presentes nos representantes das “gerações tecnológicas”. Nascidos durante o período de transição para o século XXI, eles são os chamados millennials e centennials. 倀愀爀琀椀渀搀漀 搀愀 挀漀爀爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 渀漀瘀愀猀 最攀爀愀攀猀 攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 ᰀ倠攀焀甀攀渀漀猀 刀攀瀀爀琀攀爀攀猀ᴀ†昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 挀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀猀攀爀椀爀 瀀爀ⴀ愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 搀攀 愀 ㌀ 愀渀漀猀Ⰰ 渀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀 ㈀ 㜀 攀洀 甀洀愀 伀一䜀 猀椀琀甀愀搀愀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䘀爀愀渀挀愀Ⰰ 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ Durante a implementação da ideia, os pré-adolescentes optaram pela criação de um portal de notícias que fosse alimentado com conteúdos diversos, originados de grandes veículos de comunicação e trabalhados pela própria turma de jornalistas mirins. 䄀 椀搀攀椀愀 搀攀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 瀀漀爀琀愀氀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 挀漀洀 甀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 瀀爀ⴀ愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 挀攀渀琀攀渀渀椀愀氀猀 猀甀爀最椀甀 搀愀 渀漀琀漀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 攀猀琀洀甀氀漀猀 焀甀攀 漀猀 渀漀瘀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀爀漀洀漀瘀攀洀 渀攀猀猀愀 昀愀椀砀愀ⴀ攀琀爀椀愀⸀ 匀攀樀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 樀漀最漀猀Ⰰ 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 伀猀 樀漀瘀攀渀猀 琀洀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 挀漀渀攀挀琀愀爀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀攀 猀椀渀琀愀洀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 攀洀 挀爀挀甀氀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀氀攀猀 戀甀猀挀愀洀 渀愀 挀甀氀琀甀爀愀 挀椀戀攀爀渀琀椀挀愀 愀氀最漀 攀洀 挀漀洀甀洀⸀ Visto como uma ferramenta interativa e prática, o portal online visa despertar interesse no público a quem é direcionado: os pré-adolescentes. Nesta fase, um ditado popular caracteriza a potencialidade criativa dos jovens, que, em meio aos lapsos criativos, “pintam o sete”. Daí o jogo entre tal ditado e o título do projeto, que substitui “sete” por “site”, já que o objeto de estudo será o portal multimídia.伀 渀漀洀攀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀Ⰰ ᰀ传瀀攀爀愀漀 䰀⸀伀⸀嘀⸀䔀⸀ᴀⰠ 攀 琀漀搀愀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀漀 眀攀戀猀椀琀攀 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 ᰀ瀠攀焀甀攀渀漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀ᴀ†攀 猀攀甀猀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀攀猀⸀ 伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 爀攀氀愀琀爀椀漀 搀椀猀挀漀爀爀攀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 昀漀椀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀猀琀攀 瀀漀爀琀愀氀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀⸀ | |
OBJETIVO | |
O desenvolvimento do portal online teve como objetivo inserir os pré-adolescentes na produção de conteúdo jornalístico. Concebendo o site como ferramenta de afetação social, o portal multimídia se tornou o produto mais viável para atingir o público-alvo do projeto.䄀 挀爀椀愀漀 攀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀愀洀 愀 椀渀猀攀爀漀 攀 漀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 搀攀 瀀爀ⴀ愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 攀洀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀攀氀攀猀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 搀攀戀愀琀攀猀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 搀攀昀椀渀椀爀 愀猀猀甀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀⸀ 吀愀氀 攀猀挀漀氀栀愀 漀戀樀攀琀椀瘀愀瘀愀 愀挀愀爀爀攀琀愀爀 琀爀漀挀愀 挀漀渀琀渀甀愀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 挀爀琀椀挀漀 攀 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀 猀漀挀椀愀氀 愀漀猀 樀漀瘀攀渀猀 椀洀瀀氀椀挀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ Dentre os objetivos alcançados, o website tornou-se um meio importante para a expressividade opinativa dos pré-adolescentes. Com a estrutura pronta e o planejamento para alimentação semanal, os conteúdos ali abordados tinham a cara e a assinatura de cada um dos jovens responsáveis pela manutenção do site.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀甀爀愀渀琀攀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 渀漀 昀漀椀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀 渀攀渀栀甀洀 瀀漀爀琀愀氀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 渀漀 倀愀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀攀氀愀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀 攀洀 焀甀攀猀琀漀⸀ 䔀洀 瀀漀爀琀愀椀猀 漀渀氀椀渀攀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀 愀瀀攀渀愀猀 琀瀀椀挀漀猀 瘀漀氀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀昀愀渀琀漀樀甀瘀攀渀椀氀Ⰰ 挀漀渀琀攀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀洀漀 樀漀最漀猀Ⰰ 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀 猀甀最攀猀琀攀猀 搀攀 戀爀椀渀挀愀搀攀椀爀愀猀Ⰰ 琀漀搀漀猀 昀攀椀琀漀猀 瀀漀爀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 愀搀甀氀琀漀猀⸀ 伀甀琀爀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 昀漀椀 焀甀攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 洀椀搀椀琀椀挀愀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 瀀漀爀琀愀椀猀 椀渀昀愀渀琀漀ⴀ樀甀瘀攀渀椀猀 愀挀爀攀搀椀琀愀 焀甀攀 漀 樀漀瘀攀洀 挀漀渀猀甀洀愀 愀瀀攀渀愀猀 ᰀ䔠渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀ᴀ⸠ Levando-se em conta a difusão rápida de informações pela internet, pode-se observar que as novas diretrizes demarcadas para o jornalismo, dentro deste espaço, ganham aspectos ligados à instantaneidade e ao fluxo rápido de informações. O advento do ciberespaço requer, então, a personalização da notícia, a diversidade de conteúdo e a praticidade oferecida ao leitor. Com a personalização, o conteúdo jornalístico passa a ter a configuração de uma potência, ou seja, de uma série de conteúdo armazenados não mais como depósito ou arquivo, e sim, como uma miríade de conteúdo, atualizáveis segundo a lógica de preferência, histórica e hipertextual de cada usuário. Gerando processos efêmeros de publicização eletrônica, atualizáveis várias vezes ao dia, e diferenciados entre si, de acordo com a sua inter-relação com usuários específicos'. (SILVA Jr, 2000, p. 68 apud BARBOSA, 2001, p. 4). Em um portal de notícias online, como explica Silva Jr., o usuário tem a possibilidade de selecionar aquilo que é de seu interesse. O que se difere de uma programação padronizada como a da televisão. Para os pré-adolescentes, a experiência de navegar pelo portal multimídia forneceu facilidade ao acesso e leitura. 倀愀氀愀挀椀漀猀 ⠀㈀ ㌀⤀ 攀砀瀀氀椀挀愀 愀 昀甀渀漀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 漀猀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀漀猀 ጀ†洀甀椀琀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 瀀漀爀琀愀氀 ጀ†瀀漀猀猀甀攀洀 渀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 瘀漀氀琀愀搀漀 爀攀愀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 伀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀爀ⴀ愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀琀椀瘀愀 搀攀猀猀愀 椀渀琀攀爀愀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 猀漀渀猀 焀甀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀洀 猀攀甀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀⸀ 伀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀漀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 搀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 愀 渀愀瘀攀最愀漀 搀漀 甀猀甀爀椀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀愀 洀甀氀琀椀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀攀 ᰀ映爀愀挀琀愀椀猀ᴀ†瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 搀攀昀椀渀椀搀漀猀 攀 搀攀猀挀攀渀琀爀愀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 猀甀挀攀猀猀椀瘀愀猀 氀椀渀欀愀最攀渀猀Ⰰ 椀渀琀攀爀挀漀渀攀挀琀愀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀 ⴀ 琀攀砀琀漀Ⰰ 椀洀愀最攀洀Ⰰ 甀搀椀漀 攀 瘀搀攀漀⸀ 䔀猀猀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 昀甀渀挀椀漀渀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 爀攀搀攀 挀甀樀漀 攀椀砀漀 猀攀 搀攀猀搀漀戀爀愀 瀀爀漀最爀攀猀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 渀甀洀愀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 挀愀洀椀渀栀漀猀 爀攀瀀氀攀琀漀猀 搀攀 爀愀洀椀昀椀挀愀攀猀Ⰰ 琀漀搀愀猀 瀀愀猀猀瘀攀椀猀 搀攀 猀攀爀攀洀 瀀攀爀挀漀爀爀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 氀攀椀琀漀爀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ ⠀倀䄀䰀䄀䌀䤀伀匀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ 㤀⤀ 伀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀漀 甀洀愀 搀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 甀猀愀搀愀猀 渀漀 瀀漀爀琀愀氀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀氀攀 猀攀爀瘀攀 挀漀洀漀 最愀渀挀栀漀 瀀愀爀愀 渀漀琀挀椀愀猀 搀攀 甀洀 洀攀猀洀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀甀洀瀀爀椀爀 愀 昀甀渀漀 搀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 愀漀 瘀椀猀椀琀愀渀琀攀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 猀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀椀渀愀洀椀稀愀搀漀猀 挀漀洀漀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 最椀昀猀Ⰰ 猀漀渀猀Ⰰ 攀琀挀⸀ 伀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀漀 琀愀洀戀洀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀 椀渀猀琀愀渀琀愀渀攀椀搀愀搀攀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀⸀ 䔀洀 甀洀 挀氀椀焀甀攀Ⰰ 漀 氀攀椀琀漀爀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀漀 愀 洀愀椀猀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀 洀攀猀洀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀⸀ 倀愀爀愀 漀猀 瀀爀ⴀ愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀 椀渀猀琀愀渀琀愀渀攀椀搀愀搀攀 猀攀 琀漀爀渀愀 愀椀渀搀愀 洀攀氀栀漀爀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 爀瀀椀搀愀猀Ⰰ 渀漀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀猀瀀攀爀琀愀洀 ᰀ挠氀椀焀甀攀猀ᴀ†渀漀猀 洀攀猀洀漀猀⸀ Portanto, a solução foi direcionar a informação jornalística aos pré-adolescentes em ambientes em que eles pudessem produzir seu próprio conteúdo para que outros jovens o consumissem. Configurou-se uma nova prática jornalística ao compartilhar não só o consumo com o público infantojuvenil, como também o desenvolvimento do produto. “O bom suplemento infantil não será jamais aquele que é feito para as crianças, mas com as crianças. Aí está um desafio prazeroso que valeria a pena encarar” (BUENO, 2007).㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 焀甀攀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 昀攀椀琀漀 瀀漀爀 攀 瀀愀爀愀 瀀爀ⴀ愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 昀漀猀猀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 攀爀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 焀甀攀 甀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 樀漀瘀攀渀猀 琀椀瘀攀猀猀攀Ⰰ 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀Ⰰ 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 戀猀椀挀漀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀⸀ Pensando nisso é que foram propostas as oficinas do “Pequenos Repórteres”, ministradas semanalmente dentro da ONG Pedra Bruta. O contato com a direção da instituição foi feito no final de 2016, período em que o Projeto Experimental de Conclusão de Curso foi aprovado. Sob a orientação desta mesma direção, ficou estipulado que as oficinas seriam incorporadas à grade curricular das turmas 6 e 7, onde estudam os alunos do 7º e do 8º anos do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 13 anos, permitindo, com isso, experiências extraclasses. . 䄀氀洀 搀攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀昀愀渀琀漀樀甀瘀攀渀椀氀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀愀洀戀洀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 愀 洀攀猀洀愀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 瀀漀爀 攀猀琀愀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀 昀漀椀 愀瘀愀氀椀愀搀愀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 瀀攀搀愀最漀最漀 䨀攀愀渀 倀椀愀最攀琀 ⠀㈀ ㌀⤀⸀ 䔀渀琀爀攀 攀 ㌀ 愀渀漀猀Ⰰ 漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 攀猀琀漀 渀漀 昀椀洀 搀愀 椀渀昀渀挀椀愀 ጀ†洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀洀 愀甀琀漀渀漀洀椀愀 瀀愀爀愀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 瘀愀氀漀爀攀猀 洀漀爀愀椀猀 攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀爀 愀氀最甀洀愀猀 椀搀攀椀愀猀 搀漀猀 愀搀甀氀琀漀猀 ጀ†攀 渀漀 椀渀挀椀漀 搀愀 愀搀漀氀攀猀挀渀挀椀愀 ጀ†昀愀猀攀 渀愀 焀甀愀氀 樀 挀漀渀猀攀最甀攀洀 氀椀搀愀爀 挀漀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 昀椀氀漀猀昀椀挀漀猀 攀 爀攀昀氀攀砀椀瘀漀猀⸀ As atividades do projeto foram promovidas aos sábados e tiveram início em março de 2017. No primeiro semestre, continuaram até o fim de junho, totalizando 16 encontros. Antes deles começarem, foi elaborado um planejamento para adequar o conteúdo teórico e prático à carga horária semanal de duas horas, período reservado para a aplicação das oficinas. Os 16 encontros foram divididos em quatro estágios: aproximação dos indivíduos; apresentação de veículos jornalísticos; características e componentes do texto jornalístico; e desenvolvimento do portal.倀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 愀 搀椀瘀椀猀漀 搀攀 琀愀爀攀昀愀猀Ⰰ 挀椀渀挀漀 攀焀甀椀瀀攀猀 昀漀爀愀洀 昀漀爀洀愀搀愀猀Ⰰ 攀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀攀氀愀猀 洀漀渀椀琀漀爀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀 洀攀洀戀爀漀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀⸀ 䄀猀 攀焀甀椀瀀攀猀 昀漀爀愀洀 渀漀洀攀愀搀愀猀 挀漀洀漀 吀攀砀琀漀Ⰰ 섀甀搀椀漀Ⰰ 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 䴀搀椀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀 攀 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀愀洀戀洀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 漀 愀瀀漀椀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀攀 䰀渀最甀愀 倀漀爀琀甀最甀攀猀愀 搀愀 伀一䜀Ⰰ 倀愀甀氀愀 䐀愀洀愀渀琀攀Ⰰ 焀甀攀 攀爀愀 愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 焀甀攀猀琀攀猀 琀攀砀琀甀愀椀猀 挀漀洀 漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ As oficinas tinham o objetivo de oferecer embasamento teórico e exercícios práticos relacionados à rotina jornalística, de forma que os participantes criassem seus próprios conteúdos para a internet. Para isso, buscavam familiarizar os pré-adolescentes com as diferentes mídias existentes – impresso, áudio, audiovisual e digital – e suas peculiaridades. Assim, eles poderiam descobrir com quais veículos tinham maior afinidade e em quais gostariam de atuar dentro do portal.䐀攀渀琀爀攀 愀猀 琀愀爀攀昀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀Ⰰ 攀猀琀愀瘀愀洀 搀椀渀洀椀挀愀猀 焀甀攀 瘀椀猀愀瘀愀洀 昀漀洀攀渀琀愀爀 漀 猀攀渀猀漀 挀爀琀椀挀漀 攀 瀀攀爀挀攀瀀琀椀瘀漀 搀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀椀愀渀琀攀 搀攀 昀愀琀漀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 漀猀 瀀爀ⴀ愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 愀搀焀甀椀爀椀爀 洀愀椀漀爀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 洀甀渀搀漀 瀀愀爀愀 愀瀀爀椀洀漀爀愀爀 漀 瀀漀搀攀爀 愀爀最甀洀攀渀琀愀琀椀瘀漀⸀ Ao final do primeiro semestre de oficinas, no dia 1º de julho de 2017, o portal de notícias foi lançado oficialmente. Durante o período de férias da ONG Pedra Bruta, durante todo mês de julho, os dias de postagens, excepcionalmente, foram pré-determinados pelos estudantes de Jornalismo coordenadores do projeto, visto que havia produções suficientes para abastecer o portal e que os pré-adolescentes poderiam não ter a mesma disponibilidade para gerar material de suas casas, considerando que era um período de descanso. 䄀瀀猀 愀猀 昀爀椀愀猀Ⰰ 攀洀 㔀 搀攀 愀最漀猀琀漀 搀攀 ㈀ 㜀Ⰰ 愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 愀漀猀 猀戀愀搀漀猀 瘀漀氀琀愀爀愀洀Ⰰ 搀愀渀搀漀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀攀 甀洀 渀漀瘀漀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 搀攀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 挀漀洀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 猀攀洀愀渀愀⸀ Não foram selecionados dias específicos para as postagens, mas foram considerados alguns fatores para determinar as publicações acontecerem, como: ⤀ 䐀攀愀搀氀椀渀攀猀㨀 一漀 挀愀猀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 攀猀挀爀椀琀漀猀Ⰰ 搀攀瀀攀渀搀攀渀搀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 渀愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀漀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 攀爀愀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀Ⰰ 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 漀 琀攀洀瀀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 愀 攀渀琀爀攀最愀 搀攀昀椀渀椀琀椀瘀愀 搀愀 洀愀琀爀椀愀Ⰰ 猀攀樀愀 渀漀 挀漀洀攀漀Ⰰ 洀攀椀漀 漀甀 昀椀渀愀氀 搀愀 猀攀洀愀渀愀㬀 2) Correções: após essa entrega, os produtos passavam por uma revisão por parte dos coordenadores do grupo, que poderiam propor novas abordagens, tanto na parte estrutural quanto na parte informativa (principalmente a falta desta), de acordo com o que lhes foi apresentado no primeiro semestre de oficinas;㌀⤀ 倀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀㨀 一漀 挀愀猀漀 搀漀猀 瘀搀攀漀猀 攀 瀀漀搀挀愀猀琀猀Ⰰ 栀愀瘀椀愀 漀 最爀愀渀搀攀 昀愀琀漀爀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 攀搀椀漀⸀ 䌀愀猀漀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀Ⰰ 昀漀猀猀攀洀 瀀攀爀挀攀戀椀搀愀猀 昀愀氀栀愀猀 椀渀挀漀爀爀椀最瘀攀椀猀Ⰰ 攀爀愀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 渀漀瘀愀猀 最爀愀瘀愀攀猀Ⰰ 焀甀攀 搀攀洀愀渀搀愀瘀愀洀 渀漀瘀愀猀 攀搀椀攀猀⸀ 䌀漀洀 愀 攀搀椀漀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 搀攀 瀀漀搀挀愀猀琀猀Ⰰ 漀甀 挀漀洀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 攀 猀甀最攀猀琀攀猀 搀攀氀攀猀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 搀漀猀 瘀搀攀漀猀Ⰰ 漀 琀攀洀瀀漀 瀀愀爀愀 攀渀琀爀攀最愀 攀爀愀 甀洀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 氀漀渀最漀Ⰰ 樀 焀甀攀 栀愀瘀椀愀 瀀漀甀挀愀 昀愀洀椀氀椀愀爀椀搀愀搀攀 挀漀洀 愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀㬀 A ONG Pedra Bruta, onde foram ministradas as oficinas, não tem fins lucrativos e existe há oito anos. Surgiu para dar acompanhamento pedagógico a estudantes da rede pública regular de ensino, desde o 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio. Ela funciona aos sábados, no período matutino, em salas cedidas pelo Centro Universitário de Franca (UniFacef). 一愀 伀一䜀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 琀洀 愀挀攀猀猀漀 愀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀攀 倀漀爀琀甀最甀猀Ⰰ 䴀愀琀攀洀琀椀挀愀 攀 䤀渀昀漀爀洀琀椀挀愀⸀ 준 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 愀甀氀愀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀琀椀挀愀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 焀甀攀 漀猀 瀀爀ⴀ愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 攀猀琀漀 挀漀渀攀挀琀愀搀漀猀 攀爀愀 搀椀最椀琀愀氀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 琀爀愀琀愀搀愀 挀漀洀漀 椀琀攀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 昀漀爀洀愀漀 椀搀攀漀氀最椀挀愀 攀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀⸀ A Pedra Bruta também desenvolve disciplinas complementares e projetos que experimentam metodologias para além das salas de aula. Por essas características, que se adequavam às necessidades do “Pequenos Repórteres”, ela foi escolhida para receber o projeto. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀吀愀渀琀漀 漀 渀漀洀攀 焀甀愀渀琀漀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀 ጀ†焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 漀瀀攀爀愀挀愀漀氀漀瘀攀⸀眀椀砀猀椀琀攀⸀挀漀洀⼀漀瀀攀爀愀挀愀漀氀漀瘀攀 ጀ†昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀爀ⴀ愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 攀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 洀漀渀椀琀漀爀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䄀瀀猀 甀洀 愀瀀愀渀栀愀搀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 搀椀愀氀漀最愀搀愀猀 挀漀洀 漀猀 瀀爀ⴀ愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 漀猀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀愀洀 琀甀爀洀愀 漀瀀攀猀 搀攀 氀漀最漀琀椀瀀漀猀Ⰰ 挀漀爀攀猀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 搀攀挀椀搀椀搀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 挀漀渀猀攀渀猀漀 搀愀 洀愀椀漀爀椀愀⸀ Para a escolha do nome, em uma das oficinas, foram solicitadas sugestões de títulos para o site, com a premissa de que deveriam conter características ou indícios do universo que abarca essa faixa etária. Através de uma votação, o nome escolhido democraticamente para carregar a identidade do produto foi Operação L.O.V.E., com a sigla que significa Ler, Ouvir, Ver e Evoluir (as quais se tornaram, mais tarde, as abas do próprio portal).伀 渀漀洀攀 ᰀ传瀀攀爀愀漀ᴀ†瘀攀椀漀 挀漀洀漀 猀甀最攀猀琀漀 搀攀 甀洀 搀漀猀 洀漀渀椀琀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 琀爀愀稀攀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀愀 琀愀爀攀昀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀漀搀漀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 挀漀洀漀 ᰀ愠最攀渀琀攀猀ᴀ†瀀漀爀 琀爀猀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 琀愀洀戀洀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀漀甀 渀愀 攀猀挀漀氀栀愀⸀ 䨀 愀 猀椀最氀愀 瘀攀椀漀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 搀攀 猀甀愀猀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 愀昀攀琀椀瘀愀猀 攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀椀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀 樀漀最漀 攀渀琀爀攀 漀 愀洀漀爀 攀 愀猀 瘀攀爀琀攀渀琀攀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀猀⸀ O “Ler” remete à produção textual e sua leitura; o “Ouvir” refere-se aos podcasts, tanto sua elaboração quanto a experiência trazida pelos temas abordados; o “Ver” faz alusão às criações audiovisuais e seus aprendizados, tanto dos pequenos repórteres quanto dos espectadores; enquanto o “Evoluir” aborda o que acontece posteriormente ao contato com todos esses conteúdos, levando os produtores a um maior conhecimento do mundo jornalístico e à sua representação por meio da arte. Com o “Evoluir”, trabalhamos a sensibilidade dos alunos sobre questões pessoais.䐀攀瘀椀搀漀 瀀爀漀搀甀漀 最甀椀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 漀爀椀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 洀漀渀椀琀漀爀攀猀Ⰰ 昀攀稀ⴀ猀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 甀洀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 焀甀攀 漀昀攀爀攀挀攀猀猀攀 甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 洀漀氀搀攀 瀀爀琀椀挀漀 攀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 洀漀搀椀昀椀挀瘀攀氀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 昀漀椀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀 愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 圀椀砀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 猀椀琀攀猀 搀攀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 洀愀椀猀 搀椀搀琀椀挀愀Ⰰ 瀀漀爀洀 挀漀洀 搀攀猀椀最渀猀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀⸀ O layout escolhido permitiu trabalhar com informações organizadas e imagens (estáticas e em movimento) de maneira conjunta, sem que um tomasse o espaço do outro. As abas na parte de cima facilitam o direcionamento ao setor desejado, mas, caso o leitor deseje saber mais sobre cada uma, poderá encontrar uma breve explicação abaixo. Já dentro de cada uma das categorias, o padrão do site conta com cinco amostras das últimas postagens, e, ao lado delas, também um arquivo (de acordo com os meses) e as principais tags do portal, visando ajudar na hora de fazer a busca por um conteúdo.一漀 焀甀攀猀椀琀漀 搀攀 挀漀爀攀猀Ⰰ 愀猀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 昀漀爀愀洀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 猀甀愀猀 瘀愀爀椀愀攀猀Ⰰ 氀愀爀愀渀樀愀Ⰰ 愀洀愀爀攀氀漀Ⰰ 瘀椀渀栀漀Ⰰ 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀⸀ 倀愀爀愀 愀 攀猀挀漀氀栀愀Ⰰ 瀀攀渀猀漀甀ⴀ猀攀 攀洀 琀漀渀猀 焀甀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀猀猀攀洀 搀攀猀挀漀渀琀爀愀漀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 猀漀戀爀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀洀 琀椀爀愀爀 漀 昀漀挀漀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀Ⰰ 洀愀猀 挀漀渀瘀攀爀猀愀渀搀漀 挀漀洀 攀氀攀猀⸀ 伀 愀猀瀀攀挀琀漀 洀愀椀猀 挀氀攀愀渀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 猀椀洀瀀氀椀昀椀挀愀搀漀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 洀愀椀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀Ⰰ 挀漀洀戀椀渀愀搀愀 愀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 漀 爀攀猀琀愀渀琀攀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 愀猀 昀漀渀琀攀猀⸀ 䔀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 搀攀猀椀最渀愀搀愀猀 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 渀愀 氀攀椀琀甀爀愀⸀ 䄀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 昀漀爀愀洀㨀 䘀甀琀甀爀愀 ⠀瀀愀爀愀 漀 洀攀渀甀 椀渀椀挀椀愀氀Ⰰ 琀愀最猀 攀 愀爀焀甀椀瘀漀⤀㬀 䰀甀氀漀 䌀氀攀愀渀 ⠀瀀愀爀愀 愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 攀洀 搀攀猀琀愀焀甀攀⤀㬀 䜀攀漀爀最椀愀 ⠀挀漀爀瀀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀⤀㬀 攀 䴀甀猀攀漀 ⠀琀琀甀氀漀猀⤀⸀ O site Operação L.O.V.E. é dividido em sete categorias para distribuição de seu conteúdo, além de uma galeria para exibição de fotos do projeto. As abas seguem a seguinte ordem: Início (redirecionamento à página inicial); Ler (direcionamento aos conteúdos textuais); Ouvir (direcionamento aos podcasts); Ver (direcionamento aos vídeos); Evoluir (direcionamento aos conteúdos artísticos); Quem Somos (direcionamento a uma explicação mais detalhada sobre o portal e seu objetivo); e Blog (redirecionamento a um compilado de conteúdos das outras categorias). 唀洀 搀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 洀愀椀猀 洀愀爀挀愀渀琀攀猀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀 漀 挀愀戀攀愀氀栀漀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀洀 漀 琀琀甀氀漀 搀漀 猀椀琀攀 ᰀ挠愀椀渀搀漀ᴀ†愀琀爀愀瘀猀 搀攀 挀漀爀搀愀猀 攀 挀漀洀 甀洀愀 爀愀瀀漀猀愀 瀀攀渀搀甀爀愀搀愀 愀 甀洀愀 搀愀猀 氀攀琀爀愀猀⸀ 倀愀爀愀 昀愀稀攀爀 攀猀猀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀Ⰰ 椀洀愀最椀渀漀甀ⴀ猀攀 愀 椀搀攀椀愀 搀愀 爀愀瀀漀猀愀 ⠀漀 愀渀椀洀愀氀 猀洀戀漀氀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀愀爀愀 漀 氀漀最漀琀椀瀀漀 搀漀 猀椀琀攀⤀ 攀洀 愀漀Ⰰ 愀琀甀愀渀搀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀 ᰀ愠最攀渀琀攀 猀攀挀爀攀琀愀ᴀ†瀀漀爀 琀爀猀 搀攀 琀甀搀漀 漀 焀甀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 愀氀椀⸀ Assim como o costumeiro arquétipo aventureiro de jornalistas retratados em filmes e séries, a raposa se pendura nas letras, como que em uma ação investigativa. Ao fundo, vê-se prédios e o pôr do sol. A ideia é que o cenário ambiente as aventuras pelas quais a raposa terá de passar para chegar às informações.嘀椀猀愀渀搀漀 搀椀渀愀洀椀挀椀搀愀搀攀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀愀爀愀 漀 瀀漀爀琀愀氀Ⰰ 愀猀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀愀猀 猀攀洀愀渀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 猀甀愀猀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀Ⰰ 焀甀攀 猀攀最甀椀爀愀洀 愀猀 瘀攀爀琀攀渀琀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 最爀甀瀀漀 搀愀猀 漀昀椀挀椀渀愀猀 ⠀吀攀砀琀漀猀Ⰰ 嘀搀攀漀猀Ⰰ 倀漀搀挀愀猀琀猀 攀 䘀漀琀漀猀⤀Ⰰ 攀 挀漀洀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀漀 最爀甀瀀漀 搀攀 䴀搀椀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀⸀ O processo para produção das postagens seguiu-se, inicialmente, com as seguintes etapas: a postagem era colocada no site e a coordenadora do grupo de Mídias Sociais enviava, através de mensagens, o link aos alunos no mesmo dia, solicitando que algum dos integrantes produzisse o texto mais a curadoria de uma boa imagem ou gif. Depois, a chamada era postada na home do site, na mesma hora ou utilizando a ferramenta de programação para um outro horário ou dia. 䐀甀爀愀渀琀攀 愀猀 漀昀椀挀椀渀愀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 甀洀 最爀甀瀀漀 昀漀爀洀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀最椀渀愀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀 伀瀀攀爀愀漀 䰀⸀伀⸀嘀⸀䔀⸀ 挀爀椀愀搀愀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 ⠀昀愀挀攀戀漀漀欀⸀挀漀洀⼀漀瀀攀爀愀挀愀漀䰀伀嘀䔀⤀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀琀椀渀最椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䄀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀瘀攀爀椀愀 攀猀琀愀爀 愀琀攀渀琀愀 猀 渀漀瘀愀猀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀 攀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 猀攀樀愀洀 攀氀愀猀 攀洀 洀戀椀琀漀 爀攀最椀漀渀愀氀 漀甀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀⸀ Os memes foram opções para a adesão de uma comunicação específica da internet. A palavra que vem do grego e significa “imitação” ganha novos sentidos a cada nova viralização nas redes sociais, vide fotos, vídeos, frases e ideias insufladas de humor que facilmente dominam certos espaços em tais mídias.一漀 먀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ 㜀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 搀攀 䴀搀椀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀漀甀 漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 猀甀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀 挀漀渀攀挀琀愀爀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀⸀ 䄀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀猀 瀀爀ⴀ愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 昀漀椀 瀀愀猀猀愀搀愀 猀攀最甀渀搀漀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 焀甀攀 猀攀 猀攀最甀攀 栀漀樀攀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 攀 焀甀攀 漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 爀攀氀愀琀愀爀愀洀 琀攀爀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 攀昀攀琀椀瘀愀 攀洀 漀甀琀爀愀猀 瀀最椀渀愀猀⸀ 伀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 昀漀椀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 瀀爀椀洀攀椀爀愀猀 漀昀椀挀椀渀愀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀愀爀愀洀 挀漀洀 攀砀瀀氀椀挀愀攀猀 搀攀琀愀氀栀愀搀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 戀愀猀攀愀搀愀猀Ⰰ 愀挀椀洀愀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 渀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瀀攀猀猀漀愀氀 搀漀猀 洀漀渀椀琀漀爀攀猀⸀ A página em questão foi criada juntamente aos alunos durante o último dia de aula antes do período de recesso, no dia 1º de julho de 2017. Sua identidade visual seguiu os padrões do portal, utilizando as cores, formas, fontes e elementos do cabeçalho do mesmo para elaboração da capa (imagem maior, em destaque) e da foto de perfil. Lá, foram postadas, ao longo do mês de julho, chamadas (traduz-se como foto/gif/vídeo acompanhados de um pequeno texto mais o link) induzindo ao acesso do site, fazendo uso da hipertextualidade. A escolha dessas imagens e gifs foi feita de acordo com o tema abordado, sempre com boa resolução e se comunicando com o público-alvo. 䄀瀀猀 愀 瘀漀氀琀愀 猀 愀甀氀愀猀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀猀猀攀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 搀愀 洀攀猀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀⸀ 䐀攀猀搀攀 漀 昀椀渀愀氀 搀漀 洀猀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀Ⰰ 琀漀搀愀 愀 瀀愀爀琀攀 搀攀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀猀 挀栀愀洀愀搀愀猀 愀琀 愀 愀漀 搀攀 瀀漀猀琀愀爀 渀愀 瀀最椀渀愀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 椀渀搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀 焀甀愀渀琀漀 愀漀 甀猀漀 搀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ 㠀戀搀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀爀椀愀爀 甀洀 眀攀戀猀椀琀攀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 愀爀琀椀最漀猀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 挀漀洀 瀀爀ⴀ愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀 椀洀瀀氀椀挀漀甀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 甀洀 瘀椀猀 搀攀猀戀爀愀瘀愀搀漀爀⸀ 吀椀瘀攀洀漀猀 搀攀 氀椀搀愀爀 挀漀洀 昀愀琀漀猀 攀 瘀攀爀猀攀猀 瀀漀爀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 椀渀昀愀渀琀漀ⴀ樀甀瘀攀渀椀氀⸀ 䐀愀搀漀 焀甀攀 琀漀搀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 瘀椀爀琀甀愀氀 昀漀椀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀 瀀漀爀 昀椀氀琀爀漀猀 攀 瀀爀椀漀爀椀搀愀搀攀猀 切渀椀挀愀猀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀漀猀 搀漀 瀀攀爀漀搀漀 瘀椀琀愀氀 搀愀 瀀爀ⴀ愀搀漀氀攀猀挀渀挀椀愀⸀ Nesta fase, percebemos que há uma transição do ingênuo universo infantil para um aventureiro arquétipo adolescente. Este conflito gerou substância para discussões e produções em grupo.䄀 爀攀氀愀漀 搀椀爀攀琀愀 挀漀洀 漀猀 瀀爀ⴀ愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 爀攀愀昀椀爀洀漀甀 愀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 焀甀攀 漀 洀甀渀搀漀 搀椀最椀琀愀氀 攀砀攀爀挀攀 猀漀戀爀攀 愀 愀琀甀愀氀 最攀爀愀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 爀攀昀漀爀漀甀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 挀爀椀愀漀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀⸀ Para que o site incorporasse a identidade do grupo, todos os posicionamentos foram levados em consideração. Desde a escolha do nome até as cores aplicadas na plataforma, o poder decisivo estava na mão dos pré-adolescente. Durante o processo de criação, as determinações ganharam forma através do conhecimento estrutural dos orientadores. Ou seja, houve apoio externo, mas nada que negligenciasse a identidade dos jovens.䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 甀渀椀爀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 攀搀甀挀愀漀 攀 椀渀挀氀甀猀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀漀甀 愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀洀 愀氀椀愀搀愀 搀漀 攀渀猀椀渀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀猀 渀漀瘀愀猀 洀搀椀愀猀 瀀攀爀琀攀渀挀攀洀 愀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀愀猀 渀漀瘀愀猀 最攀爀愀攀猀⸀ 伀 砀椀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 焀甀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 ᰀ倠攀焀甀攀渀漀猀 刀攀瀀爀琀攀爀攀猀ᴀ†猀攀 攀猀琀攀渀搀攀猀猀攀 瀀漀爀 洀愀椀猀 甀洀 愀渀漀 渀愀 伀一䜀 倀攀搀爀愀 䈀爀甀琀愀⸀ 䄀最漀爀愀 攀洀 ㈀ 㠀Ⰰ 攀氀攀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀 漀甀琀爀漀猀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 攀 猀攀最甀攀 愀氀椀洀攀渀琀愀渀搀漀 漀 瀀漀爀琀愀氀 ᰀ传瀀攀爀愀漀 䰀⸀伀⸀嘀⸀䔀⸀ᴀ⸠ | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
BARBOSA, Suzana. Jornalismo Online: dos sites noticiosos aos portais locais. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2001. Disponível em: BUENO, W.C. A ciência e os suplementos infantis. Disponível em: |